Sei sulla pagina 1di 7

1) Quem foi o presidente cujo o grupo ficou conhecido como " anos de chumbo"?

R= Emilio mediu 2) Como a propaganda oficial chamou o perodo de desenvolvimento econmico do governo de Mdici? R= Milagre brasileiro 3) de 1964 a 1985, o comando das foras armadas exerceu controle sobre a vida politica brasileira, como ficou conhecido esse perodo histrico?R= Ditadura militar 4) Quem foi o primeiro da ditadura militar?R= Castelo branco 5) Como era chamado os atos que restringiam a liberdade democrtica?R= Ato institucional (AL) 6) Quem foi o ultimo presidente da ditadura militar? R= Joo Figueiredo 7) At quando foi o mandato de Castelo Branco??R= 31 de Janeiro de 1966 7) O governo de Castelo Branco foi imediatamente conhecido por quem? R= Pelas Autoridades governamentais dos Estados Unidos

8-Qual o significado do Estado de Stio ??? R: Suspenso e garantias individuais previstos na constituio Federal . 9-O que Aliana Renovadora Nacional (Arena )?? R:Partido que congregou os polticos que apoiavam o governo . 10-Durante 21 anos , a sociedade brasileira viveu sob o comando de presidentes militares impostos pelas foras armada , em 1985 dois marechais e trs generais se sucederiam na presidncia quem era eles ?? R: Castelo Branco , Costa e Silva , Mdici , Geisel e Figueiredo . 11- Sobre o bipartidarismo, o que foram os partidos ARENA e MDB? O ARENA foi um partido que congregou os polticos que apoiavam o governo, diferente do MDB que reuniu os polticos que se opunham ao governo da Ditadura Militar. 12- Cite algumas das aes realizadas pelo primeiro presidente na Ditadura Militar, Castelo Branco. Ele cessou atividades em associaes civis, proibiu movimentos em greves e imps uma nova Constituio que promulgava a ditadura atravs de atividade de apenas dois partidos polticos: MDB e ARENA. 13- Qual foi a lei decretada no perodo do governo da Junta Militar? Foi decretada a Lei de Segurana Nacional, onde os opositores Ditadura no Brasil eram condenados ao exlio e pena de morte.

14- Qual foi o fim da Ditadura Militar no Brasil? O fim da Ditadura Militar se deu com a publicao da nova Constituio no Brasil, a Constituio de 1988. Ela eliminou todos os princpios da Ditadura e promulgou a Democracia. 15- O que Ato Institucional? o conjunto de normas superiores, promulgadas pelo poder pblico federal, que se sobrepunham at mesmo Constituio Federal. 16- Quais eram as principais finalidades da interveno militar? Restabelecer a ordem social, contem o avano do comunismo e da corrupo, e retomar o crescimento econmico. 17- Qual foi o imortante motivo que garantiu o apoio ao governo de Castelo Branco? A adoo, pelas militares, de um conjunto de princpios conhecidos como Doutrina de Segurana Nacional. De acordo com essa doutrina, o governo brasileiro assumia o compromisso de combater as ideias socialistas ou comunistas. 18- O que buscou o plano interno econmico de Geisel? Diminuir a dependncia externa do pas, desenvolvendo setores estratgicos da economia nacional. 19- No governo Costa e Silva, houve diversos movimentos de protesto, reunindo diversos grupos sociais. Quais eram esses grupos? Estudantes, operrios, polticos de oposio e padres denominados progressistas. 20- "Quem manda agora no so os polticos profissionais nem o congresso, uma instncia decisria importante. Mandam a alta cpula militar, os rgos de informao e represso, a burocracia tcnica do Estado". Esse trecho nos mostra a diferena entre quais regimes de 1945 e 1964? Diferena entre o regime representativo, vigente e regime militar. 21- Qual era a principal proposta do Programa de Ao Econmica do Governo? O combate a inflao mediante favorecimento do capital estrangeiro, restries ao crdito e reduo dos salrios dos trabalhadores. 22- Como ficou provado que a ditadura no garantia o desenvolvimento do pas? Explique. Houve a crise do petrleo, consequentemente uma desestabilizao na economia brasileira. A inflao comeou a subir e a dvida externa brasileira elevou-se de maneira assustadora, levando o pases a uma crise econmica. 22-Como teve incio a Ditadura Militar no Brasil que durou de 1964 a 1985?

