Sei sulla pagina 1di 2

Os Ncleos de Tecnologia Educacional NTEs constituem ambientes tecnolgicos, implementados com a criao do Programa Nacional de Informtica na Educao ProInfo,

o, atravs da Portaria n. 522, de 9 de abril de 1997, pelo Ministrio da Educao MEC, com a finalidade de promover o uso pedaggico dos recursos da informtica e telecomunicaes na rede pblica de ensino fundamental e mdio, pertencentes s redes estadual e municipal. O ProInfo desenvolvido pela Secretaria de Educao a Distncia SEED, por meio do Departamento de Infra-Estrutura Tecnolgica DITEC, em parceria com as Secretarias de Educao Estaduais e Municipais. Na tentativa de promover aes de forma mais contextualizada e integrada, a SEED realizou a reviso do ProInfo, o qual foi institudo pelo Decreto Federal n. 6.300, de 12 de dezembro de 2007, intitulando-se Programa Nacional de Tecnologia Educacional ProInfo, definindo critrios e objetivos para promover o uso pedaggico das Tecnologias de Informao e Comunicao TIC nas redes pblicas de educao bsica. Com essa nova verso surge o Programa Nacional de Formao Continuada em Tecnologia Educacional PROINFO INTEGRADO com a finalidade de promover a insero de Tecnologias da Informao e Comunicao TIC nas escolas pblicas brasileira (Fiorentini, 2008).

O primeiro Ncleo de Tecnologia Educacional Municipal NTM do Estado do Maranho foi implantado na Secretaria Municipal de Educao de So Lus SEMED/So Lus, sob a responsabilidade da Superintendncia da rea de Informtica SAINF, com ambiente informatizado instalado no prdio do Centro de Formao do Educador II CEFE II, localizado Rua do Ribeiro, n. 65, Centro de So Lus MA. Com o objetivo de promover a formao continuada dos profissionais da educao, da Rede Municipal de Educao de So Lus, no uso pedaggico das Tecnologias da Informao e Comunicao TICs, o NTM vem desenvolvendo um Projeto Integrado de Educao Digital, mediante os princpios do PROINFO INTEGRADO, que contempla o Eixo Comum do Currculo deste Projeto e demais aes que formam o Eixo Diversificado, atendendo as necessidades especficas da SEMED.

O desafio do PROINFO INTEGRADO promover a democratizao, a integrao e o uso constante das TIC na sociedade, especificamente no ambiente escolar. Com esse foco, o Ncleo de Tecnologia Educacional Municipal NTM desenvolve uma proposta de formao que fomenta a reflexo tericoprtica, acerca das possibilidades de uso de ambientes informatizados na produo de conhecimento, com base num processo de trabalho interativo e colaborativo centrado na pesquisa de alunos e professores. As principais aes formativas do NTM congregam os seguintes cursos:

a a Introduo Educao Digital (40h) um curso


bsico para profissionais da educao das redes pblicas que no tm o domnio mnimo no manejo de computadores com sistema operacional Linux e recursos bsicos da Internet.

a a Tecnologias na Educao: ensinando e


aprendendo com as TICs (100h) um curso que focaliza a utilizao pedaggica das TICs em situaes de ensino e aprendizagem na sala de aula.

a a Elaborao de Projetos (40h) focaliza as TIC no


Projeto Poltico Pedaggico e/ou desenvolvimento de projetos educacionais. d) Projeto Cultivar Educao (40h) Oferece objetos educacionais em mdias digitais, que facilitam o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO SUPERINTENDNCIA DA REA DE INFORMTICA


NCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL MUNICIPAL NTM SO LUS
Prefeito de So Lus Joo Castelo Ribeiro Gonalves Secretrio Municipal de Educao Prof. Dr Sueli Rosina Tonial Secretria Adjunta de Ensino Prof Myryam de Magdala Teixeira e Silva Assessora Tcnica-Pedaggica Prof Elizabete de Jesus Brito Maia Superintendente da rea de Informtica Francinaldo Santos Carvalho Equipe Pedaggica do Ncleo de Tecnologia Educacional Municipal - NTM Coordenadora Prof Ms Raimunda Nonata da Silva Machado Formadoras Prof Anna Flvia Morais Loura Prof Esp. Cynthia Rossana Belo Soares Prof Esp. Iveth Correa Prof Esp. Lucivalda Nogueira Diniz Prof Esp. Mrcia Maria Souza Machado Prof Mary Lourdes de Melo Wolff Prof Esp. Rosyane Mendes Lopes Desenvolvimento Multimdia Educacional Administrador do AVA Moodle Prof. Mestrando Luis Cludio de Oliveira Silva Suporte Multidisciplinar Ana Flvia Diniz Lemos Pimenta Anna Patrcia Morais Loura Pereira

Projeto de Educao Digital

NTM
Centro de Formao do Educador II Rua do Ribeiro, 65 Centro Fone: 3212-4333 http://www.semed.saoluis.ma.gov.br/ntem http://ntemunicipalsaoluis.blogspot.com

So Lus Ma 2010

Potrebbero piacerti anche