Sei sulla pagina 1di 74

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR ALMEIDA RODRIGUES FAR FACULDADE ALMEIDA RODRIGUES ADMINISTRAO DIREITO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGCIO

O CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTO DE RECURSOS HUMANOS

ORIENTAES E NORMALIZAO PARA ELABORAO E APRESENTAO DE TRABALHOS ACADMICOS

RIO VERDE GO 2013/1

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR ALMEIDA RODRIGUES FAR FACULDADE ALMEIDA RODRIGUES ADMINISTRAO DIREITO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGCIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTO DE RECURSOS HUMANOS

ORIENTAES E NORMALIZAO PARA ELABORAO E APRESENTAO DE TRABALHOS ACADMICOS

Desenvolvido por Prof. Tnia Pires Cabral Atualizado e Adaptado por Prof. Ana Cludia de Oliveira

RIO VERDE GO 2013/1

APRESENTAO

A apresentao de um trabalho cientfico exige um rigor metodolgico, no pode ser apresentado de forma espontnea, improvisada. Para tanto, foi elaborado este manual de normalizao, que tem por objetivo auxiliar os acadmicos dos cursos de Administrao, Direito e Tecnlogos na elaborao dos Projetos de Pesquisa e dos Trabalhos de Curso TC (Monografia e Artigo Cientfico), a serem apresentados Faculdade Almeida Rodrigues. Baseado nas normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT e informaes do Ncleo de Iniciao Cientfica e Orientao Monogrfica NICOM, buscou-se a simplificao e a padronizao de carter acadmico-cientfico.

SUMRIO

1 INTRODUO ......................................................................................................... 5 2 PROJETO DE PESQUISA ....................................................................................... 6 2.1 Estrutura para apresentao do projeto de pesquisa ............................................ 6 2.2 Elementos que compem a estrutura do projeto ................................................... 7 3 ARTIGO CIENTFICO .............................................................................................. 9 3.1 Estrutura para apresentao do artigo .................................................................. 9 3.2 Elementos que compem a estrutura do artigo ................................................... 10 3.2.1 Pr-texto ........................................................................................................... 10 3.2.2 Texto ................................................................................................................ 10 3.2.3 Ps-texto .......................................................................................................... 11 3.3 NORMAS PARA REDAO / APRESENTAO GRFICA DO ARTIGO ......... 12 4 MONOGRAFIA ....................................................................................................... 15 4.1 Estrutura para apresentao da monografia ....................................................... 15 4.2 Elementos que compem a estrutura da monografia .......................................... 16 4.2.1 Pr-texto ........................................................................................................... 16 4.2.2 Texto ................................................................................................................ 18 4.2.3 Ps-texto .......................................................................................................... 19 4.3 NORMAS PARA REDAO / APRESENTAO GRFICA .............................. 19 5 CITAO ............................................................................................................... 23 REFERNCIAS ......................................................................................................... 26 APNDICES.............................................................................................................. 28

1 INTRODUO

Todo acadmico deve, ao final do curso, apresentar o resultado de uma pesquisa cientfica sob a orientao de um professor. Nos cursos de Administrao e Tecnologia essa pesquisa apresentada na forma de Artigo Cientfico e, no curso de Direito, em forma de Monografia, onde o aluno divulga os resultados de uma anlise terica no qual evidenciado uma organizao de idias, originadas de bibliografias de autores [...] que escreveram sobre o tema; de uma anlise tericaprtica, baseadas em informaes obtidas diretamente no campo ou origem dos eventos pesquisados; ou, de um estudo de caso, compondo uma anlise especfica da relao entre um caso real e hipteses, modelos e teorias (TACHIZAWA; MENDES, 1999, p.31-49).

2 PROJETO DE PESQUISA

Pesquisa cientfica o produto de uma investigao, cujo objetivo resolver problemas e solucionar dvidas, mediante a utilizao de procedimentos cientficos (BARROS; LEHFELD, 2000, p.14). uma busca de solues para um determinado problema, a qual dever ser planejada e elaborada atravs de um projeto de pesquisa. O Projeto de Pesquisa um guia, um mapa a ser seguido durante a pesquisa para estabelecer os caminhos a serem seguidos durante a investigao, conduzindo de forma eficaz ao fim desejado. Os elementos do Projeto de Pesquisa devem ser dispostos em seqncia, no havendo necessidade de folha distinta para cada item. Os ttulos (elementos do projeto) devem ser alinhados esquerda, digitados em negrito, letras maisculas e separados do texto por um espao de 1,5 cm.

2.1 Estrutura para apresentao do projeto de pesquisa


ESTRUTURA PR-TEXTO Capa Folha de rosto Tema e sua delimitao Justificativa Problema TEXTO Hiptese Objetivos Reviso de literatura Procedimentos metodolgicos Cronograma PS-TEXTO Referncias ELEMENTOS

2.2 Elementos que compem a estrutura do projeto

Modelo prtico apresentado no ANEXO 3.

CAPA A capa deve conter: nome da instituio na margem superior, seguido do nome da faculdade e curso; no centro da pgina (+/- 11cm da margem superior) o nome do acadmico; 5cm abaixo do nome deve figurar o ttulo do artigo; e, rente a margem inferior o local e data/semestre, digitados sem abreviaturas, em espao de 1,5 cm, centralizado, em negrito, letras maisculas e dispostos conforme Apndice A.

FOLHA DE ROSTO A folha de rosto deve conter: nome do acadmico: digitado em letras maisculas, centralizado, sem negrito, na margem superior; ttulo do trabalho: digitado em letras maisculas, centralizado em todas as margens e em negrito (+/- 11cm da margem superior); explicitao do projeto e orientador: digitado em letras minsculas, 9 cm da margem esquerda, espaamento simples, fonte tamanho 10, 5 cm abaixo da ltima linha do ttulo; local e data/semestre: digitado em letra maiscula, sem negrito, centralizado rente margem inferior da folha. A disposio da folha de rosto est explcita no Apndice B.

TEMA E DELIMITAO O QUE PESQUISAR? o assunto a ser desenvolvido bem como seus limites e sua extenso. Na escolha de um tema de pesquisa, a opo ideal unir uma grande motivao com uma certa familiaridade! (GONSALVES, 2001, p. 28).

JUSTIFICATIVA POR QUE FAZER? Descreve a razo do projeto, argumentos que comprovem a importncia do tema, a contribuio para a pesquisa.

PROBLEMA O QUE FAZER? Apresenta a questo a ser resolvida no decorrer da pesquisa. Toda pesquisa deve partir de um problema.

HIPTESE O QUE FAZER? Demonstra uma suposta resposta em torno do problema da pesquisa.

OBJETIVOS PARA QUE FAZER? Indicam o que se pretende alcanar com a pesquisa. Objetivo Geral: viso abrangente do tema (o que se quer com a pesquisa?) Objetivos especficos: funo intermediria e instrumental para atingir o objetivo geral (o que preciso fazer para se chegar ao objetivo geral?).

REVISO DE LITERATURA (BASE TERICA) Busca metdica de informaes publicadas para fundamentar o objeto de pesquisa.

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS ONDE FAZER? COMO? COM QU? Define os instrumentos e procedimentos que sero utilizados para a realizao da pesquisa (tipo de pesquisa, rea de abrangncia, coleta e anlise dos dados).

CRONOGRAMA Identifica o tempo e as etapas do desenvolvimento da pesquisa.

REFERNCIAS Apresenta a relao de publicaes utilizadas para a elaborao do projeto, de acordo com normas ABNT/NBR 6023, de 2002 (APNDICE P).

NORMAS DE REDAO Espaamento do texto: 1,5 entre linhas; Fonte: Arial; Tamanho: 12; Deve conter nmero de pgina a partir do tema e delimitao; Para o projeto utiliza-se texto corrido e no como captulos em cada pgina.

3 ARTIGO CIENTFICO

Demonstra o resultado de uma pesquisa, de uma investigao cientfica, apresentado de acordo com normas metodolgicas, diferenciando-se de outros trabalhos cientficos, pela reduzida dimenso de contedo. De acordo com Kche (1997, p. 148), o objetivo fundamental de um artigo o de ser um meio rpido e sucinto de divulgar e tornar conhecidos, atravs de publicao [...], a dvida investigada. O artigo com Trabalho de Curso deve conter: para o Curso de Administrao no mnimo 10 (dez) e no mximo 15 (quinze) pginas; para os Cursos de Tecnologia no mnimo 5 (cinco) e no mximo 10 (dez) pginas, j includas as ilustraes, notas, referncias e anexos. O artigo dever ser revisado por profissional formado na rea de Lngua Portuguesa e Lngua Inglesa (apresentar declarao assinada).

