Sei sulla pagina 1di 12

MAIKON BATISTA DE ANDRADE

POLTICAS DE RH APLICADAS NA CONSTRUO CIVIL

PORTO VELHO 2012.1

ii

MAIKON BATISTA DE ANDRADE

POLTICASDE RH APLICADAS NA CONSTRUO CIVIL

Projeto de Pesquisa apresentado como requisito avaliativo final da disciplina Trabalho de Concluso de Curso TCC I, Curso de Engenharia Civil, da Faculdade de Rondnia FARO, ministrada pelo docente Luiz Carlos Rodrigues.

PORTO VELHO 2012.1

iii

SUMRIO

1 INTRODUO .................................................................................................1 1.1 TEMA ............................................................................................................2 1.1.1 Delimitaao do tema ................................................................................2 1.2 PROBLEMA DE PESQUISA .........................................................................2 1.3 HIPTESE ....................................................................................................2 1.4 OBJETIVOS ..................................................................................................3 1.4.1 Geral ...........................................................................................................3 1.4.2 Especficos .................................................................................................3 1.5 Justificativa ....................................................................................................3 2 REFERENCIAL TERICO ..............................................................................4 3 METODOLOGIA ..............................................................................................5 4 CRONOGRAMA ..............................................................................................6 REFERNCIAS ...................................................................................................6 APNDICE ........................................................................................................ 7

1. INTRODUO Atualmente, na Era da informao, onde o mercado se torna cada vez mais competitivo e mutvel, as empresas buscam alternativas e estratgias para se manterem no mercado. Empresas que dominam o mercado hoje em dia descobriram que o maior diferencial e seus maiores valores so seus funcionrios, no qual no so mais vistos como apenas fora de trabalho, mas sim como talentos humanos e o diferencial competitivo para as corporaes. Com isso surge a importncia do papel desempenhado pelo RH (Recursos Humanos) de uma empresa, onde essa responsvel por desenvolver e motivar os colaboradores, e principalmente agregar valor empresa atravs dos talentos humanos da empresa. A construo civil no foge desse contexto, onde grandes construtoras como Gafisa, Direcional, Odebrecht e MRV investem e do apoio ao seu RH em busca de preparar seu corpo operacional e motiv-los, no intuito de obterem maior produtividade, iniciativa e cooperao com novas idias e solues dos seus colaboradores. Os velhos mtodos, processos repetitivos e trabalho por hierarquia, herdados pelos costumes ps Revoluo Industrial, j no comportam mais os novos modelos de gesto, onde o RH tem papel fundamental na empresa, dando apoio aos negcios da organizao e consultoria aos gerentes, no qual esses so os novos responsveis por gerir pessoas. analisando todo esse contexto que fica evidente a importncia do RH numa construtora, pois essa responsvel diretamente por aumentar a produtividade e a qualidade dos servios prestados pela construtora, e indiretamente para o aumento dos lucros e valor da construtora. Nesse trabalho ser abordada a importncia do RH para uma construtora, onde sero analisadas diversas empresas que atuam na construo civil, buscando identificar as principais estratgias e polticas utilizadas por elas, quais as mais efetivas e o que elas trazem de benefcios para a empresa. Atravs dessas pesquisas ser apresentado os principais mtodos de GP (Gesto de Pessoas) praticados pelas construtoras e ser observado o que essas prticas trazem de benefcios para a empresa.

1.1 TEMA

1.1.1 Delimitao do tema

Este trabalho aborda as estratgias e polticas de Recursos humanos (RH) praticas nas construtoras, visando identificar as estratgias e as polticas mais efetivas para aumentar a produtividade, lucratividade, qualidade e satisfao dos colaboradores, alm de muitas vezes promover a reduo de custos e dos ndices de rotatividade e absentesmo.

1.2 PROBLEMA

As questes que esse trabalho se prope a responder so: Quais as polticas e estratgias do RH mais efetivas em construtoras? Quais os benefcios que um maior investimento e dedicao ao RH podem trazer para a empresa? Por que a rotatividade em construtoras to elevada? O que fazer para reduzir esses ndices? possvel se adequar a esse novo estilo de gerir pessoas com custos reduzidos?

