Sei sulla pagina 1di 3

LEGISLAO TRIBUTRIA

1/3

Ponto 8 Suspenso da exigibilidade, extino e excluso do crdito tributrio

__________________________________________________________
ADVERTNCIA Este ROTEIRO no substitui a leitura da bibliografia bsica recomendada. Constitui simples roteiro do que foi tratado em sala de aula, com a finalidade de orientar o(a) aluno(a) sobre os tpicos abordados. Para o real aprendizado de qualquer disciplina imprescindvel que o(a) aluno(a) estude em livros e, sempre que possvel, procure conhecer a posio de mais de um autor. Habituese a adquirir livros bsicos de bons autores. RESPEITE O DIREITO DO AUTOR: NO USE CPIAS DE LIVROS.

ROTEIRO
8. Suspenso da exigibilidade, extino e excluso do crdito tributrio
8.1 A SUSPENSO DA EXIGIBILIDADE DO CRDITO TRIBUTRIO 8.1.1 Suspenso da exigibilidade do crdito tributrio: conceito, efeitos, causas, questes controvertidas.

8.1 A SUSPENSO TRIBUTRIO


o o

DA

EXIGIBILIDADE

DO

CRDITO

Suspenso significa interromper temporariamente. Suspenso da exigibilidade do crdito tributrio significa o impedimento temporrio da cobrana e da executoriedade do crdito tributrio. Regra geral: s se suspende o crdito tributrio constitudo pelo lanamento (aps notificao do sujeito passivo), por se tornar exigvel. Efeitos dessa suspenso a paralisao da cobrana decorrente da obrigao principal, no sendo o sujeito passivo dispensado do cumprimento das obrigaes acessrias, segundo o pargrafo nico do art. 151 do CTN. Assim, suspende tanto a execuo fiscal como o curso prescricional.

8.1.1 Suspenso da exigibilidade do crdito tributrio: conceito, efeitos, causas, questes controvertidas.
o A suspenso da exigibilidade do crdito tributrio ocorre a partir das hipteses taxativamente elencadas nos incisos do art. 151 do CTN:

2012 Copyright Prof Elizabete Rosa de Mello

2/3

I Moratria: dilao, alargamento do prazo para pagamento do tributo, concedida pelo Poder Pblico. Pode ocorrer antes ou depois da data do vencimento para pagamento do tributo. A moratria aplicvel em situaes de calamidades pblicas ou de conjuntura econmica desfavorvel. A moratria pode ser concedida por lei em carter geral ou individual, segundo o art. 152 do CTN. No gera direito adquirido (art. 155 do CTN), assim pode ser revogada a qualquer tempo. o Questo controvertida:

Quanto alnea b do inciso I do art. 152, foi recepcionado pela CRFB/88? H dois entendimentos: 1) Misabel Derzi: no foi recepcionado porque a Unio no pode disciplinar tributos que no lhe compete, viola o pacto federativo (art. 1, 18 e 22 da CRFB/88), e Leandro Paulsen: esta alnea tem sua constitucionalidade duvidosa, pois os entes da Federao so autnomos; 2) Luiz Emygdio: por uma interpretao literal esta alnea b foi recepcionada pela CRFB/88, porque a Unio poder conceder de forma simultnea com seus tributos federais. II Depsito do seu montante integral. Pode ser coisa equivalente a dinheiro? No, somente dinheiro, conforme est no verbete n 112 da Smula do STJ. No prevalece no Brasil o princpio solve et repete, que obriga o contribuinte a pagar o dbito para depois impugnar o seu cabimento. O depsito do montante integral na esfera administrativa ou judicial considerado uma faculdade do sujeito passivo. OBS.: O que suspende a exigibilidade do crdito tributrio o depsito e no a autorizao judicial de depsito. E o depsito INTEGRAL relevante porque impede a constituio da correo monetria, dos juros de mora e das multas (art. 9, 4, LEF). III Reclamaes e recursos administrativos na esfera do processo administrativo tributrio: so, respectivamente, impugnaes ou defesas por meio das quais o contribuinte se insurge contra o lanamento. Para interpor recurso administrativo necessrio depositar o valor do tributo devido? Houve controvrsia jurisprudencial at a ADI 1074. IV Concesso de medida liminar em mandado de segurana Caso o juiz d a liminar e julgue improcedente o mandado de segurana, e se o pedido da segurana for denegado continua correndo os juros? Sim, porque o nico caso que suspende os juros de mora o depsito, j que a deciso da liminar precria e pode ser revogada a qualquer tempo. V Concesso de medida liminar ou tutela antecipada, em outras espcies de ao judicial; VI Parcelamento ocorre para melhor arrecadao do tributo. Ex.: parcelamento do IPTU; enquanto no for efetuado o pagamento da ltima parcela o crdito continua pendente.
2012 Copyright Prof Elizabete Rosa de Mello

3/3

Artigo 155-A do CTN (LC 118/2005). OBS.: E se o contribuinte necessitar de uma certido negativa no sentido de que no deve crditos tributrios do ente da Federao, do Fisco? Dever obter uma certido positiva com efeitos de negativa (art. 206 do CTN). Somente se as parcelas devidas do tributo estiverem sendo pagas em dia.

PALAVRAS E Suspenso da exigibilidade do crdito tributrio; Excluso da exigibilidade do crdito tributrio; Modalidades de Suspenso da exigibilidade do crdito tributrio: MO, DE, RE, CO, CO, PA; Questes controvertidas. EXPRESSESCHAVES

Referncias: MACHADO. Hugo de Brito. Curso de Direito Tributrio. 27. ed. So Paulo: Malheiros, 2006. PAULSEN. Leandro. Direito Tributrio Constituio e Cdigo Tributrio luz da doutrina e jurisprudncia. 4. ed. Rio Grande do Sul: Livraria do Advogado, 2008. ROSAS JR., Luiz Emygdio Franco da. Direito Financeiro & Janeiro: Renovar, 2009. Direito Tributrio . 22. ed. Rio de

TORRES, Ricardo Lobo. Curso de Direito Financeiro e Tributrio. 17. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2010.

2012 Copyright Prof Elizabete Rosa de Mello

Potrebbero piacerti anche