Sei sulla pagina 1di 38

Guia Tcnico

Apresentao
Este Guia Tcnico detalha as principais tcnicas usadas para criar duas das fotograas tecnicamente mais avanadas da brochura D800/D800E. Aproveite esta oportunidade para admirar as habilidades de fotgrafos prossionais que dominam a D800/D800E. Enquanto os inovadores 36 megapixels proporcionam D800/ D800E a resoluo inigualvel das cmeras digitais SLR precedentes, o efeito colateral de uma resoluo to elevada que o desfoque, quer seja resultante de um foco menos preciso ou da trepidao da cmera, se torna muito mais perceptvel. Para concretizar todo o potencial de uma cmera com mais de 30 milhes de pixels exige-se uma perfeita compreenso das causas e efeitos do desfoque, uma cuidadosa seleo de conguraes e acessrios (lentes, trips, etc.) e trabalhar com os melhores assuntos possveis.

ii

Sumrio
Apresentao Tcnicas de Disparo i ii i 2

Assuntos Imveis ........................................................................... 2 Lio 1: use um Trip ...........................................................................5 Lio 2: usar a exibio ao vivo .......................................................6 Lio 3: evite aberturas muito pequenas ................................ 11 A mesma foto com enquadramento no visor ......................... 13

Assuntos do retrato ..................................................................... 14 Lio 1: escolha as conguraes de foco apropriadas ...... 17 Lio 2: escolha as conguraes de exposio apropriadas ... 18 Aprender a partir dos erros: mesmo disparo, ponto de foco diferente .................................................................. 21 Dicas rpidas 22 22

1. Alta sensibilidade ISO ............................................................. 22 2. Controle automtico de sensibilidade ISO ......................... 24 3. Melhorar o desempenho tico.............................................. 26 4. Retratos em contraluz ............................................................. 28 A D800E 3 30 0

1. Imagens de alta resoluo com a D800E............................. 30 2. Abertura e assuntos complexos............................................ 32 3. Graduao Grca de cor e ondulado ................................. 34

Tcnicas de Disparo

Assuntos Imveis
Reduzir o desfoque ao mnimo

Tcnicas de Disparo Nas elevadas resolues oferecidas pela D800/D800E, mesmo a menor trepidao da cmera pode resultar em desfoque. A tcnica revelada nesta seo minimiza o desfoque atravs de uma combinao de fotograa com exibio ao vivo e o uso de um trip.

Lente: AF-S NIKKOR 14-24 mm f/2.8G ED Modo de exposio: Manual Velocidade do obturador: 1 s. Abertura: f/8 Equilbrio de
brancos (Balano de brancos): Escolher temperatura de cor (5000 K) Sensibilidade ISO: 100 Picture Control: Standard (Padro) Nota: Esta fotograa foi tirada em NEF (RAW) de 14 bits e processada usando Capture NX 2. Fotografia Benjamin Anthony Monn

Dados Tcnicos

Assuntos Imveis

Lio 1: use um Trip


Use um trip para reduzir o desfoque quando fotografar assuntos imveis. Esse dever ser to robusto quanto possvel; evite estender as pernas ou a coluna central mais do que o necessrio. Um cabeote grande mantm a cmera estvel.

Modo de Trip Algumas lentes, tais como a AF-S NIKKOR 200-400 mm f/4G ED VR II, oferecem reduo de vibrao com uma opo TRIPOD (TRIP) que particularmente ecaz para reduzir o desfoque nas velocidades de obturador de / 1 s. Essa opo geralmente recomendada quando a cmera est montada em um trip. No entanto, a opo NORMAL prefervel se o cabeote do trip no estiver xo ou quando for usado um monop.

Tcnicas de Disparo

Lio 2: usar a exibio ao vivo


A exibio ao vivo pode ser usada para obter um foco mais ntido e evitar o desfoque.

