Sei sulla pagina 1di 17

O constitucionalismo econmico: a Constituio econmica brasileira no documento promulgado em 05 de outubro de 1988 The Economic Constitusionalism: The Brazilian Economic

Constitution Document of October 5, 1988. Felipe Chiarello de Souza Pinto Mestre e Doutor em Direito pela Pontifcia Universidade Catlica, Professor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Poltico e Econmico da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Rafael Quaresma Viva Doutorando em Direito Poltico e Econmico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos. Professor titular no Centro Universitrio Monte Serrat (UNIMONTE) e na Escola Superior de Administrao, Marketing e Comunicao (ESAMC).

Resumo: As transformaes trazidas pelas constituies econmicas acarretaram importantes mudanas na sociedade e na economia. Algumas dessas modificaes decorrem do liberalismo e, tambm, do intervencionismo do Estado. Estes dois fatores sero analisados no presente artigo, a fim de aquilatar o impacto que os mesmos tiveram na Constituio Federal brasileira de 1988, e como podem ter influenciado os princpios gerais que norteiam a atividade econmica, bem como a poltica agrria e fundiria, em especial o sistema financeiro nacional, e, ainda, analisar a ordem social e o meio-ambiente, inclusive aps as reformas constitucionais, tudo sob a gide dos direitos fundamentais da pessoa humana.

Abstract : The transformations made by the economic constitutions brought important changes in economic and society. Some of these modifications are the result of liberalism and, also, from State interventionism. Those two factors will be analyzed by the present paper, in a way that we can measure the impact that they had in our Brazilian Federal Constitution of 1988, and how they might have cause an important impact on the general principles that rules the economical activity, as the agriculture and land politics, specially the national financial system, even so, to analyze the social order and the natural environment, including the period after the constitution reform.

Palavras-chave: Constituio econmica; Liberalismo; Intervencionismo do Estado. Keywords: Economic Constitution.; Liberalism; State interventionism

Sumrio: Introduo; 1. Constituio Econmica; 1.1. Origem; 2. A Constituio Econmica Brasileira; 2.1. A influncia do liberalismo; 2.2. O intervencionismo estatal; 3. Os contornos da ordem econmica na Constituio de 1988; Consideraes finais; Referncias bibliogrficas.

INTRODUO

A proposta do artigo cientfico consiste em desenvolver um exame crtico do tratamento oferecido pela Constituio brasileira de 1988 ordem econmica, evidenciando, assim, os elementos mais relevantes da evoluo recente do constitucionalismo econmico ptrio. Para tanto, sem pretenso de esgotar o tema, o trabalho buscar abordar os seguintes aspectos: a relao entre o constitucionalismo econmico, liberalismo e intervencionismo estatal; os caracteres fundamentais da ordem econmica na Constituio de 1988; e a exposio das necessrias notas conclusivas.

1. CONSTITUIO ECONMICA

As Constituies Federais do sculo XXI so constituies analticas, que englobam vrias matrias. A Constituio Poltica trata apenas do Poder. Eram as Constituies do sculo XVIII, as quais refletiam um pensamento eminentemente liberal. J a Constituio Econmica cuida de direitos econmicos, isto , os chamados direitos de segunda dimenso artificiais, assistenciais os quais uma vez inseridos na Constituio Federal ganham o mesmo status de direito constitucional os ento chamados direitos de primeira dimenso. A grande questo colocada a partir do final do sculo XX pelo conjunto de transformaes econmicas, sociais e polticas, nomeado globalizao, inclina-se em saber se

podemos ou no ver com otimismo esse impulso crescente em direo igualdade, supostamente inscrita na sociedade moderna.

1.1 Origem A Constituio Federal Mexicana de 1917 foi a que inaugurou a previso do direito econmico no mbito constitucional. Isto se deu em razo da necessidade cada vez mais crescente de fazer prevalecer, no espectro econmico, a certeza e a segurana jurdica, aptas a nortear a multifria variedade de relaes que diariamente so produzidas no mercado. No cenrio brasileiro, ntido que a Constituio Federal tem uma linha voltada ao desenvolvimento econmico. Embora seja possvel notar uma reteno do Estado no campo econmico, tal forma de agir resultado do tratamento dispensado economia pela prpria Constituio Federal. A grande questo colocada a partir do final do sculo XX pelo conjunto de transformaes econmicas, sociais e polticas, nomeado globalizao, inclina-se em saber se podemos ou no ver com otimismo esse impulso crescente em direo igualdade, supostamente inscrita na sociedade moderna.

