Sei sulla pagina 1di 16

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CAROLINA RABELO RONSANI FABIANE ZSCHORNAK DA SILVA

Terapia Manual Shiatsu

Palhoa 2013

CAROLINA RABELO RONSANI FABIANE ZSCHORNAK DA SILVA

Terapia Manual Shiatsu

Palhoa 2013

RESUMO

SUMARIO

INTRODUO

2.Terapia Manual Shiatsu SHI = "dedo" e ATSU = "presso" A tcnica foi desenvolvida a partir dos conhecimentos milenares da Medicina Tradicional Chinesa que data h mais de 5000 anos, mas foi no Japo que o Shiatsu se tornou a terapia corporal do modo como conhecida hoje. Eficaz no tratamento de dores no pescoo, costas e joelho, a massagem utiliza o toque das mos para reequilibrar a energia vital que circula pelo corpo em canais chamados de meridianos. 3. Meridianos Os meridianos so os fluxos de energia vital(ki) no corpo. Os mais bem conhecidos so os 12 meridianos da acupuntura. Ao pressionar um ponto situado num meridiano, ocorre a estimulao de nervos e tecidos locais e tambm o fluxo de ki influenciado ao longo de todo meridiano. 4. Tsubos So os pontos da acupuntura, ou seja, so lugares no meridiano onde Ki pode ser mais facilmente atingido e manipulado. Foi provado que esses pontos possuem uma resistncia eltrica menor do que as reas circunjacentes. Os tsubos funcionam como amplificadores, passando ki de um ponto para outro. 5. Kyo e Jitsu Num meridiano desequilibrado, Ki pode estar deficiente (Kyo) como em excesso (jitsu). Quando um meridiano Kyo e pressionado, o paciente percebe o ato como algo que lhe faz bem, porque estamos fornecendo energia Ki para uma deficincia. As reas Jitsu esto enrijecidas ou tensas. O Shiatsu baseado na medicina oriental, acredita que da mesma forma que o homem recebe a energia positiva da terra, o Yin, tambm est relacionado energia negativa do cosmos, o Yang. Os pontos doloridos no nosso corpo resultam do desequilbrio entre os dois plos energticos, causando bloqueio de energia vital e dor. 6. Tcnica O terapeuta faz uso dos dedos, das palmas das mos, dos cotovelos, dos joelhos e ps para a aplicao da presso. Tambm podem ser feitos frices, deslizamentos, movimentao de articulaes e estruturas musculoesquelticas e alongamentos, que so auxiliados por leos vegetais e essncias. A sesso de massagem dura em torno de 50 minutos. O Shiatsu pode

ser realizado sobre qualquer tipo de roupa, contudo mais confortvel para o massageado o uso de roupas de algodo ou o mnimo de roupas possveis. 7. Indicaes Desequilbrios emocionais Ansiedade e insnia Clicas menstruais, Intestino preso, dor de cabea Desequilbrios sexuais Aliviar dores por contratura e m postura Presso alta, presso baixa 8. Efeitos Teraputicos Reduz a fadiga Melhora a postura e a circulao Proporciona bem-estar Regula e fortalece o funcionamento dos rgos. Eliminao de dores em geral Aumenta a capacidade do corpo de eliminar toxinas Equilbrio do sistema nervoso Longevidade Melhora do tnus da pele Promove a sade e o bem-estar geral A massagem promove a dilatao dos vasos sanguneos, melhorando a circulao e aliviando a congesto ao longo do corpo. Uma reeducao alimentar juntamente com a tcnica faz com que as toxinas sejam liberadas do corpo com mais eficincia, permitindo que a energia flua pelo organismo trazendo equilbrio e bem-estar tanto para o corpo quanto para a mente. 9. Contra-Indicao

