Sei sulla pagina 1di 6

Curso : PIERRE FAUCHARD Disciplina: Farmacologia Prof Ana Paula Costa FARMACOLOGIA 1. Origem dos medicamentos 2. Farmacoterapia 3.

a 3. Ao do medicamento 4. Farmacocintica e farmacodinmica

NOES SOBRE FARMACOLOGIA

a cincia que estuda as aes dos frmacos no organismo vivo, compreende mecanismos de ao, absoro, distribuio, eliminao, usos teraputicos e empregos das substncias medicamentosas.

Algumas Definies: Droga toda substncia originada do reino animal e vegetal que poder ser transformada em medicamento. Medicamento - Produto farmacutico, tecnicamente elaborado com finalidade profiltica, curativa, paliativa ou para fins de diagnstico. Dose - uma determinada quantidade de medicamento introduzida no organismo para produzir efeito teraputico e promover alteraes ou modificaes das funes do organismo ou do metabolismo celular. Frmula farmacutica o conjunto de substncias que compem a forma pela qual os medicamentos so apresentados e possui os seguintes componentes: princpio ativo (agente qumico), o corretivo ( sabor, corantes, acares) e o veculo (d volume, em forma de talco, ps). Forma farmacutica a maneira fsica pela qual o medicamento se apresenta. Ex: lasix comprimido, Binotal suspenso.... Princpio Ativo - E a substncia isolada do rgo animal ou vegetal, que contm atividade farmacolgica. Medicamentos Simples - Aqueles usados a partir de um nico frmaco. Ex. Xarope de Vitamina C.

Medicamento Composto - So aqueles preparados a partir de vrios frmacos. Ex. Comprimido de Acido Saliclico+ Cafena. Efeito Adverso ou Indesejado - Ao diferente do efeito planejado. Efeito Colateral - Efeito imprevisvel que no est relacionado principal ao do frmaco. Medicamentos Placebos - So substncias ou preparaes inativas, administradas para satisfazer a necessidade psicolgica do paciente de tomar drogas. Medicamentos Homeopticos: so preparados a partir de substncias naturais provenientes dos reinos animal, vegetal e mineral, e no apenas plantas como muitos acreditam. ORIGEM DOS MEDICAMENTOS

Os medicamentos so originados de fontes naturais (o reino animal, vegetal e mineral) sinttica (industrializados).

Segundo a sua origem os medicamentos podem ser: * Naturais: extrados de rgos, glndulas, plantas ou peonhas de animais. Ex: Insulinas * Sintticos: preparados com o auxlio de matria-prima natural so resultados exclusivamente do trabalho de laboratrios. Ex: alguns antibiticos. * Semi-Sintticos: resultam de alteraes produzidas em substncias naturais, com a finalidade de modificarem as caractersticas das aes por elas exercidas.

FARMACOTERAPIA

o uso dos medicamentos no tratamento, preveno, diagnostico e no controle de sinais e sintomas doas drogas.

AO DOS MEDICAMENTOS

* a ao qumica teraputica que pode ser:

Profiltica: O medicamento tem ao preventiva contra as doenas. Ex: Vacinas Curativa: O medicamento tem ao curativa, pode curar a patologia. Ex: Antibiticos

Paliativo: O medicamento tem capacidade de diminuir os sinais e sintomas da doena mais no promove a cura. Ex: Anti-hipertensivo Diagnostica: O medicamento auxilia no diagnostico, elucidando exames radiogrficos. Ex: Contrastes *Estas aes qumicas teraputicas podem agir no organismo vivo sob vrias maneiras, produzindo efeito ou ao. Ao Local: Aquele que exerce seu efeito no local da aplicao.EX. Pele: Atravs da aplicao direta. (aplicao de pomada em uma ferida). Tipos de ao local: a) Anti-sptico: Impede o desenvolvimento de microorganismos. Ex: lcool iodado b) Adstringente: Medicamento que contrai o tecido. Ex: loo para fechar os poros. c) Irritante: Medicamentos que irritam os tecidos. d) Paliativo: Aplicado no local para alvio da dor. e) Emoliente: Lubrifica e amolece o tecido. f) Anestsico: Paralisa as terminaes nervosas sensoriais.

