Sei sulla pagina 1di 3

Consultoria de Campo

O que e a importncia da Consultoria de Campo


em qualquer lugar do Brasil ou do mundo, onde estiverem presentes. Para isso, o Gestor da Rede deve transferir a cada Ponto (revenda, integrador, parceiro) a experincia que desenvolveu, orientando-a no que diz respeito implantao, operao e gesto do negcio. Isso tudo est agregado ao formato padro fornecido, que auxilia o Ponto a reproduzir o sucesso do Gestor. Dessa maneira, a Consultoria de Campo um dos instrumentos fundamentais da Rede, para acompanhar os Pontos e se fazer presente no dia-a-dia de operao do negcio. A Consultoria de Campo consiste em visitas peridicas que um representante do Gestor faz a cada Ponto, com o objetivo de avaliar cada unidade como um todo e levantar problemas, fornecer informaes, ministrar treinamentos e reciclagens in loco, atualizar procedimentos, verificar os padres da rede, orientar o responsvel e sua equipe na operao e gesto da unidade, entre outros. vital, portanto, que o Consultor de Campo compreenda a importncia de seu trabalho, conhea suas funes e responsabilidades, e tenha uma referncia sobre como estabelecer um bom relacionamento com a Rede. Resumindo, a Consultoria de Campo fundamental para: Transferncia de know-how Monitoramento da rede Relacionamento Maximizao dos resultados da rede Quando se pensa em Redes, a primeira coisa que vem mente provavelmente a uniformidade ou padronizao das operaes. Ou seja, a aparncia, os servios e a qualidade da Rede devem ser semelhantes

Como inspirao aos Consultores de Campo, grandes lderes empresariais passam (ou passaram) boa parte de seu tempo no campo, no mercado, junto aos seus canais de vendas / clientes, sejam Franquias, lojas prprias, distribuidores, dealers, revendedores independentes, enfim, sentindo de perto a real temperatura do mercado. TAM Linhas Areas o Comandante Rolim costumeiramente recepcionava os passageiros, desde os vos mais matutinos e/ou na entrada da aeronave, dando-lhes as boas vindas e desejando um timo vo, mas acima de tudo checando e acompanhando o servio de toda a sua equipe aos clientes (os passageiros) Wal Mart Sam Walton, o fundador e grande empreendedor da Rede costumava participar de todas as inauguraes de supermercados de sua rede (apesar de no ser nenhuma Franquia), mas buscava sempre informaes de sua equipe e do mercado, tornando-se bastante prximo das pessoas e dos negcios locais Hotis Marriott o presidente do Grupo, Bill Marriott, viajava mais de 300 mil quilmetros por ano para visitar suas instalaes, sustentando a viso da empresa e verificando desde pequenos detalhes da operao como aspectos relevantes da gesto Amil Assistncia Mdica Internacional o presidente do Grupo, dson de Godoy Bueno, sempre procurou estar no campo e recomenda aos executivos: Sempre procure ver as coisas com seus prprios olhos e no atravs dos outros. Esteja no front, veja, oua, sinta, energize-se. Essa sensibilidade do negcio fundamental. No adianta ficar no palcio de cristal do escritrio e ouvir os outros com menos experincia do que voc dizerem o que est acontecendo. Eles enxergaro as coisas de forma distorcida. Esse conselho resultado de um mix de conceitos que vm de gurus como Tom Peters, que manda a gente `sujar a mo de graxa, at Peter Drucker, que prega o `managing by walking around, administrar fora do escritrio. Repito o conselho em todos os treinamentos que ministro. Oportunidades so enxergadas com os prprios olhos. No Brasil, diz o ditado popular que numa rede, quem fica mais de seis meses atrs da escrivaninha, comea a falar abobrinha. Portanto, estar no campo, funo no somente do Consultor de Campo, mas de todos que de alguma maneira trabalham diretamente com esse canal de vendas.

Principais responsabilidades do Consultor de Campo


gesto de uma Rede. Assim, as funes do Consultor de Campo so:

As principais responsabilidades do Consultor de Campo devero abranger todos os aspectos da operao e Elo fundamental de relacionamento e aproximao entre o Gestor e os Pontos Manter e monitorar os processos operacionais e padres da Rede Orientar o Ponto e sua equipe nas questes de operao do dia-a-dia Orientar no desenvolvimento, implantao e avaliao das campanhas e aes de Marketing, a partir dos parmetros e polticas determinadas pelo Gestor Fornecer treinamento equipe da unidade Realizar a avaliao peridica da operao e gesto da unidade, juntamente com o responsvel, fornecendo-lhe um feedback estruturado, apontando as necessidades de melhorias e traando planos de ao para tanto Definir metas de desempenho e estratgias, traando planos de ao para o cumprimento das mesmas, agindo em conjunto com o responsvel da Rede, geralmente o Gestor Acompanhar de forma sistemtica o desempenho do Ponto Representar o Gestor na relao com os Pontos Atuar efetivamente como consultor do Gestor, ajudando a resolver problemas da unidade e aconselhando o Ponto profissionalmente, para que as metas sejam alcanadas Motivar sempre a equipe do Ponto, procurando desenvolver potenciais Acompanhar o nvel de qualidade dos produtos e/ou servios nos Pontos Elaborar o mapa de visitas e reunies, na forma de um cronograma Manter a moral em alta entre o responsvel pelo Ponto e os funcionrios. Ou seja, o Consultor de Campo deve procurar manter o entusiasmo dos responsveis pelos Pontos e funcionrios:

Potrebbero piacerti anche