Sei sulla pagina 1di 19

Engenharia Industrial Mecnica - UNIMEP Fundamentos da Usinagem dos Materiais - 6 sem EGI - 2s 2013 Prof.

Erivelto Marino HORRIO: Turma 01.8: Quinta-feira 21h10 s 22h40 Roteiros das aulas prticas.

Aula prtica nmero 01 Introduo ao processo de torneamento a) Objetivo Introduo ao aprendizado do funcionamento de um torno e do processo de torneamento atravs da visualizao e do manuseio de um torno universal. b) Equipamento Torno. Ferramenta para torneamento externo. Ferramenta para torneamento interno. Ferramenta para corte. Ferramenta para furar. c) Material Barra de ao ABNT 1020 de 1. d) Procedimento 1. Apresentao do torno universal pelo tcnico. - movimentos fundamentais - fixao e centragem da pea - fixao da ferramenta - ajuste das condies de usinagem (avano, rotao e profundidade de corte) e posicionamento da ferramenta (funcionamento dos diais micromtricos) - funo do cabeote, caixa de roscas, avental, contra-ponto, carro porta-ferramenta, etc.

Obs.: Observar a constituio interna do cabeote e fazer o esquema do mesmo. 2. Execuo de uma pea, conforme desenho nmero 01, pelo tcnico. anotar as ferramentas e as condies de usinagem usadas. Os alunos devem A operao deve ser

cronometrada, pois o tempo de confeco da pea ser comparado com o tempo calculado. 3. Manuseio da mquina por todos os alunos do grupo (aplicao das informaes vistas em 1). e) Questes 1. Para que serve a placa de quatro castanhas independentes? 2. Por que um torno precisa ter vrias rotaes e avanos? 3. Detalhar o processo de fabricao da pea, indicando: - a seqncia das operaes necessrias; - o esquema (desenho) de cada operao, indicando dimenses e tolerncias operacionais (cotas de usinagem), sistema de referncia e fixao da pea; - as ferramentas utilizadas (esquemas); - as condies de usinagem; - tempo total de fabricao da pea (tempo medido). 4. Como calculado o tempo de corte no faceamento? f) Relatrio A introduo dever ser sobre transmisses e variadores de velocidade utilizados em mquinas-ferramentas. Desenho da Pea da Aula Prtica n 01:

Pea da aula prtica de Torno

Aula prtica nmero 02 Processo de furao, alargamento e escareamento a) Objetivo Aprender o funcionamento da furadeira e o processo de furao atravs da confeco de uma pea conforme desenho fornecido. b) Equipamento Furadeira de bancada. Ferramentas. Material. c) Procedimento O aluno ter noes sobre o funcionamento de uma furadeira destacando as operaes de furao, alargamento, rebaixamento, escariamento e roscamento interno. 1 Movimentos fundamentais da furadeira. 2. Fixao da pea e ferramenta. 3. Ajuste da velocidade de corte. 4. Execuo da pea conforme desenho. d) Relatrio da prtica. A introduo terica do relatrio dever ser sobre furadeiras e brocas. e) Questes. 1. Sabe-se que a preciso de um furo feito na furadeira no boa. Como melhorar a preciso do furo? 2. Fazer esquemas (desenhos) das ferramentas utilizadas indicando as direes dos movimentos de corte e avano e os ngulos de sada e de folga. 3. Quando so usadas as brocas ocas de trepanao? f) Relatrio. Introduo sobre furadeiras e brocas.

Desenho da Pea da aula Prtica n 02

60 15 5 16 10

9,5

9,5

48

A 36 12

10

12,7

10H7

W1/2"x12f

Aula prtica nmero 03 Processo de fresamento (sextavado e rasgo de chaveta) a) Objetivo Mostrar ao aluno o funcionamento da fresadora e suas ferramentas atravs da usinagem de um rasgo de chaveta e de um sextavado usando o cabeote divisor. b)Equipamentos Fresadora Fresas Cabeote divisor Instrumentos de medida c) Procedimento Noes sobre o funcionamento da mquina. Utilizao do divisor universal. Cuidados a serem observados ao operar a mquina. Usinagem das peas. d) Questes 1. O que e para que servem as fresas detalonadas? 2. Explicar o fresamento tangencial concordante e discordante. Qual processo produz melhor acabamento? Por qu? 3. Como se determina a velocidade de avano no fresamento tangencial? e) Relatrio A introduo terica do relatrio dever ser sobre fresadoras. Desenho da Pea da Aula Prtica n 04

