Sei sulla pagina 1di 7

Criar Conta | Iniciar sesso

INCIO

ENCICLOPDIA

DIRECTRIO DE SERVIOS

MARCAO DE CONSULTAS

Catch Him Cheating On You


Spokeo.com/Cheating-Spouse-Search

1) Enter His Email Address 2) See Hidden Pics & Social Profiles Now!
Enciclopedia > Aparelho locomotor/exerccio fsico

Periartrite do ombro
por Medipdia
Recommend 18 11

Email

Imprimir

Actualizado em 17 Abr. 2012

Aparelho locomotor/exerccio fsico

MEDICINA FSICA E REABILITAO

Ver todos

Designa vrias alteraes caracterizadas pelo aparecimento de dor e por uma limitao dos movimentos do ombro, as quais podem ter uma evoluo aguda, crnica ou recidiva.
ORTOPEDISTAS
> Anatomia > Causas > Manifestaes e evoluo
Ver todos

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

> Tratamento > Movimentos do brao

REUMATOLOGISTAS
Topo

Ver todos

Anatomia
O ombro constitui a articulao escpulo-umeral, atravs da qual a cabea do

mero, de forma esfrica, encaixa na cavidade glenoideia da omoplata, sendo uma articulao com grande mobilidade, j que a cabea do mero pode deslizar em vrios sentidos no interior da cavidade. Esta articulao constituda por vrias estruturas de msculos e ligamentos que lhe conferem estabilidade e permitem uma grande mobilidade. Entre estes elementos destacam-se a cpsula articular, constituda pela articulao e por uma srie de msculos, o infra-escapular, o supra-espinhoso, o infra-espinhoso e o grande redondo, que em conjunto constituem a denominada "coifa dos rotadores", que a rodeiam ao longo da face anterior e posterior. Para alm destes, o msculo deltide, que reveste toda a articulao, tambm participa activamente em alguns dos seus movimentos, j que esta zona encontra-se unida a vrios tendes, como o caso do tendo longo do bicpite, que atravessa a prpria cpsula articular. Por fim, esta zona do corpo constituda por vrias bolsas serosas repletas de lquido (subdeltide, subacromial, subcoracide), as quais amortecem o atrito dos vrios elementos da articulao durante os movimentos.

+ teis

recentes

Dor lombar e citica


Aparelho locomotor/exerccio fsico

Dor cervical
Aparelho locomotor/exerccio fsico

Artrose
Aparelho locomotor/exerccio fsico

Ndulos e plipos das cordas vocais


Aparelho respiratrio/glndulas endcrinas

Leses dos meniscos


Aparelho locomotor/exerccio fsico

Tumores benignos do ovrio


Aparelho reprodutor/sexualidade

Clnica Nishimura
Topo

Causas

www.nishimura.pt

A doena pode ser provocada por variadas alteraes nos vrios elementos que compem a articulao do ombro. Por exemplo, a inflamao da cpsula articular,
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

Clnica da Coluna Vertebral Tratamentos No Cirrgicos

pdfcrowd.com

denominada capsulite, e os problemas inflamatrios dos tendes prximos da articulao, como a tenossinovite bicipital ou a tendinite do supra-espinhoso, provocam uma grande limitao dos movimentos do ombro, podendo evoluir para uma tendinite calcificante devido ao depsito de clcio no tecido. Para alm disso, a inflamao das bolsas serosas, designada bursite, tambm provoca uma grande limitao dos movimentos do ombro, o que costuma ser acompanhado por dor. Por vezes, no possvel determinar com exactido a causa que proporcionou a manifestao dos problemas, tendo em conta que alguns casos podem ser influenciados pelo desgaste sofrido por alguns elementos articulares ao longo dos anos. Para alm disso, qualquer agresso, independentemente de ser provocada por esforos ou traumatismos, mesmo mnima, repetindo-se regularmente, pode desencadear processos inflamatrios e at uma retraco da cpsula articular. O problema costuma afectar, com frequncia, um determinado tipo de trabalhadores, cuja actividade submete o ombro a microtraumatismos constantes devido utilizao de mquinas que produzem vibraes, como martelos pneumticos, perfuradoras, prensas, etc., e nos praticantes de determinados desportos que provocam esforos ao nvel do ombro, como o tnis.

Catch Him Cheating On You


Spokeo.com/Cheating-Spouse-Search

1) Enter His Email Address 2) See Hidden Pics & Social Profiles Now!

