Sei sulla pagina 1di 15

Poluio da gua

Poluio da gua a introduo de partculas estranhas ao ambiente natural, bem como induzir condies em um determinado curso ou corpo de gua, direta ou indiretamente, sendo por isso potencialmente nocivos fauna, flora, bem como populaes humanas vizinhas a tal local ou que utilizem essa gua.

Hoje em dia a poluio da gua questo a ser tratada em um contexto global. Considera-se que esta a maior causadora de mortes e doenas pelo todo o mundo e que seja responsvel pela morte de cerca de 14000 pessoas diariamente. A gua geralmente considerada poluda quando est impregnada de contaminantes antropognicos, no podendo, assim, ser utilizada para nenhum fim de consumo estritamente humano, como gua potvel ou para banho, ou ento quando sofre uma radical perda de capacidade de sustento de comunidades biticas (capacidade de abrigar peixes, por exemplo). Fenmenos naturais, como erupes vulcnicas, algas marinhas, tempestades e terremotos so causa de uma alterao da qualidade da gua disponvel e em sua condio no ecossistema. H trs formas principais de contaminao de um corpo ou curso de gua, a forma qumica, a fsica e a biolgica:

a forma qumica altera a composio da gua e com esta reagem; a forma fsica, ao contrrio da qumica, no reage com a gua, porm afeta negativamente a vida daquele ecossistema; a forma biolgica, consiste na introduo de organismos ou microorganismos estranhos quele ecossistema, ou ento no aumento danoso de determinado organismo ou microorganismo j existente.

Como principais contaminantes da gua, pode-se citar:

elementos que contenham CO2 em excesso (como fumaa industrial, por exemplo)

contaminao trmica substncias txicas agentes tensoativos compostos orgnicos biodegradveis agentes patognicos partculas slidas nutrientes em excessos (eutrofizao) substncias radioativas

Como recurso hdrico indispensvel, torna-se cada vez mais importante a conscientizao sobre a melhor forma de tratamento da gua como sustentculo da vida no planeta. Ainda mais se pensarmos que a maioria das comunidades espalhadas pelo planeta possuem pouca conscincia sobre a melhor forma de tratamento de um de seus recursos mais importantes.
http://www.infoescola.com/ecologia/poluicao-da-agua/

Fontes de poluio da gua


H varias fontes de poluio, como veremos a seguir.

A conseqncia da falta de tratamento de esgoto


O grande nmero de dejetos dos populosos ncleos residenciais, descarregado em crregos, rios e mares provoca a poluio e a contaminao das guas. Febre tifide, hepatite, clera e muitas verminoses so doenas transmitidas por essas guas. H rios como o Tiet e o Guaba - em cujas margens surgiram a cidade de So Paulo e Porto Alegre - que j esto comprometidos. Alm desses, h vrios rios expostos degradao ambiental.

Tiet em obras em So Paulo para retirada de lixo depositado.

A minerao, a extrao e o transporte de petrleo


Atividades econmicas importantes tm causado inmeros acidentes ecolgicos graves. O petrleo extrado dos mares e os metais ditos pesados usados na minerao (por exemplo, o mercrio, no Pantanal), lanados na gua por acidente, ou negligncia, tm provocado a poluio das guas com prejuzos ambientais, muitas vezes irreversveis.

Derramamento de petrleo ocorrido na Baa de Guanabara, Rio de Janeiro, Jun. 2000

A poluio causada pelas indstrias


Mesmo havendo leis que probam, muitas indstrias, continuam a lanar resduos txicos em grande quantidade nos rios. Na superfcie da gua, comum formar-se uma pequena espuma cida, que, dependendo da fonte de poluio, pode ser composta principalmente de chumbo e mercrio. Essa espuma pode causar a mortandade da flora e da fauna desses rios. E esses agentes poluidores contaminam tambm o organismo de quem consome peixes ou quaisquer outros produtos dessas guas.

Acidente no rio dos Sinos onde milhares de peixes morreram pela contaminao do rio com dejetos qumicos lanados pelas empresas, Rio Grande do Sul, outubro, 2006.

As estaes de tratamento da gua


Muitas casas das grandes cidades recebem gua encanada, vinda de rios ou represas. Essa gua submetida a tratamentos especiais para eliminar as impurezas e os micrbios que prejudicam a sade. Primeiramente, a gua do rio ou da represa levada atravs de canos grossos, chamados adutoras, para estaes de tratamento de gua. Depois de purificada, a gua levada para grandes reservatrios e da distribuda para as casas.

