Sei sulla pagina 1di 9

TEMPERATURA

O objetivo de se medir e controlar as diversas variveis fsicas em processos industriais e obter produtos de alta qualidade, com melhores condies de rendimento e segurana, a custo compatveis com as necessidades do mercado consumidor. Nos diversos segmentos de mercado sejam eles qumicos, petroqumicos, siderrgicos, cermicos, farmacuticos, vidreiros, alimentcio, papel e celulose, hidreltrico, nuclear e outros, a monitorao a varivel Temperatura fundamental para a obteno do produto final especificado.

Definio de temperatura e calor.


Todas as substancias so constitudas de pequenas partculas, as molculas e que se encontram em continuo movimento.Quanto mais rpido o movimento das molculas, mais quente se apresenta o corpo e quando mais lento mais frio se apresenta o corpo. Ento se define Temperatura como o grau de agitao trmica das molculas. Calor energia em transito ou a forma de energia que transferida atravs da fronteira de um sistema em virtude da diferena de temperatura.

Escala de temperatura.
A primeira escala de temperatura foi a de fahrenheit em 1714, no qual convencionou 32F para a temperatura de congelamento de uma mistura entre gelo e amnia e 212F para a temperatura de ebulio da gua. A diferena entre estes pontos foi dividida em 180 partes iguais a qual se deu o nome de grau Fahrenheit. Mais tarde, Celsius tomando os mesmos dois pontos definiu 0C para o congelamento da gua e 100C para a ebulio da gua, ambas a presso atmosfrica, a qual se de o nome de grau Celsius ou Centgrados. No principio de 1800, Thonsom (Lord Kelvin) desenvolveu uma escala termodinmica universal, baseada no coeficiente de expanso de um gs ideal. Kelvin estabeleceu o conceito de Zero Absoluto e a sua escala permanece como padro para a termometria moderna.

Zero Absoluto ou Zero Kelvin a menor temperatura que um corpo pode alcanar, 0 K equivale a -273,15C. As equaes de converso das unidades mais usadas na termometria moderna so: C = (F - 32). 5/9 F = 9/5 . C + 32 K = C+ 273,15 C = K 273,15

Existem outras escalas como a Rankine e a Ramur, porm so de pouco usos.

R = F + 459,67 Re = 4/5 . C

Normas e padres internacionais.


Com o desenvolvimento tecnolgico diferente em diversos paises, criou-se uma serie de nomes e padronizaes, cada uma atendendo uma dada regio. As mais importantes so : Isa americana Din alem Jis japonesa Bs inglesa Uni italiana Para atender as diferentes especificaes tcnicas na rea da termometria, cada vez mais se somam os esforos com o objetivo de unificar estas normas. Para tanto, a Comisso internacional Eletrnica IEC, vem desenvolvendo um

trabalho junto aos paises envolvidos neste processo normativo, no somente para obter normas mais completas e aperfeioadas, as tambm de prover meios para a internacionalizao do mercado de instrumentao relativo a termopares. Como um dos participantes desta comisso, o Brasil atravs da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT, est tambm diretamente interessado no desdobramento deste assunto e vem adotando tais especificaes como Normas Tcnicas Brasileiras.

Tipos de sensores de Temperatura.


Sensores, detectores ou elementos primrios de temperatura; so transdutores que alteram algumas de suas caractersticas fsicas ao se equalizar com o meio a ser determinada temperatura. Como exemplo poderamos citar a dilatao do mercrio num termmetro de vidro, gerao de tenso num termopar, a variao de resistncia hmica num termistor entre outras. Dos inmeros tipos de sensores de temperatura existentes, como termmetros de vidro, termmetros bimetlicos termmetros a gs, termistores, termmetros de quartzo, termopares, termoresistencias, termmetros de germnio e outros; os mais utilizados industrialmente e em laboratrios so os termopares e as termoresistencias. Os termopares so os sensores de maior uso industrial para a medio de temperatura. Eles cobrem uma faixa bastante extensa de temperatura que vai de 200 a 2300C aproximadamente, com uma boa preciso e repetibilidade aceitvel, tudo isto a um custo que se comparado com outros tipos de sensores de temperatura so mais econmicos.

Presso
Um gs perfeito (ideal) definido como aquele em que no h interao entre as partculas do gs. Embora este critrio nunca seja satisfeito, a aproximao vlida quando a energia de interao entre as partculas muito menor que sua energia trmica. A fonte microscpica de presso em um gs perfeito o bombardeamento de partculas. A reflexo, ou absoro, destas partculas em uma superfcie real ou imaginria resulta em transferncia de momentum para esta superfcie. Pela Segunda Lei de Newton (F=dp/dt), o momentum transferido exerce uma fora na superfcie. A fora mdia por unidade de rea chamada de presso. a mesma quantidade na expresso: trabalho = , em uma expanso infinitesimal. normal.

