Sei sulla pagina 1di 44

Estudo Acompanhado

Uma proposta para o 2 e 3 ciclo do ensino bsico

ANTNIO AZEVEDO ARMINDO BERNARDO INS MARTINS MARLIA GAGO COORD. SANDRA COSME

MAPUTO, JULHO 2011

Estudo Acompanhado
Uma proposta para o 2 e 3 ciclo do ensino bsico

Algumas consideraes
No Decreto-Lei n6/2001 de 18 de Janeiro, em termos de competncias gerais a desenvolver pelos alunos do 2 e 3 ciclo do ensino bsico na rea Curricular No Disciplinar de Estudo Acompanhado, de forma sinttica, prev-se que esta rea desenvolva a competncia de Mobilizao e Utilizao dos Saberes. De forma mais especificada, pode-se ler que nesta rea curricular no disciplinar os alunos desenvolvam competncias ao nvel de: pesquisa e seleco de informao; utilizao e consulta de dicionrios, enciclopdias, manuais e Internet; elaborao de regras para organizao individual e colectiva; apresentao do trabalho individual com recurso a vrias formas; utilizao adequada de instrumentos e materiais; registo de aspectos do percurso escolar presena, pontualidade, dvidas, saberes adquiridos; elaborao de resumos, snteses, legendas e ndices. Em consonncia com o definido pela tutela e em resposta ao desafio lanado pela Direco da Escola para a criao de uma proposta orientadora desta rea curricular no disciplinar para o 2 e 3 ciclo do ensino bsico, partilham-se algumas ideias que foram planeadas e criadas como possibilidades de experincias de aprendizagem a desenhar pelos docentes responsveis por esta rea se norteiem pelos seguintes eixos: A. Levantamento dos hbitos e mtodos de estudo dos alunos; B. Reflexo e partilha de experincias de organizao de estudo; C. Organizao do estudo; D. Interpretao de Informao; E. Operacionalizao. Atendendo a estes eixos norteadores, prope-se que os professores responsveis se focalizem/reforcem as dimenses que considerarem mais pertinentes atendendo ao grupo de alunos que orienta em
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

especfico. Contudo, de forma a contribuir para o sucesso educativo sugerem-se algumas actividades que pretendem operacionalizar de forma prtica estes eixos norteadores. Entende-se que a aprendizagem um processo de contnua complexificao e que pensando nos 5 anos de escolaridade que compem o 2 e 3 ciclos, sugerem-se na maioria das vezes, 5 actividades diferenciadas por nveis de complexificao que podem ser utilizadas em cada um desses anos de escolaridade. Mas como processo em construo, pode ser necessrio reforar algum dos eixos norteadores e aligeirar outros, reforar com outras actividades, enfim responder da forma mais adequada e informada que s o professor responsvel e conhecedor da sua realidade pode fazer. Como contributo auxiliar este documento ser disponibilizado em formato digital de forma editvel para poder ser continuamente reconstrudo por todos em prol da excelncia e do sucesso educativo dos alunos. Aqui fica o contributo de uma propostaboas construes!

Estudo Acompanhado | 12-07-2011

A.Levantamento dos hbitos e mtodos de estudo dos alunos


Para o levantamento dos hbitos e mtodos de estudo dos alunos facultamos alguns materiais que podem ser utilizados de formas diversificadas. Como podero observar alguns dos questionrios que propomos tm uma forma de o prprio aluno avaliar as suas mais-valias e os aspectos a melhorar; outros reportam-se a uma descrio de foro mais qualitativo/profundo; outros sero mais simplesaqui ficam as propostas em termos de ficheiros editveis, consulte. Actividade 1 Em articulao com a turma, perguntar quem julgam que tem melhores hbitos de estudo. A turma dever escolher o colega e a este pergunta-se como estuda. O que faz, onde estuda, quando estudaregistam-se as ideias principais no quadro que os alunos devem copiar para os seus cadernos. Actividade 2 Com este questionrio o aluno poder diagnosticar os seus hbitos de estudo e com base na grelha de pontuao, avaliar os seus hbitos de estudo (Ficheiro - questionario2.docx). Actividade 3 Prope-se que em grupo, os alunos criem um dilogo onde se explicite um caso de hbitos de estudo mais e menos adequados. Aps a actividade, selecciona-se um dilogo a ser lido/dramatizado e estabelecem-se os hbitos mais e menos adequados. Actividade 4 Com este questionrio o aluno poder diagnosticar quais as dimenses em que sente maiores dificuldades e estabelecer por pontuao que o prprio avalia as suas prioridades em termos de estudo (Ficheiro - questionario4.docx). Actividade 5 Prope-se que os alunos reflictam acerca de Como estudam; Quando estudam; Com quem estudam e como poderiam melhorar. Esta reflexo poder ser devolvida ao professor que poder/dever fazer questes a serem respondidas pelo aluno de forma a operacionalizar as suas poder/dever tambm fazer questes/sugestes ao seu educando. Seria uma actividade a manter ao longo de todo o ano lectivo.
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

intenes. Este dilogo escrito pode/deve ter tambm a participao do Encarregado de Educao que

B. Reflexo e partilha de experincias de organizao de estudo


Organizao do espao de estudo Neste domnio, e como transversal a todas as faixas etrias, considera-se objecto de trabalho: o espao da sala de aula, os espaos de trabalho na escola e a prpria casa do aluno. Assim so agentes activos os professores, bibliotecrios, funcionrios e encarregados de educao. Consideram-se o hbito, a regra e o mtodo, factores transversais ao dia-a-dia do aluno e ao meio que o envolve. Consideram-se os recursos humanos, recursos fsicos e os recursos naturais. Assim pode-se solicitar, atravs de uma observao directa do espao de trabalho, uma anlise crtica o espao fsico em volta, depois ficam algumas propostas a desenvolver nos diferentes anos de escolaridade. Actividade 1- Desenhar ou descrever a minha mesa de trabalho neste preciso momento. O grupo partilhar os seus registos e far uma anlise crtica da organizao / desorganizao do seu espao de trabalho. Segue-se a adopo dos modelos por todos considerados mais funcionais. Pode fazer-se uma representao da secretria ideal. Actividade 2- Observar criticamente o espao de trabalho atravs de um levantamento dos espaos ideais de trabalho para cada aluno. Respectivo registo do material indispensvel /dispensvel. Registo escrito dos principais indicadores, num memorando com forma de separador que funcione como lembrete. Aqui se poder acrescentar o horrio de estudo dirio. Actividade 3- Registo fotogrfico do meu espao de trabalho. Apresentao turma. Auto anlise crtica.
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

Actividade 4- Leitura de excertos literrios onde so descritos diferentes espaos de trabalho, e onde se verifica o interferncia da concentrao/ desconcentrao mesmo nos espaos mais organizados. Exemplo: A Lua de Joana: como uma aluna excelente se tornou uma m aluna, mesmo tendo tudo. Actividade 5- Os alunos procuram em imagens de revistas o espao que consideram perfeito para trabalhar, devendo equacionar e problematizar, sob a forma de texto argumentativo, a articulao do espao fsico com o espao mental / estado de esprito (relaxamento, concentrao, msica ambiente, problemas afectivos).

Sugestes: podem ser apresentados espaos de trabalho de artistas famosos. Exemplo O quarto de Van Gog; o gabinete de Eiffel (no cimo da torre); o gabinete de Corbusier; um escritrio burocrtico: passagens da obra Todos os nomes de Saramago; os Contemporneos quando apresentam pequenas representaes em que o assunto so espaos burocrticos; as bibliotecas mais famosas do mundo: exemplo o crebro de Berlim; as bibliotecas clssicas. As descries podem e devem associar-se ao tipo de trabalho que se realiza, salvaguardando que Cada um como cada qual ; todos os caminhos vo dar a Romamas possvel chegar l mais depressa se seguirmos o mais apropriado. A importncia da luz natural e a correcta recepo da mesma. Exemplos de arquitectura contempornea que em pouco espao se criam excelentes condies de trabalho.

