Sei sulla pagina 1di 8

ARTIGO TERICO

Estilos parentais, inteligncia emocional e o enfant terrible relaes, implicaes e reflexes


Parenting styles, emotional intelligence and the enfant terrible - relationships, implications and reflections Estilos de paternidad, inteligencia emocional y el enfant terrible - relaciones, implicaciones y reflexiones
Joo Miguel Pulqurio de Paula*

Resumo Existe uma forte evidncia cientfica que sustenta a relao estreita entre o estilo educacional e as prticas a ele associadas, como preditores e determinantes fulcrais do desenvolvimento psicossocial da criana/adolescente. Com efeito, objetiva-se compreender que influncias exerce a parentalidade, mormente a componente emocional e o controlo na aquisio de competncias emocionais e sociais dos jovens. A metodologia consistiu numa reflexo crtica sobre a reviso da literatura efetuada. Conclui-se que o estilo autoritativo uma praxis parental que potencia a inteligncia emocional, com nfase numa superviso adequada e mtodos disciplinares moderados, revelando-se fundamental para o desenvolvimento de adultos emocionalmente competentes, evitando problemas de internalizao e externalizao do comportamento.
Palavras-chave: educao infantil; emoes; controlo; comportamento.

Abstract There is strong scientific evidence supporting the close relationship between the educational style, and practices associated with it, as key predictors and determinants of psychosocial development of children and adolescents. The objective of this paper is to understand the influence that parenting has, especially the emotional component and control in the acquisition of emotional and social skills of the young. The methodology consisted in a critical reflection on the literature review carried out. It is concluded that the authoritative style, a parental praxis that maximizes emotional intelligence, with emphasis on proper supervision and moderate disciplinary methods is fundamental to the development of emotionally competent adults preventing, this way, behavioral problems such as internalizing or externalizing.
Keywords: child rearing; emotions; control; behavior.

Resumen Existen fuertes evidencias cientficas que sostiene la estrecha relacin entre el estilo educativo y las prcticas asociadas a este, como predictores clave y determinantes esenciales del desarrollo psicosocial de los nios/adolescentes. De hecho, el objetivo es entender qu influencia ejerce la paternidad, especialmente el componente emocional y el control en la adquisicin de competencias emocionales y sociales de los jvenes. La metodologa consisti en una reflexin crtica sobre la revisin de la literatura realizada. Se concluye que el estilo autoritativo es una praxis parental que potencia la inteligencia emocional, centrada en una supervisin adecuada y unos mtodos disciplinares moderados. Es fundamental para el desarrollo de adultos emocionalmente competentes y evita problemas de internalizacin y externalizacin del comportamiento.
Palabras clave: crianza del nio; emociones; control; comportamiento.

* Licenciado em enfermagem [joaopulqueriopaula@gmail.com].

Recebido para publicao em: 03.01.12 Aceite para publicao em: 19.08.12

Revista de Enfermagem Referncia

III Srie - n. 8 - Dez. 2012

pp.155-162

Introduo
A envolvncia e dinmica familiar so determinantes em muitas problemticas do indivduo. Neste sentido, segundo Gfroerer et al. (2011), os estilos parentais encontram-se identificados como os principais determinantes do funcionamento familiar e do bem-estar dos adolescentes: a importncia que esta temtica tem para a Enfermagem reside no facto de que, segundo Groefer et al. (2011), os estilos parentais se encontram identificados como os principais determinantes do funcionamento familiar e do bem-estar dos adolescentes. Assim, o enfermeiro assume aqui um papel preponderante dada a sua proximidade com o contexto familiar. Os estilos parentais podem ser definidos como um corpus de atitudes e comportamentos baseados num sistema de crenas e valores que abarcam, em si mesmos, determinadas prticas, segundo as quais os pais educam, lato sensu, os seus filhos. Deste modo, com este artigo, objetiva-se responder questo: De que forma influi o estilo/prticas parentais na aquisio de competncias emocionais e sociais da criana/ adolescente?

