Sei sulla pagina 1di 20

Violncia

sexual

intrafamiliar:

possvel

proteger

criana?

A violncia sexual intrafamiliar, entre as formas de violncia contra a criana, a que apresenta maiores dificuldades de manejo.

Maria

Regina

Fay

de

Azambuja

SUMRIO: Introduo. I. O tratamento dispensado criana ao longo da histria. II. A chegada da criana ao sistema de Justia: de onde provm os encaminhamentos? III. Reflexos da violncia sexual intrafamiliar na vida da criana vtima: como fica o direito convivncia familiar? IV. A negao e o segredo: como o sistema de Justia lida com as duas facetas da violncia sexual praticada contra a criana? V. Alternativas proteo da criana. Concluso. Referncias Bibliogrficas.

INTRODUO A mudana de paradigmas no que tange aos direitos da criana, operada no nosso pas a partir da Constituio Federal de 1988, reflete-se em todas as reas do conhecimento. Com a vigncia do Estatuto da Criana e do Adolescente, em 1990, a sociedade como um todo, assim como o sistema de Justia Infanto-Juvenil necessitou reestruturar-se a fim de atender as novas normas, embasadas no princpio de que a criana pessoa em desenvolvimento, sujeito de direitos e prioridade absoluta.

O texto aborda o tratamento que as legislaes, ao longo da histria, dispensaram criana, a iniciar pelo Cdigo de Hamurbi at o Estatuto da Criana e do Adolescente. Mostra a chegada da criana vtima de violncia sexual intrafamiliar ao Sistema de Justia e as principais dificuldades observadas pelos profissionais para o enfrentamento do fenmeno. Por ltimo, aponta alternativas proteo da criana I. O luz tratamento da dispensado legislao criana ao vigente. longo da histria

A humanidade tem dispensado criana tratamento legislativo que se coaduna com a compreenso do significado da infncia presente em cada momento histrico. J em seus primrdios, os homens praticavam vrias formas de violncia criana, desde os egpcios e mesopotneos, passando pelos romanos e gregos, at os povos medievais e europeus, no se considerava a infncia como merecedora de proteo especial (ANDRADE, 2000, p. 2), muitas vezes contando com o beneplcito da prpria legislao e da cultura dominante.

Ao tempo do Cdigo de Hamurbi (1700 a.C-1600 a.C), no Oriente Mdio, ao filho que batesse no pai havia a previso de cortar a mo, uma vez que a mo era considerada o objeto do mal. Tambm o filho adotivo que ousasse dizer ao pai ou me adotivos que eles no eram seus pais, cortava-se a lngua; ao filho adotivo que aspirasse voltar casa paterna, afastando-se dos pais adotivos, extraam-se os olhos. Em Roma (449 a. C), a Lei das XII Tbuas permitia ao pai matar o filho que nascesse disforme mediante o julgamento de cinco vizinhos (Tbua Quarta, n 1), sendo que o pai tinha sobre os filhos nascidos de casamento legtimo o direito de vida e de morte e o poder de vend-los (Tbua Quarta, n 2). Na Grcia antiga, as crianas que nascessem com deficincia eram eliminadas nos Rochedos de Taigeto. Em Roma e na Grcia a mulher e os filhos no possuam qualquer direito. O pai, o Chefe de Famlia, podia castig-los, conden-los priso e at exclu-los da famlia.

no final do sculo XVIII que a infncia comea a ser vista como uma fase distinta da vida adulta. At ento, as escolas eram freqentadas por crianas, adolescentes e adultos. Com o surgimento do entendimento de que a infncia uma fase distinta da vida adulta, os castigos, a punio fsica, os espancamentos atravs de chicotes, paus e ferros passam a ser utilizados como instrumentos necessrios educao. Na Inglaterra, em 1780, as crianas podiam ser condenadas pena de enforcamento por mais de duzentos tipos penais. Em 1871, fundada em Nova York a Sociedade para a Preveno da Crueldade contra as Crianas, a partir do caso da menina Mary Ellen. Mary Ellen era uma menina rf de me, abandonada pelo pai, que sofreu severos maus-tratos na famlia substituta. O fato causou profunda indignao na comunidade da poca que percebeu no haver um local prpria destinado a receber este tipo de denncia. Em razo disto, o caso da menina Mary Ellen foi denunciado na Sociedade para a Preveno da Crueldade contra os Animais. Necessitou ser equiparada ao animal para que seu caso pudesse ser examinado pelo Tribunal da poca. Pouco tempo depois, na Inglaterra, fundada uma sociedade semelhante, voltada a proteo da criana.

No Brasil, a situao da criana no foi diferente. Contam os historiadores que as primeiras embarcaes que Portugal lanou ao mar, mesmo antes do descobrimento, foram povoados com as crianas rfs do rei. Nas embarcaes vinham apenas homens e as crianas recebiam a incumbncia de prestar servios na viagem, que era longa e trabalhosa, alm de se submeter aos abusos sexuais praticados pelos marujos rudes e violentos. Em caso de tempestade, era a primeira carga a ser lanada ao mar. At o advento da Constituio Federal de 1988, a criana no era considerada sujeito de direitos, pessoa em peculiar fase de desenvolvimento e tampouco prioridade absoluta. A partir de 1988, passamos a contar com uma legislao moderna, em consonncia com a Conveno das Naes Unidas sobre os Direitos da Criana, inaugurando uma nova poca na defesa dos direitos daqueles que ainda no atingiram os dezoito anos de idade.

II.

chegada

da

criana

ao

sistema

de

Justia:

de

onde

provm

os

encaminhamentos? Os casos de violncia sexual intrafamiliar praticados contra a criana chegam ao Sistema de Justia atravs do Conselho Tutelar, da Delegacia de Polcia ou nas disputas familiares envolvendo guarda, visitas ou processos de suspenso e destituio do poder familiar.