Na estao de tratamento, a gua passa por tanques de cimento e recebe produtos como o sulfato de alumnio e o hidrxido de clcio (cal hidratada). Essas substncias fazem as partculas finas de areia e de argila presentes na gua se juntarem, formando partculas maiores, os flocos. Esse processo chamado floculao. Como essas partculas so maiores e mais pesadas, elas vo se depositando aos poucos no fundo de outro tanque, o tanque de decantao. Desse modo, algumas impurezas slidas da gua ficam retidas. Aps algumas horas no tanque de decantao, a gua que fica por cima das impurezas, e que est mais limpa, passa por um filtro formado por vrias camadas de pequenas pedras (cascalho) e areias. medida que a gua vai passando pelo filtro, as partculas de areia ou de argila que no se depositaram vo ficando presas nos espaos entre os gros de areia. Parte dos micrbios tambm fica presa nos filtros. a etapa conhecida como filtrao. Mas nem todos os micrbios que podem causar doenas se depositam no fundo do tanque ou so retidos pelo filtro. Por isso, a gua recebe produtos contendo o elemento cloro, que mata os micrbios (clorao), e o flor, um mineral importante para a formao dos dentes. A gua ento levada atravs de encanamentos subterrneos para as casas ou os edifcios. Mesmo quem recebe gua da estao de tratamento deve filtr-la para o consumo. Isso porque pode haver contaminao nas caixas d'gua dos edifcios ou das casas ou infiltraes nos canos. As caixas-d'gua devem ficar sempre bem tampadas e ser limpas pelo menos a cada seis meses. Alm disso, em certas pocas, quando o risco de doenas transmitidas pela gua aumenta, necessrio tomar cuidados

O Tratamento de Esgoto
Ao chegar estao de tratamento, o esgoto passa por grades de metal que separam objetos (como plstico, latas, tecidos, papis, vidros etc.) da matria orgnica, da areia e de outros tipos de partculas. O esgoto passa, lentamente, por grandes tanques, a fim de que a areia e as outras partculas se depositem. O lodo com a matria orgnica pode seguir para um equipamento chamado biodigestor, onde sofre ao decompositora das bactrias. Nesse processo, h desprendimento de gases, entre eles o metano, que pode ser utilizado como combustvel. A parte lquida, que ficou acima do lodo, tambm atacada por bactrias, pois ainda apresenta matria orgnica dissolvida, essa parte agitada por grandes hlices, que garantem a oxigenao da gua. Tambm podem ser utilizados para essa oxigenao bombas de ar ou mesmo certos tipos de algas, que produziro o oxignio na fotossntese.

S depois desse tratamento, o esgoto pode ser lanado em rios, lagos ou mares. A gua j utilizada, aps o tratamento retorna ao meio ambiente com seu efeito poluente diminudo. Caso contrrio, pode causar grave contaminao da gua e, assim, riscos populao que dela se utiliza. A falta de tratamento de esgoto pode provocar a contaminao do solo e da gua, contribuindo para a proliferao de vrias doenas. Muitas dessas doenas podem levar a morte muitas crianas, principalmente no seu primeiro ano de vida. Assim, garantir o tratamento de esgoto em todo o Brasil uma meta a ser alcanada na busca de sade e qualidade de vida da populao.

Doenas transmitidas pela gua


A falta de gua potvel e de esgoto tratado facilita a transmisso de doenas que, calcula-se, provocam cerca de 30 mil mortes diariamente no mundo. A maioria delas acontece entre crianas, principalmente as de classes mais pobres, que morrem desidratadas, vtimas de diarria causadas por micrbios. No Brasil, infelizmente mais de 3 milhes de famlias no recebem gua tratada e um nmero de casas duas vezes e meia maior que esse no tem esgoto. Isso muito grave. Estima-se que o acesso gua limpa e ao esgoto reduziria em pelo menos um quinto a mortalidade infantil. Para evitar doenas transmitidas pela gua devemos tomar os seguintes cuidados:

Proteger audes e poos utilizados para o abastecimento; tratar a gua eliminando micrbios e impurezas nocivas a sade humana; filtrar e ferver a gua; no lavar alimentos que sero consumidos crus com gua no tratada como verduras, frutas e hortalias.

