Sei sulla pagina 1di 2

BIOLOGIA

EMBRIOGNESE HUMANA 1. O relacionamento corporal 1.1. Fase do desejo - Ocorre a ativao de complexos mecanismos neuronais que fazem o indivduo sentir desejo sexual. 1.2. Fase de excitao - Alteraes fisiolgicas preparam o homem e a mulher para o ato sexual. A respirao torna-se mais ofegante e aumentam as pulsaes e a presso arterial. No homem ocorre a ereo do pnis e os testculos elevam-se ficando mais perto da pelve. Na mulher, ocorre a lubrificao vaginal e os seios ficam mais enrijecidos, tornando os mamilos mais eretos. H congesto dos vasos do clitris, o tero aumenta de volume e a vagina dilata para acomodar o pnis. Segundo a pesquisadora, a sensibilidade feminina est mais concentrada na entrada da vagina e no no fundo, sendo estimulada pelo atrito com o pnis, independentemente de seu tamanho; desse modo, o comprimento do pnis tem pouca influncia na satisfao da mulher. 1.3. Fase de orgasmo - considerada a etapa de prazer mais intenso do ato sexual. No homem, os msculos dos rgos reprodutores internos canal ejaculador, canais deferentes, prstata e vesculas seminais se contraem e lanam o smen para a uretra. A seguir, se d a ejaculao provocada pela contrao dos msculos localizados na base do pnis. Na mulher, o orgasmo se d pela contrao dos msculos genitais externos, que esto localizados em torno da vagina, sendo que o prazer do orgasmo experimentado pela mulher varia de acordo com as contraes locais. 1.4. Fase de resoluo - a etapa de relaxamento em que o corpo volta ao seu estado normal. Observa-se no homem um perodo refratrio que acontece logo aps o orgasmo e que consiste em um tempo no qual ele no consegue ter nova excitao sexual. A mulher no tem esse perodo refratrio, por isso, ela pode ter mais de um orgasmo durante o mesmo ato sexual. 2. Fecundao - Durante o ato sexual, o pnis lana o esperma na vagina, bem prximo ao tero. Os cerca de 500 milhes de espermatozides contidos no esperma penetram no tero e nadam at a tuba. A caso a ovulao tenha ocorrido no mximo at um dia antes os espermatozides encontram-se com o vulo e aglomeram-se em torno dele. Apenas um espermatozide consegue penetrar o vulo. Os outros acabam morrendo passados dois ou trs dias. 2.1. Percurso do espermatozide no sistema reprodutor feminino Travessia do muco cervical (secreo do colo uterino). Longo trajeto sobre a mucosa do tero. Diviso dos espermatozides em dois grupos que penetram nas tubas. Subida pelas tubas. Encontro dos espermatozides com o vulo. Eliminao da hialuronidase para decompor a corona radiata. Penetrao de um espermatozide no ovcito. Segunda diviso meitica do ovcito, que, assim, se transforma em vulo. Fuso dos proncleos masculino e feminino (anfimixia). Formao da clula-ovo ou zigoto. 2.2. Barreiras encontradas pelos espermatozides no sistema reprodutor feminino Acidez da vagina. Travessia do muco cervical (secreo do colo uterino). Mucosa franjada do tero. Correnteza do peristaltismo e movimento ciliar das tubas. Corona radiata.

3. Etapas do desenvolvimento humano 3.1. Fase Embrionrio 3.1.1. Segmentao 1 dia 2 dia 3 dia 1 semana 4 dia 5 dia 6 dia Fecundao. As sucessivas mitoses originam um embrio esfrico e compacto com 16 clulas. A mrula com 32 clulas penetra no tero e acumula lquido absorvido da parede uterina. A mrula origina o blastocisto (blstula) O blastocisto perde a zona pelcida. O blastocisto inicia a nidao ou fixao na mucosa do tero.

7 dia O embrio est totalmente implantado na mucosa uterina (endomtrio). Aps a nidao, o embrio produz o hormnio gonadotrofinia corinica humana (HCG), que sinaliza para o corpo lteo ovariano continuar a produzir estrgeno e progesterona, os hormnios que mantm o espessamento do endomtrio, sem o qual no h desenvolvimento da gravidez.

NETWBIO www.malhador.com/netwbio

BIOLOGIA

8 dia

9 dia 10 dia 11 dia 12 dia

O embrio e envolvido significativamente e comea a formar as vilosidades corinicas. Enquanto a nidao se completa, forma-se a cavidade amnitica entre o embrioblasto e o trofoblasto. Logo a seguir as clulas trofoblsticas diferenciam-se, originando o mnio. O embrioblasto achata-se e forma o disco embrionrio bilaminar, que apresenta duas camadas celulares, uma superior (epiblasto) e outra inferior (hipoblasto). As clulas do hipoblasto multiplicam-se e forram o saco vitelino. No final a 2 semana, o sinccio-trofoblasto origina as vilosidades do crion (ou crio) e da placenta.