abordagem mesma de forma residual ou por no se enquadrarem no leitmotiv seguido no presente artigo. Deste modo, pretende-se com este artigo, uma reflexo crtica, expondo e explorando a mais recente evidncia sobre um tema atual e controverso. Parentalidade: modelos e consequncias A literatura encontra uma relao estreita e sobejamente descrita, entre as influncias dos estilos parentais e o desenvolvimento psicossocial de crianas e adolescentes. Conforme refere Prevatt (2003, p. 470), uma parentalidade ineficaz ou negligente um forte preditor do insucesso na vida adulta numa grande variedade de reas (traduo nossa). Baumrind (1966) foi pioneira neste tipo de estudos e desenhou um modelo que enuncia trs tipos de estilos parentais: autoritrio, permissivo e autoritativo. No obstante existirem outras designaes e subtipos de outros autores, este modelo tripartido constitui-se como basilar para todos eles, sendo tambm o mais escrutinado e corroborado. Quanto ao primeiro, os pais autoritrios caracterizam-se como directivos e controladores, prezam a obedincia e demonstram pouco envolvimento emocional. Constroem um sistema de regras e normas que acarretam punies se no cumpridas. Encontra-se descrita na literatura, a relao entre o estilo autoritrio e a perceo dos filhos de uma dinmica familiar negativa, assim como os estados depressivos em adultos (Gfroerer et al. 2011). Na dimenso diametralmente oposta, os pais permissivos no impem uma regulao rgida e pautam-se por uma conduta pouco exigente e muito afectuosa. Preferem que a criana/adolescente se auto-regule e constituem, na perspectiva da criana, um recurso para esta alcanar os seus desejos e no um modelo a seguir (Baumrind,1966). A sua no-interferncia aquando de um comportamento desadequado tende a funcionar como reforo positivo desse mesmo comportamento (Baumrind,1966). Por sua vez, no estilo autoritativo existe um equilbrio, uma mescla das melhores caractersticas dos estilos autoritrio e permissivo. Estes pais exercem uma disciplina moderada com o esclarecimento de normas e limites, um estmulo da autonomia, uma comunicao eficaz, otimista e positiva que se adequa situao e maturidade da criana/adolescente. Existe na relao pais-filhos uma envolvncia emocional adequada, sem tocar os extremos da permissividade ou do autoritarismo. Grosso modo,
Estilos parentais, inteligncia emocional e o enfant terrible relaes, implicaes e reflexes

Metodologia
Entre 25 de setembro e 15 de dezembro de 2011, procedeu-se a uma pesquisa bibliogrfica nas bases de dados da Revista de Enfermagem Referncia, Pubmed Central e Ebsco (Cinahl Plus Full Text; Medline Full Text; Academic Search Complete). Foi tambm consultada bibliografia ad hoc sobre o tema em anlise. Incluram-se apenas artigos publicados em texto completo e nos idiomas portugus e ingls. Existiu uma clara preferncia pela evidncia mais recente data (sete artigos de 2010, sete de 2009 e um de 2011). Para o efeito, na pesquisa em bases de dados, utilizaram-se os seguintes descritores e combinaes entre estes: estilos, parentais, adolescncia, hiperactividade, emoes, authoritative, parental, parenting, styles, spanking, injunctions, practices, emotional, intelligence, adolescent, adjustment, alcohol, parent-child, relationship, emotions, mindfulness, ADHD, monitoring, risk taking e substance use. Aps a leitura dos resumos, excluramse grande parte dos artigos por efetivamente no versarem sobre a temtica em questo, iniciarem uma

Revista de Enfermagem Referncia - III - n. 8 - 2012

156

o estilo parental autoritativo tem estado associado a uma maior maturidade e competncia social, assim como a maiores nveis de responsabilidade e sucesso acadmico em crianas e adolescentes (Gfroerer et al. 2011). sobretudo este estilo parental e as prticas a ele associadas, que se revelam como mais adequados e conducentes a um desenvolvimento equilibrado e harmonioso, e por conseguinte aquele que ir ser discutido ao longo deste artigo. Neste sentido, dar-se- nfase a dimenses que se podem considerar de algum modo como inclusas e conexas com este modelo. Assim, ir ser abordada a superviso e superproteo parental, o papel das emoes na relao pais-filhos, e a eficcia dos mtodos disciplinares na preveno de alteraes comportamentais.

