Sei sulla pagina 1di 152

PROJETO DE FUNDAES

Prof.: Eng Carlos A.P. de Azevedo

FUNDAES
Projeto do edifcio
Fundaes de Edifcios

(controlado)

Clculo das cargas

(no controlado)

Investigao do terreno
(no controlado)

Definio do tipo e fundao


(controlado)

Normas Tcnicas de Referncia: NBR 5629 - Execuo de tirantes ancorados no terreno NBR 6118 - Projeto e execuo de obras de concreto armado (2003) NBR 6122 - Projeto e execuo de fundaes (1996) NBR 6134 - Postes e cruzetas de concreto armado (1980) NBR 6484 - Solo - Sondagens de simples reconhecimento com SPT Mtodo de Ensaio (2001) NBR 6489 - Prova de carga direta sobre terreno de fundao (1994) NBR 7185 - Solo - Determinao da massa especfica aparente "in situ", com emprego do frasco de areia (1986) NBR 9061 - Segurana de escavao a cu aberto (1985)

NBR 9603 - Sondagem a trado (1986) NBR 9813 - Solo - Determinao da massa especfica aparente "In Situ", com emprego de cilindro de cravao (1987) NBR 12069 - Solo - Ensaio de penetrao de cone in situ (CPT) (1991) NBR 12102 - Solo - Controle de compactao pelo mtodo de Hilf (1991) NBR 12131 - Estacas - Prova de carga esttica (1992) NBR 13208 - Estacas - Ensaio de carregamento dinmico (1994)

INVESTIGAO DO SUBSOLO

INVESTIGAO DO SUBSOLO
Uma anlise cuidadosa pode mostrar se um terreno tem o solo altamente compressvel, exigindo assim uma consolidao prvia. Uma sondagem tem por objetivo verificar a natureza do solo, a espessura das diversas camadas (estratificao), a profundidade e a extenso da camada mais resistente que dever receber as cargas da construo, e determinar o tipo da fundao a ser especificada. Verificao do NA (nvel d`gua).

INVESTIGAO DO SUBSOLO
Uma base prtica na construo, atravs da mecnica dos solos, onde definimos e classificamos os materiais que ocorrem na superfcie da crosta terrestre em: Rochas-solos rochosos (pedregulhosos) Solos renosos/siltosos (compacveis); Solos argilosos (consistentes).

PROCEDIMENTOS BSICOS ANTES DE SE DECIDIR PELO TIPO DE FUNDAO A SER UTILIZADA:


A)Visitar o local da obra, verificando se existem reas de alagados, charcos ou afloramento de rochas ; B)Visitar obras em andamento verificando as solues adotadas; nas proximidades,

C) Verificar obras construidas do mesmo porte sem patologias estruturais, pesquisando o tipo de fundao empregada; C) Realizar investigao geotcnica do subsolo - sondagem

O nmero de sondagens e sua localizao em planta dependem do tipo da estrutura e das caractersticas especficas do subsolo, devendo ser alocados de forma a resolver tcnica e economicamente o problema em estudo. As sondagens devem ser, no mnimo, de uma para cada 200 m2 de rea da projeo do edifcio em planta, at 1200 m2 de rea. Entre 1200 m2 e 2400 m2 deve-se fazer uma sondagem para cada 400 m2 que excederem de 1200 m2. Acima de 2400 m2 o nmero de sondagens deve ser fixado de acordo com a construo, satisfazendo ao nmero mnimo de: (a) duas sondagens para rea de projeo em planta do edifcio at 200 m2, e (b) trs para rea entre 200 m2 e 400 m2. Em casos de estudos de viabilidade ou de escolha do local, o nmero de sondagens deve ser fixado de forma que a distncia mxima entre elas seja de 100 m, com um mnimo de trs sondagens.

PLANTA

SP SONDAGEM A PERCUSSO

SONDAGEM A PERCUSSO

RELATRIO DE SONDAGEM

CONCEITOS
CAPACIDADE DE CARGA a carga que provoca a ruptura da fundao. influenciada pelas dimenses e pelo posicionamento da fundao, mas depende principalmente da resistncia e da compressibilidade do solo e da posio do nvel dgua.

RUPTURA
Ocorre quando a tenso no interior do macio de fundao supera a resistncia do material provocando a destruio da estrutura do solo ou da rocha ao longo de uma determinada superfcie (plano de ruptura).

ESCOAMENTO DO SOLO
Quando as tenses atuantes superam a resistncia do solo e produzem sua plastificao, o que pode levar a plena ruptura do material.

ADENSAMENTO DO SOLO
uma deformao do solo que ocorre a medida em que a gua vai sendo expulsa pelo excesso de presso aplicada pela fundao.

