Sei sulla pagina 1di 57

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Home

Reumatologista

Consultas

Doenas

Contato

Telefone: 11 3263-0038 | Endereo: Al. Santos n 455, Sala 1603

Doenas Reumticas
Artrite Reumatide Artrose Dermatopolimiosite Esclerodermia Espondiloartropatia Febre Reumtica Fibromialgia Gota Lpus Osteoporose

Anncios Google

Reumatologia Dor No Joelho Dor NA Coluna Dor Crnica

Fibromialgia
Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento
Clinica de Reumatologia em SP
Telefone: 11 3263-0038 | Endereo: Al. Santos n 455, Sala 1603

A Fibromialgia uma doena crnica, que causa uma percepo aumentada de dor. DOR o principal sintoma, as vezes migratria, mas geralmente atinge o corpo todo. A causa pouco conhecida, mas sabe-se que existe uma predisposio gentica, sendo cerca de oito vezes mais comum em pessoas com um parente de primeiro grau afetado. Tambm mais comum entre as mulheres, afetando desde crianas at adultas. Muitos pacientes fazem o diagnstico com atraso, geralmente aps alguns anos em investigao, e os exames no detectam alteraes. No uma doena inflamatria, tumoral, portanto, no causa graves conseqncias como, deformidade, amputao, paralisao de partes do corpo.

Contedo
Acupuntura Doena Auto-imune Fibromialgia e Pilates Fisioterapia em Reumatologia Hospital de Reumatologia Infiltrao em Reumatologia Tudo sobre Lpus

Sintomas
A dor pode ser manifestada em diversos pontos do corpo, e a fibromialgia pode ser acompanhada de outros sintomas a seguir:
Dor articular Rigidez articular Dor muscular Dor de cabea freqente ("dor de cabea tensional") Fadiga Formigamento Dificuldade para dormir Alterao hbito intestinal ("intestino irritvel") Alterao do humor (nervosismo, ansiedade, depresso)

Exames
ASLO Bipsia Muscular Fator Antinuclear - FAN Fator Reumatide - FR

Dor msculoesqueltica
Bursite trocantrica Cervicalgia Lombalgia Tendinite e Bursite no ombro Tendinite punho e cotovelo

Diagnstico
O diagnstico da Fibromialgia feito com base na histria clnica do paciente e com a palpao de alguns pontos dolorosos especficos, espalhados por todo o corpo, por um mdico experiente. Esses pontos dolorosos tem associao com fatores psicolgicos. Importante lembrar que como no h alterao inflamatria, auto-imune, no necessria a realizao de exames para o diagnstico. Exames devem ser feitos para excluir alguma outra condio.

Tratamento
O tratamento da Fibromialgia envolve medicaes para alvio da dor, relaxante muscular, ansiolticos e dependendo do caso, antidepressivos. O ponto principal para o tratamento da Fibromialgia a realizao de exerccios fsicos regulares, que a longo prazo, melhora a dor, previne "crises", melhora sensao de cansao e desnimo.

Cura?
No existe cura completa da Fibromialgia. Mas existe tratamento para controle dos

1 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

sintomas e melhora da qualidade de vida.

Comentrios e perguntas:
Comentrio #1 - Preciso de ajuda
Dr. apresento seis dos sintomas relacionados no seu texto.S me despertei para a doena com a ajuda da personal da academia onde me matriculei. Sinto muita dores no corpo,meus msculos parecem estar sempre rgidos.Acordo sempre pior que quando deitei.Meu sono perturbado, parece que no descano. Eu tenho 32 anos, mas me sinto como um idoso, pois no tenho nimo para nada.E o pior que nem posso mais reclamar, pois todos sempre falam a mesma frase \"Voc muito mole\". Presiso da sua ajuda doutora.Me indique algum especialista que atenda no rio de janeiro. Agradeo muito se puder me ajudar. Deus te recompensar !!!!

Enviado por Keli em 11/09/2009

Resposta
Boa tarde Kely. Sua mensagem foi respondida por e-mail. Atencisamente, Dra Suellen
Respondido em 14/09/2009

Comentrio #2 - Tenho dores no corpo todo


Que prrofissional devo procurar no meu caso? Tenho dores no corpo todo, comeou depois de uma gripe muito forte que tive a cerca de 3 meses, sinto dores nos musculos, nas juntas, enfim, no corpo todo, dizem que fibromialgia, gostaria que me orientasse. Moro em Londrina. Agradeo.

Enviado por Regina em 16/09/2009

Resposta
Regina, seus sintomas parecem com a fibromialgia, mas voc deve procurar um reumatologista para que seja feita uma avaliao completa e que seja descartada outras causas, incluindo infeces virais subagudas. Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 16/09/2009

Comentrio #3 - Fibromialgia
Ol Dra.Suellen,sou professora do ensino fundamental a 22 anos.Tenho 43 anos .J foi diagnsticado a fibromialgia e a cada dia me sinto mais cansada,durmo mal ,lenvanto com um cansao incrivel.Percebo que o meu trabalho j esta ficando comprometido,muito nervosismo, muitas dores nos ombros,clavcula, joelhos e msculos e na nuca.S que em minha cidade no

2 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

tem nenhum reumatologista. Preciso que voc me oriente no sentido de quais procedimentos devo tomar.

Enviado por Zelene em 27/09/2009

Resposta
Ol Zelene, O tratamento da fibromialgia contnuo, para evitar "crises" dolorosas intensas. Inclui a realizao de atividade fsica regular de baixo impacto e medicaes (analgsicos, relaxantes musculares). Outras condies associadas devem ser tratadas em conjunto. Procure um mdico para orientaes e prescrio medicamentosa se necessria. Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 27/09/2009

Comentrio #4 - Fibro
Bom dia Doutor. Tenho dores em pontos especficos: nas costas onde se diz que so as pas;e dos dois lados dos gluteos(bunbuns), que alivian com massagem forte, porm no chega ser preciso medicamento, pois sinto que esto doloridos e peo p companhero fazer massagem onde sinto que meu crebro relaxa. sinto muita secura na garganta quando vou dormir e no acordar pior ainda, fico alguns minutos tentando molhar a garganta quando acordo.Porm as vezes durnate o dia ou na hora de deitar minha boca est salivando em excesso chega ser espumoso o q incomoda muito isso seria fibromialgia? /sou de Pindamonhangaba sp, Aqu tem alguma clnica que trata esse problema? De 3 em 3

Enviado por Vante em 12/10/2009

Resposta
Ol Vante, A fibromialgia uma doena que chamamos de diagnstico de excluso, ou seja, necessrio descartar outras doenas antes. Procure um especialisa e esclarea suas dvidas. Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 13/10/2009

Comentrio #5 - Sou portadora de fm


Ol Dr.,passei pelo um processo em minha vida que logo aps foi diagnosticado fm.Gostaria de saber se essa doena pode se adquirida colesterol alto,pressa alta e diabetes.Estou sofrendo muito,pois o meu corao est diferente.Mande resp. por favor um grande abrao at j

Enviado por Andrea em 13/10/2009

Resposta
Ol Andrea, A fibromialgia no uma doena grave, portanto, no causadora de outros problemas de sade. Ela pode associar-se a outros problemas, geralmente piorando com a "tenso" e "nervosismo", como dor de cabea, alterao humor e hbito intestinal. Um bom controle alimentar, controle de peso e realizao de exerccios fsicos leves regulares podem ajudar no tratamento. Atenciosamente,

3 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Dra Suellen
Respondido em 13/10/2009

Comentrio #6 - Tudo comeou aps cirurgia de lca..


Dra Boa noite! Tenho 42 anos ,e apos uma cirurgia de LCA no joelho esquerdo h 10 meses,teve varias complicaes de sade aps realizar a tal cirurgia o medico teve que refazer a cirurgia pois ele tinha posicionado o parafuso fora do lugar. Fiz a segunda cirurgia depois de 28 dias da primeira... Ficando pior, procurei um outro profissional aps sete meses da segunda cirurgia onde teve que tirar os parafusos fez biopsia do liquido sinovial, e sentindo fortes dores agora no corpo inteiro. Bom a ultima cirurgia fiz em maio de 2009.. E recentemente fiz uma cintilografia ssea que o resultado foi o seguinte; 1- aumento discreto da atividade osteogenica no joelho esquerdo e moderado na patela sugerindo proces

Enviado por Sueli em 19/10/2009

Resposta
Ol Sueli, seu joelho j passou por alguns procedimentos cirrgicos e leso menisco. Tudo isso pode levar a um processo degenerativo precoce. Procure um reumatologista. Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 22/10/2009

Comentrio #7 - No tenho foras para nada


Tenho dores por todo o corpo h muito tempo. Vem se acentuando gradativamente, fazendo com que o meu dia a dia seja um sacrifcio.Fao o que no posso deixar de fazer. O problema que quem est prximo a ns no entende. Estou com a minha vida pessoal e profissional comprometida. Trabalho na rea da sade e mesmo assim me sinto s com estes problemas. Tenho enxaqueca desde criana e j tomei tudo o que se possa imaginar.Hj tomo Tandrilax com muita frequencia e at de 2 de uma vez. Tenho 47 anos e me sinto com 60. Como fazer atividade fsica se tenho difiduldades at de andar?

Enviado por Sandra em 24/10/2009

Resposta
Ol Sandra, o efeito do exerccio fsico na fibromialgia comprovado por diversos estudos. A dificuldade, realmente, existe, porm a melhora lenta e a longo prazo. Persistncia fundamental. Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 25/10/2009

Comentrio #8 - Fibromialgia
Estou ha trs meses com dor no corpo, cansao, nervosismo, como a minhador mais localizada no brao esquerdo e na cervical, fui tratada com varios antinflamatrios e nada.Agora meu brao direito tb doi (principalmente as articulaes), j fiz exames para reumatismo, tiride, ressonncia e no deu nada. Apenas um dos vrios mdicos que fui diagnosticou fibromialgia, mas no me dei bem com o tratamento (entidepressivos), preciso de um especialista aqui no Rio de Janeiro, a senhora me indica algum?

Enviado por Nubia em 25/10/2009

Comentrio #9 - Dores no corpo todo


Sinto dores nas articulaes do corpo todo que latejam,sono interrompido,cansao,rigidez ao andar principalmente ao acordar,inchao nas pernas,irritao causada pela dor,tudo piorou depois

4 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

de trs gripes seguidas que peguei.Fao fisioterapia e RPG H 1 ano,mas sinto que depois das gripes piorei.Comecei a fazer hidroginstica,mas fui obrigada a interromper devido a uma leso no ombro esquerdo ao fazer um alongamento no final da aula.Tenho presso alta,tomo Pressat 10mg e Enaprotec 20mg).Tenho um processo degenerativo da C3 at a C7 no pesoo e uma parestesia na lingua por retirada de um dente do siso h dois anos.Estou na menopausa. Tenho 53 anos e sete meses.Pelo amor de Deus me%2

Enviado por Suely em 27/10/2009

Resposta
Ol Suely, Procure um especialista e tire suas dvidas,e inicie um tratamento adequado. Se desejar, sua consulta pode ser agendada por telefone 11- 3263 0038. Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 29/10/2009

Comentrio #10 - Resultado de exame


Fiz uns exames por conta prpria; pois sinto mui dores,tanto muscular,como ossea. Nas articulaoes,e por todo corpo,onde aperto di. O FR DEU NO LIMITE,20,0mg/dl e o VHS 22mm/1hora. isso pode ser a causa das dores q sinto? Tb sinto parestesia nos mmii,e mmss,insnia,ansiedade,nervosismo,cefalias. etc. Gostaria de alguma luz,pra que eu tome uma providencia e possa resolver meu problema. Desde j fico-lhe grata por uma breve resposta.

Enviado por Eumerina em 27/10/2009

Resposta
Ol Eumerina, Procure um especialista para tirar suas dvidas e iniciar um tratamento adequado. As alteraes de exame que a sra passou no so, provavelmente, causadoras de sua dor. So alteraes muito discretas. Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 29/10/2009

Comentrio #11 - Mau estar geral e dores


Tenho nos ultimos anos sentido dores em todo lad direito de meu corpo pescoo,ombro e cotovelo e no peito proximo a garganta se motivo aparente. Quando estou em ambente com ar condicionado ou ventilador ou quando o tempo muda repentinamente sinto dores horriveis neste locais que depois ampliam para o corp todo, chegando ao ponto de no conseguir sair da cama no dia seguinte com um mau estar generalizado e dores musculares e nas juntas fortissimas, desanimo e uma sensao de sono muito grande. Que tipo de especealista devo consultar para cnfirmar?

Enviado por Antonio em 03/11/2009

Resposta
Ol Antonio, Procure um reumatologista para esclarecer as dvidas. Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 03/11/2009

Comentrio #12 - Dores migratrias nas juntas


J faz tempo que sinto muitas dores nas juntas, principalmente atrs dos joelhos e nos dedos das mos. essas dores cada dia esto de um lado do corpo.tenho torcicolos e muita rigidez pela

5 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

manh alm de estralar muito. noite tenho espasmos musculares nas pernas que no me deixam dormir. sono no restaurador. Tenho 38 anos, fao caminhadas em esteira e na rua, mais quando esfria o corpo as dores voltam. estou tomando relaxante muscular mais ja no adianta. Por favor me oriente

Enviado por Carlos em 10/11/2009

Resposta
Ol Carlos, Procure um reumatologista para avaliar o seu caso. Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 15/11/2009

Comentrio #13 - Dores no corpo


Dra. Boa tarde. Tenho dores pelo meu corpo todo que no me deixa dormir, qualquer posio doi demais. Tomo Dorflex , mas no adianta nada. Por favor me oriente para melhorar do sintoma. Grata. Ndima

Enviado por Ndima em 16/11/2009

Resposta
Ol Ndima, Voc deve passar em consulta com reumatologista para melhor avaliao e diagnstico. sua consulta pode ser agendada por telefone (11) 3263 0038 e esclarea suas dvidas. Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 17/11/2009

Comentrio #14 - Dor no peito


ol boa noite Dr.faz um ano que venho sentindo dor no peito esquerdo meu peito esquerdo ta inchado meu brao di formiga tenho mau estar parece que vou desmaiar sinto uma moleza sinto calor as vezes frio fico muito mau tenho dor de cabea mais tudo isso do lado esquerdo estou com muito medo no sei mais o que fazer estou com muito medo por favor me ajude minhas costas tambem di do lado esquerdo me respond epor favor me ajude

Enviado por Monica em 16/11/2009

Resposta
Ol Monica, voc deve ser avaliado por um clnico geral e ento descartadas outras causas ser encaminhada para reumatologista. Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 17/11/2009

Comentrio #15 - Dor no corpo todo


Ol Dra.estou lhe pedindo informaes sobre os meus sintomas, que so; muitas dore s de cabea,inchaos,dores nos ps(plantar),dores interminveis nas costas (sensao de alguma coisa espetando muito,colicas menstruais mesmo sem estar menstruada,sensao de fraqueza,formigamento e dormencia nas mos pela manh, no consigo ter um sono reparador mesmo dormindo muito tempo. J fiz muitos exames (tomografia, ressonncia, rx) todos com um resultado aparentemente normal,salvo,alguns desgastes muito poucos nas vertebras, me foi recomendado hidroginastica e musculao, mas, nenhum madicamento.Ser que vou melhorar depois de fazer os exerccios mesmo sem medicamento?%

6 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Enviado por Dalva em 18/11/2009

Resposta
Ol Dalva, para a fibromialgia, o tratamento envolve analgesia, relaxante muscular, tratamento de distrbio associado e exerccio fsico regular. Com o tempo, o exerccio fsico melhora a sensao de dor e fadiga, porm em alguns momentos a medicao ajuda. Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 22/11/2009

Comentrio #16 - Dores no corpo


Em maro fiz uma cirurgia de coluna refiz em outubro antes da segunda vez sentia dores forte no corpo todo a unica medicao que tomava era morfina agora comeei a sentir novamente essas dores com pioras nas juntas dos ps e nos joelhos gostaria de saber se tem algo a ver com a cirurgia.obrigado

Enviado por Soalnge em 19/11/2009

Resposta
Ol Solange, sobre essa pergunta ( se tem relao com a cirurgia), melhor procurar seu cirugio e tirar essa dvida. Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 22/11/2009

Comentrio #17 - Ser que tenho fibromialgia


ola faz um ano que venho sentindo dor no peito lado esquerdo e esta inchado meu brao doi tambem e minha mo formiga minha cabea doi do ,lado esquerdo estou com muito medo fico com mal estar me da frio as vezes calor minha boca fica seca sera que fibromikalgia por favor me responda

Enviado por Monica em 24/11/2009

Resposta
Ol Monica, voc deve passar por consulta mdica especializada para melhor avaliao do seu quadro clnico. Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 26/11/2009

7 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Comentrio #18 - Fibromialgia


Dra. Suellen, Por favor preciso tirar um dvida, estou com fibromialgia, j diagnosticada pelo mdico. Eu trabalhei por um ao em uma cozinha escolar, com temperatura de 50 graus c/tempo fresco, 60 graus no vero. Levava muitos choques trmicos, alm da geladeira, saia para o ptio, dia de chuva ou frio. Passei ter dores de cabea constante e gripes. Depois que fui transferida dessa escola, a fibromialgia apareceu. Sei que essa doena provem do sistema nervoso.Mas meu mdico disse que eu adquiri pelos choques termicos. Por favor, estou com grande problema para trabalhar, pois essa doena cronica, gostaria que a Sra. me esclaresse, se a temperatura da cozinha contribuiu

Enviado por Marilda em 26/11/2009

Resposta
Ol Marilda, Infelizmente a causa da fibromialgia no completamente entendida. Alguns fatores como trauma fsico e/ou psicolgico, infeces podem ser fatores precipitantes, porm a questo de temperatura no confirmada. So hipteses. Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 26/11/2009

Comentrio #19 - Dores no corpo


tenho muitas dores fiz varios exames tenho ernia de disco e uma lesao meniscal.fiz agora um exame de cintolografia ossea dando a hipotese de eu estar com displasia ossea no 9e10 arcos costais mesmo assim o medico falou que isso nao gera tanta dor no corpo e o que eu tenho e fibromialgia ;por favor gostaria de sua opiniao obrigado

Enviado por Edson em 28/11/2009

Resposta
Ol Edson, para melhor avaliao, voc deve passar em consulta mdica. Seu quadro pode corresponder a fibromialgia, mas devem ser descartadas outras condies. Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 07/12/2009

Comentrio #20 - Fibromialgia


tenho muita dor no pescoo e na cabea, os nervos ficam todos duros,muitas vezes at o ombro e o brao ficam todos enflamados e tenho muita dor, que as vezes perco at a fora nas mos, e uma reumatologista disse que eu tenho fibromialgia, mas no me passou nenhum medicamento disse que era para eu fazer exerccios, gostaria de saber se tem algum tipo de medicamento para as dores e qual o melhor exerccio para se fazer. agradeo desde j.