3.1 Estrutura para apresentao do artigo


ESTRUTURA ELEMENTOS Ttulo e subttulo (se houver) Nome(s) do(s) autor(es) PR-TEXTO Resumo na lngua do texto Palavras-chave na lngua do texto Introduo TEXTO Desenvolvimento Concluso Ttulo e subttulo (se houver) em lngua estrangeira (ingls) Abstract (resumo) PS-TEXTO Key words (palavras-chave) Referncias Apndice (opcional) Anexo (opcional)

10 3.2 Elementos que compem a estrutura do artigo

Modelo apresentado parcialmente no Apndice O. Modelo prtico apresentado no ANEXO 2.

3.2.1 Pr-texto

TTULO E SUBTTULO Deve figurar na abertura do artigo, digitado em negrito, centralizado, letras maisculas para ttulo seguido de dois pontos e letras minsculas para subttulo.

NOME DO AUTOR Apresentado a 1,5 cm abaixo do ttulo, deve ser alinhado direita acompanhado de asterisco, o qual indicar, em nota de rodap, a qualificao do autor (acadmico), para o segundo autor (orientador) segue-se com o acrscimo de asteriscos.

RESUMO NA LNGUA DO TEXTO Elemento obrigatrio. Deve apresentar, de maneira sucinta, o tema, os aspectos relevantes, o objetivo e os principais resultados da pesquisa, no ultrapassando a 250 palavras. O resumo no deve apresentar citaes de autores. Digitado em pargrafo nico, sem recuo da margem esquerda, espao simples. A palavra resumo deve ser alinhada esquerda, maiscula e em negrito.

PALAVRAS-CHAVE NA LNGUA DO TEXTO - No final do resumo devem configurar as palavras-chave, de trs a cinco palavras que sejam representativas do contedo do trabalho.

3.2.2 Texto Os ttulos e subttulos da parte textual devero ser precedidos de numerao progressiva, em algarismo arbico e separado por um espao de caractere. Exemplo: 1 INTRODUO 2 TTULO PRINCIPAL 2.1 Ttulo secundrio

11 INTRODUO Apresenta de maneira sucinta: tema, problema, metodologia, justificativa, objetivos da pesquisa. A palavra introduo deve ser escrita rente margem esquerda precedida do nmero 1.

DESENVOLVIMENTO Contm a exposio ordenada e pormenorizada do assunto (ABNT/NBR 14724, 2001), sendo dividido conforme a estrutura e contedo do trabalho em ttulos e subttulos. No desenvolvimento so usadas as citaes (meno de textos de outros autores) e estas devem ser elaboradas no sistema de chamada autor-data. No item 5 deste manual apresenta-se alguns exemplos de citaes, conforme ABNT 10520. As ilustraes (grficos organogramas, quadros, entre outras), quando inseridas, devem ser usadas para uma visualizao mais rpida e clara da informao escrita, portanto, deve figurar junto com o texto explicativo.

CONCLUSO Apresenta uma sntese do trabalho, uma relao da hiptese proposta com o objetivo alcanado.

3.2.3 Ps-texto

TTULO E SUBTTULO EM LNGUA ESTRANGEIRA (INGLS) Apresentam as mesmas informaes citadas no pr-texto (lngua verncula).

ABSTRACT (RESUMO) Apresenta as mesmas informaes citadas no pr-texto (lngua verncula).

KEY WORDS (PALAVRAS-CHAVE) Apresenta as mesmas informaes citadas no pr-texto (lngua verncula).

REFERNCIAS Consistem na listagem, em ordem alfabtica, de fontes mencionadas no texto, dispostas de acordo com normas da ABNT/NBR 6023 (2002) (APNDICE P).

APENDICE Consiste em documentos complementares ao trabalho com a finalidade de esclarecimento ou documentao, elaborados pelo prprio autor (Ex:

12 entrevistas e questionrios elaborados pelo acadmico). A palavra APENDICE deve ficar em uma folha separada e centralizada na vertical e horizontal da folha.

ANEXO Documentos complementares ao trabalho no elaborados pelo autor, constituem cpia de documentos, leis, pareceres, entre outros, cuja finalidade comprovar o seu contedo. A palavra ANEXO deve ficar em uma folha separada e centralizada na vertical e horizontal da folha.

3.3 NORMAS PARA REDAO / APRESENTAO GRFICA DO ARTIGO PAPEL E IMPRESSO Arquivo no formato Word, papel tamanho A4, digitado somente no anverso da folha, impresso na cor preta (automtica), fonte Arial, tamanho 12 para textos e 10 para citaes longas, notas de rodap, nmero de pgina, fonte e legenda das ilustraes.

MARGENS Esquerda e Superior 3 cm Direita e Inferior 2 cm

ESPACEJAMENTO O texto deve ser digitado com espaamento simples entre linhas. Os ttulos e subttulos so separados do texto que precede e sucede por dois espaos simples. Pargrafo: deve ter recuo de 1,25cm na primeira linha.

PAGINAO Deve ser colocada a 2 cm na margem direita da folha e a 2 cm da margem superior em algarismo arbico, seqencial, do incio ao final do trabalho. A numerao deve ser colocada a partir da segunda folha, porm a contagem da numerao comea no incio do artigo.

REDAO TCNICO-CIENTFICA um aspecto muito importante na elaborao do artigo. A impessoalidade (usando-se a terceira pessoa do singular), clareza, objetividade e preciso so importantes no uso da linguagem cientfica. O trabalho deve ser construdo com perodos curtos (frases breves), de fcil compreenso; evitar, sempre que possvel, termos estrangeiros.

13 USO DE CORES Admite-se o uso de cores somente na apresentao de ilustraes, grficos, figuras, limitando-se a cores suaves.

GRIFOS Usa-se negrito para ttulos dos tpicos, ttulos de livros e peridicos. O itlico utilizado somente para palavras estrangeiras. As aspas devem ser usadas para as citaes diretas com at trs linhas.

ABREVIATURAS E SIGLAS Devem ser escritas por extenso somente na primeira meno no texto, indicando a abreviatura ou sigla entre parnteses.

NOTAS DE FIM Usadas para prestar esclarecimento ou considerao complementar para no interromper a continuidade do texto. Aparecem no final da texto, separadas deste por um trao horizontal. A numerao das notas contnua do incio ao final do texto. Notas de rodap s so usadas no artigo na primeira pgina para descrever informaes sobre os autores.

ILUSTRAES FIGURAS: segundo ABNT/NBR 14724 (2001), figuras so elementos demonstrativos de sntese que constituem unidade autnoma e explicam ou complementam visualmente o texto, tais como: quadros, grficos, fotografias, organogramas, fluxogramas, etc. A identificao da figura precedida de seu nmero seqencial colocada abaixo da indicao da fonte, na parte inferior da figura (Exemplo no Apndice L). TABELAS: Principal funo a apresentao de dados numricos. A

identificao da tabela colocada na parte superior, precedida de seu nmero seqencial, e a fonte na parte inferior da mesma (APNDICE M). OBSERVAO: Os dados das tabelas e dos quadros so separados por

linhas horizontais e verticais, sem que sejam fechadas nas laterais.

APNDICE E ANEXO Documentos complementares ao trabalho. Configuram, no final do trabalho aps as referncias. Os apndices e/ou anexos so indicados seqencialmente em letras maisculas, seguidas de travesso e ttulo, devem conter nmero de pgina seqencial a parte textual.

14 REFERNCIAS Relao de obras citadas no texto dispostas em ordem alfabtica, alinhadas esquerda. No Apndice P sero elencados alguns exemplos de apresentao segundo normas da ABN/NBR 6023.

4 MONOGRAFIA

o estudo de um nico tema, investigado cientificamente e apresentado de acordo com normas metodolgicas. Segundo Traldi e Dias (2001, p. 12) monografia significa escrever com a preocupao de limitar-se a um nico tema, ou seja, dissertar a respeito de um assunto nico. uma anlise de informaes contribuindo para a soluo de um problema proposto, no uma cpia de textos.

4.1 Estrutura para apresentao da monografia


ESTRUTURA Capa Folha de rosto Folha de aprovao Dedicatria (opcional) Agradecimentos (opcional) PRE-TEXTO Epgrafe (opcional) Resumo Lista de ilustraes (Figuras, Tabelas) Lista de abreviaturas Sumrio Introduo TEXTO Desenvolvimento Concluso / Consideraes finais Referncias PS-TEXTO Apndice (opcional) Anexo (opcional) ELEMENTOS

16 4.2 Elementos que compem a estrutura da monografia Modelo prtico apresentado no ANEXO 1.