Fotograa com exibio ao vivo


Gire o seletor de exibio ao vivo para C e pressione a para levantar o espelho e exibir no monitor a visualizao atravs da lente.

Seletor de exibio ao vivo

Boto a

Assuntos Imveis

Por que usar a exibio ao vivo? 1. O espelho levantado antes de disparar, reduzindo o desfoque.
Nas altas resolues oferecidas pela D800/D800E, mesmo o leve movimento, que ocorre quando o espelho levantado, pode, s vezes, ser suciente para desfocar as fotograas. Com a exibio ao vivo, o espelho levantado muito antes de o obturador ser liberado, reduzindo uma possvel causa de desfoque. Reduzir o desfoque com enquadramento no visor Se for difcil ver a tela de exibio ao vivo, ao ar livre, sob luz ambiente forte, use o visor para enquadrar fotograas. Use o modo de espelho levantado (MUP) quando usar o visor para enquadrar fotos para reduzir o desfoque que, por vezes, ocorre quando o espelho estiver levantado. Pressione o boto de liberao de trava do disco de modo de obturao e gire o disco de modo de obturao para MUP.

Depois de focar, pressione at o m o boto de liberao do obturador para levantar o espelho e novamente para disparar o obturador. Pode ser usado um cabo de controle remoto opcional para evitar que a cmera se mova quando o boto de liberao do obturador for pressionado, ou pode ser selecionada uma opo diferente de Desligado para a Congurao Personalizada d4 (Modo de atraso exposio (Modo de atraso da exposio)) para atrasar o disparo do obturador at 1 3 s depois do espelho ser levantado. recomendado o uso de um trip.

Tcnicas de Disparo

Por que usar a exibio ao vivo? 2. Foque em qualquer local no quadro.


Com exibio ao vivo, pode ser usado o seletor mltiplo para posicionar o ponto de foco em qualquer lugar no quadro, independentemente das opes selecionadas para AF/MF e foco automtico. A capacidade para posicionar o ponto de foco em qualquer lugar dentro do ngulo de viso do monitor expande muito o intervalo no qual a cmera poder focar.

No modo de foco automtico, pressione o boto de liberao do obturador at a metade, ou pressione o boto B para focar o assunto no ponto de foco selecionado. No modo de foco manual, o foco pode ser ajustado rodando o anel de foco da lente.

Assuntos Imveis

Por que usar a exibio ao vivo? 3. Amplie o zoom para obter um foco preciso.
Pressione o boto X para ampliar a exibio no monitor em at 23 para uma focagem precisa com exibio ao vivo. Isto particularmente ecaz com foco manual.
Boto X

Aparecer uma janela de navegao em uma moldura cinza na parte inferior da tela. Use o seletor mltiplo para percorrer as reas do quadro no visveis no monitor.

Janela de navegao

Tcnicas de Disparo Conguraes sugeridas Equilbrio de brancos (Balano de brancos) > Escolher temperatura de cor: O balano de brancos pode ser ajustado em passos to pequenos como 10 K. Para ajustar o balano de brancos no eixo mbar (A) azul (B), mantenha pressionado o boto U e pressione 4 ou 2 para realar um dgito e 1 ou 3 para o alterar.
Guia de enquadramento: Podem ser exibidas guias de enquadramento, teis na composio de fotograas, com a fotograa com exibio ao vivo pressionando o boto R.

Horizonte virtual: O boto R tambm pode ser usado para exibir indicadores de inclinao e rolagem que ajudam a manter a cmera nivelada em fotograa com exibio ao vivo.

