Sei sulla pagina 1di 5

ESCATOLOGIA INDIVIDUAL MORTE FSICA II Abordemos a questo da morte fsica.

O problema saliente, que encaramos aqui, a conexo entre pecado e morte. A morte veio para o mundo como resultado do pecado, ou teria havido morte mesmo que no tivesse havido pecado? Quando falamos do problema da conexo entre pecado e morte, temos em mente a questo da origem da morte na vida do homem, no da origem da morte no mundo animal e vegetal. Parece bem provvel que deve ter havido morte no mundo animal e vegetal ANTES da queda do homem no pecado. Embora os telogos cristos, de modo geral, tm considerado que a morte humana um dos resultados do pecado do homem, alguns professores cristos tm ensinado diferentemente. Pelgio, um monge britnico que ensinava em Roma no sculo quinto A D., admitia que o pecado de Ado trouxe a morte para dentro do mundo. Mas Celestius, o discpulo de Pelgio, que se tornou lder do movimento pelagiano, ensinava que Ado fora criado mortal, e teria morrido de qualquer forma, tivesse ele pecado ou no. Os socinianos (discpulos de Fausto Socinos) do tempo da Reforma desenvolveram uma viso similar de Celestius. Karl Barth tambm ensinou que a morte do homem no foi resultado de sua queda no pecado, mas um aspecto da boa criao de Deus. Deus, desde o princpio, planejou que a vida do homem na terra teria um fim. Esta posio, entretanto, desperta inmeras questes. Se o homem fosse morrer de qualquer forma, parte de sua queda no pecado, por que a Bblia relaciona to consistentemente o pecado juntamente com a morte? Se a morte era parte da boa criao de Deus e o fim natural do homem, por que teve Cristo de morrer por nossos PECADOS? E mais, se a morte o fim do homem, por que Cristo RESSUSCITOU dos mortos? E por que a Bblia ensina que tanto crentes como descrentes RESSUSCITARO igualmente dentre os mortos? Entendemos que a Bblia ensina que a morte, no mundo humano, no um aspecto da boa criao de Deus, mas um dos resultados da queda do homem no pecado. Vejamos as evidncias que a Escritura d sobre este assunto. Vejamos, primeiramente, Gnesis 2.16,17: E lhe deu esta ordem: De toda rvore do jardim comers livremente, mas da rvores do conhecimento do bem e do mal NO comers; porque no dia em que dela comeres, certamente MORRERS.

Esta passagem ensina claramente a conexo entre pecado e morte. Deus ameaou o homem com a morte, como penalidade, por comer da rvore proibida. A expresso hebraica usada no texto na verdade, significa: voc dever CERTAMENTE morrer. Poderamos levantar a questo: Que significam as palavras NO DIA em que dela comeres? Ser que estas palavras pretendem transmitir a ideia de que Ado morreria exatamente no dia cronolgico no qual ele comeu do fruto proibido? Geerhardus Vos chama a ateno para o fato de que a expresso NO DIA em que dela comeres simplesmente um idiomatismo hebraico que significa: to certo como tu dela comeres. Vos cita, como expresso paralela, I Reis 2.37, onde Salomo diz a Simei: Porque h de ser que NO DIA em que sares e passares o ribeiro de Cedrom, fica sabendo que ser morto. Outro exemplo para este idiomatismo encontrado em xodo 10.28 que se refere a Faro, dizendo para Moiss: Retira-te de mim e guarda-te que no mais vejas o meu rosto; porque NO DIA em que vires o meu rosto, morrers. Em ambas as passagens, a expresso NO DIA significa simplesmente to certo como. Se entendermos a expresso de Gnesis 2.17 no mesmo sentido, concluiremos, portanto, que ela no significa necessariamente NO EXATO DIA que comeres deste fruto morrers, mas antes: TO CERTO COMO tu comes deste fruto morrers. Mas, qu dizer da expresso: certamente morrers? O significado bvio e primeiro do verbo hebraico muth morrer de morte fsica. luz do restante das Escrituras, entretanto, a morte deve ser entendida como significando MAIS do que a simples morte fsica. O significado mais profundo da morte tem de ser a separao de Deus. A morte, portanto, inclui o que geralmente chamamos de morte espiritual: isto , a quebra da comunho do homem com Deus. Por causa do pecado de Ado, cada ser humano est agora, por natureza, num estado de morte espiritual. Efsios 2.1 afirma: Ele vos deu vida, estando vs MORTOS nos vossos DELITOS e PECADOS, nos quais andastes outrora. Em outras palavras, depois de o homem ter pecado, imediatamente, morreu no sentido espiritual e, por causa disso, ficou sujeito ao que chamamos de morte eterna separao eterna da presena amorosa de Deus. Ao mesmo tempo, o homem entrou num estado no qual a morte corporal se tornou agora inevitvel. Gnesis 3.19 afirma: No suor do rosto comers o teu po, at que TORNES T ERRA, pois dela foste formado: porque tu S P e ao p TORNARS .

