Sei sulla pagina 1di 3

O Que Unificao Esprita ?

A Unificao Esprita a meta para onde o Movimento Esprita deve convergir seus esforos. Se alcanar esse objetivo, todos os outros tero sido atingidos. Trabalhemos juntos e unamos os nossos esforos! - O Esprito de Verdade ESE XX, item 5
Bezerra de Menezes O servio de unificao em nossas fileiras urgente, mas no apressado (). urgente porque define o objetivo a que devemos todos visar; mas no apressado, porquanto no nos compete violentar conscincia alguma. (Trechos da mensagem Unificao, Mdium: F.C.Xavier Reformador, dez/1975) FONTE: CEI Conselho Esprita Internacional.) O servio de unificao o movimento intenso e rico entre as instituies e grupos espritas que, nas palavras de Kardec, correspondendo-se entre si, visitando-se e permutando observaes, podem, desde j, formar o ncleo da grande famlia esprita, que um dia consorciar todas as opinies e unir os homens por um nico sentimento: o da fraternidade, trazendo o cunho da caridade crist (LM Cap. XXIX, Item 334). As instituies espritas, respeitando, colaborando e amparando umas as outras, vo constituir o feixe de varas inquebrantvel de que nos fala Bezerra de Menezes, propiciando o fortalecimento dessas mesmas instituies e criando um campo frtil para o surgimento de muitas outras. Mas para isso, fundamental respeitar a autonomia de cada instituio, o livre arbtrio de seus membros e ter na mente e no corao o lema de Kardec: Trabalho, Solidariedade e Tolerncia. Sem isso, a unificao no ser possvel e crescer o joio do isolacionismo, fundado no personalismo. A autonomia e a seriedade de um grupo esprita se constroem no estudo aprofundado da Doutrina dos Espritos e no esforo de seus membros na conquista de valores nobres, na reforma ntima de sua conduta, na conquista das virtudes do homem de bem, enfim, no esforo sincero por se tornar um verdadeiro cristo. Um grupo assim d frutos doces e abundantes. Sua unificao com os demais se faz naturalmente. Bezerra de Menezes - Ensinar, mas fazer; - Crer, mas estudar; - Aconselhar, mas exemplificar; - Reunir, mas alimentar.

Bezerra de Menezes - Unificao Esprita

Por isso a meta da Unificao to importante para o Movimento Esprita. Na sua busca, os espritas precisam reformar suas instituies. Mas, como vimos, isso s se alcana com a reforma ntima e real de seus prprios membros, que o objetivo maior de estarmos reencarnados. Nesta macroeconomia do Amor, a Unificao riqueza maior que cada esprita constri dia a dia, procurando ser mais fraterno e solidrio com todos.

Espritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instru-vos, este o segundo. No Cristianismo encontram-se todas as verdades; so de origem humana os erros que nele se enraizaram. Eis que do alm-tmulo, que julgveis o nada, vozes vos clamam: Irmos! Nada perece. Jesus-Cristo o vencedor do mal, sede os vencedores da impiedade. - O Esprito de Verdade (Paris, 1860.)
A Unificao uma conquista que se d em dois campos de batalha: o do sentimento e o da razo. O primeiro exige o cuidado de preparar a terra, de selecionar as sementes, plant-las e reg-las. Nesse campo do sentimento, preciso aprender a conviver e trabalhar com temperamentos, atitudes e opinies diferentes das nossas. no campo do sentimento que cultivamos a pacincia, a indulgncia, a tolerncia, o comprometimento e a motivao, que vo formar a base crist para que, unidos, alcancemos o consenso, novos entendimentos e formulemos novos planos trabalho para construirmos a humanidade de amanh. Sem isso, todos os sonhos de um mundo melhor estaro frustrados. Emmanuel nos lembra que a tolerncia o cimento da unio ideal. O segundo campo de batalha exige o labor da razo para apartar o joio do achismo e colher o fruto do nosso entendimento sobre as questes do esprito. A misso do esprita divulgar a palavra divina, iluminada pela doutrina nova do Consolador Prometido e pelos Espritos do Senhor. Para dar fiel cumprimento a tamanha tarefa, necessrio se faz conhecer o Espiritismo e viv-lo em intensidade. Zelar pela pureza doutrinria trabalhar pelo profundo e integrado dos fenmenos e conceitos espritas, bem como de suas consequncias filosficas e morais. Na prtica, esse trabalho se d atravs do estudo da vasta bibliografia esprita, do intercmbio com os espritos e da anlise metdica do mundo espiritual, em outras palavras, a prtica do Espiritismo, o exerccio da Cincia Esprita, que s ganha alcance e relevncia quando realizado em paralelo com a vivncia crist. Nesse sentido, Bezerra de Menezes aconselha os nossos coraes, ressaltando que preciso irmanar, aproximar, confraternizar e compreender, buscando a unio de sentimentos na vivncia da insupervel mensagem de amor do Cristo, e harmonizando nossos pensamentos e ideais no estudo em conjunto e contnuo dos ensinos dos espritos, com base em Kardec e na Boa Nova.

E o que no Unificao Esprita ?