As principais doenas transmitidas pela gua so:



Diarria infecciosa Clera Leptospirose Hepatite Esquistossomose

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua7.php

Poluio da gua 1.0 Introduo. A crescente preocupao com a disponibilidade Mundial da gua vem exigindo de todos ns uma nova conscincia em relao utilizao desse recurso e sua preservao. A gua potvel encontrada na natureza essencial para a vida no nosso planeta. No entanto, esta riqueza tem se tornado cada vez mais escassa. Pois 97,50% da disponibilidade mundial da gua esto nos oceanos, ou seja, gua imprpria para o consumo humano, a no ser que seja realizado um processo de dessanilizao, o que requer um investimento muito alto. Logo em seguida, temos 2, 493% que se encontram em regies polares ou subterrneas, os chamados aqferos. Somente 0 007% da gua disponvel prpria para o consumo humano, e est em rios, lagos e pntanos. A tendncia para os prximos anos um aumento ainda maior no seu consumo, devido demanda e o crescimento populacional acentuado e desordenado, principalmente nos grandes centros urbanos. Por isso, Programas de Uso Racional da gua so realizados por todo o mundo, atravs de leis, orientaes e conscientizao da populao, e principalmente, tecnologia de ponta aplicada a aparelhos hidrulicos sanitrios. A palavra poluio vem de um vocabulrio latino (polluere) que quer dizer sujar. As guas superficiais e subterrneas so utilizadas, por vezes, para descarga direta ou indireta de guas residuais. Estas guas encontram-se poludas quando as suas caractersticas fsicas, qumicas e/ou biolgicas se encontram alteradas, pela ao do homem, de tal modo que a sua utilizao para o fim a que se destina, fica comprometida. Os efeitos nocivos de poluio das guas afetam diretamente as pessoas, causando perturbaes na sade e alteraes no comportamento das populaes, na economia (indstria, turismo) e no ambiente pela degradao da paisagem e pela perturbao ou alterao dos ecossistemas.

2.0 Desenvolvimento. As guas so poludas, basicamente, por dois tipos de resduos: os orgnicos, formados por cadeias de carbono ligadas a molculas de oxignio, hidrognio e nitrognio, e os inorgnicos, que tm composies diferentes. Os resduos orgnicos normalmente tm origem animal ou vegetal e provm dos esgotos domsticos e de diversos processos industriais ou agropecurios. So biodegradveis, ou seja, so destrudos naturalmente por microorganismos. Entretanto, esse processo de destruio acaba consumindo a maior parte do oxignio dissolvido na gua, o que pode compreender a sobrevivncia de organismos aquticos. J os resduos inorgnicos vm de indstrias - principalmente as qumicas e petroqumicas - e no podem ser decompostos naturalmente. Entre os mais comuns esto chumbo, cdmio e mercrio. Conforme sua composio e concentrao, os poluentes hdricos tm a capacidade de intoxicar e matar microorganismos, plantas e animais aquticos, tornando a gua imprpria para o consumo ou para o banho. 2.1 Poluio da gua doce. gua doce o corpo de gua que contenha resduo mineral menor do que 0,1%, com propores variveis de carbonato, bicarbonato e sulfatos. Elas podem ser superficiais, quando se mostram na superfcie da terra (ex.: rios) ou subterrneas, quando est localizada a certa profundidade do solo (ex.: lenol fretico). Seu uso indispensvel sobrevivncia do homem e sua importncia alcana tambm a irrigao, navegao, aqicultura e harmonia paisagstica. A gua considerada poluda quando a sua composio for alterada, tornando-a imprpria para alguma ou todas as suas utilizaes em estado natural. As causas mais comuns da poluio da gua doce so os dejetos humanos e industriais, os produtos qumicos e radioativos. A Resoluo n. 20, de 18/6/86,

do CONAMA, estabelece os nveis suportveis de presena de elementos potencialmente prejudiciais nas guas. 2.2 Poluio da gua marinha. A poluio de guas marinhas tem tratamento legal diferente e especfico. Sabidamente, a poluio do mar, principalmente pelo derrame de petrleo, um dos problemas que mais preocupa a humanidade. Os danos ambientais causados ainda no foram bem compreendidos no Brasil e por isso temos uma reprovvel tolerncia. O leo no mar, nas praias e costes mata algas, peixes, moluscos e crustceos. Em grandes quantidades impedem ou reduzem a passagem dos raios solares e a insuficincia de luz reduz a fotossntese (produo de oxignio a partir do gs carbnico) feita pelas algas. H enorme prejuzo fauna e flora, prejudicando diretamente a cadeia alimentar. Obs: Classificao de poluio???

