Sei sulla pagina 1di 12

COMTRAFO

Transformadores

MANUAL DE INSTRUES
TRANSFORMADOR IMERSO EM LQUIDO ISOLANTE

COMTRAFO
Transformadores
Av. Agostinho Ducci, 280-B Parque Industrial I Cornlio Procpio PR Brasil CEP 86300-000 Fone: (xx43) 523-3891 Fax: (xx43) 524-2182 E-mail: comtrafo@comtrafo.com.br Home Page: http://www.comtrafo.com.br

NDICE

DESCRIO 1 Instrues para a instalao . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 Instrues para a manuteno . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3 Acessrios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

PGINA 02 04 05

A COMTRAFO IND. COM. TRANSF. ELTRICOS LTDA. SEGUE UMA POLTICA DE CONTNUO AVANO NO APRIMORAMENTO DE SEUS PRODUTOS, POR ESTA RAZO ESTE MANUAL DE INSTRUO EST SUJEITO A MUDANAS SEM PRVIO AVISO.

MANUAL DE INSTRUES TRAFO LEO

JUL/06 MI-0001

PAG.:1/10

1 - INSTRUES PARA A INSTALAO


Antes de ligar o transformador rede, operao que deve ser realizada por profissional competente, deve-se observar as seguintes recomendaes: 1.1 Suspenso e deslocamento de transformador A suspenso dever ser feita por meio de cabos de ao presos s alas ou s orelhas do tanque. O deslocamento longitudinal dever ser feito aplicando os esforos nos locais previstos, orelhas de trao ou base do transformador. Evitar qualquer esforo nas partes frgeis do transformador, como radiadores, buchas, etc. 1.2 Ao montar o transformador no local de servio, deve-se verificar o seu nivelamento. Tanto para base deslizante, como para base com rodas, deve existir um perfeito apoio, a fim de evitar que vibraes prprias do transformador sejam prejudiciais ao mesmo. 1.3 Verificao detalhada dos valores da placa de identificao Confrontar estes valores ( tenses primrias e secundrias, ligao, freqncia, impedncia, etc. ) com as caractersticas da rede e da instalao. Caso o transformador seja religvel, imprescindvel certificar-se de que o transformador est realmente ligado na faixa de tenses correspondente rede, confrontando o diagrama de ligaes com as conexes do painel de religao. 1.4 Salvo indicao contrria no pedido, o transformador fornecido normalmente ligado na derivao da alta tenso correspondente maior tenso. ( No caso de transformador religvel, correspondente maior tenso da faixa em que est ligado ). OBSERVAO IMPORTANTE: Toda mudana de derivao deve ser feita com o transformador sem carga e sem tenso. Conforme a execuo do transformador, para a mudana de derivao utiliza-se comutador ou painel. O comutador acessvel alternadamente sobre a tampa ou internamente no tanque. O painel sempre acessvel internamente no tanque. O acesso ao interior do tanque realizado atravs da tampa auxiliar. Tanto mudanas de derivaes por painel ou comutador, como as religaes dos enrolamentos devem ser executadas conforme o indicado no diagrama de ligao da placa de identificao. Deve-se cuidar, nos casos de efetuar operaes no interior do transformador, que as mesmas sejam feitas com a maior rapidez e cuidado possvel, evitando a penetrao de poeira, umidade, etc. 1.5 Verificao do nvel do lquido isolante Verificar a altura correta do nvel do lquido isolante no seu respectivo indicador. Nos transformadores desprovidos de indicador externo, a indicao marcada no interior do tanque, no lado dos isoladores de baixa tenso.
MANUAL DE INSTRUES TRAFO LEO JUL/06 MI-0001 PAG.:2/10

Examina-se atravs da tampa auxiliar. A marca existente refere-se ao nvel do lquido isolante a 25C. OBSERVAO: Recomenda-se verificar o lquido isolante dos transformadores que sofrem tratamento inadequado durante o transporte ou que ficaram armazenados por longo perodo aps a sua fabricao. Para o exame do lquido isolante vide instrues 2 ( Instrues para Manuteno ). 1.6 Exame dos isoladores Verificar que os mesmos estejam intactos, que no existam fissuras, lascas, ou outras avarias, causadas eventualmente durante o transporte. Remover as impurezas da superfcie dos isoladores. 1.7 Exame de estanqueidade Verificar em geral o aperto dos parafusos da tampa, da tampa auxiliar e das garras dos isoladores. Um eventual vazamento nas juntas pode ser eliminado por simples reaperto nos parafusos. Se persistir o vazamento, a respectiva junta deve ser trocada. O aperto dos parafusos deve ser igual e sem esforo demasiado. 1.8 Ligao a terra Para o aterramento do transformador, deve-se utilizar o parafuso ou terminal para tal fim, existente na parte externa do tanque ( geralmente no suporte ou na base do transformador ). 1.9 Verificao dos elementos de proteo 1.9.1 Termmetro Ao montar o termmetro, colocar na respectiva bolsa a quantidade de leo necessria e evitar qualquer choque mecnico no bulbo. No caso de termmetro com contatos eltricos, deve ser verificado o funcionamento dos mesmos. Os ponteiros dos contatos devem ser regulados para as temperaturas desejadas para alarme ou desligamento. Manter o ponteiro de arrasto ( indicador de temperaturas mximas ) junto ao ponteiro indicador. 1.9.2 Rel de gs Vlvula de teste e travamento das bias para transporte: Aps a instalao, retire o pino da parte interna da vlvula. Para o teste dos contatos, utilize a parte de cima da tampa, pressionando lentamente. Se no apresentar nenhum problema, feche a vlvula para evitar vazamentos. OBSERVAO: Descarte o pino de travamento das bias. a) Teste de contatos: Os rels so testados normalmente na fbrica.