2. A CONSTITUIO ECONMICA BRASILEIRA

Durante os sculos XVIII e XIX, o constitucionalismo ocidental se desenvolveu na esteira das revolues liberais e individualistas que marcaram a ascenso poltica da burguesia. O iderio liberal propugnava um modelo de Estado-mnimo, que no promovesse ingerncias no livre jogo das foras do mercado, as quais, supostamente, atravs das condutas particulares dos agentes econmicos, garantiriam a distribuio equnime das riquezas na sociedade.

Nesse contexto, foram as Constituies entendidas como diplomas legislativos fundamentais, que se limitariam a descrever a estrutura do Estado e assegurar os direitos individuais dos cidados (vida, liberdade, igualdade, propriedade, segurana), sem prescrever normas que pudessem embaraar a dinmica natural do sistema econmico.

2.1 A influncia do liberalismo Para Canotilho1, o pensamento liberal considerou como princpio fundamental da constituio econmica, implcita nos textos constitucionais liberais, o princpio de que, na dvida, se devia optar pelo mnimo de restries aos direitos fundamentais economicamente relevantes, tais como a propriedade, a liberdade de profisso, indstria ou comrcio. O liberalismo baseava-se, portanto, na livre circulao da riqueza, figurando o contrato como o instrumento jurdico capaz de viabilizar as transaes econmicas, alimentando a crena de que os acordos contratuais permitiriam o equilbrio harmnico dos interesses, sem a necessidade de que o Estado interviesse no mercado, espao cativo das operaes privadas. No incio do sculo XX, com o agravamento dos problemas sociais gerados pelo sistema capitalista, emergiu uma vigorosa reao aos postulados liberais, culminando com a constatao de que previso abstrata da liberdade econmica e da isonomia formal poderiam ocultar profundas injustias. Decerto, a igualdade consagrada nas Constituies modernas pecava pela total discrepncia com a realidade social, marcada pela concentrao do capital e pela assimetria nas relaes entre os proprietrios dos meios de produo e trabalhadores, bem como nas operaes econmicas entre fornecedores e consumidores.

2.2 O intervencionismo estatal Diante dessa situao de flagrante desequilbrio entre os agentes econmicos do mercado capitalista, tornou-se necessria a pronta ingerncia do chamado Estado Social (Welfare State), a fim de relativizar os dogmas liberais da autonomia da vontade, da
1

Direito Constitucional e Teoria da Constituio, p. 110.

obrigatoriedade do contrato e da igualdade formal dos agentes econmicos, tendo em vista a realizao da justia social. Como salienta Norberto Bobbio2, a crise do liberalismo gerou o nascimento do Estado interventivo, cada vez mais envolvido no financiamento e na administrao de programas de seguro social, pelo que as primeiras formas de Welfare State visavam a contrapor-se ao socialismo real, dando origem a formas singulares de poltica econmica que modificaram a fisionomia capitalista do Estado contemporneo. O fortalecimento do movimento operrio, a formao dos primeiros sindicatos e a crise estrutural do sistema financeiro capitalista impulsionaram a progressiva substituio do Estado-mnimo de ndole liberal-burguesa por um verdadeiro Estado-intervencionista, que passou a planificar o espao de produo e distribuio de riquezas, corrigindo os abusos do poder econmico e, ao mesmo tempo, protegendo os cidados mais desfavorecidos. Com a transio histrica do Estado-liberal para Estado intervencionista, passaram a ser desenvolvidas polticas pblicas de concretizao da isonomia material, mediante o implemento de prestaes capazes de socializar os institutos do contrato e da propriedade privada, alm de realizar os direitos econmicos dos cidados (trabalho, educao, sade, moradia, previdncia, assistncia social). Seguindo Orlando Gomes3, pode-se dizer que, ao longo do processo de consolidao dessas transformaes do capitalismo, legitimou-se a interveno do Estado na vida econmica como forma de limitar a propriedade privada e a liberdade de contratar, realizando-se, assim, a nova ideia de uma funo social do Direito. Em face dessas vertiginosas transformaes, o constitucionalismo ocidental passou a ser reformulado, contemplando, gradativamente, normas capazes de regular o novo fenmeno do intervencionismo estatal no mercado capitalista. Isso ocorreu atravs da previso, no texto das Constituies, de um conjunto de regras e princpios jurdicos voltado para a disciplina das relaes entre Estado e agentes econmicos: a denominada ordem constitucional econmica.
2 3

