Sei sulla pagina 1di 16

Unidade I

Joo da Silva um homem simples, mas muito piedoso. Cristo convicto, participa regularmente dos cultos em sua igreja e acredita naquilo que est escrito na Bblia como verdadeira Palavra de Deus. Contudo, ainda que leia sua Bblia com frequncia, nos ltimos meses tem sofrido muito com algumas dvidas que lhe assaltam o corao. Depois de assistir a alguns programas de televiso, estrelado por um famoso pregador da Teologia da Prosperidade, o irmo Joo, que tem passado por dificuldades, tanto fsicas, de sade, como financeiras, est prestes a entrar em uma crise de f. O eloquente pregador televisivo est levando Joo a se sentir um fracasso, pois prega com muita autoridade que doenas e dificuldades financeiras, problemas que Joo enfrenta, so o resultado da falta de f. Ele que desde sua converso tem vivido to feliz, mesmo com dificuldades, agora se pega pensando: Mas que tipo de crente sou eu, com tantas lutas? Afinal, de que tamanho a minha f? Bem, Joo da Silva est mesmo em dificuldades! Como voc o ajudaria a sair desta situao utilizando como base para isto os ensinos que se encontram nos Evangelhos Sinticos?

Dos problemas enfrentados pelo irmo Joo, a sua dificuldade financeira a mais fcil de ser solucionada com base nos sinticos. Logo no evangelho de Mateus, no sermo do monte, Cristo faz algumas advertncias sobre as riquezas dessa terra. Ele exorta seus ouvintes a juntar tesouros no cu, onde no h como as riquezas serem roubadas ou destrudas como as daqui da terra. Alm disso ,adverte-os dizendo que as pessoas colocam suas vidas naquilo que a sua riqueza. Portanto, as riquezas que devem ser buscadas so as do cu, pois permanecero e no atrapalharo ao cristo buscar o Reinos de Deus aqui na terra (Cf. Lc 6.19-21). Outro argumento que eu utilizaria para instruir e consolar o irmo Joo referese vida de Jesus: 1) Jesus nasceu e foi colocado em cocho de animais (Lc 2.7) ; 2) Antes de comear seu ministrio pblico Jesus tinha que se sustentar com o seu trabalho de carpinteiro (Mc 6.3); 3) Jesus no tinha morada permanente (Lc 9.58); 4) Jesus pediu a pedro para pescar um peixe e tirar uma moeda que estava em sua boca para pagar o imposto do templo (Mt 17.27) ; 5) Jesus necessitava de ajuda financeira para dar continuidade ao seu ministrio (Lc 8.1-3); 6) Jesus no tinha uma sepultura, mas quando morreu foi colocado no sepulcro que pertencia a Jos de Arimatia (Mc 15.43-46). Portanto, Jesus era pobre e tambm passou por dificuldades financeiras, no obstante ser o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o dono de todas as coisas. Por que, ento, ns no poderamos passar por dificuldades?.

Alm disso, as casas em que as pessoas moravam nos tempos de Jesus, geralmente eram geminadas e contavam apenas com um cmodo, no qual toda a famlia convivia junta, inclusive animais, mas em nenhum lugar nos evangelhos se v Jesus exortando seus ouvintes a comprar casas maiores ou a se revoltarem com aquela situao. Terminaria dizendo que o evangelista Lucas ainda relata as seguintes palavras de Jesus: Bem-aventurados vs, os pobres, porque vosso o reino de Deus. Bem-aventurados vs, os que agora tendes fome, porque sereis fartos. (Lc 6.20,21a). Portanto, muitas vezes, as dificuldades financeiras no esto relacionadas falta de f, mas ao contrrio, muitas vezes fortalece a f dos que passam por dificuldades. J em relao aos problemas de sade, diria a ele que as doenas so efeitos da queda do homem, do pecado, e que mesmo que Deus opere curas ainda hoje, no obrigatrio que Ele sare todas as pessoas, pois em nenhum lugar da Bblia existe uma promessa com esse teor. Somente quando o cristo tiver o seu corpo glorificado, por ocasio da ressurreio, estar livre das enfermidades. Portanto, mesmo que uma pessoa esteja enferma, pode professar sua f e dar um bom testemunho de vida. Referncias Bibliogrficas Bblia Sagrada, Joo Ferreira de Almeida, Revista e Atualida no Brasil. Smalling, Roger L. Os neo-carismticos e o movimento da prosperidade. Miami, 2004. Disponvel em www.monergismo.com p. 78 Grudem, Wayne. Manual de Teologia Sistemtica. So Paulo: Vida, 1999. p. 459463

Sntese Elabore um texto descrevendo as caractersticas peculiares dos Evangelhos Sinticos, com base nas leituras realizadas nesta unidade. 1 Marcos Provavelmente o Primeiro a ser escrito. Por volta de 50 d.C Provavelmente escrito para os Romanos. Usa linguagem comum, muitas vezes Rude. As cenas so vvidas aos ouvintes. Usa muitas perguntas e exclamaes.