Enviado por Dirce em 28/11/2009

8 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Resposta
Ol Dirce, A fibormialigia uma condio crnica, porm tratvel. Os exerccios fsicos aerbicos de baixo impacto so os mais recomendados (alongamento, hidroterapia, caminhada...). Algumas medicaes tambm podem ser prescritas. Procure um reumatologista. Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 07/12/2009

Comentrio #21 - Procuro atendimento especializado


Moro em Petrpolis. Sofro h anos com fibromialgia...Eu fui diagnosticada mas no fui corretamente orientada. No sabia que a fadiga intensa e as alteraes cognitivas e de de humor que sinto faziam parte do quadro. Estou pesquisando por conta prpria e s de saber que no sou \"preguiosa\", e sim que todo o meu mal estar tem outro \"nome\" e certamente no preguia, estou me sentindo livre da culpa que me atormentava h muitos anos.Peo que me ajude me indicando um mpedico em Petrpolis ou no Rio que tenha convenio com Unimed. Desde j agradeo

Enviado por Lucia em 29/11/2009

Comentrio #22 - Vhs 25mm


Ol doutora! H 6 meses venho sentindo dores em varias partes do corpo, articulaoes, que passeiam pelo corpo todo. Fiz uns exames laboratoriais de rotina e tudo deu dentro do normal, s o VHS que deu 25mm/1hora, qd no exame se diz que o normal pra mulher 7mm/1hora. Isso pode caracterizar o que? Eu tenho sentido apenas dores ao longo desse tempo. Desde j obrigada pela ateno!

Enviado por hora em 01/12/2009

Resposta
Ol Marjorie, o VHS um exame que mede inflamao, mas pode alterar facilmente com qualquer inflamao, em qualquer parte do corpo. Um simples resfriado pode aumentar, ou virose, ou infeco. No um exame especfico. Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 07/12/2009

Comentrio #23 - Dores no corpo, depresso


Ol Dra, td bem? H alguns venho sentindo dores no corpo todo que minam minhas energias, s vezes a dor localizada, tenho tambm tratado de depresso, mas agora com suspeita de bipolaridade, fiz uma cintilografia ssea que acusou processo degenerativo osteoarticular em algumas regies do corpo, tambm tenho labirintite, hipoglicemia e 30% de obstruo da veia cartida, mesmo com tudo isso trabalho muito, s vezes at 13 horas por dia, um mdico disse que tenho fibromialgia, est muito difcil conviver com tudo isso, ser que essas doenas esto ligadas? O que devo fazer para ter uma melhor qualidade de vida, visto que meu trabalho me toma todo%

Enviado por Snia em 12/12/2009

Resposta
Ol Snia, Procure um especialista para melhor tratamento. Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 28/12/2009

9 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Comentrio #24 - Fibromialgia a dor que no cessa


Dra. fui diagnosticada com fibromialgia em 02/2009, at ento me tratava com ortopedista e foi em uma destas buscas em um consultrio de urgncia que encontrei uma mdica ortopedista que fez o diagnstico e me encaminhou para o reumatologista. Venho em tratamento desde ento. Hoje fao uso de cymbalta 120mg dia//lyrica150mg dia// ultracet 3 ao dia// rivotril 1 a noite e seroquel 100mg a noite, alm dos medicamentos fao terapia e hidroterapia, mas desde 02/2009 no houve melhoras, as dosagens de medicao s aumentaram assim como as dores, j no sei o que fazer. Sei que na UNIFESP tem um grupo de dor e gostaria se possvel de obter maiores informaes. Mais uma%

Enviado por Silvana em 15/12/2009

Comentrio #25 - No sei mas oque fazer!


Ola Dra. Suellen, me chamo Guilherme e venho sofrendo dores na parte de tras da coxa, (estiramento) devido uma partida de futebol com os amigos, me troussero carregado, pq nao conseguia esticar a perna direita, passei gelol, uns 2 dias, comprensa, passou quando voltou, voltou de vez, dores na coluna, na perna inteira, muitos sintomas iggual descrevidos por outras pessoas aqui, tenho 23 anos e pareo um idoso, durmu muito mal, acordo pior do que durmir, mal humorado, enfim estou pessimo! no sabia onde procurar ajuda, ortopedista.? mas vejo que tenho de comparecer a um reumatologista. agradeo desde ja!!!!

Enviado por Guilherme em 28/12/2009

Resposta
Ola Guilherne, Voc deve procurar um reumatologista para investigao. Se sua leso nova, procure um ortopedista para avaliao leso traumtica. Atenciosamente, dra Suellen.
Respondido em 28/12/2009

Comentrio #26 - Dor pelo corpo todo nao seio oque tenho
Booa tarde doutora . me chamo anna karollyna doutora ah 3 meses venho sentindo muita dor de cabea dor no peito. braos mos pernas e ps,as vezes sinto dormencia nas pernas sinto umas pontadas nos dedos. dor nas costas um peso inmenso na cabea dor nos olhos, ou seja pelo corpo inteiro tenho sensaao que meu coraao vai explodir fisso um exame de esforo nao deu nada o cardiologista disse que so esse exame bastava, fui ao neuro ele disse que era nervoso e ansiedade vivo com pensamentos que vou morrer pq as dores sao de mais teve uma vez que rolei de dor muitos dizem que tenho sindrome do panico e desencadiou fibromialgia oque vc acha doutoura mim ajude pois nao sei mais oque fasso sinto mui

Enviado por Anna em 04/01/2010

Resposta
Ol Anna, existe uma forte associao da fibromialgia com problemas psicolgicos. Sugiro que a sra consulte os especialistas (reumatologista e psiquiatra). Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 05/01/2010

Comentrio #27 - Tenho fibromialgia


Gostaria, muito de saber se posso fazer academia com o uso de peso pois tenho sofrido muito com essa dor tem tempo que passa mais tem dia que no consigo fazer nada dentro de casa tenho 36 anos jatem uns quatro anos que sofro com isso preciso muito da sua resposta estou muito anciosa,porque estou muito cidentaria dentro de casa obrigada...

Enviado por Raquel em 21/01/2010

Resposta

10 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Ol Raquel, para o tratamento da fibromialgia imprescindvel a prtica de exerccios fsicos regulares. O ideal comear com exerccios aerbicos de baixo impacto como natao, hidroginstica, dana, caminhada... Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 26/01/2010

Comentrio #28 - Socorro!


Dra. Suelen, moro em Tatu sp, o mdico clnico geral do posto de sade detectou que eu tenho fibromialgia e me receitou Alginac 1.000 e mirtax 5 mg, s que no sei qual dos dois remdios est me fazendo muito mal, sinto tonturas e nuseas e os sintomas de rigidez muscular e queimao no corpo inteiro esto piores, s que o mdico que me receitou os medicamentos est de frias e no sei o que fazer, pois preciso voltar a trabalhar visto que minhas frias acabaram. Me ajude por favor?!

Enviado por Cristina em 26/01/2010

Resposta
Ol Cristina, no caso de estar passando mal com as medicaes prescritas, tente entrar em contato com o mdico que prescreveu, caso no seja possvel, procure um outro mdico e explique a situao. Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 26/01/2010

Comentrio #29 - Muitas dores no corpo


ola doutora pode esclarecer o resultado do meu exame,por favor , fator reumatico(latex) : <20 ui /ml ,valores de referencia inferior a 20 ui/ml . obrigada doutora.

Enviado por Angela em 05/02/2010

Resposta
Ol Angela, seu exame est absolutamente normal, ou seja, negativo. Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 08/02/2010

Comentrio #30 - Duvidas


Ol,doutora me chamo daniele sinto muito sono,se deixar durmo 12hrs fora o cansao que sinto o dia inteiro e as dores no corpo,acabo de acorda quando levanto doi at a sola do p,no sinto vontade de fazer nada so ficar deita quando vou para academia quando chego vou deitar gostaria de saber se isso pode ser fibromialgia ou fadiga cronica e qual medico devo procurar. Obrigada

Enviado por Daniele em 07/02/2010

Resposta
Ol Daniele, voc tem alguns sintomas que lembram a fibromialgia, mas devem ser descartadas algumas outras doenas. Consulte um reumatologista. Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 08/02/2010

Comentrio #31 - Dor que no para.


Dra. S descobri recentemente que sofro de firbomialgia, procurei um ortopedista e descrevi e cheguei a escrever todos os meus sintomas mas a sua resposta foi \"no sei o que fazer\" aps vrios tipos exames de imagem e nada grave apareceu. Fui ao reumatologista e fiz vrios exames e no exame clinico quase pirei de tanta dor e foi feito o

11 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

diagnstico. No posso tomar medicao para dor a longo prazo (somente em emergncia, mas vivo com estado de emergncia diariamente), sou transplanta renal. Fao de tudo para evitar tomar o remdio para dor, para no comprometer o meu nico rim. Tenho feito pilates, terapia, caminhada, acupuntura, e irei comear a fazer hidrogin

Enviado por Cludia em 11/02/2010

Resposta
Ol Cludia, pelo visto seu tratamento est indo bem na parte de exerccios, porm o fato de ser transplantada atrapalha o uso de medicaes. Nesses casos, pensamos em algumas alternativas, pro exemplo a acupuntura, sente alguma melhora? Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 23/02/2010

Comentrio #32 - Hrnea de discou ou fribromialgia


Bom dia! Dr. tenho 31 anos, sinto muitas dores no corpo, mais precisamente na regio cervical e nos braos e aps vrios exames encontramos o seguinte diagnostico de pequena protuso na C5 e C6, e nos ltimos tres meses comecei a sentir formigamento, sensao de choques no corpo todo, dor de cabea (na parte frontal) e facilidade de adormencia, principalmente no dedo da mo esquerda (indicador) e no dedo do p esquerdo. Fiz o exame de eletromiografia e o resultado foi normal. Estou bastante preocupada. O que eu tenho Dr?

Enviado por Valquria em 21/02/2010

Resposta
Ol Valquria, para saber melhor se existe relao do achado de protuso discal (que na maioria das vezes no causa sintomas), melhor consultar um especialista. Atenciosamente, dra Suellen.
Respondido em 23/02/2010

Comentrio #33 - Ser fibromialgia


Tenho formigamentos nos ps e mos e braos, tenho dores lombares, nas costa, na bacia.Vivo sem paciencia sem vontade de nada e sem animo, ao me levantar quero voltar para cama, sou muito nervosa, e tenho dificuldades do sono, estou acima do peso tenho 42 anos e no fao exercicios fisicos porque nem para isso eu me animo, trabalho muito em casa e fora dela, sou agitada. Ser que fibromilgia. /Obrigada

Enviado por Rosana em 22/02/2010

Resposta
Ol Rosana, para o diagnstico de fibromialgia, a senhora deve ser examinada por um mdico e descartar outras doenas. Consulte um reumatologista. Atenciosamente, dra Suellen.
Respondido em 23/02/2010

Comentrio #34 - Ajuda


Doutora Suellen, deu para perceber que vc bem conceituada. Bom Doutora eu venho sentindo muitas dores, pricipalment na regio da nuca, o que me deixa bem mais tensa, a mdica j me disse ser fibromialgia, mas eu ainda fici tensa, pensando em outros diagnsticos, da comea as outras coisas pontadinhas no peito, falta de ar palpitaes cansao, dizem ser tudo do meu quadro de ansiedade, mas mesmo assim ainda fico com aquele pontinho de dvida. tenho 31 anos e estou deixando de viver, pois a todo momeno sinto alguma coisa,j cansei em procurar

12 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

mdicos. me ajude.

Enviado por Vanessa em 22/02/2010

Resposta
Ol Vanessa, infelizmente difcil fazer diagnstico somente com esses dados, mas se a mdica j te examinou e achou que fibromialgia, converse com ela e esclarea suas dvidas. Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 23/02/2010

Comentrio #35 - Especialista no rio de janeiro


Ol doutora. Minha esposa foi diagnosticada com fibromialgia h cerca de dois anos. Desde ento procuramos diversos reumatologistas, experimentamos diversos medicamentos, mas a condio dela est piorando. Poderia por favor me indicar um reumatologista no Rio que verdadeiramente um especialista em fibromialgia? Desde j agradeo.

Enviado por Fabricio em 25/02/2010

Comentrio #36 - Cala frios, fadiga...


Ol, eu frequentemente venho procurando na internet pra saber oque tenho.. Fao tratamento de fobia social, uso medicamento serenata ja tem mais de um ano, sempre fui sedentaria, mas ultimamente eu tenho andado pelo menos para ir para faculdade. Meus sintomas so: Dores nas pernas, parece q tem um monte de elasticos presos nas minhas pernas. Meu brao e pernas ficam muito moles, nao da vontade nem de levantas o talher, nem de andar nem nada. Sinto cala frio, formigamento, no sei bem explicar, mas comea na nuca e vai se irradiando na coluna passa pros braos e vai para as pernas. Sinto MUITO calor, mesmo no frio, mas as vezes sinto frio, mas eh muito raro. O meu caso, quando eu sin

Enviado por Isabele em 28/02/2010

Comentrio #37 - Me ajude por favor


Meus sintomas: muito sono, muito mesmo. Cala frio, formigamento que comea na nuca e passa pelas costas e vai ateh as pernas e braos, Junto com esses cala frios eu sinto muito calor, mesmo se o dia estiver frio. Dor de cabea frequente, fadiga, moleza. Tive suspeita de dengue, mas fazem mais de 3 meses que estou com isso, entao essa chance foi descartada.

Enviado por Isabele em 28/02/2010

Resposta
Ol Isabele, consulte um reumatologista para melhor avaliao de seu quadro. Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 04/03/2010

Comentrio #38 - Relaao entre fibromialgia e artrite reumatica


qual a diferena entre as doenas ? os sintomas so os mesmos/ obrigado

Enviado por Leomara em 01/03/2010

Resposta
Ol Leomara, os sintomas so parecidos para quem no especialista, principalmente pela dor. A diferena que na artrite existe uma inflamao importante e na fibromialgia no. Por isso, a necessidade do exame do especialista. Atenciosamente, Dra Suellen.

13 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Respondido em 12/03/2010

Comentrio #39 - Menisco


ola dotoura sentindo dores no joelho fiz uma ressonancia e foi diagnosticado diiscreta alteraao na intensidade de sinal no corno anterior do menisco lateral sugerindo processo degenerativo

Enviado por Rosangela em 04/03/2010

Comentrio #40 - No sei o que tenho


Oi Dr. vou tentar ser breve e clara, as vezes me bate um desanimo total mal humor e irritao extrema , pessei por uma perda na familia a alguns anos e desde ento vivo com medo de doenas e preocupada com algumas coisa, trabalho muito as vezes de salto alto e subo muita escada, a mais de 1 ano meu joelho direito vive com derrame articular e os medicos dizem que no nada apenas que preciso dar um descando para minha articulao mais nunca fiz exames s aqueles que o ortopediat vira a perna pra todos os lados e no sinto nehuma dor tempos uns tempos pra ca ando sentido dor nas pernas dos joelhos pra baixo que vai para os p so pontadas leves e parece que

Enviado por Daniele em 07/03/2010

Comentrio #41 - Dvidas


Dra. gostaria de expor um pouco o meu caso, sinto dores praticamente em todo o corpo, tenha muita dor de cabea, dores nos braos pernas, perda de cabelos, gostaria de saber de que se trata?

Enviado por Maria em 12/03/2010

Resposta
Ol Maria, para melhor avaliao e diagnstico consulte um reumatologista. Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/03/2010

Comentrio #42 - Fibromialgia


Dra. fui diagnosticada com fibromialgia, sinto dores fortissimas em todo o corpo, formigamento, dores de cabea, fadiga e durmo muito mal, acordo com o corpo todo dolorido. Ha seis anos sofro desse problema que esta comprometendo o meu trabalho cada vez mais, pois estou sempre de licena de saude.Gostaria de saber qual especialista devo procurar pois ja nao aguento mais tanta dor.

Enviado por Francineia em 15/03/2010

Resposta
Ol Francineia, procure um reumatologista para o tratamento de sua fibromialgia. Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/03/2010

Comentrio #43 - Dores


Bom dia Dr., meu nome Kathia e tenho 45 anos, h uns 15 dias comecei a sentir dores muito fortes pelo corpo (muscular, articulaes ... as vezes nem sei iidentific-las corretamente), fiz exames laboratoriais (hemograma, reumatolgicos) e Raio-X, todos normais. Fui no psiquiatra e ele me explicou sobre a Fibromialgia, inclusive, me receitou um antidepressivo pq sou uma pessoa muito melanclico (deprimida, ansionsa, nervosa, etc.), allm disso, atualmente no fao atividade fsica. Marquei uma consulta com a Sra. (23/03), vou levar todos os meus exames. Obrigada/abraos.

Enviado por Kathia em 17/03/2010

Comentrio #44 - Incomodooo

14 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

SINTO UM CANSAO FISICO MUITO GRANDE,UMA CERTA RIGIDEZ NOS DEDOS DAS MOS E MUITA DOR NA NUCA,PESCOO. O NERVO DA COCHA DOI MUITO E TBM NA PLANTA DOS PS UMA DOR INCOMODA. ALIAS DOI TUDOOOOO.