Dicionrio de Poltica, p. 403. Ensaios de direito civil e de direito do trabalho, p. 16

Consoante pontifica Gilmar Ferreira Mendes4, a regulao constitucional da atividade econmica um acontecimento histrico relativamente recente, associado que est passagem do Estado Liberal ao Estado Social, com o fenmeno da socializao do sistema capitalista de produo, nos albores do sculo vinte, marcando a transio do liberalismo ao intervencionismo estatal. Nesse sentido, a Constituio mexicana de 1917 e, sobretudo, a Constituio germnica de Weimar, datada de 1919, tornaram-se os marcos desse novo constitucionalismo econmico, ao prescrever a interveno do Estado na estrutura econmica capitalista, em nome da concretizao de uma vida social potencialmente mais justa. No mbito do sistema jurdico brasileiro, coube, originariamente, Carta Magna de 1934 a previso de uma ordem constitucional econmica, inaugurando, assim, uma rica tradio do constitucionalismo ptrio, que se revelou presente em todas as Constituies posteriores, como na Carta Constitucional de 1988.

3. OS CONTORNOS DA ORDEM ECONMICA NA CONSTITUIO DE 1988

Com o advento da Constituio brasileira de 1988, smbolo do processo de redemocratizao poltico-social brasileira, a ordem econmica passou a merecer um novo tratamento, mais consentneo com a reafirmao dos direitos fundamentais dos cidados. Como bem refere Jos Afonso da Silva5, as normas integrantes da ordem constitucional econmica adquiriram grande importncia, buscando atribuir fins ao Estado, esvaziado pelo liberalismo econmico. Essa caracterstica teleolgica conferiu-lhes relevncia e funo de princpios gerais de toda a ordem jurdica, tendente a instaurar um regime de democracia substancial, ao determinarem a realizao de fins sociais, atravs da atuao de programas de interveno na ordem econmica, com vistas realizao da justia social.

4 5

Curso de Direito Constitucional, p. 1354. Curso de direito constitucional positivo, p. 720.

No obstante a Constituio-cidad tenha mantido as bases de um Estado intervencionista no campo econmico-social, a inspirao autocrtica da ideologia da segurana nacional restou superada, sendo substituda pelo modelo de um constitucionalismo econmico democrtico, voltado para a realizao inequvoca da justia social. Segundo as lies de Uadi Bulos6, o legislador constituinte de 1988 optou por um ordenamento econmico composto, visto que a ordem econmica na Carta de 1988 est impregnada de princpios e solues contraditrias, ora abrindo brechas para a hegemonia de um capitalismo neoliberal, ora enfatizando o intervencionismo sistemtico, aliado ao dirigismo planificador, ressaltando at elementos socializantes. Certamente, o papel do Estado brasileiro na ordem econmica da Carta Magna vigente no pode ser compreendido sem a interpretao lgico-sistemtica de outros relevantes comandos constitucionais, tais como o art. 1, que estabelece constituir-se a Repblica Federativa do Brasil em Estado Democrtico de Direito, tendo, como fundamentos, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, bem como o art. 3, que arrola, dentre os objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: a construo de uma sociedade livre, justa e solidria; a garantia do desenvolvimento nacional; a erradicao da pobreza e a marginalizao, bem como a reduo das desigualdades sociais e regionais. De todos esses princpios fundamentais, sobreleva a dignidade da pessoa humana, pois, como ressalta Andr Ramos Tavares7, a ordem econmica pode ser vislumbrada como a projeo dessa relevante norma constitucional, j que a dignidade da pessoa humana ou a existncia digna tem, por bvio, implicaes econmicas, pelo que a liberdade e a igualdade caminham com a dignidade, resguardando-se a todos agentes sociais as condies materiais mnimas de subsistncia. Embasado nessa principiologia de ndole democrtica, marcada pela primazia da dignidade da pessoa humana, previu o legislador constituinte de 1988, no Ttulo VII, arts. 170 a 192, a ordem econmica e financeira, disciplinando os princpios gerais da atividade