Febre Infeco e doenas infecciosas Varizes Cncer ainda sem tratamento Gravidez Osteoporose e outras doenas degenerativas (relativas) No pressionar sobre edemas e inchaes, ou sobre fraturas. Evitar pressionar sobre dores fortes ou nevralgias. No pressionar em crianas muito pequenas Uma contra-indicao do Shiatsu so as mulheres grvidas. Nestas o Shiatsu deve ser feito com cuidado principalmente ao se trabalhar o canal do bao pncreas, que possui pontos perigosos para elas. A osteoporose e outras doenas degenerativas, tambm so contraindicaes do Shiatsu(relativas). Nestes casos o Shiatsu deve ser realizado pressionando com muitas cautela ou mesmo no fazer a presso. O Cncer tambm acaba sendo uma contraindicao do Shiatsu. Para realizar o shiatsu em cncer deve-se avaliar muito bem antes para no promover a disseminao da doena para outras reas do corpo. As contra-indicaes do Shiatsu absolutas so: -No pressionar sobre edemas e inchaes, ou sobre fraturas. -No pressionar sobre varizes. -Evitar pressionar sobre dores fortes ou nevralgias. -No pressionar em crianas muito pequenas, para elas pode ser usada uma escovinha de cabelo de bebs, escovando na direo do canal, ou ento , aplicar outra tcnica, como a Shantala ou o Tui-Na infantil. 10. Aplicao do Shiatsu no corpo Costas: Estimula os nervos espinhais que inervam todos os rgos internos. - Os pontos na parte mais elevada influenciam os pulmes e corao; - Os Tsubos no meio das costas afetam os meridianos envolvidos com a digesto;

- A rea lombar est conectada com os rins e intestinos, grosso e delgado; - O sacro se conecta com a prpria bexiga. Quadris: uma rea complexa, por ser o ponto de juno entre o tronco e os membros inferiores. A aplicao de Shiatsu nessa regio pode ajudar muito no alivio da dor lombar ou citica, tenses, dor menstrual, cistite e todos os tipos de congesto ou dor na pelve.

Ombros: Regio de grande tenso. - Parte superior est conectada ao Meridiano de Vescula biliar, relacionando-se tenso mental. - O Shiatsu nessa regio alivia resfriados e dores na cabea, tosses e problema pulmonar. - Os pontos inferiores afetam o corao e a circulao, ansiedade, angustia e insnia. - As escpulas constituem a terceira rea, que cruza o Meridiano do Intestino Delgado, relacionado com a digesto e funo ovariana.

Manobras nos Ombros 1. Sente o paciente com as costas eretas e as pernas cruzadas. Posicione cada polegar de um lado da coluna, em alturas desencontradas e empurre-os em direo ao centro (ateno: as pontas dos dedos no chegam a se tocar). Depois de 10 a 15 segundos, mova os dedos para baixo e repita o movimento.

2. Posicione os polegares paralelamente logo abaixo do pescoo do parceiro e empurre o msculo para baixo, mantendo a posio por 10 segundos. Desloque os dedos levemente em direo aos ombros e repita o movimento para baixo. O ritual continua at toda distncia entre pescoo e ombros ser percorrida. 3. Hora de finalizao: junte as mos e estenda os dedos, mantendo as pontas unidas. D batidinhas em toda extenso do ombro partindo da base do pescoo para as extremidades. A mesma tcnica pode ser usada para massagear as costas at a altura dos quadris. Cabea e face: Parte mais relaxante do tratamento. - A massagem nas orelhas beneficia a pessoa em seu todo. - Os pontos no alto da cabea aliviam as cefalias e a congesto nasal. - A massagem ao lado dos olhos acalma as dores na cabea e os problemas sinusais. - Libera a tenso emocional, revelada em torno da boca, resultando em um efeito confortante. Manobras na Cabea 1. Paciente deitado, cabea sobre um travesseiro. Com os polegares posicionados paralelamente no centro da cabea, logo acima das sobrancelhas, pressione por 10 a 15 segundos. Desloque os dedos para cima e faa presso novamente. Continue at chegar no alto do crnio. 2. Manipule a regio ocular, encaixando os dedos mdios sob as sobrancelhas. Comece pelos cantos prximos ao nariz v deslocando os dedos na direo das tmporas. Para finalizar, volte ao centro e pressione as laterais do nariz. Importante: a presso aplicada em cada um dos pontos deve ser constante e durar pelo menos 10 segundos. 3. Paciente em decbito ventral, apoiando a testa sobre as mos. Reproduza na nuca os mesmos movimentos que fez na parte frontal do crnio: posicione os polegares paralelamente na base do pescoo e pressione por alguns segundos. Desloque os dedos para cima e faa nova presso. Repita at chegar ao topo da cabea. Braos e mos: localizao de importantes meridianos. - Do corao, relacionado circulao sangunea. - Do Intestino Delgado, envolvido nas funes psicolgicas da discriminao e da ateno.

