Sei sulla pagina 1di 3

Escola Estadual Isabel da Silva Polck

Prova Bimestral Lngua Portuguesa Prof: Juliana, Slvia e Tarcsio

Ano: 2013 Srie: 1 ano Turma: ________ Data: ___/___/___ Nota:_________

Nome: ________________________________________________ N: ______

Jardins bonitos h muitos, mas s traz alegria o jardim que nascer dentro da gente. (Rubem Alves)

Observe os textos abaixo: 01 02 03

Todos os textos so construdos e utilizados socialmente com uma finalidade. Cada um deles pertence a um grupo que chamamos de Gnero textual, que reconhecido por suas caractersticas fsicas, contedo, assunto, objetivo, funo, etc. 01) Sobre os textos acima, respectivamente, podemos identificar como caracterstica e funo principal: a) b) c) d) 01- recreativa, 02- instrutiva e 03- instrutiva; 01- informativa, 02- informativa e 03- recreativa; 01- recreativa, 02- instrutiva e 03- informativa; 01- recreativa, 02- informativa e 03- instrutiva.

TEXTO 2:

(Angeli. Folha de So Paulo, 25/04/1999)

02) A atitude de Romeu em relao a Dalila revela: a) compaixo. b) companheirismo. c) insensibilidade. d) revolta. TEXTO 3: Retrato falado do Brasil (Srgio Abranches)

Comecei a aula com uma pergunta: "O que diferencia a questo social no Brasil e nos EUA?". Silncio geral. Imaginei que os alunos no tivessem lido o captulo. Afirmaram que sim. Foi s ento que eu, imaturo, sem o olhar treinado para capturar atitudes e comportamentos em pequenos gestos, percebi o constrangimento da turma. O sinal, caracterstico, que retive como lio das formas sutis do preconceito era o olhar coletivo de soslaio para o nico negro na sala. Dirigi-me a ele e denunciei: "Seus colegas esto constrangidos em falar de racismo na sua frente". Esta cena se repete toda vez que falo em pblico sobre a desigualdade racial no Brasil e h aquela pessoa negra, solitria, na plateia. Recentemente, numa palestra para gerentes de um banco, havia uma jovem gerente negra. Uma das raras mulheres e a nica pessoa negra. Enfrentou duas correntes discriminatrias para estar ali: ser negra e ser mulher. Os colegas se sentiam desconfortveis porque eu falava do "problema dela". "Ela" no tinha problema, claro. Era uma pessoa natural, do gnero feminino e negra. Nascemos assim. O problema os outros no quererem ver a discriminao. Essa inverso tpica que caracteriza a questo racial no Brasil. como se os negros tivessem um problema de cor, e no a sociedade o problema do preconceito.
(ABRANCHES, Srgio. Retrato falado do Brasil. Veja, So Paulo, ano 36, n. 46, p. 27, nov. 2003. Adaptao.)

03) O texto diz respeito : a) desigualdade racial nos Estados Unidos. b) desigualdade racial no Brasil. c) diferena de oportunidades entre homens e mulheres. d) diferena de oportunidades entre ricos e pobres. 04) A sociedade no quer enxergar a discriminao racial por achar que: a) esse problema pertence ao negro. b) essa questo idntica nos EUA e no Brasil. c) muitos gerentes de banco so homens negros. d) a mulher negra tem oportunidades na carreira. 05) Em Ela no tinha problema, claro." o termo destacado foi empregado para demonstrar o preconceito: a) do autor do texto. b) dos colegas da negra. c) da gerente negra. d) dos colegas negros. 06) As ideias desenvolvidas no texto revelam um autor: a) solidrio com os alunos brancos. b) compreensivo com os racistas. c) solidrio com os negros. d) compreensivo com as mulheres.

07) Observe a tirinha abaixo e assinale a opo incorreta quanto linguagem adotada:

a) b) c) d)

Na tirinha, observa-se apenas a linguagem no-verbal. Na tirinha, h o uso dos dois tipos de linguagem: verbal e no-verbal. O personagem (filho) no domina adequadamente a lngua escrita, como se pode observar no bilhete. O personagem (filho) domina a lngua falada.

TEXTO 4: A, Galera!

Jogadores de futebol podem ser vtimas de estereotipao. Por exemplo, voc pode imaginar um jogador de futebol dizendo estereotipao? E, no entanto, por que no? - A, campeo. Uma palavrinha pra galera. - Minha saudao aos aficionados do clube e aos demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares. - Como ? - A, galera. - Quais so as instrues do tcnico? - Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de conteno coordenada, com energia otimizada, na zona de preparao, aumentam as probabilidades de, recuperado o esfrico, concatenarmos um contragolpe agudo com parcimnia de meios e extrema objetividade, valendo-nos da desestruturao momentnea do sistema oposto, surpreendido pela reverso inesperada do fluxo da ao. - Ahn? - pra dividir no meio e ir pra cima pra peg eles sem cala. - Certo. Voc quer dizer mais alguma coisa? - Posso dirigir uma mensagem de carter sentimental, algo banal, talvez mesmo previsvel e piegas, a uma pessoa qual sou ligado por razes, inclusive, genticas? - Pode. - Uma saudao para a minha progenitora. - Como ? - Al, mame! - Estou vendo que voc um, um... - Um jogador que confunde o entrevistador, pois no corresponde expectativa de que o atleta seja um ser algo primitivo com dificuldade de expresso e assim sabota a estereotipao? - Estereoqu? - Um chato? - Isso.
(Lus Fernando Verssimo (Correio Braziliense, 13/05/1998)

c) o uso da expresso galera, por parte do entrevistador, e da expresso progenitora, por parte do jogador. d) o desconhecimento, por parte do entrevistador, da palavra estereotipao, e a fala do jogador em pra dividir no meio e ir pra cima pra peg eles sem cala. e) o fato de os jogadores de futebol serem vtimas de estereotipao e o jogador entrevistado no corresponder ao esteretipo. 09) O texto mostra uma situao em que a linguagem usada inadequada ao contexto. Considerando as diferenas entre lngua oral e lngua escrita, assinale a opo que representa tambm uma inadequao da linguagem usada ao contexto: a) o carro bateu e capot, mas num deu pra v direito - um pedestre que assistiu ao acidente comenta com o outro que vai passando. b) E a, meu! Como vai essa fora? - um jovem que fala para um amigo. c) S um instante, por favor. Eu gostaria de fazer uma observao - algum comenta em uma reunio de trabalho. d) Venho manifestar meu interesse em candidatar-me ao cargo de Secretria Executiva desta conceituada empresa - algum que escreve uma carta candidatando-se a um emprego. e) Porque se a gente num peg no p deles, em pouco tempo no vai ter mais comida pro povaru da redondeza. - um professor universitrio em um congresso internacional. 10) A expresso peg eles sem cala poderia ser substituda, sem comprometimento de sentido, em lngua culta, formal, por: a) b) c) d) e) peg-los na mentira. peg-los desprevenidos. peg-los em flagrante. peg-los rapidamente. peg-los momentaneamente

08) O texto retrata duas situaes relacionadas que fogem expectativa do pblico. So elas: a) a saudao do jogador aos fs do clube, no incio da entrevista, e a saudao final dirigida sua me. b) a linguagem muito formal do jogador, inadequada situao da entrevista, e um jogador que fala, com desenvoltura, de modo muito rebuscado.

Boa prova!

Potrebbero piacerti anche