R: Atravs de um golpe militar, ocorrido em 31 de maro de 1964, que tirou o presidente Joo Goulart do poder. 23-No campo econmico, a economia brasileira cresceu muito durante os anos de 1969 e 1973. Esta fase ficou conhecida como poca do Milagre Econmico. O que aponta a caracterstica desse perodo? R: Forte crescimento do PIB, investimentos em infraestrutura e elevados emprstimos vindos do exterior com aumento da dvida externa. 24-Aps decretao do Al-2 e a extino dos partidos polticos, o governo determinou uma nova organizao partidria pois haveria 2 partidos, formaram ento instalaes do bipartidarismo no pas, quais foram? R: Formaram a Aliana Renovadora Nacional (Arena) e o Movimento Democrtico Brasileiro (MDB) 25. Qual foi importante deciso que abriu caminho para a redemocratizao no pas e fim da ditadura militar? R: O o presidente Geisel acabou com o AI-5, restaurou o habeas-corpus e abriu caminho para a volta da democracia no Brasil. 26. Aponte caractersticas do regime militar brasileiro? R: Bipartidarismo, falta de democracia, perseguio aos opositores polticos e represso aos movimentos sociais. 27. Durante o governo Costa e Silva, apesar da violenta represso policial, aumentaram no pas as manifestaes pblicas contrrias ditadura militar, reunindo diversos grupos sociais. Quais eram esses grupos? R: Estudantes, operrios, polticos de oposio e padres denominados "progressistas"

28- O comando militar que de fato governava o pas decretou, em 9 de abriel de 1964, ......................................................., que modifica a constituio em vigor, conferindo ao executico federal, durante certo prazo. (Essa questo de completar, sua resposta " O ato Institucional (AI-1)"

29- Com a decretao do AI-2 e extino dos partidos polticos existentes o governo determinou como seria a nova organizao partidria. Haveria apenas dois partidos, um representando o governo e outros, a oposio poltica. Era a instalao do bipartidarismo no pas. Quais eram esses representantes? R: A aliana renovadora Nacional (Arena) e o movimento Democrtico Brasileiro (MSB).

30- O governo mdici deu nome um perodo da ditadura, sendo um perodo em que o poder ditatorial e a violncia repressiva do governo contra as oposies chegaram ao seu auge. Que nome foi dado esse perodo? R: Anos de chumbo 31- O que Castelo Branco cessou quando foi eleito presidente? R: Cessou atividades em associaoes civis, proibiu os movimentos de greve e imps uma nova Constituiao , que promulgava a ditadura militar. 2- O que era o ato Institucional I ? R: Ele decretava tambem a eleiao indireta de presidentes, suspendendo qualquer tipo de democracia no Brasil. 3- O que ocorreu no Governo Dutra? R: Ocorreu o crescimento da divida externa, devido a entrada do capital estrangeiro do pas, principalmente o norte - americano e de empresas estrangeiras. 4-Quais foram os tres modelos economicos adotados na aliana caracterizado pelos governos militares? R: Burocracia tcnica estatal (militar e civil) ; grandes empresrios estrangeiros ;grandes empresrios nacionais. 1- Qual deciso que abriu caminho para a redemocratizao no pas e fim da ditadura militar? R:Em 1978, o presidente Geisel acabou com o AI-5, restaurou o habeas-corpus e abriu caminho para a volta da democracia no Brasil. 2- No campo econmico, a economia brasileira cresceu muito durante os anos de 1969 e 1973. Esta fase ficou conhecida como poca do Milagre Econmico. Quais as caractersticas desse perodo? R: Forte crescimento do PIB, investimentos em infraestrutura e elevados emprstimos vindos do exterior com aumento da dvida externa. 3-O Ato Institucional Nmero 5 ( AI-5 ) foi o mais duro do governo militar. Aponte caractersticas desse ato. R:Decretou o fechamento do Congresso Nacional por 10 anos, anulou o ttulo de eleitor de todos os cidados brasileiros e anulou as aposentadorias de cantores, professores e polticos. 4- No perodo entre 1950 e 1980, ocorreu o mais intenso processo de modernizao pelo qual o Brasil j teria passado, alterando-se em profundidade o panorama scio-poltico e econmico do pas. Pode-se estabelecer como uma caracterstica estrutural iniciada especificamente nesse perodo:

