Sei sulla pagina 1di 4

Captulo

Manejo da Pesca em Reservatrios Brasileiros:


l ies a serem aprendidas

s atividades de manejo dos recursos aquticos nos reservatrios pesca, do repovoamento e da construo de mecanismos de

brasileiros foram, historicamente, exercidas atravs do controle da transposio de peixes. Outras aes no diretamente ligadas ao manejo, porm com reflexos na conservao dos recursos

pesqueiros, referem-se remoo prvia da vegetao, medidas de preveno de mortandade de peixes em turbinas e vertedouros, e produo de peixes em tanques-redes ou soltura de espcies nonativas. Excetuando-se algum sucesso localizado, essas iniciativas, em maioria, no produziram o resultado esperado, sendo que em alguns casos constituram-se em fontes adicionais de impactos negativos sobre a ictiofauna. Essas estratgias sero objeto de discusso nesse captulo.

228

ECOLOGIA E MANEJO DE RECURSOS PESQUEIROS EM RESERVATRIOS DO BRASIL


Desde ento, e at meados do sculo, essa foi a alternativa de consenso no setor para a mitigao dos impactos, especialmente para as espcies de peixes migradoras. A partir dos anos 1950, o foco passou a ser as estaes de piscicultura, inicialmente concebidas para aes de estocagem. Mais recentemente, a opo dos mecanismos de transposio voltou a ser discutida, agora em grandes barragens. Alm dessas obras, consideradas durante muito tempo como fins em si mesmas e no como instrumentos para o manejo, outras iniciativas ligadas ao controle da pesca foram implementadas. Algumas dessas iniciativas foram consideradas bemsucedidas, enquanto outras no. Entretanto, jamais houve consenso sobre a oportunidade de qualquer delas. Por outro lado, a despeito da escassez de monitoramento, acumularamse experincias. Nos anos de 1993 e 1994, por iniciativa da Eletrobrs, atravs do Comit Coordenador das Atividades de Meio Ambiente do Setor Eltrico (COMASE), foram realizadas sries de Reunies Temticas Preparatrias e um Seminrio Nacional que congregou, nas diferentes etapas, tcnicos do setor eltrico, pesquisadores e comunidade acadmica, visando fornecer ao setor elementos para subsidiar diretrizes nacionais para a conservao da fauna aqutica em reservatrios. Os documentos gerados durante esses eventos representaram avanos considerveis no trato da questo dos recursos aquticos em reservatrios,

s reservatrios, a exemplo de outros ambientes artificiais, requerem mais ateno no gerenciamento que os ambientes naturais (NOBLE, 1980). Nos lagos naturais, por exemplo, as comunidades tiveram tempo e oportunidade de evoluir no sentido de compartilhar os recursos disponveis, o que resulta em sistemas complexos e eficientes. Nesses, o nvel de estabilidade alcanado pode ser tal que dispense um manejo intensivo, mesmo que seriamente afetado. Assim, a interferncia humana, geralmente exercida pela poluio ou sobrepesca, uma vez interrompida, pode permitir a sua recomposio. J em reservatrios, a natureza recente das relaes entre os componentes da taxocenose, a modificao nos hbitats, os procedimentos operacionais na barragem ou o fato de esses ambientes serem pontos de convergncia das aes antropognicas da bacia, os tornam altamente estocsticos e, portanto, sujeitos a maiores flutuaes populacionais. Desse modo, aes ambientais so indispensveis. Nesses ambientes, inclusive a deciso de nada fazer deve ser tomada com base nas informaes disponveis sobre o sistema, e deve ser considerada como uma forma de manejo. No Brasil, a busca por formas de mitigao dos impactos de represamentos hidreltricos sobre a ictiofauna e de conservao dos recursos pesqueiros teve seu incio com os primeiros reservatrios no comeo do sculo passado, com a construo da escada de peixes do reservatrio de Itaipava (rio Pardo; bacia do rio Paran), concluda em 1911.

Manejo da Pesca em Reservatrios Brasileiros: lies a serem aprendidas


diagnosticando a situao vigente, sistematizando o conhecimento e propondo solues (SEMINRIO SOBRE FAUNA AQUTICA..., 1994). Decorridos mais de 10 anos desde a realizao do Seminrio Sobre Fauna Aqutica e o Setor Eltrico Brasileiro, verificaram-se avanos relevantes na atuao das concessionrias de hidroeletricidade na rea ambiental, como a sensvel reduo nas estocagens com espcies no-nativas, mudanas nos protocolos de estocagem, no monitoramento e no esforo sobre o entendimento do sistema a ser manejado (ver Captulo 7). Entretanto, muitas recomendaes ainda so ignoradas e erros continuam a ser cometidos.

229

Neste captulo so discutidos alguns temas recorrentes nos embates entre especialistas do Setor Eltrico, das Universidades, dos rgos ambientais e entre os ambientalistas. Todos os temas propostos relacionam-se direta ou indiretamente com as aes de manejo e as tentativas de atenuar impactos dos represamentos sobre os recursos pesqueiros ou seus usurios. Assim, so discutidos os mecanismos de transposio de peixes (Captulo 6.1), as estocagens ou peixamentos (6.2), a aqicultura, com nfase naquela praticada em guas pblicas (6.3), a mortandade de peixes em barragens (6.4), a remoo prvia da vegetao e seus reflexos na qualidade de gua e ictiofauna (6.5), a introduo de espcies deliberada ou acidental (6.6) e o controle da pesca pelos rgos ambientais (6.7).

Potrebbero piacerti anche