6 7

Curso de direito constitucional, p. 1237. Direito constitucional econmico, p. 138.

econmica, a poltica urbana, a poltica agrcola, fundiria e a reforma agrria, bem como as normas que regem o sistema financeiro nacional. Decerto, no art. 170, a Constituio Federal de 1988 enuncia que a ordem econmica fundada na valorizao do trabalho humano e na iniciativa privada, tendo por escopo assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social. Verifica-se, nesse relevante dispositivo, a constitucionalizao de um rol mais extenso de princpios da ordem econmica, tais como: a valorizao do trabalho humano e da livre iniciativa, a liberdade de exerccio da atividade econmica, a soberania nacional econmica, a propriedade privada, a funo social da propriedade, a livre concorrncia, a defesa do consumidor, a defesa do meio ambiente, a reduo das desigualdades regionais e sociais, a busca do pleno emprego e o tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte. Como inovaes da Constituio Federal de 1988 no campo da principiologia da ordem constitucional econmica, merecem destaque, pela estreita conexo com a tutela da dignidade da pessoa humana, a defesa do consumidor, a defesa do meio ambiente, a reduo das desigualdades regionais e sociais, a busca do pleno emprego e o tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte, princpios esses no mencionados expressamente na Constituio brasileira de 1946. Ao examinar o art. 170 da Carta Magna, sustenta Eros Grau8 que se trata de uma proposta principiolgica de conciliao dialtica entre diversos elementos scioideolgicos, ora sinalizando para o capitalismo e a configurao de um Estado liberal, ora apontando uma opo pelo socialismo e pela organizao de um Estado intervencionista, a revelar um compromisso entre as foras polticas liberais e as reivindicaes populares de justia social no mercado capitalista. De outro lado, no art. 172, a Carta Magna de 1988 estabelece que a lei disciplinar, com base no interesse nacional, os investimentos de capital estrangeiro, incentivar os reinvestimentos e regular a remessa de lucros, assim como, no art. 173, ressalva-se que a explorao direta de atividade econmica pelo Estado s ser permitida quando necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo, no podendo as empresas

A ordem econmica na Constituio de 1988, p. 218.

pblicas e as sociedades de economia mista gozarem de privilgios fiscais no extensivos s do setor privado, prevendo-se ainda que a lei reprimir o abuso do poder econmico que vise dominao dos mercados, eliminao da concorrncia e ao aumento arbitrrio dos lucros. Outrossim, merece registro o art. 174 da nossa Constituio, ao preceituar que o Estado, como agente normativo e regulador da atividade econmica, exercer, na forma da lei, as funes de fiscalizao, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor pblico e indicativo para o setor privado, tendo em vista o desenvolvimento nacional equilibrado, o cooperativismo e outras formas de associativismo. Apesar do texto constitucional de 1988 ter consagrado uma economia descentralizada de mercado, nossa Cartas Poltica autorizou o Estado a intervir no domnio econmico como agente normativo e regulador, com a finalidade de exercer as funes de fiscalizao, incentivo e planejamento indicativo ao setor privado, sempre com observncia aos princpios constitucionais da ordem econmica. No art. 175, a Carta Magna disciplina a relao econmica entre Estado e particulares, quando estabelece que incumbe ao Poder Pblico, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos, cabendo lei dispor sobre o regime das empresas concessionrias e permissionrias de servios pblicos, o carter especial de seu contrato e de sua prorrogao, bem como as condies de caducidade, fiscalizao e resciso da concesso ou permisso, os direitos dos usurios, a poltica tarifria e a obrigao de manter servio adequado. No que concerne a monoplios do Estado Brasileiro, prescreve o art. 176 que as jazidas, em lavra ou no, e demais recursos minerais e os potenciais de energia hidrulica constituem propriedade distinta da do solo, para efeito de explorao ou aproveitamento, e pertencem Unio, garantida ao concessionrio a propriedade do produto da lavra, assim como o art. 177 preceitua que constituem propriedade da Unio: a pesquisa e a lavra das jazidas de petrleo e gs natural e outros hidrocarbonetos fluidos; a refinao do petrleo nacional ou estrangeiro; a importao e exportao dos produtos e derivados bsicos resultantes das atividades previstas nos incisos anteriores; o transporte martimo do petrleo bruto de origem nacional ou de derivados bsicos de petrleo produzidos no Pas, bem assim o transporte, por meio de conduto, de petrleo bruto, seus derivados e gs natural de qualquer