10

Assuntos Imveis

Lio 3: evite aberturas muito pequenas


Diminuir a abertura nos modos de exposio manual (h) e prioridade de abertura automtica (g) aumenta a profundidade do campo, resultando que tanto o primeiro como o segundo planos quem em foco. Contudo, se reduzir demais a abertura, os efeitos da difrao podero resultar de fato em imagens com menor denio. A denio ideal da abertura que produz a maior profundidade de campo sem perda de nitidez varia de lente para lente. Com a lente AF-S NIKKOR 14-24 mm f/2.8G ED usada neste exemplo, uma denio de abertura de f/8 produz a imagem mais ntida.

f/8

f/11

A quantidade de detalhes visveis nos chumbos e frisos da janela menor do que a f/8

11

Tcnicas de Disparo Camera Control Pro 2 O software opcional Camera Control Pro 2 pode ser usado para controlar a maioria das funes da cmera a partir de um computador. Para usar o Camera Control Pro 2, inicie o computador e conecte a cmera usando o cabo USB fornecido conforme mostrado abaixo.

O Camera Control Pro 2 suporta exibio ao vivo. Quando a tela de exibio ao vivo na rea de imagem do Camera Control Pro 2 ampliada, so visveis mais detalhes do que possvel ver com a tela de exibio ao vivo no monitor da cmera. As fotograas so guardadas diretamente no computador, onde podem ser inspecionadas e retocadas utilizando o software opcional Capture NX 2.

12

Assuntos Imveis

A mesma foto com enquadramento no visor


A segunda imagem de amostra abaixo foi capturada sem usar a exibio ao vivo. Como o espelho no estava levantado at a fotograa ser tirada, a imagem resultante ligeiramente desfocada.

Com exibio ao vivo

Sem exibio ao vivo

Contornos do livro e outros detalhes cam desfocados

13

14

Tcnicas de Disparo

Assuntos do retrato
Focar um ponto selecionado

15

Tcnicas de Disparo Esta seo apresenta uma tcnica que obtm um foco ntido em um ponto selecionado ao enquadrar assuntos de enquadramento de retrato atravs do visor.

Lente: AF-S NIKKOR 70-200 mm f/2.8G ED VR II Modo de exposio: Manual Velocidade do obturador: s. Abertura: f/4,5 Equilbrio de brancos (Balano de brancos): Manter cores ilumin. quentes Sensibilidade ISO: 640 Picture Control: Retrato
Nota: Esta fotograa foi tirada em NEF (RAW) de 14 bits e processada usando Capture NX 2. Fotografia Cliff Mautner

Dados Tcnicos

Reduo de vibrao (VR) Quando usada uma lente VR, recomendado ajustar a chave VR em ON (ATIVADO). A reduo da vibrao ativada quando o boto de liberao do obturador pressionado at a metade, estabilizando a visualizao atravs do visor e tornando mais fcil enquadrar fotograas e focar.
Se a lente tiver uma chave de modo de reduo de vibrao, escolha NORMAL para fotograas tiradas com a cmera na mo ou ao usar um monop. A reduo de vibrao deve estar geralmente desligada quando a cmera montada em um trip (excees podem ser feitas para a lente AF-S NIKKOR 200 mm f/2G ED VR II e outras lentes com a opo TRIPOD (TRIP)).

16

Assuntos do retrato

Lio 1: escolha as conguraes de foco apropriadas


Um trip raramente usado para fotograa de retrato. Embora os assuntos de retrato possam se deslocar e se desloquem um pouco, geralmente permanecem imveis o tempo suciente para a utilizao ecaz de foco automtico de ponto nico. A fotograa aqui apresentada mostra que o fotgrafo tem que ser capaz de focar com segurana em um ponto selecionado; por isso a utilizao de AF de ponto nico, que, ao contrrio de AF com rea automtica e AF com rea dinmica, garante que a cmera foque sempre o ponto selecionado pelo fotgrafo. Para escolher um modo de foco automtico, pressione o boto de modo AF e gire o disco de comando principal.
Boto de modo AF

Para escolher um AF modo rea, pressione o boto de modo AF e gire o disco de subcomando.

Boto de modo AF

Nota Mesmo alteraes ligeiras na composio podem resultar que a cmera focalize algo que no seja o assunto desejado. Escolha o ponto de foco depois de enquadrar a fotograa.