Enviado por Dalveni em 17/03/2010

Comentrio #45 - Respondendo a sua pergunta sobre acupuntura


Boa noite Dr. Suelen, fao pilates, hidroginastica, acupuntura e terapia, falando sinceramente com a senhora, em relao aos exerccios fao lentamente dentro do meu limite, tem aulas de pilates/hidroginastica que preciso parar descansar, quanto a acupuntura, est sendo bom porque quando chego em casa durmo a tarde toda, mas no tira a dor. E fao a terapia para explodir a minha dor, e aprender a aceit-la. A Hidroginastica mesmo cansada gostoso ficar na piscina aquecida, muito relaxante. Grata por responder. Abraos - Cludia

Enviado por Cludia em 18/03/2010

Comentrio #46 - Dores em todo corpo


BOA TARDE! HA MUITOS ANOS FAO TRATAMENTOS, TIVE DORMENCIA NAS MOS E BRAOS, CHEGOU A INFLAMAR, FOI TRATADO COMO TENDINITE, TENHO DORES NOS PES QUANDO ME LEVANTO, TIVE INFLAMAO NA COLUNA CERVICAL AFETANDO TODO LADO ESQUERDO, TENHO DORMENCIA CONSTANTE NAS MOS, E ALGUNS DEDOS SO TOTALMENTE DORMENTE, DORES NO JOELHO E PERNAS, MEU TORNOZELO ESQUERDO E INCHADO, O ORTOPEDISTA DIZ QUE NORMAL E ASSIM MESMO, DEPOIS QUE FIQUEI SABENDO DOS SINTOMAS DA FIBROMIALGIA, ACHO QUE MEUS SINTOMAS SO PARECIDOS.POR FAVOR ME DE UMA ORIENTAO. NEUSA UBATUBA

Enviado por Maria em 18/03/2010

Resposta
Ol Maria Nesua, para um diagnstico correto, consulte um reumatologitsa. Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/03/2010

Comentrio #47 - Dores


Preciso de ajuda. Estou sentindo dores horrveis nas plantas dos ps, formigamento, adormecimento das mos e uma sensao de frio nos ossos. J fui ao ortopedista, fiz infriltao e nada. Anlgsicos, antedepressivos, gelo, acupuntura, nada. O que fao?

Enviado por Dilci em 20/03/2010

Resposta
Ol Dilci, converse com seu mdico a respeito do tratamento sem melhora significativa, quem sabe no h uma outra opo para tratamento ou outro especialista que ele possa te encaminhar. Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/03/2010

Comentrio #48 - Dores


sinto muitas dores nos pes,no corpo todo,fadiga,cansao,dor no siatico.

Enviado por Adriana em 22/03/2010

15 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Resposta
Ol Adriana, consulte um reumatologista para um diagnstico correto e tratamento. Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/03/2010

Comentrio #49 - Menisco


ola doutora ja fiz um comentario talvez voce nao tenha entendido por isto estou fazendo outra pergunta fiz uma ressonancia do joelho e deu discreta alteraao na intensidade de sinal no corno anterior do menisco lateral sugerindo processo degenerativo nao sinto muitas dores sou acostumada a fazer atividade fisica fui em varios medicos um diz que e cirurgia outro diz que nao por isso estou fazendo hidroginasti e caminhada quando chego coloco compressa de gelo estou me sentindo bem tenho 55 anos com disposiao de 20 gostaria de saber sua opiniao sim posso fazer alongamento? espero resposta agradeo se voce puder me orientar

Enviado por Rosangela em 26/03/2010

Resposta
Ol Rosangela, o caso de alterao degenerativa no menisco sugere um quadro crnico que ocorreu ao longo do tempo, no sendo considerado uma urgncia, o exerccio de hidro e alongamento so bons. Porm caso no esteja melhorando, pea opinio ortopdica sobre cirurgia. Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/03/2010

Comentrio #50 - Inflamao na coluna cervical


h 3 meses ou - tive derrepente crises fortes no anti brao esquerdo.tipo uma caembra, envolvia desde o nervo do pescoo, decendo pelo ombro e antes brao. fiquei 15 dias de cama sem poder lavar um copo, alem das dores tambem tinha um formigamento que decia at a mo, passei por vrios mdicos, ortopedistas, clinico geral,fiz raio x, ultra sonografia, mas so acusava uma pequena inflamao, tomei muitos ante inflamatorio, comprimidos e ingees fortes...hoje no tenho mais as fortes dores, mas sinto o ombro canado, parece que os ossos do ombro esto meio desencontrado, ressumindo uma dor suportavel, mas no estou totalmente curada, vivo tomando dor flex%2

Enviado por Lurdes em 28/03/2010

Resposta
Ol Lurdes, consulte um reumatologista para avaliar melhor seu quadro e pensar num tratamento mais adequado. Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 04/04/2010

Comentrio #51 - Duvida


Dr.boa tarde,fiz uma termometria cutanea,e foi diagnosticado que tenho fibromialgia,o medico me receitou (cloridrato de ciclobenzaprina)e (nortriptilina)seria este mesmo o tratamento? No seria possivel um tratamento menos agressivo? E qual atividade fisica a mais recomendada para mim,fisioterapia seria bom?agradeo a sua atenao.

Enviado por Marcia em 01/04/2010

Resposta
Ol Marcia, para o tratamento da fibromialgia est bem indicado o uso das medicaes citadas. A prtica de exerccio fundamental para o tratamento ter sucesso. As melhores modalidades so aquelas sem impacto, de preferncia

16 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

alongamentos, ginstica leve, natao, hidro, caminhada.... Atenciosamente, Dra Suellen.


Respondido em 04/04/2010

Comentrio #52 - Dores


Boa noite Dra Suellen. MInha namorada sofre de fibromialgia, ela tem dores nas pernas, ardencias nos olhos, muita dor de cabea, enjoa, cansao e desanimo. Ela anda com baixo astral pelas dores dela, e uma pessoa nova, no conseguimos nem passar os finais de semana direito, pelo sono excessivo que ela tem. Ela toma antidepressivo, relaxante muscular, faz RPG, mas mesmo assim reclama. O antidepressivo que ela toma d muito sono, sendo que outro que ela tomou no fazia efeito. Oque ela pode fazer para ter uma vida mais saudavel? A e ela muito ansiosa! Por favor me ajude. Agredeo pela Ateno!!!

Enviado por Alex em 06/04/2010

Resposta
Ol alex, o tratamento do fator emocional importante para melhora do quadro de dor. Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentrio #53 - Formigamento


Ola dra suellen, a algum tempo comecei a sentir um estranho formigamento incesante nas maos, depois de alguns dias esse formigamento se expalhou por todo corpo sinto como se meu corpo inteiro estivesse formigando sem parar, isso me atrapalha muito sinto mto cansao, tontura, fico irritada, choro a toa, e as veze nem mesmo consigo fazer coisas simples como escrever, dirigir, calar um chinelo, meu corpo fica todo duro. ME AJUDE DRA. JA NAO SEI MAIS O QUE FAZER PRA ISSO PARAR. Obrigada pela ateno.

Enviado por Fabiana em 13/04/2010

Resposta
Ol Fabiana, consulte um reumatologista para avaliar o seu quadro, fazer um diagnstico correto e iniciar um tratamento. Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentrio #54 - Rigidez nas juntas dos dedos da mo


Ol Dr., Minha filha tem 16 anos, e h dois meses atrs teve uma infeco intestinal e precisou tomar bactrim F, durante a crise de vmitos e febre ela teve enrregecimento das juntas da mo direita, depois passou, agora as vezes ela sente esse enrregecimento , sem dor, e depois passa , o que devo fazer? Obrigada, Miriam

Enviado por Miriam em 22/04/2010

Resposta
Ol Miriam, se as "crises" de dor forem frequentes ou constantes, leve-a num reumatologista para avaliar melhor o quadro. Att, DRa Suellen.
Respondido em 25/04/2010

Comentrio #55 - Dor nas costas

17 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

ola dra.s into essa dor a tres anos essa dor veio em um dia que estava muito preocupada ai comeou tudo , sinto dor so no lado esquerdo comea em cima da cabea em apenas um ponto depois dece pra as costas uma dor terrivel e depois para brao minha mao e minha perna e pe e as vezes com queimaao, oque pode ser ja fui ao medico varias vezes fiz muitos exames estou deseperada mim ajude por favor

Enviado por Patricia em 24/04/2010

Resposta
Ol Patrcia, consulte um reumatologista para avaliar melhor seu quadro. Att, Dra Suellen.
Respondido em 25/04/2010

Comentrio #56 - Fibromialgia


Pelos sintomas acima me encaixo no diagnostico de fibramialgia. Estou com 60 anos fao musculaao 3 vzes por semana e realmente o exercicio fisico ate agora foi o que deu mais resultado. contudo h dias em que as dores pioram muito. O pior disso tudo que as vezes tenho a sensaao que so estou esperando a morte chegar, pois as vezes o desanimo e muito grande. Qual o melhor especialista para tratar esta doena?

Enviado por Ruth em 28/04/2010

Resposta
Ol Ruth, consulte um reumatologista. Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/05/2010

Comentrio #57 - Voluntria para grupo de estudo de fibromialgia


Conheo uma pessoa que faz parte de um grupo de voluntrios para o tratamento de fibromialgia do Hospital So Paulo. Gostaria muito de participar deste grupo, como fao?

Enviado por Susete em 30/04/2010

Comentrio #58 - Tenho dor em todas partes do corpo,principalmente nas juntas


ola dra: por favor o que devo fazer fao, tratamento com reumatologista e o medico fala que estou boa para trabalhar,tenho uns tres anos que cinto dores agudas e fortes que latejam e essa dor no corpo todo principalmente nas juntas so que se espalha no lugar ,comea assim primeiro comeando a tipo uma cobrinha mechendo depois comea a queimar e inchar e depois nao consigo nem se mecher por mais ou menos uns tres ou quatro dias ,isso quando ataca na perna eu nao consigo nem levantar da cama ,parece que estou paralisada,nao ponho o pe nem no chao ,nem se mecho ,isso quando dar na perna e quando dar no ombro nao consigo nem se mecher fica paralisando,nao consigo nem passar sabonete

Enviado por Ana em 08/05/2010

Comentrio #59 - Dores


Ol, tenho muita dores nas juntas das mas. Principalmente a noite. Agora durante o dia estou ficando sem firmeza que devo fazer? Obrigada,

Enviado por Mrcia em 11/05/2010

Resposta
Ol mrcia, consulte um reumatologista para avaliar melhor seu caso.

18 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Att. Dra Suellen.


Respondido em 13/05/2010

Comentrio #60 - Dores


ola,quero dizer que tenho dores por todo o corpo nas articulaes nos joelhos sinto agulhadas nos nervos e principalmente dor de cabea na nuca e sobe para o centro da cabea e diroto para os olhos e uma dor insuportavel eu no aguento mais tenho vontada de cometer suicidio comigo ja procurei varios medicos proficionais de cabea ja fiz resonancia da cabea no deu nada fiz isame de raio xiz do rosto da nuca fiz tudo que mandaram e os medicos me passam remedios que fazem muito mal para meu organismo parei com tudo mas eu me entupo de dorfex sa vezes chego a tomar 4 por dia mas a dor no passa .eu pra falar a verdade preferia que me passasem um remedio que me tirasce a vida .tenho 41%2

Enviado por Lia em 13/05/2010

Resposta
Ol Lia Procure urgente um psiquiatra. att, dra Suellen.
Respondido em 13/05/2010

Comentrio #61 - Tenho fibromialgia posso fazer drenagem linfatica


boa tarde, Dra. tenho fibro a dois anos, consigo adminstrar o tratamento com exercicios e alongamento quando sinto as dores que agora sao bem menores consigo melhorar com medicamentos. Gostaria de comear uma sessao de drenagem linfatica, isso seria bom? aguardo seu retorno. grata,

Enviado por Shirley em 18/05/2010

Resposta
Ol Shirley pode realizar a drenagem linftica. Att, dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentrio #62 - Preciso de um reumatologista especialista em fibromialgia


Bom dia, J h algum tempo tenho sentido dores nas articulaes, e incrivelmente as dores se alternam. Alm da falta de disposio e dores de cabea, tenho outros sintomas da doena. Talvez no seja, e por no saber, preciso de um especialista que me ajude com isso. No entanto, tenho lido que nem todos os reumatologistas so especialistas em Fibromialgia. Conseguiria me indicar algum bom? Estou na regio da zona sul e me ajudaria muito se indicasse uns 3 ou 4. Obrigado, Evandro Carvalho

Enviado por Evandro em 20/05/2010

Resposta
Ol Evandro, para marcar uma consulta ligue para 3263 0038. att, dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

19 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Comentrio #63 - Sitomas


ol doutora, estou a alguns meses sentido algumas alteraes uma fadiga constante que foi piorando, vindo ento ter refluxo e arrotos excessivos e tendo pontadas na barriga, peito, dedos e ombro geralmente esquerdo que melhoro aps eu arrotar, posteriomente tive alteraes intestinais , constipao com um pouco de secreo com isso tive problema de hemordias ou fissura por que as fezes sairam secas e grossas ento sangrava. os arrotos em excesso so dirios ! pode ser fibromialgia doutora? abg doutora!

Enviado por George em 23/05/2010

Comentrio #64 - Sitomas


ia esquecendo tambm tenho espasmos na coxa, braos e pequenos tremores nos olhos!!

Enviado por George em 23/05/2010

Resposta
Ol George, consulte um reumatologista para melhor avalio de seu quadro doloroso e um proctologista para avaliao de seu quadro intestinal. Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentrio #65 - Que doena e essa


dor no peito,falta de ar,formigamento no brao esquerdo e mos

Enviado por Iracema em 25/05/2010

Comentrio #66 - Fibrimialgia


Ol minha me tm 36 anos e foi diagnosticada a doena de fibrimialgia. Ela toma um medicamento forte que no me lembro o nome. Mas tm vezes que ela quase no consegue se levantar, gostaria de saber qual tipo de exercicio ela devceria fazer. E se existe uma dieta a ser seguida?

Enviado por Cintia em 25/05/2010

Resposta
Ol Cintia, no existe uma dieta especifica para fibromialgia. Exreccios de alongamento dirios e aerbicos de baixo impacto regulares (ginstica, caminhada, hidroginstica) so bons. Outras opes so pilates e yoga. Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentrio #67 - Muita dores no corpo enteiro


preciso de ajuda ,por quanto no sei o que fazer,fao tratamento a seis anos com Pquisiatra em posto de sade na regio de Parelheiros sto amaro, ja tomei muitas medicaes e nada resolveu ate este momento,sinto dores,nervo abalado,tenho insonia ,tomo anti depresivo, preciso de remedio para dormi,e, quando eu consigo dormi, tenho pesadelo,coisas que no consigo esplicar,acordo com muito medo em relao o que eu sonhei,as vezes vejo bicho da cor preta que querem me pegar,o dezespeiro me toma,comea o peito queimar e falta de ar.

Enviado por Jos em 26/05/2010

Resposta
Ol Jos,

20 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

consulte um reumatologista para avaliar melhor esse quadro de dor no corpo, e talvez tenha que mudar seu tratamento antidepressivo tambm. Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentrio #68 - Dores


ola doutora tenho 31 anos faz um ano que venho sentindo dor no peito sinto que ele est inchado quando aperto tambem di tenho dor de cabea dor no pescoo axila dor e formigamento no brao e mo na perna e brao tambem minha face doi meu olho e nariz lembrando que tudo isso do lado esquerdo j no sei mais o que fzer ja passei no cardiologista fiz eletro ecocardiograma teste da esteira e nada de anormal o que devo fazer parece que vou morrer at palpitaoes eu tenho estou muito mal sinto frio as vezes calor perco a fome acordo na madruga passando mal por favor me ajude o que devo fazer desde ja agradeo

Enviado por Monica em 31/05/2010

Resposta
Ol Monica, devido ao quadro descrito, consulte um reumatologista para avali-la melhor. Att, Dra Suellen.
Respondido em 14/06/2010

Comentrio #69 - Dores


Ol doutora. Desde pequena sinto muitas odres nos ps e pernas. Atualmente as dores temespalhado para o resto do corpo. Ombros, braos, cabea. Sinto muito cansao e sem disposio para o trabalho. O que pode ser? Jumria Lima

Enviado por Jumria em 02/06/2010

Resposta
Ol Jumaria, sugiro que consulte um reumatologista para avaliar melhor seu quadro. Att, Dra Suellen.
Respondido em 14/06/2010

Comentrio #70 - Exames


Fiz um exame para detectar se tinha alguma doena reumatica, chamado de FAN, pois estou com muitas dores nas articulaes - e o resultado foi o seguinte 1/640 pontilhado denso fino. Vi na internet que ele pode estar presente em pessoas normais com titularidade baixa, essa titularidade pode ser sugestiva de doena reumatica, ou as dores podem ser fibromialgia?

Enviado por Alexandra em 12/06/2010

Resposta
Ol Alexandra, para diagnstico e tratamento, consulte um reumatologista. Att, Dra Suellen.
Respondido em 14/06/2010

Comentrio #71 - Dores no corpo


Boa tarde, tenho bastante dores na nuca, nas costas , braos , gluteos , coxas , joelho e ate o pe. tenho dores de cabea quase todos os dias dormencia nas maos e pes, ja fiz ressonancia , tomografia, ultrassonografia e outros .... meu medico diz que nao tem nada de anormal nos exames e me encaminhou para um neuro.

21 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

sera que tenho fibromialgia???? Grata

Enviado por Claudia em 17/06/2010

Resposta
Ol Claudia, realmente a fibromialgia uma doena de excluso, ou seja, quando se faz exames e no h achados que justifiquem o quadro. Sugiro que consulte um reumatologista para avaliar melhor seu quadro e se for fibromialgia, iniciar um tratamento adequado. Att, dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentrio #72 - Dores


Ol doutora,sinto dores h uns 5 meses no corpo todo(principalmente nas pernas,braos,peito e garganta) como se ela se movimentasse,fincadas e fisgadas regulares,no consigo dormir,meu sono sempre interrompido e ai no consigo voltar a dormir at que chega a exausto e caio no sono mas quando acordo estou muito cansado,como se tivesse apanhado muito,sinto mal estar que no sei explicar como se fosse uma febre mas sem estar quente,alias ao contrrio meu corpo esfria...Oq poderia ser?Se puder me responder por email agradeo doutora!Obrigado.