Figura 1.1: Presso: Seco cnica na direo

Para um gs em equilbrio trmico, a distribuio de momentum isotrpica, isto , as partculas se movem com a mesma probabilidade em todas as direes. Quando refletidas em uma superfcie, as partculas transferem momentum a esta superfcie. Quando uma partcula de momentum momentum transferido refletida na superfcie, o

Seja o nmero de partculas com momentum no intervalo colidindo com a parede, por unidade de rea, por unidade de tempo, de todas as direes inclinadas com um ngulo presso total ( ) dada por: normal, no intervalo . A contribuio

de modo que a presso total

(1.6)

O fluxo de partculas

pode ser calculado como o produto da

densidade de partculas com momentum movendo-se no cone com ngulo , vezes o volume das partculas que passaro pela unidade de rea, na unidade de tempo. Este volume dado por: para dA e dt unitrios, ou seja,

onde a densidade (nmero de partculas por unidade de volume) no cone referido. Para um gs isotrpico:

que a frao do ngulo esfrico total definido pelo cone. Ou seja, a presso dada por:

Como

a presso de um gs isotrpico dada por: (1.7)

Esta integral precisa ser calculada para diferentes circunstncias, j que a relao entre e depende de consideraes relativsticas, enquanto a forma da depende do tipo de partculas e da estatstica quntica.

distribuio

NIVEL

Nvel e a altura do contedo de reservatrio, o qual poder se liquido ou slido. Atravs da determinao do nvel em um reservatrio, temos condies de: a- Determinar e controlar a quantidade de material em processo fsico ou qumico: b- Manter controle sobre a capacidade de material que suprem um fluxo constante em um processo: c- Determinar constantes o contedo de tanques de armazenamento, visando um controle operacional ou de custo. A medio de nvel pode ser feita atravs de vrios mtodos, conforme o principio de fundamento e o instrumento pode ser classificado como sendo do tipo chave ou medidor continuo. Os principais mtodos de medio de nvel so os seguintes: Tipo rgua ou gabarito Tipo visor de nvel Tipo bia ou flutuador Tipo presso hidrosttica Tipo deslocador Tipo clula de carga (pesagem) Tipo borbulhador (o mais comum nas industrias) Tipo ultrassnico Tipo radiativo Tipo condutividade Tipo capacitivo Tipo laminas vibratrias Tipo disperso trmica

Medio por rgua ou gabarito


Consiste em uma rgua graduada, que tem um comprimento conveniente para ser introduzida dentro do reservatrio a ser medido. A determinao do nvel se efetuar atravs da leitura direta do comprimento molhado na rgua pelo liquido. Permitindo medidas instantneas, a graduao da rgua deve ser feita a uma temperatura de referencia, podendo ser esta graduao em unidades de comprimentos, volume ou massa.

Medio por visor de nvel


Consiste em um tubo de vidro, com seus extremos conectados a blocos metlicos, os quais esto ligados a um tanque geralmente mediante trs vlvulas, sendo duas de blocos e 1 de purga. Utiliza-se nestes medidores o principio dos vasos comunicantes.

Chaves de nvel tipo flutuador


Quando usado como chave utilizam ampola de mercrio ou micro-switch Este equipamento pode ser montado tanto no topo do tanque, quanto na lateral.

Medidor continuo tipo flutuador


Quando usado como medidor continuo, um sistema de flutuador pode ser constitudo basicamente em 3 configuraes rgua externa graduada; indicador local e flutuador magntico.

No medidor tipo magntico, o flutuador desliza conforme a posio do nvel por fora de um tubo-guia acionando o elemento sensor dentro do tubo-guia devido ao campo magntico do im do flutuador. A variao do nvel altera a posio do sensor que atravs do cabo ser sentido e indicado pelo indicador.

Medio por deslocamento


Os dispositivos que usam este sistema de medio so muitas vezes confundidos com os de bias, embora o principio de medio seja bastante diferente. A medio de nvel tipo deslocador se baseia no principio de Arquimedes, onde todo corpo mergulhado em um fluido sofre a ao de uma fora vertical dirigida de baixo para cima, igual ao peso e do volume do fluido deslocado. A esta fora, chamamos de Empuxo. O deslocador, que o elemento primrio de medio, formado por um peso, suspenso num sistema de alavancas, que determina a fora vertical que o mesmo exerce. medida que o nvel sobe, o peso, parcialmente imerso, exerce menor fora vertical em virtude do empuxo exercido pelo liquido deslocado. O movimento vertical do deslocamento convertido num movimento rotatrio da haste e no movimento torsional do tubo, que permite se efetuar a medio.

Medio tipo presso hidrosttica


A medio de nvel por presso hidrosttica, esta baseada no teorema de Stevin, que relaciona o nvel de um reservatrio com a presso hidrosttica gerada pela coluna liquida de produto dentro do reservatrio. P1 =(h . dr med.) + P topo P2 = P topo Onde: dr med = densidade relativa do produto em medio. h = altura de nivel: em mm ou (polegada). P = presso: em mmh2o ou h2o. Se o tanque for aberto para a atmosfera, a P topo ( presso no topo do tanque ) ser igual a zero, portanto: P1 = h . dr md e P2 = 0 DP = p1 p2 = (h . dr med.) Como DP pode ser medido por um transmissor de presso diferencial, mantendo-se o produto com o mesmo peso especificado, o DP ser funo linear do nvel no tanque.

Se o tanque for fechado


Ligando-se a cmara de baixa presso do transmissor no topo do tanque, tem-se: DP = P1 - P2 = h . dr med.

BIBLIOGRAFIA http://www.instrumentacaosp.hpg.ig.com.br

http://astro.if.ufrgs.br/evol/node4.htm

Potrebbero piacerti anche