Discusso
Controlo e superviso: quando, quanto e como? O controlo consiste na forma como os pais direcionam e modelam o comportamento dos filhos, atravs de exigncias e restries. Este apresenta duas dimenses: o controlo comportamental e psicolgico. Podemos referir que o controlo comportamental comporta recompensas tais como o elogio ou, a contrrio sensu, punies verbais ou fsicas aquando de comportamentos que esto para alm das regras estabelecidas. Por sua vez, o controlo psicolgico refere-se relao psicolgica entre pais e filhos e consiste em expresses sentimentais negativas associadas a comportamentos no desejados pelos pais. Encontra-se ligado induo de culpa e vergonha, inibe a expresso de emoes e assemelhase a uma manipulao. Por exemplo, expressar desagrado, desapontamento ou enfatizar os sacrifcios que os pais fazem pelo filho (Manzeske e Stright, 2009). O controlo excessivo, nas suas duas vertentes, enquadrado no estilo autoritrio, contraproducente sobretudo nos jovens adultos, j que acaba por interferir no seu processo de individuao e formao de identidade (Manzeske e Stright, 2009). Com efeito, a construo do eu revela-se para o adolescente um estdio crucial sendo norteado pelos vetores autonomia (face aos pais) e identidade (face a si prprio). Torna-se uma crise, seguindo a terminologia Ericksoniana, constituindo-se como determinante para o lifespan (no decurso da vida).

Deste modo, se o controlo psicolgico for elevado poder existir a interiorizao de culpa e confuso o que interfere de modo negativo no desenvolvimento psicossocial das crianas e adolescentes. De facto, uma baixa auto-estima, elevados nveis de depresso, ansiedade, menores competncias sociais e fenmenos de externalizao comportamentais, encontram-se associados a um controlo psicolgico elevado por parte dos pais (Manzeske e Stright, 2009). Particularmente o controlo psicolgico maternal encontra-se associado a uma menor capacidade do jovem adulto para regular as emoes, com todas as consequncias que da advm (Manzeske e Stright, 2009). Ao invs, dever existir uma superviso, por oposio a um controlo que apresenta uma ndole diretiva mais exacerbada. A superviso monitoriza sem ser intrusiva. Esta revela-se necessria em idades precoces, fornecendo orientao, feedback e segurana, mas dever diminuir paulatinamente ao longo dos anos, sendo no menor grau possvel no jovem adulto para no interferir/obstaculizar na sua auto-regulao e individuao. A necessidade do risco O caso paradigmtico talvez surja com a adolescncia em que o controlo parental aparece como resposta a um receio dos pais que a procura de sensaes novas, intrnseca ao adolescente, degenere em comportamentos de risco e/ou redunde em eventuais problemas de externalizao ou internalizao do comportamento. A externalizao reflete conflitos com o ambiente, tais como comportamentos impulsivos e desviantes (delinquncia), e internalizao subjaz um conflito interno traduzido em ansiedade, isolamento ou depresso. No obstante, a procura do risco e a experimentao, dentro de certos limites, so necessrias para uma aprendizagem dos benefcios em retardar a satisfao imediata. Experienciar indispensvel para uma interiorizao e maturao do autocontrolo que permita ao adolescente no adotar comportamentos de risco, caracterizados pelo imediatismo (da satisfao) tais como o consumo de lcool, tabaco e drogas ilcitas (Romer et al., 2010). Ou seja, a evico do risco e o hetero controlo coartam, em certa medida, uma aprendizagem necessria para um desenvolvimento do autocontrolo. A corroborar este ponto, Antunes (1998, p.33), ao explicar os comportamentos alcolicos dos adolescentes, refere que os pais autoritrios, mais propensos a formas