CONCEITOS-CHAVE: CONCENTRAO, ORGANIZAO, ARRUMAO, TEMPO, HIGINE, AR, LUZ, PAZ INTERIOR, SISTEMTICO, REGULARIDADE, HARMONIA, TRABALHO.

Outras fontes: Ergonomia e trabalho (como sentar-se) : http://studio-pilates.blogspot.com/2010/10/ergonomia-na-utilizacao-de-notebooks.html Espao ideal para estudo: http://vestibular.brasilescola.com/dicas/espaco-para-estudo.htm Como estudar melhor: http://spo.ifsp.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=400:como-estudarmelhor&catid=101:orientacao-coe&Itemid=264 Mtodo de estudo: http://www.esec-fogueteiro.rcts.pt/Material/Metest/Metest.htm
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

O CONTRATO PEDAGGICO EU GRUPO Um contrato tem que servir a todos e as premissas devem ser acessveis a todos, por isso um contrato no um documento pr-existente que a seguir se fotocopie, um contrato considera a diversidade de todos de formas a ser participado. No posso assinar um contrato que no li. Dificilmente cumpro um contrato com o qual no concordoassim, parece relevante trabalhar o lado da auto confiana e auto estima do grupo/turma para, depois, efectivar os termos do contrato. O que tem o outro que eu (ainda) no tenho. O que eu tenho e posso partilhar com o outro. O que posso melhorar. O que posso exigir. O que devo cumprir. Quais so os meus deveres. Um contrato pode ter um carcter no definitivo e, para os alunos mais crescidos, pode estar sujeito a actualizaes. O contrato vive-se e experimenta-se diariamente, por isso pode contemplar o curto, o mdio e o longo prazo. Sugere-se a incluso de um ponto / clusula em branco que simbolize a possvel incluso de novos direitos / obrigaes.

Idealmente o contrato deve ter a participao (espao na mancha grfica e espao para debate) do aluno(a); do professor (a); do Encarregado (a) de Educao / Pais; Director de Turma A base do trabalho ser rentabilizar os aspectos fortes e oportunidades de cada aluno o melhor
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

caderno/ mais completo da turma pode no ser o do melhor alunoa ideia consiste em partir das qualidades de cada aluno e definir um conjunto de princpios que definam um aluno de sucesso. Incluindo todos os alunos nesta hiptese.

Actividade 1 - Preenchimento de um documento do colectivo/ da turma onde fique registado o que: Eu fao muito bem (para todos os alunos)- pode ser, por exemplo, pintando uma mo com registos das qualidades e apetncias ( actividade da Gabriela) e assim se crie a base de um contrato pedaggico, com direitos e deveres. O contrato deve estar registado em todos os cadernos. Actividade 2 - Retrato de grupo Cortar um rectngulo de papel de cenrio e desenhar contorno de todos os alunos. Pedir aos alunos que pintem um auto retrato e registem a sua maior qualidade enquanto estudante. Montar um painel que represente o grupo de toda a turma e represente todo o bem que todos podero partilhar e que ser a base de um contrato pedaggico. Pode acrescentar-se o contrato registado numa cartolina, que acompanhe o painel. Pode at ter o desenho de uma janela aberta. As portadas tero as partes do contrato, a janela ter o painel dos alunos. Actividade 3 - Criar um MAPA CONCEPTUAL destinado a salientar as caractersticas/ perfil do bom aluno /aluno de sucesso. Exemplo Ana: atenta, curiosa, alegre, criativa; Pedro: persistente. Actividade 4 - Criar um Mapa Conceptual orgnico que permita a introduo de novos conceitos/qualidades que o aluno vai adquirindo e antes no tinha. Actividade 5 - Criar um anlise crtica do MEU EU no GRUPO TURMA: o que devo manter, o que devo melhorar, de que forma os meus pontos fracos se podem tornar oportunidades.
CONCEITOS-CHAVE: sucesso escolar, auto-estima, contrato - pedaggico, eu em mudana, procurar os outros lado de mim, turma, grupo.

Exemplo de contrato pedaggico


Estudo Acompanhado | 12-07-2011

CONTRATO DE TRABALHO PEDAGGICO Compromisso dos alunos (as) O (a) aluno (a) deve estar atento s normas presentes no Regimento Escolar e Normas de Convivncia que foi entregue em sala de aula; Tratar colegas, professores e funcionrios com respeito e educao;

As actividades propostas pelo professor devem ser realizadas e entregues pontualmente; Os cadernos e materiais devem ser bem conservados e as actividades feitas com cuidado, capricho e ateno. Se a letra estiver ilegvel, a actividade dever ser refeita; As dvidas no devem ser levadas para a casa. Sempre que houver alguma dvida, o aluno(a) deve esclarec-la junto do professor; O aluno (a) deve trazer para as aulas todo o material necessrio para o bom desempenho nas aulas (material bsico); Fazer os trabalhos de casa; As ausncias devem ser evitadas para que no haja prejuzo para o aluno; Fazer leituras dirias, mesmo que de textos curtos; Anotar em uma agenda ou parte do caderno as actividades a serem realizadas e as respectivas datas de entrega; Apresentar aos pais todas as comunicaes feitas pela escola e pelo professor; Ponto em aberto

Compromisso dos pais Acompanhar o rendimento escolar do filho, observando os cadernos e materiais; Comparecer a todas as reunies marcadas pela escola ou outras convocaes; Perguntar ao filho (a) o que ele tem aprendido na escola;
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

Em caso de ausncia do filho (a), enviar justificao por escrito ou atestado mdico; Verificar se o material escolar do filho(a) est completo e em ordem; Zelar pela frequncia do filho na escola, evitando que se ausente; No enviar o filho (a) escola se o mesmo estiver doente, pois a escola no pode medicar o aluno, ainda que ele esteja com febre ou outros sintomas; Mantenha os dados pessoais actualizados, possibilitando a comunicao em caso de necessidade.

Sugestes dos pais / encarregados de educao

Compromisso do professor Acompanhar o rendimento escolar do aluno, procurando estratgias que aprimorem seu aprendizado; Informar a direco e a famlia sobre as necessidades de recuperao os as ausncias no justificadas; Avaliar o aluno atravs de diversos instrumentos, identificando as suas potencialidades e dificuldades, procurando adequar a prtica pedaggica s necessidades identificadas, oferecendo a possibilidade de recuperao contnua e paralela; Ler e estudar sempre, mantendo-se actualizado, preparando as aulas com antecedncia; Incentivar o constante crescimento intelectual, social e afectivo do aluno, para o que o mesmo tenha sucesso no somente no futuro, mas tambm no presente; Promover momentos de aprendizagem que sejam desafiadores e proporcionem satisfao durante o processo de aprendizagem. Ponto em aberto Esclarecer sempre que necessrio Incentivar o estudo, a curiosidade Instrumentos de avaliao Provas, trabalhos, atividades diversas, simulado, comportamento (adequado ao ambiente escolar), cadernos e/ ou portflio, assiduidade.