Ao Geral ou Sistmica: para produzir um efeito geral, necessrio que o remdio caia na corrente sangnea, pois atravs dela o medicamento atinge o rgo ou tecido sobre o qual tem ao especfica. Tipos de ao geral ou sistmica

a) Estimulante: aumentam a atividade de um rgo ou tecido. EX: Cafena b) Depressor: diminuem as funes de um tecido ou rgo Ex. Morfina c) Acumulativo: medicamento cuja eliminao mais lenta do que sua absoro, e a concentrao do mesmo vai aumentando no organismo. Ex. Digitalina d) Antiinfeccioso: Capaz de destruir os M.O responsveis por uma infeco. e) Antagnicos: Quando duas ou mais substncias aplicadas tm efeito contrrio.

Ao Remota: Ocorre em partes distantes do organismo. Uma droga pode estimular um rgo que por sua vez estimula outro. (digitalina = corao aumenta a circulao = maior atividade diurtica)

Ao Local Geral: Uma droga aplicada poder produzir um efeito local, ser absorvida e provocar um efeito geral. Ex: epinefirna aplicada na mucosa nasal = estanca a hemorragia = absoro da corrente circulatria = aumento da presso arterial.

FARMACOCINTICA E FARMACODINMICA

FARMACOCINTICA - o caminho que o medicamento faz no organismo. FARMACODINMICA como a droga age no organismo.

* Farmacocintica: No se trata do estudo do seu mecanismo de ao mais sim as etapas que a droga sofre desde a administrao at a excreo, que so: absoro, distribuio, biotransformao e excreo. A doena pode modificar as propriedades farmacocinticas de uma droga por alterar sua absoro para a circulao sistmica e ou sua distribuio.

* Farmacodinmica: Estuda os efeitos bioqumicos e fisiolgicos dos frmacos e dos seus mecanismos de ao. Utiliza os conceitos bsicos da fisiologia, bioqumica, biologia celular e molecular, microbiologia, imunologia, gentica e patologia. peculiar porque concentra a ateno nas caractersticas dos frmacos.

CLASSIFICAO DOS MEDICAMENTOS ANTIBITICOS: So substancias produzidas por clulas vivas que inibem ou matam microorganismo (M.O), podem ser produzidas a partir de fungos, bactrias, leveduras e de forma sinttica. Os antibiticos podem ser de amplo espectro (eficaz conta muitos M.O) ou de espectro limitado (eficaz contra alguns M.O). Tipos de antibiticos Penicilina: Primeiro antibitico descoberto, originado do fungo

Penicilium.Ex:Amoxilina, etc. Cefalosporinas de 1 , 2 E 3gerao: Derivado originalmente do fungo, so ativas contra M.O. do tipo estreptococos e algumas cepas de estafilococos e contra M.O. das vias urinrias, ETC. Tetraciclinas, Eritromicina e Quinolonas. ANTIMICOTICOS

um grupo de medicamentos que combatem as infeces causadas por fungos. Ex: Fluconazol, Griseofulvina,etc. ANTIVIRAIS:

um grupo de medicamentos que combatem ou controlam as doenas virais. Ex: Ciclovir, etc. ANTIPARASITARIOS um grupo de medicamentos que combatem ou controlam as doenas parasitarias tambm chamadas de verminoses. Ex: Mebendazol, etc. ANTI-HISTAMINICO O que Histamina? um aminocido encontrado em muitos tecidos, quando o organismo entra em contacto com uma substancia toxica, ocorre uma resposta tecidual libera a histamina, a qual provoca alguns sinais e sintomas de uma reao alrgica (urticaria, erupes cutneas, espirros,coriza,etc). Os anti-histaminicos inibem a histamina e conseqentemente os sinais e sintomas da reao alrgica. Tipos: Dimenidrinato, maleato de clorfeniramina etc

Potrebbero piacerti anche