Cabe ao Conselho Tutelar receber, entre outras situaes de ameaa ou violao dos direitos da criana e do adolescente, os casos de suspeita ou confirmao de maus-tratos praticados contra a referida populao, mostrando-se de extrema urgncia a sua criao e instalao, em todos os municpios, para a efetivao da poltica de atendimento criana e ao adolescente, tendo em vista assegurar-lhes os direitos bsicos, em prol da formao de sua cidadania (CARVALHO, 1992, p. 419/420). Embora as formas de maus-tratos e violncia praticados contra as crianas sejam muitas, o texto aborda a violncia sexual, especificamente a intrafamiliar, pois, ainda que a violncia com visibilidade seja a que ocorre fora de casa, o lar continua sendo a maior fonte de violncia (KRISTENSEN, OLIVEIRA e FLORES, 1998, p. 115). Pesquisa realizada em 1997, pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, apontou que, em uma amostra de 1.579 crianas e adolescentes em situao de rua, 23,4% no retornavam para casa porque seriam vtimas de maustratos. Flores e cols., em 1998, estimaram que 18% das mulheres de Porto Alegre, com menos de 18 anos, sofreram algum tipo de assdio sexual cometido por pessoas de sua famlia (KRISTENSEN, OLIVEIRA e FLORES, 1998, p. 73). Pode-se afirmar que a violncia domstica contra a criana e o adolescente representa todo ato ou omisso praticado por pais, parentes ou responsveis contra crianas e adolescentes que sendo capaz de causar dano fsico, sexual e/ou psicolgico vtima implica, de um lado, uma transgresso do poder/dever de proteo do adulto e, de outro, uma coisificao da infncia, isto , uma negao do direito que crianas e adolescentes tm de ser tratados como sujeitos e pessoas em condio peculiar de desenvolvimento. (GUERRA, 1998, p. 32/33)

A violncia sexual ou explorao sexual se configura como todo ato ou jogo sexual, relao hetero ou homossexual entre um ou mais adultos e uma criana ou adolescente, tendo por finalidade estimular sexualmente esta criana ou adolescente ou utiliz-la para obter uma estimulao sexual sobre sua pessoa ou de outra pessoa (GUERRA 1998, p. 31). tambm definida como o envolvimento de crianas e adolescentes, dependentes e imaturos quanto ao seu desenvolvimento, em atividades sexuais que no tm condies de compreender plenamente e para as quais so incapazes de dar o consentimento informado ou que violam as regras

sociais e os papis familiares. Incluem a pedofilia, os abusos sexuais violentos e o incesto, sendo que os estudos sobre a freqncia da violncia sexual so mais raros dos que os que envolvem a violncia fsica (KEMPE e KEMPE, 1996, p. 84). O abuso sexual pode ser dividido em familiar e no familiar. Autores apontam que aproximadamente 80% so praticados por membros da famlia ou por pessoa conhecida confivel, sendo que cinco tipos de relaes incestuosas so conhecidas: pai-filha, irmo-irm, me filho, pai-filho e me-filha, sendo possvel que o mais comum seja irmo-irm; o mais relatado entre pai-filha (75% dos casos), sendo que o tipo me-filho considerado o mais patolgico, freqentemente relacionado com psicose (ZAVASCHI et al., 1991, p. 131). A violncia sexual domstica praticada contra a criana, de cunho intrafamiliar, retm os aspectos do abuso relativos ao apelo sexual feito criana, bem como destaca tal ocorrncia no interior da famlia (MEES, 2001, p. 18). Insere-se o abuso sexual da criana em uma gama extensa de situaes de violao dos direitos da infncia.

A demanda do Conselho Tutelar, no que se refere violncia intrafamiliar, abarca situaes difceis de serem enfrentadas, podendo ser apontado, entre outros fatores, que ao mesmo grupo familiar pertencem os dois plos da ao, agressor e vtima, sendo que as crianas - vtimas inocentes e silenciosas do sistema e da prtica de velhos hbitos e costumes arraigados na cultura do nosso povo - so as maiores prejudicadas neste contexto calamitoso (ALBERTON, 1998, p. 26). Aponta SALVADOR CLIA, referindo-se situao da infncia brasileira:

A maioria das crianas brasileiras comea a ser agredida ainda no ventre materno, pela desnutrio materna e pela violncia contra a mulher, e quando sobrevive s doenas perinatais, respiratrias e prevenveis por vacinao, quando sobrevive fome e diarria, chega idade adulta agredida pela falta de oportunidade do mercado de trabalho, depois de sofrer o fenmeno da evaso (diga-se expulso escolar), quando ento poderamos falar no maltrato da instituio escolar, que entre outras causas multifatoriais apresenta um currculo completamente desligado da aplicao para as reais necessidades da maioria da populao brasileira. (1990, p. 43)

Ao Conselho Tutelar aporta uma demanda que, at o momento, no pode ser devidamente dimensionada, no s pelo fato de que o reconhecimento da violncia domstica recente, como tambm em decorrncia da utilizao de diferentes definies do fenmeno pelas instituies e pesquisadores responsveis pelas estatsticas disponveis, a diversidade das fontes de informaes existentes e a inexistncia de inquritos populacionais nacionais (REICHENHEIM, HASSELMANN e MORAIS, 1999, p. 110), fatores que dificultam sobremaneira a oferta de estimativas mais apuradas.

Sempre que estiver presente notcia de fato que constitua infrao administrativa ou penal contra os direitos da criana ou adolescente (art. 136, inciso IV, ECA),

bem como se mostrar necessrio o ajuizamento de aes de suspenso ou destituio do poder familiar (art. 136, inciso XI, ECA), independentemente das medidas de proteo ou aplicveis aos pais (arts. 101 e 129 ECA), o Conselho Tutelar encaminhar ou representar ao Promotor de Justia. De posse das informaes, o Ministrio Pblico avaliar a necessidade do ajuizamento de ao de suspenso ou destituio do poder familiar, assim como a adoo das medidas legais cabveis, tanto na rea cvel como criminal. Ao propor a ao, no mbito cvel ou mesmo criminal, o Ministrio Pblico aciona o sistema de Justia, dando incio a uma nova fase na vida da criana ou do adolescente e de seus pais. As causas motivadoras da ao de suspenso ou destituio do poder familiar vm elencadas nos artigos 1.637 e 1.638 do Novo Cdigo Civil, assim como no artigo 22 do Estatuto da Criana e do Adolescente. O desvirtuamento do instituto do poder familiar legitima o agente ministerial a intentar Ao de Suspenso ou Destituio do Ptrio Poder, sempre que constatar a ocorrncia de casos de maus-tratos, opresso ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsvel (SCHREIBER, 2001, p. 137).

