Sei sulla pagina 1di 3

Aluno (a): ___________________________________________________________ srie:______ Data: _____/______/_______

Avaliao de Fsica
Prof. MSc. Sidnei R. Ferreira
1. Uma escala termomtrica arbitrria X atribui o valor 20X para a temperatura de fuso do

gelo e 120X para a temperatura de ebulio da gua, sob presso normal. Qual a temperatura em que a escala X d a mesma indicao que a Celsius?

2. A escala Reamur de temperatura, que hoje est em desuso, adotava para o ponto de gelo 0R

e para o ponto de vapor 80R. A indicao que, nessa escala, corresponde a 86F a) 16R b) 20R c) 24R d) 36R e) 48R

3. Smen bovino para inseminao artificial conservado em nitrognio lquido que, presso

normal, tem temperatura de 53 K. Calcule essa temperatura em graus Celsius e Fahrenheit.

4. O vero de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da Amrica. A diferena entre a mxima temperatura do vero e a mnima do inverno anterior foi de 108F. Qual o valor desta diferena na escala Celsius? 5. Um Matuto construiu um termmetro utilizando a brasa de seu fogo como referncia superior qual associou o nmero 100 graus Matutos (100M) e para referncia inferior qual associou o nmero (0M) gua que emerge de uma fonte (i.e. definiu a temperatura desta gua como sendo 0 grau Matuto). Se utilizada a escala Celsius, a brasa tem a temperatura de 176C e a gua da fonte 15C. a) Determine a expresso de comparao entre graus Matutos e graus Celsius. b) O dia em que o termmetro do Matuto marca +15M um dia frio ou um dia quente (ele deve sair de casa de agasalho ou de calo de banho)? Explique, comparando com a escala Celsius.
6. Analise as afirmaes abaixo e assinale a INCORRETA. a) A temperatura normal do corpo humano de cerca de 37C; esta temperatura corresponde

na escala Kelvin a 310K. b) Um carro estava estacionado ao Sol com o tanque de gasolina completamente cheio. Depois de um certo tempo, em virtude da elevao de temperatura, uma certa quantidade de gasolina entornou. Essa quantidade representa a dilatao real que a gasolina sofreu. c) Um pssaro eria (arrepia) suas penas para manter o ar entre elas, evitando, assim, que haja transferncia de calor de seu corpo para o ambiente.

d) Enchendo-se demasiadamente uma geladeira haver dificuldade para a formao de

correntes de conveco.
e) Dois automveis, um claro e outro escuro, permanece estacionados ao sol durante um certo

tempo. O carro escuro aquece mais porque absorve mais radiao trmica solar.

7. O texto a seguir foi extrado de uma matria sobre congelamento de cadveres para sua

preservao por muitos anos, publicada no jornal O Estado de S. Paulo de 21.07.2002. Aps a morte clnica, o corpo resfriado com gelo. Uma injeo de anticoagulantes aplicada e um fluido especial bombeado para o corao, espalhando-se pelo corpo e empurrando para fora os fluidos naturais. O corpo colocado numa cmara com gs nitrognio, onde os fluidos endurecem em vez de congelar. Assim que atinge a temperatura de 321, o corpo levado para um tanque de nitrognio lquido, onde fica de cabea para baixo. Na matria, no consta a unidade de temperatura usada. Considerando que o valor indicado de 321 esteja correto e que pertena a uma das escalas, Kelvin, Celsius ou Fahrenheit, pode-se concluir que foi usada a escala: a) Kelvin, pois trata-se de um trabalho cientfico e esta a unidade adotada pelo Sistema Internacional. b) Fahrenheit, por ser um valor inferior ao zero absoluto e, portanto, s pode ser medido nessa escala. c) Fahrenheit, pois as escalas Celsius e Kelvin no admitem esse valor numrico de temperatura. d) Celsius, pois s ela tem valores numricos negativos para a indicao de temperaturas. e) Celsius, por tratar-se de uma matria publicada em lngua portuguesa e essa ser a unidade adotada oficialmente no Brasil. 8. Quando uma enfermeira coloca um termmetro clnico de mercrio sob a lngua de um paciente, por exemplo, ela sempre aguarda algum tempo antes de fazer a sua leitura. Esse intervalo de tempo necessrio. a) para que o mercrio, que muito pesado, possa subir pelo tubo capilar. b) para que o mercrio passe pelo estrangulamento do tubo capilar. c) para que o termmetro entre em equilbrio trmico com o corpo do paciente. d) devido diferena entre os valores do calor especfico do mercrio e do corpo humano. e) porque o coeficiente de dilatao do vidro diferente do coeficiente de dilatao do mercrio. 9. Podemos caracterizar uma escala absoluta de temperatura quando: a) dividimos a escala em 100 partes iguais. b) associamos o zero da escala ao estado de energia cintica mxima das partculas de um sistema. c) associamos o zero da escala ao estado de energia cintica mnima das partculas de um sistema. d) associamos o zero da escala ao ponto de fuso do gelo. e) associamos o valor 100 da escala ao ponto de ebulio da gua. f) Nos noticirios, grande parte dos apresentadores da previso do tempo expressa, erroneamente, a unidade de temperatura em graus centgrados. A maneira de expressar corretamente essa unidade :

a) b) c) d) e)

Celsius, pois no se deve citar os graus. graus Kelvin, pois a unidade do sistema internacional. Centgrados, pois no se deve citar os graus. graus Celsius, pois existem outras escalas em graus centgrados. graus Fahrenheit, pois a unidade do sistema internacional.

Potrebbero piacerti anche