Sei sulla pagina 1di 4

O REINO DE DEUS II Marcos 1.

14,15 Depois de Joo ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo est cumprido, e o REINO DE DEUS est prximo; ARREPENDEI-VOS e CREDE no evangelho. O reino de Deus percorre ambos os Testamentos, focalizando o propsito de Deus para a histria mundial. No Antigo Testamento, Deus declarou que exerceria a sua soberania governando a vida e a circunstncia do povo, atravs do seu Rei escolhido,o Messias davdico. Daniel 4.34,35 Mas ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor,levantei os olhos ao cu, tornou-me a vir o entendimento, e eu BENDISSE o Altssimo, e LOUVEI, e GLORIFIQUEI ao que vive para sempre, cujo DOMNIO SEMPITERNO, e cujo REINO DE GERAO EM GERAO. Todos os moradores da terra so por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exrcito do cu e os moradores da terra; no h quem lhe possa deter a mo, nem lhe dizer: Que fazes? Isaias 9.6,7 Porque um menino nos nasceu, um filho se n os deu; o GOVERNO EST SOBRE OS SEUS OMBROS; e o seu nome ser; Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Prncipe da Paz; para que se AUMENTE O SEU GOVERNO, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juzo e a justia, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exrcitos far isto. O que o reino de Deus? Anthony Hoekema o definiu assim: O reino de Deus deve ser entendido como o Reinado dinamicamente ativo de Deus na histria humana atravs de Jesus Cristo, cujo propsito a redeno do povo de Deus do pecado e de poderes demonacos, e o estabelecimento final dos novos cus e nova terra. Isto significa que o grande drama da Histria da salvao foi inaugurado e que a nova era foi instaurada. O reino no deve ser entendido como apenas a salvao de certos indivduos ou mesmo como o reino de Deus no corao de seu povo; no significa nada menos que o reino de Deus sobre todo o seu universo criado (A Bblia e o Futuro, p.57). O reino de Deus uma realidade tanto presente como futura. Esse reino entrou na histria em Jesus, para triunfar sobre o mal, libertar os homens do pecado e para traz-los para seu reinado. E este reino aparecer no final da histria como um ato escatolgico. Em outra palavra, o reino de Deus envolve tanto seu cumprimento na histria como sua consumao ao fim da histria.

Aquele que cr em Jesus Cristo faz parte do reino no tempo presente, desfruta de suas bnos e compartilha de suas responsabilidades. Ao mesmo tempo, ele percebe que o reino presente agora, apenas em estado provisrio e incompleto, e por causa disso, ele aguarda por sua consumao final no fim da era. Pelo fato de o reino ser tanto presente como futuro, podemos dizer que ele, agora, est escondido de todos, exceto daqueles que tm f em Cristo; um dia ele ser totalmente revelado, de forma que at seus inimigos tero de reconhecer e curvar-se perante seu governo. Este reino a ao de Deus na histria para estabelecer seu reinado, que vem por meio da graa soberana de Deus, na qual os homens ingressam por meio da f e do arrependimento, mediante os quais eles so mais e mais capacitados a se submeterem ao governo de Deus, em todas as reas de sua vida. Geerhardus Vos disse: Arrependimento e f so simplesmente os dois aspectos principais do Reino, so a justia e a graa salvadora de Deus traduzidas em termos da experincia subjetiva humana (O reino de Deus e a igreja, p. 125). O reino est relacionado com a histria da Igreja e do mundo. Existe uma conexo entre o reino e a igreja, mas ambos no so realidades idnticas, nem mesmo na presente era. O reino a totalidade da atividade redentora de Deus, em Cristo, neste mundo. Podemos dizer que o domnio do reino de Deus sobre todas as esferas do cosmos o tema predominante em toda a Escritura, abrangendo desde o reino da criao at o reino da redeno A igreja a assemblia daqueles que pertencem a Jesus Cristo. Ela o instrumento do reino, onde o exerccio das chaves do reino administrado. Mateus 16.19 Dar-te-ei as chaves do REINO DOS CUS; o que ligares na terra ter sido ligado nos cus; e o que desligares na terra ter sido desligado nos cus. Esta metfora especifica como os apstolos so o fundamento da igreja; foi-lhes dado o poder de ligar e desligar, ou as chaves que fecham e abrem portas. Efsios 2.20 Edificados sobre o FUNDAMENTO DOS APSTOLOS e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus,a pedra angular. Os apstolos abrem o reino queles que compartilham da confisso de Pedro e excluem aqueles que no recebem o seu testemunho a respeito de Cristo.