2.3 Meios de poluir a gua. Esgotos - em todo o planeta 2,4 bilhes de pessoas despejam seus esgotos a cu aberto, no solo ou em corpos d'gua que passem perto de suas casas, porque no tm acesso a um sistema de coleta. No Brasil, a rede coletora chega a 53,8% da populao urbana. Entretanto, a maior parte do volume recolhido no recebe nenhum tratamento e despejada nesse estado em rios e represas ou no oceano. Apenas 35,5% dos esgotos coletados so submetidos a algum tipo de tratamento. Resduos qumicos - geralmente descartados por indstrias e pela minerao, so difceis de degradar. Por isso, podem ficar boiando na gua ou se depositar no fundo de rios, lagos e mares, onde permanecem inalterados por muitos anos. Dentre os mais

nocivos esto os chamados metais pesados - chumbo, mercrio, cdmio, cromo e nquel. Se ingeridos, podem causar diversas disfunes pulmonares, cardacas, renais e do sistema nervoso central, entre outras. Um dos mais txicos o mercrio, comumente descartado por garimpeiros aps ser empregado na separao do ouro. Nitratos - presentes no esgoto domstico e nos descartes de indstrias e pecuaristas, os nitratos representam especial risco sade de crianas, causando danos neurolgicos ou reduo da oxigenao do corpo. Alm disso, a presena excessiva de nitratos em rios ou mares estimula o crescimento de algas, fenmeno conhecido como eutrofizao. Em casos extremos, essas algas podem colorir a gua e emitir substncias txicas para os peixes (mar vermelha). Vinhoto - efluente orgnico resultante da fabricao do acar e do lcool. Pode ser usado como fertilizante, mas com freqncia descartado diretamente em corpos d'gua das regies produtoras de cana de So Paulo e do Nordeste, embora essa prtica seja proibida por lei. Poluio fsica - algumas atividades modificam a temperatura ou a colorao da gua. o caso da indstria que usa gua para resfriar seus equipamentos e depois a devolve ao rio. Ela continua limpa, mais est muito mais quente do que quando foi captada, o que causa danos aos ecossistemas. Outras atividades, como certos tipos de minerao, podem despejar material radioativo nos rios, prejudicando a fauna e a flora. Detergentes - em 1985, o Brasil aprovou uma lei que proibiu a produo de detergentes que no fossem biodegradveis. No entanto, apesar de menos nocivos, os detergentes e sabes em p comercializados atualmente contm fosfatos, substncias que podem promover um crescimento acelerado de algas nos rios. Quando elas morrem, logo so decompostas por bactrias que consomem o oxignio disponvel na gua e exalam mau cheiro. Organoclorados - compostos geralmente oriundos de processos industriais, formados por tomos de cloro ligados a um bicarboneto. De toxicidade varivel, suspeita-se que favoream o aparecimento de diversos tipos de cncer e ms-formaes congnitas. Os organoclorados tm a capacidade de se acumular nos tecidos gordurosos dos organismos vivos e se tornam mais concentrados nos nveis mais altos da cadeia alimentar. Ou seja: passam dos microorganismos filtradores para os moluscos, deles para os peixes e da para mamferos e aves. O homem, que geralmente est no final desta cadeia, costuma ter as maiores concentraes de organoclorados em seu sangue. Alguns deles so utilizados como agrotxicos - DDT - Dieldin e Aldrin, mas a sua produo est proibida no Brasil. Chorume - lquido contaminado que escorre de aterros de lixo e tambm de cemitrios. H relatos de moradores das proximidades dos cemitrios Vila Nova Cachoeirinha, em So Paulo, de que mais de uma vez as enchentes trouxeram para dentro de suas casas restos de roupas e esqueletos. Por isso, os corpos devem ser enterrados sobre solos bem impermeabilizados e protegidos, para que a contaminao no chegue ao lenol fretico, ou seja, arrastada pela chuva. A mesma regra vale para os aterros sanitrios e industriais. Poluio no campo: A agropecuria contamina as guas de duas formas: quando utilizam fertilizantes e agrotxicos e quando descarta efluentes com altas concentraes de nitrognio, sobretudo aqueles gerados nas criaes de animais. A maioria dos fertilizantes enriquece o solo com altas doses de nitratos e fosfatos. Parte desses nutrientes absorvida pelos vegetais, aumentando seu ritmo de crescimento e seu rendimento. Outra parte arrastada pelas chuvas para os rios ou penetra no solo e acaba alcanando o lenol fretico. Entre os agrotxicos usados no combate s pragas incluem-se produtos de diferentes composies, algumas delas bastante txicas. Como os fertilizantes, eles tambm podem escorrer at um rio ou lago.