Enviado por Pedro em 18/06/2010

Resposta
ol Pedro, sugiro que voc consulte um reumatologista para avaliar melhor seu quadro e fazer um diagnstico preciso. Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentrio #73 - Fibromialgia


ola!, gostaria de saber se a fibrimialgia pode causar trepidaes ( estalos ) nas articulaes. tenho todos os sintomas da fibromialga, dores no corpo todo, mas a dor e constante nas costas localizada na escapula. dores nos ombros e no tornozelo esquerdo. o que me deixa em duvida e o estalos isso pode ser sintomas. estou aguardando a resposta. obrigada!

Enviado por Simone em 19/06/2010

Resposta
Ol Simone, consulte um reumatologista para avaliar seu quadro e exame fsico para saber se seu diagnstico esse. Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentrio #74 - Tendinite no tornozelo


DOR NAO SEI MAS QUE EU FAO TO COM DOR NO TORNOSELO OS MEDICO QUE ME ATENDEU NAO ME FALA QUE EU FAZER ME DA UMA SOLUAO POR FAVOR SOU JOVEM TENHHO SO 51 ANO QUERO VIVER SEM DOR TRABALHO EM FABRICA JA FAS 35 ANOS .

Enviado por Nair em 20/06/2010

22 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Resposta
Ol Nair, sugiro que voc passe em consulta com um reumatologista para avaliar melhor seu quadro, fazer diagnstico e tratamento adequado. Att, Dra suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentrio #75 - Peo ajuda


TEM ALGUMA SOLUAO COM DOR NO CALCANHAR ,ESPORAO OU TEMDINITE ME ENVIA POR MEIO E-MEIO PORQUE NAO COSTUMO ENTRAR NO SAI MUITO OBRIGADO

Enviado por Nair em 20/06/2010

Comentrio #76 - Dores no corpo


ola tenho 18 anos e sempre tive muita dor nos ombros,pescoo e costas... tenho muito cansao e sonolencia...o q pode ser?aguardo resposta...obrigada.

Enviado por Ruane em 05/07/2010

Resposta
Ol Ruane, sugiro que voc passe em consulta com um reumatologista para melhor avaliao, exames, fazer um diagnstico e tratamento. Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentrio #77 - Fibromialgia


Dr.,gostaria de saber quem tem essa doena que ja e considerada cronica ,tem direito a se aposentar?

Enviado por Lucimar em 13/07/2010

Resposta
Ol Lucimar, apesar de ser uma doena crnica, dificilmente conseguir benefcio, pois uma doena que NO causar deformidades fsicas. Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentrio #78 - Dvida


Tenho dor na nuca, no ouvido, no pescoo, no ombro direito que irradia para os braos e mo(lado direito) Tenho Acromio Ganchoso e tendinite do supra espinhoso(deste lado).Isto h mais de 6 anos. Recentemente comecei a sentir dor no osso do quadril esquerdo e nos exames contam formao cstica no psoas compativel com cisto sinovial ,ganclionar ou perilabral e pequena leso no labrum acetabular.Tomei antiflamatorios e prednisona 20mg de 8 em 8 horas por dez dias ,no melhorou nada e agora a articulao do quadril e o joelho do outro lado comeou a doer muito .O que pode ser que no respondeu aos medicamentos?O VHS deu um pouco alterado e o fan uma pequena auterao%2

Enviado por Rosangela em 14/07/2010

Resposta
Ol Rosangela, marque uma consulta com reumatologista para melhor avaliao de seu quadro, Att, Dra Suellen.

23 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Respondido em 22/07/2010

Comentrio #79 - Fibromialgia


tenho fibromialgia e gostaria de saber se existe especialista gratuitos no rio de janeiro e qual o melhor tipo de tratamento???

Enviado por Claudia em 22/07/2010

Resposta
Ol Claudia, procure atendimento de reumatologista no SUS. Att, Dra Suellen.
Respondido em 24/07/2010

Comentrio #80 - Informao


Sofro a quase sete meses iniciando com faringite, camsao intenso, ndulos nas pernass e dores articulares a trs meses foi diagnsticado AR, no tenho rigidez muscular mas as dores so frequentes e intensas mesmo tomando glicocorticodes 12g e 200 de hidroxicloroquina e metotrxato de 12 em 12 horas trs vezes na semana j voltei ao mdico e ele aumentou a dose e as dores no cessa. O que fao? Meu mdico fica a quase 200km da minha cidade.Fiquei muito assustada pois um dos meus FR est em 1.024 e ele falou que eu posso ter cncer em qualquer regio do meu corpo. Peo esclarecimento. Um abrao.

Enviado por Marta em 24/07/2010

Comentrio #81 - Quero muito ser ajudada!


boa tarde dra: SUELLEN, preciso tanto que me oriente pois estou completamente s, pois est muito difcil conseguir um reumatologista, j procurei e os hospitais que tem no esto marcando porque a demanda muito grande e eles no fazem mas fichas.a fica mas complicado ainda porque eu quero me tratar mas no consigo. continuo sentindo dores, me sentindo totalmente sem motivao, mas consigo me segurar ainda na esperana que tudo vai dar certo. desde j agradeo muito obrigada clia.

Enviado por Clia em 29/07/2010

Resposta
Ol Clia, primeiro voc deve procurar um mdico para saber se o diagnstico est correto. caso seja fibromialgia, a prtica de exerccios alongamento e de baixo impacto so recomendados. Att, Dra Suellen.
Respondido em 29/07/2010

Comentrio #82 - Ser que tenho fibromialgia


OI DOUTORA, A UNS QUATRO ANOS ATRAS COMECEI A SENTIR DORES FORTES NAS ARTICULAOES, QUE INCHAVAM TAMBEM, PROCUREI VRIOS MEDICOS, NAO ENCONTRARAM NADA, ESSAS DORES E ESSES INCHAOS VAO E VEM, S VEZES SEM NENHUM ESFORO, E OUTRAS VEZES POR ALGUM ESFORO DE FORMA REPETITIVA, COMO POR EXEMPLO, ACELERAR UMA MOTO, ENROLAR BALAS, COISAS QUE NAO PRATICO DIARIAMENTE, MAS SE FAO POR ALGUM TEMPO COMEAM AS DORES TERRIVEIS, E MUITAS VEZES, DA MESMA FORMA QUE VEM VAO EMBORA, SAO DORES E INCHAOS MIGRATRIOS, SER QUE PODE SER FIBROMIALGIA. TENHO SOFRIDO MUITO COM ESSAS DORES O QUE FAZER!

Enviado por Ana em 05/08/2010

Resposta
Ol Ana Paula,

24 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Geralmente a fibromialgia uma doena crnica (contnua), quando no tratada. Para melhor avaliao de seu quadro, consulte um reumatologista. Att, Dra Suellen.
Respondido em 08/08/2010

Comentrio #83 - Dor e formigamento


boa tarde!! gostaria de saber: meu pai esta com dor e formigamento na mao e no brao esquerdo.ele ja foi ao medico e disseram que e sindrome tunel do carpo,mais ele voltou la hoje com muita dor principalmente a noite e ja tomou varios remedios p/dor e ate injeao e o medico disse que sindrome do tunel do carpo nao e mais o soro melhora um pouco a dor mais volta novamente a doer. o que sera que e?me ajuda por favor!! obrigada. atenciosamente,luciana.

Enviado por Luciana em 07/08/2010

Resposta
Ol Luciana, leve seu pai a um reumatologista caso persista a sndrome do tnel do carpo. Att, Dra Suellen.
Respondido em 08/08/2010

Comentrio #84 - Sintomas de depresso


Ultimamente no me tenho sentido nada bem,a um ano ats foi a psiquiatra ela detectou que estava sofrer de depresso fiz o tratamento com paraxetina e alprazolam,e melhorei,de momento,sinto desanimo se vonta para nada.tenho muita dificuldade para dormir o deve ser? Me ajudem por favor. Ser Fibromialgia no sei mas o que devo fazer. Obrigado

Enviado por Sofia em 09/08/2010

Resposta
Ol sofia, a fibromialgia um doena DOLOROSA crnica que pode piorar com estados emocionais alterados. Para melhor avaliao de seu caso, consulte um reumatologista. Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentrio #85 - Formigamento...


... tenho 73 anos, hipertensa, diabtica e safenada. Durmo mal e quase sempre tenho formigamento na nuca, nos ombros e nas mos, o que me impede de conciliar o sono quando assim acordo. Mudo de posio e pouco adianta. O formigamento continua e s passa se me ponho de p e comeo a me movimentar. Tem tratamento isso? Qual? Grata.

Enviado por Ivonne em 09/08/2010

Resposta
Ol Ivonne, para melhor avaliao de seu quadro, procure um especialista (reumatologista, neurologista), porm o quadro de for no foi citado. Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

25 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Comentrio #86 - Dor em todo o corpo


dra SUELLEMsinto muita dor no corpo. dores essa q faz eu fica sem postura e envergo . me ataca na parte da manha e autera meu sistema nervoso .e toutura com laberitite e falta de concentraao . fiz vario isame e um deles prova de atividade reumatica anti-estroptolisna =180ui.proteina c reativa negativa .esse foi tator reumatoide latex=positivo .muco proteina 67mg/100ml por favor diga se reumatismo . fico muito triste as dores q sinto o ortopedista me passou anti depressivo .rivotril e nao me disse nada eu nao comprei por favor me ajude eu melhoro um pouco guando tomo diazepan obrigado

Enviado por Damiana em 09/08/2010

Resposta
Ol Damiana, para saber se voc tem "reumatismo", voc deve passar em consulta com reumatologista e junto levar seus exames para melhor avaliao. Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentrio #87 - Preciso de ajuda


Dra Sellem,Boa noite,tenho muitas dvidas respeito do que posso ter.Passei um outro email para a senhora,mais lendo sobre a fibromialgia vi que tem alguns sintomas parecidos com os que sinto,mais infelizmente os mdicos que passei e o que me acompanha atualmente que um imunologista chegou a nenhuma concluso ainda.Sinto muitas dores,dores insuportveis principalmente nas mos,cotovelos,joelhos e nos quadris,chego a ficar travada, fiz vrios Rx mais deu nada,por ltimo agora fiz tumografias que ainda vou pegar resultados. estou suportando mais.Me d uma luz. Desde j agradeo.

Enviado por Elaine em 09/08/2010

Resposta
Ola Elaine, a fibromialgia uma doena de exclusa, deve-se excluir a presena de outras doenas. Portanto, consulte um reumatologista para melhor avaliao. Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentrio #88 - Doenas cronicas


gostaria de saber se eu tenho condies de estar com fribalgia, pois tenho artrose ,abalamento,ernia de disco e espondilopatia lombar cronica e tenho burcite - alem dos mencionados em cima tambm tenho hepecodinite e tambm tenho burcite nos ombros e tambm e tendinite nos dois braos.Tenho problema chamado distonia cervical na cabea.Fao uso de medicamentos ...Gostaria de saber tbm se tenho fibralgia nos dois braos.

Enviado por Aflaine em 12/08/2010

Resposta
Ol Aflaine, a fibromialgia difusa, pode atingir todo o corpo. Para saber se tem fibromialgia, consulte um reumatologista para melhor avaliao. Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentrio #89 - Presso arterial


Ol Dra.gostaria de saber se a presso arterial tem influncia sobre a fm, pois eu sou obesa e tenho presso baixa. Geralmente obesos tem presso alta e minha famlia, todos tem, s eu tho baixa. Desde j muito obrigada.

26 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Enviado por Mrcia em 15/08/2010

Resposta
Ol Marcia, no comum a fibromialgia causar diminuio da presso arterial. Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentrio #90 - Doena reumatologiscas pode relaao com abortos


la Dr: gostaria de saber se doenas reumatologiscas tem relaao com aborto sinto muitas dores e uma vez passei num clinico geral ele me disse que eu tinha fibromialgia, ja tive 3abortos a minha medica ginicologica disse que era problema imune entao na terceira gravidez tomei fragmin 5000 ,mesmo assim abortei novamente com 7semanas em todas foi com 7 semana e sentia muita dor na perna cheguei pensa que tava tendo uma trombose entao fiz os exames e estava tudo bem ,a senhora acha que devo proucura um reumatologista. Muito obrigado pela orientaao

Enviado por Eliane em 17/08/2010

Resposta
Ol Eliane, sugiro que procure sim um reumatologista para melhor avaliao de seu quadro, e investigao/excluso de doena reumatolgica. Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/08/2010

Comentrio #91 - Proucuro ajuda...


ola. dr faz seis meses que trabalho em um frigurifico de aves a temperatura la 5 a 8 graus minha mao congela de tanto frio apesar de usar luvas de pano e plastico sempre que congela minha mao lavo com agua quente faz 2 meses que durmo sentada fui no medico e ele s mobilisou minha mao com uma tala e me passou remedio pra dor fao movimento repetitivo sera que comtrai isso nesse trabalho? agradeo desde ja

Enviado por Lucni em 21/08/2010

Resposta
Ol Pode ser que no frio a sensao dolorosa fique mais intensa. Att, Dra Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentrio #92 - Fibro (manifestaes)


Prezada doutora, Estou iniciando junto a um Reumato(aqui em Salvador)uma invetigao para saber se sofro de Fibro ou Fadiga crnica(So irms?).Gostaria de saber se a Fibro pode acometer intestino e peritnio, pois aps uma infeco intestinal (ao que parece pelo hemograma,tratar-se de viral segundo uma Gastro),estou sentindo dores em todo baixo ventre e tambm no quadril regio do citico.Doi direto,e desce pela virilha.No estou com febre,meu apetite est normal.Desde j obrigada pela ateno. Att. Manuela.

Enviado por Manuela em 21/08/2010

Resposta

27 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Ol Manuela, no existe uma causa especfica para o incio de fibromialgia. A dor crnica pode ser um fator, porm para melhor avaliao de seu quadro continue sua investigao com o reumatologista. Att, Dra Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentrio #93 - Angstia


Dra , h 6 anos minha vida comeou a mudar qdo fui trabalhar como corretora de imveis, tive dificuldade no calado, e dai para frente s mistrios. Meu p esquerdo no tem apoio no dedo e passei a andar batendo o p no cho sem colocar o calcanhar 1, e foram surgindo outros problemas como: O caminhar do p esquerdo, em dor, apenas com formigamento nos dedos, agora a planta dope direito doi muito, e estou com dificuldade para escrever, sou destra, e na mo esquerda meu dedo indicador est com muita dor na junta e fica como em gatilho, e outras mais.... Preciso de sua ajuda,

Enviado por Iza em 22/08/2010

Resposta
Ol Iza, para avaliar seu quadro com cuidado. sugiro que voc procure especialistas (reumatologista, talvez neurologista e ortopedista). Att, Dra Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentrio #94 - Indicao


Dra Suellen, boa tarde! Gostaria que voc indicasse algum colega seu que trabalha com fibromialgia aqui na regio de Campinas, pois minha me est com essa doena e nos ltimos dias est sentindo muitas dores, membros dormentes... Se puder responder por email, ficarei muito grato.

Enviado por Leandro em 23/08/2010

Comentrio #95 - Indicao


Dra Suellen! Dra, sinto 8 sintomas do indicado comopostado no site, tenho 16 anos, e sinto muita dor no joelho, quando foro muito , e muita dor de cabea, mas fiz exames e o mdico relatou q sinusite. e ssobre as dores no joelho ele diagnsticou que era quase um rompimento no ligamento,mas sem comprovao do exame do joelho. Por favor Dra isto pode ser uma fribriomalgia ou no e essas fisgadas no joelho , quando foro , pode ser um comeo de um rompimento no ligamento? Tem tratamento? Qual? Obrigado pelo sua ateno!

Enviado por Lucas em 28/08/2010

Resposta
Ol Lucas, para saber se voc tem fibromialgia ou outra doena, voc deve passar em consulta com reumatologista. Att, DRa Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentrio #96 - Sintomas


Ol Dra., j estive em consulta contigo, mas de uns meses para c, paralelamente ao tratamento da Fibro, tenho tratado DTM (que desencadeou de forma rpida) e apresento sintomas de formigamento e tremor nas mos, braos e pernas, certa dificuldade para engolir, parestesia, apertamento, fadiga e mal-estar no pescoo, mandbula, garganta e cervical, INTENSOS, e sintomas de fibromialgia j conheidos; Estive com o Neuro para descartar neuropatologias, as ressonncias deram normais, agora acompanho com Psiquiatra e um especialista em doenas

28 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

psicossomticas. Pergunto: A Fibromialgia pode desencadear esses sintomas descritos acima, digo desencadear a DTM e promover esses sintomas horrve

Enviado por Cacau em 12/09/2010

Resposta
A fibromialgia uma sndrome dolorosa crnica, sem inflamao ou outros sinais de gravidade, acaba atingindo o fator emocional. O distrbio psicossomtico tem um fundo emocional mais importante. Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentrio #97 - Duvidas sobre fibromialgia


boa noite dra. tenho fibromialgia diagnosticada a 1 ano e meio aproximadamente, tambem tenho sindrome do panico, ja acostumei com as dores, no comeo ficava angustiada mas hoje j consigo entender certas disfunoes, mas agora estou sentindo formigamento nas pernas, braos,mos e rosto. gostaria e saber se isso faz parte da doena ou se teria que proucurar um medico vascular

Enviado por Maria em 12/09/2010

Resposta
Ol Maria Roberta, a fibromialgia pode ser a causadora de seus sintomas, mas diagnstico de excluso, deve ser avaliada sim por especialistas e descartar outras causas, Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentrio #98 - Dores


boa noite dra.suellen ,tenho sentido varias dores no corpo e tenho uma lesao cerebral (na massa branca),fui diagnostica c/fibromialgia,tenho tidos quadros repetidos de depresso e muito nervosa,me alterando humor inespecificamente,no consigo me concentrar e nem aprender tarefas que antes eram possiveis.h cerca de 15 meses foi detectado tambm o hipotireoidismo gostaria de saber se existe alguma ligao da leso cerebral , hipotireoidismo c/a fibromialgia?