Tem estilo vigoroso e cativante. Mais fcil de ser entendido pelas crianas. Apresenta Jesus como o Filho do Homem.

2 Mateus Escrito para os Judeus. Provavelmente utilizou o evangelho de Marcos para sua composio. Tem organizao didtica, por tpicos. O tema o Rei Messinico e seu Reino. Apresenta Jesus como o Rei Messias profetizado no Antigo Testamento. D mais ateno aos ensinos de Jesus. Tem muitas citaes do Antigo Testamento, cerca de noventa.

3 Lucas

Destinado aos gentios Provavelmente utilizou o evangelho de Marcos para sua composio. Acabamento delicado quanto s mincias. Apresenta proporo entre as partes Lucas era intelectual, um historiados capacitado.
o evangelho da mulher, da infncia, da orao e do louvor Apresenta de forma mais completa, que os outros sinticos, a infncia de Jesus.

Unidade II Alberto membro de uma grande igreja, a qual possui muitas pessoas importantes e bem preparadas academicamente. Esta igreja costuma eleger dentre seus membros aqueles que ocuparo cargos de liderana, por determinado perodo. Alberto foi escolhido como o coordenador da comisso de indicaes e deseja fazer um bom trabalho, com base nos ensinos da Bblia. Em acordo com os demais membros da comisso, Alberto resolveu, com a ajuda dos demais, formular uma lista de

caractersticas destes futuros ocupantes de cargos de liderana. Eu gostaria que voc ajudasse Alberto nesta tarefa mostrando-lhe algumas caractersticas que voc percebe, para um bom lder cristo, no Evangelho de Marcos.

Seguindo o exemplo de Jesus: 1 O bom lder tem vontade de servir Assim como Jesus veio para servir, o lder tambm dever faze-lo (Mc 10.35) 2 O bom lder dedica-se pessoalmente na soluo de necessidades fsicas (Mc 3.111); 3 O bom lder dispensa tempo para estar com os seus liderados (Mc 3.13-14); 4 O bom lder capacita seus liderados para as tarefas necessrias (Mc 3.14-19); 5 O bom lder toma tempo para ensinar ao povo (Mc 3.23-29). 6 O bom lder no permite que outros determinem os seus compromissos (1.32-38) 7 O bom lder passa o legado para outros lderes continuarem sua misso (16.15-16) 8 O bom lder consegue manter controle e organizao em situaes de confuso (1.34)

Seguindo ou no o exemplo de outros personagens: 1 O bom lder prepara o caminho para a mudana, assim como Joo Batista (1.1-8) 2 O bom lder consegue enxergar o que os outros no conseguem, da mesma forma que Pedro (5.35-43) 3 O bom lder no se recusa a assumir a responsabilidade, assim como fez Pncio Pilatos (15.1-15) 4 O bom lder no permite que obstculos impeam o seu progresso, assim como os quatro homens que levaram seu amigo doente para Jesus cur-lo (2.1-12)

Referncias Bibliogrficas Bblia Sagrada: Joo Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada no Brasil. 2 Edio. Sociedade Bblica do Brasil Maxwell, John C. A Bblia da liderana Crist. Sociedade Bblica do Brasil.

Sntese Descreva em poucos pargrafos as caractersticas principais do Evangelho segundo Marcos e prepare uma lista com os assuntos contidos nele que voc considera atuais. Salve sua sntese em arquivo texto e envie por esta pgina.

Caractersticas principais do Evangelho de Marcos

O evangelho segundo Marcos o mais curto de todos os Sinticos. Joo Marcos vai direto ao assunto, sem rodeios, contudo as cenas apresentadas por ele so vivas e de fcil percepo, apesar de ter um estilo bruto. Ao todo podem ser relacionados 72 eventos principais. O evangelista d mais nfase para as aes de Jesus, sendo o que mais d espao para os milagres realizados por Jesus. Marcos escreveu visando os Romanos, provavelmente em torno de 50 d.C. No visou muito os ensinos de Jesus, mas suas aes. Dessa forma, o autor queria falar de maneira apropriada aos Romanos que no contavam com muito conhecimento do Antigo Testamento... O propsito principal de Marcos evangelstico. O evangelho de Marcos muito indicado para as pessoas dos nossos dias, que vivem correndo de um lado para o outro, sem tempo para se dedicarem a atividade de leitura. Num tempo em que as mensagens so curtas, devido influncia da Internet, com suas redes sociais e E-mails, o livro de Marcos cai com uma luva para muitos. Apesar do livro de Lucas ser o mais completo, eu no indicaria ele para pessoas com as caractersticas acima, contudo, com certeza indicaria o evangelho de Marcos. Existem muitas mensagens no menor dos evangelhos que continuam atuais.