A legitimidade para a propositura da ao de suspenso ou destituio do poder familiar atribuda ao Ministrio Pblico ou a quem tenha legtimo interesse, onde se destaca, por exemplo, o guardio que pretende pleitear a adoo da criana que se encontra sob sua guarda. Nas hipteses em que estiver presente o motivo grave, poder a autoridade judiciria, ouvido o Ministrio Pblico, decretar, em carter liminar ou incidental, a suspenso do poder familiar, ficando a criana confiada a pessoa idnea, mediante termo de responsabilidade (artigo 157 do ECA).

O desafio que se impe, neste momento histrico, que ambas as medidas, suspenso e destituio do poder familiar, de cunho essencialmente drstico, ho de ser aplicadas somente quando se mostrarem a melhor alternativa para a criana ou adolescente envolvido, e no como uma simples punio ou um castigo aos pais, especialmente em face do disposto no art. 6 da Lei n 8.069/90, que assim reza: Na interpretao desta Lei levar-se-o em conta os fins sociais a que ela se dirige, as exigncias do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos, e a condio peculiar de pessoa em desenvolvimento.

Verifica-se, pelo alerta que o mencionado dispositivo traz, que a nova lei, regulamentadora do art. 227 da Constituio Federal, passa a significar um movimento mais amplo de melhoria, ou seja, de reforma da vida social no que diz respeito promoo, defesa e atendimento dos direitos da infncia e da juventude (CURY, SILVA e MENDEZ, 1992, p. 38). Por sua vez, a Conveno das Naes Unidas sobre os Direitos da Criana, em seu art. 3.1, salienta que todas as aes relativas s crianas, levadas a efeito por instituies pblicas ou privadas de bem-

estar social, tribunais, autoridades administrativas ou rgos legislativos, devem considerar, primordialmente, o interesse maior da criana.

No h mais como admitir, neste nascer de sculo, por parte do Poder Pblico, uma atuao descomprometida com a defesa dos interesses da criana que sofre maustratos praticados, muitas vezes, por aqueles que teriam legitimidade e possibilidade de defend-las (SCHREIBER, 2001, p. 80).

Assim, embora as causas que autorizam a suspenso ou a perda do poder familiar venham elencadas no Cdigo Civil e no Estatuto da Criana e do Adolescente, h que se buscar, sempre, o melhor interesse da criana. Na prtica, uma das tarefas mais desafiadoras e difceis para os profissionais do Direito reside em identificar o melhor interesse da criana, especialmente nas demandas que aportam ao Poder Judicirio, envolvendo pedido de suspenso ou destituio do poder familiar. Observa-se a existncia de casos de prova mal formada, prova mal produzida, prova precria, em que, mesmo assim, ajuiza-se temerariamente a ao de destituio do ptrio poder, como se esta fosse a cura para todos os males da criao e da m orientao dos pais (FONSECA, 2000, p. 10).

Mesmo que os casos de violncia sexual intrafamiliar praticados contra a criana, recebidos pelo sistema de Justia, sejam muito inferiores aos nmeros que realmente ocorrem, como sugerem os estudos realizados em outros pases, passa a ser, o sistema de Justia, o destinatrio da demanda que o Conselho Tutelar no conseguiu, dentro de sua esfera de atribuies, assegurar a proteo integral s crianas cujos direitos foram ameaados ou violados.

Estaro os integrantes do sistema de Justia capacitados para enfrentar a demanda envolvendo violncia sexual intrafamiliar praticada contra a criana?

O tema exige constante reflexo, ateno, e avaliao por parte dos profissionais que integram as diversas instituies que compem o sistema de Justia, sob pena de ser a criana exposta a uma nova forma de violncia, praticada em nome do Poder Pblico, por rgo ou instituio que tm o dever de zelar pelo cumprimento das disposies legais previstas na Constituio Federal e na Lei n 8.069/90. III. Reflexos da violncia sexual intrafamiliar na vida da criana vtima: como fica o direito convivncia familiar?

Sempre que os casos de violncia sexual intrafamiliar chegam ao sistema de Justia, j houve o afastamento da criana de sua famlia natural, quer pela sua colocao em abrigo, quer retirada do abusador do lar, ou presente est o risco de que o afastamento venha a ocorrer, gerando a negao ou a ameaa a um dos direitos fundamentais que lhe vem assegurado na Constituio Federal e no Estatuto da Criana e do Adolescente.

O direito convivncia familiar , antes de tudo, um direito que integra a condio humana. No dizer de Hannah Arend:

A condio humana compreende algo mais que as condies nas quais a vida foi dada ao homem. Os homens so seres condicionados: tudo aquilo com o qual eles entram em contato torna-se imediatamente uma condio de sua existncia. (1999, p. 17)

A Conveno das Naes Unidas sobre os Direitos da Criana sinaliza para o direito de a criana viver com seus pais a no ser quando incompatvel com seus melhores interesses; o direito de manter contato com ambos os pais caso seja separada de um ou de ambos e as obrigaes do estado nos casos em que tal separao resulta de ao do Estado, assim como a obrigao do Estado de promover proteo especial s crianas desprovidas do seu ambiente familiar e assegurar ambiente familiar alternativo apropriado ou colocao em instituio apropriada, sempre considerando o ambiente cultural da criana (CURY, PAULA e MARURA, A famlia desempenha 2002, um papel p. essencial na vida, 238). na formao e no

desenvolvimento da criana, justificando a sua incluso entre os seus direitos fundamentais, na medida em que se constitui instrumento essencial na formao do ego maduro, capaz de discriminar a realidade, pensar sobre ela e, a partir de sua capacidade de antecipao, analisar os possveis caminhos a serem escolhidos, at assumir, por opo e com responsabilidade, a ao a ser realizada, a qual anteriormente passou por um processo de reflexo, deciso, planejamento, para culminar na sua execuo (VASCONCELLOS, 1997, p. 60). As crianas, seres humanos estruturalmente dependentes, embora titulares de direitos, necessitam de proteo e cuidado dos pais ou substitutos a fim de que possam vencer as etapas iniciais do seu desenvolvimento, pois o desenvolvimento pleno de um beb s poder ocorrer se contar com o amor de seus pais, que vai-se expressar como uma ntima relao que os estudiosos denomina de apego (ZAVASCHI, COSTA e BRUNSTEIN, 2001, p. 43).

