Sei sulla pagina 1di 16

Guia da educao em famlia

educao fsica

para fazer ATIVIDADES FSICAS E ESPORTES NA ESCOLA


Realizao
Este guia no pode ser vendido

26 motivos

facebook.com/zigzigzaa

EM CADA ROUPA, UMA SURPRESA. DESCUBRA!

www.educarparacrescer.com.br

or meio dessa disciplina e sob a orientao de profissionais de Educao Fsica, as crianas e os jovens aprendem e se preparam para desenvolver as habilidades de ser, conviver, conhecer e fazer exatamente os quatro pilares que do base ao ensino, segundo a Unesco. Aulas de Educao Fsica significam muito mais do que atividades corporais. Por meio da apreenso de conhecimentos especficos dessa disciplina e da prtica regular de atividades fsicas e esportivas, seu filho desenvolve competncias, capacidades e habilidades, associadas s dimenses afetivas, cognitivas, sociais, psicomotoras, e internaliza valores. Pela participao em atividades individuais e coletivas ele deixar de pensar apenas em si mesmo para contribuir para o bem-estar comum.

Educao Fsica importante para seu filho? P


Por que a
Ter ainda de aprender a dividir tarefas, de modo a encontrar solues para todo tipo de situao, inclusive as derrotas. Vai descobrir o quanto vale a amizade, a parceria e a colaborao. Ir propor alternativas nas vivncias de prticas corporais por exemplo, por meio de jogos cooperativos, danas, diferentes formas de praticar modalidades esportivas, entre outras. E porque essa disciplina coloca em destaque o corpo humano, esta cartilha tambm fala sobre os sinais que revelam o uso errado do prprio corpo por seu filho, prejudicando o rendimento escolar como um todo. Lembre-se: ao desenvolver a conscincia corporal, seu filho naturalmente vai se interessar por um estilo de vida saudvel com maiores possibilidades de xito em sua trajetria.

Fonte consultada: Comisso de Educao Fsica Escolar do Conselho Federal de Educao Fsica

ensina a ser saudvel


A Educao Fsica a nica disciplina no currculo escolar que, entre outros benefcios, cuida do corpo com a inteno de despertar seu filho para um estilo de vida ativo e saudvel.

www.educarparacrescer.com.br

a educaCo fsica

ajuda seu filho a se

desenvolver
1
MELHORA AS habilidades motoras
 s aulas de Educao Fsica, so eficientes A para melhorar os movimentos naturais do indivduo ampliando as habilidades motoras. Quanto mais experincia motora seu filho desenvolver, mais preparado ele estar para corresponder aos desafios da vida.

confere domnio corporal

Estimula as capacidades cognitivas

Com as aulas de Educao Fsica seu filho aprende a organizar o pensamento, pois elas: Desenvolvem o raciocnio lgico; Exercitam o planejamento; Estimulam a memria;  Ajudam a compreender situaes, linguagens e estratgias; Ensinam a resolver problemas.

Ao fazer atividades fsicas e esportivas seu filho tambm vai testar seus prprios limites fsicos, conquistando um controle at ento indito sobre o prprio corpo. Ele poder conhecer diferentes formas de se relacionar com o outro e com o ambiente, jogando, lutando, danando e se exercitando de acordo com estilos e tcnicas criados ao longo do tempo por diferentes culturas do mundo.

Aprimora as competncias

Segundo pesquisas, crianas que praticam atividades fsicas regularmente tm maior rendimento em matemtica e lnguas, alm de maior facilidade para leitura.

 prtica regular, devidamente orientada, A de atividades fsicas e esportivas enriquece o jovem tanto do ponto de vista psicolgico quanto do intelectual. E ainda: Melhora a ateno e o poder de concentrao; Promove a disciplina e a determinao; Valoriza outras formas de comunicao e expresso que no a verbal.

ensine a respeitar o corpo


Informe-se sempre sobre o funcionamento correto do corpo para saber transmitir esse conhecimento ao seu filho.

www.educarparacrescer.com.br

identifica
1
ValoriZa a conscincia corporal
Aulas de Educao Fsica devidamente orientadas no pretendem formar atletas, mas pessoas conscientes de si mesmas e do prprio corpo. O culto ao corpo no , portanto, seu objetivo. Fique atento ao modo como seu filho se relaciona com o prprio corpo em atividades cotidianas como ele se comporta em casa (quando est estudando, se alimentando, assistindo TV etc.). Mostre a seu filho como importante conhecer-se para saber seus limites e possibilidades.

a educaCo fsica

os problemas corporais

d o sinal de alerta!