Caractersticas relevantes no Evangelho Segundo Marcos para a atualidade

1 Marcos relevante para demonstrar a necessidade de temor De acordo com Stott, Marcos destaca com exclusividade o medo sentido pelos discpulos ao seguirem Jesus Trs episdios so destacados: 1) Quando

Jesus acalma a tempestade (4.40,41); 2) Quando os discpulos acompanharam Jesus at Jerusalm (10.32) e quando as mulheres saram do sepulcro e, por temor no contaram nada a ningum (16.8). No Cristianismo atual, o temor tem ficado de lado. As pessoas no mais se preocupam com a glria de Deus e nem tampouco exaltam ao Senhor da maneira devida. No tempo de Marcos, os discpulos ficavam admirados e temerosos com o poder de Jesus. Por mais que esse sentimento s vezes seja prejudicial, necessrio que ocorra entre os Cristos, pois demonstra reverncia.

2 Marcos um evangelho para pessoas que esto passando por sofrimento. Marcos o que mais destaca algumas histrias, como a da mulher com hemorragia e da ressurreio da filha de Jairo. Nesses textos Marcos d detalhes especiais do sofrimento que aquelas pessoas estavam passando, destacando seus desesperos, suas dificuldades, falta de esperana. Alm disso ele usa o tempo presente numa histria passada, como relata Stott, p. 22: Na histria de Jairo e sua filha, isto ocorre quando Jairo aparece: ele "chega" e, vendo-o, "prostra-se a seus ps... e lhe suplica". De igual modo, Marcos usa o tempo presente no clmax da histria. Quando Jesus chega casa de Jairo, ele "v o alvoroo", "fala" aos pranteadores, "entra" com pais, e "diz" menina. ... Essa mensagem relevante para todas as pocas, e especialmente para a nossa, e tambm para o pblico brasileiro que sofre com vrios problemas, especialmente na rea da sade, pois o Sistema nico de Sade que tem um pssimo atendimento. Quando as pessoas so atendidas no tem os seus problemas resolvidos e outros morrem por falta de atendimento. relevante para os pais de famlia que buscam soluo para os problemas de seus filhos, que muitas vezes no conseguem soluo e por isso vivem sofrendo.

3 O evangelho segundo Marcos importante para mostrar aos cristos a necessidade do censo de servilismo que os filhos de Deus devem ter. Muitos comentaristas dizem que Marcos apresenta Jesus como servo. Sendo assim, o versculo chave pode ser o 10.35 que destaca a necessidade de servir: Pois o prprio Filho do Homem no veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. Hoje muitos irmos na igreja querem ser servidos. Quando h alguma atividade eles aguardam algum para servi-los, mas no tomam a iniciativa de agir e colaborar. Da mesma forma, muitos lideres, como pastores, bispos, os que se auto denominam apstolos e os que ocupam outros cargos querem ser servidos: Adoram os primeiros lugares na igreja e na sociedade, fazem questo de serem chamados pelos ttulos e se servem do dinheiro das pessoas com

fins escusos. O evangelho de Marcos de muita serventia para mostrar que a essncia da vida crist o servio a Deus e ao prximo.

4 O Evangelho de Marcos destaca o preo do discipulado Numa sociedade onde as pessoas so instadas a sempre ganhar, onde vrias Igrejas, principalmente as neopentecostais, ensinam que quando uma pessoa se torna crist, passa a ter direitos a receber bnos e bens financeiros, o evangelho de Marcos se torna muito relevante, pois apresenta o preo do discipulado. O caso que merece mais destaque o do jovem rico. Como relata Stott, p. 28:
O jovem rico desafiado: "Vai, vende tudo o que tens, d-o aos pobres, e ters um tesouro no cu; ento vem, e segue-me" (10.21). Ele, porm, relutou. Pedro afirma: "Eis que ns tudo deixamos e te seguimos" (10.28), e ento ouve a promessa de Jesus de que "ningum h que tenha deixado casa, ou irmos, ou irms, ou me, ou pai, ou filhos, ou campos, por amor de mim e por amor do evangelho, que no receba, j no presente, o cntuplo de casas, irmos, irms, mes, filhos e campos, [e] com [eles] perseguies; e no mundo por vir a vida eterna" (10.29,30).