2 semana

3.1.2. Gastrulao (3 semana): Inicialmente, as clulas do ectoderma (epiblasto) proliferam e originam a linha primitiva, uma faixa linear de clulas que forma o tecido embrionrio denominado mesnquima,que se diferencia em mesoderma. Clulas do ectoderma (epiblasto) linha primitiva (mesnquima) mesoderma 3.1.3. Neurulao (3 semana): Algumas clulas mesodrmicas originam um basto entre o ectoderma e o endoderma, a notocorda. As clulas ectodrmicas proliferam e forma, sucessivamente, a placa neural, o sulco neural e, finalmente, o tubo neural. Clulas mesodrmicas placa neural sulco neural tubo neural Entre as membranas do mesoderma surgem espaos que formaro o celoma, que constituir as cavidades corporais como peritnio, pericrdio e pleuras, onde sero alojados os rgos. A partir das clulas do mesoderma, surgem os somitos, estruturas que formaro as vrtebras, as costelas e os msculos. 3.1.4. Organognese 4 semana 5 semana 6 semana 7 semana 8 semana Formao dos brotos dos membros superior e inferior. Inicio dos batimentos cardacos. Formao dos olhos, da fosseta nasal, da boca primitiva, das placas das mos e dos ps. Formao do lbio superior, das cavidades nasal e oral. Os membros superiores dobram-se nos cotovelos. Formao das plpebras, do tubrculo genital e das membranas urogenital e anal. Identificao das gnadas. Comea a diferenciao da genitlia externa.

3.2. Fase Fetal (a partir da nona semana) 3 ms 4 ms 5 ms 6 ms 7 ms 8 ms 9 ms Completa o desenvolvimento do sistema urogenital. A me comea a sentir os movimentos do feto. Surgem as unhas, os clios e as sobrancelhas. O feto mede 30 cm e pesa aproximadamente 500g. O feto cresce e engorda bastante. O mdico j pode registrar a atividade cerebral fetal atravs de instrumentos colocados sobre o ventre materno. O feto cresce e amadurecem alguns sistemas orgnicos. A placenta acumula gordura e endurece, sinalizando que est chegando a hora do parto.

4. Gravidez ectpica: aquela em que o embrio se desenvolve fora do tero, seja nas tubas uterinas ou na cavidade abdominal. Quando na tuba uterina, o avano da gravidez leva ao aumento do tamanho deste rgo, podendo causar o seu rompimento com conseqente hemorragia interna que, se no operada a tempo, pode levar ao bito. Esse tipo de gravidez pode ocorrer em qualquer idade, embora seja comum em adolescentes sexualmente ativas. Quando a gravidez se rompe h uma intensa dor no abdome, sangramento vaginal, sintomas que explicam por que adolescente no menstruava havia meses. Somente o mdico poder diagnosticar a presena de uma gravidez ectpica. O profissional analisar o nvel do hormnio HCG e de progesterona no sangue, o que poder ou no sugerir a existncia de uma gravidez ectpica, e, se necessrio, ele confirmar pelo exame do ultra-som por via abdominal. 5. Parto 5.1.Tipos de parto Parto normal: o feto j se encontra com a cabea voltada para baixo expe lido do tero por movimentos naturais desse rgo e ajudado por movimentos da me: atravs da vagina, o beb chega ao mundo externo. Perto cesariano: consiste num corte no abdmen da gestante, por meio do qual a criana retirada. Parto com frceps: o parto onde os mdicos obstetras retiram o beb do tero usando um aparelho chamado frceps. 5.2. Etapas do parto: Perodo de contrao e dilatao: Durante 7 a 12 horas h contraes rtmicas do msculo uterino, provocadas pela ao da ocitocina, um hormnio liberado pela hipfise. Ao mesmo tempo, o colo do tero e o orifcio vaginal se dilatam at atingir o dimetro de 10 cm, adequados passagem do beb. Perodo de expulso fetal: Aps o perodo de dilatao, o corpo do tero continua contraindo do fundo em direo ao colo, favorecendo a expulso do beb . Perodo de expulso da placenta: cinco minutos aps a expulso fetal, o tero reinicia suas contraes para expulsar a placenta e outras membranas anexas. Essa contrao diminui a hemorragia dos vasos rompidos durante o trabalho de parto.

AMABIS, Jos Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia. 2. ed. So Paulo : Moderna, 2004. CYNARA. Embriologia. Disponvel em: <http://www.cynara.com.br/embriologia.htm>. Acessado em: 15, fevereiro/2011. LINHARES, Sergio; GEWANDSZANAJDE, Fernando. Biologia. 1. ed. So Paulo : tica, 2005. NETWBIO www.malhador.com/netwbio

Potrebbero piacerti anche