Sei sulla pagina 1di 43

CIEPH

CENTRO INTEGRADO DE ESTUDO E PESQUISA DO HOMEM

ESTUDO DE CASO SOBRE O EFEITO DA AURICULOTERAPIA EM UM PACIENTE COM DISTRBIO DO SONO - TERROR NOTURNO CONTROLADO POR MEIO DE AVALIAES CLNICAS

VIVIANE SILVEIRA BERMUDEZ

Porto Alegre 2005

VIVIANE SILVEIRA BERMUDEZ

ESTUDO DE CASO SOBRE O EFEITO DA AURICULOTERAPIA EM UM PACIENTE COM DISTRBIO DO SONO - TERROR NOTURNO CONTROLADO POR MEIO DE AVALIAES CLNICAS

Trabalho de concluso de curso apresentado como requisito parcial para obteno do ttulo de Especialista em Acupuntura pelo Centro Integrado de Estudo e Pesquisa do Homem sob orientao do Professor Especialista Cleto Emiliano Pinho.

Porto Alegre 2005

Viviane Silveira Bermudez

Estudo de Caso Sobre o Efeito da Auriculoterapia em um paciente com distrbio do sono - terror noturno controlado por meio de avaliaes clnicas

Aprovado em ____ / ____ / ________, pela banca abaixo assinada:

BANCA EXAMINADORA

Prof. Esp. Cleto Emiliano Pinho : ________________________________________________

Prof. Dr. Carlos Gustavo Hoelzel : _______________________________________________

Prof. Esp. Marcelo Fabian Oliva : ________________________________________________

A elaborao deste trabalho dedica-se, essencialmente, Medicina Tradicional Chinesa que, atravs de seus mtodos, viabilizou, por meio de estudo de caso, uma melhoria da qualidade de vida, buscada, imemorialmente, pelas sociedades, sejam elas, Orientais ou Ocidentais.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente, agradeo a Deus por ser Ele fonte de vida, de alma, de inspirao e de criao de todas as coisas. Tambm agradeo aos meus pais, Sr. Cleber Guimares Bermudez e Sra. Snia Silveira Bermudez, por caminharem integralmente comigo, apoiandome nessa pesquisa e na vida. Ao meu namorado por sua dedicao, afeto, carinho e compreenso, dispensados nos momentos de maior necessidade e dificuldade. Mormente, gostaria de mencionar a importncia de meu estimado e imprestvel irmo, nesse sentido, no empresto-o a ningum, pois o melhor amigo que eu poderia possuir. No foi possvel citar o nome de todas as pessoas que me auxiliaram, de uma forma ou de outra, na consecuo desse trabalho porque a lista seria muito extensa. Restrinjo-me, assim, ao Professor Cleto Emiliano Pinho, por sua orientao, estimulo, pacincia, disponilidade e ateno dedicados a este tranbalho. Enfim, agrdeo a todos que me acompanharam e em auxiliaram na concluso de mais essa etapa de minha vida.

RESUMO

Este trabalho uma pesquisa de carter qualitativo que relata a ao da auriculoterapia sobre os sintomas do distrbio do sono em um paciente que sofre de terror noturno. O interesse em realizar um estudo sobre este tema surgiu aps conhecer um paciente que relatava muita dificuldade em dormir, pois sofria com muitos pesadelos. A partir do diagnstico do distrbio referido, optei pelo tema para estudo e relato de caso, cujo

tratamento aplicado foi a auriculoterapia. Esta pesquisa teve como objetivo melhorar a qualidade de sono deste paciente, buscando a eliminao ou amenizao dos sintomas apresentados pelo distrbio de sono terror noturno. A partir da, foi feito uma avaliao de acupuntura, foi traado uma ao teraputica, realizada em uma sesso semanal de auriculoterapia, durante 45 (quarenta e cinco) dias, no perodo de janeiro a maro de 2005. Ao final do estudo, pude observar que a auriculoterapia tem resultado positivo no tratamento do distrbio do sono, j que se observou a eliminao dos sintomas no estudo de caso realizado.

Palavras-chave: Auriculoterapia, Terror Noturno.

SUMRIO

INTRODUO................................................................................................................. 08 1 REFERENCIAL TERICO........................................................................................... 11 1.1 Sono.................................................................................................................... 11 1.2 Distrbio do Sono.... .......................................................................................... 13 1.2.1 Terror Noturno....................................................................................... 14 1.3 Auriculoterapia.................................................................................................. 15 1.3.1 Descrio dos Pontos de Auriculoterapia utilizados no tratamento de Terror Noturno..................................................................................... 16 2 METODOLOGIA........................................................................................................... 19 2.1 Delineamento da Pesquisa.................................................................................. 19 2.2 Procedimentos..................................................................................................... 19 2.2.1 Contato Inicial......................................................................................... 19 2.2.2 Projeto Piloto......................................................................................... 20 2.2.3 Estudo Principal..................................................................................... 21 3 ANLISE E DISCUSSO DOS RESULTADOS........................................................ 22 CONCLUSO................................................................................................................... 23 BIBLIOGRAFIA.................................................................................................................25 ANEXOS.............................................................................................................................. 26

INTRODUO

A acupuntura entrou na minha vida 1 (um) ano aps minha graduao. Na poca, j estava trabalhando com a fisioterapia tradicional, mas no me sentia completamente realizada com os conhecimentos e a filosofia oferecidos pela medicina ocidental. Faltava uma interao entre doena, homem e natureza.