Estas palavras descrevem o castigo divinamente ordenado para o pecado. Aqui a morte est vividamente retratada, no como um fenmeno natural, mas como um aspecto da maldio que veio sobre o homem por causa do seu pecado. A conexo necessria entre pecado e morte no ensinada apenas no Antigo Testamento, mas tambm no Novo. Romanos 5.12 muito claro neste ponto: Portanto, assim como por um s homem entrou o PECADO no mundo, e pelo pecado a MORTE, assim tambm a morte PASSOU a todos os homens porque todos PECARAM. Em Romanos 8.10, Paulo diz: Mas Cristo est em vs, vosso CORPO est MORTO por causa do PECADO, mas vosso Esprito est vivo por causa da justia. Como vemos de acordo com as Escrituras, a morte do corpo um resultado do pecado. Podemos citar mais uma passagem, em 1 Corntios 15.21: Visto que a MORTE veio por um homem, tambm por um homem veio a ressurreio dos mortos. Tendo considerado a conexo entre a morte e pecado, prossigamos para atentar para a morte luz da redeno. A Bblia ensina que Cristo veio ao mundo para conquistar e destruir a MORTE. O autor de Hebreus, em 2.14,15, escreve da seguinte forma: Visto, pois, que os filhos tm participao comum de carne e sangue, destes tambm ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, DESTRUISSSE aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse a todos os que, pelo PAVOR da morte, estavam sujeitos escravido por toda a vida Cristo assumiu a natureza do homem e morreu por ns a fim de, pela morte, poder destruir a morte. A conquista da morte, portanto, deve ser vista como uma parte essencial da obra redentora de Cristo. Cristo no redime seu povo apenas do pecado; ele tambm o redime dos resultados do pecado, e a morte um deles. E, assim, lemos em 2 Timteo 1.10 que Cristo DESTRUIU a morte e trouxe luz a vida e a imortalidade. Por causa disto, o fato de que na nova Jerusalm no mais haver morte uma culminao adequada da obra redentora de Cristo. Apocalipse 21.4 afirma: E lhes enxugar dos olhos toda lgrima, e a MORTE NO EXISTIR, j NO haver LUTO, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.

Ento surge a questo: porque os crentes tm de morrer? Por que eles no poderiam ascender aos cus imediatamente aps o fim de seus dias terrenos, sem ter de atravessar o processo doloroso de morrer? Esta questo levantada no catecismo de Heidelberg, Questo 42: Ento, uma vez que Cristo morreu POR NS, porque temos NS tambm de MORRER? A resposta reza o seguinte: Nossa morte NO uma satisfao de nossos pecados, mas APENAS um morrer PARA os pecados e ENTRAR na vida eterna. O Catecismo Maior tratando desta questo, na pergunta 85 afirma que a morte do crente vem do AMOR de Deus, para os LIVRAR perfeitamente do PECADO e MISRIA, e os TORNAR capazes de MAIOR COMUNHO com Cristo em glria, na qual eles IMEDIATAMENTE entram. O Breve Catecismo, na pergunta 37 diz: Quais so as bnos que os crentes recebem de Cristo na hora da morte? A resposta diz o seguinte: A alma dos fiis, na HORA da morte, APERFEIOADA em santidade, e imediatamente ENTRA na glria; e o CORPO, que continua UNIDO a Cristo, DESCANSA na sepultura at a ressurreio. Disso tudo, conclumos que, para ns cristos, a morte no um pagamento pelos pecados, e no mais uma punio pelo pecado, mas fonte de bno. Na vida presente, o pecado o fardo mais pesado que temos de carregar. Mas a morte trar um fim ao ato de pecar. Nossa morte ser uma entrada na vida eterna. Entraremos nas riquezas plenas da vida eterna somente aps termos passado atravs do portal da morte. Por causa disso, Paulo pode dizer, em Filipenses 1.21: para mim o VIVER Cristo e o MORRER LUCRO e, em 2 Corintios 5.8 diz: preferindo DEIXAR o corpo e habitar com o Senhor. Concluso A morte, nosso ltimo inimigo, atravs da obra de Cristo, tornou-se nosso amigo. Nosso oponente mais temvel veio a se para ns o servo que ABRE as portas para a felicidade celestial. A morte para o cristo, portanto, no o fim, mas um glorioso novo incio.

Potrebbero piacerti anche