Aluno(a):________________________________________________ Pais: _________________________________RG_______________ Professor: ___________________________________________ Data: ____/____/_________

Estudo Acompanhado | 12-07-2011

Ciente:

10

REGRAS DO DEBATE As actividades propostas podem ser filmadas, para avaliao crtica dos intervenientes. Os debates so um exerccio e como tal s com a prtica se operacionalizam de forma eficaz e paciente. Assim a actividade deve ser regular e aperfeioada. Se no 5 ano o professor (a) dever assumir o papel de moderador, posteriormente, poder ser coadjuvado pelo aluno e eventualmente substitudo. a)Criar um debate a partir de dilogos criativos: A Telma e a Joana querem o mesmo lugar junto janela. - Dramatizar a situao. - Agir de forma reflectida. - Gerir o conflito dramtico. Debater, em turma, a melhor soluo para o problema. b)Desenvolver uma simulao de um programa de televiso: exemplo devemos usar farda na escola ou o Benfica deve mudar a cor do seu equipamento. Cada participante deve preparar uma pr-argumentao. Haver um moderador e inscries. Os alunos e alunas devero assumir diferentes papis. c) Apresentao de um filme exemplo programa PROS E CONTRAS onde os alunos elejam o participante que melhor cumpre as regras do debate. Pedir aos alunos que caracterizem o papel do moderador. Posteriormente o professor regista uma afirmao polmica no quadro, exemplo Dentro de um sculo
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

no haver gasolina e o ser humano deslocar-se- a p. d)Os alunos devem escolher um assunto da actualidade (exemplo: o fim do ministrio da cultura: sim ou no). Ler, pesquisar, fundamentar a sua posio em pblico. Apresentao do problema ou tese; sequncia dos argumentos pela sua natureza, concluso com uma proposta pessoal. Daqui poder-se- dar continuidade ao trabalho redigindo uma notcia sobre o debate.

11

CONCEITOS-CHAVE: debate, democracia participada, saber ouvir, oralidade, argumento, afirmao, moderador, inscrio, diversidade, cidadania, expresso oral, permuta.

Outras fontes REGRAS DO DEBATE: http://www.ruigracio.com/RegrasDebate.htm

REGRAS DE POSTURA Eu e o meu corpo. A pose de uma bailarina, de um pianista e de um estudante sintetiza-se o domnio da mente sobre o corpo. Com a educao. A perseverana e o hbito. uma questo esttica e de sade. Actividade 1 - Apresentar imagens em BD (ou outras) com posies de trabalho incorrectas. Criar a posio ideal (sob a forma de desenho, por exemplo, e colocar na parede). Actividade 2 - Estudar a histria da cadeira. Seleccionar vrios modelos de mobilirio que percorre a histria e perceber em que medida facilita/ ou no a rentabilidade e produtividade. At o banco para arranjar o coco ergonmico Exemplo em: http://www.slideshare.net/lccardoso/histria-da-cadeira Actividade 3 - Fotografar bons e maus exemplos de postura em sala de aula. Cria um desdobrvel explicativo. Actividade 4 - Criar um power point com bons e maus exemplos. Actividade 5 - Ler, a partir de exemplos da literatura e da arte, as posies correctas de trabalho. Por exemplo Mozart e a posio do seu corpo, Maria Callas e a posio do seu peito; Charlie Brown e a sua fralda.
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

12

CONCEITOS-CHAVE: ergonomia; sade; bem estar, produtividade; eficcia e eficincia; elegncia, higiene; pose e educao.

Como Estudar Melhor Viso Jnior http://aeiou.visao.pt/como-estudar-melhor=f592430

Outros Exemplos Disponveis em: http://www.4shared.com/get/zB_Lkyq_/contrato_de_trabalho_pedaggico.html http://kafenacoca.blogspot.com/2009/04/retomada-do-contrato-pedagogico.html http://aevturmah0912.blogspot.com/2010/02/contratos-pedagogicos.html http://www.prof2000.pt/users/promat/cp.htm (Matemtica)


Estudo Acompanhado | 12-07-2011

C.

http://www.santanna.g12.br/professores/ana_paula_port/contrato_pedagogico.pdf (Lngua Portuguesa-9ano de escolaridade) Organizao do estudo

Vrias dimenses contribuem para uma organizao do estudo adequada que deve ser pensada e definida pelo prprio que pode/deve identificar como se organiza e comprometer-se com esse seu esquema pessoal. Apresentam-se organizadas por vrias dimenses actividades proposta que podem ser guias orientadores. Organizao do horrio de estudo

13

Actividade 1 O professor fornece aos alunos um horrio escolar limpo. Pretende-se que os alunos preencham esse horrio, utilizando cores, tendo em conta as actividades que pretendem fazer durante cada semana. Por exemplo, os alunos pintam de vermelho o tempo que ocupado em aulas; laranja o tempo que iro estudar e verde o tempo que iro ocupar em actividades no escolares (Ficheiro organizao_estudo.docx.). Actividade 2 Pretende-se que os alunos elaborem um plano individual de estudo. Podero elaborar uma tabela, em que definam um tempo dirio dedicado ao estudo para cada disciplina. De acordo com as dificuldades/dvidas, os alunos devero escrever o que vo estudar e como iro estudar, ou seja, se vo utilizar o manual e ler os contedos e/ou se pensam fazer resumos dos contedos que foram estudados (Ficheiro organizao_estudo.docx.). Actividade 3 Nesta etapa, os alunos devero elaborar uma grelha de registo em que coloquem uma cruz no contedo estudado e faam um resumo/esquema de cada um. Em seguida, podero acrescentar uma coluna em que explicitam as dvidas que sero colocadas ao professor na aula seguinte (Ficheiro organizao_estudo.docx.). Actividade 4 Pretende-se que os alunos elaborem uma grelha de registo em que coloquem uma cruz no contedo estudado e faam um resumo/esquema de cada um. Em seguida, acrescentam uma coluna com dvidas a colocar ao professor. Aps a explicao do professor na aula, o aluno resume o assunto onde tinha mais dificuldades e acrescenta-o numa nova coluna da referida tabela (Ficheiro organizao_estudo.docx.). Actividade 5 Pretende-se que os alunos elaborem uma grelha de registo em que coloquem uma cruz no contedo estudado e faam um resumo/esquema de cada um. Em seguida, acrescentam uma coluna com dvidas a colocar ao professor. Aps a explicao do professor na aula, o aluno resume o assunto onde tinha mais dificuldades e acrescenta-o numa nova coluna da referida tabela. Em seguida, pretendese que os alunos realizem uma avaliao cruzada da referida actividade (Ficheiro
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

organizao_estudo.docx.).

Organizao do caderno dirio

A seguinte actividade poder ser realizada em todos os anos de escolaridade. Partes constituintes do caderno:

14

Passo 1 - Inicialmente, o professor distribui o programa/calendarizao das actividades da disciplina aos alunos e a percentagem atribuda a cada critrio de avaliao. Esse documento dever constar no verso da capa do caderno dirio do aluno ( medida que os alunos vo estudando os contedos, vo registando com uma cruz). Passo 2 Os alunos devero forrar a capa com papel autocolante e usar imagens, desenhos, ttulos de jornais e revistas com textos icnicos alusivos ao programa da disciplina do caderno em questo. Passo 3 A primeira pgina do caderno dirio ter um plano individual de trabalho que pode ficar numa mica ou colado. Esse plano (PIT) contm actividades/estratgias dentro dos diferentes domnios. Os alunos escolhero uma actividade semanal de acordo com as suas dificuldades, registando-a na grelha. Na contracapa, o aluno deve colocar vrias micas onde se encontrar o horrio do aluno, uma folha com as datas dos testes marcados e outra folha de registo de trabalhos de casa. Contedo do caderno dirio: nas folhas do caderno, o aluno pode fazer uma diviso em seces. Exemplos: sumrios; apontamentos da aula; tarefas individuais (textos, fichas de avaliao do manual, outras fichas que constaro numa mica); tarefas colectivas atribudas pelo professor; actividades ldicas; dicionrio de conceitos e curiosidades; obras/livros lidos e respectivas fichas de leitura. Passo 4 - O caderno do aluno ir sendo construdo, de acordo com as actividades/contedos realizados ao longo das aulas. O professor ajudar o aluno a elabor-lo de forma organizada. Passo 5 O aluno poder ter uma outra seco no seu caderno dirio, onde constem os documentos relativos ao esclarecimento de dvidas. Aps a realizao das actividades anteriores e dentro do preenchimento interno do caderno dirio (para o 5 e 6 ano de escolaridade), o professor poder projectar uma folha devidamente preenchida, onde devero constar os seguintes tpicos: escrever o nmero e dia da lio;
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

registar o sumrio; copiar o que for escrito no quadro ou projectado em acetato; escrever os apontamentos ditados pelo professor; tomar notas dos assuntos importantes falados na aula; anotar os trabalhos para realizar em casa; registar as datas das fichas e dos trabalhos.