Seguindo as recomendaes de Jesus, o prprio Joo Marcos largou tudo para seguir Jesus. Ele era da nobreza, mas abandonou o que possua para cooperar com Paulo, Pedro e outros seguidores de Jesus na propagao do evangelho. Marcos ainda destaca que a pessoa deveria estar disposta a entregar a prpria vida para seguir Jesus:
Ento, convocando a multido e juntamente os seus discpulos, disse-lhes: Se algum quer vir aps mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e sigame. Quem quiser, pois, salvar a sua vida perd-la-; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salv-la-. (8.34,35).

Existe um preo a ser pago por aqueles que querem seguir Jesus. Esse preo a renuncia ao dinheiro, aos familiares e prpria vida se for necessrio. Referncias Bibliogrficas BBLIA. Portugus. Bblia sagrada. Traduo de Joo Ferreira de Almeida. 2. ed. So Paulo: Sociedade Bblica do Brasil, 1993. Edio revista e atualizada no Brasil. Stott, Jhon. Homens com uma mensagem: Uma introduo ao novo testamento e seus escritores. Revisado por Stephen Motyer. Campinas-SP: Editora Crist Unida, 1996. TENNEY, Marrill C. O Novo Testamento: Sua origem e anlise , So Paulo: Vida Nova, 1972

Unidade III Determinado pregador, com base em interpretaes bastante estranhas para o cristianismo, concluiu que o Fim do Mundo tem data certa para acontecer e que ele sabe qual este dia. Anunciando a data com eloquncia, grande poder de persuaso, ainda que utilizando clculos difceis de serem comprovados, ele tem convencido a muitos de que realmente sabe o que diz. Tem deixado, inclusive, alguns dos membros de sua igreja, caro estudante, preocupados com a questo. Voc como um dos lderes da igreja chamado para esclarecer o assunto. Voc pode e deve utilizar a Bblia toda para esta resposta, mas aqui, quero lhe dar como tarefa procurar acalmar os irmos com as lies a este respeito que so encontradas em Mateus 24-25. Leia o texto com ateno e aliste os pontos principais sobre este tema, que podem acalmar o cristo verdadeiro.

1 Concluses em Mateus 24 e 25 sobre a vinda de Jesus O texto em questo tem vrias interpretaes, pois ao que parece ocorrem dados misturados sobre a destruio de Jerusalm que ocorrera no ano 70 d.C e a segunda vinda de Jesus. Contudo, podem ser tiradas vrias concluses em Mateus 24 e 25 que podem acalmar o cristo verdadeiro sobre o momento correto da vinda do Senhor so os seguintes: 1.1 Ningum sabe o dia certo. Mas a respeito daquele dia e hora ningum sabe, nem os anjos dos cus, nem o Filho, seno o Pai. (...)Portanto, vigiai, porque no sabeis em que dia vem o vosso Senhor. (...) vir o senhor daquele servo em dia em que no o espera e em hora que no sabe (24.36, 42, 51). (grifo nosso) No adianta os homens tentarem marcar data, pois as coisas ocultas pertencem a Deus. Muitos fizeram isso, mas nenhum logrou xito. Somente causaram pnico e frustrao em muitas pessoas.

1.2 A vinda do Senhor ser repentina Porque, assim como o relmpago sai do oriente e se mostra at no ocidente, assim h de ser a vinda do Filho do Homem. De que adiantaria Jesus vir de maneira repentina se o momento certo fosse anunciado? Isso no faz sentido.

1.3 Quando Jesus voltar, muitos estaro levando suas vidas normalmente. Pois assim como foi nos dias de No, tambm ser a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, at ao dia em que No entrou na arca, e no o perceberam, seno quando veio o dilvio e os levou a todos, assim ser tambm a vinda do Filho do Homem. Essas pessoas estaro vivendo normalmente porque no estaro alarmadas, pois caso soubessem a data da volta de Jesus, poderiam viver despreocupadamente em seus pecados at as vsperas e depois tentarem se entregar ao Senhor. A marcao de uma data, ento, poderia trazer afrouxamento do padro moral.

