Sei sulla pagina 1di 7

1 de 7

OBJETIVOS

Simular e verificar arranjos diferentes, em circuitos de corrente alternada trifsica, obtendo assim, as tenses fase neutro, e entre fases. Alm de verificar as defasagens angulares obtidas com as configuraes utilizadas.

Fundamentao terica
O sistema trifsico a forma mais comum de gerao, transmisso e distribuio de energia eltrica em corrente alternada. Este sistema incorpora o uso de trs ondas senoidais balanceadas, defasadas em 120 graus entre si, de forma a balancear o sistema, tornando-a muito mais eficiente ao se comparar com trs sistemas isolados. As mquinas eltricas trifsicas tendem a ser mais eficientes pela utilizao plena dos circuitos magnticos. As linhas de transmisso permitem a ausncia do neutro, e o acoplamento entre as fases reduz significantemente os campos eletromagnticos. Finalmente, o sistema trifsico permite a flexibilidade entre dois nveis de tenso. O sistema responsvel pelo transporte de energia eltrica das unidades geradoras para as unidades consumidoras so compostas basicamente por trs subsistemas: Sistema de gerao de energia Composta pelos elementos responsveis pela converso da energia de alguma fonte primria em energia eltrica e quaisquer outros componentes das unidades de gerao. Sistema de transmisso Composta pelos elementos responsveis pelo transporte da energia obtida dos vrios sistemas de gerao para o(s) sistema(s) de distribuio interligados pelo sistema de transmisso. Sistemas de distribuio Composta pelos elementos responsveis pela adequao da energia para o uso de consumidores de grande, mdio e pequeno porte. A transmisso de energia eltrica feita por meio de um sistema de transformadores e condutores eltricos tambm chamados de linhas de transmisso os quais transmitem a energia eltrica gerada nas unidades geradoras para as unidades consumidoras ou cargas. O sistema de transmisso permite que a tenso elctrica proveniente dos terminais dos geradores localizados nas unidades de gerao alcance a alimentao das unidades de consumo atendidas pelo sistema.

2 de 7

Nos primrdios da implementao do sistema de transmisso de energia de longa distncia, graas ao avano tecnolgico principalmente devido ao trabalho de Nikola Tesla foi utilizado o sistema alternado para as tenses e correntes, de forma a permitir o transporte de energia a longas distncias sem perdas significativas a ponto de inviabilizar o processo. Para a gerao de tenses e correntes alternadas, utiliza-se geradores sncronos ou de induo que em teoria poderiam fornecer qualquer nmero de sinais de tenses e correntes alternadas igualmente defasadas entre si dependendo da construo dos geradores. Por questes de praticidade, econmicas (economia de material) e tcnicas (qualidade da energia fornecida), optou-se por utilizar o sistema trifsico.

3 de 7

RESUMO TERICO
As fontes e as cargas trifsicas so obtidas das associaes de dipolos monofsicos. Os arranjos dos dipolos podem ser classificados em delta e estrela. No arranjo em delta so utilizados trs dipolos dispostos sequencialmente em fila, unidos uns aos outros. Neste arranjo no h a possibilidade de obteno de um neutro. Para o arranjo em estrela, os trs dipolos tm uma de suas extremidades unidas entre si. Nesta conexo obtido o terminal neutro. Este terminal pode ser flutuante ou solidamente alterado, caracterizando uma conexo de 3 ou 4 fios respectivamente. Obtm-se assim tenses entre as fases e o neutro e entre as fases.

MATERIAL UTILIZADO
01 Fonte CA 3 01 Sequencimetro 01 Voltmetro 01 Transformador Trifsico

4 de 7

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Com o auxilio do transformador trifsico de seis enrolamento no secundrio montamos as conexes ilustradas abaixo e medimos os valores eficazes das tenses resultantes.

RESULTADOS
Os resultados obtidos foram: Van = 215 (V) Vbn = 116 (V) Vcn = 216 (V) VAB = 379 (V) Vbc = 382 (V) Vca = 381 (V) Vkl = 122 (V) Vij = 122 (V) Vgh = 121 (V) Vef = 122 (V)

5 de 7

Vcd = 122 (V) Vab = 122 (V) VAD = 248 (V) VCA = 0 (V) VEH = 249 (V) VEG = 0 (V) VIE = 250 (V) VIK = 0 (V)

QUESTES

Qual o princpio de operao de um sequencmetro? O sequencmetro serve para indicar a sequencia de fase num sistema trifsico. O sequencmetro nada mais do que um pequeno motor trifsico acoplado a um disco no painel, que indica se esta sequencia de fase ir fazer o motor girar em sentido horrio ou anti-horrio. Os sequencmetros digitais, eles detectam a passagem por zero de cada fase, depois aplicam num circuito sequencial feito com flip-flop e indicam se a sequencia horria ou anti-horria.

6 de 7

CONCLUSO
Conclui-se que no sistema trifsico de energia eltrica, os trs sinais de tenso alternada esto defasados de 120 e que o valor obtido entre fases est relacionado relao de polaridade e tipo de interao. Com as cargas trifsicas interligadas, podemos alterar o valor das tenses de fase com fase e fase com neutro. A duas configuraes mais conhecido para alterar essas tenses em delta (), e a Triangulo( Y) usado para dimensionamento de motores trifsicos .

7 de 7

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_trif%C3%A1sico http://www.ebah.com.br/content/ABAAAeug4AK/circuitos-trifasicos-resumo

Potrebbero piacerti anche