4.2.1 Pr-texto

CAPA Na capa deve constar: nome da instituio na margem superior, seguido do nome da faculdade e curso; no centro da pgina (+/- 11cm da margem superior) o nome do acadmico; 5cm abaixo do nome deve figurar o ttulo da monografia; e, rente a margem inferior o local e data/semestre, digitados sem abreviaturas, em espao de 1,5 cm, centralizado, em negrito, letras maisculas e dispostos conforme Apndice A.

FOLHA DE ROSTO A folha de rosto deve conter: nome do acadmico: digitado em letras maisculas, centralizado, na margem superior; ttulo do trabalho: digitado em letras maisculas, centralizado em todas as margens e em negrito (+/- 11cm da margem superior); explicitao da monografia e orientador: digitado em letras minsculas, 9 cm da margem esquerda, espaamento simples, fonte tamanho 10, 5 cm abaixo da ltima linha do ttulo; local e data/semestre: digitado em letra maiscula, centralizado rente margem inferior da folha. A disposio da folha de rosto est explcita no Apndice B.

FOLHA DE APROVAO Elemento obrigatrio, fornecido pela FAR na verso final, aps a defesa da Monografia. Descrito no Apndice C somente para ilustrao, porm a folha de aprovao deve participar na contagem das pginas.

DEDICATRIA Elemento opcional, onde o acadmico dedica seu trabalho. Devese ter o cuidado para evitar exageros e redundncias, redigi-lo de maneira simples e direta. Apresentado de maneira ilustrativa no Apndice D.

AGRADECIMENTOS Elemento opcional, onde o acadmico agradece as pessoas de relevncia com redao simples e objetiva. Apresentado de maneira ilustrativa no Apndice E.

17 EPGRAFE Elemento opcional que consiste na apresentao de uma citao de um autor relacionado ao tema apresentado. Apresentado de maneira ilustrativa no Apndice F. O epgrafe deve ser digitado em justificado e sua margem de 8 cm da margem esquerda, devendo ser localizado prximo ao rodap da pgina.

RESUMO Elemento obrigatrio. Deve apresentar, de maneira sucinta, o tema, os aspectos relevantes, o objetivo e os principais resultados da pesquisa. O resumo no deve apresentar citaes de autores. Digitado em pargrafo nico, sem recuo da margem esquerda, espao simples. O resumo deve ser precedido da referncia do trabalho. No final do texto devem configurar as palavras-chave, de trs a cinco palavras que expressam o resumo do resumo. A palavra resumo deve ser centralizada, maiscula e em negrito (APNDICE G).

LISTA DE ILUSTRAES Elaboradas somente quando excederem o nmero de 5 (cinco) ilustraes (Figuras, Tabelas). Devem ser elaboradas de acordo com a ordem apresentada no texto e a respectiva paginao. Digitadas em espaamento de 1,5 cm, rente margem esquerda. A palavra lista de figuras ou lista de tabelas deve ser centralizada, maiscula e em negrito (APNDICE H).

LISTA DE ABREVIATURAS Elaborada somente quando exceder o nmero de 5 (cinco) abreviaturas/siglas, apresentando a abreviatura/sigla e sua especificao, organizada em ordem alfabtica, digitada em espaamento de 1,5 cm, rente margem esquerda. A palavra lista de abreviaturas/siglas deve ser centralizada, maiscula e em negrito (APNDICE I).

SUMRIO Elemento obrigatrio que dispe as divises da monografia na mesma ordem apresentada e o respectivo nmero de pgina. Os elementos pr-textuais no fazem parte do sumrio. O sumrio deve ser digitado em espaamento de 1,5 cm, rente margem esquerda. A palavra sumrio deve ser centralizada, maiscula e em negrito (APNDICE J).

18 4.2.2 Texto

INTRODUO Apresenta de maneira sucinta: tema, problema, justificativa, metodologia, objetivos da pesquisa. A palavra introduo deve ser escrita rente margem esquerda precedida do nmero 1 (observar normas para elaborao / redao / apresentao grfica, item 4.3: ttulos, subttulos e alneas deste manual e Apndice K).

DESENVOLVIMENTO Contm a exposio ordenada e pormenorizada do assunto (ABNT/NBR 14724, 2001), sendo dividido conforme a estrutura e contedo do trabalho: bibliogrfica, de campo ou estudo de caso.

Pesquisa bibliogrfica: dividida em ttulos e subttulos (sem apresentar a palavra captulo), buscando, segundo Traldi e Dias (2001, p. 43), explicar um problema com base em contribuies tericas publicadas em documentos [...] e no por intermdio de relato de pessoas ou experimentos.

Pesquisa de campo: dividida em: Reviso da Literatura constitui a base terica, a fundamentao com a finalidade de destacar os principais trabalhos existentes na rea, assim como fazer uma ligao entre a bibliografia pesquisada e a situao problema que est sendo estudada (TRALDI; DIAS, 2001, p.41); Procedimentos Metodolgicos objetiva descrever detalhadamente os mtodos e tcnicas aplicados no desenvolvimento da pesquisa. Resultados e Discusso Apresenta os resultados da pesquisa e os relaciona com a teoria j descrita. No resultado podero ser inseridas as ilustraes (grficos, tabelas, figuras, etc.).

Estudo de caso: Apresenta uma distribuio de tpicos semelhante a da pesquisa de campo, diferindo apenas em procedimentos metodolgicos, onde dever ser inserida a caracterizao da empresa. A caracterizao da empresa objetiva a compreenso do que pertinente e importante para a empresa investigada. Sugesto de apresentao segundo Tachizawa e Mendes (2005):

19 Natureza do negcio Porte e instalao (se pblica ou privada) Principais mercados (local, nacional) Perfil dos empregados (quantidade, escolaridade) Outros, que se julgue necessrio.

OBSERVAO: Esta modalidade de pesquisa s poder ser desenvolvida com a autorizao da empresa investigada (APNDICE N).

CONCLUSO Apresenta uma sntese do trabalho, uma relao da hiptese proposta com o objetivo alcanado. Podem constar tambm algumas sugestes e indicaes para novas pesquisas derivadas do tema em questo.

4.2.3 Ps-texto

REFERNCIAS Consistem na listagem, em ordem alfabtica, de fontes mencionadas no texto, dispostas de acordo com normas da ABNT/NBR 6023 (2002) (APNDICE P).

APNDICE Consiste em documentos complementares ao trabalho com a finalidade de esclarecimento ou documentao, elaborados pelo prprio autor (Ex: entrevistas e questionrios elaborados pelo acadmico).

ANEXO Documentos complementares ao trabalho no elaborados pelo autor, constituem cpia de documentos, leis, pareceres, autorizao de empresas para uso de nome e dados, entre outros, cuja finalidade comprovar o seu contedo.

4.3 NORMAS PARA REDAO / APRESENTAO GRFICA

PAPEL E IMPRESSO Arquivo no formato Word, papel tamanho A4, digitado somente no anverso da folha, impresso na cor preta (automtica), fonte Arial, tamanho 12 para textos e 10 para citaes longas, notas de rodap, nmero de pgina, fonte e legenda das ilustraes.

20 MARGENS Esquerda e Superior 3 cm Direita e Inferior 2 cm

ESPACEJAMENTO O texto deve ser digitado com espaamento 1,5cm entre linhas. Os ttulos e subttulos so separados do texto que precede e sucede por um espao de 1,5cm. E, para as citaes longas, resumo, notas de rodap, dados sobre a natureza do trabalho (folha de rosto), tabelas, ilustraes e referncias usa-se espao simples. Pargrafo: deve ter recuo de 1,25cm na primeira linha.

PAGINAO Deve ser colocada a 2 cm na margem direita da folha e a 2 cm da margem superior em algarismo arbico, seqencial, do incio ao final do trabalho. A partir da folha de rosto, todas as pginas devem ser contadas, porm, a numerao deve ser colocada na primeira folha da parte textual. As pginas de abertura de ttulos principais devem ser contadas, porm no numeradas.

REDAO TCNICO-CIENTFICA um aspecto muito importante na elaborao da monografia. A impessoalidade (usando-se a terceira pessoa do singular), clareza, objetividade e preciso so importantes no uso da linguagem cientfica. O trabalho deve ser construdo com perodos curtos (frases breves), de fcil compreenso; evitar, sempre que possvel, termos estrangeiros; iniciar ou terminar o captulo com texto, no com citaes longas ou ilustraes.