Poluio dos oceanos: Apesar de suas dimenses imensas, os oceanos so to vulnerveis poluio quanto qualquer outro ambiente natural. Contudo, sua gigantesca capacidade de diluio costuma esconder os danos produzidos. Em mdia, 200 mil toneladas de leo so derramadas nos mares todos os anos. Aproximadamente 44% desse volume tm origem na explorao, processamento e transporte do petrleo. O restante resultado do descarte de leo usado por uma srie de atividades. 2.4 Responsabilidade Penal. A responsabilidade penal em crimes ambientais envolvendo guas mnima, seja porque a legislao no auxilia, seja porque inexiste o hbito de apurar tal tipo de ocorrncia. O certo que, efetivamente, ela no tem tido maior significado. preciso conscientizar os operadores do Direito para esse aspecto. Totalmente diferente a situao na Itlia, onde o que preponderam so as aes penais e no as civis. Os delitos ambientais so severamente apenados e os precedentes so incontveis. A especializao tambm no deixada de lado. Na Corte Suprema de Cassao, a 3 seo especializada em Direito Penal Ambiental. No Brasil, existem dois tipos penais sobre a matria. O primeiro, e mais antigo, est no Cdigo Penal. Art. 271 - Corromper ou poluir gua potvel, de uso comum ou particular, tornando-a imprpria para consumo ou nociva sade: Pena - recluso, de dois a cinco anos. Se o crime culposo: Pena - Deteno, de dois meses a um ano. O delito em anlise busca a proteo da gua potvel, punindo a sua corrupo, ou seja, estrag-la, alterar-lhe o sabor, ou a poluio, isto , suj-la. Para a sua configurao no basta degradao da gua, sendo necessrio, tambm, que ela se torne imprpria para o consumo ou nociva sade. Admite a forma culposa, fato que possibilita alcanar maior nmero de infratores. O que a lei procura proteger a sade das pessoas. 2.5 Meios de preveno. Evitar a poluio industrial tecnicamente fcil, mas nem sempre barato. As indstrias devem construir estaes de tratamento de efluentes que reduzam seus teores de contaminao aos limites permitidos por lei. Essas estaes podem utilizar mtodos fsicos, qumicos e biolgicos de tratamento, conforme o tipo e o grau de contaminao. Por exemplo: grades, peneiras e decantadores so usados para separar partculas maiores; bactrias degradam materiais biolgicos; e aditivos qumicos corrigem o pH. Entretanto, o ideal que a indstria nem sequer produza resduos. Para isso, ela deve implantar um programa de "produo mais limpa". Este conceito prope que se faa uma srie de adaptaes de modo a economizar gua, energia e matrias-primas ao longo do processo industrial criterioso de toda a linha de produo para que no se desperdice nada - afinal, qualquer perda se converte em resduo no fim do processo. Por exemplo: uma fbrica que usa 10 mil litros dirios de gua para lavar seus equipamentos e no final do dia joga fora esse efluente contaminado com leos e gorduras tem de fazer um grande investimento numa estao de tratamento. Entretanto, ela tem a opo de instalar um sistema mais simples de separao dos leos e gorduras. Esses resduos voltam para o processo industrial, quando possvel, ou so vendidos a terceiros ou ainda, em ltimo caso, podem ser descartados num aterro. A gua, agora limpa, pode ser reaproveitada na ntegra. Dessa forma, a produo mais limpa traz ganhos econmicos para o empreendedor. Graas a esse tipo de esforo, o volume de efluentes industriais orgnicos descartados anualmente no Brasil caiu 20% entre 1980 e meados dos anos 1990, de acordo com levantamento do Banco Mundial. OBS: Indicadores de poluio???
Mat. Orgnica - DBO, DQO e OD (mg/l); Slidos - SS e RS (ml/l); turbidez (unt); cidos e lcalis - pH; Bactrias - IC (coli/100 ml);

leos e Gorduras - OG (mg/l); Nitratos - NO3 (mg/l); Fosfatos - PO4 (mg/l); Temperatura - T (C); Metais Metais (mg/l).