15

muito importante que o aluno: escreva de forma clara e com letra legvel; deixe espao entre os assuntos; no risque as frases; no perca nem arranque as folhas; mantenha o caderno limpo e asseado. Passo 6 os alunos fazem uma avaliao cruzada dos respectivos cadernos dirios. Trocam o caderno em pares e apontam as incorreces, para que seja o outro aluno a reformul-lo.

Espao de trabalho Para os 5, 6e 7 anos de escolaridade prope-se Actividade 1 O professor poder mostrar uma banda desenhada que mostre um local de estudo desorganizado. Os alunos tero que indicar o que est a atrapalhar o ambiente de estudo. A partir dessa imagem, processa um dilogo com os alunos, de modo a chegar s seguintes concluses: Ser bem iluminado; Ter uma temperatura agradvel; Ter um mobilirio adequado; Ser bem ventilado; Ser bem arrumado e organizado.
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

Ter uma postura adequada. Estar com boa sade fsica e psicolgica.

Actividade 2 Os alunos devero desenhar uma planta do stio escolhido para estudar e arquitectar as condies necessrias a um estudo frutfero.

16

Para 8 e 9 anos de escolaridade Actividade 3 Os alunos devero criar o seu espao de estudo, sob a forma de um texto escrito e de acordo com as condies que tm em casa e com o gosto pessoal de cada um.

Interpretao de enunciados de problemas

Actividade 1 Pretende-se que o aluno analise/interprete um documento/texto. Os alunos devem llo em voz alta com o professor e cada um sublinha as palavras/conceitos que no entende. Em seguida, o professor esclarece essas dvidas e faz as anotaes no quadro que os alunos passaro para a margem das folhas do caderno. Em seguida, cada aluno dever realizar individualmente um pequeno esquema colocando a si prprio (e respondendo) s questes Como?, Onde?, Quem?, Quando? e Porqu?, de forma a realizar uma interpretao correcta da informao. (Poder relembrar a mnemnica COQQP) No que diz respeito disciplina de Matemtica, a mnemnica poder ser DIOR: Dados, Indicao, Operao e Resposta. Actividade 2 Os alunos devem ler o problema em voz alta com o professor e cada um sublinha as palavras/conceitos que no entendem. Em seguida, o professor esclarece essas dvidas e faz as anotaes no quadro que os alunos passaro para a margem das folhas do caderno. O professor fornecer uma ficha orientadora aos alunos, na qual se encontraro os passos para uma boa interpretao e resoluo do problema. Encontra-se em seguida: 1. L o problema do incio at ao fim. No comeces por resolver o problema sem que o tenhas lido todo!
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

2. Identifica todos os nmeros incluindo aqueles que te parecem no ser importantes. 3. Verifica se todos os nmeros do problema so necessrios, se h nmeros a mais ou faltam nmeros. 4. L de novo o problema e faz um desenho ou esquema que te ajude a compreender o problema. 5. L de novo o problema e de seguida tenta responder s questes: O que que se quer saber? e Qual dever ser a minha resposta?.

17

6. Pergunta a ti prprio: Qual a operao, operaes ou estratgias que devo usar para dar resposta ao problema?. 7. Pergunta a ti prprio se j resolveste um problema parecido ou parcialmente parecido. 8. Indica um valor aproximado para a soluo do problema. Pensa, por exemplo, se a soluo dever ser um nmero grande ou um nmeropequeno. 9. Resolve o problema. 10. Verifica se o nmero encontrado poder ser a resposta correcta ao teu problema. (Esta ficha deve acompanhar o aluno sempre que este exerccio seja realizado na aula.) Depois da anlise desta ficha, os alunos procedero resoluo do problema com o apoio do professor. Actividade 3 Os alunos devem ler o problema em voz alta com o professor e cada um sublinha as palavras/conceitos que no entendem. Em seguida, o professor esclarece essas dvidas e faz as anotaes no quadro que os alunos passaro para a margem das folhas do caderno. O professor fornecer uma ficha orientadora aos alunos, na qual se encontraro os passos para uma boa interpretao e resoluo do problema. Encontra-se em seguida: 1. L o problema do incio at ao fim. No comeces por resolver o problema sem que o tenhas lido todo! 2. Identifica todos os nmeros incluindo aqueles que te parecem no ser importantes. 3. Verifica se todos os nmeros do problema so necessrios, se h nmeros a mais ou faltam nmeros. 4. L de novo o problema e faz um desenho ou esquema que te ajude a compreender o problema. 5. L de novo o problema e de seguida tenta responder s questes: O que que se quer saber? e Qual dever ser a minha resposta?. 6. Pergunta a ti prprio: Qual a operao, operaes ou estratgias que devo usar para dar resposta ao problema?. 7. Pergunta a ti prprio se j resolveste um problema parecido ou parcialmente parecido. 8. Indica um valor aproximado para a soluo do problema. Pensa, por exemplo, se a soluo dever ser um nmero grande ou um nmeropequeno.
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

18

9. Resolve o problema. 10. Verifica se o nmero encontrado poder ser a resposta correcta ao teu problema. Depois da anlise desta ficha, os alunos (individualmente) procedero resoluo do problema e, mais tarde, o professor corrigilo- em grupo-turma. Actividade 4 Os alunos devem ler o problema em voz alta com o professor e cada um sublinha as palavras/conceitos que no entendem. Em seguida, o professor esclarece essas dvidas e faz as anotaes no quadro que os alunos passaro para a margem das folhas do caderno. O professor fornecer uma ficha orientadora aos alunos, na qual se encontraro os passos para uma boa interpretao e resoluo do problema. Encontra-se em seguida: 1. L o problema do incio at ao fim. No comeces por resolver o problema sem que o tenhas lido todo! 2. Identifica todos os nmeros incluindo aqueles que te parecem no ser importantes. 3. Verifica se todos os nmeros do problema so necessrios, se h nmeros a mais ou faltam nmeros. 4. L de novo o problema e faz um desenho ou esquema que te ajude a compreender o problema. 5. L de novo o problema e de seguida tenta responder s questes: O que que se quer saber? e Qual dever ser a minha resposta?. 6. Pergunta a ti prprio: Qual a operao, operaes ou estratgias que devo usar para dar resposta ao problema?. 7. Pergunta a ti prprio se j resolveste um problema parecido ou parcialmente parecido.
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

8. Indica um valor aproximado para a soluo do problema. Pensa, por exemplo, se a soluo dever ser um nmero grande ou um nmeropequeno. 9. Resolve o problema. 10. Verifica se o nmero encontrado poder ser a resposta correcta ao teu problema. Depois da anlise desta ficha, os alunos (individualmente) procedero resoluo do problema e, mais tarde, iro cruzar a resoluo com outro colega, de forma a efectuarem uma avaliao do trabalho uns dos outros.

19

Numa fase posterior, o professor efectua a correco do problema em grupo-turma. Actividade 5 O professor fornece aos alunos uma resposta de um problema/situao possvel. Pretende-se que cada aluno crie um problema/situao, cuja resposta seja a que foi anteriormente dada pelo professor. Nota: Estas actividades podero ser realizadas em qualquer disciplina.

Estudo Acompanhado | 12-07-2011

20

D. Interpretao de Informao
Actividades e materiais relacionados com a abordagem e o tratamento da informao escrita

Prope-se um conjunto de actividades e de materiais que devero ser geridos pelos professores de forma diferenciadas em funo quer das operaes que os alunos j so capazes de realizar quer do tipo de necessidades educativas relacionadas com o seu desempenho acadmico. Neste sentido, algumas destas actividades podero ser trabalhadas de uma forma mais exaustiva, enquanto outras actividades sero abordadas de forma mais ligeira e menos aprofundada.