Altamir da Cunha Que o amor causa no dificulte o amor que deve existir entre ns. Retornando a Bezerra, ele nos alerta da importncia de respeitarmos a conscincia alheia sem impor entendimentos, submeter ou constranger o livre pensar de cada um, por isso a Unificao no apressada. O amor entre ns pretere o amor causa. Unificar no uniformizar. Muito pelo contrrio, pois a riqueza do Movimento Esprita reside na diversidade dos grupos que o compe, mas sua fora emana da unio desses grupos, em pensamentos e sentimentos, em torno da Doutrina Esprita e das aes no bem. preciso observar que a diversidade da qual falamos diz respeito s infinitas possibilidades de aplicao dos conceitos espritas nas atividades humanas, e no do entendimento desses conceitos. Neste sentido, Kardec, deixa patente uma de suas principais preocupaes ao sintetizar e codificar meticulosamente os conhecimentos que produziu durante sua pesquisa do mundo espiritual:

Um dos maiores obstculos capazes de retardar a propagao da Doutrina seria a falta de unidade. O nico meio de evit-la, seno quanto ao presente, pelo menos quanto ao futuro, formul-la em todas as suas partes e at nos mais mnimos detalhes, com tanta preciso e clareza, que impossvel se torne qualquer interpretao divergente. - Allan Kardec, Obras Pstumas, Projeto 1868
Portanto, a tica da unificao exige o respeito mtuo entre os grupos espritas, zelando pela autonomia de que goza cada instituio e cada indivduo. Entretanto, exige o estudo aprofundado da Doutrina dos Espritos, codificada por Kardec. Emmanuel nos explica que quando as sociedades espritas se aliam para salvaguardar a pureza e a simplicidade dos nossos princpios, foroso considerar o imperativo da

aproximao, no campo de ns mesmos. No podemos exigir que todos pensem como ns. Cada pessoa teve experincias nicas, que o colocam em um determinado ponto de observao, que lhe permite observar as coisas de outra perspectiva. Diante disso, Emmanuel nos recomenda que iniciemos, assim, a nossa edificao de concrdia, aposentando a lmina da crtica. Entendendo os termos Reunir: Tornar a unir o que estava esparso ou separado; juntar, ligar, justapor: reunir as duas pontas de um cordel. Agrupar, agregar, congregar, conglomerar: reunir todo o povo numa s luta. Conciliar, harmonizar. Somar. V.pr. Ajuntar-se, congregar-se. Unir: Tornar um s; reunir. Ligar (pessoas) por laos afetivos, sociais; Estabelecer comunicao entre; Pr-se em contato; ligar-se, juntar-se. Aderir: unir-se a um partido. Unificar: Tornar nico ou unido; reunir num s corpo ou num todo. Fazer convergir para um s fim: unificar foras. V.pr. Tornar-se unido ou nico. Diz ele que zurzir os irmos de luta retalhar-lhes a prpria alma, exaurindo-lhes as foras. Nenhum de ns servidor perfeito e plenamente fiel: cometemos erros, omisses e abusos, necessitando, desta forma, da indulgncia, do perdo e da orientao amiga e afetuosa uns dos outros. No se trata de sermos negligentes e fecharmos os olhos s incongruncias doutrinrias ou s atitudes incompatveis com os postulados espritas, mas sim darmos o tom correto a nossa fala, procurando o momento oportuno. Urge preservar e estimular a motivao e a confiana das pessoas na contribuio que traz a causa, construindo o clima de aprendizado em conjunto, na busca do melhor entendimento e da melhor conduta. Emmanuel exemplifica a questo e nos diz que se o companheiro fala para o bem, ainda que sejam algumas frases por dia, estende-lhe concurso espontneo para que enriquea o prprio verbo; se escreve para construir, ainda que seja uma pgina por ano, encorajar-lhe o esforo nobre (). Vemos assim que os companheiros que, a nosso ver, interpretam ou aplicam os postulados espritas de maneira distorcida no devem ser marginalizados e recriminados. Antes, devem ser acolhidos e convidados a rever seus entendimentos, mas no sob um clima inquisitorial como se tivesse ocorrido uma heresia. Para aprender junto preciso nos sentirmos vontade e confiantes uns nos outros. Por fim, Emmanuel cita Jesus, lembrando que o Divino Mestre no nos chamou para exercer a funo de palmatrias na Instituio universal do Evangelho, e, sim, foi categrico ao afirmar:

Os meus discpulos sero conhecidos por muito se amarem. - Jesus


A Reforma ntima est para o esprita assim como a Unificao est para o Movimento Esprita. Ampliando o alcance deste entendimento, a Reforma ntima para o homem o que a Unificao para Humanidade, abraando todos os grupos e sociedades humanas em um nico sentimento de fraternidade, constituindo a grande famlia universal. A reforma das sociedades vir da reforma do homem, que contm as sementes de um mundo novo e mais feliz que j desponta no horizonte. Deixando a ltima palavra com Allan Kardec, o insigne Codificador:

() A dificuldade, ainda grande, de reunir crescido nmero de elementos homogneos deste ponto de vista, nos leva a dizer que, no interesse dos estudos e por bem da causa mesma, as reunies espritas devem tender antes multiplicao de pequenos grupos, do que constituio de grandes aglomeraes. Esses grupos, correspondendo-se entre si, visitando-se, permutando observaes, podem, desde j, formar o ncleo da grande famlia esprita, que um dia consorciar todas as opinies e unir os homens por um nico sentimento: o da fraternidade, trazendo o cunho da caridade crist. - O Livro dos Mdiuns Cap. XXIX, Item 334

Potrebbero piacerti anche