USO DE CORES Admite-se o uso de cores somente na apresentao de ilustraes, grficos, figuras, limitando-se a cores suaves.

GRIFOS Usa-se negrito para ttulos de captulos, ttulos de livros e peridicos. O itlico utilizado somente para palavras estrangeiras. As aspas devem ser usadas para as citaes diretas com at trs linhas.

ABREVIATURAS E SIGLAS Devem ser escritas por extenso somente na primeira meno no texto, indicando a abreviatura ou sigla entre parnteses. Quando muito utilizadas no texto, deve ser feita uma lista de abreviaturas ou siglas.

21 TTULOS, SUBTTULOS E ALNEAS Apresentao do ttulo: numerao progressiva; algarismo arbico e separado por um espao de caractere; iniciar em folha distinta; negrito e maisculo; alinhado na margem esquerda; separado do pargrafo anterior e posterior por um espao de 1,5cm entre linhas. Os ttulos sem indicativos numricos devem ser centralizados (parte pr e ps-texto). Subttulos: numerao progressiva e seqencial ao ttulo, algarismo arbico e separado por um espao de caractere; negrito e em letra minscula; alinhado na margem esquerda; separado do pargrafo anterior e posterior por um espao de 1,5 cm. Alneas: ordenadas alfabeticamente; letra minscula; separadas por ponto e vrgula. Subalnea: iniciada por um hfen; separadas por vrgula. Exemplo: 1 TTULO PRINCIPAL 1.1 Subttulo a) alnea primeira; b) alnea segunda: - subalnea,

NOTAS DE RODAP Usadas para prestar esclarecimento ou considerao complementar para no interromper a continuidade do texto. Aparecem no final da pgina, separadas deste por um trao horizontal. A numerao das notas contnua do incio ao final do texto.

ILUSTRAES FIGURAS: segundo ABNT/NBR 14724 (2001), figuras so elementos demonstrativos de sntese que constituem unidade autnoma e explicam ou complementam visualmente o texto, tais como: quadros, grficos, fotografias, organogramas, fluxogramas, etc. A identificao da figura precedida de seu nmero seqencial colocada abaixo da indicao da fonte, na parte inferior da figura (APNDICE L). TABELAS: Principal funo a apresentao de dados numricos. A

identificao da tabela colocada na parte superior, precedida de seu nmero seqencial, e a fonte na parte inferior da mesma (APNDICE M). OBSERVAO: 1. As figuras e tabelas devem aparecer o mais prximo

possvel do texto em que so citadas. 2. Os ttulos e fontes devem ser configurados em espao simples e separados do texto por um espao de 1,5cm. 3. Os ttulos

22 devem configurar em negrito. 4. Os dados das tabelas e dos quadros so separados por linhas horizontais e verticais, sem que sejam fechadas nas laterais.

REFERNCIAS Relao de obras citadas no texto dispostas em ordem alfabtica, alinhadas esquerda, digitadas em espao simples e separadas entre si por dois espaos simples. No Apndice P sero elencados alguns exemplos de apresentao segundo normas da ABN/NBR 6023 de 2002. APNDICE E ANEXO1 Documentos complementares ao trabalho. Configuram, no final do trabalho aps as referncias, em uma folha distinta com a inscrio apndices (ou anexos) centralizada em todas as margens escrita em letra maiscula e em negrito. Os apndices e/ou anexos so indicados seqencialmente em letras maisculas, seguidas de travesso e ttulo, devem conter nmero de pgina seqencial a parte textual. Observao: devem ser citados no texto (ex: meio da frase: conforme Anexo Z; final da frase: (ANEXO Z)).

As letras utilizados neste tpico no constam nos apndices por servirem somente como exemplos.

5 CITAO

Meno de informaes extradas de outra fonte com a finalidade de fundamentar a argumentao do autor, sendo necessria a indicao da fonte consultada. Existem diversas formas de apresentao desta identificao, porm o sistema adotado para trabalhos apresentados na FAR, ser o autor-data. Neste sistema, a indicao deve se dar pelo sobrenome do autor, seguido da data de publicao da obra e o nmero da pgina citada. As citaes2 so apresentadas da seguinte forma:

Citao de citao: citao direta ou indireta de um texto em que no se teve acesso ao original (ABNT/NBR 10520, 2002, p. 1). Este tipo de citao s deve ser usado se for impossvel ter acesso ao original. apresentado conforme exemplos: Vieira (1998 citado por Vinha, 2004, p.24) sugere algumas questes que auxiliam na redao da introduo. Um rol de reclamaes fundamentadas deve ser observada com ateno pelos responsveis pelo sistema de informao de marketing das empresas (KOTLES, 1976 citado por MATTAR, 1999).

Citao direta: transcrio textual de parte da obra do autor consultado (ABNT/NBR 10520, 2002, p. 2), devendo ser copiada da maneira do original, mantendo a grafia, pontuao e idioma, entre outros. As citaes diretas so apresentadas de duas maneiras: a) Citao com at trs linhas deve constar entre aspas e no prprio texto. Exemplos: Segundo Vergara (2005, p. 18) claro que a Era da Informao tem seus problemas. Um deles que excesso de informao atrapalha e ainda no aprendemos a selecionar aquela que , realmente relevante.

As obras citadas podem no constar nas referncias por servirem somente de exemplos.

24 A Era da Informao tem seus problemas, na viso de Vergara (2005, p. 18): um deles que excesso de informao atrapalha e ainda no aprendemos a selecionar aquela que , realmente relevante. A era da informao tem seus problemas, um deles que excesso de informao atrapalha e ainda no aprendemos a selecionar aquela que , realmente relevante (VEGARA, 2005, p. 18). b) Citao com mais de trs linhas (citao longa) deve aparecer em pargrafo distinto, sem aspas, a 4 (quatro) centmetros da margem esquerda, digitada em espao simples, fonte tamanho 10 (dez) e separada do pargrafo anterior e posterior por um espao de 1,5 cm. Exemplo: Segundo Hargreaves (2001, p. 89),
quando se avaliam sistemas de gesto da qualidade, [...] questes bsicas precisam ser respondidas sobre cada um dos processos que esto sendo avaliados: . o processo est identificado e adequadamente definido? . as responsabilidades esto atribudas?

Citao indireta: baseada na obra do autor consultado (ABNT/NBR 10520, 2002), elaborado e apresentado no prprio texto, atravs de parfrase ou sntese, sem contudo, alterar a idia do autor consultado. Nesta citao deve-se dispensar o nmero da pgina e o uso de aspas. Exemplos: Bertero (1998) argumenta que a produo cientfica tem despertado interesse entre os administradores. As publicaes no campo de administrao ainda so poucas, porm o nmero de peridicos e artigos publicados cresce a cada ano (BERTERO; CALDAS, 1998).

Particularidades Aspas simples so usadas para indicar citao dentro da citao. Exemplo: De acordo com Chiavenato (1999, p. 62), a estratgia representa o que a organizao deseja fazer. As reticncias entre colchetes so usadas para indicar uma omisso de palavras. Exemplo: uma organizao s cumprir seus objetivos se [...] os servios de

25 apoio administrativos forem exercidos por profissionais competentes

(RODRIGUES; COELHO; BARRACA, 1999, p. 16). Os colchetes so utilizados tambm para a colocao de um acrscimo na citao. Exemplo: segundo Chiavenato (1999, p. 62) o ncleo central da administrao estratgica [e econmica] a preparao para o amanh. O termo sic tambm configura entre colchete e em itlico para identificar um erro gramatical ou incoerncia no texto original. Exemplo: Minervini (2001, p. 288) afirma: se quiser exportar somente em perodos de crise do mercado interno, criar conflitos entre o seu gerente de exportao e o seu gerencias [sic] de produo. A utilizao de recursos: negrito, itlico ou sublinhado deve ser indicada no final da chamada, aps o nmero da pgina. Exemplo: As clulas de produo automatizada, ou simplesmente clulas de manufatura, so grupos de mquinas ou processos (SOUZA; CLEMENTE, 2002, p. 55) (grifo nosso). Ou, grifo do autor quando o recurso utilizado no texto original. Quando houver traduo de trechos dentro da citao esta deve ser indicada no final e a transcrio do original em nota de rodap. Exemplos de entrada da citao (acrescida do nmero da pgina se a citao for direta): - no incio ou no meio da frase: Chiavenato (2001) / Chiavenato e Rocha (2001) / Chiavenato et al (2001); - no final da frase (CHIAVENATO, 2001) / (CHIAVENATO; ROCHA, 2001) / (ROCHA et al, 2001); - coincidncia de sobrenomes de autores: Chiavenato, A. (2001) e Chiavenato, P. (2002); - publicaes do mesmo autor no mesmo ano: (CHIAVENATO, 2001a); (CHIAVENATO, 2001b); - publicaes do mesmo autor em anos diferentes: (CHIAVENATO, 2001, 2002, 2003).

REFERNCIAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002.

______. NBR 6024: informao e documentao: numerao progressiva das sees de um documento escrito: apresentao. Rio de Janeiro, 2003.

______. NBR 6027: informao e documentao: sumrio: apresentao. Rio de Janeiro, 2003.

______. NBR 6028: informao e documentao: resumo: apresentao. Rio de Janeiro, 2003.

______. NBR 10520: informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002.

______. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002.

BARROS, Aidil de Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Projeto de Pesquisa: propostas metodolgicas. 11. ed. Petrpolis-RJ: Vozes, 2000.

BARROSO, Alberto Leo de Lemos; CABRAL, Cleides Antonio; ZORDAN, Maria Salete. Normas e Padres para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Disponvel em: <www.fesurv.br/bibliotecas>. Acesso em: 20 jun. 2006.

FERNANDES, Jos. Tcnicas de Estudo e Pesquisa. 2. ed. Goinia: Kelps, 2000.

FURLANI, Jacqueline M. F. Manual de metodologia do estgio supervisionado do curso de comrcio exterior. Itaja-SC: Universidade do Vale do Itaja/Centro de Educao de Cincias Sociais Aplicadas, 2005.

GONSALVES, Elisa Pereira. Iniciao Pesquisa Cientfica. 2. ed. Campinas-SP: Alnea, 2001.

27 LIMA, Ana Luiza de; REIS, Idalci Cruvinel dos; SIQUEIRA, Marcelo Rodrigues; REIS, Solange da Silva; FERREIRA, Valdivina Alves; MENDONA, Zilda Gonalves de Carvalho. Orientao para elaborao de trabalhos acadmicos. Rio Verde-GO: Centro Superior de Educao Almeida Rodrigues/ Faculdade Almeida RodriguesFAR, 2005.

TACHIZAWA, T; MENDES, G. Como fazer monografia na prtica. 3.ed. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1999.

TRALDI, Maria Cristina; DIAS, Reinaldo. Monografia: passo a passo. 3. ed. Campinas-SP: Alnea, 2001.

VINHA, Dionsio; TSUCHIYA, Maria Jos de. Normas para Elaborao e apresentao de trabalhos acadmicos: aplicadas aos cursos de graduao e ps-graduao da Universidade de Franca. Franca-SP: Univ. Franca, 2004.

APNDICES

29 APNDICE A CAPA CENTRO DE ENSINO SUPERIOR ALMEIDA RODRIGUES FAR FACULDADE ALMEIDA RODRIGUES ADMINISTRAO DIREITO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGCIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTO DE RECURSOS HUMANOS

NOME COMPLETO DO ACADMICO

TTULO DA MONOGRAFIA: Subttulo da monografia

RIO VERDE GO 2013/1

30 APNDICE B FOLHA DE ROSTO NOME COMPLETO DO ACADMICO

TTULO DA MONOGRAFIA: subttulo (se houver)

Monografia (ou Projeto de Pesquisa) apresentada Faculdade Almeida Rodrigues FAR, como requisito parcial para obteno do ttulo de Bacharel Direito sob orientao do(a) Prof.() (nome completo do professor precedido da titulao).

RIO VERDE GO 2013/1

31 APNDICE C FOLHA DE APROVAO

TERMO DE APROVAO

Titulo da Monografia

Por

Nome do acadmico

Este estudo monogrfico foi apresentado no dia xx de xxxx de 2007, como requisito parcial para a obteno do ttulo de bacharel em Direito em ......., tendo sido aprovado pela Banca Examinadora composta pelos professores:

____________________ Prof.() ........................ Orientador(a) FAR

____________________ Prof.() ........................ Examinador(a) FAR

____________________ Prof.() ........................ Examinador(a) FAR

32 APNDICE D DEDICATRIA

DEDICO aos meus pais, pelo carinho e apoio; .... (outra pessoa de elevada considerao) pelo estmulo....

33 APNDICE E AGRADECIMENTOS

AGRADECIMENTOS Agradeo ..... pais, irmos, esposos, filhos .... famlia... Ao prof..... pela orientao..... Ao Sr.. .... pela disponibilizao de ..... ........

Ou

AGRADEO aos meus pais pelo.....; irmos....; ao prof..... ......

34 APNDICE F EPGRAFE

No mundo dos negcios todos so pagos com duas moedas: dinheiro e experincia. Aceite a experincia primeiro, o dinheiro vem depois. Harold Geneem

35 APNDICE G RESUMO RESUMO

SOBRENOME, Nome do Acadmico. Ttulo da Monografia. 2013. xx f. (refere-se ao total de folhas da monografia). Monografia (Graduao em Direito) Faculdade Almeida Rodrigues FAR, Rio Verde, 2013.

Textotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotexto textotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotexto

Palavras-chave: ........ . ....... . ...... . ...... .

36 APNDICE H LISTA DE ILUSTRAES

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1 Ttulo da figura.......................................................................................xx FIGURA 2 ..................

ou LISTA DE TABELAS

TABELA 1 Ttulo da tabela..................................................................................xx TABELA 2 ................... ..

37 APNDICE I LISTA DE ABREVIATURAS

LISTA DE ABREVIATURAS

ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas EMBRAPA Empresa Brasileira de Produo Agropecuria MAPA: Ministrio da Agricultura Pecuria e Abastecimento

38 APNDICE J SUMRIO SUMRIO

1 INTRODUO.........................................................................................................xx 2 TTULO PRINCIPAL................................................................................................... 2.1 Ttulo secundrio...................................................................................................... 3 TTULO PRINCIPAL................................................................................................... 4 CONCLUSO................ REFERNCIAS...................... APNDICES...................

39 APNDICE K INTRODUO

1 INTRODUO

Textotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextt textotextotextotextotextotextotextotextotexto

40 APNDICE L FIGURA

FONTE: CHIAVENATO, 2000, adaptado pela autora, 2013

FIGURA 1 Organograma de .....

41 APNDICE M TABELA

TABELA 1 Ttulo da tabela

FONTE: Dados elaborados pelo autor, 2013

42 APNDICE N MODELO DE AUTORIZAO DE EMPRESAS

TERMO DE AUTORIZAO DA EMPRESA PARA USO DE SEU NOME E DADOS PARA FINS DE ARTIGO CIENTFICO

A empresa _____________________________________________, administrada por _____________________________________________, autoriza o pelo presente acadmico

instrumento,

________________________________________ a expor publicamente o nome da empresa e/ou dados referente a mesma, bem como a FAR Faculdade Almeida Rodrigues a publicar em sua biblioteca o TC Trabalho de Concluso Artigo.

Rio Verde, ____, de _____________ de _______.

Nome do responsvel pela empresa: ___________________ Cargo que exerce nesta empresa: ___________________

___________________________ (Assinatura do responsvel pela empresa)

Obs.: 1. A autorizao deve ser, se possvel em papel timbrado da empresa; 2. A autorizao deve ser assinada pelo nvel diretivo ou estratgico da empresa; 3. A autorizao deve ser feita em 3 (trs) vias para ser anexada na verso final do artigo (Para apresentao na banca poder ser cpia) 4. obrigatrio o Reconhecimento de Firma em cartrio da assinatura do responsvel pela empresa.

43 APNDICE O MODELO DE ARTIGO

TTULO DO ARTIGO: subttulo Autor do artigo* Autor do artigo**

RESUMO

Texto textotexto.Texto textotexto.Texto textotexto.

Palavras-chave: palavra. Palavra. Palavra.

1 INTRODUO

Textotextotexto. Textotextotexto.

2 TTULO PRINCIPAL

Textotextotexto. Textotextotexto.

2.1 Ttulo secundrio

................................... DEMAIS ELEMENTOS.............................

* *

Aluno do curso de graduao em ..... da FAR. E-mail: Orientador.Mestre em .. Professor da FAR. E-mail:

APNDICE P REFERNCIAS: apresentao e exemplos 1 Livro com um autor LTIMO SOBRENOME, Prenomes. Ttulo: sub ttulo (se houver). Edio. Local: Editora, ano da publicao. CHIAVENATO, Idalberto. Administrao de recursos humanos: fundamentos bsicos. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1999.