Manifestaes e evoluo
Os sinais e sintomas que caracterizam a doena so a dor e a limitao dos

Topo

movimentos. No entanto, a forma de aparecimento, a intensidade e a evoluo das manifestaes variam significativamente de caso para caso, de acordo com a leso responsvel. Por vezes, as dores aparecem bruscamente e adquirem, desde o incio, uma grande intensidade, enquanto que noutros casos podem desenvolver-se de
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

forma insidiosa e gradual. A tendinite do supra-espinhoso, normalmente provocada por traumatismos, proporciona o aparecimento de dor que se pode manifestar de forma brusca ou evoluir ao longo de alguns dias, perturbando todos os movimentos do ombro. Na tenossinovite do bicpite, a dor, que afecta a face anterior e tanto pode surgir de forma sbita como gradual, dificulta essencialmente a rotao externa. Por outro lado, a bursite subdeltide costuma provocar uma dor aguda e muito intensa na parte superior do ombro, a qual aumenta perante qualquer movimento, o que obriga a pessoa afectada a segurar, de maneira instintiva, o brao afectado com o saudvel, de modo a mant-lo em repouso. Estas alteraes podem ser de durao varivel, de alguns dias a vrias semanas, aps as quais costumam ceder de forma espontnea ou atravs do tratamento adequado. Por outro lado, a capsulite tem uma evoluo e consequncias um pouco diferentes. Costuma ter incio com uma dor moderada no ombro e no brao, que vai gradualmente aumentando, sendo mais intensa durante a noite. Embora a dor, ao fim de alguns dias ou semanas, comece a diminuir de intensidade at desaparecer por completo, ao mesmo tempo pode provocar uma retraco da cpsula inflamada, o que provoca alguma e, por vezes, total limitao designao de "ombro congelado", porque a articulao fica totalmente bloqueada. Embora, por vezes, a dor desaparea de forma espontnea ao fim de poucas semanas, o mais habitual que, se no se efectuar o tratamento adequado, a limitao dos movimentos persista durante meses ou at mesmo anos.
Informaes adicionais

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Tratamento

Topo

Durante a fase aguda, o tratamento baseia-se na utilizao de anti-inflamatrios e analgsicos, independentemente de serem administrados por via oral, aplicados atravs de pomadas na zona ou at injectados na articulao atravs de infiltraes. A aplicao de gelo ou a utilizao de fontes de calor tambm podem, consoante o caso, contribuir para o alvio das dores. Ao mesmo tempo que se procede administrao de medicamentos para diminuir a intensidade da dor, deve-se recorrer fisioterapia, nomeadamente atravs de exerccios que ajudem a recuperar a mobilidade do ombro e a prevenir a sua rigidez. Contudo, os exerccios no devem ser realizados durante a fase aguda, pois poderiam ser prejudiciais, mas sim quando a dor comear a diminuir de intensidade graas medicao. Os exerccios, inicialmente passivos e posteriormente activos, devem ser prescritos pelo mdico, consoante o caso, e realizados at se obter uma movimentao normal. Em caso de desenvolvimento de capsulite retrctil, pode ser necessrio recorrer a um tratamento fisioteraputico prolongado, por vezes durante vrios meses, at que a recuperao seja total.

Movimentos do brao
brao, cada um deles com uma denominao especfica: Flexo: movimentar o brao para a frente. Extenso: movimentar o brao para trs.
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

Topo

O ombro uma articulao que permite a realizao de inmeros movimentos pelo

pdfcrowd.com

Aduo: aproximar o brao ao tronco. Abduo: separar o brao do tronco at aos 90. Elevao: movimentar o brao separado 90 do corpo at aos 180, ou seja, at praticamente tocar na orelha. Circunduo: descrever um movimento circular com o membro superior. Rotao interna: rodar o brao sobre a sua prpria estrutura para dentro. Rotao externa: rodar o brao sobre a sua prpria estrutura para fora.

Recommend

18

11

Para saber mais consulte o seu Especialista em Medicina Fsica e Reabilitao ou o seu Ortopedista ou o seu Reumatologista Este artigo foi til? Sim
No
Imprimir Enviar a um amigo

Artigos relacionados
> Ossos do membro inferior > Ossos do membro superior

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Sobre a Medipdia
Quem somos Contactos Perguntas frequentes Testemunhos

A Nossa Oferta
Marcao de Consultas Directrio de Servios Enciclopdia Farmcias de Servio

2012 Medipdia. Todos os direitos reservados.


Utilizao e privacidade

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Potrebbero piacerti anche