Com o passar do tempo, minhas preocupaes tornaram-se mais constantes, o que me estimulou a buscar outras formas de conhecimento, que valorizassem o homem na sua totalidade, interagindo-o com o meio em que vive. Deparei-me, ento, com a acupuntura, tcnica que consegue avaliar e tratar a pessoa de forma integral, no fragmentada, envolvendo o histrico da patologia com o ambiente em que a pessoa se encontra, naquele momento de sua vida.

Na viso de Jeremy Ross, os chineses vem o universo como uma rede infinita de fluxos de energia entrelaados, os ns transitrios nesta rede mutante representam os eventos no espao e no tempo. O princpio de inter-relacionamento constante, mas os padres de relacionamento so mutantes, a rede est em constante movimento e transformao, portanto esse autor argumenta que:

Em termos gerais, a inter-relao entre os diferentes fenmenos dentro de um padro que importante e a conexo de diferentes padres entre si dentro do contexto como um todo. Em termos humanos, tudo que ocorre depende da inter-relao dos diferentes padres dentro do indivduo e dele em relao aos outros e ao meio ambiente". 1

Tendo conscincia desta realidade, o meu interesse pela acupuntura e pela medicina chinesa s aumentou, encaminhando-me para uma especializao e para a busca eterna por mais conhecimentos sobre o tema.

Desse interesse surgiu a realizao desse estudo, uma pesquisa de paradigma qualitativo de metodologia experimental, que tem como tema o distrbio do sono terror noturno. Assunto de grande importncia para harmonia e equilbrio do ser humano.

O objetivo geral desta pesquisa melhorar a qualidade de vida do paciente que sofre do referido distrbio, pois, dessa forma, no consegue manter um equilbrio entre o perodo de descanso e o perodo de atividade. J o objetivo especfico a ser atingido neste trabalho verificar a eficcia da tcnica de auriculoterapia para o tratamento do distrbio do sono terror noturno, recuperando a qualidade do sono e descanso do paciente sem uso de outros tratamentos ou medicamentos.

A realizao desse estudo ocorreu a partir da permisso voluntria de um paciente. Este foi avaliado e recebeu tratamento atravs da tcnica de auriculoterapia, durante um perodo de 45 (quarenta e cinco) dias. A coleta de dados e os resultados da pesquisa foram feitos a partir de exame clnico e do relato do paciente. Ao final do tratamento, o paciente no

ROSS, Jeremy. Zang Fu: sistemas de rgos e vsceras da medicina tradicional chinesa. So Paulo: Editora Roca, 1994.

10

apresentava mais episdios de pesadelos, caractersticos do distrbio do sono terror noturno. Resultado esperado pelo presente estudo.

11

1 REFERENCIAL TERICO 1.1 Sono O sono descrito e estudado tanto na medicina ocidental quanto na medicina oriental. Sua importncia, na busca de uma vida saudvel e harmoniosa, essencial. Pode ser definido, pela rea mdica ocidental, da seguinte forma:
O sono um estado fisiolgico caracterizado por abolio prontamente reversvel da conscincia, por quiescncia motora relativa e por elevao do limiar de respostas ao meio ambiente, que ocorre em episdios peridicos. O sono o estado fisiolgico que interrompe a viglia e permite restaurar as condies do incio da viglia precedente . 2

Antigamente no era possvel saber o que acontecia realmente com o ser humano enquanto este dormia. Foi atravs do avano da Cincia que se pde descobrir os mistrios do sono. Segundo J. A. Pinto 3, a cincia aprendeu mais sobre o sono e seus distrbios nos ltimos 60 anos do que nos ltimos 6.000 anos. Hoje, atravs do exame polissonografia, podemos conhecer e estudar o que acontece com o nosso corpo enquanto dormimos. De acordo com mesmo autor, o sono um processo ativo, uma funo essencial do organismo humano, assim como a fome e a sede. Dessa forma, podemos entender que todas as funes do crebro e do organismo so influenciadas pelo sono, e este no tem demonstrado ser uma fase de repouso muscular, visceral e do sistema nervoso, mas sim servindo para outros objetivos, ainda no totalmente determinados.

Atravs da polissonografia, descobriu-se que o sono no um estado nico, mas sim composto por vrias fases ou estgios, formando ciclos. Estes tm durao aproximada de 90 minutos e se repetem ao longo de toda noite, iniciando no primeiro estgio; poucos minutos depois, entrando no estgio segundo estgio; em torno de 20(vinte) minutos

2
3

MARTINEZ, Deniz. Insnia na prtica clnica. Porto Alegre: Artmed, 2005. PINTO, J.A. Ronco e Apnia do Sono. Rio de Janeiro: Revinter Ltda, 2000.