2 Livro com at 3 autores LTIMO SOBRENOME, Prenomes; LTIMO SOBRENOME, Prenomes; LTIMO SOBRENOME, Prenomes. Ttulo: sub ttulo (se houver). Edio. Local: Editora, ano da publicao. RODRIGUES, Francisco Flvio de Arajo; COELHO, Cludio Ulysses Ferreira; BARRACA, Renato. Noes de apoio administrativo. 2. ed. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 1999.

3 Livro com mais de 3 autores LTIMO SOBRENOME, Prenomes et al. Ttulo: sub ttulo (se houver). Edio. Local: Editora, ano da publicao. HARGREAVES, Lourdes et al. Qualidade em prestao de servios. 2. ed. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2001.

4 Livro com tradutor LTIMO SOBRENOME, Prenomes. Ttulo: sub ttulo (se houver). Edio. Tradutor. Local: Editora, ano da publicao. KOTLER, Philip. Marketing: edio compacta. Traduo de: H. de Barros. So Paulo: Atlas, 1996.

5 Livro com coordenador, organizador, editor, etc. LTIMO SOBRENOME, Prenomes. Organizador. Ttulo: sub ttulo (se houver). Edio. Local: Editora, ano da publicao. OLIVEIRA, Jayr Figueiredo de; MARINHO, Robson M. (Orgs.). Liderana: uma questo de competncia. So Paulo: Saraiva, 2005.

6 Livro cujo autor uma entidade (empresas, rgo governamental, congresso, seminrios, etc.) NOME DA ENTIDADE. Ttulo: sub ttulo (se houver). Local: Editora, ano da publicao. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002.

7 Livro com autoria desconhecida PRIMEIRA PALAVRA DO TTULO EM MAISCULO seguindo o restante do ttulo em minsculo. Local: Editora, ano da publicao. DIAGNSTICO do setor editorial brasileiro. So Paulo: Cmara Brasileira do Livro, 1993. 8 Livro que compe srie ou coleo LTIMO SOBRENOME, Prenomes. Ttulo. Edio. Local: Editora, ano da publicao. (Nome da coleo, nmero ou volume). CARVALHO, Marlene. Guia prtico do alfabetizador. So Paulo: tica, 1994. (Princpios, 243).

9 Partes de livro (captulo, fragmento, volume, etc.) LTIMO SOBRENOME, Prenomes. Ttulo da parte do livro (seguido da expresso). In: (e seguido da referncia no todo). LTIMO SOBRENOME, Prenomes. Ttulo: sub ttulo (se houver). Edio. Local: Editora, ano da publicao SOUZA, Alceu; CLEMENTE, Ademir. Os projetos e as novas tecnologias de produo e de gesto. In: CLEMENTE, Ademir (Org.). Projetos empresariais e pblicos. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2002. p. 55-61.

10 Peridicos (como um todo) TTULO. Local: Editora, data da publicao de incio e de encerramento (se houver). BOLETIM GEOGRFICO. Rio de Janeiro: IBGE, 1943-1978. Trimestral.

11 Partes de Peridicos (revista, boletim, etc.) TTULO. Local: Editora, nmero, volume, srie, perodo e data de publicao. DINHEIRO: revista semanal de negcios. So Paulo: Ed. Trs, n. 148, 28 jun. 2006.

12 Artigos de Peridicos LTIMO SOBRENOME, Prenomes (se houver). Ttulo do artigo. Ttulo da publicao. Local: editora, ano, nmero, volume, srie, pgina inicial e final, e data de publicao. FOMM, Marcus Manoel. Avaliao dos impactos das decises. Venda mais. Curitiba: Quantum, a. 8, n. 92, p. 30-31, dez. 2001.

13 Artigo ou matria de jornal LTIMO SOBRENOME, Prenomes (se houver). Ttulo do artigo. Ttulo do jornal, Local, data, seo, caderno ou parte do jornal e a pgina. BITTENCOURT, Evandro. Suinocultura: preo penaliza produtor. O Popular. Goinia, 18 a 24 ago. 2006, suplemento do Campo, p. 6-7.

14 Eventos (congresso, seminrio, etc.) NOME DO EVENTO, numerao (se houver), ano, local da realizao. Ttulo do documento (anais, atas, tpico temtico, etc.)... local: editora, data de publicao. SEMEAD Seminrio em Administrao, 2, 1997, So Paulo. Anais... So Paulo: USP Faculdade de Economia, Administrao e Contbeis. 1997.

15 Trabalho apresentado em evento LTIMO SOBRENOME, Prenomes. Ttulo do trabalho seguido da expresso In: NOME DO EVENTO, nmero do evento (se houver), ano, local (da realizao). Ttulo do documento... Local: editora, data (da publicao). Pgina inicial e final. BOAS, Ana Alice Vilas; FERREIRA, Milton Bernardes. Improving leaders skills and competencies: the challenge for farming systems in the beginning of the millennium. In: CHANGING EUROPEAN FARMING SYSTEMS FOR A BETTER FUTURE: NEW VISIONS FOR RURAL AREAS. 2006, Wageningen Netherlands. Anais Netherlands: Wageningen Academic Publishers, 2006. p. 376-380.

16 Trabalho de concluso de curso LTIMO SOBRENOME, Prenomes. Ttulo do trabalho. Ano. Total folhas. Tipo de documento (grau) Universidade, Local. FERREIRA, Milton Bernardes. Perfil dos Administradores: Um Estudo de Caso da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano. 2004. 111p. Dissertao (Mestrado em Gesto e Estratgia em Negcios). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropdica RJ.

17 Documento jurdico (legislao) JURISDIO. Ttulo, nmero, data e dados da publicao. SO PAULO (Estado). Decreto n 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Lex: coletnea de legislao e jurisprudncia, So Paulo, v.62, n.3, p.217-220, 1998. BRASIL.Medida provisria n 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Poder Executivo, Braslia, DF, 14 dez. 1997. Seo 1, p.29514 BRASIL. Cdigo civil. 46 ed. So Paulo: Saraiva, 1995. BRASIL.Congresso. Senado. Resoluo n 17, de 1997. Coleo de Leis da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, v. 183, p. 1156-1157, mai/jun. 1991. BRASIL. Constituio (1988). Emenda constitucional n 9, de 9 de novembro de 1995. Lex: legislao federal e marginlia, So Paulo, v. 59, p. 1966, out./dez. 1995.

18 Jurisprudncia (decises judiciais) JURISDIO e rgo judicirio competente, ttulo e nmero, partes envolvidas, relator, local, data e dados da publicao. BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Smula n 14. In:_____. Smulas. So Paulo: Associao dos Advogados do Brasil, 1994. P. 16. BRASIL. Superior Tribunal de Justia. Habeas-corpus n 181.636-1, da 6 cmara Cvel do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo, Braslia, DF, 6 de dezembro de 1994. Lex: jurisprudncia do STJ e Tribunais Regionais Federais, So Paulo, v.10, n. 103, p.236-240, mar. 1998. BRASIL. Tribunal Regional Federal (5. Regio). Apelao cvel n 42.441-PE (94.05.01629-6). Apelante: Edilemos Mamede dos Santos e outros. Apelada: Escola Tcnica Federal de Pernambuco. Relator: Juiz Nereu Santos. Recife, 4 de maro de 1997. Lex: jurisprudncia do STJ e Tribunais Regionais Federais, So Paulo, v. 10, n. 103, p. 558-562, mar. 1998.

19 Doutrina Referenciada conforme o tipo de publicao. BARROS, Raimundo Gomes de. Ministrio Pblico: sua legitimao frente ao Cdigo do Consumidor. Revista Trimestral de Jurisprudncia dos Estados, So Paulo, v. 19, n. 139, p. 53-72, ago. 1995.

20 Documento jurdico em meio eletrnico As referncias devem obedecer aos padres indicados para documento jurdico, de acordo com os itens 17 a 19 desse manual, acrescidas das informaes relativas descrio fsica do meio eletrnico (disquetes, CR-ROM, on line etc.). LEGISLAO brasileira: normas jurdicas federais, bibliografia brasileira de Direito. 7. ed. Braslia, DF: Senado Federal, 1999. 1 CR-ROM. Inclui resumos padronizados das normas jurdicas editadas entre janeiro de 1946 e agosto de 1999, assim como textos integrais de diversas normas. BRASIL. Regulamento dos benefcios da previdncia social. In: SISLEX: Sistema de Legislao, Jurisprudncia e Pareceres da Previdncia e Assistncia Social. [S.I.]: DATAPREV, 1999. 1 CR-ROM. BRASIL. Lei n 9.887, de 7 de dezembro de 1999. Altera a legislao tributria federal. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 8 dez. 1999. Disponvel em: <http://www.in.gov.br/mp_leis/leis_texto.asp?Id=LEI%209887>. Acesso em: 22 dez. 1999. BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Smula n 14. No admissvel por ato administrativo, restringir, em razo de idade, inscrio em concurso para cargo pblico. Disponvel em: <http://www.truenetm.com.br/jurisnet/sumusSTF.html>. Acesso em: 29 nov. 1998. 21 Imagem em movimento TTULO. Diretor. Produtor. Local: produtora, data. Especificao do suporte em unidade fsica. OS PERIGOS do uso de txicos. Produo de Jorge Ramos de Andrade. So Paulo: CERAVI, 1983. 1 videocassete.

