Sei sulla pagina 1di 4

Do Conhecimento ...

Sabedoria

A "Teoria do Conhecimento" visa explicar o processo segundo o qual a pessoa que "conhece" se relaciona com o objecto "a conhecer" ou "conhecido" e, por consequncia, com a natureza desse Conhecimento e do Estatuto que lhe deve ser concedido. Entre tudo o que cada pessoa "conhece", conta-se a "conscincia de si prpria", que constitui talvez a coisa mais difcil de "conhecer". A palavra "conhecer" provm do latim co-gnoscere , palavra composta de "cum", preposio usada como prefixo na formao de palavras, s quais se quis conferir um sentido reforativo. Com efeito, a forma simples do verbo latino que significava "saber" com sentido de "conhecer, estar informado" existia em latim e era "noscere". O emprego da palavra composta surgiu da necessidade de dar nfase ao conceito, conferindo frmula "cognoscere" o sentido reforado do conceito de "noscere". Assim, "conhecer" significa: "aprender a conhecer, procurar saber, estudar". E assim tambm, o conceito representado graficamente por "conhecimento" pode ser mais rico ou menos rico de sentido, conforme o contexto em que est inserido. Por outro lado, o conceito "Sabedoria", apesar de estar relacionado com "saber", pode tambm ter um contedo de sentido diferente: no traduzindo uma ideia de acumulao de conhecimentos; mas definindo um Ideal superior de vida, proposto por uma doutrina moral ou filosfica. Sbio, isto , dotado de Sabedoria, aquele que conseguiu o domnio absoluto da sua conscincia e pretende realizar um modelo de vida, dentro desses parmetros, aquele que capaz de fazer um julgamento justo, recto, seguro. -2Dizia Joo Bosco: "A Sabedoria ensina e a fora anima". Para ns, Maons e Maonas, tudo comea com a Iniciao. Cito Daniel Bresniak: "a Maonaria uma Escola do Despertar"... "as Lojas manicas instalam, na nossa vida, locais de restauro das nossas foras. Que quer isto dizer? Que nesses locais, o dilogo deixa de ser um combate entre vencedores e vencidos, como acontece entre profanos, e passa a ser uma troca de que resulta sentido e bem-estar para cada um de ns"... "E quando cada um de ns, depois de uma sesso manica, se sente feliz, renovado, enriquecido, guarda a recordao de um momento privilegiado. Mas nunca certo poder reviver esse momento, mesmo que todas as condies formais necessrias para o bom desenrolar de uma Sesso estivessem reunidas. Essas condies so necessrias, mas nunca suficientes". ... " H sempre qualquer outra coisa e essa qualquer oura coisa, a "pedra escondida", est em cada um de ns, em cada de ns com todos os outros". (fim de citao) Tudo comea, pois, com o desbaste da Pedra Bruta. Anunciam-nos um estado de esprito receptivo aos ensinamentos, orientao que nos vai ser dada, uma pedagogia especfica que nos vai preparar para a descoberta do mundo e, sobretudo, de ns prprios.

Poderamos ficar espera de que nos ensinassem, como na Escola, tudo aquilo que, antes de ns, outros aprenderam: um encaminhamento para receber e guardar tudo aquilo que, antes de ns, outros receberam e guardaram. Mas afinal, no nada disso, no disso que se trata. Desbastar a Pedra Bruta descobrir um inconsciente desconhecido mas existente. Desbastar a Pedra Bruta iniciar um caminho de conquista e de conhecimento de si prprio, o qual consiste em aprender a distinguir o Bem do Mal, o Belo do Feio, a Verdade da Mentira.