As disfunes apresentadas pela famlia, especialmente as que envolvem a violncia sexual, repercutem diretamente na vida e na sade das crianas, porquanto pessoas em desenvolvimento, como bem foi salientado pelo Estatuto da Criana e do Adolescente, sendo do interesse da sociedade e do Estado o desenvolvimento biopsicolgico da populao infanto-juvenil em condies de normalidade (BRANCHER, 1997, p. 69). Traz a nova lei, para o sistema de Justia, conceitos e achados que h muito vinham sendo considerados no campo da educao e sade, sem que o mundo do Direito tivesse deles se apropriado, como era de se esperar no decorrer do sculo passado.

Os casos que desembocarem no sistema de Justia esto a exigir, muitas das vezes, a adoo de medidas que implicam no afastamento da criana do agressor, quer pela sua retirada do lar, quer pelo afastamento compulsrio do abusador do ambiente familiar.

A Lei n 9.086/90 traz a possibilidade, h muito esperada pelos profissionais envolvidos com a proteo da criana, de afastamento do agressor da moradia comum, sempre que verificada a hiptese de opresso ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsvel (art. 130 do ECA), sendo que a provisional autorizada pelo artigo deve ser concedida liminarmente, sem audincia do agressor, ad cautelam, exatamente para no frustrar a proteo, apesar de teraputica (VIEIRA, 1992, p. 403). Trata-se de providncia que vem ao encontro do princpio da doutrina da proteo integral da criana, uma vez que, historicamente, a vtima, j com as marcas da violncia, era sistematicamente institucionalizada, arcando com o prejuzo adicional de se ser privada do convvio com o restante do grupo familiar, permanecendo o agressor a usufruir do conforto do lar.

A prtica tem mostrado que a aplicao do novo dispositivo legal nem sempre se mostra eficaz, porquanto a ordem judicial no tem o condo de manter o agressor longe da moradia comum, especialmente nos casos em que conta o abusador com a conivncia da mulher ou companheira, na medida em que, no implicando restrio ou privao de liberdade do agressor, no impede que venha a retornar em momento posterior ao do afastamento coercitivo por ato judicial, ficando a moradia da vtima e restante do grupo familiar desguarnecidos de qualquer proteo (BRANCHER, 1997, p. 71). MURILLO JOS DIGICOMO (2000, p. 7/8) afirma que a lei privilegia a manuteno da criana ou adolescente em sua famlia de origem, determinando o afastamento cautelar no do vitimizado (o que consistiria em mais uma violncia contra ele), mas sim do vitimizador, que dependendo da situao pode mesmo ter sua custdia decretada, porquanto o descumprimento da ordem judicial de afastamento, em tese, caracteriza o tipo penal previsto no artigo 330 do Cdigo Penal, autorizando a decretao da priso preventiva. Especialistas apontam que, em estudo

sobre famlias fisicamente abusivas que tinham um filho alocado fora de casa devido ao abuso, a baixa condio scio-econmica, idade mais avanada da criana, maior gravidade do abuso e/ou problema comportamental escolar na vtima foram preditivos de m evoluo no esforo de reabilitao da agncia de assistncia social, e de uma necessidade de cuidado institucional permanente para as vtimas (Barth et al., 1985-1986). (KAPLAN, 1995, p. 1.029)

Um dos aspectos mais relevantes nas demandas que envolvem a violncia sexual contra a criana consiste em avaliar adequadamente a viabilidade ou no da

permanncia ou do retorno do agressor ou da vtima para a moradia comum. Como avaliar corretamente a situao? Entre as medidas a serem adotadas, encontramos a oitiva do grupo familiar, a fim de averiguar se seguro o retorno da criana/adolescente para a companhia imediata dos agressores, bem como o encaminhamento da famlia para programas de ajuda especializada, alm da necessidade de se pensar na recuperao dos agressores, uma vez que agressores de crianas e adolescentes foram quase sempre vtimas de agresso em sua prpria infncia (GOLDENBERG, 1994, p. 191).

Necessrio adotar medidas que visem a interrupo fsica do abuso, nos casos em que presente est a violncia sexual, sendo que a primeira preocupao deve ser a de avaliar a capacidade da famlia de proteger a criana de novos abusos e a necessidade ou no do afastamento imediato da criana (hospitalizao, casa de parente, vizinho ou instituio). No Hospital de Clnicas de Porto Alegre, a suspeita de abuso leva realizao de uma avaliao breve que muitas vezes requer a hospitalizao da criana (ZAVASCHI, TETELBOM, GAZAL e SHANSIS, 1991, p. 139).

Como j se afirmou, uma das decises mais difceis e delicadas a ser tomada no mbito do sistema de Justia refere-se deciso de afastar ou no a criana abusada sexualmente de sua famlia. No raras vezes nos deparamos com situaes em que a me no consegue reconhecer o abuso a que foi submetida sua filha, fator impeditivo ao desempenho da necessria proteo que a criana necessita. Nestes casos, faz-se necessrio investir na possibilidade de a me vir a perceber o risco enfrentado pela filha, cabendo salientar:

O trabalho da negao geralmente leva a mudanas psicolgicas e interacionais que possibilitam me reconhecer e acreditar na criana, e tornar-se protetora. O trabalho da negao tambm pode mostrar que no possvel nenhuma mudana e que a criana no deve ficar com a me, quando o abusador entrar novamente em cenrio familiar. (FURNISS, 1993, p. 286)

H que se considerar que a separao da criana da famlia, em razo do abuso sexual intrafamiliar, somente deve ocorrer na impossibilidade de afastar o abusador da moradia comum, hiptese em que a criana deve receber uma completa explicao dos motivos de seu afastamento, pois, caso contrrio, se sentir acusada, punida e abandonada, no havendo razo para impedir o contato entre a criana e sua me, irmos e amigos, exceto quando as mes no acreditam na criana, a acusam e rejeitam pelos problemas que se seguem revelao (FURNISS, 1993, p. 225).

No havendo possibilidade de a criana retornar ao lar, em carter temporrio ou definitivo, por absoluta falta de condies de os pais assumirem os deveres para com o filho, oferece a lei a medida de proteo, prevista no art. 101, inciso VIII, do

Estatuto da Criana e do Adolescente, consistente na colocao em famlia substituta, atravs da guarda, tutela e adoo. A primeira no pressupe a prvia suspenso ou destituio do poder familiar; a segunda exige, no mnimo, a anterior suspenso do poder familiar, ao passo que a adoo vai implicar sempre em perda ou extino do poder familiar.