JOO MIGUEL PULQURIO DE PAULA

Revista de Enfermagem Referncia - III - n. 8 - 2012

157

de controlo mais rgidas e inflexveis, dificultam aos filhos a realizao de experincias que lhes permitam aprender a resolver os seus problemas. Os efeitos nocivos da superproteo parental Spokas e Heimberg (2009), sugerem que a superproteo parental, aqui em linha com o conceito de controlo j mencionado, contribui para uma maior ansiedade social e para o desenvolvimento no indivduo de um estilo cognitivo em que este acredita que os resultados so essencialmente determinados por fatores externos. Por outras palavras, a superproteo refora o locus de controlo externo. Este constructo, referese a esquemas cognitivos que podem assentar na externalidade ou na internalidade. Indivduos com um elevado locus de controlo interno, acreditam que as circunstncias e vicissitudes da vida, lato sensu, dependem deles prprios. Ao invs, pessoas com uma elevada externalidade no acreditam no seu agir modificador das circunstncias. De facto, pais superprotetores ao resolverem todos os problemas dos seus filhos retiram obstculos com que os filhos se deparam mas retiram tambm aquilo que so etapas cruciais do desenvolvimento psicossocial, diminuindo a sua capacidade resolutiva e de tolerncia frustrao (Antunes,1998). Assim alguma experimentao e risco so necessrios dado que este tte--tte que ir permitir que se construa um locus de controlo interno que permita aprender a ultrapassar a adversidade. Se a superviso necessria, ultrapassada a linha para uma superproteo far com que os esquemas cognitivos se mantenham incipientes e pouco hbeis perante a adversidade e o problema. Desta forma, os pais intrusivos acabam por fomentar uma relao de dependncia dos filhos em relao a estes. As emoes como eixo na relao pais-filhos A inteligncia emocional, no obstante ser uma conceo relativamente recente, cada vez mais sustentada por novos estudos e evidncias acerca do seu papel. Grosso modo, a inteligncia emocional define-se como a capacidade de identificar, reconhecer e gerir sentimentos. Um primeiro impulso foi dado por Damsio (1994), que demonstrou no existir uma indissociabilidade da res extensa e da res cogitans. No existe um corpo separado da mente, tal como no existe uma

separao entre Emoo, Razo e Comportamento. Segundo este autor, um comportamento, um acto decisrio, tem mais de emocional do que uma razo pura. Desta forma, se o comportamento emocional, importar considerar esta dimenso na relao pais-filhos. Sobre a importncia das emoes neste contexto, Barry e Kochanska (2010), referem: A resposta emocional dos pais s emoes expressas pelos filhos tm importantes consequncias ao nvel do desenvolvimento social e emocional, regulao psicofisiolgica, coping, compreenso emocional e a qualidade das amizades que os filhos estabelecem (traduo nossa). Nesta linha de pensamento, Alegre e Benson (2010) referem que os filhos de pais que ignoram sistematicamente os filhos (negligncia), que exercem uma disciplina rigorosa e que no estabelecem uma boa relao comunicativa com os seus filhos, iro desenvolver menores ndices de inteligncia emocional. Ora, uma menor inteligncia emocional implica uma menor eficcia ao nvel das respostas s problemticas quer do self, quer quelas lhe so exteriores o que resultar, segundo os mesmos autores (2010), em fenmenos mal-adaptativos de internalizao e externalizao comportamentais dada essa falta de competncias. Existe assim um fraco insight do adolescente, facto que tem na sua gnese uma falta de envolvncia emocional na relao entre este e os pais. necessrio que os pais promovam a expressividade emocional na relao com os seus filhos, para que estes aprendam a reconhecer e a gerir estados emocionais. A inteligncia emocional, ao contrrio do Q.I (quoficiente de inteligncia), aprende-se e desenvolve-se, sobretudo, nas relaes com os outros significantes. Duncan, Coatsworth e Greenberg (2009) apontam uma direo, uma nova praxis que podemos designar por parentalidade consciente (mindful parenting). Este modelo centra a relao pais-filhos numa escuta activa e aceitao do outro, sem julgamentos priori e enfatiza a relao afetuosa entre pais e filhos. Tratase de promover a no-reatividade a comportamentos, valorizando uma ateno consciente e presente aos atos e experincias que vivenciamos. O eixo seguido, objetiva um potenciar da inteligncia emocional pelo reconhecer das emoes em pais e filhos e pautado por atitudes tais como a afetuosidade, compaixo e uma comunicao plena e eficaz, sem renegar a uma disciplina moderada.
Estilos parentais, inteligncia emocional e o enfant terrible relaes, implicaes e reflexes