-3Para isso, precisamos de alimentar o nosso inconsciente com sucessivas descobertas que poderiam mesmo existir j dentro de ns, dentro desse nosso inconsciente. Tudo isso, por tratar, desarrumado, desconhecido, fugindo por vezes nossa percepo, nossa compreenso, deixando-se, por vezes, desvendar, ficando ou no na nossa memria, consoante a fora com que o nosso inconsciente o recebeu. Assim, aprender , pois, um acumular de pequenos conhecimentos que vo constitundo o nosso Conhecimento, esse Conhecimento que nos ensina a olhar para as coisas e a vlas, como dizia Andr Gide: Que a importncia esteja no teu olhar e no, naquilo que tu olhas". capacidade de olhar o mundo desta forma, pode chamar-se Sabedoria ... Sabedoria saber captar o que no se manifesta, tudo aquilo que pode mesmo estar oculto, mas que se desvenda para aqueles que souberem capt-lo. O Iniciado convidado, desde a iniciao, a aprender a mudar o olhar com que v o mundo. A sua pesquisa, o desenvolvimento da sua capacidade de percepo, vo progredindo durante o seu percurso manico - vai desbastando a sua Pedra Bruta e compreendendo por que razo ouve frequentemente dizer que um Maon ser Aprendiz toda a vida. E o que precisa o Aprendiz, de fazer, para ir acrescentando os seus conhecimentos? Simplesmente, viver ... Simplesmente, observar tudo sua volta ... Simplesmente captar a importncia de tudo o que acontece em seu redor, porque tudo importante, uma vez que faz parte da vida ... A filosofia manica d-nos um poder de renovao, o que, por sua vez, nos impede de ignorar a enorme experincia multi-secular que pe nossa disposio tudo o que os nossos antepassados -4-

viveram, na sua diversidade, na sua fora e na sua fraqueza, nos seus xitos e nos seus fracassos, pelo que, para um Maon, para uma Maona, o facto de pr permanentemente em causa, pessoal e colectiva, todo este acumular de Conhecimento, a fonte do nosso progresso moral. Esse progresso, "notre qute", tem de comear por ns prprios. "Conhece-te a ti prprio, e tu conhecers o Universo e os Deuses". Esta exortao socrtica , na verdade, a mais difcil de realizar, mas tambm a mais necessria. Enquanto ela no comear a desenvolver-se, nada do resto se desenvolver. Enquanto no formos capazes de analisar aquilo que temos de bom e de mau, no poderemos analisar aquilo que h de bom e de mau nos outros. Mas, por outro lado, isto tambm s se verificar quando, pelo menos um mnimo de Sabedoria se tenha instalado em ns. Para ns, a introspeco no uma brincadeira; o trabalho, que um Maom considera como um dever e um direito, condio sine qua non para o seu crescimento mental, o centro da sua tica. A diferena entre o Conhecimento (le Savoir) e a Sabedoria (La Sagesse) indistinta, subtil, s se deixa dominar quando o entendimento se estende percepo racional. Assim, dever ser necessrio algum discernimento para poder penetrar o sentido profundo de tudo quanto nos rodeia. Desbastar a Pedra Bruta despojar o nosso inconsciente das dvidas que nos acompanham, do desconhecimento da natureza humana e das suas reaces, da capacidade de reagirmos face ao desconhecido ... Qualquer Maona, qualquer Maom, medida que vo desbastando a sua Pedra Bruta, sabem que essa tarefa no faz mais do que recomear. por isso que seremos sempre Aprendizes.

-5Ela, ele, podero ir tendo uma ideia da dimenso do seu Conhecimento, isto , "no sabem nada comparado com o que lhes falta saber" e s tero conscincia disso, quando a sua Sabedoria tiver comeado a despertar. O Conhecimento um caminho que vamos percorrendo, adquirindo a pouco e pouco aquilo que ainda no sabemos. A Sabedoria aquilo que faz potencialmente parte de ns, do nosso inconsciente. a parte do nosso EU, que desvenda o que nos desconhecido e que acrescenta e aperfeioa aquilo que vamos adquirindo. O Conhecimento vai-se estruturando medida que acrescentado, vai-se enriquecendo, crescendo, ocupando a nossa memria e o nosso consciente.

A Sabedoria uma capacidade que vai criando e desenvolvendo em ns uma fora mental, sensvel, que nos permite avaliar e fazer crescer o Conhecimento, seleccionando-o, permitindo as nossas escolhas pessoais, mas sabendo conhecer e avaliar as escolhas diferentes das nossas. Podemos ler na Bblia, no "Livro dos Provrbios": "Bem-aventurado o homem que acha Sabedoria e o homem que adquire Conhecimento".

Haver certamente um momento em que cada Aprendiz poder dizer": Quanto mais trabalho a Perpendicular, mais me sinto vontade Fora do Templo.

Potrebbero piacerti anche