12

o sono passa para os estgios 3 e 4. Estes estgios so classificados como sono de ondas lentas(SOL) e so os mais profundos, ocorrem com mais freqncia na primeira metade da noite, perodo mais difcil de o indivduo acordar.

Entre um ciclo e outro, ocorre o perodo de sono chamado REM (rapid eye movements), iniciais do termo em ingls que descreve o perodo que ocorre maior movimento dos olhos enquanto dormimos, momento em que ocorrem os sonhos. Normalmente, no lembramos dos sonhos, pois a memria s funciona aps 5(cinco) minutos de viglia. Entretanto, para Martinez, breves despertares durante a noite tambm podem no ser lembrados pelo mesmo motivo. O sono, portanto, fica dividido em estgio REM e NOREM. Quando no estamos dormindo, estamos no estgio chamado viglia.

J na medicina oriental, segundo o terico Breves 4, a sade est associada a harmonia do sujeito. Dessa maneira, uma pessoa saudvel um indivduo em plena harmonia com o seu ser e com o universo. O TAO energias, o Yin e o Yang .
5

representa esse equilbrio. Equilbrio entre duas

O conceito de Yin e Yang para Ross a base da Medicina Chinesa. Enquanto que a tendncia ocidental perceber os opostos como absolutos, por exemplo, o significado das palavras preto e branco; o pensamento chins v o mesmo fenmeno como dois extremos de algo contnuo, no somente preto e branco, mas sim, mais preto ou mais branco. Portanto, como a polaridade nunca esttica, ela est em contnua mudana, o mais preto ficando mais branco e vice-versa.

4 5

BREVES, Raul. Acupuntura Tradicional Chinesa. So Paulo: Robe Editorial, 2001.

Doutrina mstica e filosfica formulada pelo filsofo chins Lao Tse e desenvolvida posteriormente. Enfatiza a integrao dos seres humanos a uma realidade csmica primordial. O TAO, dessa forma, contraria a racionalidade ocidental.

13

A teoria Yin Yang na MTC defende que todo objeto ou fenmeno no universo consiste de dois aspectos opostos denominados Yin e Yang , que so, por princpio , conflitantes e interdependentes; alm disso, a teoria defende que essa relao entre Yin e Yang a lei universal do mundo material , o princpio e a fonte da existncia de uma infinidade de coisas e a causa bsica para o florescimento e o perecimento das coisas. 6

O mesmo autor argumenta que um desequilbrio entre Yin e Yang o princpio para o aparecimento de uma desarmonia inicial, e a possvel instalao de um distrbio e ou doena. Considerando o Sono como foco de estudo, este seria classificado como Yin, se comparado como perodo de descanso; enquanto que Yang descreveria o perodo de atividade do ser humano. Portanto, para um perodo de atividade de qualidade, necessrio um bom perodo de descanso.

1.2 Distrbios do Sono Continuando com o terico Jeremy Ross, em sua abordagem sobre a mesma temtica, o verdadeiro descanso raro no mundo de hoje, pois muito do que se denomina descanso est associado hiperestimulao mental: drogas, televiso, jogos eletrnicos etc. Assim, Yin no fica reabastecido e as pessoas se sentem cada vez mais cansadas e inquietas.
O sono tambm perdeu muito a sua qualidade na vida moderna, o mundo da atividade mental diria e do estresse passaram os limites do mundo do sono. O sono no apenas uma interrupo da atividade humana, uma condio necessria para a regenerao da mente e do corpo. A falta de sono gera uma deficincia de Yin que pode causar insnia durante a noite ou sono muito agitado e inquietao e , ou, sonolncia durante o dia .7

Para Jeremy Ross, o mundo do sono est associado ao lado direito do crebro, juntamente com os sonhos, a imaginao e a intuio. A perda da capacidade intuitiva aumenta o nvel de incerteza e do estresse, provocando uma deficincia do Yin , ou seja, o princpio de uma desarmonia que pode levar a instalao de uma doena na MTC, ou como denomina a medicina oriental ,um distrbio.
6 7

ROSS, Jeremy. Combinaes dos pontos de acupuntura. So Paulo: Rocca, 2003. Id., Ib. 2003.

14

1.2.1 Terror Noturno Terror noturno , na viso de Ganhito 8, considerado um distrbio tpico do perodo edpico. Raramente se manifesta antes do terceiro ano sua incidncia diminui com a aproximao da infncia. Trata-se de um breve ataque de angustia que surpreende a criana em pleno sono, mergulhando-a, assim, em um estado de grande pavor, em que no pode reconhecer seu meio, nem se lembrar, logo aps a crise.