2.6 Exemplos de catstrofes. O Brasil tem um amplo registro de acidentes industriais que comprometem seriamente a qualidade de seus rios. Dois merecem meno especial. O primeiro foi um vazamento de 4 milhes de litros de leo de um duto da Refinaria Presidente Getlio Vargas (PR), da Petrobras, em 16 de julho de 2000, dias depois de a usina ter obtido um certificado de boa gesto ambiental da srie ISO 14.000. Maior acidente envolvendo a empresa em 25 anos, ele promoveu a contaminao dos rios Barigi e Iguau, no mesmo estado. O segundo episdio envolveu a indstria de papel Cataguazes, instalada na cidade mineira de mesmo nome. Em 29 de maro de 2003, uma barragem de conteno da empresa se rompeu, lanando ao rio Pomba cerca de 1,2 bilhes de litros de efluentes contaminados com enxofre, soda custica, anilina e hipoclorito de clcio. O rio Pomba e tambm o Paraba do Sul foram seriamente contaminados. Cerca de 600 mil moradores de cidades fluminenses ficaram vrios dias sem abastecimento de gua e centenas de pescadores foram impedidos de trabalhar. Um dos diretores da empresa chegou a ser preso, com base na lei n. 9.605/98, dos Crimes Ambientais, mas foi solto poucos dias depois. 2.7 Dados sobre doenas causadas por gua contaminada. Estudos da Comisso Mundial e de outros rgos internacionais demonstram que cerca de 3 bilhes de habitantes em nosso planeta esto vivendo sem o mnimo necessrio de condies sanitrias. Um milho no tem acesso a gua potvel. Em virtude desses graves problemas espalham-se diversas doenas como: verminose, malria, hepatite, dengue, leptospirose gastro intestinais, infeces nos olhos, ouvido e garganta, clera, febre tifide, febre paratifide, disenteria bacilar, amebase ou disenteria amebiana, que matam mais de 5 milhes de seres humanos por ano, sendo que um numero maior de doentes sobrecarregam os precrios sistemas de sade. As crianas mantendo contato direto com gua poluda so as maiores vtimas.

Doenas transmitidas pela gua


A falta de gua potvel e de esgoto tratado facilita a transmisso de doenas que, calcula-se, provocam cerca de 30 mil mortes diariamente no mundo. A maioria delas acontece entre crianas, principalmente as de classes mais pobres, que morrem desidratadas, vtimas de diarria causadas por micrbios. No Brasil, infelizmente mais de 3 milhes de famlias no recebem gua tratada e um nmero de casas duas vezes e meia maior que esse no tem esgoto. Isso muito grave. Estima-se que o acesso gua limpa e ao esgoto reduziria em pelo menos um quinto a mortalidade infantil. Para evitar doenas transmitidas pela gua devemos tomar os seguintes cuidados:

Proteger audes e poos utilizados para o abastecimento; tratar a gua eliminando micrbios e impurezas nocivas a sade humana; filtrar e ferver a gua; no lavar alimentos que sero consumidos crus com gua no tratada como verduras, frutas e hortalias.

As principais doenas transmitidas pela gua so:



Diarria infecciosa Clera Leptospirose

Hepatite Esquistossomose

3.0 Concluso. A educao ambiental vem justamente resgatar a cidadania para que o povo tome conscincia da necessidade de preservao do meio ambiente, que influi diretamente na manuteno da sua qualidade de vida. Embora muitas solues sejam buscadas em esferas governamentais e em congressos mundiais, no cotidiano todos podemos colaborar para que no falte gua potvel. O problema da gua que ela no se renova ao ritmo a que os seres humanos a poluem. A ao humana conduz a alteraes apreciveis no ciclo hidrolgico natural. A par dos desperdcios de gua que se verificam em quase todo o mundo, a procura aumenta mais depressa do que a capacidade de reposio pelo ciclo hidrolgico natural. Toda essa realidade deve ser meditada e conduzida para decises importantes no sentido de defender a manuteno da gua, das nascentes e dos mananciais. A economia e o uso racional de gua devem estar presentes nas atitudes dirias de cada cidado, pois o desperdcio de gua doce pode trazer drsticas conseqncias. 4.0 Bibliografia. Vladimir Passos de Freitas, Direito Ambiental. Disponvel em:< http://daleth.cjf.jus.br/revista/numero3/artigo02.htm> Acesso em 11 de Fevereiro de 2011.

