Sei sulla pagina 1di 2

Reviso (7 Srie) Professora: Lvia Borgo

MOLUSCOS ANELDEOS ARTRPODES EQUINODERMOS

1. Quais so as caractersticas dos animais representantes do grupo dos moluscos? E as do grupo dos aneldeos? 2. Alguns animais apresentam caractersticas externas semelhantes. O que diferencia uma sanguessuga de uma minhoca? Relacione as colunas: ( a ) Poliquetas ( b ) Oligoquetas ( c ) Hirudneos ( ) Aneldeos de corpo achatado, sem cerdas, com ventosas nas extremidades do corpo. ( ) Aneldeos sem cabea destacada, com poucas cerdas no corpo e respiram pela pele. ( ) Aneldeos marinhos, com numerosas cerdas e so os primeiros animais a apresentar uma excelente capacidade de regenerao. 3. Como as minhocas se reproduzem apesar de serem hermafroditas? Qual a importncia das minhocas no solo? 4. Os aneldeos dividem-se em trs grupos. Quais so esses grupos e quais as principais caractersticas de cada um? 5. Quais so as partes do corpo dos moluscos? Explique cada uma. 6. Os moluscos dividem-se em classes. Quais so essas classes e quem pertence a elas? 7. (FGV) A tabela apresenta algumas caractersticas de algumas classes do filo Arthropoda:

Na tabela, Arachnida, Crustacea e Insecta esto respectivamente representados pelos nmeros: A) 1, 2 e 3 B) 1, 3 e 2 C) 2, 3 e 1 D) 3, 1 e 2 E) 3, 2 e 1. 8. So animais de corpo segmentado dividido em anis. Habitam ambientes aquticos e terrestres. So divididos em trs classes principais: Poliquetos, Oligoquetos e Hirudneos. As caractersticas citadas acima se referem aos: a) moluscos b) artrpodes c) porferos d) aneldeos. 9. Os moluscos so animais de corpo mole, geralmente protegido por concha. So divididos em trs grupos principais de acordo com suas caractersticas. Assinale a alternativa que representa o nome dos grupos dos moluscos e exemplos de seus representantes:

a) Gastrpodes: caramujo, lesma; Bivalves: ostra, mexilho e Cefalpodes: Polvo, lula. b) Poliquetos: verme de fogo; Oligoquetos: minhoca e Hirudneos: sanguessuga. c) Insetos: moscas; Crustceos: Camaro e Aracndeos: aranha. d) Gastrpodes: ostra, lula; Bivalves: Polvo e caracol; Cefalpodes: lesma e mexilho. 10. As caractersticas abaixo, correspondem aos animais do filo Artrpodes, EXCETO : a) So animais de corpo segmentado. b) So exclusivamente aquticos. c) Possuem pernas articuladas. d) Possuem exoesqueleto, que trocado (ecdise) quando o animal precisa crescer. 11. Os filos que estudamos: Aneldeos, Moluscos e Artrpodes, pertencem a qual reino? a) Reino Monera b) Reino Protista c) Reino dos Fungos d) Reino dos Animais. 12. Identifique os animais abaixo de acordo com o filo: Caramujo Aranha Borboleta Estrela-do-mar

Filo: Bolacha da Praia

Filo: Polvo

Filo:

Filo:

Minhoca

Filo:

Filo:

Filo:

13. Os tatus-bolinhas do quadro pertencem a um determinado filo do Reino Animal:

Observe as caractersticas dos organismos estilizados no quadrinho: h segmentao do corpo e pernas articuladas. Apenas com essas duas caractersticas possvel classificar os organismos em qual filo? ________________________ 14. Identifique o filo que est sendo citado de acordo com as caractersticas Caractersticas Filo
Constituem um grupo de animais exclusivamente marinhos, dotados de um endoesqueleto (endo = dentro) calcrio muitas vezes provido de espinhos salientes So animais de corpo mole, mas a maioria deles possui uma concha que protege o corpo So animais de corpo segmentado, dividido em anis. Habitam ambientes aquticos e terrestres. So divididos em trs classes principais: Poliquetos, Oligoquetos e Hirudneos. Animais de corpo segmentado, pernas articuladas e que possuem exoesqueleto de quitina que trocado, todas as vezes que o animal vai crescer.

Potrebbero piacerti anche