Estudar atravs de um texto escrito: os primeiros passos. Neste modulo desenvolver-se-o propostas de actividades que se relacionem com o desenvolvimento de competncias de leitura, nomeadamente aquelas que permitam aos alunos abordar de forma orientada um texto, analisando-o, interpretando-o e questionando-o, a fim de, posteriormente, serem capazes de o parafrasear, esquematizar e resumir. O primeiro encontro com um texto: o que fazer? Objectivo - Organizar o primeiro contacto intencional e estrategicamente orientado com um texto, no mbito de uma sesso de estudo. Actividades
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

- O professor prope que todos os alunos leiam o mesmo texto, um texto de carcter informativo ou outro (de acordo com o ano de escolaridade) e que respondam s questes contidas no roteiro de leitura global. - Os alunos realizam o trabalho individualmente. - Em seguida, juntam-se em pequenos grupos e comparam as respostas dadas. - O porta-voz de cada grupo comunica, a toda a turma, quais as respostas em que os elementos do grupo esto de acordo, quais as que esto em desacordo e quais as dvidas que tiveram.

21

- O professor vai anotando no quadro os diferentes tipos de respostas e as dvidas manifestadas pelos alunos, aproveitando para definir e justificar a importncia da leitura global como o primeiro momento de uma sesso de estudo. Texto A um Conto (5 ano) Texto B uma Lenda (6 ano) Texto C uma Notcia (7 ano) Texto D uma Reportagem (8 ano) Texto E um Comentrio (9 ano)com opinio..saber distinguir facto de opinio

Questes e tarefas 1.Qual o ttulo do texto? 2.O texto possui subttulos? 3.O texto possui esquemas, gravuras, fotografias, grficos ou mapas? 4.Qual o assunto de que trata o texto? 5.Copia as palavras cujos significados desconheces. (constitui um ptimo pretexto para introduzir a necessidade de utilizao de um dicionrio) 6.Assinala no texto com um ?, a lpis e na margem, as frases que no compreendes. 7.Assinala no texto com um ?, a lpis e na margem, os esquemas que no compreendes. 8.Que outras dificuldades que sentiste face leitura do texto?
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

Aprender a utilizar um dicionrio

Actividades Procura no dicionrio a palavra conhecimento. 1.Comea por procurar a primeira letra da palavra cujo significado pretendes descobrir. 2.Depois de a teres encontrado, procura as primeiras trs letras dessa palavra.

22

3.Procura a primeira palavra que comece por con. 4.A partir da palavra encontrada, procura-se, ento, a palavra conhecimento. 5.Escreve o significado encontrado para a palavra conhecimento. 6.Elabora uma frase com a palavra conhecimento (5 ano). Levantamento de todas as palavras da famlia da palavra conhecimento e elaborao de uma frase para cada uma das palavras encontradas (6 ano). Verifica os sinnimos (entradas) que so atribudos palavra conhecimento e elabora uma frase para cada uma das situaes encontradas (7 ano). Faz o levantamento das abreviaturas que acompanham cada uma das palavras da famlia da palavra conhecimento, correspondentes s classes de palavras que j estudaste, e, classifica-as quanto classe, ao gnero e ao nmero (8 ano). Exerccios de reescrita de frases que estimulem a utilizao do dicionrio, com vista construo de um texto de carcter informativo (9 ano).

Outras actividades A . Consultar o Dicionrio 1.Procura no dicionrio a informao referente a quebra e quebrar. 2.Que informaes te do as abreviaturas escritas em itlico? 3.Indica um sinnimo de quebra. 4.Escreve uma frase com o sinnimo indicado.
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

5.Selecciona, entre os diferentes significados que o dicionrio regista para o sinnimo escolhido, aquele que se adequa frase que escreveste.

B . Consultar o Dicionrio 1.Consultar no dicionrio o sentido de alguns verbos usados em instrues, nomeadamente, nas fichas de trabalho e de avaliao.

23

2. Escrever frases-tipo, utilizando cada um dos verbos seleccionados.

Aprender a questionar o texto de forma crtica Objectivo -Interpelar o texto a partir dos objectivos da sesso de estudo, as representaes e os saberes prvios dos alunos. Actividades - O professor prope que todos os alunos respondam s questes contidas num dos roteiros a partir do qual iro interpelar o texto. - Os alunos realizam o trabalho individualmente. - Em seguida, juntam-se em pequenos grupos e comparam as respostas dadas. - O porta-voz de cada grupo comunica, a toda a turma, quais as respostas em que os elementos do grupo esto de acordo, quais as que esto em desacordo e quais as dvidas que tiveram. - O professor vai anotando no quadro os diferentes tipos de respostas e as dvidas manifestadas pelos alunos. - caso se justifique, o professor chama a ateno dos alunos para o facto de algumas das respostas encontradas contriburem para confirmar as respostas dadas ou at para responder a algumas das questes e dvidas enunciadas na actividade anterior.

Roteiro de questes a propsito da interpelao do texto


Estudo Acompanhado | 12-07-2011

Nvel 1 (5 e 6 anos de escolaridade Contos, Fbulas, Lendas) Questes e tarefas 1.J tinhas lido alguma coisa sobre o assunto a que o texto se refere? 2.Em que livros ou textos que tu viste este assunto tratado? 3.O que que aprendeste sobre esse assunto com a leitura desse texto?

24

Nvel 2 (7, 8 e 9 anos de escolaridade Notcias, Comentrios, Reportagens) Questes e tarefas 1.O que que conheces sobre o assunto tratado no texto? 2.Que relao possvel estabelecer-se entre o assunto tratado no texto e outros assuntos que tenhas estudado? 3.Que utilidade tem o estudo do assunto tratado no texto?

Aprender a sublinhar um texto

Objectivo -Identificar as ideias-chave de um texto e os eixos estruturantes do mesmo. Actividades -O professor prope que todos os alunos leiam o mesmo texto, um texto de carcter informativo um texto de carcter informativo ou outro (de acordo com o ano de escolaridade), e que respondam s questes contidas no roteiro da leitura compreensiva. -Os alunos realizam o trabalho individualmente. -Em seguida, juntam-se em pequenos grupos e comparam as respostas dadas e o trabalho realizado. -O porta-voz de cada grupo comunica, a toda a turma, quais as respostas em que os elementos
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

do grupo esto de acordo, quais as que esto em desacordo e quais as dvidas que tiveram. - O professor vai anotando no quadro os diferentes tipos de respostas e as dvidas manifestadas pelos alunos, aproveitando para definir: a) alguns dos procedimentos a ter em conta quando se decide sublinhar um texto; b) algumas das vantagens, para o estudo, do acto de sublinhar um texto; c) como se distinguem as frases que exprimem ideias principais das frases que exprimem ideias secundrias.

25

- O professor prope que os alunos repitam o exerccio, apresentando-lhes um outro texto. Texto A um Conto (5 ano) Texto B uma Lenda (6 ano) Texto C uma Notcia (7 ano) Texto D uma Reportagem (8 ano) Texto E um Comentrio (9 ano)

Roteiro de leitura compreensiva do texto Questes e tarefas 1.Qual o ttulo do texto? 2.O texto possui subttulos? Transcreve-os. 3.Qual o assunto de que trata o texto? 4.Quantos pargrafos tem o texto? 5.Sublinha, a azul, as frases ou as palavras que exprimam a ideia principal de cada pargrafo. 6.Sublinha, a vermelho, as frases ou as palavras que exprimam a(s) ideia(s) secundria(s) de cada pargrafo.