Enviado por Shirlene em 21/09/2010

Resposta
Ol Shirlene, a fibromialgia no tem uma causa especfica. O hipotireoidismo pode causar dor e cansao tambm. Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentrio #99 - Dores


Dra. eu sinto muitas dores no corpo todo apesar de ter problemas na coluna como artose e hernia de disco meu ortopedista sabe o que fazer com as dores,desde 1996 tenho sindrome do panico e depresso uso paroxetina diariamente,e varios relaxantes muscular que parece que fazem mais efeito.H 2 semanas piorei ai tomei uma cx de utracet que adiantou,agora com miosan aliviou mais eu estou com a boca muito amarga,priso de ventre e dores abdominais , gostaria saber se o miosan de 10mg causa essas reaes? suporto mais sentir dores,preciso de ajuda?

Enviado por Maria em 25/09/2010

Resposta
Ol Maria, pode ser efeito da medicao. Att, Dra Suellen.

29 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Respondido em 12/10/2010

Comentrio #100 - Dvida


Gostaria de saber se Fibromialgia e Sndrome da Fadiga Crnica so a mesma coisa. que aps muito exames e nenhum diagnosticarem nada a reumatologista disse que tenho a Sndrome e uma amiga que tem Fibromialgia sente as mesmaS coisas que eu, ou seja dores pelo corpo cansao, sensao de estado febril, etc... obrigada

Enviado por Elizabeth em 27/09/2010

Resposta
Ol Elizabeth, sndrome da fadiga crnica envolve mais a fadiga corporal sem dor, fibromialgia uma sndrome obrigatoriamente dolorosa e que tambm causa muita fadiga. Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentrio #101 - Dores


Ol Dra.,sinto muitas dores por todo o corpo j faz ou _ uns 1o anos. Os sintomas so: .dormncia e aperto na nuca que se estende por todo o corpo,fincadas fortes na cabea,ardencia e dolorimento no couro cabeludo e nos olhos,insnia,dor na coluna,pernas e braos,palpitaes e dor intensa no peito esquerdo,humor alterado causando desconforto intestinal ,queimor nos ps,almento acelerado de peso,reteno de lquido,asia e nusea,fraqueza e muita indisposio etc...

Enviado por Pollyanna em 28/09/2010

Comentrio #102 - Dor no tornozelo


Dr. Estou um tanto quanto desesperada , pois tenho andado com uma dor intensa na rea do tornozelo. No posso nem tocar nessa regio com nada e at mesmo o fato de passar a mo no meu tornozelo sinto uma sensao de agulhada nessa regio. O que pode ser isso?

Enviado por Ana em 04/10/2010

Resposta
Ol Ana. Procure um reumatologista para melhor avaliao de seu quadro. Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentrio #103 - Dores nas untas dos dedos....


grande parte das informaes na mensagem \"fibromialgia\", tenho sentido especialmente no dia de hoe, dia das criancas, 12 - 10 - 2010. est difcil um pouco para escrever, para esticar os dedos, para ser bem franca.... tenho feito acumpuntura por 3 tres meses por outras causas, em me sinto bastante melhor, mas neste dia \"today\", todo tipo de exercicio da mao que fao, tem sido sofrvel. o que devo fazer?

Enviado por Erlane em 12/10/2010

Resposta
Ol Erlane, procure um reumatologista para avaliar melhor o seu quadro. Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentrio #104 - Medo

30 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

a tres dias atras acordei normalmente mas nao sentia mais fora na mao direita e estava com o antebrao dormenti da mao ate o cotovelo o que pode ser ajuda-me por favor obrigado

Enviado por Luiz em 12/10/2010

Resposta
Ol Luiz, certifique-se de que no dormiu em cima do seu brao, atrapalhando a circulao. Caso no seja esse o caso, consulte um reumatologista. Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/10/2010

Comentrio #105 - Fibrimialgia


Ol, Dra tem mais de um ano que tenho fortes dores no ombro esquerdo, de inicio era mais um tenso muscular que melhorava com analgsicos e depois voltava, s que de alguns meses para c ficou crnico j passei por varios tres ortopedistas um disse que buprsite, outro tedinite, e outro disse que dor mio facial e agora por ltimo me diagnosticou fibrimialgia, prem me deu um pedido resonncia para descartar outras possiveis doenas. J no alguento mais pois no tenho mais vida social, com essas dores comecei ter insonia; pois todos os antiflamtorios e intramusculares que j tomei no resolveram e tb fiz varias sesses de fisioterapia mas no

Enviado por Luciana em 17/10/2010

Resposta
Ol Luciana, para melhor avaliao de seu quadro clnico, sugiro que procure um reumatologista. Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/10/2010

Comentrio #106 - Medicao


bom dia, passei por 1 processo doloroso por doena com meu marido, o q me causou sindrome do panico e fibromialgia. Comecei 1 tratamento c 1 reumatologista, acompanhado por exerccios fsicos, e aos poucos fui melhorando e fiquei tima, mas...... infelizmente aps 7 anos voltou smente a fibromialgia por doena do meu marido (alzheimer).Minha duvida a seguinte: continuo meus exercicios, mas no voltei a tomar os remdio (formula:relaxante muscular antiinflamatrio calmante antidepressivo), pois li que tudo isso filtrado pelo rim e posso ter efeitos colaterais. Qual a sua opinio? por gentileza se a sra puder me responda. Grata 1 abrao

Enviado por Maria em 19/10/2010

Resposta
Ol Maria Rocha, o uso crnico de medicamentos pode ocasionar alguma reao no corpo, por isso, toda vez que fizer um tratamento crnico, deve estar acompanhando com um especialista. Consulte um reumatologista para avaliar a necessidade de medicamentos. Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/10/2010

Comentrio #107 - Chuva


Ol, tenho 17 anos e desde os 10 fao exames para descobrir o motivo das fortes dores que sinto nas pernas ou braos quando o tempo esta para chuva e das \"rangeduras\" que minhas articulaes (joelho por exemplo)fazem qndo me flexiono ou \"dobro-as\", nunca quebrei nada, e quando era mais nova o mdico sempre dizia que as dores eram do \"crescimento\"..ano passado fui ao medico e ele me informou que eu tinha fibromialgia, mas no me explicou, e s me receitou antiflamtorios..s que cada vez que vai chover as dores aumentam e pioram...muitos duvidam qndo relato isto..mas gostaria de saber se pode ser mesmo fibromialgia ou pode ser outro diagnstico?

31 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Enviado por Viviane em 19/10/2010

Resposta
Ol Viviane, para avaliao e diagnstico, voc deve passar em consulta com um reumatologista. O diagnstico clnico. Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/10/2010

Comentrio #108 - Fibromialgia


Boa tarde Dra. passei no clnico geral e fiz um monte de exames que no deu nada, pois sinto muitas dores no corpo, nuca, cabea, falta de memria e concentrao, o clnico me encaminhou para o reumato, a consulta foi muito rpida e logo ele confirmou a fibromialgia, mas no senti muita firmeza, tenho certeza que tenho a doena, mas gostaria de saber como feito o diagnstico no consultrio, s com perguntas? O mdico no perguntou se tomo outro remdio ou se tenho outras doenas.... Tenho hipotiroidismo e tomo puran t4 de 75, o Dr. me indicou um relaxante muscular para tomar todos os dias noite (Miram 5 mg) e outro remdio

Enviado por Joelma em 26/10/2010

Resposta
Ol Joelma, o diagnstico de fibromialgia feito pela histria, exame fsico e excluso de outras doenas. Exames so para excluir outros problemas. Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/10/2010

Comentrio #109 - Dvidas


Dra. queria saber se muita dor no corpo, desnimo, cansao, ansiedade, dormncia nas mos, formigamento nos dedos das mos e nos ps todo, no sei se isso quer dizer algo, mas s tenho 32 anos e tenho isso a mais de 10 anos sempre achei isso normal, preciso mesmo procurar um mdico. Obrigada, Giovana

Enviado por Giovana em 31/10/2010

Resposta
Ol Giovana, sugiro que procure um reumatolgista sim, pois dores crnicas podem acarretar outros problemas, incluindo emocionais. Att, Dra Suellen.
Respondido em 07/11/2010

Comentrio #110 - Tenho fm e estou gravida


Ol, Dra, Gostaria de saber se existe algum medicamento que posso tomar para amenizar a dor ou algum tipo de tratamento. No sei como vou conseguir chegar ao final da gravidez sentindo tanta dor.

Enviado por Adriana em 31/10/2010

Resposta
Ol Adriana, infelizmente no recomendado o uso de medicaes durante a gravidez. O uso de analgsico (algum tipo) pode ser feito. Consulte um mdico. Att, Dra Suellen.
Respondido em 07/11/2010

32 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Comentrio #111 - Reumatologista na cidade de campinas que atende pela unimed


e trata de fibromialgia... estou em plena crise e eu no sei qual mdico me consultar, da sintomatologia que a senhora descreveu eu apresento todos os sintomas... sem excesso at o intestino irritvel.... Preciso de um mdico para me tratar aqui em Campinas. Abraos luciana

Enviado por Luciana em 01/11/2010

Comentrio #112 - Preciso de ajuda


OLA dra SUELLEN tenho fibromialgia ha seis mes estou fazendo tratamento com um neurologista de renome ele mandou eu para a fisioterapia de alongamento , mas nao adianta agora ele quer fazer infiltraao nos nodulos , por favor voce acha que e certo ? pois mesmo com o lirica 75mg e miosan ainda tenho um pouco de dores. O que mehora um pouco e fazer friquiao nos locais das dores, obrigada estarei aguardando sua resposta.

Enviado por Marfisa em 03/11/2010

Resposta
Ol Marfisa, o tratamento inicial de fibromialgia feito com remdios e exerccios. A infiltrao pode ajudar em alguns casos especficos e/ou refratrios. Att, Dra Suellen.
Respondido em 07/11/2010

Comentrio #113 - Sintomas


tremores fortesfraqueza muscular e nauseas pode ser sintoma de fibromialgia?

Enviado por Ana em 05/11/2010

Resposta
Ol Ana Paula, a fibromialgia pode dar a maioria dos sintomas, porm uma doena de excluso, ou seja, deve-se descartar a possibilidade de outra doena orgnica, procure um mdico para avaliar o seu quadro. att, Dra Suellen.
Respondido em 07/11/2010

Comentrio #114 - Dores pelo corpo muito intensas


Dra. sinto tanta dor pelo meu corpo todo, todos os sintomas relacionados tenho, j tomei tudo quanto de remdio, mas nada adianta tenho sofrido de muita depresso, pois tenho medo de ficar sem poder me mexer, pois viajo todo dia meus carros so confortveis, me sinto muito cansado, no consigo dormir, pois tudo em mim doi, tem horas que sinto vontade de morrer, e no querer continuar mais, por favor me indique um bom especialista em SP ou SANTOS.

Enviado por Mauro em 09/11/2010

Resposta
Ol Mauro, importante salientar que alm de reumatologista, voc precisa procurar um psiquiatra para avaliar o quadro emocional. Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/11/2010

Comentrio #115 - Sade


ol Dra.suellen, boa noite! a minha irm tem crises de dor de cabea freguentemente, j ves

33 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

varios exames, ate a resionancia ela ja ves, ves muitos e muitos exames, um dos exames deu uma pequena leso no celebro, um outro mas recente deu alterao nos rins, mas ela senti muitas dores, ela tem um dos olhos que o liquido deramou um do olho dela no tem mas liquido, mas a dor de cabea dela e intena, tem vez que precisa tomar calmante, ou vai parar no pronto socorro com tanta dor, isso pode ser fibromialgia? aguardo sua resposta obrigada.

Enviado por Roseni em 21/11/2010

Resposta
Ol Roseni, a fibromialgia uma doena em que no h alterao dos exames, como h alterao da ressonncia, ela deve ser acompanhada por um neurologista, Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/11/2010

Comentrio #116 - Dores e dormncia no esquerdo do corpo


oi, Dr. sinto dores (dormencia) nos membros do lado esquerdo do corpo, sindo como se estivesse um torniquete prendendo o fluxo sanguineo, na mo esquerda. tambm tem estalos nas juntas do joelho esquerdo e do p esquerdo, sinto dores no ombro esquerdo, como se estivesse \"perdendo fora\" deste lado do corpo. tenho 20 anos, sexo masculino, no fumo, no pratico esportes fsicos, no h casos de parentes prximos com estes sintomas. o que acham que pode ser???

Enviado por Maciel em 22/11/2010

Resposta
Ol Maciel, difcil fazer diagnstico dessa forma. Caso a dvida persista, consule um reumatologista. Lembre-se que a fibromialgia uma doena que necessrio descartar outros problemas antes de afirmar que . Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/11/2010

Comentrio #117 - Desabafo e ajuda


Se puder mande algo p q eu possa parar de sintir dores tenho fibriomialgia fao uso de Sertralina, rivotril , e antiflamatorio como Ibuprofeno 600 as vezes injees Dexataneurim ,Profenid, Bextra, Coltrax etc.... Flotac Miosan o estomago ja no aguenta mais imploro por um medico em Bhte que possa cuidar de min preciso me curar pois as vezes da vontade de desistir da vida... mas lembro do meu lindo filho de apenas 5 aninhos q precisa muito de min que angustia que tristeza doi tudo .

Enviado por Denise em 22/11/2010

Comentrio #118 - Dor no corpo


Por favor eu gostaria que asenhora me ajudasse,tenho 16 anos.Aalgum tempo comesei a sentir muita dor nas costas,mas no liguei,mas depois de um tempo me veio uma dor insuportavel na minha coluna vertebral,tomei uma injeo de 30 doses e no passou depois fui de novo no outro dia e ele me deu mais uma injeo e no passou a dor tomei uma medicao e nada adiantou fiquei uma sema deitada com dor,ai passou 3 dias e no sentoa mais nada,mas a dor voutou e agora doi a kinha cbea do lado esquerdo,sinto formigamento na perna e no brao,minha costas em baixo tambm doi e quando eu deito sinto uma dor forte na costas,minhas pernas doem e meus brao tbm.por favor a%2

Enviado por Roseane em 27/11/2010

Resposta
Ol Roseane, para um diagnstico e tratamento adequados, consulte um reumatologista. Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/11/2010

34 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Comentrio #119 - Muitas dores e cansao


Tenho dores e cansao pelo corpo todo ...Acordo cansada....De uns 3 meses para c.Muita insonia....Dores nos ombros o esquerdo parece que tem um caroo...Comeo a fazer as coisas tudo doi...nao aguento uma fadiga....quando caminho tbm....Tenho 52 anos...obrigada!!!

Enviado por Maria em 27/11/2010

Resposta
ol Maria, para melhor avaliao de seu quadro, consulte um reumatologista. Att, Dra Suellen.
Respondido em 29/11/2010

Comentrio #120 - Muito obrigada


Est bem,obrigada mesmo assim por responder e tenha uma tima semana! :)

Enviado por Roseane em 28/11/2010

Comentrio #121 - Formigamento e dores nos ps eos ps frios


Ol Dra. Tudo bem! Minha me tem 53anos e se queixa de formigamento e dores nos ps no dorme direito a noite devido ao formigamento para tentar aliviar tem que dormir sentada pois as dores eos formigamentos a incomodam, ela fez uma cirurgia de varizes achando que iria resolver, mais nao resolveu pois o mdico que ela foi disse: que seria varizes, fez a cirurgia e ainda continua o problema Dra. Por favor ajude_a indique o especialista correto e se possivel um breve diagnostico do que possa ser isso. Que Deus te abenoe.

Enviado por Derivaldo em 03/12/2010

Resposta
Ol Derivaldo, como no avaliei o caso, no posso fazer diagnstico algum, porm ela pode ter algum problema reumatolgico. Portanto, consultem um reumatologista. Att, Dra Suellen.
Respondido em 06/12/2010

Comentrio #122 - Cansaso


Oi doutora,tenho 35 anos,mais me sinto como se tivesse 70,sinto muitas dores musculares,cansaso e nevorsismo e sempre amanheo pior do que quando fui dormir,isso pode ser fibromialgia?

Enviado por Anglica em 05/12/2010

Resposta
Ol Anglica, pode ser, porm como o diagnstico de excluso, necessria uma avaliao cuidadosa e as vezes, exames para descartar outros problemas. Att, Dra Suellen.
Respondido em 06/12/2010

Comentrio #123 - Dores nas juntas


dr.ha uns quinze dias venho sentindo dores na s juntas e formigamento principalmente no p direito,uma irritabilidade sensaao de cansao e tbem um friozinho na barriga que as vezs parece medo o que de ve ser?

Enviado por Eliane em 05/12/2010

35 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Resposta
Ol Eliane. a fibromialgia uma doena de diagnstico clnico, portanto voc deve passar por um reumatologista para avaliao cuidadosa. Att, Dra Suellen.
Respondido em 06/12/2010

Comentrio #124 - Dores


ol doutora suellen estou muito preocupada pois j fazem dois anos que venho sentindo dores no peito lado esquerdo dor no brao perna sinto dor de cabea e at formiga parece que eata adormecendo passo no neuro e ele diz que tenho enxaqueca minha perna mao e brao at o p formiga e me incomoda muito tudo lado esquerdo tenho mau estar perco o apetite sinto que vou morrer tenho dor na axila j passei no cardiologista fiz varios eletro fiz esteira ecocardiograma e nada constou mais no passou at hoje pelo contrario piorou as vezes fico to mau que no tenho animo de fazer nada no aguento mais parece que vou enlouquecer j passei em varios especialistas e nada constou as ve

Enviado por Monica em 08/12/2010

Resposta
Ol Monica, Sugiro que consulte um reumatologista para melhor avaliao e conduta. Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/12/2010

Comentrio #125 - Pressiso da sua ajuda.vivo com muita falta de r.


Dr.gostaria que o senho mindicasem,um bom tratamento,para o mue camasso.tou gravida,de 6 mes.e vivo sempre gripada tou muito camssada.com muita falta de r.Dr minajude.