Atravs dos apstolos Jesus revela sua prpria palavra de autoridade do reino. O fundamento apostlico da igreja repousa sobre a Palavra escrita de Deus, as Escrituras, que so as chaves da autoridade de Cristo na igreja, atravs do poder do Esprito. A igreja a assembleia daqueles que receberam o evangelho do reino mediante a f, que participam da salvao do reino, salvao essa que inclui o perdo de pecados, a adoo por parte de Deus, a presena do Esprito Santo, a posse da vida eterna. So aqueles em cuja vida o reino toma forma visvel: a luz do mundo, o sal da terra; aqueles que tomaram sobre si mesmos o jugo do reino, os que vivem conforme os mandamentos de seu ReI. A igreja, como agente do reino, exortada a pregar o evangelho ao mundo. Ridderbos disse que a igreja igualmente a comunidade daqueles que aguardam a vinda do reino em glria (O reino de Deus, reino dos cus, p. 1386). O que caracteriza a escatologia do Novo Testamento a tenso entre o j e o ainda no. O crente j est na era escatolgica, mas ainda no est no estado final. Ele j experimenta a presena do Esprito Santo, mas ainda espera por seu corpo ressurreto. Ele vive nos ltimos dias, mas o ltimo dia ainda no chegou. Os conceitos de escatologia inaugural e futura no so mutuamente exclusivos. O reino j uma realidade presente para os crentes. Mesmo assim, ns ainda no estamos experimentando tudo o que Deus tem para ns, pois existe uma manifestao futura do reino pela qual ainda aguardamos. Concluso O reino de Deus nada menos que o projeto de Deus para a histria e, o alvo final do reino a sua vitria que envolve toda a criao. Aqui, eu penso, importante trazer um comentrio sobre uma distino entre reino dos cus e reino de Deus feita pela teologia dispensacionalista. Enquanto os dispensacionalistas acreditam que o Reino de Deus e Reino dos Cus estejam se referindo a coisas diferentes, claro que ambas as frases esto se referindo mesma coisa. A frase "o reino de Deus" ocorre 68 vezes em 10 diferentes livros do Novo Testamento, enquanto que o "reino dos cus" ocorre apenas 32 vezes, e s no Evangelho de Mateus. Com base no uso exclusivo de Mateus da frase e na natureza judaica de seu Evangelho, alguns intrpretes concluram que Mateus estava escrevendo a respeito do reino milenar, enquanto que os outros autores do Novo Testamento estavam se referindo ao reino universal. No entanto, um estudo mais profundo da utilizao da frase revela que esta interpretao no correta.

Por exemplo, falando com o jovem rico, Cristo usa os termos "reino dos cus" e "reino de Deus" alternadamente. "Disse ento Jesus aos seus discpulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrar no REINO DOS CES" (Mateus 19:23). No versculo seguinte, Cristo proclama: "E outra vez vos digo que mais fcil um camelo passar pelo fundo duma agulha, do que entrar um rico no REINO DE DEUS" (v. 24). Jesus no faz distino entre os dois termos, mas parece consider-los sinnimos. Marcos e Lucas usaram "reino de Deus" onde Mateus usou "reino dos cus" frequentemente em narrativas paralelas da mesma parbola. Compare Mateus 11.11-12 com Lucas 7.28; Mateus 13.11 com Marcos 4.11 e Lucas 8.10; Mateus 13.24 com Marcos 4.26; Mateus 13.31 com Marcos 4.30 e Lucas 13.18; Mateus 13.33 com Lucas 13.20; Mateus 18.3 com Marcos 10.14 e Lucas 18.16; e Mateus 22.2 com Lucas 13.29. Em cada caso, Mateus usou a expresso "reino dos cus", enquanto Marcos e/ou Lucas usaram "reino de Deus." Claramente, as duas frases referem-se mesma coisa.

Potrebbero piacerti anche