Sei sulla pagina 1di 4

MANIFESTAES SOCIAIS PS-JUNHO DE 2013: VIOLNCIA INSTITUCIONAL E O LUGAR DO SUJEITO SOCIAL NA CIDADE

Glucia Rejane de Jesus Silva 1 Joo Mateus Silva Fagundes Oliveira 2 Wagner de Oliveira Rodrigues 3 Eixo Temtico: Violncia RESUMO
A construo do fenmeno social que surgiu nas capitais brasileiras e que arraigou pelo interior do pas ps um mo mento de catarse das amlgamas da populao diante das mazelas sociais. Em reao a este quadro, foi estabelecido um esquema governamental de represso instit ucional, conjecturado a uma linguagem midit ica pblica e notria, que denotou os lados bom-e-mau da nova Histria cvica brasileira. Co m isto o trabalho pretende elucidar uma nova forma de violncia, que paira alm da simblica e se extravasa nas formas fsicas e morais: a violncia institucional, caracterizada pela inverso de valores entre algozes e vtimas e o papel do sujeito social na sociedade em que vive ps-moderna e arregimentada pela nova tica do capital.

Palavras-chave : Violncia Institucional, Manifestos sociais, Democracia.

ABSTRACT
The construction of the social phenomenon that emerged in Brazilian capitals and that took root in the interior of the country put a cathartic mo ment amalgam of the population in the face of social ills. In reaction to this situation, we established a government scheme of institutional repression, conjectured to a public and notorious media language that denoted sides -good and bad-of the new civic Brazilian history. With this work aims to elucidate a new form of v iolence that hangs beyond the symbolic and g oes beyond the physical and moral forms: institutional violence characterized by the inversion of values between victims and victimizers and the role of the social society in which they live - postmodern ethics and regimented by the new capital.

Keywords : Institutional Violence, Manifestos social democracy.

INTRODUO Seis de junho de dois mil e treze. O movimento de levante por direitos, antes capitaneado pelo Movimento Passe Livre, em So Paulo, e que ressurgiu desta data com outros grupos de movimentos sociais pas afora um fenmeno social que no pode ser ignorado pelo pensamento crtico jurdico. Suas implicaes tem um qu de

Bacharelanda em Direito pela Un iversidade Estadual de Santa Cruz. Bolsista pela Fundao de Amparo Pesquisa da Bahia. E-mail: galreganne@hotmail.co m. 2 Bacharelando em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cru z. Bolsista pela Fundao de Amparo Pesquisa da Bahia. E-mail: teufagundes@hotmail.co m . 3 Orientador do presente trabalho. Mestre em Direito pelo Centro Universitrio Flu minense. E-mail: woruesc@hotmail.co m.

prova sobre a capacidade das instituies jurdicas brasileiras serem validadas e legitimadas no plano da norma e do concreto. No entanto momentos como este no devem ser analisados apenas em seu aspecto emprico, conforme verborragiza a mdia institucional e reage a alternativa ou nas opinies, da mesma qualidade de senso comum demonstradas, como a classe mdia brasileira assim o faz, tendo ou no conflitos sociais (e suas cargas de desconceitos). preciso, como j vem sido feito pela Academia em diversas reas do conhecimento, examinar as questes de fundo que do o pano necessrio para que estes fenmenos aconteam. As manifestaes de junho de 2013 so se no o maior, os maiores manifestos j realizados e em realizao ainda, trs meses depois pas afora, desde sua fundao neodemocrtica (de 1988). Claro que sua gnese conturbada e incerta, insegura e, por vezes, at insossa, inslita, insolente (para alguns) e infeliz (para outros). Mas, para alm dos julgamentos sobre os movimentos em si o qual o trabalho far uma descrio analtica do que ocorre, apenas preciso confrontar cidadania e democracia neste cenrio posto que so duas categorias analisadas e reivindicadas em todas as reunies pblicas nas ruas das cidades. As noes de cidadania e democracia ganharam impulso, e a necessidade de anlise cientfica acerca do real mbito desses conceitos se tornou urgente. Atravs da pesquisa bibliogrfica e legislativa, propomos verificar as perspectivas de uma teoria geral dos direitos humanos citadinos, perpassando pelas noes de direitos sociais e polticos, a fim de entender o fenmeno histrico (ousamos j cham-lo assim) que dominou a mdia e as ruas nacionais em Junho de 2013. Os direitos fundamentais de reunio e organizao, a truculncia com que foi respondido o movimento por parte da polcia, as reaes do Poder Executivo quanto ao que foi reivindicado merecem a anlise do jurista, a fim de que possamos delimitar a profundidade de tais movimentos populares e os impactos desse exerccio do dilogo democrtico entre os cidados e o Estado. Manifestar-se sempre foi algo muito conturbador na conquista de uma participao mais efetiva do Estado no Brasil. No entanto, na jacuzzi da Histria, as contra- informaes passaram a colaborar para a construo maniquesta de vtimas e algozes. Nas mobilizaes sociais foram, em essncia, rotuladas pela mdia esmagadora de baderneiras e vndalas, clamando por uma coibio mais dura da policia. As represses sofridas em So Paulo fizeram ressurgir um sentimento mais revoltante na populao excluda. A violncia policial, em decorrncia da crise urbana, demonstrou o papel diminutivo do Estado