RECALQUES

Aterro (1o estgio) superfcie

RECALQUE HOMOGNEO

Aterro (2o estgio) superfcie

Deformao no solo de fundao

Curva: RECALQUE x TEMPO


Recalque (mm)

Tempo

RECALQUE DIFERENCIAL

Aterro (2o estgio) superfcie

Deformao maior em uma poro

RECALQUES

RADIER

RECALQUE UNIFORME

RECALQUES

ROMPIMENTO DO SOLO

RECALQUES DIFERENCIAIS

argila argila mole mole

rocha rocha

RECALQUES DIFERENCIAIS

argila argila mole mole

rocha rocha

RECALQUES DIFERENCIAIS

paleo paleovale vale areia areiaeecascalho cascalho rocha rochas s

RECALQUES DIFERENCIAIS

argila argilamole mole rocha rochas s

RECALQUES DIFERENCIAIS

areia areiacompacta compacta

argila argila

rocha rochas s

RECALQUES DIFERENCIAIS

TRANFERNCIA DE CARGAS

superfcie do terreno

TRANFERNCIA DE CARGAS

superfcie do terreno

TRANFERNCIA DE CARGAS

superfcie do terreno

Bulbo de Presses

BULBO DE PRESSES

Solo resistente

Solo pouco resistente

BULBO DE PRESSES

Solo resistente

PROBLEMAS !!! Solo pouco resistente

TIPOS DE FUNDAO
RASAS, SUPERFICIAIS OU DIRETAS Executadas em pequenas profundidades (ou mesmo superficialmente) transmitem a carga da estrutura ao terreno atravs de sua base.

PROFUNDAS OU INDIRETAS Executadas em maiores profundidades

FUNDAES RASAS ( TEORIA )


Na escolha do tipo de fundaes, as diretas ou

rasas so as primeiras a serem analisadas, devido a execuo simples e o baixo custo.

TIPOS DE FUNDAES SUPERFICIAIS

FUNDAES SUPERFICIAIS
Caso Simples (Baldrame)

Fundaes em Bloco ou Sapata

Sapata Bloco

Viga de Fundao e Radier

Viga de Fundao

Radier

s alcanada se a fundao rasa corresponder de 50% a 70% da rea do terreno, isto , se a rea de suporte necessria no clculo dimensional da fundao for menor. EXEMPLO: REA DO TERRENO = 250,00 m REA DA FUNDAO = 130,00 m PERCENTUAL = 52% REA DE SUPORTE CALCULADA RESULTOU EM 130,00m( OK! )

A economia

Caso

o local apresente aterro no compactado, argila mole, areia fofa e gua, as fundaes diretas ou rasas no so recomendadas. As cargas devem ser transmitidas ao terreno e solicitadas atravs das presses distribudas sob a base da fundao (Bulbo de Presses).

As

fundaes superficiais s podem ser assentadas uma profundidade de at duas vezes a sua menor dimenso em planta. Tecnicamente, so apoiadas diretamente sob as paredes e os pilares, que transmitem a carga para na fundao que, por sua vez solicita o solo pela carga aplicada no corpo da sapata.

Tanto os blocos

como as sapatas so os elementos de fundao mais simples e mais econmicos. Os blocos porm so at mais econmicos do que as sapatas para cargas reduzidas, visto a dispensa da utilizao de armaduras.

FUNDAES RASAS (SUPERFICIAIS)


-Quando a camada superficial do solo apresenta resistncia suficiente para suportar as cargas da edificao. -So as consideradas de menor custo. So executadas em concreto simples ou concreto armado, apoiados sobre terreno preparado e compactado.

FUNDAES RASAS (SUPERFICIAIS)


As dimenses e a armao da sapata dependem do clculo das cargas permanentes e das cargas acidentais (sobrecargas) a considerar, devendo-se sempre analisar criteriosamente as caractersticas de resistncia mecnica do solo de apoio.

EXECUO
1- limpeza do terreno, e fixao doRN; 2- demarcao da construo, com a implantao e demarcao do gabarito referencial, contendo o eixo e as faces laterais e a referncia de nvel; 3- abertura das valas, sendo manual ou mecnica ( sem alterar ou abalar o gabarito), 4- compactao das valas, com o uso de soquetes manuais, ou mecnicos (sapo mecnico).

5 -aplicao de uma camada de pedra 3 ou 4, com espessura varivel de 5 a 10 cm, ao longo da vala (lastro de brita), cuja finalidade de drenar (manter seco) a interface do solo com a base da sapata, trabalhando tambm como material de transio entre o solo e a sapata da fundao.
o lastro de pedras imprescindvel em obras de pavimentao de modo geral, fundo de galerias, base de aterros e de estacas e tubules (fundaes profundas), com as mesmas finalidades.