origem; a pesquisa, a lavra, o enriquecimento, o reprocessamento, a industrializao e o comrcio de minrios e minerais nucleares e seus derivados, com exceo dos radioistopos cuja produo, comercializao e utilizao podero ser autorizadas sob regime de permisso. Outras inovaes relevantes da Constituio brasileira em 1988 em matria de ordem econmica esto presentes no art. 179, ao estabelecer que os entes federativos devem dispensar s microempresas e s empresas de pequeno porte, tratamento jurdico diferenciado, visando a incentiv-las pela simplificao de suas obrigaes administrativas, tributrias, previdencirias e creditcias, ou pela eliminao ou reduo destas por meio de lei, assim como no art. 180, ao prescrever que Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios devem promover e incentivar o turismo como fator de desenvolvimento social e econmico. No tocante poltica urbana, merecem registro tanto o art. 182, ao estabelecer que a poltica de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Pblico municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes, quanto o art. 183, ao prever o usucapio urbano para aquele que possuir como sua rea urbana de at duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposio, utilizando-a para sua moradia ou de sua famlia, adquirir-lhe- o domnio, desde que no seja proprietrio de outro imvel urbano ou rural. Em relao poltica agrcola, fundiria e reforma agrria, a ordem econmica da Constituio brasileira de 1988 intensificou a socializao da propriedade, devendo ser destacados os seguintes dispositivos: - o art. 184, ao estabelecer que compete Unio desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrria, o imvel rural que no esteja cumprindo sua funo social, mediante prvia e justa indenizao em ttulos da dvida agrria; - o art. 186, ao prever que a funo social cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, aos requisitos de aproveitamento racional e adequado, utilizao adequada dos recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente, observncia das disposies que regulam as relaes de trabalho e a explorao que favorea o bem-estar dos proprietrios e dos trabalhadores;

- o art. 187, ao preceituar que a poltica agrcola ser planejada e executada na forma da lei, com a participao efetiva do setor de produo, envolvendo produtores e trabalhadores rurais, bem como dos setores de comercializao, de armazenamento e de transportes; - o art. 188, ao prever que a destinao de terras pblicas e devolutas ser compatibilizada com a poltica agrcola e com o plano nacional de reforma agrria; - o art. 189, ao estabelecer que os beneficirios da distribuio de imveis rurais pela reforma agrria recebero ttulos de domnio ou de concesso de uso, inegociveis pelo prazo de dez anos; - o art. 191, ao contemplar que aquele que, no sendo proprietrio de imvel rural ou urbano, possua como seu, por cinco anos ininterruptos, sem oposio, rea de terra, em zona rural, no superior a cinqenta hectares, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua famlia, tendo nela sua moradia, adquirir-lhe- a propriedade, sendo vedado, contudo, o usucapio de imveis pblicos. Ademais, no que concerne ao sistema financeiro nacional, estabelece o art. 192 da Carta Magna atual que o sistema financeiro nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do Pas e a servir aos interesses da coletividade, em todas as partes que o compem, abrangendo as cooperativas de crdito, ser regulado por leis complementares que disporo, inclusive, sobre a participao do capital estrangeiro nas instituies que o integram. De outro lado, o compromisso tico-social de um constitucionalismo econmico dirigente que tambm motivou o Poder Constituinte de 1988 a reservar uma posio de destaque aos direitos sociais, antes mesmo de descrever a estrutura do Estado e a prpria ordem econmica em sentido estrito, prevendo-os logo no captulo II, quando elenca, no art. 6, os direitos sociais a educao, a sade, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, assim como prev um rol mais extenso de direitos dos trabalhadores urbanos e rurais (art. 7), a liberdade de associao profissional ou sindical (art. 8), a amplitude para o exerccio do

