Sei sulla pagina 1di 10

Disciplina

Dimenso Humana e Contempornea


Professora Lcia Soares

So Paulo Maro - 2004

Dimenso Humana e Contempornea - UVB

Apresentao

Iniciamos aqui os estudos na disciplina Dimenso Humana e Contempornea. Esta cadeira tem como proposta a interpretao do homem em sociedade especicamente da sociedade capitalista e de seus fenmenos sociais. No devemos esquecer que os fenmenos sociais rondam o nosso dia-a-dia. Ao contrrio do que podemos imaginar, nos deparamos com eles no trabalho, em casa, quando ligamos a televiso,ou quando lemos um jornal. Poderemos analisar alguns fenmenos sociais neste curso de graduao por meio da leitura dos textos e, claro, do acompanhamento das aulas. Os fenmenos sociais tambm ocorrem no mundo empresarial, ou seja, no mundo dos negcios. Isto de suma importncia, pois est ligado realidade do universo produtivo.

Faculdade On-line UVB

Dimenso Humana e Contempornea - UVB

Ementrio

O estudo da sociedade e dos fatores determinantes de sua evoluo e transformao. A formao das Cincias Sociais. A constituio da sociedade capitalista (Marx e Weber). Classes sociais, Estado e Ideologia. Leitura sobre a sociedade contempornea. A sociedade ps-industrial. Revoluo da informao e impacto na sociedade e organizaes. Transformaes contemporneas da sociedade capitalista. Estudo da organizao, processos e relaes no trabalho humano na atualidade. O conceito de trabalho. O fenmeno organizacional como fenmeno sociolgico. Organizao do processo de trabalho: novos modelos de gesto. Princpios e Valores universais: a solidariedade. tica da administrao, da empresa e do gerente.

Faculdade On-line UVB

Dimenso Humana e Contempornea - UVB

Habilidades e Competncias

1. Identicar e comparar as diferentes escolas de interpretao sociolgica e poltica dos fenmenos sociais, atravs do conhecimento da formao das cincias sociais. 2. Interpretar a sociedade contempornea e suas transformaes. 3. Analisar os diferentes atores sociais, seus conitos, interesses, valores e posicionamentos ideolgicos na sociedade contempornea. 4. Interpretar os conceitos de trabalho, as relaes trabalhocapital e as novas formas de diviso do trabalho e emprego. 5. Comparar organizaes e suas tipologias, do ponto de vista sociolgico: as instituies do Estado e da sociedade civil, empresas e economia. 6. Identicar e interpretar os novos modelos de gesto de organizaes no mundo contemporneo, com destaque ao Terceiro Setor. 7. Analisar o processo de globalizao e suas implicaes para o homem contemporneo. 8. Identicar princpios e valores universais do homem e estabelecer parmetros ticos do gerente e do empresrio. 9. Ler e desenvolver o gosto pela leitura de textos interpretativos sobre o homem e sua histria.

Faculdade On-line UVB

Dimenso Humana e Contempornea - UVB

Sumrio

Aula 1 Introduo. Aula 2 O Incio da Sociologia e das Cincias Sociais. Aula 3 A Sociedade Capitalista. Aula 4 Sociedade Ps-Industrial. Aula 6 Sociologia Contempornea. Aula 7 Organizao Social. Aula 8 Organizao do Processo de Trabalho. Aula 9 A Valorizao da tica nas Organizaes. Aula 10 A tica Empresarial. Aula 11 Estado e Sociedade Civil. Aula 12 Globalizao e tica Empresarial. Aula 13 Globalizao e Solidariedade. Aula 14 Globalizao e seus Paradoxos. Aula 15 Sociedades Plurais e o Mundo dos Negcios.

Faculdade On-line UVB

Dimenso Humana e Contempornea - UVB

Aula 1 Introduo Sociologia


Objetivos da Aula
Oferecer subsdios para que o aluno identique princpios e valores universais do homem. Sobretudo, o aluno deve ler e desenvolver o gosto pela leitura de textos interpretativos sobre o homem e sua histria.

O Conhecimento Humano
Para falarmos de humanidade devemos ressaltar a principal caracterstica do homem, o que o diferencia dos outros animais, ou seja, o raciocnio, o conhecimento que adquirimos por meio de um longo aprendizado e da prpria evoluo da humanidade. O aprendizado inui diretamente no comportamento do homem e, portanto, na sua vida e sociabilidade. O homem o nico ser que fala, pensa e consegue transmitir sua reexo e experincias aos descendentes. Por meio do pensamento, o homem pode transformar sua vida e, conseqentemente, transformar o mundo. O Homo Sapiens a nica espcie capaz de pensar e transformar sua experincia vivida em um discurso com signicado e transmiti-la aos demais seres de sua espcie, bem como a seus descendentes.