Revista de Enfermagem Referncia - III - n. 8 - 2012

158

O enfant terrible e as prticas parentais: qual a ligao? Existem trs dimenses que se constituem como relevantes para o despoletar e agravar de comportamentos anti-sociais em crianas do sexo masculino. A primeira diz respeito aos conflitos pais-criana, pautados por discusses, punies fsicas severas e uma antipatia dos pais em relao criana, num ambiente que se constitui como anttese das prticas autoritativas que temos vindo a descrever (Ehrensaft et al., 2003). A segunda referese a uma superviso tnue ou ausente. A ttulo de exemplo, fundamental saber o paradeiro da criana e como e com quem o seu tempo ocupado, dado que a desregulao ou permissividade, sobretudo em crianas, tem efeitos negativos (Ehrensaft et al., 2003). Por fim, segundo Ehrensaft et al., 2003, a falta de um envolvimento positivo, o que inclui um parco apoio emocional e pouca expresso de interesse nas atividades do filho. Ou seja, um contr olo elevado com prticas punitivas severas, uma ausncia de superviso ou da componente emocional esto na base de fenmenos de externalizao: contribuem para o surgir do enfant terrible, aqui entendido como a criana problemtica, lato sensu. Estas trs dimenses, particularmente esta ltima, iro comprometer aprendizagem das emoes, o que se traduz num insight emocional mais reduzido e, consequentemente, em menores competncias psicossociais. O enfant terrible tem, necessariamente, um dfice de inteligncia emocional. No obstante esta ser uma realidade em que vrios factores influem, Hoeve et al. (2009), concluem existir uma relao significativa entre delinquncia e o estilo/prticas parentais. Os mesmos autores (2009) referem a rejeio, hostilidade, negligncia e o controlo psicolgico como correlacionados de forma significativa com a delinquncia. Se o controlo exagerado e inflexvel pernicioso, j a superviso parental e a existncia de regras essencial. Neste sentido, Kiesner, Poulin e Dishion (2010) referem que o uso de substncias ilcitas individualmente ou com os pares significativamente mais elevado quando se verifica uma baixa ou inexistente superviso parental. A superviso encaixa-se no modelo autoritativo e no mesmo sentido, os adolescentes que caraterizam os seus pais como sendo autoritativos encontram-se mais protegidos no que diz respeito a comportamentos desviantes, mormente o (ab)uso de substncias

ilcitas (Gfroerer et al., 2011). Os pais, e em sentido lato a famlia, tm assim uma funo de conteno e clarificao, caso contrrio empurram o jovem para uma espiral negativista (Pinto, 2002). A criana/ adolescente necessita de uma rede de segurana, uma teia de regras que balizem o seu comportamento, no muito apertada caindo no autoritarismo e no controlo rgido e exacerbado, mas tambm no muito larga sob pena de no supervisionar ou ser negligente. Numa verdadeira e genuna superviso, os pais so o alicerce e a referncia, sendo errneo enveredarem por caminhos de excessiva amizade e permissividade com os filhos, numa quase inverso de papis, qui na tentativa inconsciente de evitar o conflito ou sendo subjacente a um mecanismo compensatrio. Tal s provocar confuso e desestruturao no adolescente. Paralelamente, Zwaluw et al. (2010) abordam tambm a forte ligao entre a parentalidade e aspectos comportamentais, sobretudo a relao entre esta e o abuso do lcool em jovens. Estes autores (2010) mencionam que tem existido uma associao entre o gene recetor da dopamina (DRD2) e o abuso do lcool. Todavia no poder aqui existir uma relao direta, inequvoca e absoluta entre gene e comportamento, sendo que existem outros fatores que medeiam esta relao nomeadamente as prticas parentais. Com efeito, os autores (2010) supracitados referem que uma permissividade exacerbada, com a inexistncia de regras na relao pais-filhos, aumenta o consumo de lcool ao longo do tempo. Esta ausncia de regras e limites na relao pais-filhos, apangio do estilo permissivo antedito, interage e potencia o risco que o gene DRD2 providencia. Hiperatividade: parentalidade, controvr sias e ambiguidade Ser legtimo ento perguntar se o enfant terrible, muitas vezes diagnosticado e medicado, no tem na gnese, manuteno e/ou agravamento da sua situao clnica, prticas parentais obnxias. Segundo Ellis e Nigg (2009), embora exista uma suscetibilidade gentica, a Perturbao de Hiperatividade com Dfice de Ateno (PHDA) encontra-se associada, na sua exacerbao e manuteno, a um baixo envolvimento do pai com a criana em paralelo com uma disciplina ausente ou inconsistente. Controlo social do comportamento desviante e a excessiva medicalizao da sociedade, sobre-diagnstico, so