direito de greve (art. 9), a participao dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos rgos pblicos em que seus interesses sejam objeto de discusso e deliberao (art. 10) e o direito de eleio, nas empresas de mais de duzentos empregados, de um representante destes com a finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores (art. 11). De outra banda, irmanada com os valores e finalidades da ordem econmica, ganhou a ordem social espao mais dilatado e relativamente autnomo na Constituio Federal de 1988, nos artigos 193 a 232, que tratam da seguridade social, da educao, da cultura, do desporto, da cincia e tecnologia, da comunicao social, do meio ambiente, da famlia, da criana, do adolescente, do idoso e dos ndios. Dentre os referidos dispositivos, sobreleva, inegavelmente, o art. 193 da Carta Magna, ao preceituar que a ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justia sociais. Esse mesmo dispositivo, ao estabelecer que a ordem social tem como base o primado do trabalho e como objetivos o bem-estar e a justia sociais, revela perfeita harmonia com a ordem econmica, que tambm se funda, nos termos do art. 170, na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, assegurando a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, afastando, assim, a idia liberal clssica para consagrar uma perspectiva de Estado Social de Direito e uma concepo humanizada do mercado capitalista. Por derradeiro, cumpre salientar que a ordem econmica da Constituio brasileira de 1988 sofreu algumas mudanas em seu espectro poltico-ideolgico, aps as sucessivas reformas constitucionais ocorridas a partir da dcada de 90. Em nome da implemento de um projeto neoliberal e da correlata internacionalizao da economia no mundo globalizado, o poder constituinte reformador promoveu a minimizao da ingerncia do Estado no cenrio econmico-social, a privatizao de diversos pblicos e a abertura da economia nacional para investimentos do capital estrangeiro. Nesse diapaso, valem ser mencionadas, cronologicamente, as seguintes alteraes no texto constitucional:

- a supresso do conceito nacionalista de empresa brasileira e a sua substituio por empresa constituda sob as leis brasileiras e que tenha sua sede e administrao no Pas (Emenda Constitucional n 6, de 1995); - a possibilidade, na ordenao do transporte aqutico, do transporte de mercadorias na cabotagem e a navegao interior serem feitas por embarcaes estrangeiras, devendo a lei dispor sobre a ordenao dos transportes areo, aqutico e terrestre, devendo, quanto ordenao do transporte internacional, observar os acordos firmados pela Unio, atendido o princpio da reciprocidade (Emenda Constitucional n 7, de 1995); - a relativizao do monoplio da Unio sobre a explorao econmica de jazidas de petrleo ou gs natural, permitindo-se Unio contratar com empresas estatais ou privadas a realizao dessas atividades (Emenda Constitucional n 9, de 1995); - a mudana do regime jurdico da empresa pblica, da sociedade de economia mista e de suas subsidirias que explorem atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios, para maximizao da eficincia administrativa (Emenda Constitucional n 19, de 1998); - a mitigao do intervencionismo estatal no sistema financeiro nacional, com a revogao da limitao anual de juros reais de doze por cento (Emenda Constitucional n 40, de 2003); - a relativizao do monoplio da Unio sobre a pesquisa, a lavra, o enriquecimento, o reprocessamento, a industrializao e o comrcio de minrios e minerais nucleares e seus derivados, com a exceo criada para os radioistopos cuja produo, comercializao e utilizao podero ser autorizadas sob regime de permisso aos particulares (Emenda Constitucional n 49, de 2006). Destarte, o legislador constituinte de 1988 optou por uma ordem econmica mais democrtica e comprometida com os direitos fundamentais da pessoa humana, suprimindo a orientao autocrtica da ideologia nacional e contemplando princpios jurdicos muitas vezes contraditrios, ora abrindo brechas para a hegemonia de um capitalismo liberal, ora

enfatizando o intervencionismo estatal, aliado ao dirigismo planificador e socializante dos poderes pblicos.

CONSIDERAES FINAIS

Em face de tudo quanto foi exposto, possvel concluir que o iderio liberal defendia um modelo de Estado-mnimo, que no promovesse ingerncias no livre jogo das foras do mercado, as quais, supostamente, atravs das condutas particulares dos agentes econmicos, garantiriam a distribuio equnime das riquezas na sociedade. Assim, as Constituies liberais foram entendidas como diplomas legislativos fundamentais, que se limitariam a descrever a estrutura do Estado e assegurar os direitos individuais dos cidados (vida, liberdade, igualdade, propriedade, segurana), sem prescrever normas que pudessem embaraar a dinmica natural do sistema econmico. Todavia, com a situao de flagrante desequilbrio entre os agentes econmicos do mercado capitalista, tornou-se necessria a pronta ingerncia do chamado Estado Social, para relativizar os dogmas liberais da autonomia da vontade, da obrigatoriedade do contrato e da igualdade formal dos agentes econmicos, tendo em vista a realizao da justia social. O constitucionalismo do ocidente, em sua fase social, passou a ser reformulado, contemplando, gradativamente, normas capazes de regular o novo fenmeno do intervencionismo estatal no mercado capitalista, atravs da previso, no texto das Constituies, de um conjunto de regras e princpios jurdicos voltados para a disciplina das relaes entre Estado e agentes econmicos, conformando a denominada ordem constitucional econmica. Ademais, a Constituio mexicana de 1917 e, sobretudo, a Constituio germnica de Weimar, datada de 1919, tornaram-se os smbolos desse novo constitucionalismo econmico, ao prescrever a interveno do Estado na estrutura econmica capitalista, em nome da