MANUAL DE INSTRUES TRAFO LEO

JUL/06 MI-0001

PAG.:3/10

Para testar os contatos de alarme em caso de dvidas, deve ser injetada no parafuso de drenagem inferior uma quantidade de ar. Para testar o contato de ligamento repete-se a operao, devendo-se desta vez injetar o ar em forma abrupta. b) Eliminao do ar: Antes de colocar o transformador em operao deve-se retirar o ar eventualmente acumulado quando o transporte, atravs do parafuso de drenagem superior.

1.9.3 Secador de ar a) Para secadores transportados montados junto com o transformador. Retirar o secador de ar e abrir o registro (quando existir) entre o conservador de leo e o secador de ar para drenagem do leo da tubulao. Reinstalar novamente o secador no lugar e colocar leo no recipiente inferior do secador de ar at completar o nvel. a) Para secadores transportados desmontados do transformador. Retirar o tampo existente na parte da tubulao. Drene todo o leo da tubulao. Instale o secador de ar no lugar e coloque o leo no recipiente inferior do secador de ar at completar o nvel. 1.10 Energizao. A energizao o passo final para a colocao do transformador em funcionamento. Quando a energizao feita logo aps a montagem e instalao, uma srie de medidas j foram tomadas no transcorrer das etapas (ver itens 1.1 1.9.3) dispensando uma nova reviso. Entretanto, comum acontecer que a energizao seja feita em um espao de tempo relativamente longo, exigindo assim que se repita alguns procedimentos que antecedem a energizao. Abaixo pontos a serem verificados: Antes de energizar, verificar: Se todas as partes esto montadas em seus respectivos lugares e se no existe nenhum tipo de vazamento; Nvel do lquido isolante; Anlise do lquido isolante (ver item 2.3); A posio do comutador referente a tenso de energizao; Caso o transformador tenha recebido complementao de um enchimento com lquido isolante, aguardar um tempo mnimo de 24h para que haja liberao total de eventuais bolhas de ar internas ainda existentes; Efetivo aterramento do sistema; Testar todos os acessrios do equipamento quando existirem; A relao de transformao; Resistncia de isolamento.

MANUAL DE INSTRUES TRAFO LEO

JUL/06 MI-0001

PAG.:4/10

Aps energizao, verificar: Tenses secundrias.

2 - INSTRUES PARA A MANUTENO


Periodicamente: 2.1 Exame de carga Verificar que a corrente nas horas de carga mxima no exceda seu valor nominal, para evitar que o transformador ultrapasse a elevao da temperatura especificada pelas normas. Semestralmente: 2.2 Verificao do nvel do lquido isolante Vide instruo 1.5 ( Instrues para a Instalao ) 2.3 Anlise do lquido isolante. A retirada de amostra dever ser executada somente em dias de pouco vento e baixa umidade. Na parte inferior do tanque existe uma vlvula (registro) para colher a amostra, em transformadores sem esta vlvula a amostra poder ser retirada pela tampa de inspeo. Caractersticas do leo isolante. Para incio de controle (leos novos em equipamentos novos) Rigidez Dieltrica (NBR-6869): 30kV; Aparncia: claro e isento de materiais em suspenso; Teor de gua(NBR 5755): 25 ppm.

Em uso (para continuar em operao) Rigidez Dieltrica (NBR-6869): 25kV; Aparncia: claro, isento de materiais em suspenso; Teor de gua (NBR 5755): 40 ppm.