17

Tcnicas de Disparo

Lio 2: escolha as conguraes de exposio apropriadas


Abertura Use uma abertura maior para um toque mais suave.
Uma denio de abertura de f/4 captura expresses faciais.

A profundidade de campo suciente para reproduzir com clareza a faixa desde os lbios at os cantos exteriores dos olhos, mas o foco se torna mais suave dos brincos para trs.

18

Assuntos do retrato

Velocidade do obturador Escolha uma velocidade um pouco mais rpida que o mnimo exigido para evitar o desfoque causado pela trepidao da cmera.
A resoluo superior da D800/D800E torna mais bvio mesmo o desfoque mais ligeiro causado pela trepidao da cmera. Escolha uma velocidade do obturador ligeiramente mais rpida da que seria selecionada ao fotografar o mesmo assunto com outra cmera.

Uma velocidade do obturador rpida capturou detalhes do vu de renda e realou individualmente os clios.

19

Tcnicas de Disparo

Iluminao e sensibilidade ISO Ajuste adequadamente a iluminao e a sensibilidade ISO.


Assim que as conguraes da velocidade do obturador e da abertura tenham sido manualmente especicadas, a iluminao ou a sensibilidade ISO podero necessitar de ajuste para obter a exposio ideal.

Foi usada luz suave e natural, ao invs de iluminao de ash ou de estdio, para essas fotos. Quando fotografar ao ar livre, a iluminao pode ser ajustada reposicionando o assunto do retrato ou voc mesmo em relao fonte de luz (acima). Ao fotografar em interiores, as venezianas podem ser elevadas ou abaixadas (direita).

20

Assuntos do retrato

Aprender a partir dos erros: mesmo disparo, ponto de foco diferente


Ligeiras alteraes no foco so mais notveis nas fotograas capturadas com a D800/D800E do que com outras cmeras sob as mesmas condies. Assim, deve ser prestada maior ateno para focar a D800/D800E. Como mostram as imagens de amostra a seguir, mesmo alterando ligeiramente o ponto de foco, detalhes importantes poderam desfocar.

Resultado pretendido

Foco num ponto no pretendido

O brinco est focado, a iris e os clios esto desfocadas

21

Dicas rpidas

1. Alta sensibilidade ISO


As seguintes sees apresentam tcnicas teis e funes da cmera aplicveis a uma grande variedade de situaes. A D800/D800E mantm o rudo no mnimo para obter resultados de alta resoluo mesmo nas mais altas sensibilidades ISO. A opo Reduo rudo c/ ISO elevado, no menu de disparo, reduz os pixels brilhantes espaados aleatoriamente, a neblina e as linhas caractersticas do rudo de alta sensibilidade, mas deixa os contornos menos ntidos. A denio Desligada (Desligado) ou Reduzida pode oferecer um bom equilbrio entre a nitidez e rudo, mesmo em sensibilidades ISO elevadas. A denio pode ser alterada usando o Capture NX 2 (disponvel separadamente) para as imagens gravadas no formato NEF (RAW). Use o Capture NX 2 para um ajuste mais preciso de reduo de rudo de Intensity (Intensidade) e Sharpness (Nitidez). Para imagens NEF (RAW), selecione a ferramenta Noise reduction (Reduo de rudo) na seo Develop (Revelar) da Edit List (Lista de edio). Para imagens JPEG e TIFF, selecione Noise Reduction (Reduo de rudo) do menu Adjust (Ajuste).

22

Elevada

Normal Normal

Exibies detalhadas do mesmo assunto fotografado em conguraes diferentes de Reduo rudo c/ ISO elevado. Conguraes mais elevadas reduzem o rudo visvel no cu, mas tambm reduzem a nitidez dos contornos do assunto principal.