Na prtica, assegurar o direito convivncia familiar criana vtima de violncia intrafamiliar, em especial a violncia sexual, no se mostra uma tarefa simples, especialmente pela presena de inmeros fatores que passam a se constituir em empecilhos ou complicadores para que se opere o direito fundamental em comento.

IV. A negao e o segredo: como o sistema de Justia lida com as duas facetas da violncia sexual praticada contra a criana?

Todas as formas de violncia contra a criana produzem conseqncias nefastas ao desenvolvimento infantil. A violncia, o abuso ou a explorao sexual, no entanto, apresentam particularidades que acarretam maiores dificuldades para a preveno, identificao e diagnstico, assim como para o atendimento, os encaminhamentos e tratamentos que passam a necessitar, tanto a vtima como o agressor e o grupo familiar. A violncia domstica, de um modo geral, em face de suas caractersticas, uma violncia interpessoal; um abuso de poder disciplinador e coercitivo dos pais ou responsveis; um processo de vitimizao que s vezes se prolonga por vrios meses e at anos; um processo de imposio de maus-tratos vtima de sua completa objetalizao e sujeio; uma forma de violao dos direitos essenciais da criana e do adolescente como pessoas e, portanto, uma negao de valores humanos fundamentais como a vida, a liberdade, a segurana; tem na famlia sua ecologia privilegiada. (GUERRA, 1998, p. 32)

Na sociedade, observada sensvel diferena na forma de encarar a violncia fsica e a sexual da criana. Um dos fatores responsveis pela diferena de viso vem apontado na assertiva de que no abuso fsico, um pouquinho de violncia fsica considerada aceitvel, e somente as formas severas de violncia ou punio fsica so identificadas como abuso (FURNISS, 1993, p. 13). Em contrapartida, qualquer violao sexual da integridade da criana rotulada como abuso e a definio normativa muito mais estreita para o abuso sexual do que para o abuso fsico, sendo que, enquanto nenhum dos pais levado ao tribunal e nenhuma criana recebe cuidados se eles do uma palmada no traseiro da criana, um pai bem pode acabar na priso por ter esfregado levemente os genitais da criana (FURNISS, 1993, p. 13).

O abuso sexual ganhou espao nas pesquisas e estudos h aproximadamente trs dcadas, tendo como fato propulsor o contexto cultural de proteo aos direitos da mulher e da criana. H trinta anos atrs, o ingresso de uma criana em um hospital, em decorrncia de maus-tratos, era considerado um caso raro e dramtico, sendo vista a criana como vtima inconfundvel de uma ao criminal (KEMPE e KEMPE, 1996, p. 32). Na atualidade, conhecimentos cientficos disponveis alertam para os graves prejuzos ocasionados pela violncia sexual. Estudos apontam para a influncia do trauma na configurao do aparato neuroendcrino, da arquitetura cerebral, da estruturao permanente da personalidade e dos padres de relacionamento posteriores, alm de as experincias ficarem marcadas na herana gentica e nos padres de vnculo, sendo, portanto, repassadas de uma forma ou outra para a descendncia (AZAMBUJA, 2004, p. 125).

A violncia sexual da criana, manifestada atravs da pedofilia (preferncia de um adulto por relaes sexuais com crianas, atravs da adio), de atos violentos de abuso sexual ou atravs do incesto, por pertencer esfera privada, acaba se revestindo da tradicional caracterstica de sigilo (GUERRA, 1998, p. 32). A negao, via de regra, acompanha a situao de violncia sexual, sendo-lhe atribuda natureza especfica de sndrome de segredo, para a criana e a famlia, e sndrome de adio, para a pessoa que comete o abuso (FURNISS, 1993, p. 29). O medo de ser castigada, no acreditada e protegida pode levar a criana a no revelar o abuso sexual, que permanece um segredo de famlia, at mesmo depois de uma clara revelao, e inclusive quando as ameaas legais e estatutrias h muito tempo j foram removidas; este o resultado da negao, no da mentira; a mentira relaciona-se ao conceito legal de prova, a negao pertence ao conceito psicolgico de crena e assuno da autoria (FURNISS, 1993, p. 31). Afirma-se que a negao constitui um mecanismo de defesa utilizado pelos membros da famlia:

O pai pode utilizar a negao por considerar o incesto como educao sexual para sua filha. A me incapaz de reconhecer e processar os bvios sinais de incesto, porque isto colocaria em risco seu relacionamento com o marido. A filha utiliza a negao e a constrio de afeto para diversos propsitos: como proteo contra a vergonha e a culpa, para obscurecer a conscincia da perverso do pai e preservar a famlia intacta. (GREEN, 1995, p. 1.033)

Fatores externos, assim como fatores psicolgicos, contribuem para a manuteno do segredo no abuso sexual intrafamiliar. Entre os fatores externos, podemos citar a inexistncia de evidncias mdicas, o que leva a famlia a no ter como

comprovar o fato; ameaas contra a criana vtima e suborno; falta de credibilidade na palavra da criana leva-a, muitas vezes, a no revelar o abuso com medo de ser castigada pela mentira; temor pelas conseqncias da revelao, com a concretizao das ameaas que recebeu. Entre os fatores psicolgicos, destaca-se: a culpa, no sentido legal, do abusador, mas, no sentido psicolgico, tambm da criana; a negao, no sentido psicolgico, diferente da mentira; no mecanismo de defesa conhecido como dissociao, a vtima separa o abuso sexual (fato real) dos sentimentos que o ato lhe provoca (DOBKE, 2001, p. 34/35).

O rompimento do segredo, levando denncia do fato, pode ser influenciado por alguns fatores, como por exemplo, a ameaa isolada ou combinada com medo da perda de integridade fsica; tentativa de suicdio; contgio por doena sexualmente transmissvel; receio da perpetuao da vitimizao com irms/irmos; risco de gravidez; restrio das atividades tpicas da adolescncia; desconfiana da me e disque denncia (OLIVEIRA, 1999, p. 261).