Procedimentos a ter em conta quando se decide sublinhar um texto 1.No sublinhar o texto na fase da leitura compreensiva e global. 2.No abusar dos traos e das cores. 3.Sublinhar as ideias principais e/ou as definies, as palavras-chave, as datas, as formulas
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

Vantagens do acto de sublinhar um texto 1. uma forma activa de estudar: quem sublinha l duas vezes.

26

2.Despertar a ateno para as ideias principais de um texto. 3.Permite apreender melhor o sentido do texto. 4.Facilita as revises.

Como distinguir as ideias principais das ideias secundrias 1.Em qualquer pargrafo existe, usualmente, uma frase que exprime uma ideia principal. 2.As frases que exprimem as ideias principais caracterizam-se por conter afirmaes mais genricas e amplas. 3.As frases que exprimem as ideias secundrias transmitem informaes mais detalhadas. 4.Se se retirarem as frases que exprimem as ideias principais, o texto deixa de fazer sentido. 5.Se se retirarem as frases que exprimem as ideias secundrias, o sentido do texto no alterado.

Elaborar esquemas de textos

Para tal, os alunos devem ser capazes de: - explicitar as ideias principais de um texto; - distinguir as ideias secundrias associadas s ideias principais; - escolher as palavras-chave ou redigir frases curtas que sintetizem essas ideias;
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

- seleccionar ou produzir atravs de diversos tipos de formas grficas que, a partir dessas palavras-chave ou frases curtas, dem conta da articulao entre os conceitos que permitem estruturar os textos e o sentido da informao que estes contm. Para produzir esquemas depende de um conjunto de experincias/competncias trabalhados anteriormente, a saber:

27

a) Aprender a identificar um texto informativo; b) Aprender a relacionar um texto informativo com um dado esquema grfico; c) Aprender a seleccionar o esquema grfico mais adequado para representar um dado texto informativo.

Aprender a seleccionar o esquema grfico mais adequado para representar um dado texto informativo / aprender a identificar um texto informativo

Objectivo - Encontrar o tipo de formulaes grficas mais adequadas para representar as ideias e a dinmica conceptual de um texto.

Actividade A - (prope-se para alunos mais jovens ou menos competentes) - Os professores explicam a tarefa, os objectivos da mesma e a sua importncia. - Os alunos esquematizam um dos textos que haviam trabalhado numa das sesses anteriores, a partir de um esquema grfico proposto pelo professor. - Os alunos realizam, inicialmente, a actividade em pequenos grupos. - Discusso no grupo-turma, do trabalho realizado. - Avaliao das dificuldades sentidas e eventual clarificao de alguns aspectos relacionados com a utilizao dos pequenos grficos.
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

- Caso se entenda ser necessrio, os alunos, ou alguns alunos, realizam a tarefa individualmente e retoma-se, no grupo-turma, o ciclo da discusso e da avaliao dos trabalhos produzidos.

Actividade B - (prope-se para alunos mais velhos e, academicamente, mais competentes) - Os professores explicam a tarefa, os objectivos da mesma e a sua importncia.

28

- Os professores apresentam aos alunos vrios tipos de textos informativos e propem-lhes que os identifiquem e classifiquem mediante a utilizao de uma grelha de anlise que lhes previamente fornecida. - Os alunos realizam a tarefa em pequenos grupos. - Discusso, no grupo-turma, do trabalho realizado. - Avaliao das dificuldades sentidas e eventual clarificao de alguns aspectos relacionados com os textos e grelha de anlise. - Os alunos, ou alguns alunos, realizam a tarefa individualmente e retoma-se, no grupo-turma, o ciclo da discusso e da avaliao dos trabalhos produzidos. Grelha de anlise de um texto informativo Estrutura tipo dos textos informativos: - Descrio: um tipo de texto que fornece informaes especficas sobre qualidades e/ou caractersticas de sujeitos, situaes ou objectos. - Categorizao: um tipo de texto que enumera objectos, pessoas e situaes que se relacionam em funo de uma ou de vrias caractersticas comuns. - Comparao: um tipo de texto que enumera as semelhanas e as diferenas entre objectos, pessoas ou acontecimentos. - Relao causa-efeito: um tipo de texto que identifica uma relao causal entre acontecimentos e suas consequncias, entre aces e efeitos dessas aces. - Relao problema-soluo: um tipo de texto em que se trabalha a relao entre um dado problema e a sua soluo, entre uma pergunta e uma resposta.
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

Aprender a relacionar um texto informativo com um dado esquema grfico

Objectivo - Estabelecer uma rede conceptual a partir das diversas ideias-chave de um texto, de forma a atribuir um sentido para o mesmo.

29

Actividades - Os professores explicam a tarefa, os objectivos da mesma e a sua importncia. - Apresenta-se aos alunos um conjunto de esquemas grficos que devero utilizar para esquematizar

os diferentes tipos de textos descritivos que haviam trabalhado nas aulas anteriores. - Os alunos realizam, inicialmente, a actividade em pequenos grupos. - Discusso, no grupo-turma, do trabalho realizado. - Avaliao das dificuldades sentidas e eventual clarificao de alguns aspectos relacionados com os textos e grelha de anlise. - Caso se entenda ser necessrio, os alunos, ou alguns alunos, realizam a tarefa individualmente e retoma-se, no grupo-turma, o ciclo da discusso e da avaliao dos trabalhos produzidos. a) alguns dos procedimentos a ter em conta quando se decide esquematizar um texto. b) algumas das vantagens, para o estudo, do acto de esquematizar um texto.

Propostas de esquemas grficos Grfico de uma estrutura adequada a um texto descritivo e/ou narrativo: 5 ano

Grfico de uma estrutura adequada a um texto que estabelece categorias

Estudo Acompanhado | 12-07-2011

30

6 ano

Grfico de uma estrutura adequada a um texto que estabelece comparaes 7 ano

Estudo Acompanhado | 12-07-2011

Grfico de uma estrutura adequada a um texto que estabelece relaes de causa-efeito

31

8 ano

Relao causa-efeito Das duas oraes dadas, uma exprime CAUSA e a outra, EFEITO. Junta-as numa s frase, de modo que a orao que exprime CAUSA aparea introduzida por um conector / articulador. (usa conectores diferentes - no te limites a PORQUE.) (Causa - consequncia) Exemplos A. Est a chover. Vou levar o meu guarda-chuva. (CAUSA) (EFEITO) Vou levar o meu guarda-chuva, PORQUE est a chover. B. No haver espetculo hoje noite. O principal actor encontra-se doente. (EFEITO) (CAUSA) No haver espetculo hoje noite, VISTO QUE o principal actor encontra-se doente. Exerccios 1. Cheguei atrasado. O despertador no tocou. 2. O jogador actuara muito mal. O tcnico o retirou da equipa. 3. Descobriram a minha mentira. Fui repreendido. 4. No h gua na escola. Esqueceram-se de ligar a bomba. 5. O nosso chefe veio de avio. Chegou antes de ns. 6. Desistimos da viagem. O mau tempo persiste. 7. O projecto no foi aprovado. A maioria dos deputados julgou-o inconsistente.
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

32

8. Preciso adiantar o expediente.Vou ficar no escritrio at mais tarde. 9.O atleta no concedeu a entrevista. Teve medo de se indispor com a claque. 10.As empresas de construo esto preocupadas. H grande carncia de mo-de-obra. RESPOSTAS 1. Cheguei atrasado, porque o despertador no tocou. 2. O jogador actuara muito, porque o tcnico o retirou da equipa. 3. Descobriram a minha mentira, pois fui repreendido. 4. No h gua na escola, visto que se esqueceram de ligar a bomba. 5. O nosso chefe veio de avio, por isso chegou antes de ns. 6. Desistimos da viagem, porque o mau tempo persiste. 7. O projecto no foi aprovado, pois a maioria dos deputados julgou-o inconsistente. 8. Preciso adiantar o expediente, portanto vou ficar no escritrio at mais tarde. 9. O atleta no concedeu a entrevista, por isso teve medo de se indispor com a claque. 10. As empresas de construo esto preocupadas, porque h grande carncia de mo-de-obra.