1.4 A vinda do Senhor ser precedida de alguns sinais 1 O evangelho ser pregado a todas as naes: E ser pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as naes. Ento, vir o fim (24.14) Por mais que tenha havido progresso na propagao do evangelho nos ltimos sculos, o evangelho ainda no foi pregado a todos os povos.

1.5 Haver um tempo agitado de transio E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, no vos assusteis, porque necessrio assim acontecer, mas ainda no o fim. Porquanto se levantar nao contra nao, reino contra reino, e haver fomes e terremotos em vrios lugares; porm tudo isto o princpio das dores. Ento, sereis atribulados, e vos mataro. Sereis odiados de todas as naes, por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos ho de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros; levantar-se-o muitos falsos profetas e enganaro a muitos. E, por se multiplicar a iniqidade, o amor se esfriar de quase todos. (24.6-12) (grifo nosso) Por mais que muitos desses sinais possam ser identificados, como, por exemplo, a existncia de muitos falsos profetas iludindo vrias pessoas, ainda no se cumpriram todos os sinais. Portanto, no necessrio ningum se assustar.

2 A atitude correta do cristo quanto segunda vinda de Cristo Como visto, ningum sabe o dia certo da vinda do Senhor que ser repentina, mas precedida de alguns sinais. Entretanto, o verdadeiro cristo, apesar de no necessitar se assustar com o dia da vinda do Senhor, deve evitar viver despreocupadamente, mas deve observar os sinais da sua vinda (24.32-34) e adotar uma atitude de espera, vigilncia e de servio.

2.1 Espera A necessidade de espera demonstrada na parbola do bom e do mau servo, no versculos 50 e 51 do captulo 24: vir o senhor daquele servo em dia em que no o espera e em hora que no sabe e castig-lo-, lanando-lhe a sorte com os hipcritas; ali haver choro e ranger de dentes. (grifo nosso). Por mais que no saiba a data, o servo de Deus deve esperar sempre a Sua volta. 2.2 Vigilncia Devido ao cristo no saber o dia da vinda do Senhor, deve ficar vigilante: Portanto, vigiai, porque no sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de famlia soubesse a que hora viria o ladro, vigiaria e no deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai tambm vs apercebidos; porque, hora em que no cuidais, o Filho do Homem vir. (24.42-42). A necessidade de vigilncia tambm salientada na parbola das dez virgens, que apresenta cinco delas preparadas e outras cinco despreparadas para a chegada do noivo (25.1-13). Observe o que diz o ltimo versculo: Vigiai, pois, porque no sabeis o dia nem a hora. 2.3 Servio O fato do anncio da segunda vinda de Jesus no deve ser motivo de ociosidade como ocorreu entre os Tessalonicenses. Isso demonstrado na parbola do bom e do mau servo (24.45-51). O bom servo, aquele que fizer o seu trabalho corretamente ser recompensado (v. 46,47), enquanto o mau servo, aquele que fizer seu trabalho relaxadamente ser castigado (v. 51). A necessidade de trabalho ainda demonstrada na parbola dos talentos (25.14-30), onde relatado que o servo negligente, aquele que no cuidar direito dos bens do seu senhor tambm ser punido. Entretanto, bom salientar que a punio descrita, a perdio eterna, no seria dada a um cristo em virtude de suas obras. O que acontece que o cristo verdadeiro automaticamente far boas obras (Cf. Ef 2.10). Referncias Bibliogrficas BBLIA. Portugus. Bblia sagrada. Traduo de Joo Ferreira de Almeida. 2. ed. So Paulo: Sociedade Bblica do Brasil, 1993. Edio revista e atualizada no Brasil. Pearlman, Mayer. Conhecendo as Doutrinas da Bblia. So Paulo: Vida Acadmica, 2006. Richard, Lawrence O. Guia do Leitor da Bblia: Uma anlise de Gnesis a Apocalipse captulo por captulo. 5. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. Comentrio Bblico Moody. Verso Digital

