Sei sulla pagina 1di 3

Paralaxe 1.

. deslocamento aparente de um objeto quando se muda o ponto de observao (Houaiss) A viso em Paralaxe o mais rico trabalho terico do filsofo esloveno Slavoj iek, classificado pelo prprio autor como sua obra-prima. A partir da noo de paralaxe - um efeito de aparente deslocamento do objeto observado devido modificao na posio do observador-, iek desenvolve trs campos de reflexo que se articulam. Na filosofia, iek faz um apanhado terico de seus livros anteriores, relacionando conceitos de Lacan, Hegel e Marx. No campo da cincia, o esloveno enfatiza questes levantadas pela neurologia e as cincias cognitivas, alm de aprofundar suas reflexes sobre a estrutura do sujeito a partir de seus estudos de psicanlise. E em relao poltica, iek desenvolve a idia de que o reconhecimento de antagonismos na ordem social constitui tarefa maior de nossos tempos. Um dos objetivos do livro empreender uma reabilitao do materialismo dialtico. iek entende a crise do marxismo no s como resultado das derrotas sociopolticas sofridas por seus movimentos, mas tambm pelo declnio do materialismo dialtico como base filosfica. Nesse sentido, sua obra oferece um quadro amplo dos debates acadmicos sobre os rumos de uma nova esquerda, dialogando com autores como Giorgio Agamben, Toni Negri, Michael Hardt, Ernesto Laclau, e no se furtando a abordar questes complexas como o anti-semitismo e o fundamentalismo. Anlises filosficas so entremeadas por leituras detalhadas sobre literatura, cinema e msica, no deixando de lado o talento de iek para a crtica da cultura. Produtos da cultura pop como Guerra nas estrelas, o filme infantil Procurando Nemo, entre outros, so observados por ngulos diversos paralaxe e relacionados aos mais complexos fenmenos de maneira no mnimo original. A viso em paralaxe, terceiro livro de Slavoj iek publicado pela Boitempo Editorial, no s expande a aproximao Lacaniana-Hegeliana do filsofo para novos domnios, como tambm prov a sistemtica exposio da estrutura conceitual que sustenta seu trabalho. Orelha de Christian Dunker. Trechos de A viso em paralaxe A aposta deste livro que, longe de constituir um obstculo irredutvel para a dialtica, a noo de lacuna paralctica a chave que nos permite discernir seu ncleo subversivo. Teorizar adequadamente essa lacuna paralctica o primeiro passo necessrio para a reabilitao da filosofia do materialismodialtico. Aqui enfrentamos um paradoxo bsico: enquanto muitas cincias de hoje praticam espontaneamente a dialtica materialista, em termos filosficos elas oscilam entre o materialismo mecnico e o obscurantismo idealista.

essa lacuna paralctica que tambm explica as duas dimenses irredutveis da modernidade: a poltica a lgica da dominao, do controle regulador (biopoltica, mundo administrado); a econmica a lgica da integrao incessante do excedente, da desterritorializao constante. A resistncia dominao poltica refere-se ao elemento supranumerrio, que no pode ser explicado nos termos da ordem poltica; mas como formular a resistncia lgica econmica da reproduo-pelo-excesso? (No podemos esquecer que esse excesso estritamente correlato ao prprio excesso de poder alm de sua funo representativa oficial.) O sonho da esquerda durante todo o sculo XX era: por meio da subordinao do econmico ao poltico (o controle estatal do processo de produo). Em suas obras mais recentes, Hardt e Negri parecem sucumbir tentao oposta, transferindo o foco para a luta econmica em que se pode confiar no Estado. H um belo detalhe hitchcockiano em Procurando Nemo: quando a filha monstruosa do dentista entra no consultrio do pai, onde est o aqurio, a msica de fundo a da cena do assassinato em Psicose. O vnculo mais refinado do que a idia de que a garota o flagelo dos pequenos animais indefesos: no fim da cena, Nemo escapa quando jogado pelo ralo da pia essa a sua passagem do mundo dos seres humanos para o seu prprio mundo-vida (ele acaba no mar, perto do consultrio do dentista, e reencontra o pai), e todos sabemos da importncia da cena do buraco por onde escorre a gua em Psicose (a fuso da imagem da gua escoando pelo ralo com o olho morto de Marion etc.). O ralo da pia, portanto, serve de passagem secreta entre dois universos totalmente disparatados, o dos homens e o dos peixes esse o verdadeiro multiculturalismo, o reconhecimento de que a nica maneira de passar para o mundo do Outro atravs do que, em nosso mundo, parece ser a sada da merda, o buraco que leva a um territrio obscuro, excludo da realidade cotidiana, onde o excremento desaparece. A disparidade radical dos dois mundos pode ser notada numa srie de detalhes, por exemplo: quando o pai-dentista pega o pequeno Nemo com a rede e acha que o salvou de uma morte certa, sem perceber que aquilo que apavorou Nemo a ponto de quase mat-lo foi a sua presena... Entretanto, o que est em jogo na idia de Verdade que esse vnculo inominvel e obsceno, esse canal secreto entre mundos no basta: h uma Verdade universal genuna que atravessa a mirade de mundos. Sobre Slavoj iek iek nasceu em Liubliana, Eslovnia (na poca parte da Iugoslvia). Estudou filosofia e sociologia na Universidade de Liubliana e psicanlise na Universidade de Paris VIII com Jacques-Alain Miller e Franois Regnault. Atualmente, pesquisador snior do Instituto de Sociologia da Universidade de Liubliana, professor do European Graduate School e diretor internacional do Instituto Birbeck de Humanidades, na Universidade de Londres. conhecido por utilizar em seus estudos o trabalho do psicanalista francs Jacques Lacan para uma nova leitura da cultura popular. Entre seus temas de interesse esto a guerra

do Iraque, fundamentalismo, capitalismo, tolerncia, correo policial, globalizao, subjetividade, direitos humanos, Lnin, mito, ciberespao, psmodernismo, multiculturalismo, ps-Marxismo, David Lynch e Alfred Hitchcock.

Potrebbero piacerti anche