Mapa de ideias 9 ano

Estudo Acompanhado | 12-07-2011

33

O mapa de ideias uma forma muito particular de organizar os conhecimentos: visa representar relaes significativas entre ideias, so conceitos ligados por palavras para formar uma frase. Podemos dizer que um esquema que resume um conjunto de informaes de forma significativa. Facilitam a aprendizagem, porque a sua construo implica uma organizao dos conhecimentos, o que exige compreenso e criatividade por parte de quem o constri. Depois de construdos, permitem a visualizao fcil das relaes entre conceitos, o que favorece a compreenso e a reviso das matrias. Como se constroem Os mapas de ideias exprimem, graficamente, a relao entre conceitos. Vamos descrever o processo em etapas: 1. Escreve o conceito - chave. 2. Identifica os conceitos principais. 3. Ordena estes conceitos tendo em conta a sua importncia. Actividade 1 Traa uma linha entre os conceitos que esto relacionados. 2 Escolhe as palavras que permitem estabelecer a ligao entre esses conceitos. A seleco destas palavras central neste trabalho. 3 Elabora um texto do tipo informativo, utilizando todos os conceitos seleccionados. O texto final dever ser apresentado com clareza, estar limpo e bem legvel. Procedimentos a utilizar para se esquematizar um texto: - definir as ideias princpais; - definir as ideias secundrias; - escolher uma palavra ou uma frase curta que transmita as ideias a reter; - escolher o esquema grfico adequado que contenha essas palavras-chave ou essas palavras curtas, de forma a mostrar a relao existente entre elas.
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

34

Vantagens dos esquemas - permitem organizar a informao a estudar, facilitando, por isso, as revises da matria abordada; - obrigam a estabelecer relaes entre as vrias ideias presentes num texto, contribundo para uma melhor compreenso da matria em estudo; - facilitam a visualizao do tipo de relaes existentes entre os conceitos que dizem respeito aos contedos a estudar.

Outras actividades 1.Ler um texto informativo acerca de Borboleta. 2.Fazer um esquema das vrias metamorfoses da borboleta. 3.A partir do esquema, explicar oralmente o ciclo de vida das borboletas. 4.Transformar o esquema num texto escrito.

Elaborar um Resumo Um resumo a apresentao breve das ideias principais de um texto mais extenso, mas tendo todas as ideias fundamentais. Para tal devem eliminar-se os aspectos secundrios. Por vezes, parece-te que um texto demasiado longo e que tem informao "a mais". Vers que a tarefa de estudar fica bem mais simplificada se utilizares esta tcnica.
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

Caractersticas de um bom resumo Brevidade - s contm as ideias principais. Os pormenores no so includos. Rigor e clareza - exprime as ideias fundamentais do texto, de uma forma coerente e clara, e que respeite o pensamento do autor. Linguagem pessoal - no se copia frases do texto; exprime-se as ideias principais por palavras nossas.

35

Para se realizar um bom resumo 1. Ler todo o texto para descobrir do que se trata. 2. Reler uma ou mais vezes, sublinhando frases ou palavras importantes. Isto ajuda a distinguir o essencial. 3. Distinguir os exemplos ou detalhes das ideias principais. 4. Fazer o resumo de cada pargrafo, porque cada um encerra uma ideia diferente. 5. Ler os pargrafos resumidos e observar se h uma estrutura coerente, isto , se todas as partes esto bem encadeadas e se formam um todo. 6. Num resumo, no se devem comentar as ideias do autor. Deve-se registar apenas o que ele escreveu, sem usar expresses como "segundo o autor", "o autor afirmou que". 7. O tamanho do resumo pode variar conforme o tipo de assunto abordado. recomendvel que nunca ultrapasse vinte por cento da extenso do texto original. 8. Nos resumos de livros, no devem aparecer dilogos, descries detalhadas, cenas ou personagens secundrias. Somente as personagens, os ambientes e as aces mais importantes devem ser registados. 9. No se devem repetir as frases do autor, pois d a entender que no percebeste o texto. Se quiseres utilizar alguma expresso do autor, deves coloc-la entre aspas.

Exemplo de um bom resumo

Texto - Lendas da Via Lctea A Via Lctea era imaginada como o caminho para casa de Zeus/Jpiter. Era tambm considerada o percurso desordenado da corrida de Faetonte pelo Cu, enquanto conduzia o carro do Sol. Os povos nrdicos acreditavam que a Via lctea era o caminho seguido pelas almas para o cu. Na Esccia antiga era a estrada prateada que conduzia ao castelo do rei do fogo. Os ndios primitivos acreditavam que a Via Lctea era o caminho que os espritos percorriam at s suas aldeias, no Sol. O seu caminho marcado pelas estrelas, que so fogueiras que os guiam ao longo do caminho.
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

36

Resumo Existem vrias lendas acerca da Via Lctea. So vrios os povos, desde os Gregos, os Nrdicos e os ndios primitivos, que interpretam a Via Lctea como um caminho, um rio celestial ou como guia das almas at ao cu.

Actividades-Resumo 5 e 6 anos Parafrasear um texto 1.Os professores explicam o significado da palavra parafrasear, a actividade a propor e os objectivos da mesma. 2.Os alunos, em pequenos grupos, parafraseiam, sua escolha, um dos pargrafos de um texto que os professores distriburam. 3.Finda a tarefa, prope-se que cada grupo identifique qual o pargrafo parafraseado por um dos grupos. 4.Quando todos os grupos tiverem terminado a tarefa avalia-se a mesma, a partir: a)da identificao dos erros cometidos e das razes que os justificam. b)da identificao das respostas acertadas e das estratgias utilizadas. c)das dificuldades sentidas e de algumas pistas de trabalho para as superar. 5.Caso seja conveniente e necessrio, o professor propes que os alunos realizem, com outros textos, o mesmo tipo de tarefa.
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

6.A tarefa poder ser proposta agora para ser realizada, com outros textos, individualmente.

7, 8 e 9 anos Resumir um texto 1.Os professores explicam os objectivos da actividade a propor, as tarefas que os alunos devero realoizar e os materiais que podero utilizar.

37

2.Os alunos, individualmente ou em grupo, preenchem o roteiro intitulado Vamos resumir um texto, a partir da leitura de um texto fornecido pelo professor. 3.Discusso, no grupo-turma, do trabalho realizado, caso a tarefa tenha sido realizada em pequenos grupos ou discusso em pequenos grupos (antes de se discutir no grupo-turma), caso o trabalho tenha sido realizado individualmente. 4.Avaliao das dificuldades sentidas, no grupo-turma, e eventual clarificao de alguns aspectos relacionados com a utilizao dos esquemas grficoa. 5.Caso se entenda ser necessrio, ops alunos, ou alguns alunos, realizam a tarefa individualmente e retoma-se, no grupo-turma, o ciclo da discusso e da avaliao dos trabalhos produzidos. 6.Os professores, no fim do ciclo de aprendizagem, podem apresentar um quadro onde se identifiquem as caractersticas de um bom resumo. Roteiro Vamos resumir um texto Questes e tarefas - Realiza uma leitura global do texto. - Sublinha as ideias principais em cada um dos pargrafos do texto. - Parafraseia essas frases. - Reescreve um texto a partir dessas frases, evitando: a) os pormenores desnecessrios. b) as ideias repetidas. Avalia o teu trabalho, respondendo s seguintes questes:
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

- o teu texto contm as ideias principais? - respeitaste a ideia do autor? - no h pormenores inteis ou repeties? - o texto / resumo compreende-se bem? - verificaste se tem erros ortogrficos?