Para o especialista Usher 9, o terror noturno pode ocorrer em adultos, porm, sua incidncia maior verificada em crianas. Ningum sabe de fato o que est por trs desse distrbio. Alguns pesquisadores encaram o terror noturno infantil como um estgio relativamente insignificante no padro de desenvolvimento do sono, j, em adultos, considerado mais grave, talvez, porque, em adultos, sua ocorrncia est relacionada a

sintomas como ansiedade, extrema agitao ou at uma certa inibio da agressividade.

Retomando-se Martinez, pode-se dizer que o terror noturno, um despertar sbito do sono de ondas lentas, com um grito ou choro, segue acompanhado de manifestaes como medo intenso, por exemplo. Os episdios, usualmente, ocorrem dentro do primeiro tero da noite, e acontece amnsia total ou parcial dos eventos durante os episdios, que podem durar de 2(dois) a 20 (vinte) minutos. O paciente pode desenvolver insnia, sono no reparador ou, passar perodos sem dormir, visando evitar os ataques. A insnia desses pacientes representaria um medo condicionado, pois os indivduos criariam mecanismos para descansar sem dormir, como permanecer sentado na cama, manter rdio ou televiso ligados ou, pedir para que o cnjuge vigie seu sono. Com isso, desenvolvem privaes de sono que piora a ansiedade, agravando o pnico, durante o dia ou no prprio sono.
8

GANHITO, N.C.P. Distrbios do Sono. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2001. USHER, Rod. O Sono. So Paulo: Saraiva, 1991.

15

1.3 Auriculoterapia Segundo Dal Mas10, no se tem a noo correta de tempo na histria da auriculoterapia. O que se sabe que essa tcnica teraputica foi descrita em narrativas chinesas datadas , mais ou menos, a 5000 (cinco mil) anos Antes de Cristo. Depois disso, foi mencionado pelo grego Hipcrates (Pai da Medicina), pelo mdico egpcio Cipcladis, e tambm na Turquia, at chegar na Europa com o Dr. Norgier. No Brasil, a prtica comeou por volta dos anos 70 (setenta). No incio de 1975, o Dr. Olivrio Carvalho muito contribuiu para o desenvolvimento da acupuntura no Brasil.
Atualmente h duas escolas dentro da auriculoterapia. A primeira, a escola francesa, determina o microssistema auricular, uma reflexologia de uma ao neurofisiolgica, ou seja, ela regida pelo sistema parassimptico; quando se pica uma determinada parte de cartilagem auricular, estimula-se por meio desse ponto, alguma rea cerebral, descarregando endorfinas ou morfinas que vo agir no sistema corporal, acionando a liberao de uma dessas substncias. Ao passo que a linha chinesa da acupuntura auricular tem base nas mesmas tradies da medicina chinesa conhecida pela sigla MTC (Medicina Tradicional Chinesa). 11

No Brasil, so utilizados os dois mtodos, ou, talvez, at tenha sido criado um terceiro mtodo, que descrito por Walter Dal Mas, autor do livro Auriculoterapia Auriculomedicina na Doutrina Brasileira, que tambm fundamenta esse estudo.

Por conseguinte, para Souza

12

a auriculoterapia tem relao com a

Reflexologia, seguindo, porm, o mesmo sistema de diagnstico das teorias convencionais, ou seja, anamnese, exames clnicos, exames laboratoriais, Raios X, etc

10
11 12

DAL MAS, W. D. Auriculoterapia: Auriculomedicina na Doutrina Brasileira. So Paulo: Roca, 2004. Id., Ib. 2004. SOUZA, M.P. Tratado de Auriculoterapia. Braslia: Look Grfica e Editora Braslia, 2001.

16

A auriculoterapia pode ser usada em todos os tipos de problemas fsicos e psquicos, abrangendo uma vasta relao de tratamentos. Tem como fundamento o reflexo direto sobre o crebro e, atravs deste, sobre todo o organismo. Nesse sentido, um mtodo completo de terapia, e sua aplicao, associada a outras terapias, pode vir a dinamizar os efeitos benficos de qualquer tratamento.

1.3.1 Descrio dos Pontos de Auriculoterapia utilizados no tratamento de Terror Noturno

Rim: Ponto situado na Concha Cimba, prximo a juno desta com a Raiz Inferior do Anti-hlix, na mesma linha do ponto Shenmen. Este ponto importante por armazenar a energia vital, um ponto de equilbrio da energia Yin 13 .

Simptico: Ponto situado no meio da Raiz Inferior abaixo da membrana do Hlix. usado para regular o sistema neurovegetativo, motivo pelo qual se usa para tratar todos os transtornos do mesmo 14.

Shenmen: Ponto localizado no vrtice do ngulo formado pela Raiz Inferior e a Raiz Superior do Anti-hlix . Ponto usado para acalmar o esprito 15.

Occipital: Ponto situado a 2mm do ponto de Alergia, a 1mm do limite do Antitrago com o Anti-hlix. Tem a funo de acalmar o esprito16.

13 14

Id., Ib. 2001. SOUZA, 2001. 15 Ibid. 16 dem.