Reeduca a postura

Alerte seu filho para a importncia da postura correta, ela fundamental para melhorar o rendimento dele durante a aula. A postura incorreta prejudica o corpo por inteiro, provocando um desconforto que interfere at mesmo na capacidade de apreender informaes.

Alguns sinais corporais so bem visveis e uma das maneiras mais fceis de identific-los observar o modo como seu filho respira, anda, senta, dorme. Nas aulas de Educao Fsica, por meio do monitoramento de ndices de aptido fsica, possvel detectar problemas de desenvolvimento e crescimento nos alunos, como obesidade, desnutrio, dficit de crescimento, distrbios na maturao biolgica e problemas neurolgicos que, se identificados em fase inicial, podem ser tratados sem que haja problemas na fase adulta. Testes de fcil aplicao, bem como uma simples observao do professor de Educao Fsica em suas aulas, podem fazer uma grande diferena no desenvolvimento da criana e do adolescente e evitar problemas no futuro.

Incentive SEU FILHO!


importante que seu filho seja estimulado a dar o melhor de si nas aulas de Educao Fsica, bem como nas demais atividades escolares. Encontre tempo para prestigi-lo, participando com entusiasmo dos eventos escolares.

www.educarparacrescer.com.br

trabalha
revela o desafio verdadeiro
Dentre todas as prticas corporais, as esportivas so as de maior destaque. Explique a seu filho que o verdadeiro desafio no superar o colega, mas a si mesmo.

a educaCo fsica

o equilbrio emocional 1 4
mostra que nada garantido

Cada jogada tem um fim imprevisvel. Ao conviver com isso, seu filho crescer e se fortalecer. Estimule-o a superar os riscos desde cedo, para que se torne capaz de dominar a frustrao.

2 3

prepara para a vitria e para a derrota

Toda prtica esportiva tem altos e baixos. No estimule seu filho a se sentir imbatvel, tampouco perdedor. Comemore cada vitria de seu filho. E, no caso de derrota, esteja ao lado dele.

Do ponto de vista fsico, as atividades esportivas liberam hormnios que favorecem o bem-estar. Do psicolgico, diminui a timidez, o que timo para fazer seu filho ter confiana e gostar de si mesmo.

5 6

Refora a autoestima

EstimulA a autonomia

Valoriza a criatividade

Mostre a seu filho que fazer uma escolha importante, mesmo nos momentos de tenso. Quando seu filho decide passar a bola e no lan-la cesta, por exemplo, est exercitando sua independncia e amadurecimento.

Quando seu filho encontrar uma soluo diferente para um problema, elogie-o. A criana ou o jovem que elabora diferentes formas de fazer uma tarefa ter vivncia maior para enfrentar situaes adversas no futuro.

melhora a comunicao
Tanto no esporte quanto na vida preciso aprender a dividir responsabilidades. Quanto maior a comunicao do grupo, melhor ser o resultado do jogo.

www.educarparacrescer.com.br

a educaCo fsica

ensina a trabalhar em

equipe
1 2
MostrA a importncia de partilhar
Para alcanar um objetivo, preciso compartilhar tarefas. Ajude seu filho a entender que o mais importante a equipe, e no ele mesmo.

4 5

refora QUE TODOS SO IMPORTANTES

ensina a enxergar o outro

Seu filho assumir diferentes papis no grupo ou na equipe esportiva. Enfatize que todos so igualmente importantes. Ensine-o a aceitar o que for exigido a cada momento. Assim, ele aprender a respeitar o outro.

Em atividades corporais como as danas, os jogos e os esportes, seu filho se expe diante do grupo e o grupo se desnuda perante ele assim, cada um estimulado e se identifica com o outro em diferentes ambientes e situaes. Enfatize que todos so iguais, mas tm habilidades distintas que ajudam a fortalecer o todo.

Ensina a lidar com o risco

Praticar esporte tambm significa definir estratgia e avaliar situaes, escolhendo esta ou aquela resposta que poder ser, ou no, benfica para o grupo. Converse com seu filho sobre os riscos que ele corre ao agir sob presso. Valorize as iniciativas e as decises tomadas durante o jogo.

Aponta a harmonia do conjunto

O objetivo comum de uma equipe, ou grupo, s ser atingido se for trabalhado o desenvolvimento de todos os integrantes, suas diferentes capacidades e habilidades.

ENSINA A REPENSAR ESTRATGIAS

Depois de o jogo ter acabado, converse com seu filho sobre as alternativas de respostas para vrias situaes vivenciadas. um bom exerccio para redefinir o futuro.