A adio, por sua vez, complementar ao abuso sexual como sndrome de segredo para a criana; para o abusador, o abuso sexual da criana funciona como adio (abusador = adito; criana = droga); ele sabe que o abuso prejudicial criana e mesmo assim abusa (DOBKE, 2001, p. 36). Para a melhor compreenso da sndrome da adio, TILMAN FURNISS descreve:

Eu atendi pais que relatavam quo desesperadamente haviam tentado parar de abusar sexualmente de seus filhos, mas a qualidade aditiva do abuso sexual da criana como uma sndrome de adio fazia-os prosseguir. (1993, p. 18)

O abuso sexual da criana, como sndrome da adio, se desenvolve pela compulso repetio; os sentimentos de culpa e conhecimento de estar prejudicando a criana podem levar a uma tentativa de parar o abuso, mas em razo da compulso repetio, o abusador no consegue seu intento (DOBKE, 2001, p. 36). A dependncia psicolgica decorre do alvio das tenses, constituindose a excitao do abusador o elemento aditivo central (DOBKE, 2001, p. 36). H que se considerar que a criana, por ser uma pessoa em desenvolvimento, carece biologicamente de maturao nos nveis emocional, social e cognitivo, levando-a a comportar-se, relacionar-se e a pensar de uma forma diferente dos adultos (FURNISS, 1993, p. 14). A diferena de condies encontradas na criana e no adulto acaba por se refletir na forma como a primeira enfrenta e reage a uma situao de abuso sexual, bem como pela maneira como se manifesta quando

chamada a falar sobre o fato ocorrido; enquanto a criana tem medo de falar, o adulto teme ouvi-la, favorecendo a clandestinidade.

Nos casos de abuso sexual intrafamiliar da criana, torna-se necessrio envolver a me no processo de revelao, sem desconhecer que, at as mes apoiadoras, muitas vezes, ficam to perturbadas durante a entrevista, que transmitem criana a mensagem direta ou indireta de no revelar; ou as crianas ficam to ansiosas que se fecham para protegerem as mes (FURNISS, 1993, p. 198). Fator facilitador da manuteno do segredo encontrado no mito, construdo ao longo do tempo, de que a famlia um bom meio natural. A assertiva encobre uma verdadeira ditadura familiar, corroborando para a construo de um imaginrio social denegatrio e permitindo que a famlia incestognica se perpetue imune e intacta a intervenes externas (OLIVEIRA e PINHEIRO, 1999, p. 229). Nos casos de abuso sexual da criana, de cunho intrafamiliar, que se constitui o objeto de estudo do presente trabalho, raramente feito o diagnstico, o que impede a chegada do caso ao sistema de Justia. As famlias, aparentemente, levam uma vida normal e tranqila na comunidade. A realizao de um exame mais aprofundado, no entanto, permite perceber que a famlia apresenta um contato limitado com o mundo extrafamiliar (ZAVASCHI et al., 1991, p. 131). A relao incestuosa intrafamiliar, que tende a se protelar por vrios anos, pode apresentar as seguintes caractersticas:

O pai pode ter uma personalidade passiva e introvertida e geralmente a vida sexual do casal pobre. Inicia a relao com sua filha num perodo de stress, solido e dependncia. A atividade incestuosa pode no ser motivada pelo sexo, mas representar uma necessidade de afeto (ZAVASCHI et al., 1991, p. 131). A me, por sua vez, mesmo conhecendo a relao incestuosa, pode ignor-la ou mesmo incentiv-la, pois assim sua filha a estar substituindo num papel onde se sente incapaz, sendo comum as crianas vtimas do incesto se tornarem pequenas mes, assumindo deveres domsticos que seriam tarefas da me (ZAVASCHI et al., 1991, p. 131). J a filha utiliza a negao e a constrio de afeto para diversos propsitos: como proteo contra a vergonha e a culpa, para obscurecer a conscincia da perverso do pai e preservar a famlia intacta. A persistncia da negao da criana sobre o abuso sexual previsivelmente complica sua avaliao e tratamento (GREEN, 1995, p. 1.033).

Nas famlias incestuosas h confuso referente s fronteiras intergeracionais e h pouco respeito pelo espao fsico, privacidade e pertences dos membros, observando-se falta de recato com relao nudez e toalete, e tambm

deficincias no estabelecimento de limites, sendo que as fronteiras rgidas entre a famlia incestuosa e o mundo externo contrastam de forma aguda com a indistino de fronteiras entre as geraes dentro da famlia (GREEN, 1995, p. 1.033). MARCELINE GABEL (1997, p. 176) afirma que as fronteiras das geraes no so respeitadas na transgresso que representa uma relao sexual pai-filha, pois, ao mesmo tempo que a relao coloca o casal pai/filha, mantm, no mesmo nvel, me e filha.

A negao ou sndrome do segredo envolve todo o desenrolar do processo de abuso sexual intrafamiliar, tanto nas etapas em que o fato ainda no foi identificado, e que pode durar vrios anos, acompanhado de freqentes ameaas; como nas etapas que se desenvolvem junto ao sistema de sade ou de Justia, cabendo referir que, sobreviver ao abuso sexual da criana como pessoa intacta pode ser to difcil para o profissional como para a criana e para os membros da famlia (FURNISS, 1993, p. 1).

necessrio envolver a me no processo de revelao, assim como os irmos da vtima, devendo ser cada caso avaliado para buscar a melhor forma de trabalhar com o grupo familiar. O ndice de admisso da prtica do abuso por parte dos abusadores aumenta na medida em que a interveno bem preparada pela rede profissional, existem mais fatos disponveis e a pessoa que confronta o suposto abusador bem apoiada pela rede profissional e pelos fatos da evidencia perante ele (FURNISS, 1993, p. 200).

A falta de compreenso e entendimento do abuso sexual intrafamiliar, verificado, com freqncia, tanto nas agncias de sade, como no sistema de Justia, pode gerar intervenes inadequadas, com sensveis prejuzos especialmente criana. A nomeao do abuso sexual da criana cria o abuso como um fato para a famlia, podendo refletir-se na rede profissional e no nosso prprio pnico e crise profissionais, quando intervimos cegamente em um processo que muitas vezes no compreendemos (FURNISS, 1993, p. 200).