22 Documento iconogrfico (pintura, fotografia, transparncia, etc.) AUTOR, Ttulo. Data. Especificao de suporte. KOBAYASHI, K. Doena dos xavantes. 1980. 1 fotografia.

23 Documento cartogrfico (atlas, mapa, globo, etc.) AUTOR. Ttulo. Local: Editora, data da publicao. Designao especfica e escala. ATLAS Mirador Internacional. Rio de Janeiro: Enciclopdia Britnica do Brasil, 1981. 1 atlas. Escalas variam.

24 Documento sonoro COMPOSITOR OU INTRPRETE. Ttulo. Local: gravadora, data. Especificao de suporte. MPB especial. [Rio de Janeiro]: Globo: Movieplay, c 1995. 1 CD.

25 Documento de acesso exclusivo em meio eletrnico (programas, bases de dados,arquivo em disco rgido, etc.) AUTOR. Ttulo do servio ou produto. Verso (se houver).descrio fsica do meio eletrnico. MICROSOFT Project for Windows 95. Version 4.1. [S.l.]: Microsoft Corporation, 1995. 1 CD-ROM. 26. Documento consultado on line Informaes do documento consultado, acrescido da informao do endereo eletrnico apresentado entre os sinais < > precedido da expresso Disponvel em: e da data de acesso ao documento precedida da informao Acesso em:. BERTERO, Carlos Osmar; CALDAS, Miguel P.; WOOD JR, Thomaz. Produo Cientfica em Administrao de Empresas: Provocaes, Insinuaes e Contribuies para um Debate Local. Disponvel em: <www.anpad.org.br/enanpad98_trabsel_org.html>. Acesso em: 20 ago. 2006.

27 INFORMAES GERAIS a) Autor: quando o autor o mesmo citado na referncia anterior, substituir o nome por uma linha de 6 toques. Ex: COBRA, Marcos. Administrao de vendas: casos, exerccios e estratgias. So Paulo: Atlas, 1989. ______. Marketing bsico: uma abordagem brasileira. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1997. quando h no sobrenome do autor grau de parentesco (filho, Jnior, Neto, Sobrinho), deve-se juntar este ao nome. Ex.: ROBLES JNIOR, Antonio. Custos da qualidade: aspectos econmicos da gesto da qualidade da gesto ambiental. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2003. b) Edio: s deve ser mencionada a partir da segunda edio. Ex: 2. ed. 3. ed.

c) Local: quando houver mais de um local de publicao deve-se usar o de maior destaque ou o primeiro mencionado; quando o local no escrito, mas possvel sua identificao, este dever ser escrito entre colchetes; quando o local no identificado, usa-se a expresso sine loco, entre colchetes e abreviada. Ex: [S.l.).

d) Editora: quando houver mais de uma editora s deve ser mencionada a editora de maior destaque; quando no for possvel identificar a editora deve-se usar a expresso sine nomine entre colchetes e abreviada. Ex: [s.n.]; quando no for possvel identificar o local e a editora deve-se usar, entre colchetes e separada por dois pontos as expresses: S.l e s.n. Ex: [S.l.: s.n.]. e) Data: deve ser sempre indicada, um elemento essencial na referncia. Se esta no for identificada registra-se, entre colchetes, uma data aproximada conforme exemplos: - [entre 1995 e 1999] usando intervalos menores de 20 anos, - [1998 ou 1999] um ano ou outro, - [1998?] data provvel, - [1998] data certa, porm no indicada; os meses devem ser indicados de forma abreviada. Ex: mar. 2006, a nica exceo o ms de maio, que dever ser indicado sem abreviatura por possuir apenas quatro letras.

ANEXOS

ANEXO 1 MODELO PRTICO PARA MONOGRAFIA CENTRO DE ENSINO SUPERIOR ALMEIDA RODRIGUES FAR FACULDADE ALMEIDA RODRIGUES DIREITO

ESCREVA AQUI O SEU NOME COMPLETO

ESCREVA AQUI O TTULO DE SUA MONOGRAFIA E: subttulo se houver

RIO VERDE GO 2013/1

ESCREVA AQUI O SEU NOME

ESCREVA AQUI O TTULO DE SUA MONOGRAFIA E: subttulo se houver

Monografia apresentada Faculdade Almeida Rodrigues FAR, como requisito parcial para obteno do ttulo de Bacharel Direito sob orientao do(a) Prof,() (nome completo do professor precedido da titulao).

RIO VERDE GO 2013/1

TERMO DE APROVAO (ESSE DOCUMENTO SER FORNECIDO PELO NICOM APS A BANCA AVALIADORA, MAS DEVE SER CONSIDERADO NA CONTAGEM DAS PGINAS)

DEDICO aos meus pais, pelo carinho e apoio; .... (outra pessoa de elevada considerao) pelo estmulo....

AGRADECIMENTOS

Agradeo ..... pais, irmos, esposos, filhos .... famlia... Ao prof..... pela orientao..... Ao Sr.. .... pela disponibilizao de .............

No mundo dos negcios todos so pagos com duas moedas: dinheiro e experincia. Aceite a experincia primeiro, o dinheiro vem depois.

Harold Geneem

RESUMO

SOBRENOME, Nome do Acadmico. Ttulo da Monografia. 2013. xx f. (refere-se ao total de folhas da monografia). Monografia (Graduao Direito) Faculdade Almeida Rodrigues FAR, Rio Verde, 2013.

Textotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextot extotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotextotexto

Palavras-chave: ........ ......., ......, ...... .

(OBRIGATRIO PARA ESSE TEXTO, APRESENTAR DE MANEIRA SUCINTA O TEMA, OS ASPECTOS RELEVANTES, O OBJETIVO E OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA, CONFORME DESENVOLVIDOS NO PROJETO DE PESQUISA DO 8 PERODO) (DEVE CONTER NO MXIMO 250 PALVRAS)

LISTA DE ABREVIATURAS

ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas EMBRAPA Empresa Brasileira de Produo Agropecuria MAPA: Ministrio da Agricultura Pecuria e Abastecimento Mercosul: Mercado Comum do Sul

( SOMENTE UTILIZE ESSA LISTA SE NO TEXTO EXCEDER DE 5(CINCO) ABREVIATURAS)

SUMRIO

1 INTRODUO.........................................................................................................xx 2 TTULO PRINCIPAL................................................................................................... 2.1 Ttulo secundrio...................................................................................................... 3 TTULO PRINCIPAL................................................................................................... 4 TTULO PRINCIPAL................................................................................................... 5 CONCLUSO................ REFERNCIAS...................... APNDICES...................

1 INTRODUO

Textotextotextotexto...............................

(OBRIGATRIO INCLUIR NESSE TEXTO DE MANEIRA SUCINTA O TEMA, PROBLEMA, METODOLOGIA, JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS DA PESQUISA, OS QUAIS FORAM DESENVOLVIDOS NO PROJETO DE PESQUISA DO 8 PERODO)

2 TTULO PRINCIPAL

Textotextotextotexto...............................

2.1 Ttulo Secundrio

Textotextotextotexto...............................

( TODOS OS TTULOS DEVEM VIR EM UMA NOVA PGINA E EM CAIXA ALTA, OS SUBTTULOS SEGUEM NO TEXTO NORMAL EM CAIXA BAIXA, AMBOS PRECEDIDOS DE SUAS NUMERAES CONFORME SE DESCREVE NO SUMRIO)

(TODAS AS CITAES, SENDO ELAS DIRETAS OU INDIRETAS DEVEM ESTAR REFERENCIADAS NAS REFERNCIAS, SE CASO O ACADMICO PESQUISOU EM ALGUM MATERIAL, MAS NO O CITOU NO TRABALHO NO SE REFERENCIA ESSE MATERIAL)

5 CONCLUSO

Textotextotextotexto...............................