1.3 HIPTESES Atualmente, na Era da Informao, o mercado est em constante mudana e a concorrncia cada vez maior. Os gestores j no vem seus colaboradores apenas como fora de trabalho, mas sim como um parceiro que pode agregar valor empresa. O mesmo ocorre na construo civil, onde a base operacional quem rege a construtora e no o inverso, como era dito antigamente. Ento investir e se dedicar aos colaboradores passou a ser o diferencial competitivo de uma construtora. Para isso surgiram vrios modelos, polticas e estratgias de RH, que visam motivar, aperfeioar e monitorar seus colaboradores, com o intuito de torn-los mais produtivos e satisfeitos com seu trabalho. notvel a diferena entre empresas que do total suporte ao RH e seus colaboradores (geralmente construtoras de grande porte) das que no fazem o

mesmo, pois as primeiras apresentam baixo ndice de rotatividade e absentesmo, aumento da lucratividade e produtividade, ou seja, essas construtoras perdem poucos colaboradores, reduzem custos com novas contrataes e treinamentos, obtm melhor qualidade em seus servios prestados e em menor tempo, agregam valor a empresa com funcionrios que se dedicam, pensam, do solues criativas e agem quando necessrio.

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 Geral Identificar as polticas e estratgias de RH mais efetivas utilizadas em construtoras e quais os benefcios em us-las. Com isso identificar quais as estratgias que mais compensam ser utilizadas pelas construtoras no intuito de obter benefcios com a prtica das polticas de RH (aumento da qualidade, produtividade, reduo de custos, rotatividade e absentesmo).

1.4.2 Especficos Fazer estudo de polticas e estratgias de RH Analisar construtoras identificando o que o setor de Recursos Humanos faz. Analisar algumas construtoras coletando dados como: ndice de

rotatividade e absentesmo, a existncia ou no de um RH e o que ele faz para com seus colaboradores e para a construtora. Analisar todas as informaes coletadas e estudadas, identificando quais as estratgias mais efetivas que so utilizadas pelas construtoras nos dias de hoje.

1.5 JUSTIFICATIVA

O autor escolheu esse assunto por ter trabalhado em algumas construtoras pequenas e mdias, e ento ter notado o alto fluxo de entrada e sada de colaboradores de uma obra e a baixa qualificao dos mesmos, o que leva a um produto final de baixa qualidade tambm. Ele percebeu que no h planos e estratgias para reduzir essa rotatividade, qualificar seus funcionrios e motiv-los para realmente agregarem valor a empresa. Ao visitar uma construtora que investe em seus colaboradores, foi notria a diferena de tratamento que a empresa tem com eles, onde investem neles, do condies de trabalho e os motivam a trabalhar, com isso eles conseguiram menor rotatividade e absentesmo, reduo de custos com novas contrataes e treinamentos e melhor qualidade nos seus servios prestados. Aps tudo isso o autor comeou a questionar se uma construtora pequena, igual a que ele havia trabalhado, poderia aplicar estratgias parecidas e ainda obter futuros lucros com essas estratgias. Ento ele viu a necessidade de analisar modelos, estratgias e polticas de gesto de RH em construtoras e identificar os benefcios trazidos por praticar essas polticas.

2. REFERENCIAL TERICO Segundo Chiavenato (1998), as pessoas passaram a constituir o elemento bsico do sucesso empresarial e para obter-se o mximo rendimento das mesmas so necessrias estratgias que cumpram as metas da empresa. Para Nunes (2007, p. ): A gesto de recursos humanos uma das funes tradicionais da organizao e que tem como misso estabelecer o sistema que rege as relaes entre os seus colaboradores, definir a melhor adequao de cada um deles funo que ir realizar, e estabelecer a integrao dos colaboradores. Para isso a gesto de recursos humanos inclui um conjunto de funes e atividades que podem ser sintetizadas no seguinte: planeamento de recursos humanos; recrutamento e seleco; integrao dos recursos humanos; anlise e descrio de funes; avaliao de desempenho;

remuneraes e incentivos; higiene e segurana no trabalho; formao profissional e desenvolvimento pessoal; anlise, controlo e auditoria de recursos humanos.