Alm da negao, por parte dos envolvidos no abuso sexual da criana, no mbito intrafamiliar, que permite que a violncia seja mantida em segredo por longos anos, escapando, por vezes, inclusive, da percepo do sistema de Justia, encontramos tambm, de um modo geral, um evidente despreparo dos profissionais que compem o sistema de Justia para intervir de modo adequado nos casos que uma suspeita levantada. Entre os aspectos que apontam o despreparo dos profissionais que integram o sistema de Justia podemos citar a inabilidade para a oitiva da vtima criana. Sabe-se que ouvir uma criana no o

mesmo que ouvir um adulto, principalmente uma criana abusada sexualmente preciso preparo tcnico-emocional e, ainda, muita sensibilidade, at mesmo para entender que no podemos ficar nos lugares em que, normalmente, estamos, no sentido mais amplo, e permanecer ao lado da criana de modo a no deix-la ainda mais oprimida e humilhada. (DOBKE, 2001, p. 96)

preciso que os integrantes do sistema de Justia tenham conscincia de que o processo de renovado segredo e a recada na negao psicolgica secundria so parte de um processo teraputico no abuso sexual da criana como sndrome de segredo e de adio, que tem como ncleo teraputico a transio da negao e do segredo para a realidade, privacidade e responsabilidade (FURNISS, 1993, p. 290), o que poder evitar a tomada de decises que venham de encontro ao melhor interesse da criana. Indiscutivelmente, os profissionais do Direito necessitam de conhecimentos especficos sobre a dinmica do abuso sexual infantil, sobre a estrutura familiar, no caso de o abuso ser intrafamiliar, e noes sobre conceitos bsicos de psicologia para melhor inquirir a criana (DOBKE, 2001, p. 96). Igualmente, de crucial importncia comunicar-se no nvel real de desenvolvimento cognitivo, intelectual, psicossocial e psicossexual da criana (FURNISS, 1993, p. 197), pois, caso contrrio, nossa interveno se distanciar da realidade, V. diminuindo Alternativas as possibilidades de proteo da para a vtima.

proteo

criana

Para que as Instituies possam se adequar s normas constitucionais que elegeram a criana como prioridade absoluta, necessrio investir em novos recursos. Entre as formas de violncia praticadas contra a criana, a violncia sexual intrafamiliar a que apresenta maior dificuldade de manejo. H que se investir em novos recursos como a constituio de equipes interdisciplinares nas Instituies de Sade, Proteo e Justia e a capacitao dos profissionais, bem como dos estudantes, em especial nos cursos de Direito, Enfermagem, Servio Social, Educao, Psicologia e Medicina. Tambm no podemos esquecer o abusador, havendo que se pensar em desenvolver programas destinados a esta populao, Iniciativas em especial aos em que cumprem pases, pena como privativa o de liberdade. busca uma

desenvolvidas

outros

Canad,

interveno integrada e coordenada em relao ao problema da violncia domstica, possibilitando servios s mulheres e crianas (assistncia psicolgica, jurdica, grupos de auto-ajuda, encaminhamento a abrigos, se necessrio) treinamento profissional no manejo de questes envolvendo violncia domstica (como identificar a vtima de abuso, como abordar o problema, como fazer o encaminhamento e acompanhamento do caso), paralelamente ao trabalho realizado com os homens agressores (GROSSI, 2001, p.97).

Nos feitos judiciais, seja na esfera cvel como criminal, preciso assegurar, criana, a proteo integral, evitando buscar a prova da materialidade nos crimes que envolvem violncia sexual intrafamiliar atravs do seu depoimento. momento de pensarmos em mecanismos de avaliar o dano psquico causado criana, atravs de percia psiquitrica, a ser realizada por especialistas na rea da infncia, em substituio oitiva da criana como meio de obter a prova da materialidade. Raramente possvel apurar os danos fsicos, sem que com isto o crime no tenha acontecido. As marcas mais importantes, segundo apontam os especialistas, situam-se na esfera psquica das pequenas vtimas cujas seqelas podem se estender por toda a vida, ao passo que, os danos fsicos, tendem a ser superados.

CONCLUSO O desconhecimento, por parte dos profissionais integrantes do sistema de Justia, do funcionamento das famlias em que est presente o abuso sexual da criana, assim como a ausncia da utilizao dos instrumentos jurdicos por um ngulo clnico (especialmente o contedo das percias psiquitricas dos pais e das vtimas; falta de explorao do trabalho teraputico voltado para os pais que se encontram no sistema carcerrio) tm contribudo para a no proteo da criana. Para que possamos efetivamente proteger a criana vtima de violncia sexual intrafamiliar preciso investir em novas alternativas, pois, caso contrrio, estaremos repetindo prticas que no mais se coadunam com as regras constitucionais. preciso que os profissionais, integrantes ou no do sistema de Justia, tenham a conscincia de que, invariavelmente, cometero erros e desacertos ao lidarem com o abuso sexual da criana, em decorrncia da complexidade que o tema se reveste, devendo a constatao ser colocada a servio da reflexo, da avaliao e da busca de melhores condies para o desempenho de suas funes. Revisar condutas e, em especial, liberar a criana da responsabilidade de ser ouvida com o fim de produzir prova so medidas urgentes. Em bom momento, o sistema de Justia comea a perceber a relevncia do seu papel, compreendendo que somente o trabalho realizado sob o manto da interdisciplinariedade pode proporcionar maior proteo REFERNCIAS criana. BIBLIOGRFICAS

ALBERTON, Marisa Silveira. O papel dos Conselhos Tutelares. In: ______; KRISTENSEN, Chistian Haag; OLIVEIRA, Margrit Sauer; FLORES, Renato Zamora et. al. Violncia Domstica. Porto Alegre: Fundao Maurcio Sirotsky - AMENCAR, 1998, p. 23-31.

ANDRADE, Anderson Pereira de. A Conveno sobre os Direitos da criana em seu dcimo aniversrio: avanos, efetividade e desafios. Revista Igualdade, Curitiba: Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Infncia e Juventude do Ministrio Pblico do Paran, v. 8, n. 28, p. 1-22, jul./set. 2000.

AREND, Hannah. A condio humana. 9.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1999, 352p.

AZAMBUJA, Maria Regina Fay. Violncia sexual intrafamiliar: possvel proteger a criana? Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004, 181p.

BRANCHER, Leoberto Narciso. Maus-tratos na infncia, implicaes jurdicas do atendimento da vtima. Revista Jurdica da Associao dos Defensores Pblicos do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 61-74, 1997. BRAUM, Suzana. A violncia sexual infantil na famlia: do silncio revelao do segredo. Porto Alegre: AGE, 2002, 102p.

CARVALHO, Rose Mary de. Comentrios ao art. 136 do ECA. In: CURY, Munir (coord.); SILVA, Antnio Fernando Amaral e (coord.); MENDEZ, Emlio Garca (coord.). Estatuto da Criana e do Adolescente Comentado: comentrios jurdicos e sociais. 1.ed. So Paulo: Malheiros, 1992, p. 413-420.