17

Hlix 6: Como aporte em Souza, esse, localiza-se na extremidade inferior do Lbulo. Seu reflexo sobre o crtex cerebral. Subconsciente: Localizado dentro da Concha Cava, no assoalho do Antitrago. Ponto indicado para indivduos que no conseguem desligar-se(subconscientemente) das coisas; como por exemplo, um executivo que vai para casa e continua nos seus afazeres do trabalho 17 .

Ponto R: Localizado na regio pr-tragal ou fissura, na ponta superior da fissura. Utilizado em problemas do sono18 .

Subcrtex: Em Souza

18

, o ponto situado na curva ascendente em direo ao

pice do Anti-trago, na borda superior da Concha, ao lado do ponto ovrio. Regula a funo do crtex cerebral.

Corao: Ponto situado no centro da Concha Cava, numa mesma linha que liga o vrtice do Anti-trago com o Shenmen. Usado para distrbios como insnia e pesadelos, pacifica o corao e dispersa o fogo do corao19.

Estmago: Ponto situado no incio da Raiz do Hlix, no limite entre a Concha Cimba e a Cava. a base da energia do cu posterior(adquirida). a forma essencial de comunicao entre o exterior e o interior 20.

17
18

DAL MAS, W. D. Auriculoterapia: Auriculomedicina na Doutrina Brasileira. So Paulo: Roca, 2004.

Ibid. 2004. SOUZA, M.P. Tratado de Auriculoterapia. Braslia: Look Grfica e Editora Braslia, 2001. 19 dem. 20 Ibid.
18

18

Insnia: Localizado no entroncamento do hlix com o lbulo (hlico-lobular). Ponto importante no tratamento de insnia 21.

Neurastenia: Ponto chins utilizado como complemento no tratamento. rea localizada no bordo externo da antitrago, por trs dos pontos occipital e vrtex. Ponto utilizado no tratamento para dificuldade em conciliar o sono 22.

Fgado: Ponto localizado na concha superior, tambm chamada cimba, sempre na aurcula direita. Atua junto com o corao no controle das atividades emocionais23.

Ansiedade 1: Ponto situado na juno do lbulo com o dorso da aurcula, na altura da insero do lbulo ao msculo do pescoo. Usado para o tratamento insnia, terror noturno, e pesadelos24.

21 22

DAL MAS, W. D. Auriculoterapia: Auriculomedicina na Doutrina Brasileira. So Paulo: Roca, 2004. GARCIA, E.G Auriculoterapia. So Paulo: Roca Ltda., 1999. 23 DAL MAS, W. D. Auriculoterapia: Auriculomedicina na Doutrina Brasileira. So Paulo: Roca, 2004.
24

SOUZA, M.P. Tratado de Auriculoterapia. Braslia: Look Grfica e Editora Braslia, 2001

19

2 METODOLOGIA 2.1 Delineamento da Pesquisa Esse estudo caracteriza-se por uma pesquisa de paradigma qualitativo de metodologia experimental, em que se observar a ao da auriculoterapia sobre os sintomas do distrbio do sono terror noturno.

A coleta de dados foi feita atravs de relato do paciente sobre os sintomas do distrbio do sono terror noturno, e de avaliao clnica.

Os instrumentos de pesquisa englobaram o uso de uma ficha de avaliao em Acupuntura, segundo a Medicina Tradicional Chinesa ( MTC), e um dirio de campo, em que sero relatados os dados colhidos da paciente durante o perodo de tratamento. Os materiais utilizados foram: agulha auricular semi-permanente chinesa 0, 20 x 1, 5 , bandeja inox, algodo hidrfilo(Apolo), pina, lcool etlico hidratado 72%(Parati) e micropore(Cremer).

A pesquisa baseia-se em consideraes ticas, segundo a Resoluo 196/96 do Conselho Nacional de Sade do ano de 1996. Na discusso e anlise dos resultados poder ser usado um nome fictcio para o voluntrio. (Comisso Nacional de tica em Pesquisa, 2000).

2.2 Procedimentos 2.2.1 Contato Inicial Primeiramente, foi feito um contato com o voluntrio a fim de informa-lo sobre os objetivos da pesquisa a que seria submetido, e assinado o termo de consentimento livre e esclarecido (Anexos). O paciente tambm submeteu-se a uma avaliao com psiclogo para confirmao do diagnstico de Terror noturno (Anexos).

20

No dia 18 de janeiro de 2005, foi feita uma avaliao de acupuntura (Anexos), aprovada pelo Prof e fisioterapeuta, especialista em acupuntura, Dr. Cleto Emiliano Pinho, e traado um plano de tratamento, de acordo com a Tcnica de auriculoterapia francesa.