Novo Comentrio da Bblia. Verso Digital Se algum lhe perguntasse: O que , e do que trata o Evangelho de Mateus, como voc responderia por escrito, utilizando, no mximo, uma folha? Mostre-me, por favor! Salve sua sntese em arquivo de texto e envie por esta pgina. Eu responderia: O evangelho de Mateus o nico dos evangelhos Sinticos, que de acordo com a tradio crist foi escrito por um apstolo, Mateus. Os outros dois so Lucas. Todos trs contm assuntos e estrutura parecida, mesmo que haja muitas diferenas tambm. O primeiro evangelho que foi escrito, de acordo com a maioria dos telogos da atualidade foi Marcos, entretanto o de Mateus o que aparece primeiro nas nossas Bblias. Isso muito propcio, pois Mateus faz a transio entre o Antigo e o Novo Testamento. Mateus cita muito o Antigo Testamento, faz isso mais de cinqenta vezes, pois tem como objetivo apresentar Jesus para os Judeus, povo por meio do qual surgiu o Antigo Testamento. Mateus mostra no seu evangelho que Jesus o Messias prometido no Antigo Testamento, por isso comea escrevendo a genealogia de Jesus passando por Davi e pelos reis de Jud, para mostrar que Jesus era o descendente real da tribo de Jud, o Rei tambm profetizado no Antigo Testamento. Como Rei que haveria de Reinar eternamente, Jesus veio inaugurar o Reino dos Cus. Essa era basicamente a boa nova que deveria ser anunciada para a igreja daquele tempo. Alm de tudo isso, Mateus organizou seu evangelho dividindo os assuntos: Os ensinos esto agrupados (Cap. 5-7), assim como as parbolas (cap. 13) e os milagres (Cap. 8,9). Isso pode indicar que Ele queria que seu evangelho fosse usado para a instruo da igreja. O sermo do monte, nos Captulos 5 a 7 constitui a essncia dos ensinos de Jesus. Mateus chamou Jesus de mestre (23.10) e seus seguidores de discpulos. O referido evangelho tambm foi utilizado com fins apologticos, para a defesa da f, pois os falsos profetas foram fortemente combatidos. Finalmente, diria que o evangelho de Mateus tambm o evangelho da igreja, pois somente nesse livro o termo aparece (16.18; 18.17). Apesar do evangelista, no incio do seu evangelho ter falado que as boas novas deveriam ser pregadas aos da casa de Israel, depois ele diz que tambm deveria se ensinada para os gentios, isto , aos no judeus. Isso demonstra a necessidade da igreja. O interessante que no final do livro apresentado o sacrifcio de Jesus, como disse Mears, 1982, p. 313: O filho de Davi seria Rei. O filho de Abrao seria Sacrifcio. Mateus comea com o nascimento de um Rei e termina com o oferecimento de um Sacrifcio. Essa a mensagem do evangelho de Mateus, um homem que deixou uma vida de ganncia, como cobrador de impostos, para se dedicar ao servio de propagar o Reino dos Cus, as boas novas do Rei Jesus. Com certeza vale a pena abandonar o mundo de pecado, para se dedicar ao servio ao Rei dos reis, Jesus, e viver sob a direo dele.

Referncias Bibliogrficas: BBLIA. Portugus. Bblia sagrada. Traduo de Joo Ferreira de Almeida. 2. ed. So Paulo: Sociedade Bblica do Brasil, 1993. Edio revista e atualizada no Brasil. Mears, Henrietta C. Estudo panormico da Bblia . Deerfield, Florida EUA: Vida, 1982. Miranda, Valtair. Fundamentos da teologia bblica. So Paulo: Mundo Cristo, 2011. Stott, Jhon. Homens com uma mensagem: Uma introduo ao novo testamento e seus escritores. Revisado por Stephen Motyer. Campinas-SP: Editora Crist Unida, 1996. Tenney, Marrill C. O Novo Testamento: Sua origem e anlise, So Paulo: Vida Nova, 1972

Unidade IV

Apresente em, no mximo, uma lauda, a sntese do que foi estudado nesta unidade. Salve sua sntese em arquivo de texto e envie por esta pgina.

Sntese Maria Joana sempre foi uma crente fiel. Porm, ao mesmo tempo, sempre se achou uma crist de segunda classe, pois ouviu dizer, desde pequena, que as mulheres so inferiores aos homens. Chegou a tal ponto que Maria Joana, deprimida, j no tem alegria em viver. Voc como cristo esclarecido, ou crist esclarecida, sabe que a interpretao de Maria Joana esta equivocada, e deseja ajud-la. Ento, separe dois textos de Lucas a respeito do assunto e aplique-os situao de Maria Joana, com a inteno de mostrar que ela, de fato, tem muito valor diante de Deus.

Apesar de estarmos em pleno Sculo XXI e as mulheres j terem alcanado muitos direitos que antes no tinham, muitos ainda persistem em coloc-las como inferiores aos homens. At mesmo cristos fazem isso, muitas vezes por no saberem que submisso no implica em inferioridade. Assim, mulheres como a Maria Joana, deste estudo de caso, ficam rebaixadas.

