Sei sulla pagina 1di 2

AVA L I A O D E A P R E N D I Z A G E M Disciplina: FISICA Perodo Dependencia Professor (a): MSc. Sidnei R. Ferreira Data: Aluno (a): Nota: 1.

1. Um recipiente de volume V contm um gs perfeito. Fornece-se ao gs uma certa quantidade de calor, sem variar o volume. Nestas condies: a) b) c) d) a quantidade de calor recebida pelo gs servir apenas para aumentar a energia interna dele. o gs realizar trabalho e a energia interna dele permanecer constante. o gs realizar trabalho e a energia interna dele diminuir. o gs realizar trabalho equivalente quantidade de calor recebida.

2. Uma amostra de gs ideal sofre as transformaes mostradas no diagrama presso x volume, ilustrado abaixo.

Observe-o bem e analise as afirmativas abaixo, apontando a opo CORRETA: a) b) c) d) e) A transformao AB isobrica e a transformao BC, isomtrica. O trabalho feito pelo gs no ciclo ABCA positivo. Na etapa AB, o gs sofreu compresso e, na etapa BC, sofreu expanso. O trabalho realizado sobre o gs na etapa CA foi de 8 J. A transformao CA isotrmica.

3. A figura ao lado representa um gs contido em um cilindro cuja parte superior vedada por um mbolo que pode deslizar, sem atrito, para cima e para baixo, ao longo das paredes do cilindro. Sobre o mbolo est um objeto de massa constante. Se esse sistema for aquecido lentamente, a transformao a que ele ser submetido :

a) b) c) d) e)

adiabtica isobrica isotrmica isocrica isosttica

4. Durante o processo de evaporao de um lquido sempre ocorre o seu resfriamento, porque: a) diminui sua massa especfica. b) diminui o seu calor especfico. c) saem as partculas de menor energia cintica. d) saem as partculas de maior energia cintica. e) aumenta sua capacidade trmica.

5. O 2 princpio da Termodinmica pode ser enunciado da seguinte forma: " impossvel construir uma mquina trmica operando em ciclos, cujo nico efeito seja retirar calor de uma fonte e convert-lo integralmente em trabalho." Por extenso, esse princpio nos leva a concluir que: a) b) c) d) e) sempre se pode construir mquinas trmicas cujo rendimento seja 100%; qualquer mquina trmica necessita apenas de uma fonte quente; calor e trabalho no so grandezas homogneas; qualquer mquina trmica retira calor de uma fonte quente e rejeita parte desse calor para uma fonte fria; somente com uma fonte fria, mantida sempre a 0C, seria possvel a uma certa mquina trmica converter integralmente calor em trabalho. 6. Um gs submetido s seguintes transformaes mostradas no diagrama abaixo. Assinale a alternativa correta.

a) b) c) d) e)

a expanso isobrica AB o gs cede calor (Q<0) Na expanso isotrmica AC no existe troca de calor (Q=0) Na expanso adiabtica AD o gs no realiza trabalho (W=0) No esfriamento isomtrico AE o gs recebe calor. (Q>0) No esfriamento AE do gs, o trabalho realizado nulo.

7. Numa transformao de um gs perfeito, os estados final e inicial acusaram a mesma energia interna. Certamente: a) b) c) d) e) a transformao foi cclica. a transformao isomtrica. no houve troca de calor entre o gs e o ambiente. so iguais as temperaturas dos estados inicial e final. no houve troca de trabalho entre o gs e o meio.

8. Um recipiente hermeticamente fechado, de paredes rgidas e permeveis passagem de calor, contm uma certa quantidade de gs temperatura absoluta T. Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas no pargrafo abaixo, na ordem em que elas aparecem. Se o recipiente for mergulhado em um tanque contendo um lquido temperatura absoluta 2T, a temperatura do gs .........., e sua energia interna .......... . a) diminuir - diminuir b) diminuir - permanecer constante c) permanecer constante - aumentar d) aumentar - aumentar e) aumentar - permanecer constante

Potrebbero piacerti anche