38

Elaborar apontamentos

As notas e os apontamentos so uma tcnica de estudo que ajuda a manter a ateno e a concentrao. Trata-se de uma forma pessoal de escrever os aspectos mais importantes de um tema/assunto ou aula. Como fazer? H dois momentos distintos em que tu podes tirar notas e apontamentos: Na leitura: ler o texto todo; descodificar o vocabulrio; reler o texto, registando, por palavras tuas, as ideias fundamentais; resumir o texto, utilizando frases curtas ou palavraschave; organiza, se possvel, os teus apontamentos em esquema ou num texto mais curto; rel o que escreveste e verifica se percebes claramente o seu contedo. Na aula: atenta no tom de voz do professor, ele indica o que mais importante; atenta nas ideias que vo sendo repetidas; reflecte no tempo que dedicado a um determinado assunto e a forma como escrito ou registado no quadro; segue as indicaes expressas pelo professor quando os contedos no esto no manual adoptado; presta ateno aos assuntos que esto registados no sumrio; faz notas breves;
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

toma nota dos registos no quadro; usa abreviaturas; deixa espaos para completares as notas quando estudares em casa; completa devidamente as notas da aula, quando estudares em casa.

39

Fazer anotaes margem As anotaes margem so apontamentos especficos que se registam ao lado dos textos: desenvolvem a tua capacidade de compreenso e anlise de um texto; exercitam a capacidade de sntese; favorecem a memorizao; facilitam a reviso de contedos tendo em vista a preparao para um teste. Como se fazem? ls o texto todas as vezes que forem necessrias at o compreenderes bem; rels o texto, pargrafo a pargrafo, resumindo a ideia-chave; escreves, margem do texto, as palavras-chave que melhor resumam as ideias principais dos pargrafos; acrescentas outras informaes que consideres necessrias.

Actividades 1.O professor explica os objectivos da actividade e as vantagens dos apontamentos quer como instrumento de organizao da informao a que temos acesso quer como instrumento de estudo. 2.O professor prope que os alunos, individualmente, elaborem apontamentos de um texto, seguindo o guio que se apresenta em anexo. 3.Os alunos, em pequenos grupos, comparam os apontamentos que redigiram. 4.Os professores pedem que alguns dos alunos apresentem os apontamentos que redigiram ao grupo-turma, pretexto para uma reflexo colectiva sobre o acto de elaborar apontamentos e tal operao. Roteiro Elaborar apontamentos Questes e tarefas 1.L o texto do princpio ao fim. 2.Qual a temtica que o texto aborda? 3.Sublinha as principais ideias contidas em cada um dos pargrafos.
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

para se construir um quadro de procedimentos que permita apoiar os alunos a concretizar uma

40

4.Utilizando um dos modelos que conheces, cria um esquema que te permita estabelecer relaes entre as ideias principais contidas em cada um desses pargrafos. Avalia os apontamentos que redigiste: 1.Consegues compreender sem dificuldades o que escreveste? 2.Verifica quais as ideias que sublinhaste no texto. Consegues identificar todas essas ideias nos apontamentos que redigiste? 3.O esquema que utilizaste permite-te compreender o texto com facilidade?

Estudo Acompanhado | 12-07-2011

41

E.Operacionalizao
Trabalhos Escritos Actividade 1 Prope-se que atravs da projeco de uma apresentao em powerpoint os alunos com a orientao dos professores descubram como se deve fazer um trabalho escrito (Ficheiro activ1_trab.ppt). Actividade 2 Atravs do exemplo de um trabalho escrito em suporte digital para projeco que tem alguns erros sugere-se que os alunos sejam capazes com a orientao dos professores fazerem uma Caa ao erro (Ficheiro actividade2_trab.ppt). Actividade 3 Os professores facultam as regras de trabalhos escritos e propem que os alunos realizem um panfleto (o modo de fazer um panfleto tambm deve ser o objecto de pesquisa dos alunos) (Ficheiro regras_trab.ppt). Actividade 4 Os alunos so convidados a criar uma grelha de avaliao com a respectiva ponderao/cotao de um trabalho de escrito tendo por base as regras facultadas pelos professores (as diferentes grelhas podem ser apresentadas em sala de aula e os alunos devero escolher a grelha que lhes parecer mais adequada para a avaliao dos seus trabalhos) (Ficheiro activ1_trab.ppt). Actividade 5 Prope-se que os alunos realizem uma apresentao powerpoint com as regras dos trabalhos escritos e se avaliem de forma cruzada. Assim, cada grupo apresenta a sua apresentao powerpoint e haver um grupo crtica definido no momento pelo professor que far a avaliao dessa mesma apresentao.

Apresentao em Powerpoint Actividade 1 Prope-se que depois da projeco de uma apresentao em powerpoint aos alunos, estes com a orientao dos professores definam quais os aspectos a ter em especial ateno quando se comunica atravs deste meio e realizem uma apresentao em powerpoint, pretendendo-se que com esta experincia e sua partilha vejam na prtica o que devem e no devem fazer (Ficheiro powerpoint_orientacao5.ppt).

Estudo Acompanhado | 12-07-2011

42

Actividade 2 Os professores facultam as regras de realizao de um powerpoint e propem que os alunos realizem um poster com estas regras (o modo de fazer um poster deve ser alvo da pesquisa dos alunos) (Ficheiro powerpoint_orientacao6.ppt). Actividade 3 Com base numa apresentao em powerpoint os alunos so convidados a realizar uma Caa ao erro da referida apresentao (Ficheiro erro.ppt). Actividade 4 Atravs do exemplo de uma apresentao em powerpoint facultada para projeco (podero ser as regras de trabalhos escritos) sugere-se que os alunos sejam capazes com a orientao dos professores de inferirem as regras a atender para a realizao de uma apresentao em powerpoint (Ficheiro powerpoint_orientacao.ppt). Actividade 5 Os alunos so convidados a criar uma grelha de avaliao com a respectiva ponderao/cotao de uma apresentao em powerpoint tendo por base as regras facultadas pelos professores (as diferentes grelhas podem ser apresentadas em sala de aula e os alunos devero escolher a grelha que lhes parecer mais adequada para a avaliao dos seus trabalhos esta actividade deve ser realizada antes da actividade 5 proposta para os Trabalhos Escritos).

Tcnicas de Memorizao Actividade 1 Tendo por base a apresentao powerpoint criada e designada por act1_memo.ppt os alunos so convidados a percepcionar como podem atravs de mnemnicas fixar alguns aspectos abordados na aula de Matemtica. Actividade 2 Os alunos so propostas mnemnicas que estes tm de descobrir a que se refere, ver ficheiro act2_memo.ppt; o desafio criarem mnemnicas e quem descobrir mais ou mais depressa, ganha!
Estudo Acompanhado | 12-07-2011

Actividade 3 Aos alunos prope-se que descubram alguns acrsticos; aps esta primeira fase devem ser os alunos a criarem acrsticos atendendo aos temas que esto a estudar (ver ficheiro act3_memo.ppt). Actividade 4 Atravs de alguns exemplos presentes da apresentao multimdia preparada, demonstra-se como se pode atravs de visualizao e canes recordar com maior facilidade informaes. Aps esta tarefa, desafiam-se os alunos a pesquisar outros exemplos destes modos de relembrar informao: rima, acrsticos, canes, visualizaes(ver ficheiro act4_memo.ppt).

43

Actividade 5 A proposta passa por os alunos em 4 grupos diferentes criarem uma rima, um acrstico, uma cano e um meio de visualizao de um mesmo tema (um grupo faz a rima, outro um acrstico,), por exemplo acerca da II Guerra Mundial. Depois devero partilhar as suas criaeseste pode ser um meio de fazer revises para as diferentes disciplinas. (Para demonstrar o que se pretende podem-se mostrar alguns exemplos das apresentaes j facultadas).

Maputo, 12 de Julho de 2011


O Grupo de Trabalho

Estudo Acompanhado | 12-07-2011

44

Potrebbero piacerti anche