Sei sulla pagina 1di 3

A MSICA NA BIBLIA : 09 Maio, 2010, 11:42:59 Seminrios de Louvor e Adorao

A MSICA NA BIBLIA O louvor a Deus est mencionado na bblia desde os tempos mais remotos da humanidade: o primeiro ministro mencionado na bblia foi Jubal da descendncia de Caim, pai de todos que tocam arpa e rgo(Gn4:21) e, em toda bblia, podemos ver a importncia do louvor na vida do crente( Que Todo o ser louve ao Deus Eterno, e que eu no me esquea de nenhuma das suas benos! Sl 103:2). Podemos ver tambm que Deus exige seriedade no seu trabalho, pois um ministro tem que ter acima de tudo Deus no corao, e a uno do espirito. No templo fundado por Moiss, os Levitas, tribo de Lev da descendncia de Jac, foram separados por Deus para dedicar suas vidas por completo para adorar a Deus com seus instrumentos, sua nica funo era de ministrar o louvor, no trabalhavam e nem tinham outra ocupao, as suas vidas eram dedicadas Deus. "Crnicas 6:31- So estes os homens que o rei Davi encarregou da msica no lugar de adorao em Jerusalm, depois que a arca da aliana foi colocada l." 1 Crnicas 16:4 Davi nomeou alguns levitas para dirigirem a adorao ao Eterno, o Deus de Israel, cantando e louvando a Deus, em frente da arca da aliana." A msica nasceu no reino dos cus, ainda quando Lcifer (que futuramente seria expulso do cu e se tornaria o que ns conhecemos como o diabo), era o regente do coral de msica. Quando ele foi expulso, tentou levar a msica consigo para iludir as pessoas, pois ele sabia do poder e influencia da msica na vida das pessoas e, como era o dirigente do louvor, ele entendia muito de msica; at hoje ele se vale disso para levar muitas pessoas para a perdio, pondo grupos no nosso meio que em se dizendo cristos tem um nico objetivo: nos tirar dos caminhos de Deus. No se iluda com uma banda s por que tocam bem e se dizem crentes, procure saber a origem e o comportamento fora dos palcos desse tal grupo, por isso ministro de msica, tome cuidado com a msica que voc escolhe para sua igreja, pois, ela tem muito poder sobre a vida das pessoas. Muitos foram os ministros que se destacaram na histria pela sua dedicao e submisso ao Cristo, um exemplo foi Dav, alm de ser um exemplo de consagrao, ele foi um grande msico, cantor e inclusive inventou vrios instrumentos musicais. Miri foi um marco onde as mulheres tambm mostraram o seu louvor, e dentre muitos outros pudemos ver exemplos de consagrao de suas vidas a Deus. Ser que todos sabemos a diferena entre Louvor e Adorao? Vamos deixar isso claro: Louvor o ato pelo qual o homem glorifica a Deus com alegria, com palmas. Podemos aprender mais sobre o louvor em vrios dos salmos como: Sl 30;33;34 e etc. Nesse perodo usamos msicas mais animadas que se utilizam de formas mais alegres, como na msica: Autoridade e Poder.

Adorao a manifestao do homem que se reverencia grandiosidade de Deus, onde ele assume a sua infinita inferioridade diante da glria de Deus. Nesse ponto usamos msicas mais lentas, onde deixamos bem claro ao visitante que Deus bom e que carecemos da sua glria, como na msica: Maravilhoso s! Na minha experincia de integrante da mesma equipe de louvor a vrios anos, depois de muitas lutas, tribulaes e provaes, pude aprender que a equipe de louvor a que tem a responsabilidade de preparar os coraes do pblico para ouvir a mensagem; se a equipe de louvor no se sair bem ou se algum membro da equipe estiver com problemas, isso ser notado por todos, pois, a equipe de louvor nos momentos que estiver ministrando, ser o centro das atenes. Por isso, no v frente ministrar se voc tem algum problema, ore e pea ajuda a Deus antes. No perodo de louvor, cada msica tem uma funo, por isso temos que alm de saber escolher as msicas certas, temos que coloca-las em ordem. Como o louvor estruturado O louvor Deus est dividido em duas partes: Louvor Horizontal - o primeiro momento do perodo de louvor; onde falamos aos homens. Esta parte se subdivide em duas outras: Confraternizao - Onde o Ministro de Msica pode escolher msicas que falam aos homens; para que todos, visitantes e igreja se tornem um, isso far com que os visitantes se sintam mais "em casa.

Conscientizao - Onde o ministro poder usar msicas que falam ao pecador, convencendo-o do seu pecado e mostrando que a soluo Cristo. Louvor vertical - Onde o ministro ir se utilizar das msicas para levar o visitante at Deus, mostrando a grandiosidade de Deus. Nessa fase o visitante estar preparado para receber a mensagem. No perodo de louvor que vamos ditar como vai ser o culto, por isso temos que manter a disciplina. A seleo dos corinhos devem seguir a seguinte ordem: Confraternizao Falar aos homens (Louvor) Falar com Deus (Adorao) E ainda: Comece com as msicas mais agitadas e v diminuindo o ritmo mansamente para um toque bem espiritual, de maneira que ningum perceba a queda. Em muitas igrejas j vi erros que so cometidos em cultos, que Voc pode evitar: entre o perodo de louvor e a pregao no permite nenhum contratempo, pois isso iria quebrar o clima que o pecador est sentindo para se converter; evite avisos, ofertrio, etc. Logo depois do louvor, o visitante estar encantado com a mensagem das msicas, por isso, depois dele, deve-se passar a palavra para o Pastor imediatamente. Agora tambm nada de avisos ou outra coisa.

Converse com seu Pastor sobre como deveria ser a ordem do culto, vou sugerir a seguinte ordem: Preldio Abertura Ofertrio Avisos Apresentao dos visitantes Perodo de louvor Pregao Ps-ldio Evite erros, pois nosso Deus merece todo louvor e toda perfeio. Muitos de ns, evanglicos, no damos tudo de ns para adorar o Deus verdadeiro que nos criou, que nos libertou, que deu o dom de louvar e que deu seu nico filho para nos salvar. A palavra de Deus deixa bem claro que ele no se agrada com qualquer coisa, ele quer o melhor de ns. A bblia deixa bem claro: " Cantai ao Senhor um cntico novo, tocai bem e com jbilo"(Sl 33:3) Mas no cometa o mesmo erro que muitos cometem: muitos acham que para sermos bons msicos temos que estudar msica e tocar melhor que todos; s vezes algum assim toca muito bem mas as msicas dele no tocam ao corao dos pecadores que vieram igreja buscar uma palavra de consolo. Por outro lado, muitos que no tocam to bem assim, conseguem tocar nos sentimentos do pecador e fazer, atravs da msica, com que o pecador se arrependa de seus pecados e se renda aos p de Cristo. Por isso, a perfeio no est apenas no tocar bem mas est, principalmente, na humildade do msico e na uno do espirito e do talento. Sempre ore para que Deus possa estar moldando e transformando seu interior a cada dia de sua vida! Nota do Autor Espero que essas poucas experincias que pude compartilhar com voc, possam lhe servir de exemplo, para no cometer erros que cometi no passado pela minha inexperincia! Um abrao do seu amigo e irmo! Elias O Pinheiro, membro e msico da PIB de Guajar-Mirim

Potrebbero piacerti anche