Democrtico de Direito, em que a democracia permanece em estado prematuro de atuao. Expressar o almejado, em uma sociedade gritantemente como gente, no tarefa fluente, ainda mais em forma de manifesto. A Carta Magna de 1988 elucida em seu artigo 5 inciso IV, a livre manifestao do pensamento, obrigando o complexo policia a tutelar tal direito. No entanto, o que foi verificado a desconsiderao das manifestaes pacficas como pautas reflexivas e a construo, pela mdia institucional, do banditismo manifesta, resultante da cooptao do marginal com o cvico. A Constituio ainda proclama que punvel qualquer ato que venha a discriminar os direitos e liberdade fundamentais, tambm violado no ataque aos movimentos, j que a forma pacifista que envolveu os levantes corroborou com a militarizao. No entanto, para o enfrentamento da violao de seus direitos individuais e polticos, as lideranas sociais tiveram que direcionar as bandeiras que defendem com a comunicao as autoridades publicas em face de uma atuao policial em defesa de tais protestos.

Consideraes Finais Contextualizar um fenmeno em ebulio no tarefa fcil nem para os qumicos. Imaginar este cenrio para as Cincias Sociais Aplicadas e, em detido, para os juristas, quadro ainda mais instigante. No entanto, com a questo das manifestaes de 2013 ainda em ocorrncia a lembrar este artigo escrito no dia em que se comemora a Independncia do Brasil e analisando nos canais de jornalismo na TV falando de toda a balbrdia discursiva sobre fatos localizados, interessante afirmar uma situao: a ps-modernidade realmente joga com os instintos e instiga a dvida como modo de imobilizar o cidado da sua realidade (ou o desencoraja a viv- la do seu jeito). Neste sentido, quando se estabelece um marco na cidadania e na democracia de um determinado pas o que os sujeitos sociais esperam delas a realizao de suas necessidades e de seus interesses. Num panorama em que nem as necessidade e nem os interesses so construdos coletivamente, reivindicados legitimamente e implementados institucionalmente, a incerteza gera o sentimento do medo e este, por sua vez, induz os cidados a aceitarem o que vem. Porm, as violncias so mtuas e o quadro de insegurana, que sai do social, beira o institucional e gera um novo tipo de mal na ps-modernidade: a violncia institucional, em que o Estado age, por meio de seu aparato repressivo, como medida

cautelar de interveno social presumindo o mal repentino de que qualquer cara-pintada ou sujeito com cartolina capaz de depredar o patrimnio privado burgus. Ou a estabilidade corruptiva das elites que governam o pas.

Referncias ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2007. BAUMAN, Zigmunt. O mal-estar da ps-modernidade . Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998. BURGOS, Marcelo. O levante democrtico das ruas do Brasil. In Boletim CEDES. Rio de Janeiro: Pontifcia Universidade Catlica, edio de julho a setembro de 2013, p. 05-09. CARVALHO, Jos Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho . So Paulo: Civilizao Brasileira, 2011. CHALOUB, Jorge. A eloqncia das ruas . In Boletim CEDES. Rio de Janeiro: Pontifcia Universidade Catlica, edio de julho a setembro de 2013, p. 15-21. GOHN, Maria da Glria. Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clssicos e conte mporneos . So Paulo: Edies Loyola, 1997. MAIA, Felipe. As jornadas de junho e a hora da poltica . In Boletim CEDES. Rio de Janeiro: Pontifcia Universidade Catlica, edio de julho a setembro de 2013, p. 32-35. PERLATTO, Fernando. As manifestaes de junho e as novas agendas para as instituies, os partidos e as cincias sociais . In Boletim CEDES. Rio de Janeiro: Pontifcia Universidade Catlica, edio de julho a setembro de 2013, p. 14-17. PINSKY, Jayme. Histria da Cidadania. So Paulo: Contexto, 2003. RODRIGUES, Wagner de Oliveira. Ps-modernidade, democracia e cidadania : perspectivas e dinmicas nas manifestaes de 2013 no Brasil. 2013. 39p. Monografia (Direito Pblico Comparado Doutorado em Direito) Faculdade de Direito, Universidade Federal da Bahia, Salvador. SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mo de Alice: o social e o poltico na psmodernidade . So Paulo: Cortez, 2005.

Potrebbero piacerti anche