CLIA, Salvador. Maltrato e negligncia: interveno a nvel preventivo. In: LIPPI, J. R. Abuso e negligncia na infncia: preveno e direitos. Rio de Janeiro: Cientfica Nacional, 1990, 219p.

CURY, Munir (coord.); SILVA, Antnio Fernando Amaral e (coord.); MENDEZ, Emlio Garca (coord.). Estatuto da Criana e do Adolescente Comentado: comentrios jurdicos e sociais. 1.ed. So Paulo: Malheiros, 1992, 783p.

CURY, Munir; PAULA, Paulo Afonso Garrido de; MARURA, Jurandir Norberto. Estatuto da Criana e do Adolescente Anotado. 3.ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002, 553p.

DIGICOMO, Murillo Jos. O Conselho Tutelar e a Medida de Abrigamento. Revista Igualdade, Curitiba: Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Infncia e Juventude do Ministrio Pblico do Paran, v. 8, n. 27, p. 1-12, abr./jun. 2000. DOBKE, Veleda. Abuso Sexual: a inquirio das crianas, uma abordagem interdisciplinar. Porto Alegre: Ricardo Lenz, 2001, 97p.

FONSECA, Antnio Cezar Lima da. A ao de destituio do ptrio poder. Revista Igualdade, Curitiba: Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Infncia e

Juventude do Ministrio Pblico do Paran, v. 8, n. 29, p. 1-41, out./dez. 2000. FURNISS, Tilman. Abuso Sexual da Criana: uma abordagem multidisciplinar, manejo, terapia e interveno legal integrados. Traduzido por Maria Adriana Verssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1993, 337p.

GABEL, Marceline (org.). Crianas vtimas de abuso sexual. Traduzido por Sonia Goldfeder. So Paulo: Summus, 1997, 252p.

GOLDENBERG, Gita W. Violncia Domstica contra Crianas e Adolescentes. Revista da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n. 2, p. 183-194, 1994.

GREEN, Arthur H. Abuso sexual infantil e incesto. In: LEWIS, Melvin (org.). Tratado de psiquiatria da infncia e adolescncia. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995, p. 1.032-1.042. GROSSI, Patrcia Krieger; WERBA, Graziela C. Violncias e Gnero: coisas que a gente no gostaria de saber. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001, p. 95-106. GUERRA, Viviane Nogueira de Azevedo. Violncia de Pais contra Filhos: a tragdia revisitada. 3.ed. So Paulo: Cortez, 1998, 262p.

HAMON, Herv. Abordagem sistmica do tratamento sociojudicirio da criana vtima de abusos sexuais intrafamiliares. In: GABEL, Marceline (org.). Crianas vtimas de abuso sexual. Traduzido por Sonia Goldfeder. So Paulo: Summus, 1997, p. 174-187.

KAPLAN, Sandra J. Abuso Fsico e Negligncia. In: LEWIS, Melvin (org.). Tratado de psiquiatria da infncia e adolescncia. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995, p. 1.0221.031. KEMPE, Ruth S.; KEMPE, C. Henry. Nios maltratados. 4.ed. Madrid: Ediciones Morata, S. L., 1996, 230p.

KRISTENSEN, Chistian Haag; OLIVEIRA, Margrit Sauer; FLORES, Renato Zamora. Violncia contra crianas e adolescentes na Grande Porto Alegre. In: ______ et. al. Violncia Domstica. Porto Alegre: Fundao Maurcio Sirotsky - AMENCAR, 1998, p. 71-136.

MEES, Lcia Alves. Abuso sexual, trauma infantil e fantasias femininas. Porto Alegre: Artes e Ofcios, 2001, 151p.

OLIVEIRA, Suzana Braun Antunes de. O segredo nas famlias incestognicas: do

silncio ao rompimento. In: ELSEN, Ingrid (org.). Livro Programa, Livro Resumo do Congresso Internacional Famlia e Violncia. Florianpolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 1999, p. 261.

______; PINHEIRO, Lucilene de Souza. Mitos e Fatos Acerca da Vitimizao Sexual contra Crianas e Adolescentes. In: ELSEN, Ingrid (org.). Livro Programa, Livro Resumo do Congresso Internacional Famlia e Violncia. Florianpolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 1999, p. 229.

REICHENHEIM, Michael E.; HASSELMANN, Maria Helena; MORAIS, Claudia Leite. Conseqncias da violncia familiar na sade da criana e do adolescente: contribuies para a elaborao de proposta de ao. Cincia e Sade Coletiva, 4 (1), SCHREIBER, Intrafamiliar. p. Elisabeth. Porto Os 109-121, Direitos Fundamentais Ricardo da 1999. Criana 2001, na Violncia 152p.

Alegre:

Lenz,

VASCONCELLOS, Amlia Thereza de Moura. A relao famlia, escola, comunidade. In: FICHTNER, Nilo (org.). Transtornos mentais da infncia e da adolescncia, um enfoque desenvolvimental. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997, 364p.

VIEIRA, Francisco Xavier Medeiros. Comentrios ao artigo 130 do ECA. In: CURY, Munir (coord.); SILVA, Antnio Fernando Amaral e (coord.); MENDEZ, Emlio Garca (coord.). Estatuto da Criana e do Adolescente Comentado: comentrios jurdicos e sociais. 1.ed. So Paulo: Malheiros, 1992, p. 403-404.

ZAVASCHI, Maria Lucrcia Scherer; TETELBOM, Miriam; GAZAL, Christina Hallal; SHANSIS, Flvio Milman. Abuso sexual na infncia: um desafio teraputico. Revista de Psiquiatria, Porto Alegre, n. 13, p. 136-145, set./dez. 1991.

______; COSTA, Flvia; BRUNSTEIN, Carla. O beb e os pais. In: EIZIRIK, Cludio Laks; KAPCZINSKI, Flvio; BASSOLS, Ana Margareth Siqueira. O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinmica. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2001, p. 4157. ______ et al. Abuso sexual em crianas: uma reviso. Jornal de Pediatria, v. 67 (3/4), p. 130-136, 1991.

Texto acessado do site: http://www.mp.rs.gov.br/infancia/doutrina/id500.htm

Potrebbero piacerti anche