- O meridiano Triplo Aquecedor, atua em trs reas: superior (circulao), mdia (respirao) e inferior do dorso (digesto e eliminao). - O Meridiano do Pulmo atua como receptor da energia (Ki) proveniente do ar. - O Meridiano do Intestino Grosso ajuda na eliminao em geral do organismo Estmago: tambm chamado Ampuku, trata e cura doenas. a regio em que ocorrem todos os processos vitais dos sistemas de sustentao do corpo, e onde pode ser contatada cada uma das funes dos meridianos. O Ampuku beneficia e equilibra todas as funes fsicas relacionadas aos problemas abdominais e costas. Pernas: onde se localiza o Meridiano do Fgado, importante no tratamento de qualquer problema da parte inferior do abdmen, como hemorridas, constipao e dores musculares, alm da tenso emocional, raiva, distrbios histricos e psicossomticos. Tambm nas pernas esto os meridianos do Bao Pncreas, envolvido com o processo digestivo, e do Estomago, que transforma os alimentos em energia Ki. Manobras nos Ps 1. Paciente decbito dorsal apoiando os ps num travesseiro. Pressione com os dois polegares, realizando movimentos circulares, toda a sola do p. S passe para outro ponto depois de 10 a 15 segundos de presso. No se esquea dos dedos. Repita a massagem no outro p. 2. Manipule da mesma forma a parte superior do p. Lembre-se: os dedos no deslizam na superfcie da pele. O que se busca estimular o msculo sob ela. 3. Feche a mo e use-a para dar soquinhos na sola do p do parceiro. Com as mos livres, firme o p segurando os dedos e puxando-os levemente para trs. Alm de dar firmeza, ajuda a alongar a musculatura No Shiatsu importante tratar tanto os sintomas como sua causa, no s no local em que se encontra o problema, por exemplo, tratar apenas a cabea por causa de uma cefalia ignorar no s todo o sistema de sustentao dos meridianos interconectantes, mas tambm o principio de que o corpo e a mente constituem um todo orgnico indivisvel. Por isso, mais seguro e eficaz o tratamento de todo o corpo.

11. Mapas dos Meridianos - Bexiga:

- Circulao e Sexualidade:

- Corao:

- Estmago:

- Fgado:

- Intestino Delgado:

- Intestino Grosso:

- Pncreas e Bao:

- Pulmo:

- Rins:

- Triplo Aquecedor:

- Vescula Biliar:

- Vaso Concepo:

- Vaso Governador:

Consideraes Finais uma terapia alternativa que auxilia na teraputica mdica e fisioterpica, ajudando a livrar as pessoas das tenses causadas por estresse e a proporcionar uma vida mais tranqila. No entanto, apesar de o Shiatsu apresentar vrias vantagens teraputicas, preciso avaliar realmente sua eficcia sobre certas complicaes, afinal, nenhuma tcnica totalmente capaz de tratar todas as doenas. preciso lembrar que a prtica de atividades fsicas e alimentao saudvel indispensvel para o bem-estar fsico e mental.

Potrebbero piacerti anche