2.4 Exame de isoladores Vide instrues 1.6 ( Instrues para a Instalao ) 2.5 Exame de estanqueidade Vide Instrues 1.7 ( Instrues para Instalao )

MANUAL DE INSTRUES TRAFO LEO

JUL/06 MI-0001

PAG.:5/10

2.6 Exame do termmetro Vide Instrues 1.9.1 ( Instrues para a Instalao ) 2.7 Exame do respirador Vide instruo 1.9.3 ( Instrues para Instalao ) e verificar a alterao da cor original da slica gel 2.8 Anlise do gs Aps a operao do rel de gs aconselhvel analisar por meio de um aparelho de teste o gs formado. A presena de gs combustvel indica a possibilidade de defeito eltrico. Nestes casos rogamos comunicar o defeito. No caso de presena de gs incombustvel deve-se verificar o nvel de leo do conservador e a possibilidade de vazamento no transformador. Aps Ter-se tomado as respectivas providncias e antes de ligar novamente o transformador, deve-se retirar o ar pelo parafuso de drenagem superior. 2.9 Ligaes terra Certificar-se que esta ligao sempre esteja perfeita. 2.10 Proteo contra sobretenses e sobrecarga Verificar o bom funcionamento dessas protees, cuja instalao recomendada.

- ACESSRIOS ( QUANDO EXISTIREM )

INDICADOR MAGNTICO DE NVEL DE LEO COM CONTATOS


Aparelho com mostrador graduado em: nvel MIN, a 25C e MX. Possui um ponteiro indicador que movimentado por meio de ims permanentes, acoplados a um flutuador (bia). De acordo com o nvel do leo a bia transmite indicaes precisas ao ponteiro acionando os microrruptores em MIN. E MX. O compartimento do ponteiro e microrruptores estanque do leo do equipamento.

MANUAL DE INSTRUES TRAFO LEO

JUL/06 MI-0001

PAG.:6/10

VISOR NVEL DE LEO SEM CONTATOS


Utilizado para a indicao do nvel de leo no transformador.

VLVULA DE ALVIO DE PRESSO COM CONTATOS


Aparelho de abertura extremamente rpida, projetada para evitar a ruptura do tanque do equipamento, por ocasio de um aumento rpido da presso interna. Logo aps o alvio da presso a vlvula volta ao estgio inicial. Um dispositivo mecnico

indica claramente que a vlvula atuou, alm do dispositivo eltrico para sinalizao.

DISPOSITIVO DE ALVIO DE PRESSO SEM CONTATOS


Utilizado para aliviar a presso do transformador retirando o excesso de ar contido no interior do mesmo. acionado quando a presso interior do transformador atingir um nvel de operao de 25 a 70 KPA

MANUAL DE INSTRUES TRAFO LEO

JUL/06 MI-0001

PAG.:7/10

VLVULA DE ALVIO DE PRESSO SEM CONTATOS


Utilizado para aliviar a presso do transformador retirando o excesso de ar contido no interior do mesmo. acionado quando a presso interior do transformador atingir um nvel de operao de 25 a 100 KPA

REL DETETOR DE GS
Aparelho com dispositivos mecnicos para detectar a presena de gs ou ar eventualmente presente no interior do tanque. O rel dispe de bias que acionam contatos eltricos ( ampola de mercrio ou microrruptores ) para alarme e desligamento. Os rels no atuam com a movimentao normal do leo, causada pela dilatao ou contrao do leo, como tambm da atuao de bomba de leo ( Regulagem especial ).

SECADOR DE AR
Aparelho contendo secante a base de slica gel . A carga de slica gel isolada da atmosfera atravs de selo hidrulico. Destinado a absorver a umidade do ar atmosfrico que se encontra no conservador atravs do respiro.

MANUAL DE INSTRUES TRAFO LEO

JUL/06 MI-0001

PAG.:8/10

RODAS BIDIRECIONAIS
Sempre so despachadas desmontadas. As rodas normalmente acondicionadas na prpria base de rodas porm viradas para cima. Para desvir-las, usar os apoios para macacos, tendo o cuidado de instalar as rodas de um lado e depois do outro.

ACIONAMENTO INTERNO: COMUTADOR


Utilizado para mudana de tenso do transformador. Para efetuar a mudana de tenso, primeiramente deve-se retirar o parafuso de segurana (quando existir) girando-o em sentido ante-horrio, retire-o e Gire a cabea do comutador na posio desejada. Logo aps recoloque o parafuso girando-o em sentido horrio.

CIONAMENTO EXTERNO: ACIONAMENTO 1

MANUAL DE INSTRUES TRAFO LEO

JUL/06 MI-0001

PAG.:9/10

ACIONAMENTO 2

Para efetuar a mudana de tenso, primeiramente deve-se girar a porca de travamento (quando existir) at a manopla de comando girar solta, e/ou puxar para cima a manopla de comando e girar at a posio desejada. Empurrar a manopla de comando para baixo e girar a porca de travamento at a manopla de comando ficar presa.

INDICADOR DA TEMPERATURA DO LEO


Aparelho com mostrador graduado de 0 a 150C, ponteiro indicador, ponteiros de arraste e microrruptores. Normalmente o indicador de temperatura possui 2 contatos eltricos. A instalao do sensor (bulbo) feita na tampa do equipamento, que corresponde regio onde o leo mais quente.

MANUAL DE INSTRUES TRAFO LEO

JUL/06 MI-0001

PAG.:10/10

Potrebbero piacerti anche