Nos tempos de Jesus, mais ainda que nos dias atuais, ocorriam grandes injustias com as mulheres. Como relata Stott, 1996, p. 50,51:
As mulheres tinham um baixo status social no Imprio Romano, e no pensamento judaico daqueles tempos elas eram igualmente destitudas de dignidade. Uma das aes de graas rabnicas de cada dia era: Bendito sejas, Senhor Deus, que no me fizeste um escravo, um gentio ou uma mulher. Os escribas e fariseus evitavam falar com uma mulher em pblico, e muitos deles sustentavam que as mulheres eram incapazes de estudar as Escrituras corretamente.

Alm disso, a mulher chegava a ser comprada de forma parecida a de um escravo, alm de no ser admitida como testemunha em um tribunal. A atitude de Jesus para com as mulheres foi bem diferente. Os outros evangelistas no demonstram bem esse fato, mas Lucas faz 43 referncias no seu evangelho s mulheres, pelo menos dez delas so exclusivas no seu evangelho. Duas das quais merecem destaque para ajudar Maria Joana, uma crist fiel que se sente inferiorizada. Trata-se das passagens que abordam Maria, irm de Marta e Lzaro e a profetiza Ana, da tribo de Aser. 1 A Profetiza Ana. Em Lucas 2.36-38 est escrito:
Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, avanada em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara e que era viva de oitenta e quatro anos. Esta no deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e oraes. E, chegando naquela hora, dava graas a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redeno de Jerusalm.

Ana, uma mulher muito piedosa, havia chegado ao Templo bem na hora em que um homem justo e piedoso chamado Simeo estava entoando um cntico em agradecimento por ter visto Jesus, o messias, quando este fora consagrado no templo com 40 dias de idade, por ser o filho primognito. Simeo ainda fez profecias sobre o ministrio de Jesus, o que muito alegrou o corao de Ana que falou sobre Jesus aos presentes e glorificou a Deus por tambm ter visto o Messias.
O Evangelista Lucas, em primeiro lugar, destaca que Ana era uma profetiza. Como diz Gusso, p. 6:
Pela maneira como Lucas descreve a profetisa Ana percebe-se que se tratava de uma pessoa bastante conhecida e bem aceita no meio do povo. No h nenhum resqucio de no aceitao de Ana como profetisa. Ao descrev-la assim, de forma to natural, Lucas consciente ou no, mostra o valor da mulher separada por Deus para um ministrio. No livro de Atos, Lucas tambm fala de outras quatro mulheres que profetizavam, estas eram filhas de Filipe, que era evangelista e um dos sete primeiros diconos.

Lucas ainda destaca nesse texto a devoo da profetiza Ana. Mesmo ela sendo j idosa, permanecia forte e fiel. Ela era uma verdadeira viva, que de acordo com os padres estabelecidos mais tarde por Paulo, tinha mais de sessenta anos, teve s um marido e era de bom testemunho (1 Tm 5.9,10). Caso ela tivesse se casado com quatorze anos, idade comum de casamento para as mulheres daquele perodo, permaneceu com seu marido at os vinte e um, quando este morrera, ento ela j estava naquela situao h 63 anos. Ele era uma mulher que estava sempre no Templo, centro de adorao dos judeus, e vivia na prtica constante de orao e jejum. Lucas ao apresentar o relato detalhado sobre as virtudes de Ana diz nas entrelinhas: essa mulher digna de ser imitada, ela um exemplo.

Quando Lucas pesquisou para escrever seu evangelho (Lc 1.1-4) essa histria deve ter lhe chamado muito a ateno, possvel que isso o tenha motivado a coloc-la nos seus escritos. Um fato muito interessante que Lucas diz que ela era da tribo de Aser e, como relata Buckland e Williams, no artigo sobre a referida tribo: aquela tribo a oeste do Jordo, que no deu nao qualquer heri ou juiz. Todavia, Ana que servia a Deus com jejum e oraes, de dia e de noite, no templo (Lc 2.36 a38) era filha de Fanuel, da tribo de Aser. Com essas palavras, Buckland colocou Ana, uma mulher, como a principal personagem de uma das doze tribos de Israel. Poderia ser tambm essa a inteno de Lucas, pois no relatou a genealogia de Simeo (Cf. 2.25), mas sim a de Ana. 2 Maria, irm de Marta e Lzaro Lucas, no captulo 10, dos versculos 38 a 42 do seu evangelho diz o seguinte:
Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Tinha ela uma irm, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos ps do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos servios. Ento, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, no te importas de que minha irm tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco necessrio ou mesmo uma s coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta no lhe ser tirada.