Faculdade On-line UVB

Dimenso Humana e Contempornea - UVB

Ao utilizar o seu conhecimento sobre o mundo, o homem pensa em como organiz-lo e compartilh-lo. Para tanto, existe a necessidade da cultura, isto , da tradio, dos valores sociais e morais, dos costumes e do aprendizado. Segundo Darcy Ribeiro (1980: 127) , cultura a herana social de uma comunidade humana (...), a cultura uma ordem particular de fenmenos que tem de caracterstico sua natureza de rplica conceitual da realidade, transmissvel simbolicamente de gerao a gerao na forma de uma tradio que prov modos de existncia, formas de organizao e meios de expresso a uma comunidade humana. O conhecimento humano, que chamamos de cincia, pode transformar o mundo, mas no o nico fator que determina essa mudana. Se o homem um ser que fala e pensa, ele tambm o nico que trabalha. Por meio do trabalho o homem consegue transformar a realidade que o cerca, sua vida social. Ele pode produzir e criar novas tcnicas de trabalho utilizando o conhecimento, a cincia. A evoluo da espcie humana est atrelada ao desenvolvimento do trabalho. por meio das novas tecnologias que o homem produziu e transformou o mundo no nal do sculo XVIII e incio do sculo XIX, durante a Revoluo Industrial. Sendo assim, o homem que sempre esteve em busca de explicaes dos fenmenos humanos, digo, dos fenmenos sociais, viu surgir a sociedade capitalista quando da Revoluo Industrial. A passagem da sociedade feudal em ns do sculo XVIII para a capitalista, trouxe grandes transformaes e impactos na vida social e econmica da poca. A Revoluo Industrial, que foi desencadeada na Inglaterra com o surgimento da mquina a vapor, elevou o

Faculdade On-line UVB

Dimenso Humana e Contempornea - UVB

desenvolvimento e o progresso. Desta forma, surgiram as fbricas e as cidades urbanizadas. A sociedade passou por uma mudana dramtica com a industrializao, assim as pessoas passaram a pensar sobre o mundo sua volta. Como elas poderiam justicar as mudanas ocorridas da passagem do antigo regime feudal para uma nova forma de organizao social? A vida social da comunidade capitalista passou a ser questionada. Problemas como a explorao do trabalho por meio de longas jornadas, mo-de-obra barata, insalubridade, doenas, etc., estavam em evidncia. Como resolver e responder tudo isto? Em meio a estas e outras indagaes que surge uma nova cincia no incio do sculo XIX, a Sociologia.

A Importncia da Sociologia
A Sociologia uma cincia que procura compreender o homem e sua vida social. Sendo assim, investiga os fenmenos sociais. Ela no faz uma anlise do homem individualmente, mas a partir da sua interao social. Portanto, estuda o comportamento social das interaes e organizaes humanas. O objetivo da Sociologia tornar simples as anlises e interpretaes do cotidiano da sociedade. Esta cincia procura examinar as limitaes do seu objeto de estudo seus smbolos culturais, sua organizao e estrutura, seus desvios, conitos, divergncias e movimentos sociais, na tentativa de entender o que estes processos provocam na cultura e estrutura social. Com essa disciplina, as questes concernentes vida social deixaram de ser tratadas como tema religioso ou de senso comum, passando
Faculdade On-line UVB

Dimenso Humana e Contempornea - UVB

a ser tratadas tambm pelos cientistas sociais. Com isto, a Sociologia se desenvolveu no sculo XIX, expandiu no sculo XX e tem grandes desaos no limiar do sculo XXI. A Sociologia pode no nos dar respostas precisas, fechadas, ou mesmo absolutas. Porm, enquanto cincia e disciplina tem sua utilidade em diversas atividades humanas, entre elas o mundo dos negcios e suas implicaes na sociedade contempornea.

A sociologia a cincia da sociedade. Nesta aula, pudemos vericar a importante contribuio da Sociologia para compreendermos a nossa sociedade. Na prxima aula, vamos nos concentrar no incio da Sociologia e das cincias sociais, identicando e comparando suas escolas, ramicaes e desenvolvimento.

Faculdade On-line UVB

Dimenso Humana e Contempornea - UVB

Referncias Bibliogrficas
CARDOSO, Fernando H. & IANNI, Otvio (orgs.). Homem e Sociedade: leituras bsicas de sociologia geral. So Paulo, Editora Nacional, 1977. CHARON, Joel M. Sociologia. So Paulo, Saraiva, 1999. OLIVEIRA, Silvio L. Sociologia das Organizaes. So Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2002.

Sugestes Bibliogrficas
MARTINS, Carlos B. O que Sociologia. So Paulo, Brasiliense, 1986.

Faculdade On-line UVB

10

Potrebbero piacerti anche