AJUDA A MUDAR A ESCOLA


importante propor aos professores e diretoria da escola do seu filho a adoo de uma pedagogia baseada na colaborao e no na competio. Ela pode inspirar a integrao entre todos, diminuindo problemas como o bullying.

www.educarparacrescer.com.br

a educaCo fsica

refora o valor da

cooperao
Nas aulas de Educao Fsica, possvel privilegiar comportamentos baseados na ajuda, praticando atividades fsicas e esportivas com foco na cooperao. Em desafios assim, seu filho s vence se unir foras com os demais.

refora a importncia De colaborar

do o conjunto. Ajude seu filho a perceber a dimenso do que est em jogo, incentivando a adoo de uma atitude solidria dentro e fora da aula de Educao Fsica.

gera integrao entre os alunos

2 3

refora o quE a CRIANA

Enquanto seu filho instigado a cooperar com o grupo para resolver um problema, ele tambm ganha liberdade para se expressar, deixando mostra o que h de mais autntico no seu jeito de ser.

S capaz de praticar atividades cooperativas aquele que aceita o outro e, para tanto, preciso aceitar primeiro a si mesmo. Independentemente das diferenas de aparncia e temperamento, os jogos e prticas de esportes baseados na cooperao fazem com que se sintam includos, respeitados.

fomenta a confiana no prximo

mostra novas SADAS

As atividades com foco na colaborao, os jogos cooperativos, representam a complexidade dos problemas dirios. Mas exigem uma sada pensada por todos, benefician-

Cooperar significa inspirar confiana. E como que se constri confiana no cotidiano? Deve existir uma relao de troca de informaes, em que no apenas o professor que fala dos problemas, mas em que os alunos aprendem a conversar sobre o que normalmente preferem silenciar.

a educaCo fsica

ajuda na relao

pais e filhos
1
Evite a cobrana exagerada
Estimule seu filho a fazer atividades fsicas e esportivas na escola, valorizando o aprendizado de diferentes prticas corporais. Aceite, sobretudo, o tempo dele no processo de construo de hbitos para um estilo de vida ativo e saudvel. Ajude seu filho a descobrir com quais atividades fsicas e esportivas ele mais se identifica. Proponha atividades fsicas e esportivas no ambiente familiar, estimulando a convivncia entre vocs.

INCENTIVE as escolhas do seu filho

Conselho de Administrao Presidente: Rober to Civi ta Vice-Pre si den te: Giancarlo Civita Esmar Weideman, Hein Brand, Victor Civita Presidente Executivo: Fbio Colletti Barbosa www.abril.com.br

Diretor de ncleo: Dimas Mietto Redator-chefe: Kadu Palhano TEXTO Editora: Bettina Monteiro Reprter: Iana Chan Estagirias: Beatriz Montesanti e Manoela Meyer ARTE Editora de arte: Daniela Decourt Designer: Aline Casassa Estagiria: Luciana Fernandes MARKETING Gerente de marketing: Patricia Steward Estagiria: Paula Abou Colaboradores Marion Frank (texto), Denise Camargo (reviso), Cassio Ramos Almeida (tratamento de imagem), Cristiane Pereira (administrao)

Fundador: VICTOR CIVITA (1907-1990) Editor: Roberto Civita Presidente Executivo: Jairo Mendes Leal

Presidente: Roberto Civita Diretora Executiva: Angela Dannemann

Presidente: Manoel Amorim

www.educarparacrescer.com.br

Realizao

www.educarparacrescer.com.br

Esta cartilha faz parte de um conjunto de aes desenvolvidas pelo Educar para Crescer, um movimento sem fins lucrativos que estimula boas prticas e destaca a importncia da Educao para o crescimento do Brasil e de seus cidados.

www.educarparacrescer.com.br

O Todos pela Educao um movimento social que tem como misso ajudar o Brasil a garantir Educao de qualidade a todas as crianas e jovens.

www.todospelaeducacao.org.br
Apoio

Caso voc tenha interesse em republicar o contedo desta cartilha, entre em contato com a equipe do movimento pelo e-mail educarparacrescer@abril.com.br

Com obesidade infantil no d para brincar

Os envolvidos em processos educativos e formativos, como professores de todas as disciplinas, gestores de escolas, entre outros, devem estar atentos questo da obesidade infantil que, alm de trazer grandes riscos para a sade, leva o jovem a se sentir excludo, provocando perda da autoestima e quadros de depresso. Estimular a prtica de atividades fsicas ou esportivas, orientadas por Pro ssional de Educao Fsica capaz de ministrar tais atividades de forma segura, inclusiva e tica, uma forma de combater este mal. A valorizao das atividades fsicas e esportivas orientadas por Pro ssional de Educao Fsica uma questo de sade e responsabilidade social.

www.confef.org.br

Potrebbero piacerti anche