Enviado por Rosineide em 12/12/2010

Resposta
Ol Rosineide, no indicado o uso de medicamentos durante a gravidez. Consulte seu mdico. Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/12/2010

Comentrio #126 - Fibromialgia


ola doutora sou cabeleireiro, e ha 6 anos sinto fortes dores em todo o corpo, ja passei por varios ortopedistas e me falam que e lombalgia ja usei varios medicamentos , fisioterapia, hidroginastica e as dores so pioram nao suporto caminhadas nem vinte minutos ; porque meus nervos inflamam e doi muito ate meus dentes ficam sensiveis ja fiz resonancia , tumografia eu tenho gastrite , colite nao suporto mais anti inflamatorio,vendo esses depoimentos percebi que posso ter fibromialgia o que eu devo fazer? me rsponda por favor. obrigado por me ajudar

Enviado por em 13/12/2010

Resposta
Ol Valmy, a fibromialgia uma doena de excluso, voc deve passar em consulta com reumatologista para avaliao e se necessrio, realizar exames para descartar outras possibilidades. Att, Dra Suellen.
Respondido em 16/12/2010

36 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Comentrio #127 - Fibromialgia em relao asindrome do panico


Boa tarde, gostaria de saberr mais a relao entre o panico e fibromialgia,pois estou em tratamento, mas sou muito preocupada apenas com a fibro... em relao a sindrome do panico.....sera que uma coisa leva a outra?? Espero resposta. Obrigada. sandra.

Enviado por Alexsandra em 18/12/2010

Resposta
Ol Alexsandra, a fibromialgia dor crnica, portanto, um aspecto deprimido comum estar relacionado. O quadro de sndrome do pnico geralmente mais distrbio emocional mesmo. E fibromialgia piora com o estado emocional. Procure um especialista. Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/12/2010

Comentrio #128 - Orientao


Fiz uma cintilografia ssea com resultado:processo degenerativo ou inflamatrio no ombro direito.Tenho problema neste ombro h 8 anos, mas de um ano para c comecei a sentir dor no osso do quadril,tenho sinovite do lado esquerdo e doem os dois joelhos.Com o joelho direito no consigo dobrar para subir e descer escada. No Rx mostra reduo espao articular femoro-patelar e ostefitos ( nos dois joelhos).Tenho febre baixa constante e fiz um teste PPD reator fr 10mm.Tenho anemia constantemente.Gostaria da sua orientaoi, pois ainda no foi feito um diagnstico, apenas suspeitas:fibromialgia.o clnico que me atendeu me encaminhou para um psiquiatra, pois segundo ele emocional, inclusive

Enviado por Rosangela em 18/12/2010

Resposta
Ol Rosangela, sugiro que voc procure um reumatologista para avaliar seu caso. Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/12/2010

Comentrio #129 - Dor pescoo, ombro e pulso esquerdo


FAZEM 05 MESES QUE ESTOU DORES TERRIVEIS NA AREA DO PESCOO, OMBRO E PULSO QUERDO. J ESTOU TOMANDO REMEDIO PARA CONSEGUIR DORMIR. NO CONSIGO LAVAR UM PRATO, DORMIR ETCC...... ESTOU CANSADA DE IR AOS MDICOS E ELES DO REMEDIOS E NADA ADIANTA. NO MANDO FAZER EXAMES??? POR FAVOR, O QUE FAO? NO SUPORTO TANTA DOR. OBRIGADA.

Enviado por Jaqueline em 22/12/2010

Resposta
Ol Jaqueline, Se j foi em um especialista, consulte um outro reumatologista. Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentrio #130 - Uma agonia no peito e nervoso falta de paciencia e insonia


uma agonia no peito e nervoso falta de paciencia e insonia estou me sentindo assim a mais ou menos 02 meses , e no sei o que fazer a medica me passou fluoxetina mas parece que estou pior sou telemarketing sera que tem alguma relao com minha insatisfao me responda por favor e me oriente qual medico devo procurar

Enviado por Cicera em 27/12/2010

37 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Resposta
Ol Ccera, se voc no gosta do seu trabalho, pode ter a ver sim. Para melhor avaliao e conduta, consulte um especialista. Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentrio #131 - Fibromialgia


Ol Doutora! H mais de dez anos sinto muitas dores.J fui par em hospitais e atendida na urgencia. d uma impresso que estou infartando.Fiz vrios exames e no d nada.S que fui diagnosticada que tenho fibro.Sinto todos os sintomas.O mais preocupante que minha presso altera muito e os batimentos cardacos aumentam.E at hoje os mdicos no me falam o motivo.Ser que por causa da dor que muito e da fadiga que sinto? uma sensao horrvel

Enviado por Nlia em 28/12/2010

Resposta
Ol Nlia, a dor pode aumentar a presso. O emocional pode piorar a dor e a presso mais uma vez. Consulte um reumatologista. Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentrio #132 - Fibromialgia na coluna


oi,a 4 anos atraz eu tive uma crise de fribalgia na coluna,estive com dificuldade de caminhar ultimamente estou novamente sentindo dor na coluna ando muito preocubada, tomo miosam 10mg.oque devo fazer para aliviar as dores?

Enviado por Erica em 29/12/2010

Resposta
Ol Erica, consulte um reumatologista para avaliar melhor o seu quadro e indicar um tratamento. Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentrio #133 - Tenho muita dores muculares


no suporto as dores musculares tomo somalium 6 mg e amitril 25 mg sinto molez q medico devo consultar?

Enviado por Jomara em 29/12/2010

Resposta
Ol Jomara. consulte um reumatologista. Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

38 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Comentrio #134 - O que tenho


ola Dra. Ha 2 meses atras tive uma dengue hemorragica. E depois dessa dengue eu nao fui mais o mesmo.sinto muita dores nas costas, minha mao e meu pe ficam frio. Dores no lado esquerdo da cabeca.dor no pe da barriga . Ja fui para neuro,gastro.pneu,urol,clinico, angio, e nada descobrir o que tenho. O que eu faco agora Dra?

Enviado por Lenisio em 31/12/2010

Resposta
Ol Lenisio, como o quadro est ficando crnico, consulte um reumatologista para avaliar o quadro doloroso com cuidado. Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentrio #135 - Fibromialgia


dra ha mais de 1ano comecei com dores fortes no joelho e no calcanhar direito, fui ao ortopedista, ele me pediu rx de todos os ossos, e nada, ele disse que estou com fibromialgia e que esta doena e de fundo emocional, agora esta piorando, migrando para varias partes do corpo. Qdo me levanto de manh as vezes levanto curvada de tta dor. Todo mundo no entende, a dor e mto mas mto forte, me ajude pois no sei mais oque fazer, ja tomei baclofen, ultracet, outros. Somente a injeo de diprospan e que da 1 alivio mais prolongado, mas isto e cortisona e no e bom ne? as vezes fico no maximo 2 dias sem dor, moro em belo horizonte, tenho 54 anos e nO FAO REPOSI%

Enviado por Lucia em 09/01/2011

Resposta
Ol Lucia, O uso de corticide no recomendado a longo prazo, sem superviso mdica. Quanto ao quadro de dor, melhor procurar um reumatologista para melhor avaliao. att, dra Suellen.
Respondido em 11/01/2011

Comentrio #136 - Dors no ombro esquerdo


Ola Doutora,Boa noite,h mais ou menos seis meses eu venho sentindo dores no ombro esquerdo que vai das costas passando pela nuca lado esquerdo,cabea e brao esquerdo,as vezes eu sinto um pouco de formigamento nesse brao que vai ate a mo,as dores aumentam mais quando o tempo esfria,costumo tomar dorflex ou trilax,,mais as vezes custa a passar as dores,as vezes quando eu estou deitado com a barriga para cima e ao virar a cabea um pouco para o lado esquerdo eu sinto um pouco de dor,e como se eu estivesse esticando um nervo na parte de cima do ombro,e nessa hora eu sinto tambem um pouco de formigamento no brao esquerdo,por favor gostaria de uma orientao da senhora. Obrigado pela%2

Enviado por Waldemar em 10/01/2011

Resposta
Ol Waldemar, devido ao quadro crnico, consulte um reumatologista para melhor avaliao. Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/01/2011

Comentrio #137 - Tenho fibromialgia e procuro por ajuda


Ol Dra. Tenho 30 anos e desde os 26 descobri que tenho fibromialgia. Aos 26 anos aps estar vivenciando uma rotina diferente na minha sade resolvi procurar por alguns especialistas. Meus dias eram repletos de muitas dores no corpo, dores de cabea, dificuldades p/ dormir, sono no reparador e alteraes no humor. Nenhum clnico, cardiologista ou ortopedista conseguiu

39 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

descobrir o que eu tinha quando surgiu a idia de procurar por uma Neurofisiologista Clnica e um Reumatologista. Sempre fui uma pessoa de buscar muita instruo, de ler muito e sempre acreditei que se existe dor porque algo no corpo no vai bem. Nessa busca pela descoberta do meu problema de sade fiz um exame

Enviado por Dalila em 11/01/2011

Comentrio #138 - Dores


muita dor todo dia, toda hora, quando vou dormi ou quando acordo no sei que tipo de remedio deverei tomar mas de tanto que j tomei.tenho 39 anos.E cada dia que se passa piorar e . O que devo fazer? me ajude pelo amor de Deus.

Enviado por Suely em 11/01/2011

Resposta
Ol Suely Para avaliao e tratamento, consulte um reumatologista. Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentrio #139 - Dores


Dr. sinto muitas dores no corpo por inteiro, dores e fisgadas no seios, corpo inchados. sem disposiao alguma, tenho medo de ir fazer algumas consultas e descobrir uma doena muito pior. e resestir ao tratamento. minhas costas doem muito e ficam inchadas, minha barriga parece que i nncha durante o dia. fico sem disposiao durante o dia e durmo mal a noite o que pode ser Dotora. me responda por favor. agradeo.

Enviado por Dejanira em 13/01/2011

Resposta
Ol Dejanira, para melhor avaliao de seu quadro, sugiro que consulte um reumatologista. Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentrio #140 - Fibromialgia


Bom dia Doutora... Tenho 37 anos e obtive h 3 meses o diagnstico de fibromialgia por uma reumatologista do meu convenio medico,sofro com essas dores ha 2 anos at ser diagnosticado recentemente,porem sinto que estou piorando muito rpido e isso esta me deprimindo...Apesar da minha medica ser excelente em seu atendimento gostaria de saber como melhoro meu estado fisico pois tenho me sentido com uns 60 anos e olha que hj em dia h pessoas de 60 anos que esto melhores e mais ativa que eu.. Trabalho como tecnica de enfermagem e sinto que estou prejudicada profissionalmente,meu rendimento no mais o mesmo aguardo aciosa uma resposta de ajuda.. Grande abrao e parabns pela coluna e orientaes

Enviado por Ana em 14/01/2011

Resposta
Ol Ana Maria, o tratamento de fibromialgia, envolve medicamentos para dor e para outras condies (emocional, insnia) e atividade fsica. Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentrio #141 - Dor no pescoo e nos ombros


ola...tenho sentido muitas dores no pescoo,cabea e ombros...comecei a sentir depois q minha filha de 1 ano foi crescendo,sabe ela pesa 14kg e quando fico com ela no colo sinto mas ainda oq tenho q fazer? e oq pode ser?

40 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

desde ja muito obrigado

Enviado por Renata em 16/01/2011

Resposta
Ol Renata, o peso pode influenciar na piora da sua dor, evite carregar pesos pesados e pratique exerccios fsicos. Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentrio #142 - Dor no corpo todo


Sinto fortes dores a uns 04 anos, so dores muito difusas, as vezes se concentra nos quadris, depois mudam para os braos, costas e pernas. t sinto receio de procurar um mdico pois j no sei explicar onde di, sinto vergonha. Essas dores me deixam muito depressiva, parece que quanto mais eu penso nela, mais forte elas ficam. As vezes tenho vontade de chorar como se tudo estivesse perdido. No quero sentir isso, mas mais forte que eu.

Enviado por Maria em 18/01/2011

Resposta
Ol Maria, sugiro que consulte um reumatologista para melhor avaliao de seu quadro doloroso. Att, dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentrio #143 - Fibromialgia


BOA TARDE DOUTORA ENCONNTREI ESSE SITE APS DIGITAR MEUS SINTOMAS NO GOOGLE - TENHO 27 ANOS, JA FAZEM UNS 6 ANOS QEU TENHO UM CANSAO FREQUENTE, DORES DE CABEA, SONO MUITO CONTURBADO (TENHO MUITO SONO, POREN ACORDO MAS CANSADA DO QEU FUI DORMIR, COM MUITAS DORES MUSCULARES E TENHO MUITOS PESADELOS), NO COMEO ERA S UM CANSAO E DORES NOS OMBROS. HOJE OS SINTOMAS SAO BEM MAIORES, SENSAAO DE PESO , COMO SE EU FOSSE UMA PESSOA MUITO GORDA ASSIM QUE TIVESSE DIFICULDADE DE LOCOMOVER POR FALTA DE AGILIDADE, SINTO TB FORMIGAMENTOS NAS PERNAS E BRAOS, E ESSE CANSAO NAO PASSA, QUNTO MAIS DURMO , ACORDO PIOR. UMA RIGIDEZ, PARECE QU EESTIVE NA ACADEMIA MALHANDO MUITO FORTE

Enviado por Graziela em 18/01/2011

Resposta
Ol Graziela, sugiro que voc consulte um reumatologista para melhor avaliao de seu quadro doloroso. Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentrio #144 - Fibromialgia continuaao


OI DR. ESQUECI DE COMENTAR QUE O EXERCICIO FISICO APS PRATICADO ME FAZ SENTIR OUTRA PESSOA, E AT FIMD E NOVEMBRO ESTAVA PRATICANDO REGULARMENTE COM MUITA FORA DE VONTADE, POIS A INDISPOSIAO ANTERIOR AO EXERCICIO ERA MUITA. MAS AGORA ESTOU A 45 DIAS SEM PRATICAR JUSTAMENTE PORQUE ESSE CANSAO AUMENTOU MUITO E ME SINTO SEM FORAS MESMO. ABRAOS SE PUDER ME ERSPONDA NO IMAIL ABRAOS GRAZI

Enviado por Graziela em 18/01/2011

41 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Comentrio #145 - Sinovite cronica


Ola meu nome e Selita tenho 42 anos sinto muta dor em todas as juntas inclozive na coluna consultei varias vezes com o DR Roque tretto a qui de maravilha sc,ate que um dia eu pedi para ele se eu nao tinha cancer porque as dores sao de mais,ele resolveu fazer uma pequena cirurgia para retirar um pedao para biopcia,e deu que eu tenho sinovite cronica,ele me disse que nao tem cura eu quero saber se isso e verdade,eu nao concigo fazer mais nada de trabalho.com esta doena tem como me aposentar,no momento estou encostada,mas cada pouco tenho que fazer pericias no inss,atenciosamente selita.b.kinner. obrigada se me responder e Deus te abenoe.......

Enviado por Selita em 19/01/2011

Resposta
Ol Selita, preciso saber a causa da sinovite crnica, para um tratamento direcionado. Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/01/2011

Comentrio #146 - Sem saber oq fazer.


tenho 43 anos desde junho estou sem poder caminhar minha perna trava perdeu a cor e a musculatura.Agora como se naum bastasse sinto muita dor e fraqueza no brao mesmo lado da perna.as vezes naum tenho fora pra segurar o talher ja fiz fisio , hidro e de la pra ca so tive piora e lhe perg. pq sinto tudo tao gelado brao perna?tenho muito tremor nas pernas quando deito e nos braos durante o dia.caminho vite metros e comea a travar e repuxar pro lado onde sinto dor.o canasso e muito tbm chega faltar o ar e doer o peito.peo-lhe q me diga algo .desde ja agradeo.abraos sandra

Enviado por Sandra em 20/01/2011

Resposta
Ol Sandra. Primeiro voc precisa consultar cardiologista e neurologista para avaliao. A fibromialgia uma doena de excluso. Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/01/2011

Comentrio #147 - Duvidas


tenho 43, foi diagnosticado que posso estar com fibromialgia, estou em tratamento de depresso, sindrome do panico e ansiedade, sinto dores em varias partes do corpo dores que aparece e desaparece sem explicao, ultimamente tenho sentido formigamento no p esquerdo e sobe at a medade da perna, ser tambm da fibromialgia ??? ou da ansiedade???

Enviado por Janete em 21/01/2011

Resposta
Ol Janete, esses sintomas podem ser da fibromialgia tambm porm piorados com o quadro de ansiedade; Att, Dra Suellen
Respondido em 22/01/2011

Comentrio #148 - Fibromialgia bursite


Ol Dra. Suellen, Depois de muito sofrimento consegui ter uma explicao para minhas dores em setembro/2010. Trata-se de fibromialgia. Tenho no entanto uma dor no quadril direito causada por bursite trocanterica e ileopsoas. O remdio para fibromialgia (manipulado) teve excelente efeito sobre as dores do corpo. mas no sobre as da bursite. J fiz todo tipo de tratamento, fisioterapia, anti-inflamatrios (que me causaram gastrite), shiatsu, acupuntura...porm estou cada vez pior, mal consigo andar, dormir, sentar e o pior de todos, me levantar. Qual seria o melhor tratamento

42 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

para meu caso, na sua opinio? Um grande abrao.

Enviado por Marion em 23/01/2011

Resposta
Ol Marion, necessrio realizar exerccios de alongamento e fortalecimento. Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentrio #149 - Dor no corpo todo


oi dr.suellen sinto dor no pescoo ombros dedos joelhos,tenho muito cansao quando durmo acordo com muito cansao no corpo, acordo varis vezes na madrugada no consigo dormir direto a noite toda, tenho muita ansiedade no consigo me controlar tenho muito nervoso.me ajude por favor mande resposta para meu E-mail. desde j agradeo.

Enviado por Talita em 24/01/2011

Resposta
Ol Talita, o quadro deve ser melhor avaliado por um reumatologista para iniciar um tratamento adequado. Att, dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentrio #150 - Uso de aspirina


Eu trato com reumatologista h seis anos, e tomo amitriptilina, sertralina e rivotril. Fao atividade fsica regularmente e as dores so controlveis mas o sono muito ruim.Tem um mes que passei a usar a aspirina indicado pelo meu cardiologista devido ao risco de trombose. Percebi que a qualidade do sono piorou muito. Ser que anula o efeito dos antidepressivos? Gostaria que me enviasse a resposta por email. Obrigada.