O fato de Jesus ter se hospedado na casa de uma mulher j interessante, o nome dela era Marta. Mas mais importante ainda destacar a atitude da irm dela, Maria. A irm de Marta ficou sentada no cho, posio na qual os meninos judeus aprendiam na Sinagoga, ouvindo os ensinamentos de Jesus. Mais impressionante ainda a atitude de Jesus, um homem que ensinava multides com milhares de pessoas, agora ensinando uma nica mulher e, alm de tudo, elogiou a postura dela. (10.39,42). A atitude de Jesus chama a ateno porque os escribas e farieus daquela poca no ensinavam as mulheres e diziam que elas no eram capazes de aprender as Escrituras de forma correta. Jesus mostrou o contrrio. Fazendo isso, mostrou o valor que dava e continua dando s mulheres, pois as considera da mesma maneira que os homens. Referncias Bibliogrficas: BBLIA. Portugus. Bblia sagrada. Traduo de Joo Ferreira de Almeida. 2. ed. So Paulo: Sociedade Bblica do Brasil, 1993. Edio revista e atualizada no Brasil. BUCKLAND, A.R.; WILLIAMS, Lukyn. Dicionrio Bblico Universal. So Paulo: Vida, 2010. GUSSO, Antnio Renato. Exemplos de mulheres de destaque no evangelho segundo Lucas. Texto bsico da Unidade 4. STOTT, Jhon. Homens com uma mensagem: Uma introduo ao novo testamento e seus escritores. Revisado por Stephen Motyer. Campinas-SP: Editora Crist Unida, 1996.

SAULNIER, christiane; ROLLAND, Bernard. A Palestina nos dias de Jesus. Caderno bblico 27. Paulus.

Filme - http://www.youtube.com/watch?v=bAkyw0gMGEU O evangelho segundo Lucas, filme dublado.

Estudo de caso Imagine que voc est viajando, seja de nibus, avio, ou outra forma qualquer, com algum desconhecido ao seu lado. Vocs passaro um bom tempo juntos, ento iniciam uma conversa. Em determinado momento a conversa direcionada para a literatura em geral. Voc conhece bons livros, a outra pessoa tambm, e tudo corre tranquilo, at que voc pergunta se ela j leu a Bblia. Ela responde que no, e acrescenta o motivo: A Bblia um livro muito antigo. Diga-me, em poucas palavras: O que voc mostraria esta pessoa, como exemplo da atualidade da Bblia, dos assuntos que esto no Sermo do Monte, um pequeno texto se comparado com todo o restante da Bblia? Responderia: Meu amigo, na Bblia, no Evangelho de Mateus, existe um discurso de Jesus chamado de Sermo do Monte. Nele, especialmente no captulo seis, dentre outras coisas, abordada a busca desenfreada pelas riquezas e a ansiedade causada pela busca dos bens terrenos, em detrimento busca de Deus e ao seu Reino. Isso pode ser visto facilmente nos dias de hoje, penso que de maneira muito mais acentuada que nos dias de Jesus. O dinheiro tem sido colocado como o centro da vida das pessoas, principalmente nos paises capitalistas como o nosso. O texto traz vrios ensinamentos: 1) Enquanto os tesouros aqui da terra podem ser tomados ou deteriorados, o tesouro no cu ser preservado (6.19-21). Hoje as riquezas se perdem pela ao do tempo, pela desvalorizao da moeda, pelas crises mundiais e pelos roubos; 2) A busca pelo dinheiro causada pela cobia, que escraviza a mente. Quanto mais o homem tem, mais o homem quer. Ele nunca est satisfeito (6.22,23); 3) Quem serve as riquezas no pode servir a Deus (6.24). Muitos deixam de ir a igreja e de fazer a obra de Deus para se dedicar ao seu trabalho ou negcio; 4) A busca pelos bens terrenos leva as pessoas ansiedade (6.25-32). A depresso, o estresse e a ansiedade so consideradas as doenas do sculo; 5) A prioridade do homem deve ser buscar a Deus e o que lhe agrada; as coisas da terra devem ser acrscimos ao que mais importante, pois ningum sabe

o dia de amanh (6.33,34). Quando o homem morrer no poder levar nada dessa terra (Cf. Lc 12.19,20)

Sintese Resuma em no mximo uma pgina o que foi estudado nesta unidade. Salve sua sntese em arquivo de texto e envie por esta pgina.

http://biblia.gospelmais.com.br/ Bblia em MP3

http://www.metodistavilaisabel.org.br/metodismo/sermoes_john.asp - Sermes de Jhon Wesley

Potrebbero piacerti anche