Para Bispo (2011), em uma pesquisa feita na empresa Novelis, os resultados de um programa de benefcios introduzido pelo RH da Novelis tm sido traduzidos atravs da segurana que a companhia oferece tanto o profissional quanto famlia dele. Por isso, a rea de RH mantm uma constante preocupao em adequar os recursos oferecidos s reais necessidades dos colaboradores, o que possibilita aumentar o aproveitamento dos benefcios. Ao ser questionado sobre a importncia de iniciativas dessa natureza, Jos Renato diz que a Gesto de Pessoas na companhia tratada de maneira estratgica, ou seja, considerado um motor importante para o sucesso. "A responsabilidade compartilhada entre a empresa e o profissional, pois acreditamos que sempre h uma relao onde todos ganham". Na reportagem publicada por Takeoka, ela menciona Nilton Vargas (2003, p. ), que diz: "o modelo das grandes pirmides hierrquicas est obsoleto e as empresas j no suportam mais esses nveis". 3. METODOLOGIA Para realizar o trabalho o autor iniciar seus estudos com livros didticos em Gesto de Pessoas, peridicos, artigos e demais publicaes na internet. Todas as informaes pertinentes ao trabalho sero anotadas e organizadas de forma

seqencial dos processos que ocorrem no RH de uma empresa. Depois de terminado os estudos ser feito um questionrio e o aluno entrevistar os responsveis pelo RH de algumas construtoras, visando recolher todos os dados necessrios para o entendimento dos processos de RH feitos por eles. Recolhida todas as informaes necessrias, o aluno ir fazer a anlise das mesmas, buscando identificar os pontos fortes e fracos das estratgias e polticas de RH adotadas pelas empresas estudadas, ver quais estratgias so as mais efetivas e quais os benefcios que essas empresas ganham ao investirem no RH. Feito a anlise de informaes, ser feito uma reviso nos estudos e ento ser elaborado grficos com os dados obtidos para identificar quais as estratgias utilizadas pelo RH das construtoras so mais benficas s construtoras, e quais fatores elas afetam (produtividade, qualidade, rotatividade, absentesmo e custos).

4. CRONOGRAMA 2011 2012 ago set out nov dez fev mar abr mai Jun x X x X x X x X X x x x x x xX X X X

ITEM 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

ATIVIDADES Escolha do tema Definio dos Objetivos Definio da Metodologia Reviso Bibliogrfica Desenvolvimento do Projeto Entrega do Projeto Coleta de dados Desenvolvimento da Pesquisa Tratamento dos dados Elaborao do Relatrio Final Reviso do texto Entrega da Monografia Apresentao da Monografia

Quadro 01 - Cronograma de Atividades.

REFERNCIAS CHIAVENATO - Gesto de Pessoas- 3 edio. Rio de Janeiro. Ed. Campus. 2009. CHIAVENATO, Idalberto. Administrao de Recursos Humanos: fundamentos basicos. 4 Edio. So Paulo: Atlas, 1999. Peridico Voc RH- Ed. Abril Tateoka. Recursos Humanos. Disponvel em:

<http://www.piniweb.com.br/construcao/noticias/recursos-humanos-79977-1.asp> Acesso em: 23/05/2012

Nunes.

Conceitos de

Gesto

de

Recursos

Humanos.

Disponvel em:

<

http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/gestaorecursoshumanos.htm#vermais> Acesso em: 23/05/2012

Bispo. Benefcios contribuem para a atrao e reteno de talentos.Disponvel em: < http://www.rh.com.br/Portal/Salario_Beneficio/Materia/7426/beneficios-contribuempara-a-atracao-e-a-retencao-de-talentos.html > Acesso em: 23/05/2012

APNDICE

Recursos Humanos - Artigo publicado pela PINIweb

APNDICE 2

Voc RH - Peridico usado para pesquisa

Potrebbero piacerti anche