Enviado por Rita em 25/01/2011

Resposta
Ol Rita, aparentemente o uso concomitante das medicaes no possuem efeitos de perda de sono. as vezes, a sertralina pode atrapalhar o sono. att, Dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentrio #151 - Sinto os sintomas


ola dra. boa tarde por favor me ajude sinto os sintomas a cima principalmente a dificuldade para dormir e o mau humor as dores so muito forte chego a ter dia q choro por nao conseguir dormir direito tds as vezes q vou ao medico falo sobre as dores ais nenhum fala sobre o assunto so me passam remedio p dor e mais nada o q fao nao aguento mais ate nao consigo sair de casa devido as dores me ajude por favor

Enviado por Antueli em 25/01/2011

Resposta
Ol Antueli, a fibromialgia deve ser tratada por um reumatologista e acompanhada por uma equipe multidisciplinar (psicologia, psiquiatria, reumatologista...) Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

43 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Comentrio #152 - Indicao de mdico em so jos dos campos-sp


Ol, tenho 34 anos e descubri a fibriomialgia com 25 anos de idade,sofri muito.Mas ja tinha algum tempo que no sentia dores,ja tem mais ou menos umas duas semanas que estou sentindo alguns dos sintomas,irritabilidade,dores de cabea e dores pelo corpo.Vc poderia por favor me indicar um mdico bom em so jos dos campos-sp.Obrigada, Andreza.

Enviado por Andreza em 25/01/2011

Comentrio #153 - Dormencia


Ol.Muitas vezes tenho dores que comeam da altura dos ombros e desce no brao.Depois de algum tempo comeou a formar caroos atras da orelha.Agora sintodormencia e at formigamento em braos,pernas,face boca e at mesmo na llingua. Tenho dificuldades par dormir.Oque isso? que devo fazer.

Enviado por Maria em 26/01/2011

Resposta
Ol Maria, caroos atrs das orelhas devem ser avaliados. Quanto ao quadro doloroso, consulte um reumatologista para melhor avaliao. Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentrio #154 - Fibromialgia


Bom dia Doutora.Tenho fibromialgia diagnosticada h 8 anos, hoje tenho 32. Quando minhas crises, ficam mais intensas recorro a medicao, porm, consigo conviver bem com as dores, praticando exerccios fsicos. Acontece que nos ltimos dias, as dores se intensificaram, minha svida a seguinte, trabalho numa sala com ar condicionado, queria saber se a temperatura baixa dele, pode estar ligada a essa intensificao das dores. (hoje sinto dores nos ombros, costas, quadril e pernas) Grata por sua ateno. Adriana

Enviado por Adriana em 27/01/2011

Resposta
Ol Adriana, no h comprovao cientfica de que a temperatura influencia na dor, porm muitas pessoas relatam piora de dor em temperaturas mais baixas. att, dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentrio #155 - Dor dormenia


ola como vai ,por gentileza queria saber pq sinto dor de cabea dormenia na nuca com frequencia e ainda falata de ar fadiga e com td isso ainda sinto o coraao acelerar queria saber doutora por gentileza o que e isso e o que devo fazer abrigado ;;

Enviado por Rodrigo em 29/01/2011

Comentrio #156 - Dor insonia e dormenia


desculpa doutora esqueci de mensionar que tenho insonia e tonturas obrigado pela atenao;;

Enviado por Rodrigo em 29/01/2011

Resposta
Ol Rodrigo,

44 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

para melhor avaliao do seu quadro, consulte um reumatologista. Att, Dra Suellen.
Respondido em 01/02/2011

Resposta
Ol Rodrigo, para melhor avaliao do seu quadro, consulte um reumatologista. Att, Dra Suellen.
Respondido em 01/02/2011

Comentrio #157 - Duvidas ps cirurgicas


Ol, Fz artroscopia no joelho direito H 10 dias no Hospital Geral em So Lus-Ma para reconstruo do LCA e menisco hoje completando 10 dias fui a um hospital aqui onde eu moro no interior do Ma para retirada dos pontos e logo aps a retirada dos mesmos comeou a sangrar por um dos mesmos um sangue escuro e no para de sangrar, isso normal???? e gostaria de saber tambm comquantos dias posso dormir sem o imobilizador e quando poderei comear a andar sem as muletas??? so essas minhas perguntas, muito obrigado!

Enviado por Neyamston em 30/01/2011

Resposta
Ol Neyamstron, Infelizmente no sou Ortopedista e no sei responder suas perguntas relaionadas a seu perodo ps cirrgico. Converse com seu mdico a respeito. Att, dra Suellen.
Respondido em 01/02/2011

Comentrio #158 - Tempo de tratamento.


Boa noite! Gostaria de saber o tempo que leva para o tratamento,j que foi diagnosticado a Fibromialgia no meu caso. Sei que no existe a cura ,mais quero saber o tempo que leva para essa medicao fazer efeito e quanto tempo levarei tomando a medicao. Pois tenho um certo receio em ficar dependente dessa madicao.

Enviado por Ligia em 30/01/2011

Resposta
Ol Ligia, no existe resposta para a sua pergunta. A resposta aos medicamentoss, vai depender do seu organismo, de tratamento de problemas coexistentes, e a prtica de atividade fsica. Att, Dra Suellen.
Respondido em 01/02/2011

Comentrio #159 - Muita dor


sinto muito cansao e dor, pricipalmente na cabea, e nos musculos perdi todo a vontade de trabalho, o que sera que aconteceu comigo?

Enviado por Gleci em 31/01/2011

Resposta
Ol Gleci, consullte um reumatologista para melhor avaliao de seu quadro. Att, Dra Suellen.
Respondido em 01/02/2011

45 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Comentrio #160 - Dormencia no dedao do pe


ola, gostaria de saber o que pode ser tenho dormencia nos dedos dos pes, principalmente no dedao do pe e nao melhora e constante.

Enviado por Maria em 06/02/2011

Resposta
Ol MAria, consulte um reumatologista ou um neurologista para avaliao. Att, dra Suellen.
Respondido em 10/02/2011

Comentrio #161 - Dor no peito direito


Ol doutora estive vendo o seu site e gostaria que voc pudesse me ajudar. Ano passado (2010) eu tive um ano muito estressante, lembro-me que minhas plpebras at ficavam mexendo sozinhas, era prova na faculdade, folha pra cuidar, responsabilidades, etc... J em dezembro no Natal comecei a sentir uma dor no lado direito do meu peito (poderia dizer at que prximoao meu esofago), bom eu j fiz alguns exames como endoscopia, ultrasonografia com dropper do peito, contudo no deu nada a sensao que tenho que meu peito estar travado,contrado e preciso fica me esticando ao llongo do dia para assim aliviar um pouco do encomodo que sinto. Isso pode ser fibromalgia? Alguma doe%

Enviado por Adauto em 08/02/2011

Resposta
Ol Adauto, no so sinais clssicos de fibromialgia, mas se persistir a dor, consulte um reumatologista para avaliao. ATT, Dra Suellen.
Respondido em 10/02/2011

Comentrio #162 - Fibromilalgia


Ol Dr Suellen,h mais de 5 anos anos tenho fibromialgia,sofro muito por isso,pois meu desejo sexual diminuiu bastante de 1 ano pra c e meu marido vive me questionando sobre a minha situao,ele no quer nem saber o que eu sinto,existe algo para melhorar meu desempenho sexual,pois acho que vou acabar ficando sozinha pois ele vive dizendo que vai arrumar outra parceira,essa situao tambm me deixa muito triste e sem animo para nada,o mdico me receitou Amitril 25mg e Roxetin 20mg.Ser que esses medicamentos iro piorar ainda mais o meu lado sexual,por favor preciso de ajuda urgente.Desde de j obrigada.

Enviado por Katia em 15/02/2011

Resposta
Ol Katia, essa alterao libido pode ocorrer pela prpria doena e por efeitos de medicamentos. Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentrio #163 - Tornozelo


Boa Noite. Por favor Dra. gostaria de saber se a fibromialgia incha o tornozelo ? Muito obrigada...Beijos.

Enviado por Sueli em 23/02/2011

Resposta
Ol Sueli,

46 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

inchao nos tornozelos podem ser por problemas articulares, vascular, alimentar... consulte um mdico. Att, Dra Suellen.
Respondido em 09/03/2011

Comentrio #164 - Urgente!!!!!!!!


Querida e conceituada Dr desde j agradeo a sua ateno..Bem, fui diagnosticada com fibromialgia no entanto, tenho muito fraqueza,caio com muita facilidade e minha deambulao est abalada(troco as pernas facilmente).Vale ressaltar, que andei tendo umas crises convulsivas completas e logo em seguida umas perdas de memria(convulses incompletas). No mas muito obrigada e aguardo sua resposta ansiosamente a sua resposta.

Enviado por Danielle em 10/03/2011

Resposta
Ol Danielle, as convulses no correspondem a fibromialgia, procure um neurologista e reumatologista para avaliar seu quadro com cuidado. Att, dra Suellen.
Respondido em 18/03/2011

Comentrio #165 - Tornozelos


O Dra. Suellen, eu perguntei se fibromialgia incha os tornozelos, agradeo pela resposta e s estou aqui novamente para dizer que fiquei quase sem andar por alguns meses com muitas dores e com todas as articulaes inflamadas com suspeita de reumatismo ms fiz varios exames que deram todos negativos e me consultei com varios mdicos que pelo exame fisico ficou diagnosticada a fibro..ms as vezes meu joelho doi a ponto de ficar com dificuldades de me locomover e os tornozelos sempre inchados. Depois de varios exames e mdicos fui ao endocrinologista que me disse o mesmo. A senhora acha normal esses sintomas? Muito obrigada pela sua ateno.

Enviado por Sueli em 11/03/2011

Resposta
Ol Sueli, a fibromialgia pode causar qualquer dor possvel, e aumentar a dor j existente. para mais informaes e tratamento, consulte um reumatologista. Att, dra Suellen.
Respondido em 18/03/2011

Comentrio #166 - Exames normais e muitas dores


Bom dia Doutora Suellen... Bem, conforme recomendacoes da sra, fiz RX, ressonancia, exames de sangue diversos e tudo deu normal. Agora alem das queimacoes nas costas que migram para outros pontos, dormencia nas maos, pernas que nao dao sossego quando me sento, esquecimentos, dor nas juntas dos dedos das maos, fraqueza nos bracos e maos, enrijecimento das juntas quando descanso, dores de cabeca, comecei a enjoar e ter tonturas. Meu medico acredita ser fibromialgia, mas serei checada por um reumatologista. Assim, ainda nao fui medicada. Moro no exterior e as coisas aqui sao meio devagar. As dores ainda sao suportaveis, mas o cansaco e o desanimo me matma, ate para treinar me doi o corpo. Mas, tento nadar pelo menos

Enviado por Kelly em 05/04/2011

Resposta
Ol Kelly, a fibromialgia poder ser tratada com o reumatologista. Geralmente, inclui medicamentos como relaxante muscular, antidepressivos, ansiolticos. Dever ser avaliada para saber qual melhor opo para voc, Att,dra Suellen,
Respondido em 12/04/2011

47 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Comentrio #167 - Dores que no passam


Tenho muitas dores pelo corpo principalmente na panturrilha e no momento de descanso que elas mais atacam. Parece que vem de dentro dos ossos. Sou portador de anemia falciforme o que j foi descartado relao com essas dores, tambem tenho uma hipotrofia muscular que tambem foi descartado como causador das dores. Fiz fisioterapia o que aumentou o meu calvario. J fiz ultra-som, rx, tomografia e nada nos resultados. Infelizmente no tenho recursos disponveis no momento para pagar um reumatologista e estou aguardando uma consulta a meses em meu estado. Voce poderia me falar de uma possibilidade de diagnostico. Estou no aguardo e obrigado.

Enviado por Thiago em 23/05/2011

Resposta
Ol Thiago, o quadro de dor deve ser avaliado, pode ser apenas uma dor muscular, porm deve estar atento a problemas circulatrios, ou sseos. Att,d ra Suellen.
Respondido em 31/05/2011

Comentrio #168 - Duvida


Ol Dra. tenho fibromialgia h 7 anos, me casei h 1 ano e engordei, minha pergunta : engordar faz com que as dores aumentam? E conforme a idade passa as crises ficam piores e mais doloridas. Fao pilates e tomo miosan 10mg. Msm assim estou no meio de uma crise, e nunca foi to forte.

Enviado por Fabiane em 07/06/2011

Resposta
Ol Fabiane, o peso pode aumentar a dor, por sobrecarga. Procure um reumatologista para avaliar o seu quadro atual. Att, dra Suellen
Respondido em 13/06/2011

Comentrio #169 - Duvida


Dra.Estou com muito medo,tenho 23 anos estou sentindo um desconforto no lado esquerdo e formigamento na ponta dos dedos, dores de cabea e cansao fsico, tontura e no sei o que . Ser que muito grave?

Enviado por Dorenty em 10/06/2011

Resposta
Ol Dorenty, sugiro que procure ajuda mdica para melhor avaliao de seu quadro. att, dra Suellen.
Respondido em 13/06/2011

Comentrio #170 - Preciso de ajuda


Sou cardiaca (ja enfartei em 2009)e tambm tenho reumatismo, no estou mais conseguindo dormir a noite , sinto como eu estivesse me asfixiando, dai me levanto e no durmo mais. Hoje me encontro a tres dias sem dormir, nem sequer coxilar... estou como se estivesse alcoolizada,hoje quase bati meu carro , estou com dores por todo o corpo e fui ao pneumologista e a um cardiologista , verifiquei que clinicamente estou bem . Tenho consulta marcada com um otorrino dia 20/06 para uma consulta para ver minha sinosite como esta.Li seu artigo e verifiquei que as dores que sinto so nessas regies que foram indicadas. Por favor me ajude , inclusive estava pensando em ir a um psiclogo ou psiquiatra, pe

Enviado por Nancy em 15/06/2011

48 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Resposta
Ol Nancy, sugiro que consulte um reumatologista para avalia o seu quadro doloroso e tambm um especialista em sono. Att, dra Suellen.
Respondido em 24/06/2011

Comentrio #171 - Preocupao


Tenho 45 anos de idade e no ano de 2002 comecei a sentir dores musculares na face. Fiz diversos exames e nada acusou. Passava sempre no rosto aerosol a fim de aliviar as dores. De l para c, s tem aumentado minhas dores, hoje sinto por todo o corpo e pela manh no consigo levantar, parece que passei a noite fazendo esforo fsico ou um trator passou por cima de mim. Percebi uma leve dormncia em cima do meu p e por alguns instante formigamento . Ando cansada, sem coragem de tomar qualquer atitude,dor de cabea, principalmente ao acordar pela manh, moleza no corpo, falta de foras para subir escadas, meu trabalho comprometido por falta de ao. Estou tomando

Enviado por Silvania em 02/08/2011

Resposta
Ol Silvania, sugiro que consulte um reumatologista para melhor avaliao de ser quadro, e se necessrio, otimizao dos medicamentos. Att, dra Suellen.
Respondido em 05/08/2011

Comentrio #172 - Parestesia em mmss e mmii


Ola Dra, Ha uns 10 dias sinto uma parestesia em mmss e mmii. Iniciou-se apenas nas plantas dos dois ps, depois nas maos e hj sinto em todo brao e at o joelho, bilateralmente.Mas esta parestesia vai e volta. Sinto dores no pescoo e nas costas. Minha irma tem S. de beet. Fis ENMGrafia e deu polineuropatia periferica com desmielinizao dos 4 membros. Por favor, me ajude.. preciso de orientao. estou muito triste e com muito medo.

Enviado por Monica em 07/08/2011

Resposta
Ol Monica. sugiro que consulte um neurologista para avaliar melhor o seu caso. att, dra Suellen/
Respondido em 08/08/2011

Comentrio #173 - Dores nas articulaes


acordei hoje e logo percebi dores nos pulsos, joelhos e tornozelos. fiquei todo o dia com estes sintomas. estou gravida de 10 semanas. isso pode ser fibromiaugia ou sintomas da gravidez? desde j agradeo

Enviado por Giseli em 07/08/2011

Resposta
Ol Giseli, procure um reumatologista para avaliar melhor os seu quadro. Att, dra Suellen.
Respondido em 08/08/2011

Comentrio #174 - Dores no corpo todo

49 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

oii meu nome e sara eu tenho dores no cor e calafrios e muitas dores de cabea faz quatro dia contando com hoje que to com isso dors de cabea,agunia nos musculos,nas costas quando abro meu olhos fica doendo hum pouco nas costas no pescoo tonteiras oq e isso pode mim explicar obg

Enviado por Sara em 09/08/2011

Resposta
Ol Sara, para quadro agudo, procure um pronto atendimento, Att, dra Suellen.
Respondido em 11/08/2011

Comentrio #175 - No suporto tanta dor


Ol, Sou a Paula, e estou completamente desesperada. Sofro de dores em todo o corpo cerca de tres anos.J me fizeram vrios exames e nada aparece.Os mdicos j devem me achar maluca, e eu j nem me queixo a ninguem. A verdade que j comeo a no suportar tanta dor, e desespero pois a cada minuto que o dia tem eu no conheo um apenas em que no tenho dores fortes em alguma parte do corpo. Mais grave que tambm acontece eu ficar sem foras at para segurar o telemvel.Fao acompanhamento em reumatologia, mas como nao acham nada vao receitando medicao para as dores. O meu principal alivio o exercicio fisico. Que mais me

Enviado por Paula em 12/08/2011

Resposta
Ol Paula, o exerccio fsico de baixo impacto (na gua) pode ajudar. Att, dra Suellen.
Respondido em 16/08/2011

Comentrio #176 - Muitas dores


Ol doutora, eu sinto muitas dores nos ombros, pescoo,nuca, na cabea e venho sentindo muita dor tbm no olho. Agora todas essas dores no lado direito . No lado esquerdo quase no sinto nada, agora o lado direito est me incomodando demais. Fico irritada, mal humorada, no tenho animo para fazer as coisas principalmente em casa, me sinto muito cansada, durmo e acordo com essas dores. Certo dia senti uma dor muito forte no olho direito, mais a oftalmologista disse que na viso no tinha nada, que a dor poderia ter sido na cabea e ter refletido no olho. Queria que me ajudasse e me explicar o que so essas dores. Se essa fibromialgia ou se pode ser outra coisa