JOO MIGUEL PULQURIO DE PAULA

Revista de Enfermagem Referncia - III - n. 8 - 2012

159

algumas crticas que giram em torno desta questo. Parens e Johnston (2009) abordam algumas destas controvrsias, desde logo o facto do diagnstico contemplar tambm alguma subjetividade. Estes autores (2009) referem ainda, entre vrios outros considerandos, que o DSM IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fourth Edition), baseia o seu diagnstico da PHDA em seis sintomas, ao passo que o ICD 10 (International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, 10th Revision) pressupe a existncia de dez sintomas. Consequentemente, os ndices de diagnstico da doena esperam-se mais altos dentro da moldura traada pelo DSM IV. Depender ento do sistema classificativo, do modo como se olha esta problemtica. Ainda assim, seguindo alguns dos argumentos apresentados pelos autores (2009) supracitados, existe amplo consenso entre peritos no diagnstico de formas severas e ligeiras da doena. Porm, existir entre estas duas uma zona de ambiguidade sujeita a interpretaes diferentes. Existem tambm diferentes expectativas dos pais e da sociedade no que se refere ao temperamento da criana, integradas culturalmente e por isso interpretadas luz de sistemas de valores diferentes. Deste modo, sobretudo no enfant terrible enquadrado na zona de ambiguidade, o tcnico de sade dever considerar todos os fatores que aqui concorrem, nomeadamente prticas parentais tais como um fraco envolvimento emocional e/ou uma disciplina inconsistente. O mito do efeito contraproducente da palmada Assim, os pais no se devero demitir da sua funo supervisora e disciplinadora, sob pena de concorrer para o advir do enfant terrible (externalizao) ou do enfant dprim (internalizao). A literatura abundante em considerar a coercibilidade (punies fsicas) ligada a comportamentos antissociais: o agredido torna-se agressor. Mas ser daqui entendvel que o recurso a qualquer medida disciplinar que envolva punio fsica no deva ser adoptada? Larzelere, Cox e Smith (2010) concluem que devero ser utilizadas sempre medidas disciplinadoras moderadas tais como a explicao verbal do porqu de certo comportamento no ser tolerado, coadjuvada se necessrio com a estratgia do time out (pausa), em que por um perodo limitado de tempo

a criana isolada, por norma no quarto, o que vai permitir que a criana acalme, apreenda estratgias de coping, alm de desencorajar o comportamento desadequado. Segundo estes autores (2010), esta estratgia o mtodo disciplinador com a maior base cientfica para lidar com crianas com Transtornos de Oposio e Desafio, Transtornos de Conduta e PHDA, em alternativa a mtodos que envolvam punies fsicas. Alm disso, depreende-se do estudo de Larzelere, Cox e Smith (2010), no existir um nexo de causalidade entre a palmada, usada com parcimnia e em ltimo recurso, posteriori das tcticas referidas, e o comportamento antissocial. No entanto, estas concluses no devero ser entendidas como uma base de legitimao da mesma, simplesmente no a devero excluir. As estratgias disciplinadoras devero ser moderadas, graduais e de ndole ad hoc: o que se aplica a uma criana no generalizvel a todas as crianas. Segundo Larzelere e Baumrind (2010), o estilo autoritativo no exclui a palmada, sendo que o como e o quando uma medida disciplinar usada determina a sua eficcia. De facto, a hostilidade verbal e o controlo psicolgico so referidas por estes autores (2010) como mais nefastas numerosos estudos sustentam que a palmada s tem efeitos adversos quando existe a percepo de rejeio pelos pais. Ademais, Larzeler e Baumrind (2010) referem tambm, no mbito das estratgias a utilizar, para alm da chamada de ateno, explicitao verbal, e da pausa, a remoo de privilgios, como sendo til, vantajosa e sem efeitos perniciosos. Por exemplo, diminuir a semanada, as horas no computador, entre outras. Por fim, quando tudo isto desprovido de eficcia, in extremis, uma palmada, no momento certo, nunca antes dos dezoito meses de idade a posio advogada por estes autores (2010). Importa ressalvar que mtodos que envolvam punies fsicas, ainda que moderados, no tm sentido no adolescente, sendo neste caso a remoo de privilgios, entre outras, mais adequada a esta faixa etria. Infere-se, pois assim, que o proibicionismo da palmada dever ser renegado, pois em certas situaes o garante da aplicabilidade da disciplina, no apresentando quaisquer efeitos nefastos. A diabolizao deste mtodo, em linha com posies prximas de um permissivismo educacional, em que os pais no funcionam como referncia, no influenciam, no funcionam como refratrio do que desadequado, minando a aprendizagem e a segurana,
Estilos parentais, inteligncia emocional e o enfant terrible relaes, implicaes e reflexes