Na avaliao inicial, o paciente relatou que os primeiros sintomas do terror noturno apareceram logo aps um acidente de trnsito ocorrido em novembro de 2003, em que o paciente, ao conduzir sua moto, acidentou-se e sofreu um fratura exposta na perna direita. O tratamento completo levou um ano, onde o paciente recebeu tratamento

ortopdico, fisioteraputico e psicolgico. Segundo informaes colhidas com o paciente, antes do acidente, ele j apresentava um quadro de stress por problemas particulares. Durante o perodo de repouso, submetido aps o acidente, o quadro de estresse teria ficado mais evidente, desenvolvendo, assim, o distrbio do sono mencionado. O paciente no deu continuidade ao tratamento psicolgico recebido aps o acidente. Os pesadelos, desde ento, passaram a ficar cada vez mais freqentes, mesmo aps retomar as atividades normais.

A recuperao do tratamento ortopdico e fisioteraputico foi total. O paciente recuperou todas as habilidades correspondentes da perna direita em um ano, porm no deu continuidade ao tratamento psicolgico para distrbio do sono terror noturno, por iniciativa prpria.

2.2.2 Projeto Piloto Primeiramente, entrou-se em contato com o paciente voluntrio, foi explanado os objetivos da pesquisa e entregue o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Anexos),a fim de viabilizar a concordncia do paciente com a pesquisa. No dia 18 de janeiro de 2005, foi feita uma avaliao de acupuntura (Anexo) com o paciente. Aps anlise e

21

aprovao da avaliao inicial pelo Prof. Fisioterapeuta e Espec. em Acupuntura, Dr. Cleto Emiliano Pinho, traou-se o plano de tratamento, controlado por avaliao clnica. Com o incio das sesses de auriculoterapia, foram selecionados os pontos propostos pelo pesquisador e avaliados pelo professor, fundamentados na Escola de Auriculoterapia Francesa.

O projeto piloto teve durao de uma semana, perodo necessrio para a adaptao do paciente s agulhas e ao tratamento. O paciente, tambm, foi orientado a estimular, diariamente, os pontos selecionados na aurcula em tratamento. Os instrumentos de pesquisa englobaram o uso de uma ficha de avaliao, constando todos os dados para a realizao da pesquisa, e um dirio de campo, para relatar os dados colhidos do paciente durante o perodo de tratamento. Os materiais utilizados foram: agulha auricular semipermanente chinesa 0,20 x 1,5, bandeja, algodo hidrfilo (Apolo), pina, lcool etlico hidratado 72 %(Parati), e micropore (Cremer).

2.2.3 Estudo Principal Aps a validao do projeto piloto, deu-se incio ao estudo principal, o qual teve durao de 37 (trinta e sete) dias. Nesse perodo, foi realizada, inicialmente, uma sesso a cada semana. Aps a quarta semana de tratamento, a freqncia das avaliaes passaram a ser a cada duas semanas. Durante todo perodo de tratamento foram realizadas 6 (seis) avaliaes clnicas para controle, sendo, a ltima avaliao utilizado para este estudo, datada em 4 (quatro) de maro do ano de 2005.

22

3 ANLISE E DISCUSSO DOS RESULTADOS A anlise e discusso dos resultados foi realizada atravs dos dados obtidos pelo paciente atravs das avaliaes clnicas, realizadas a cada semana de tratamento, at o final, em 4 (quatro) de maro de 2005. Sero analisados os sintomas relatados pelo paciente.

A avaliao do paciente realizada de acordo com a MTC, mas o tratamento fundamentado na Escola de auriculoterapia francesa, assim como ocorreu com Yamamoto, que fundamentou sua avaliao dentro da medicina ocidental, cujo tratamento utilizado foi a tcnica de acupuntura craniana.

importante frisar que, durante todo o tratamento, o paciente, no estava fazendo uso de medicamentos ou qualquer outro tratamento.

23

CONCLUSO

A partir do estudo realizado, foi possvel conhecer um pouco mais sobre imenso universo do sono e seus distrbios, alm de ressaltar a importncia da qualidade do sono e do descanso para uma vida saudvel.

O presente estudo, descreveu a utilizao da tcnica de auriculoterapia no tratamento do distrbio do sono, definido por Martinez como terror noturno. O tratamento aplicado apresentou eficcia desde a primeira semana. Inicialmente, houve apenas uma diminuio da freqncia dos sintomas do referido distrbio, mas, conforme a seleo dos pontos, foi ocorrendo, ao longo do tratamento, a eliminao total dos sintomas mencionados pelo paciente. O resultado, portanto, foi satisfatorio at o final do estudo.

Em virtude do resultado obtido at o momento, permito-me concluir que a auriculoterapia pode ser eficaz no tratamento do distrbio do sono terror noturno, e que deve ser usado como auxiliar no tratamento do mesmo. Contudo, importante enfatizar que este estudo restringiu-se a um paciente como amostragem, apresentando ,evidentemente, algumas lacunas para pesquisas posteriores. No entanto, meus resultados seguiram os objetivos

24

norteadores do estudo de caso e, permitiram um resultado positivo, satisfazendo, dessa maneira, a premissa inicial, comprovada no decorrer da anlise.