concretizao de uma vida social potencialmente mais justa, processo esse que se iniciou no Brasil com a Carta Magna de 1934 para alcanar a Carta Constitucional de 1988. A hipertrofia do Estado brasileiro, no contexto ideolgico da polarizao entre o capitalismo e o socialismo, justificou-se pela preservao do valor supremo da segurana nacional, guindado condio de princpio norteador da interpretao e aplicao da Carta Constitucional de 1967, em face da suposta ameaa de uma revoluo socialista, que pudesse coletivizar os meios de produo e implementar um governo socialista. Com isso, o legislador constituinte de 1967 estabeleceu uma ordem econmica e social marcada pelo paradigma de um Estado intervencionista, nacionalista e centralizador, incumbido de planejar o desenvolvimento controlado das foras produtivas do sistema capitalista, a fim de mitigar o acirramento da luta entre classes sociais e manter um regime poltico de natureza autocrtica. Inequivocamente, a Constituio ptria de 1988, smbolo do processo de redemocratizao poltico-social brasileira, previu uma ordem constitucional econmica mais consentnea com a reafirmao dos direitos fundamentais dos cidados. A Constituio-cidad manteve as bases de um Estado intervencionista no campo econmico-social, superando, todavia, a inspirao autocrtica da ideologia da segurana nacional em favor de um modelo de um constitucionalismo econmico democrtico, voltado para a realizao da justia social. O legislador constituinte de 1988 optou por uma ordem econmica mais democrtica e comprometida com os direitos fundamentais da pessoa humana, suprimindo a orientao autocrtica da ideologia nacional e contemplando princpios jurdicos muitas vezes contraditrios, ora abrindo espao para a hegemonia de um capitalismo liberal, ora enfatizando o intervencionismo estatal.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BAGNOLI, Vicente. Direito econmico. (Leituras jurdicas. Provas e concursos; 29). 2 Ed. So Paulo: Atlas, 2006. _______. Direito e poder econmico: os limites jurdicos do imperialismo frente aos limites econmicos da soberania. (Leituras jurdicas. Provas e concursos; 29). Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. BARACHO, Jos Alfredo de Oliveira. Teoria Geral da Cidadania: a plenitude da cidadania e as garantias constitucionais e processuais. So Paula: Saraiva, 1995. BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992. _______. Dicionrio de Poltica. 11 ed. Braslia: Ed. UnB, 1998. BULOS, Uadi Lammgo. Curso de Direito Constitucional. 1 ed. So Paulo: Saraiva, 2007. CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituio. 7 ed. Coimbra: Almedina, 2003. GOMES, Orlando. Ensaios de direito civil e de direito do trabalho. Rio de Janeiro: Aide, 1986. GRAU, Eros Roberto. A ordem econmica na Constituio de 1988. So Paulo: Malheiros, 2003. LEMBO, Cludio. CAGGIANO, Monica Herman S. Direito Constitucional Econmico Uma releitura da Constituio Econmica Brasileira de 1988. So Paulo: Minha Editora, 2007. MASSO, Fabiano Del. Curso de direito do consumidor. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. _______. Direito econmico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. MENDES, Gilmar Ferreira et al. Curso de Direito Constitucional. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 2008. MENEZES, Fernanda Montenegro. A democracia econmica no constitucionalismo brasileiro. Dissertao (Mestrado em Direito Poltico e Econmico) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, So Paulo, 2010.

SILVA, Jos Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. So Paulo: Malheiros, 1995. TAVARES, Andr Ramos. Direito constitucional econmico. So Paulo: Mtodo, 2003.

Potrebbero piacerti anche