Revista de Enfermagem Referncia - III - n. 8 - 2012

160

pe em causa uma verdadeira autonomia uma liberdade com responsabilidade. Por fim, referir que a modelagem comportamental nunca poder assentar somente em mtodos de ndole punitiva e negativa. Dever existir um espao, porventura at maior, para o reforo positivo como o elogio e a recompensa. Pela sua natureza, o estilo autoritativo inclina-se mais para este tipo de modelagem do que propriamente para a coero, embora como foi referido, tambm no a oblitera. Sntese O estilo autoritativo poder contribuir significativamente para o desenvolvimento de um adulto emocionalmente competente, e pode evitar ou mitigar problemticas comportamentais tais como a internalizao e a externalizao. Este modelo conexo com prticas parentais que enfatizam uma superviso adequada, providenciando segurana e orientao sem ser excessivamente intrusiva e controladora. Nunca podero ser obliterados mtodos disciplinares tais como a advertncia verbal, o time-out (pausa) e no excluindo outros mtodos coercivos, sempre como ltimo recurso, nomeadamente a palmada. Esta dimenso inclui tambm uma parentalidade consciente (mindful parenting) que estimule o desenvolvimento da inteligncia emocional nas crianas/adolescentes. Esta vertente dever emergir em detrimento de uma dimenso negativa, que comporta prticas como o controlo/superproteo dos pais, que potencia um locus de controlo externo, mormente o controlo psicolgico e uma ausncia ou inconsistncia disciplinar. A inexistncia de superviso e mtodos disciplinares adequados assim como a superproteo parental e/ ou escasso envolvimento emocional, interferem com o processo de autonomia e individuao, resultam numa diminuta competncia emocional e podero degenerar em alteraes comportamentais, particularmente no eclodir do enfant terrible.

que rejeita a superproteo parental e a ausncia de disciplina, fenmenos por demais frequentes nas sociedades contemporneas de pais que caem num permissivismo absoluto ou num controlo excessivo ambos com resultados negativos. Por outro lado, fomentar o desenvolvimento emocional na relao pais-filhos, orientar e supervisionar, no excluindo mtodos disciplinares adequados, parece servir como fator protetor de inmeras dinmicas mal-adaptativas comportamentais que se traduzem em custos sociais e econmicos incomensurveis. Todavia, existem questes aqui subjacentes que devem ser alvo de mais investigao. Desde logo, a ligao entre prticas parentais e a criana hiperativa na chamada zona de ambiguidade, assim como uma parentalidade que assuma como eixo central a competncia emocional entre pais e filhos, a par de mtodos disciplinares adequados, e qual o seu real impacto na preveno de alteraes comportamentais. O enfermeiro dever estar atento a estas problemticas ao lidar com o cliente e os seus familiares e encetar estratgias e intervenes, capacitando os pais (empowerment) para que se potencie o desenvolvimento de uma educao que propicie o harmonioso desenvolvimento do indivduo. A educao para a sade, incidindo na parentalidade e tudo o que lhe subjaz, assim como intervenes teraputicas posteriori so competncias do enfermeiro pelo que conhecer e actuar nesta matria assume-se como prioritrio e essencial. Referncias Bibliogrficas
ALEGRE, Alberto ; BENSON, Mark J. (2010) - Parental behaviors and adolescent adjustment: mediation via adolescent trait emotional intelligence. Individual Differences Research. Vol. 8, n 2, p. 83-96. ANTUNES, Maria Teresa Calvrio (1998) Os jovens e o consume de bebidas alcolicas. Revista de Enfermagem Referncia. N1, p. 29-39. BARRY, Robin A. ; KOCHANSKA, Grazyna (2010) - A longitudinal investigation of the affective environment in: families with young children: from infancy to early school age. Emotion. Vol. 10, n 2, p. 237-249. BAUMRIND, Diana (1966) - Effects of authoritative control on child behavior. Child Development. Vol. 37, n 4, p. 887-907. DAMSIO, Antnio R. (1994) - O erro de Descartes: emoo, razo e crebro humano. Trad. Dora Vicente e Georgina Segurado. Mem Martins : Publicaes Europa-Amrica.