Enviado por Ayle em 12/08/2011

Resposta
Ol Ayle, para melhor avaliao do quadro e para diagnstico, sugiro que marque sua consulta com reumatologista. Att, dra Suellen;
Respondido em 16/08/2011

50 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Comentrio #177 - Dores seguida de dormencias


Ol dra. A aproximadamente 8 meses tenho sentido alguns sitomas desagrdaveis,esse sitomas so: dormecia e furmigamento nos membros geralmente esquerdo (brao e perna)ja passei por diversos profissionais como cardiologista,neurologista,angiologistas e no foi diagnosticado nada de concredo apenas o neuro q falou q poderia ser de ordem psicologica ligado a ansiedade proveniente de estresse...tomei um antiansiolitico melhorou a ansiedade mas os formigamentos no muito...e ultimamente quando deito do lado direito geralmente fico com a perna esquerda levemente dobrada que comea a ficar dormente e o brao esquerdo tambm seguindo pra coluna...gostaria de saber se esses sitomas esto relacionados a alguma enfermidade ligada a

Enviado por Fatima em 17/08/2011

Resposta
Ol Fatima, para melhor avaliao de seu caso, consulte um neurologista. Att, dra Suellen.
Respondido em 22/08/2011

Comentrio #178 - Muitas dores presiso de ajuda


ola dra.apresento sete dos sintomas do seu texto. sinto muitas dores no corpo musculo parecem estar sempre rigidos acordo pior que deitei meu sono e pertubado parece que nao descanso eu tenho 55 anos mas me sinto mais idosa pois no tenho animo para nada muita vontade de chorar por causa das dores muinha familia no acredita que eu possa sentir tanta dor assim. no sei o que fazer estou presisando de ajuda no sei a que medico recorer ja foi em tantos mais ninguem me deu uma soluso presiso da ajuda da doutora me endique um especialista pois moro em londrina parana agradeo muito se me poder me ajudar DEUS lhe abenoe

Enviado por Cleusa em 18/08/2011

Comentrio #179 - Duvidas


Ultimamente tenho algumas crises e no sei o porque.Os sintomas so:dor de cabea,dormencia nos dedos das mos e nos ps,pesadelos frequentes,acordo varias vezes na noite,dores nos musculos,ombros e nas articulaes,enjo e tontura,pensamentos confusos,mal humor,uma febre no interior do meu corpo ,ntre outrosque no lembro no momento .Sinto principalmente quando fico ansiosa.Pensava que era ansiedade mas agora tenho duvidas.O que ser,preciso de ajuda.Beijos

Enviado por Deyse em 22/08/2011

Resposta
Ol Deyse, sugiro que consulte um reumatologista para melhor avaliao de seu quadro, Att, dra Suellen.
Respondido em 22/08/2011

Comentrio #180 - Pedido de ajuda,help


ol tudo bem? meu nome suely, em 2004 fui diagnosticada c/ fibromiagia, desde ento acordo e durmo com dores,me sinto pssima,o que me intriga q geralmente quem tem fibromialgia sente dores no corpo todo, no meu caso porm sinto apenas do lado direito.rigides na nuca,dores no pescoo,ombro, brao,nos nervos da mo, no quadril, joelho,tornozelo,e nos nervos do p,tambm sinto gelado o couro cabeludo do lado direito, j tomei tantos remdios que hj apenas tomo quando est insuportavel moro em pirapora mg por favor me indique um mdico que atenda pela unimed aqui perto de mim.bjs obrigado.

Enviado por Suely em 02/09/2011

Resposta
Ol Suely,

51 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

o quadro deve ser avaliado para fibromialgia mesmo assim. A clnica situa-se em So Paulo apenas. Att, dra Suellen
Respondido em 11/10/2011

Comentrio #181 - Ajuda


Boa - tarde Dra. buscando entender o que sinto cheguei a este site, sinto como se estivesse sempre anestesiada, sempre cansada sem energia morta e viva, agora andando sinto um choques na coluna, no pescoo, sinto um cansao imenso qdo acordo, nao durmo bem ha 4 anos, achava que era pelo meu filho que nasceu, mas hj ele dorme e eu conitnuo cada vez pior,nao consigo fazer mais nada, tuo deixo pela metade ou nao fao, nao durmo, sinto dores nas costas quadril enfim todo dia tenho dor, sou goradinha para ajudar e isto tb me deixa mais triste, vou comear fazr terapia agora, tenho 29 anos e me sinto acabada, velha e um fracasso, so entre nos.....rs, pois atuo mto bem....acho estes choques nao

Enviado por Iris em 08/10/2011

Resposta
Ol Iris, com esses sintomas, sugiro que procure um reumatologista para melhor investigao e tratamento. att, dra Suellen
Respondido em 11/10/2011

Comentrio #182 - Dores da minha vida


Dr Boa tarde! Durante esse ano tive 4 (quatro) crises de dores por todo o corpo a ltima foi agora no dia 22/10, e me encaixo em alguns dos sintomas, sou uma mulher de 44 anos, sempre fui muito ativa, cuidando de casa, 3 filhos e uma me de 78 anos, ento estou sempre na ativa moro em uma subida bem forada, e deso e subo todos os dias; mais ultimamente me sinto cansada demais, fiz exames que s o colesterol que est no limite, sempre me cuido fazendo meus perodicos anualmente, nunca tive doenas grave, apenas depois de ter tido o meu ltimo filho a seis anos atrs, no tenho uma vida sexual ativa, pois estou separada, meus cabelos esto

Enviado por Debora em 24/10/2011

Resposta
Ol Debora, para avaliao sobre fibromialgia, voc necessita consulta com reumatologista. Att, dra Suellen.
Respondido em 27/10/2011

Comentrio #183 - Dor no peto que desce para para o brao e em vez emq aundo traba meu dedo
sinto umas dores

Enviado por Terezinha em 17/11/2011

Comentrio #184 - Eu tenho rematimo no sague eoutromedico dise queteho tabemfibromagia sera querematimos tem avecomfibromiagia
doutora tem ixamedesangue que comprorematimo atem agoavecomfibromiagia pois medico megrato osdoia tatotomo besetaci acada21dia porcasadaferematica tomo comido parafibrimiagia gotariamutedesabe sitemaverematimonosaguecomfibiagia

Enviado por Gabriela em 18/11/2011

Comentrio #185 - Bom dia

52 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Bom dia Dr, Estou com a cabea dolorida,acordo assim todos os dias sinto tambem dores nos rosto,e meus dentes doem muito,as vezes sinto meu olho meio que comear a tremer e meu corpo acordo com ele muito cansado o que pode ser isso?

Enviado por Beatriz em 28/11/2011

Resposta
Ol Beatriz, se possuir apenas a dor localizada na cabea, sugiro que consulte um neurologista. Att, dra Suellen.
Respondido em 01/12/2011

Comentrio #186 - Muitas dores


Boa tarde doutora, tava olhando por acaso meu p, comecei a sentir dores e resolvi procurar algo na net da possvel causa. Me sinto muito mal as vezes, de um ano p c, ando sentindo muitas dores pelo corpo, quase td os sintomas logo a cima eu sinto, e nao sei do q se trata. Ultimamente ando sentindo umas fisgadas no p esquerdo, mal consigo pisar direito no cho cm o peso do meu corpo, di muito, e se eu levant-lo de forma errada, d uma cibra que eu n suporto, chego a chorar de tanta dor. Sinto queimores nos lugares citados, e tenho desenvolvido esse problema intestinal que nunca tive....me identifiquei muito com esses sintomas. E pior...eu no fao nenhum excerc%A

Enviado por Vanessa em 23/12/2011

Comentrio #187 - Muitas dores


Boa Noite doutora, sempre senti muitas dores, atualmente aumentaram muito. J senti dores somente no lado esquerdo do corpo brao todo ele e perna na altura da coxa irradiando-se para o p,fiz at infiltrao na coxa.A dor era maior a noite ao dormir mas persistia durante o dia com menos frequncia. Anos aps (mais ou menos 3 anos passou0, fiquei alguns anos com poucas dores. H 3 anos voltou a dor iniciando na perna direita da coxa ao p somente a noite aps uns 5 minutos que eu j havia deitado e no parava acabava dormindo nem sei como e acordava sem dor e durante o dia no doa e anoite tudo novamente.Reumatismo nos exames apareceu bem pouco, cido

Enviado por Sueli em 15/01/2012

Comentrio #188 - Tendes dos braos inflamados, bursite e epcondinite lado esquerdo e torcecolo.
Boa noite Dra. Meu nome Luiz, sempre tive disturbio do sono, de vez enquando tinha dores pelo corpo, e ultimos 2 meses treinando na academia, comeou dor muito forte no brao esquerdo e ombro pescoo, fui ao ortopedista que detectou atravez de exames epcondinite, bursite e iflamao nos 4 tendes do brao, fiz alguns exames de sangue e nada acusou, comearam alguns estalos nas articulaes, minhas dores so nas articulaes, o mdico disse ser fibrimialgia, o que a Dra. acha?

Enviado por Luiz em 27/01/2012

Resposta
Ol Luiz Carlos, para avaliao para fibromialgia preciso consulta com reumatologista. O exerccio indicado na fibromialgia,mas deve ser leve e de baixo impacto. Att, dra Suellen.
Respondido em 31/01/2012

Comentrio #189 - Dores e inchaos nas articulaes


Bom dia Dra. meu nome Tay, tenho 22 anos e comecei a apresentar dores difusas nas articulaes, cansao e sono no reparador a pelo menos 2 anos. Procurei varios mdicos e fiz varios exames, desde sangue ate eletroneuromiografias. Aps os resultados normais todos

53 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

partiram para o diagnostico de fibromialgia, no entanto os sintomas comearam a piorar. Enfim gostaria de saber se inchao nas articulaes tambem sintoma da fibromialgia, j que em minha ultima consulta o medico pediu para repetir mais uma bateria de exames desconfiando de que seja outro tipo de reumatismo?

Enviado por Taise em 30/01/2012

Resposta
Ol Taise, na fibromialgia pode ocorrer muito sensao de dor, formigamento, inchao. Mas para avaliar a possibilidade de reumatismo, necessria consulta com reumatologista e provavelmente exames. Att, dra suellen.
Respondido em 31/01/2012

Comentrio #190 - Dores, fomigamentos,perda dos movimentos dos braos


Dr,ano passado tive quase todo os sintomas relacionados ao seu texto, procurei o postinho, a mdica que me atendeu me pediu exames de sangue,que no deu problema algum,ento ela me receitou[ varicos e ibrofeno]disse que podia ser m circulaao, s melhorei das dores e do fomigamento,depois que tomei amoxilina por conta propia.Mas este ano,estou novamente com o mesmo sintoma,minha mo direita comeou fomigar e no terceira dia teve horas da noite que perdi os movimentos do brao,ficou frio parecendo brao de borracha,quando comea di muito os dedos.Estou desisperada.

Enviado por Marcelina em 05/02/2012

Resposta
Ol Marcelina, consulte um reumatologista para avaliar o seu quadro. Att, dra Suellen.
Respondido em 08/03/2012

Comentrio #191 - Fibromialgia


Oi Dra,eu sofro de fibromialgia algum tempo tentei de tudo mas nada deu certo e continuo tentando.Estou em meio a uma das varias crises que tenho tido,gostaria de saber se possvel ter uma vida sem tantas dores pois tenho uma filha ainda pequena!!! Ser que tem no uma cura mas uma melhora? Nas minhas oraoes eu nao peo a cura mas sim,uma melhor qualidade de vida!!! Me desespero muito em meio as crises, fao pilates tomo medicamentos mas ta muito difcil!!! Atenciosamente obrigada....

Enviado por Marcia em 20/02/2012

Resposta
Ol Marcia, o tratamento feito com medicamentos e exerccios. Para avaliar seus medicamentos, consulte um reumatologista. Att, dra Suellen
Respondido em 08/03/2012

Comentrio #192 - Ja fui em varios medicos


tenho dores de cabea,nuca,pernas,tonturas e sinto muito calor mesmo quando esta frio,tomo muita mais orino muito pouco, ah! e meu cabelo esta caindo.. ja fui em varios medicos mais alguns dizem que nao nada,outros ja falao que extresse.ja tomei remedios deferentes mais nao melhorei nada cada mes ta pior agora meu estomago tambem doi muito ..me ajude nao sei mais oq fao..obrigada....

Enviado por Andrea em 06/03/2012

54 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Resposta
Ol Andrea, consulte um reumatologista para melhor avaliao de seu quadro. att, dra Suellen.
Respondido em 08/03/2012

Comentrio #193 - Dores


li sua colocaao sobre fibromialgia ,e estou sentindo todas estas dores,ja tenho hernias discais na cervical e lombar,mas agora esta doendo o corpo inteiro,e ja tomo anti-depressivo,mas acordo de todo jeito todo doendo,as vezes da vontade de deitar mas nao consigo ficar na cama,e meu estomago tbm,esta ruim,fico sempre enjoado,boca seca e nos olhos.

Enviado por Ernandes em 15/03/2012

Resposta
Ol Ernandes, o quadro de fibromialgia pode estar em conjunto com outros. Procure um reumatologista. Att, dra Suellen.
Respondido em 27/03/2012

Comentrio #194 - Formigamento no lado esquerdo da costa seguido de pontadas


bom dia, Dr. tem alguns anos que venho sentido um formigamento no lado esquerdo da costa, mais ultimamente estou sentindo toda hora quando estou sentada ou em p, s que esta seguido de dor pontadas na costa e no seio, como se fosse ar entre as costelas, trabalho muito tempo sentada, ento em comoda muito. se durmo de lado esquerdo ou direito, quando acordo sinto um peso e fica gelado dormente, sinto ardencia na costa descendo para baixo da costela e na frente da barriga mais do lado esuqedo, do lado direito esta comeando acontecer a mesma coisa , estou com medo, pois vou ao medico nunca nada,

Enviado por Alexandra em 30/03/2012

Resposta
Ol Alexandra, continue investigando se a dor to incmoda. Caso haja problemas de postura, exerccios fsicos com alongamentos e reforo muscular podem ajudar. Att, dra Suellen.
Respondido em 08/05/2012

Comentrio #195 - Duvidas se o que tenho fibromialgia ou no


ol, h um ano tive dengue, depois desse episodio, passado uns dois meses tive uma dor lombar muito forte dor nos olhos, muita caimbra formigamento, queimo nas sola dos pes, mos e na boca, choque na coluna, e nenhum dos medicamentos que me passaram resolveu a dor, a principio acharam que fosse problema nos rins, mas todos os exames que fiz no deu nada, passei por uns 15 medicos de emergencia e todas as vezes as medicaes no resolvia a dor, fui no urologista fiz uma tumografia resultado normal, uma reumatologista do pronto socorro disse que estou com fibromialgia pois o exame que pediram de reumatismo deu normal tambem, passei pelo neurologista fiz todos os exames de sangue

Enviado por Cristina em 15/08/2012

Resposta
Ol Cristina, A fibromialgia geralmente se apresenta em forma de dor difusa, crnica (mais de 3 meses) e com exames normais.

55 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Para melhor avaliao e tratamento, consulte um reumatologista. Att, Dra Suellen.


Respondido em 21/08/2012

Comentrio #196 - Fibromialgia ou reumatismo


no sei se a mensagem foi vou continuar comentando, todas as vezes que voltei a trabalhar, s consegui trabalhar 3 dias, depois volta a inflamar tudo denovo e fico travava, s que volta cada vez pios, s que estou muito estresssada com empresa,hoje eu sinto, inflamao nos ombros e lombar , trava vusculatura do pescoo, ombros,e lombar,e cervical,perco movimentos, fora muscular e hojeeu sinto sensibilidade ao frio principalmente quando chove e frio, sinto o tendo formigando, e musculo e metade do corpo, da lombar p cima e s do lado esquerdo a onde fiz cirurgia a musculatura em volta do ombro fica doendo tipochoque, quanto mais mexe pior mais fico travada, quero sa

Enviado por Claudia em 22/09/2012

Resposta
Ol Claudia, sugiro que consulte reumatologista para avaliar o quadro doloroso. Att,dra Suellen.
Respondido em 20/11/2012

Comentrio #197 - Dores na articulaao.


Sinto dores frequentes no pulso,tornozelos,joelhos mas as dores lombar doi de mais e chega ate me atrapalhar,sinto dores de cabea e sao frequentes tambem.Essas dores me encomodao muito. No frio paresse que as dores aumentao muito mais. Posso estar com FIBROMIALGIA?

Enviado por Gabriela em 21/11/2012

Comentrio #198 - Depresso


oi meu nome michele tenho 26 anos vou fazer uma pergunta doutora as vesez eu estou bem as vesez comeo a passar mal meu rosto comea a formigar comeo ficar com medo minhas mas comesso a tremer me da queimao no peito e nas costa o que pode ser isso pode ser depreo

Enviado por Michele em 08/12/2012

Quer perder Peso?


ObesidadeControlada.com.br/Byp Cirurgias para Emagracimento, By Pass - Cirurgia Inovadora!

Artrite Reumatide
www.Super-Smart.eu Suplementos tima QualidadePreo. Entrega Gratuita a Partir de 70!

Oral B - Cuidado Gengivas


www.OralB.com Veja as dicas para que voc detecte os sinais precoces de gengivite!

Fibromialgia Tratamento
www.sindromedesiderman.com.br Tratamento para Fibromialgia veja depoimentos pacientes curados

Acabe com a Dor de Cabea


www.doceervas.com.br Sedalgina a R$ 4,99 Frete Grtis para Todo Brasil

Cuidar o Cabelo?
www.Pantene.com.br Descubra em Pantene Conselhos para Cuidar seu Cabelo. Experimente!

Dra. Suellen Narimatsu CRM 116.922

Home

Consultas

Reumatologista

Localizao

Contato

56 de 57

01/02/2013 00:40

Fibromialgia - O que , causa, sintomas, tratamento

http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Telefone: 11 3263-0038 | Endereo: Al. Santos, n 455, Sala 1603


Ateno: As informaes contidas neste site tm carter informativo e educacional e no devem ser utilizadas para auto-diagnstico, auto-tratamento ou auto-medicao.

57 de 57

01/02/2013 00:40

Potrebbero piacerti anche