Sei sulla pagina 1di 4

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA Celso Suckow da Fonseca

Metrologia Dimensional
Medio com paqumetro
1. Objetivo

N:

PO 163

Reviso: 03 Pgina: 1/5 Aprovado por: S.Teylor

PROCEDIMENTO

Data: 5/03/2013 Elaborado por: S.Teylor

Este procedimento descreve as etapas da medio de um mensurando com a utilizao de um paqumetro.

2. Aplicao
Este procedimento se aplica s medies realizadas no Laboratrio de Metrologia Dimensional, do Curso de Mecnica, do CEFET-RJ.

3. Documentos de Referncia
Os documentos a seguir devem ser utilizados para maior aprofundamento sobre as definies usadas em metrologia: PO 166 Procedimento para determinao da incerteza. Telecurso 2000 - Profissionalizante Metrologia. Fundao Roberto Marinho. Vocabulrio Internacional de Metrologia: conceitos fundamentais e gerais e termos associados (VIM 2008). Inmetro. 1 Edio Brasileira. Rio de Janeiro, 2009.

4. Definies
Os termos e definies adotados neste procedimento so aqueles constantes do VIM 2008. Condio de repetitividade (2.20) - Condio de medio num conjunto de condies, as quais compreendem o mesmo procedimento de medio, os mesmos operadores, o mesmo sistema de medio, as mesmas condies de operao e o mesmo local, assim como medies repetidas no mesmo objeto ou em objetos similares durante um curto perodo de tempo. Resultado de medio (2.9) - Conjunto de valores atribudos a um mensurando, completado por todas as outras informaes pertinentes disponveis. geralmente expresso por um nico valor medido e uma incerteza de medio.

5. Autoridade e Responsabilidade
Atividade Realizar este procedimento. Avaliar o trabalho das equipes. Autoridade Professor Responsvel Equipe Deve ser informado

6. Condies Gerais
Para que seja realizada a medio e seja obtido o valor mais prximo possvel do valor verdadeiro de um mensurando necessrio que sejam levadas em considerao as seguintes aspectos: Ambiente Caso o ambiente onde a medio for realizada no esteja em conformidade com normas especficas o resultado da medio pode ser alterado. A temperatura adequada para a realizao de uma medio de, aproximadamente, 23 2C e umidade relativa de 50 5 %. Mtodo O mtodo deve ser o mesmo em todas as repeties para que se tenham resultados mais prximos possveis do valor verdadeiro.

METROLOGIA_PO163 MedioPaqumetro_rev03.docx

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA Celso Suckow da Fonseca

Medio com paqumetro


N: PO 163

Reviso: 02

Pgina: 2/6

Operador O operador deve possuir o treinamento apropriado sobre todo o processo de medio, utilizao dos instrumentos de medio e preparao do ambiente. Equipamento de medio O equipamento de medio deve estar calibrado, preferencialmente, por um laboratrio da Rede Brasileira de Calibrao RBC, do Inmetro. A calibrao de vital importncia numa medio, pois um instrumento mal calibrado ou no calibrado levar a uma medio com valor distante do valor verdadeiro. Intervalo entre repeties O intervalo deve ser o menor possvel para que haja uma proximidade entre os resultados encontrados nas repeties. Limpeza O ambiente, o paqumetro e o mensurando devem estar limpos para que haja higiene no processo de medio e impurezas no venham a prejudicar o resultado de medio.

Siga as instrues abaixo para determinar a medio (externa; interna; de profundidade ou de ressaltos). Nas medies externas: colocar a pea a ser medida o mais profundamente possvel entre os bicos de medio; apoiar as superfcies da pea de medio e dos bicos de medio perpendicularmente, ou seja, formando um ngulo de 90. Nas medies internas: colocar as orelhas o mais profundamente possvel; colocar o paqumetro paralelo pea que est sendo medida Nas medies de dimetros internos: coincidir as superfcies de medio das orelhas com a linha de centro do furo. Nas medies de profundidade: apoiar a base do paqumetro paralelamente sobre a base da pea; evitar que ele fique inclinado. Nas medies de ressaltos: colocar a parte do paqumetro apropriada para ressaltos perpendicularmente superfcie de referncia da pea; no utilizar a haste de profundidade para esse tipo de medio porque ela no permite um apoio firme.

7. Descrio das Atividades


Para obtermos resultados mais prximos do valor verdadeiro devemos saber utilizar corretamente o instrumento de medio o paqumetro. O operador deve: (a) limpar os encostos; (b) posicionar corretamente a pea entre os encostos; (c) abrir o paqumetro com uma distncia maior que a dimenso do objeto a ser medido; (d) encostar o centro do encosto fixo em uma das extremidades da pea; (e) fechar suavemente o paqumetro at que o encosto mvel toque a outra extremidade da pea; (f) realizar a leitura da medida; (g) realizar as correes apropriadas (ver certificado de calibrao do paqumetro); (h) abrir o paqumetro e retire a pea, sem que os encostos a toquem; (i) repetir a operao (de b at h) de acordo com o planejado para a obteno do resultado de medio; (j) determinar o resultado de medio, incluindo o clculo da incerteza de medio de acordo com o procedimento especfico e (k) realizar o registro de todos os dados obtidos.

Medio com paqumetro

N: PO 163

Reviso: 03

Pgina: 3/6

Aps ter sido obtido o resultado de medio, deve ser preenchido o Relatrio de Medio (ver Anexo A), elaborado em conformidade com o requisito 5.10 da norma ABNT ISO/IEC 17025:2005 Requisitos Gerais para a Competncia de Laboratrios de Ensaios e Calibrao, contendo seguintes informaes: (a) nome do Laboratrio que realizou as medies (b) endereo do Laboratrio em que as medies foram realizadas (c) nome e endereo do cliente (d) identificao ou descrio do procedimento utilizado para medio (e) descrio, a condio e identificao no ambgua, do(s) item(s) ensaiado(s) ou calibrado(s) (apresente o esboo da pea e as dimenses medidas) (f) data do recebimento do(s) item(s) de ensaio ou de calibrao, quando isso for crtico para a validade e aplicao (g) referncia ao plano e procedimentos de amostragem utilizados pelo laboratrio ou por outros organismos, quando estes forem pertinentes para a validade ou aplicao dos resultados (h) condies ambientais (i) informaes adicionais (j) resultados do ensaio - Identificao da pea (k) tipo do Instrumento de Medio utilizado (l) dimenso do Instrumento de medio utilizado (m) resoluo do Instrumento de Medio (n) resultado de Medio (o) local e data da Concluso do Relatrio (p) nome(s), funo(es) e assinatura(s) ou identificao equivalente da(s) pessoa(s) autorizada(s) para emisso do relatrio de ensaio. Depois de preenchido o Relatrio, realize uma reviso completa para corrigir os erros e aprimorar o trabalho final a ser entregue ao professor.

METROLOGIA_PO163 MedioPaqumetro_rev03.docx

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA Celso Suckow da Fonseca

Medio com paqumetro

N: PO 163

Reviso: 02

Pgina: 4/6

Anexo A
Relatrio de medio

Potrebbero piacerti anche