Poluio da gua
Poluio da gua a contaminao de corpos de gua por elementos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos e plantas, assim como a atividade humana. O resultado da contaminao traduz-se como gua poluda. 1 - Classificao A gua poluda por um grande ramo de produtos, podendo ser dividida pelas suas caractersticas: A Poluio pontual, onde o foco de poluio facilmente identificvel como emissora de poluentes, como no caso de guas residuais, industriais, mistos ou de minas. commoldura|direita|imagem de uma outra gua poluida Como poluio difusa, onde no existe propriamente um foco definido de poluio, sendo a origem difusa, tal como acontece nas drenagens agrcolas, guas pluviais e escorrimento de lixeiras. Os contaminantes, pode ser classificados como: Agentes Qumicos * Orgnicos (biodegradaveis ou persistentes):Protenas, gorduras, hidratos de carbono, Ceras, solventes entre outros. * Inorgnicos: cidos, lcoois, txicos, sais solveis ou inertes. Agentes fisicos * Radioatividade, Calor, Modificao do sistema terrestre, atravs de movimentao de terras ou similares. Agentes Biolgicos As coliformes so um bioindicador normalmente utilizado na anlise da qualidade microbiolgica da gua, embora no seja uma real causa de doenas. Outras vezes microrganismos encontrados nas guas de superfcie, que tm causado problemas para a sade humana incluem:

* Microscpicos, como Vrus, Bactrias, Protozorios, Helmintos (platelmintos e nematelmintos), Algas. * Macroscpicos, como animais e plantas no pertencentes ao habitat natural em sobreexplorao. 2 - Efeitos dos poluentes nos meios aquticos A introduo de substancias poluentes nos corpos aquticos, ao modificar as caractersticas do meio, altera a relao entre produtores e consumidores. Se diminuir o oxignio dissolvido, as espcies que realizam fotossntese tm tendncia a proliferar, enquanto as que necessitam do oxignio na respirao, podendo resultar numa situao de Hipxia. Esta alterao da relao entre produtores e consumidores pode levar igualmente proliferao de algas e organismos produtores de produtos txicos. A insero de compostos txicos pode ser absorvida pelos organismos, ocorrendo bioacumulao, compostos esses que entrando na cadeia alimentar pode causar srios danos ao ser humano. Pelo menos 2 milhes de pessoas, principalmente crianas com menos de 5 anos de idade, morrem por ano no mundo devido a doenas causadas pela gua contaminada, segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS)

2.4 - Transmisso de doenas A gua poluda pode causar diversos efeitos prejudiciais sade humana, tais como: febre tifide, clera, disenteria, meningite e hepatites A e B. Pode ser igualmente por vectores de contaminao por doenas transportadas por mosquitos, como paludismo, dengue, malria, doena do sono, febre amarela. Pode conter parasitas como verminoses, enquanto a escasses da gua pode gerar ou potenciar doenas como a lepra, tuberculose, ttano e difteria. As guas poludas por efluentes lquidos industriais podem causar contaminao por metais pesados que geram tumores hepticos e de tiride, alteraes neurolgicas, dermatoses, rinites alrgicas, disfunes gastrointestinais, pulmonares e hepticas. No caso de contaminao por mercrio, podem ocorrer anria e diarreia sanguinolenta. A dengue uma doena que se propagam somente na gua. Porm, essa gua tem que estar parada e limpa para a criao do inseto. 3 - Controle dos nveis de poluio 3.1 - gua para consumo humano A Purificao da gua o processo de remoo de contaminantes qumicos e biolgicos da gua bruta. O objectivo produzir gua prpria para uma finalidade especfica, sendo que a maior parte da gua purificada para consumo humano, mas pode ser concebido para uma variedade de outros fins, inclusive para atender s exigncias da medicina, farmacologia, qumica e aplicaes industriais. Em geral, os mtodos utilizados incluem processo fsico, como a filtrao e sedimentao, processos biolgicos, tais como filtros de areia lento ou lodos activados, processo qumico, como a floculao e clorao e a utilizao de radiao electromagntica, como a luz ultravioleta. 3.2 - guas residuais O tratamento de efluentes residenciais, ocorrem nas ETAR's, onde se procede eliminao de contaminantes de guas residuais de origem domstica, ou as provenientes da Escorrncia superficial, maioritariamente gua da chuva. O processo inclui operaes fsicas, qumicas e processos biolgicos para remover fsicos, qumicos e biolgicos contaminantes, com o objectivo de reduzir a carga de poluentes. Numa ETAR as guas

