Sei sulla pagina 1di 5

Poder discricionrio da Administrao Pblica

A Administrao est obrigada a sempre escolher os melhores meios para satisfazer o interesse pblico e no pode arriscar, devem escolher a melhor maneira para a prtica de tais atos.

I - INTRODUO

Discricionariedade a liberdade de ao administrativa, dentro dos limites permitidos em lei, ou seja, a lei deixa certa margem de liberdade de deciso diante do caso concreto, de tal modo que a autoridade poder optar por uma dentre vrias solues possveis, todas, porm, vlidas perante o direito. , portanto, um poder que o direito concede Administrao, de modo explcito ou implcito, para a prtica de atos administrativos, com a liberdade na escolha segundo os critrios de convenincia, oportunidade e justia, prprios da autoridade, observando sempre os limites estabelecidos em lei, pois estes critrios no esto definidos em lei.

A discricionariedade sempre parcial e relativo, ou seja, no totalmente livre, pois sob os aspectos de competncia, forma e finalidade a lei impe limitaes, portanto, o correto dizer que a discricionariedade implica liberdade de atuao nos subordinado aos limites da lei. O administrador para praticar um ato discricionrio dever ter competncia legal para pratic-lo, dever obedecer forma legal para realiz-la e dever atender a finalidade que o interesse pblico. O ato tornar nulo se nenhum destes requisitos for respeitado.

Os atos administrativos devem sempre visar o interesse social ou interesse coletivo, no obedecendo estes parmetros o ato tornar nulo, por desvio

de poder ou finalidade, que poder ser reconhecido ou declarado pela prpria Administrao ou Poder Judicirio.

A fonte da discricionariedade a lei, e quando a lei deixa brechas, ai entra o ato de discricionariedade. Essa discricionariedade existe quando a lei expressamente a confere Administrao, ou quando a lei omissa ou ainda quando a lei prev determinada competncia.

O mbito da discricionariedade amplo, mas nunca total, pois so sempre vinculados lei.

No ato discricionrio alguns elementos vm definidos na lei com preciso, e outros so deixados deciso da Administrao. A discricionariedade deve sempre ser analisada sob os aspectos da legalidade e do mrito.

A palavra mrito, em sentido poltico, significa que o Estado tem a funo de atender os interesses pblicos, dentro dos limites da lei. O Estado tem como dimenses a oportunidade (elemento motivo) e a convenincia (elemento objeto), que compem o mrito do ato administrativo. E a discricionariedade o meio para que essa funo - de atender os interesses pblicos especficos possa ser exercida pela Administrao.

Mrito o resultado e a discricionariedade e o meio, e ambos se relacionam com a legalidade.

Mrito composto de dois elementos: o motivo (oportunidade), que o pressuposto de fato ou de direito, que possibilita ou determina o ato administrativo; e o objeto (convenincia), que a alterao jurdica que se pretende introduzir nas situaes e relaes sujeita atividade administrativa do Estado. A oportunidade e a convenincia tm funo de integrar os elementos motivos e objetivo dentro dos limites do mrito.

A natureza jurdica da discricionariedade o poder-dever da Administrao Pblica, e o mrito o resultado deste exerccio regular a discricionariedade.

O objetivo principal da discricionariedade o bem administrar, e os administradores no podem ser desvincular desse objetivo sob pena de anular tais atos, por caracterizar uma ilegalidade.

Para se evitar vcios de finalidade, foi necessrio criar limites discricionariedade, por ao ou omisso por parte do administrador. O desvio de finalidade ou insatisfao da finalidade descumprem a vontade da lei, cuja finalidade a satisfao do interesse pblico especifico. Esses limites visam prtica do controle, e esta prtica esta relacionada s dimenses da oportunidade (motivo) e convenincia (objetivo).

Os princpios da realidade e razoabilidade esto vinculados com os atos discricionrios. O princpio da realidade disciplina a convivncia real entre os homens e seus atos devem ser sustentados por uma norma. E a Administrao deve apresentar condies mnimas para cumprir a finalidade de satisfao do interesse pblico. O princpio da razoabilidade confere que, a Administrao deve atuar de modo racional e afeioar ao senso comum das pessoas, tendo em vista a competncia recebida para tal prtica. Aplica-se a todas as situaes administrativas para que sejam tomadas decises equilibradas, refletidas e com avaliao adequada da relao custo-benefcio. Este princpio funciona como meio de controle dos atos estatais, atravs da conteno dos mesmos dentro dos limites razoveis aos fins pblicos, garantindo a legitimidade da ao administrativa.

Estes dois princpios condicionam a oportunidade, que o requisito exigido para a satisfao dos motivos. Oportuno o ato administrativo que compe os pressupostos de fato e de direito.

Deve-se existir um motivo para ensejar a prtica de um ato, e este motivo deve estar dentro da realidade, e os objetivos visados devem estar dentro da razoabilidade, para que se tornem oportunos a prtica de determinado ato.

Para ser oportuno tal ato deve haver existncia do motivo (deve-se ter um ato fundado em uma situao de fato e de direito, que determina ou autoriza a prtica de um ato administrativo os motivos devem estar acima de qualquer dvida); suficincia do motivo (deve haver motivos e pressupostos suficientes para a realizao do ato administrativo); adequao do motivo (o motivo deve ser adequado natureza jurdica do ato, a adequao deve ser compatvel com o objeto); compatibilidade do motivo (deve haver uma coerncia razovel entre o objeto e o efeito do ato) e a proporcionalidade do motivo (necessita que a administrao proporcione adequao entre os meios e os fins desejados).

Um ato conveniente quando seu contedo jurdico produz um resultado que atenda finalidade pretendida que a satisfao ao interesse pblico.

Os requisitos mnimos para a convenincia discricionariedade esto ligados aos princpios da realidade e da razoabilidade, para que o ato satisfaa a sua finalidade. No que tange a realidade o objeto deve ser possvel, ou seja, lcito. Deve estar dentro do ordenamento jurdico, no podendo o objeto violar qualquer norma constitucional, sob pena de caracterizar vcio de finalidade. O objeto deve ser compatvel com a finalidade a ser atingida. As decises devem ser eficientes para satisfazer a finalidade da lei que o interesse pblico.

A Administrao esta obrigada a sempre escolher os melhores meios para satisfazer o interesse pblico e no pode arriscar, devem escolher a melhor maneira para prticas tais atos. A eficincia deve ser considerada um limite da discricionariedade.

BIBLIOGRAFIA

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 12. ed. So Paulo: Malheiros, 2002.

BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia: Senado Federal, 1988.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 12. ed. So Paulo: Atlas, 2000.

MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 8. ed. So Paulo: Malheiros, 1996.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 26 ed. So Paulo, Malheiros, 2001. Direito de Construir. 8 ed. So Paulo, Malheiros, 2000.

MOREIRA, Neto e Diogo Figueiredo. Legitimidade e Discricionariedade. Rio de Janeiro, Forense,2002.

Potrebbero piacerti anche