R: Urbanizao crescente com declnio da importncia econmica do campo. 02- Durante o governo Costa e Silva aumentaram no pas as manifestaes pblicas contrrias ditadura militar, reunindo diversos grupos sociais. Que grupos foram esses? Estudantes, operrios, polticos de oposio e padres denominados "progressistas". 03- Cite dois poderes que o AI-5 dava ao presidente. Cassar mandatos eletivos e suspender direitos polticos. 04- Cite medidas que Costa e Silva tomou utilizando o AI-5. Priso de milhares de pessoas, fechamento do congresso nacional, cassao de mandatos e afastamento de quatro ministros do Supremo Tribunal Federal. 1)O governo de Joo Goulart era algo que preocupava as classes conservativas.Quais eram essas classes? R: Igreja ,os empresrios ,a classe media e os militares. 2)A oposio a Joo Goulart criou partidos polticos para confrontar as propostas de Jnio. Quais eram esses partidos ? R: Unio Democrticos Nacional(UDN) e o Partido Social Democrtico (PSD). 3)Em 1 de abril de 1964 a oposio Joo Goulart mandou seus exrcitos de Minas Gerais e So Paulo para enfrenta-lo. O que eles quiseram evitar com isso ? R: queriam evitar um possvel guerra civil. 4)Oque o ato institucional I suspendia ? R: ele suspendia por dez anos os direitos polticos de pessoas que eram vistas como opositores da ditadura militar, estes eram expulsos do Brasil. 01- Como foi apelidado o Governo de Mdici? R: Anos de Chumbo 02- No governo Mdici, quais grupos sociais se opunham ditadura? R: Liberais, socialistas e comunistas 03- Em que governo ocorreu um perodo de desenvolvimento econmico denominado "Milagre brasileiro"? R: Governo Mdici 04- Porque o milagre brasileiro durou pouco? R: Pois uma crise internacional de petrleo escancarou as fraquezas da economia do Brasil. Na poca o pas exportava mais da metade do que produzia e por isso no resistiu ao impacto causado pela alta nos preos do petrleo.

01- Qual a proposta de Geisel da implantao da democracia? Gradual, lento e seguro. 02- No governo de Geisel, as novas autoridades realizaram uma mudana na poltica externa brasileira, por meio do Itamaraty, o que ocorreu? Intensificou o estabelecimento de relaes bilaterais com pases africanos, asiticos e europeus. 03- O que era chamado de pragmatismo, durante o governo de Geisel? Ele deixava as restries ideolgicas em busca de resultados prticos. 04- Em 1974, foi criado o II Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), o que ele props? Previa a expanso das indstrias de bens de produo. 01- Quem foi o primeiro presidente da ditadura militar do Brasil? R: Castelo Branco 02- Quais foram as aes de Castelo Branco durante a ditadura Militar? R: Castelo branco cessou atividades em associaes civis, proibiu os movimentos de greve, e imps uma nova Constituio. 3- O que estado de stio? R: a suspenso temporria de direitos e garantias individuais previstos na Constituio Federal 04- A nova constituio que Castelo Branco imps, promulgava a ditadura militar atravs da atividade de apenas dois partidos polticos. Quais so eles? R: O Movimento Democrtico Brasileiro (MDB) e a Aliana Renovadora Nacional (ARENA) 1) Explique por que o fato de Joao Goulart obter mais votos como vice-presidente do que Juscelino como Presidente no o tornou o lder do pas. Resposta: pois naquele perodo, o eleitor escolhia o presidente e o seu vice de maneira independente, por meio de duas eleies separadas . 2) Qual era o objetivo do plano de metas de Kubitschek? Resposta: aumentar a acumulao, intensificando os investimentos em setores bsicos da economia, gerando mais emprego e mais consumo. 3) Quem foi o aliado de Jnio quadros que o acusou de estar planejando um golpe? Resposta: Carlos Lacerda

4) Qual foi o objetivo do plano trienal criado pelo ministro da fazenda(Celso Furtado) no governo de Joao Goulart? Resposta: Queria realizar reformas sociais que acabassem com a inflao sem afetar o crescimento econmico. 1- Por quais representantes era formado o gorverno da Junta Militar? Aurlio de Lira Tavares, Augusto Redemaker, Marcio de Souza e Melo 2- O que a lei da Segurana Nacional decretou? Os opositores da Ditadura Militar no Brasil eram condenados ao exlio e pena de morte. 3- Quais foram as principaus causas do fim da Ditadura militar? A populao se revoltou contra o regime, pelo seu autoritarismo, portanto formaram o movimento "Diretas J" que foi destinado as eleies diretas para presidente do Brasil, elegendo ento Tancredo Neves e colocando um fim no regime Ditatorial. 4- O que a Contituio de 1988 fez? Eliminou todos os princpios da Ditadura Militar e promungou a democracia brasileira. 1-segundo os novos comandantes do pas,a interveno militar seria de carter provisrio,tendo quais principais finalidades? Restabelecer a ordem social,conter o avano do comunismo e da corrupo e retomar o crescimento econmico . 2-No segundo dia em que vigorava o Al-1,o Congresso NAcional foi reunido e,sob presso ,elegeu quem para presidncia da Repblica ,pelo comando militar? Em que ano assumiu o governo? Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco,assumiu o governo em 15 de abril de 1964. 3-Ao final do governo Castelo Branco,o alto comando militar escolheu quem para ser o novo presidente ? Artur da Costa e Silva 4- O governo Mdici foi marcado ainda por um perodo de desenvolvimento econmico que a propaganda oficial chamou de desenvolvimento"milagre brasileiro". Quais foram os grandes projetos destacados da integrao nacional ? Rodovia transamaznica e o crescimento da economia.

Potrebbero piacerti anche