Reduzida

23

Dicas rpidas

2. Controle automtico de sensibilidade ISO


O controle automtico de sensibilidade ISO ajusta automaticamente a sensibilidade ISO se a exposio ideal no puder ser obtida no valor selecionado pelo fotgrafo. Se estiver selecionado Automtica para Velocidade mn obturador, a cmera tambm ajusta o limiar para o controle automtico da sensibilidade ISO de acordo com a distncia focal da lente (apenas lentes com CPU), um recurso que voc considerar especialmente til quando usar lentes de zoom (consultar as fotograas de amostra direita). Para ativar o controle automtico de sensibilidade ISO, selecione Ligado para Denies de sensibilidade ISO > Controlo auto. sensib. ISO (Controle automtico de sensibilidade ISO) no menu de disparo.
Sensibilidade Escolha o valor mximo disponvel para o controle aumxima tomtico de sensibilidade ISO (200 Hi 2). O mnimo ISO 100. Velocidade mn Nos modos de exposio e e g, a sensibilidade soobturador mente ser ajustada se caso contrrio a velocidade do obturador for mais lentado que este valor (. 1 s ou Automtica). Realce Automtica e pressione 2 para escolher se a cmera d prioridade velocidade do obturador (Mais lento) ou sensibilidade ISO (Mais rpido) quando estiver selecionado Automtica.

24

Distncia focal: 24 mm Velocidade do obturador: s. Sensibilidade ISO: 900

Distncia focal: 50 mm Velocidade do obturador: / s. Sensibilidade ISO: 2500

Distncia focal: 70 mm Velocidade do obturador: / s. Sensibilidade ISO: 4500

Distncia focal: 100 mm Velocidade do obturador: / s. Sensibilidade ISO: 6400

O boto S O controle automtico de sensibilidade ISO pode ser ligado ou desligado pressionando o boto S e girando o disco de subcomando.

25

Dicas rpidas

3. Melhorar o desempenho tico


Diminuir a abertura aumenta a profundidade de campo, tornando tanto o primeiro plano como o fundo mais ntidos. Baixando demais a abertura, contudo, a difrao ir provocar que a imagem que de fato menos denida. Os efeitos da difrao so parcialmente inuenciados pelo tamanho dos pixels sobre o sensor de imagem da cmera, mas com a alta resoluo oferecida pela D800/D800E, os efeitos cam geralmente notveis em torno de f/11. Quando for necessria uma profundidade de campo superior, no use imediatamente a abertura mnima; em vez disso, determine a denio de abertura que oferece o melhor equilbrio entre a nitidez e a profundidade de campo. As imagens de amostra nesta pgina mostram como perdida a denio do gradeamento de metal quando usada uma abertura menor que f/11.

26

f/8

f/11

f/16

f/22

27

Dicas rpidas

4. Retratos em contraluz
O sensor RGB com aproximadamente 91K (91.000) pixels incorporado na D800/D800E oferece uma deteco de rosto mais precisa. Quando utilizado com enquadramento no visor em modos de exposio diferentes de h, a cmera equilibra a exposio entre um assunto de retrato e o fundo, mesmo quando o assunto est em contraluz.

D800/D800E A cmera usa a deteco de rosto para assegurar a exposio ideal do rosto do assunto.

Cmeras anteriores O rosto do assunto ca subexposto, necessitando compensao de exposio.

28

Fotograa com ash A D800/D800E tambm otimiza automaticamente a sada do ash para retratos de pessoas.
D800/D800E A sada do ash ajustada de acordo com o brilho dos rostos das pessoas, produzindo resultados excelentes at com fundos luminosos.

Cmeras anteriores A sada do ash ajustada de acordo com o brilho do fundo; como resultado, os rostos das pessoas cam subexpostos.

29

A D800E

1. Imagens de alta resoluo com a D800E


O D800E uma boa escolha para quem pretender fotograas com alta resoluo de assuntos visualmente complexos.

Caso 1: um modelo envergando um quimono


Reproduza pequenos detalhes nos cabelos do assunto e os padres das suas roupas.

