Sei sulla pagina 1di 3

Universidade de Braslia Departamento de Engenharia Civil e Ambiental / FT Geotecnia

1 INTRODUO Mecnica das Rochas uma cincia terica e aplicada que estuda o comportamento mecnico das rochas e macios rochosos; ou seja a parte da Mecnica que estuda a resposta das rochas e macios rochosos quando sujeitos ao de esforos solicitantes externos (p.ex., fora, temperatura etc.). 1.1 REAS DE ATUAO DA MECNICA DAS ROCHAS A Mecnica das Rochas uma disciplina de interface se destacando principalmente nas seguintes reas: Engenharia Civil (Geotecnia) - projeto e execuo de fundaes (edificaes, barragens etc.), taludes naturais e escavados, tneis e cavernas de armazenamento (fluidos, rejeitos etc.); Engenharia de Minas - projeto estrutural de minas cu aberto (taludes) e subterrneas (tneis, poos e cavernas); Engenharia de Petrleo - estabilidade do furo e armazenamento de leo e gs natural; Geologia - hidrogeologia, cavernas naturais, zonas de falhas e dobras, terremotos etc. O maior problema entre estas interfaces o uso de diferentes terminologias. Neste curso ser utilizada a terminologia mais apropriada Geotecnia e aquela padronizada pela Internacional Society for Rock Mechanics (ISRM). 1.2 ROCHA INTACTA, DESCONTINUIDADE E MACIO ROCHOSO Rocha Intacta a parte do material que no possui descontinuidades predominantes, apesar de existirem pequenas fraturas, fissuras e vazios (micro-escala). J as descontinuidades (planos de fraqueza) so quaisquer feies que apresentem quebra do padro de propriedades mecnicas e podero controlar o comportamento do macio rochoso (macro-escala). Macio rochoso qualquer massa de rocha tendo ou no descontinuidades. O comportamento de um macio rochoso ser funo da rocha intacta e das descontinuidades. Por exemplo, no caso da permeabilidade de um macio rochoso, esta ser funo da

Mecnica das Rochas Apostila G.AP-001/03

1.1

Universidade de Braslia Departamento de Engenharia Civil e Ambiental / FT Geotecnia

permeabilidade primria (permeabilidade da rocha intacta) e da permeabilidade secundria (permeabilidade das descontinuidades). 1.3 PROJETO DE OBRAS APOIADAS OU ESCAVADAS EM ROCHA O projeto de obras apoiadas ou escavadas em rocha baseia-se nos seguintes princpios bsicos: As tenses se distribuem num meio contnuo; O princpio das tenses efetivas vlido; As propriedades do macio rochoso so afetadas tanto pela rocha intacta quanto pelas descontinuidades. Sendo assim, para o projeto so necessrios os seguintes estudos: Estado de tenses in-situ; Estado de tenses induzidas; Propriedades das rochas. Quanto ao estudo das propriedades do macio rochoso, tem-se que a maioria deles so fraturados e ento quem determina o tipo de propriedades (Figura 1.1) que controlar o comportamento da estrutura ser a escala relativa entre a prpria estrutura e as descontinuidades. Por exemplo, dado vrios conjuntos de descontinuidades num macio rochoso, a perfurao de um furo poder afetar somente a rocha intacta; j um tnel de pequeno dimetro poder ter seu comportamento dominado por uma ou duas descontinuidades; por fim uma caverna de grandes dimenses ter seu comportamento afetado por um grande nmero de descontinuidades, ou seja um macio isotrpico formado por partculas angulares e embricadas. A transio do comportamento de uma estrutura controlado pela rocha intacta ou pelo macio rochoso fraturado depende, como j dito, do tamanho da obra, da zona de influncia ou da zona de interesse. Cada faixa de comportamento apresenta diferentes propriedades, critrios de ruptura etc., e exibe diferentes modos de ruptura.

Mecnica das Rochas Apostila G.AP-001/03

1.2

Universidade de Braslia Departamento de Engenharia Civil e Ambiental / FT Geotecnia

rocha Intacta descontinuidades simples duas descontinuidades varias descontinuidades macio rochoso
Figura 1.1 Efeito escala entre tamanho da obra e intensidade de fraturamento do macio rochoso e conseqente propriedade relevante da rocha. Assim num programa geral de ensaios para determinao de propriedades, deve-se seguir os seguintes princpios bsicos: Descrever a resposta da rocha intacta sob uma vasta faixa de solicitaes; Prever a influncia de um ou mais conjuntos de descontinuidades no comportamento (anisotropia); Estimar as propriedades dos macios fraturados. Na prtica, pode-se perceber que a quantidade e a qualidade dos dados decresce rapidamente com o aumento do tamanho e volume das amostras, o que torna os programas de ensaios em macios rochosos fraturados praticamente invivel de serem realizados.

Mecnica das Rochas Apostila G.AP-001/03

1.3

Potrebbero piacerti anche