residuais passam por vrios processos de tratamento com o objectivo de separar ou diminuir a quantidade da matria poluente da gua. 3.3 - Tratamento de efluentes Industriais O Tratamento de Efluentes Industriais abrange os mecanismos e processos utilizados para o tratamento de guas que foram contaminadas, de alguma forma por antropognicas actividades industriais ou comerciais antes da sua libertao no ambiente ou a sua reutilizao. Geralmente os efluentes possuem altas concentraes de poluentes convencionais como leo ou graxa, poluentes txicos, como por exemplo, metais pesados, compostos orgnicos volteis, ou outros poluentes, como amnia, precisam de tratamento especializado. Algumas destas instalaes pode instalar um pr-tratamento para eliminar o sistema de componentes txicos e, em seguida, enviar os efluentes pr-tratados para o sistema municipal.

Apresentao: A poluio atualmente o resultado da falta de inteligncia do ser humano, pois a agua um recurso indispensvel para nossa vida e o ser humano est destruindo este meio pelo qual sobrevivemos.

Concluso: Devemos usar de forma racional nossa agua e tambm evitar polu-la, pois necessitamos dela para a nossa existncia neste planeta.

Dicas para ajudar a diminuir a poluio das guas: no jogar lixos em rios, praias, lagos, etc. No descartar leo de fritura na rede de esgoto. No utilizar agrotxicos e defensivos agrcolas em reas prximas fontes de gua. No lanar esgoto domstico em crregos. No jogar produtos qumicos, combustveis ou detergentes nas guas. Resumo: A gua um bem precioso e cada vez mais tema de debates no mundo todo. O uso irracional e a poluio de fontes importantes (rios e lagos) podem ocasionar a falta de gua doce muito em breve, caso nenhuma providncia seja tomada. Causas da poluio das guas do planeta As principais causas de deteriorizao dos rios, lagos e dos oceanos so: poluio e contaminao por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuzo natureza, atravs dos lixos, esgotos, dejetos qumicos industriais e minerao sem controle. Em funo destes problemas, os governos preocupados, tem incentivado a explorao de aquferos (grandes reservas de gua doce subterrnea). Na Amrica do Sul, temos o Aqufero Guarani, um dos maiores do mundo e ainda pouco utilizado. Grande parte das guas deste aqufero situa-se em subsolo brasileiro. Problemas gerados pela poluio das guas Estudos da Comisso Mundial de gua e de outros organismos internacionais demonstram que cerca de 3 bilhes de habitantes em nosso planeta esto vivendo sem o mnimo necessrio de condies sanitrias. Um milho no tem acesso gua potvel. Em virtude desses graves problemas, espalham-se diversas doenas como diarreia, esquistossomose, hepatite e febre tifoide, que matam mais de 5 milhes de seres

humanos por ano, sendo que um nmero maior de doentes sobrecarregam os precrios sistemas de sade destes pases. Solues Com o objetivo de buscar solues para os problemas dos recursos hdricos da Terra, foi realizado no Japo, em maro de 2003, o III Frum Mundial de gua. Polticos, estudiosos e autoridades do mundo todo aprovaram medidas e mecanismos de preservao dos recursos hdricos. Estes documentos reafirmam que a gua doce extremamente importante para a vida e sade das pessoas e defende que, para que ela no falte no sculo XXI, alguns desafios devem ser urgentemente superados: o atendimento das necessidades bsicas da populao, a garantia do abastecimento de alimentos, a proteo dos ecossistemas e mananciais, a administrao de riscos, a valorizao da gua, a diviso dos recursos hdricos e a eficiente administrao dos recursos hdricos. Embora muitas solues sejam buscadas em esferas governamentais e em congressos mundiais, no cotidiano todos podem colaborar para que a gua doce no falte. A economia e o uso racional da gua devem estar presentes nas atitudes dirias de cada cidado. A pessoa consciente deve economizar, pois o desperdcio de gua doce pode trazer drsticas conseqncias num futuro pouco distante.
(2013, 06). Poluio Das guas. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Polui%C3%A7%C3%A3o-Das%C3%81guas/990161.html

Potrebbero piacerti anche