Obs :

Vale ressaltar que nos casos de fundaes de pequenas construes, a aplicao adequada de pedrisco `a pedra 2 com espessura critrio do engenheiro de execuo.

lastro de concreto magro com espessura de 5 a 10 cm, com a finalidade transitria do solo-brita base da sapata, cuja finalidade a de no permitir ou dificultar a higroscopia (vaporizao da gua) e o encharcamento da sapata, evitando-se assim a oxidao das armaduras da sapata.

6- Aplicar um

de madeira ou formas metlicas, devem ser inseridas ao longo da vala (sapata corrida baldrame ou sapata isolada) , com a finalidade de manter uma linearidade vertical e longitudinal, bem como o arrasamento da superfcie da sapata ou da viga baldrame, e fuga da gua de amassamento do concreto.

7- Formas

As armaes devem ser dimensionadas analiticamente, (clculo estrutural) devem ser moldadas ou dobradas, com uso de ferramentas adequadas, supervisionadas e inspecionadas principalmente quanto a fixao dos estribos ( ferragens transversais ) nas barras longitudinais.
8-

- Alicerces:
Os alicerces na generalidade dos casos so executados de forma contnua, sob a linha de paredes de uma edificao, utilizando-se: a) Sistema de alvenaria de tijolos macios, em bloco simples ou escalonado; b) Sistema de pedras argamassadas sobre lastro de concreto simples. c) Sistema de alvenaria sobre lajes de concreto armado(sistema misto).

impermeabilizao

Alicerce em alvenaria escalonada

Alicerce em laje de CA

a lvena ria c onc reto ferra g em

impermea biliza o

tijolos ma cios
la stro

Solo resistente

Alicerce de tijolos ma cios

Sa pa ta corrida

Blocos:
Elemento de fundao superficial de concreto, dimensionado de modo que as tenses nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura.

im p e rm e a b iliza o

p e d ra s d e m o A lv e n a ria d e p e d ra s

e sp e ra s

la stro So lo re siste n te

A lic e rc e e m a lv e n a ria d e p e d ra s

Blo c o d e c o n c re to c ic l p ic o

RADIER
uma grande laje, onde apiam-se todos os pilares e paredes da edificao. uma forma de dimensionamento das sapatas isoladas, se a rea das sapatas em planta ultrapassar 60% da rea da edificao, torna-se mais econmico execut-las devido a reduo considervel da execuo de formas. Aplicvel sobre solo instvel ou sujeitos a recalques

Ra d ie r fle x v e l

Ra d ie r rg id o

- Sapata:
Elemento de fundao superficial de concreto armado, dimensionado de modo que as tenses de trao produzidas necessitem do emprego de armaduras.

TIPOS DE SAPATAS ISOLADAS

SAPATA ISOLADA

SAPATA ISOLADA - ( COM ARRANQUES )

SAPATA CORRIDA

Utilizadas para carregamentos linearmente (cargas de paredes).

distribudos

Utilizada com sistema de alvenaria estrutural simples ou armada.

ALICERCES - SAPATA CORRIDA


Os alicerces so estruturas executadas pelo assentamento de pedras ou tijolos macios recozidos, em valas de pouca profundidade (entre 0,50 a 1,20 m), e largura variando conforme a carga das paredes.

SOLO RESISTENTE

ALICERCE DE TIJOLOS

SAPATA CORRIDA

CASA TRREA

SOBRADO

BALDRAME

SAPATA

FUNDAES PROFUNDAS ( TEORIA )

Tipos de fundaes profundas


ESTACAS PR-MOLDADAS

Caixes

ESTACAS ESCAVADAS

PAREDES DIAFRAGMA

ESTACAS HLICE CONTNUA

ESTACAS TIPO FRANKI

ESTACAS RAIZ

campnula
guincho

cachimbo de entrada do concreto cachimbo de sada do material

NT

NA
escoras perdidas

Colocao da campnula para trabalho de escavao sob presso hiperbrica com pessoal especializado

Concretagem sob presso hiperbrica

- RISCOS:
Queda de pessoas ao entrarem ou sarem; Soterramento; Queda de ferramentas e equipamentos; Choque eltrico; Infeces; Asfixia ou intoxicao com gases; Afogamento (inundao). - Especificaes: Poo aberto manualmente Dimetro mnimo 70 cm Terreno seco, acima N.A. (natural ou rebaixado)

- CUIDADOS:
TERRENOS COLAPSVEIS ACMULO DE GS NA ESCAVAO

Potrebbero piacerti anche