Assim, de acordo com os autores utilizados como aporte terico e anteriormente citados, o tipo de distrbio analisado na pesquisa faz parte de um grupo de doenas consideradas prprias e relacionadas vida moderna; distrbios esses, cada vez mais, comuns em todos os segmentos de nossa sociedade.

Finalizando este estudo, acredito que a temtica aqui arrolada superou minhas expectativas, estimulando-me a uma continuidade e aperfeioamento do estudo, fundamentado na medicina chinesa, com o intuito de proporcionar a melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo.

25

BIBLIOGRAFIA

BREVES, Raul. Acupuntura Tradicional Chinesa. So Paulo: Robe Editorial, 2001. BOUCINHAS, Jorge. YNSA A Nova Craniopuntura de Ymamoto. 2 ed. Natal:Ed SMBEAV, 2002. DAL MAS, W. D. Auriculoterapia: Auriculomedicina na Doutrina Brasileira. So Paulo: Roca, 2004. GANHITO, N.C.P. Distrbios do Sono. So Paulo: Casa do psiclogo, 2001. GARCIA, E.G Auriculoterapia. So Paulo: Roca Ltda., 1999. HULLEY, Setphen B. Delineando Pesquisa Clnica. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. MARTINEZ, D. Insnia na prtica clnica. Porto Alegre: Artmed, 2005. PINTO, J.A. Ronco e Apnia do Sono. Rio de Janeiro: Revinter Ltda, 2000. REA, L. M.; PARKER. R. A. Metodologia de Pesquisa. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2000. ROSS, J. Sistemas de rgos e Vsceras da Medicina Tradicional Chinesa. 2 ed. So Paulo: Roca, 1994. _______. Combinaes dos Pontos de Acupuntura. So Paulo: Roca, 2003. SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Cientfico. 21ed. So Paulo: Cortez, 2000. SOUZA, M.P. Tratado de Auriculoterapia. Braslia: Look Grfica e Editora Braslia, 2001. USHER, Rod. O Sono. So Paulo: Saraiva, 1991 XINNONG, Cheng. Acupuntura e Moxabusto Chinesa. Publicado pela Foreign Languages. Editora Roca, 1980.

26

ANEXOS

27

29

30

31

32

33

34

35

Avaliao de Pulso

Direito

IG forte, em corda E - forte , em corda TA - fraco

P - forte BP forte e cheio CS forte

Esquerdo ID normal VB - forte Bx - fraco C forte e cheio F forte e cheio R forte e cheio

Plano de Tratamento:

Projeto Piloto 1 avaliao - 18/01/2005 Foi utilizado, primeiramente, a aurcula esquerda, porque, segundo Dal Mas 2004, a aurcula mais indicada para tratar problemas de ordem emocional, enquanto que, a aurcula direita tem uma atuao melhor nos problemas de ordem orgnica. Sero estimuladas ambas aurculas, alternadamente, para tratar tanto origem emocional quanto orgnica do distrbio do sono, terror noturno.

36

Pontos utilizados:

Rim: Ponto situado na Concha Cimba, prximo a juno desta com a Raiz Inferior do Antihlix, na mesma linha do ponto Shenmen. Este ponto importante por armazenar a energia vital, um ponto de equilbrio da energia Yin 13 .

Simptico: Ponto situado no meio da Raiz Inferior abaixo da membrana do Hlix. usado para regular o sistema neurovegetativo, motivo pelo qual se usa para tratar todos os transtornos do mesmo 14.

Shenmen: Ponto localizado no vrtice do ngulo formado pela Raiz Inferior e a Raiz Superior do Anti-hlix . Ponto usado para acalmar o esprito 15.

Occipital: : Ponto situado a 2mm do ponto de Alergia, a 1mm do limite do Anti-trago com o Antihlix. Tem a funo de acalmar o esprito16.

13 14

Id., Ib. 2001. SOUZA, 2001. 15 Ibid. 16 dem.

37

Hlix 6: Como aporte em Souza, esse, localiza-se na extremidade inferior do Lbulo. Seu reflexo sobre o crtex cerebral.

Subconsciente: Localizado dentro da Concha Cava, no assoalho do Antitrago. Ponto indicado para indivduos que no conseguem desligar-se (subconscientemente) das coisas; como por

exemplo, um executivo que vai para casa e continua nos seus afazeres do trabalho 17 .

Estudo Principal 2 avaliao - 25/01/2005 Troca de aurcula, uso da aurcula direita O paciente relatou diminuio da freqncia dos pesadelos. Um episdio na semana. Lngua: vermelho mais claro, denteada, saburra branca amarelada no centro. Pulso: Direito IG fino E - forte TA vazio P - forte BP forte e cheio CS fraco

Esquerdo ID normal VB forte


17

C forte e cheio F forte e cheio

DAL MAS, W. D. Auriculoterapia: Auriculomedicina na Doutrina Brasileira. So Paulo: Roca, 2004.