(OBRIGATRIO PARA ESSE TEXTO, DE MANEIRA SUCINTA, APRESENTAR UMA RELAO DAS HIPTESES PROPOSTAS COM O OBJETIVO ALCANADO, OS QUAIS FORAM DESENVOLVIDOS NO PROJETO DE PESQUISA DO 8 PERODO)

REFERNCIAS

( OBRIGATRIO CONSTAR NAS REFERNCIAS TODOS OS AUTORES CITADOS NO TEXTO)

ANEXO 2 MODELO PRTICO PARA ARTIGO CIENTFICO ESCREVA AQUI O TTULO DO SEU ARTIGO: e o subttulo se houver

Escreva aqui o seu nome* Escreva aqui o nome do seu orientador**

RESUMO

Texto textotexto.Texto textotexto.Texto textotexto.

(OBRIGATRIO PARA ESSE TEXTO, APRESENTAR DE MANEIRA SUCINTA O TEMA, OS ASPECTOS RELEVANTES, O OBJETIVO E OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA, CONFORME DESENVOLVIDOS NO PROJETO DE PESQUISA DO PERODO PASSADO) (DEVE CONTER NO MXIMO 250 PALVRAS)

Palavras-chave: palavra. Palavra. Palavra.

1 INTRODUO

Textotextotexto. Textotextotexto.

(OBRIGATRIO INCLUIR NESSE TEXTO DE MANEIRA SUCINTA O TEMA, PROBLEMA, METODOLOGIA, JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS DA PESQUISA, OS QUAIS FORAM DESENVOLVIDOS NO PROJETO DE PESQUISA DO PERODO PASSADO)
* *

Aluno do curso de graduao em ..... da FAR ( coloque aqui o seu breve currculo). Mestre em .. Professor da FAR (coloque aqui o breve currculo do seu orientador).

2 TTULO PRINCIPAL

Textotextotexto. Textotextotexto.

2.1 Ttulo secundrio.

(TODAS AS CITAES, SENDO ELAS DIRETAS OU INDIRETAS DEVEM ESTAR REFERENCIADAS NAS REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS, SE CASO O AUTOR PESQUISOU EM ALGUM MATERIAL, MAS NO O CITOU NO TRABALHO, NO SE REFERENCIA ESSE MATERIAL)

5 CONCLUSO

OBRIGATRIO PARA ESSE TEXTO, DE MANEIRA SUCINTA, APRESENTAR UMA RELAO DAS HIPTESES PROPOSTAS COM O OBJETIVO ALCANADO, OS QUAIS FORAM DESENVOLVIDOS NO PROJETO DE PESQUISA DO PERODO PASSADO)

COLOQUE AQUI O TTULO: e subttulo se houver em lngua inglesa

ABSTRACT (NESSE LUGAR VIR O MESMO TEXTO DO RESUMO EM LNGUA INGLESA)

Key words: (NESSE LUGAR VIR AS PALVRAS CHAVE EM LNGUA INGLESA)

REFERENCIAS ( OBRIGATRIO CONSTAR NAS REFERNCIAS TODOS OS AUTORES CITADOS NO TEXTO)

ANEXO (SOMENTE UTILIZE ANEXO SE SEU ARTIGO FOR ESTUDO DE CASO, PARA QUE AQUI POSSA FIXAR O TERMO DE AUTORIZAO DA EMPRESA COM FIRMA RECONHECIDA, E FAA MENO NO TEXTO SOBRE ESSE TERMO NO MOMENTO DE CARACTERIZAO DA EMPRESA)

ANEXO 3 - MODELO PRTICO PARA PROJETO DE PESQUISA CENTRO DE ENSINO SUPERIOR ALMEIDA RODRIGUES FAR-FACULDADE ALMEIDA RODRIGUES ADMINISTRAO DIREITO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGCIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTO DE RECURSOS HUMANOS

NOME DO ALUNO

TITULO DO PROJETO

RIO VERDE-GO 2013/1

NOME DO ALUNO

TITULO DO PROJETO

Projeto de Pesquisa de Estgio apresentada Faculdade Almeida Rodrigues FAR, como requisito de avaliao do rendimento escolar da disciplina de Xxxxx, do curso de Xxxxxxxx, da Faculdade Almeida Rodrigues, sob orientao do Prof. Xxxxxx.

RIO VERDE GO 2013/1

SUMARIO (SOMENTE PARA ALUNOS DE ADMINISTRAO E TECNOLOGIAS)

1. TEMA E DELIMITAO ........................................................................................ 72 2. JUSTIFICATIVA .................................................................................................... 72 3. PROBLEMA DE PESQUISA ................................................................................. 72 4. HIPTESE ............................................................................................................ 72 5. OBJETIVOS .......................................................................................................... 72 5.1. Objetivo geral ..................................................................................................... 72 5.2. Objetivos especficos ......................................................................................... 73 6. DESCRIO DA ORGANIZAO ........................................................................ 73 7. EMBASAMENTO TERICO ................................................................................. 73 8 RESULTADOS ESPERADOS ............................................................................... 73 9 CRONOGRAMA .................................................................................................... 74 REFERNCIAS BIBLIOGRAFICA ............................................................................ 74

1. TEMA E SUA DELIMITAO

o assunto a ser desenvolvido bem como seus limites e sua extenso. Pode ser o titulo do projeto e a abrangncia da pesquisa.

2. JUSTIFICATIVA

Descreve a razo do projeto, argumentos que comprovem a importncia do tema, a contribuio para a pesquisa.

3. PROBLEMA

Apresenta a questo a ser resolvida no decorrer da pesquisa. Toda pesquisa deve partir de um problema. desenvolvido na forma de uma pergunta. Ex: A m administrao institucional interfere diretamente na produtividade do negcio?

4. HIPTESE

Demonstra uma suposta resposta em torno do problema da pesquisa. Deve ser passvel de teste comprovando sua veracidade.

5. OBJETIVOS 5.1. Objetivo geral Viso abrangente do tema (o que se quer com a pesquisa?). Direcionamento global da pesquisa.

5.2. Objetivos especficos Funo intermediria e instrumental para atingir o objetivo geral (o que preciso fazer para se chegar ao objetivo geral?). Etapas necessrias a serem desenvolvidas na inteno de se alcanar o Objetivo Geral

6. DESCRIO DA ORGANIZAO ESTA PARTE SOMENTE SE FAZ NECESSRIA PARA OS ALUNOS DE TECNOLOGIA E ADMINISTRAO. Descreve-se a caracterizao da empresa, tempo de atuao, ramo de atividade, principais produtos / servios, localizao, descrever a hierarquia da empresa atravs de organograma e comentar.

7. REVISO DE LITERATURA

Busca metdica de informaes publicadas para fundamentar o objeto de pesquisa. Pode ser inicialmente construdo atravs de fichamentos e,

posteriormente, utilizando parfrases na forma de citaes indiretas. Entre as citaes diretas e indiretas fazer comentrios das mesmas, evitando a colocao de citao aps citao.

8 RESULTADOS ESPERADOS ESTA PARTE SOMENTE SE FAZ NECESSRIA PARA OS ALUNOS DE TECNOLOGIA E ADMINISTRAO. Trata-se dos resultados esperados com a pesquisa.

9 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS Define os instrumentos e procedimentos que sero utilizados para a realizao da pesquisa (tipo de pesquisa, rea de abrangncia, coleta e anlise dos dados).

10 CRONOGRAMA

ABRI/2013

MAR/2013

FEV/2013

ATIVIDADE

Escolha do Tema e desenvolvimento de delimitao, problema, hipteses, objetivo geral e levantamento de bibliografias Desenvolvimento de Objetivos Especficos, Inicio da redao do projeto, Reviso de literatura e referncias Redao da Fundamentao Terica Justificativa, Procedimentos Metodolgicos e Cronograma Entrega do Projeto e Relatrio Final de Estgio

REFERNCIAS Exemplo: LTIMO SOBRENOME, Prenomes. Ttulo: sub ttulo (se houver). Edio. Local: Editora, ano da publicao. BRASIL. Superior Tribunal de Justia. Habeas-corpus n 181.636-1, da 6 cmara Cvel do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo, Braslia, DF, 6 de dezembro de 1994. Lex: jurisprudncia do STJ e Tribunais Regionais Federais, So Paulo, v.10, n. 103, p.236-240, mar. 1998.
Anexo 3 cedido por Prof. Fbio Luis Teles Adaptado por Prof Ana Cludia de Oliveira

MAI/2013

Potrebbero piacerti anche