Concluso
Muito do que foi exposto encontra um vasto leque de literatura cientfica a suporta-lo, tal como a superioridade do estilo autoritativo e algumas prticas com ele conexas. fundamental a adopo de um perfil educacional correcto, assente no modelo autoritativo,

JOO MIGUEL PULQURIO DE PAULA

Revista de Enfermagem Referncia - III - n. 8 - 2012

161

DUNCAN, Larissa G. ; COATSWORTH, J. Douglas ; GREENBERG, Mark T. (2009) - A model of mindful parenting: implications for parentchild relationships and prevention research. Clinical Child and Family Psychology Review. Vol. 12, n 3, p. 255-270. EHRENSAFT, Miriam K. [et al.] (2003) - Maternal antisocial behavior, parenting practices, and behavior problems in boys at risk for antisocial behavior. Journal of Child and Family Studies. Vol. 12, n 1, p. 27-40. ELLIS, Brandi ; NIGG, Joel (2009) - Parenting practices and attention-deficit/hyperactivity disorder: partial specificity of effects. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry. Vol. 48, n 2, p. 146-154. GFROERER, Kelly P. [et al.] (2011) - Parenting style and personality: perceptions of mothers, fathers, and adolescents. The Journal of Individual Psychology. Vol. 67, n 1, p. 57-73. HOEVE, Machteld [et al.] (2009) - The relationship between parenting and delinquency: a meta-analysis. Journal of Abnormal Child Psychology. Vol. 37, n 6, p. 749-775. KIESNER, Jeff ; POULIN, Franois ; DISHION, Thomas J. (2010) Adolescent substance use with friends: moderating and mediating effects of parental monitoring and peer activity contexts. Merrill Palmer Quarterly ( Wayne State University Press). Vol. 56, n 4, p. 529556. LARZELERE, Robert E. ; BAUMRIND, Diana (2010) - Are spanking injunctions scientifically supported? Law and Contemporary Problems. Vol. 73, n 57, p. 57-87. LARZELERE, Robert E. ; COX, Jr., Ronald B. ; SMITH, Gail L. (2010) - Do nonphysical punishments reduce antisocial behavior more

than spanking? A comparison using the strongest previous causal evidence against spanking. BMC Pediatrics. Vol. 10, n 10, p. 1-17. MANZESKE, David P. ; STRIGHT, Anne Dopkins (2009) - Parenting styles and emotion regulation: the role of behavioral and psychological control during young adulthood. Journal of Adult Development. Vol. 16, n 4, p. 223-229. PARENS, Erik ; JOHNSTON, Josephine (2009) - Facts, values, and attention-deficit hyperactivity disorder (ADHD): an update on the controversies. Child and Adolescent Psychiatry and Mental Health. Vol. 3, n 1, p. 1. PINTO, Jos Manuel (2002) A fase pubertria: da no integrao ao projecto de realizao pessoal. Uma contribuio. Revista de Enfermagem Referncia. N 8, p. 27-34. PREVATT, Frances F. (2003) - The contribution of parenting practices in a risk and resiliency model of childrens adjustment. British Journal of Developmental Psychology. Vol. 21, n 4, p. 469-480. ROMER, Daniel [et al.] (2010) - Can adolescents learn self-control? Delay of gratification in the development of control over risk taking. Prevention Science. Vol. 11, n 3, p. 319-330. SPOKAS, Megan ; HEIMBERG, Richard G. (2009) - Overprotective parenting, social anxiety, and external locus of control: crosssectional and longitudinal relationships. Cognitive Therapy and Research. Vol. 33, n 6, p. 543-551. ZWALUW, C. S. van der [et al.] (2010) - Interaction between dopamine D2 receptor genotype and parental rule-setting in adolescent alcohol use: evidence for a gene-parenting interaction. Molecular Psychiatry. Vol. 15, n 7, p. 727-735.

Revista de Enfermagem Referncia - III - n. 8 - 2012

Estilos parentais, inteligncia emocional e o enfant terrible relaes, implicaes e reflexes

162

Potrebbero piacerti anche