Aumento de resoluo A resoluo pode ser aumentada desativando reduo de rudo de ISO elevado (Reduo rudo c/ ISO elevado) (pgina pgina 22 22), particularmente em sensibilidades ISO baixas.

30

Caso 2: um jardim japons


Captura as telhas e outros detalhes pequenos com uma resoluo superior.

Caso 3: folhas
Captura as folhas individualmente com detalhes translcidos.

Vdeos A D800 e a D800E oferecem o mesmo nvel de desempenho em termos de resoluo com gravao de vdeo. Selecione o modelo que melhor atenda s suas necessidades com base em outras caractersticas ou especicaes.

31

A D800E

2. Abertura e assuntos complexos


Com cmeras como a D800, que so adequadas para fotograas de assuntos visualmente complexos, vital maximizar a resoluo da lente. Embora os resultados variem de lente para lente, para maior contraste, geralmente possvel obter o maior contraste at periferia do quadro com uma denio de abertura de dois a trs pontos abaixo da abertura mxima. Esto listadas abaixo algumas lentes que oferecem resoluo excelente. AF-S NIKKOR 14-24 mm f/2.8G ED AF-S NIKKOR 24-70 mm f/2.8G ED AF-S NIKKOR 70-200 mm f/2.8G ED VR II AF-S NIKKOR 16-35 mm f/4G ED VR AF-S NIKKOR 24-120 mm f/4G ED VR AF-S NIKKOR 200-400 mm f/4G ED VR II AF-S NIKKOR 24 mm f/1.4G ED AF-S NIKKOR 35 mm f/1.4G AF-S NIKKOR 85 mm f/1.4G AF-S NIKKOR 200 mm f/2G ED VR II AF-S NIKKOR 300 mm f/2.8G ED VR II AF-S NIKKOR 400 mm f/2.8G ED VR AF-S NIKKOR 500 mm f/4G ED VR AF-S NIKKOR 600 mm f/4G ED VR AF-S Micro NIKKOR 60 mm f/2.8G ED AF-S VR Micro-Nikkor 105 mm f/2.8G IF-ED

32

A D800E oferece melhor resoluo nas denies de abertura com as quais a difrao (pgina pgina 26) 26 no constitui um problema. Como a denio da abertura tem mais inuncia na resoluo com a D800E do que com a D800, os usurios da D800E devero manter sempre em mente os possveis efeitos da difrao.

f/8

f/22

Nota: Estas fotograas foram tiradas com a D800.

33

A D800E

3. Graduao Grca de cor e ondulado


Os efeitos de cor e ondulado so menos frequentes nas altas resolues suportadas pela D800/D800E, mas, quando ocorrem, tendem a ser mais notveis nas fotos tiradas com a D800E. A graduao grca e ondulado no so visveis no monitor da cmera mas podem ser conrmados copiando fotograas para um computador e visualizando-as em um tamanho de 100%.

A fotograa da esquerda foi tirada com a D800E, e a da direita com a D800. So visveis efeitos de cor na faixa.

Pode ser usado o Capture NX 2 para reduzir o graduo grca de cor e o ondulado. Para obter melhores resultados com imagens NEF (RAW), exiba a imagem em 100% e ajuste a denio Color Moir Reduction (Reduo de Moir de Cor).

O (Desligado)

High (Elevada)

34

Usar a difrao para combater os efeitos de cor e o ondulado Ainda que diminuindo a abertura aumente os efeitos da difrao, resultando algumas vezes em mepgina 26 26, 32 32), essa nor resoluo (pgina mesma difrao tambm pode ser usada para reduzir a graduao grca de cor e o ondulado. Ajuste a congurao da abertura de acordo com a prioridade de resoluo mxima ou ondulado mnimo para a fotograa.

f/5.6

f/8

f/11

f/16

35

2012 Nikon Corporation

CS SB2E02 (1R)

Potrebbero piacerti anche