38

Bx fraco

R forte e cheio

Pontos utilizados: Shenmen Simptico Rim Occipital Hlix 6 Subconsciente

Ponto R: Localizado na regio pr-tragal ou fissura, na ponta superior da fissura. Utilizado em problemas do sono18 .

Subcrtex: Em Souza 18, o ponto situado na curva ascendente em direo ao pice do Anti-trago, na borda superior da Concha, ao lado do ponto ovrio. Regula a funo

Corao: Ponto situado no centro da Concha Cava, numa mesma linha que liga o vrtice do Anti-trago com o Shenmen. Usado para distrbios como insnia e pesadelos, pacifica o corao e dispersa o fogo do corao19.

18

Ibid. 2004. SOUZA, M.P. Tratado de Auriculoterapia. Braslia: Look Grfica e Editora Braslia, 2001. 19 dem.
18

39

Estmago: Ponto situado no incio da Raiz do Hlix, no limite entre a Concha Cimba e a Cava. a base da energia do cu posterior(adquirida). a forma essencial de comunicao entre o exterior e o interior 20.

3 avaliao - 02/02/2005 Uso da aurcula esquerda, exceto o ponto do fgado, pois esse ponto est localizado somente na aurcula direita. O paciente relatou que dormiu melhor, mas, teve mais um pesadelo na semana. Lngua: vermelha clara, saburra branca seca no centro, rachadura em vertical da raiz at a ponta. Pulso: Direito IG fraco E - fraco TA - fraco e escorregadio P - forte BP forte e cheio CS normal

Esquerdo ID normal VB normal Bx vazio C forte e cheio F forte e cheio R forte e cheio

20

Ibid.

40

Pontos utilizados: Shenmen Subconsciente Hlix 6 Corao Ponto R

Insnia Localizado no entroncamento do hlix com o lbulo (hlico-lobular). Ponto importante no tratamento de insnia 21.

Neurastenia: Ponto chins utilizado como complemento no tratamento. rea localizada no bordo externo da antitrago, por trs dos pontos occipital e vrtex. Ponto utilizado no tratamento para dificuldade em conciliar o sono auriculoterapia francesa.
22

. Corresponde ao ponto da agressividade e sexualidade na

Fgado: Ponto localizado na concha superior, tambm chamada cimba, sempre na aurcula direita. Atua junto com o corao no controle das atividades emocionais23.

21 22

DAL MAS, W. D. Auriculoterapia: Auriculomedicina na Doutrina Brasileira. So Paulo: Roca, 2004. GARCIA, E.G Auriculoterapia. So Paulo: Roca Ltda., 1999. 23 DAL MAS, W. D. Auriculoterapia: Auriculomedicina na Doutrina Brasileira. So Paulo: Roca, 2004.

41

Ansiedade 1: Ponto situado na juno do lbulo com o dorso da aurcula, na altura da insero do lbulo ao msculo do pescoo. pesadelos24. Usado para o tratamento insnia, terror noturno, e

4 avaliao - 10/02/2005 Uso da aurcula direita. O paciente relatou que dormiu muito bem na semana, e no apresentou episdio de terror noturno. Lngua: colorao normal, saburra branca e seca no centro da lngua, rachadura vertical do meio para a raiz da lngua, com vento. Pulso: Direito IG - fraco E - normal TA - vazio P - normal BP forte e cheio CS forte

Esquerdo ID normal VB fraco Bx vazio C forte F forte R forte

24

SOUZA, M.P. Tratado de Auriculoterapia. Braslia: Look Grfica e Editora Braslia, 2001

42

Pontos utilizados: Manuteno dos mesmos pontos.

5 avaliao - 18/02/2006 O paciente relatou que dormiu bem durante a semana, e no apresentou nenhum quadro de terror noturno. Lngua: colorao normal, saburra branca no centro da lngua, rachadura do meio da lngua at a raiz, com vento.

Pulso: Direito IG normal E - normal TA - escorregadio P - normal BP forte e cheio CS forte

Esquerdo ID normal VB fraco Bx vazio C forte F forte R forte

Com a eliminao dos sintomas relatados pelo paciente, referente ao distrbio estudado, o tratamento passa a ser realizado com 1 (uma) freqncia quinzenal

43

6 avaliao - 04/03/2005 O paciente relatou que continuou sem sintomas do distrbio do sono - terror noturno, e dormiu muito bem. Lngua: colorao normal, rachadura menos evidente vertical do meio da lngua at a raiz, saburra branca mais seca no centro da lngua, com vento. Pulso: Direito IG normal E - normal TA - escorregadio P - normal BP forte e cheio CS forte

Esquerdo ID normal VB fraco Bx fraco C forte F - forte R forte

Com a eliminao dos sintomas referentes ao distrbio do sono terror noturno, e assim, alcanado os objetivos para esse estudo, o paciente passa, a partir desse momento, a realizar 1 (uma) sesso mensal. Com o objetivo, apenas, de manuteno do tratamento. A coleta dos dados para essa pesquisa fica limitada at esta data.

Potrebbero piacerti anche