Pea da aula prtica de fresamento

Aula prtica nmero 04 Processo de aplainamento e limagem. a) Objetivo Aprender o funcionamento da plaina limadora atravs da confeco de uma pea conforme desenho fornecido. Aprender como se faz o acabamento manual em peas. b) Equipamento Plaina, ferramenta, paqumetro, desenho da pea e material. c) Procedimento Noes sobre o processo de aplainamento e sobre a mquina. Cuidados a serem observados durante a operao da mquina. Anlise do processo de fabricao da pea. Escolha das condies de usinagem. Confeco e inspeo da pea. d) Questes 1 Nesse tipo de mquina o retorno da ferramenta mais rpido. Explicar como isso acontece e calcular os tempos proporcionais de ida e retorno da ferramenta em uma operao da prtica. 2. Comparar a ferramenta usada na plaina com a usada no torno. 3 possvel a fabricao da pea esquematizada abaixo na mquina da prtica? Se for possvel, explicar o procedimento.

4. Quando se deve usar as limas mura , bastarda, com picado simples e com picado duplo? e) Relatrio

Introduo sobre Plainas e sobre Ferramentas para ajustagem manual de peas..

Aula prtica nmero 05 Afiao de ferramentas a) Objetivo. Aprender o processo de afiao de ferramentas atravs da afiao de uma ferramenta de barra. b) Equipamento. Mquina afiadora universal. Ferramentas. c) Procedimento. Noes sobre o processo de afiao. Cuidados a serem observados ao operar a mquina. Realizao da montagem para afiao da ferramenta. Execuo da afiao. Inspeo dos ngulos obtidos. d) Questes. 1 Quais os tipos de superabrasivos utilizados nos rebolos? 2. Como seria a montagem para afiao de um fresa helicoidal? equipamentos necessrios? Fazer esquema (desenho). 3. Quais os materiais usados em cobertura (revestimento) de ferramentas? Como estes materiais so aplicados? e) Relatrio. A introduo dever ser sobre Afiadoras de ferramentas . Quais os

Desenho da Pea da Aula Prtica n 05

Pea da aula prtica de afiao

Aula prtica nmero 06 Torneamento cnico e interno (Torno II) a) Objetivo. Aprender o processo de torneamento atravs da usinagem de uma pea no torno universal. b) Equipamento. Torno universal. Ferramentas. Aparelho de medio. Material a ser usinado. c) Procedimento. Reviso sobre o processo de torneamento. Cuidados a serem observados para operao da mquina. Elaborao do processo de fabricao da pea pelo grupo. Confeco da pea pelo grupo. Inspeo da pea. d) Questes. 1. Detalhar o processo de fabricao da pea indicando as condies de usinagem e as ferramentas empregadas. 2. Explicar as operaes de sangramento radial e axial. Fazer desenhos. 3. Para que serve o cabeote mvel no torneamento? e) Relatrio. A introduo terica do relatrio dever ser sobre tornos.

Desenho da pea da aula prtica nmero 06.

30 20
Rosca M12 x 1.75

5 25 7 20 30 35 5
Rosca M12 x 1.75

50

20

15

5 70

35

11

Aula prtica nmero 07 Tipos de cavacos a) Objetivo. Mostrar ao aluno as diferentes formas e tipos de cavaco e o acabamento superficial da pea que se obtm variando-se a geometria da ferramenta e as condies de usinagem. Mostrar os diferentes tipos de cavaco formados em funo do material usinado. Mostrar a formao e o desaparecimento da aresta postia de corte, relacionando-a com as condies de usinagem e o acabamento superficial da pea usinada. b) Equipamentos e materiais utilizados. Torno Materiais diversos (ao, fofo, alumnio, bronze e lato). Ferramentas diversas. c) Procedimento. 1. Usinagem de uma pea de ao com diferentes avanos e velocidade de corte constante, de acordo com a capacidade da mquina, sem uso de refrigerante de corte. Verificao do acabamento superficial da pea usinada e do tipo e forma de cavaco obtido, anotando-se as condies de usinagem utilizadas. 2. Usinagem de uma pea de ao carbono com diferentes velocidades e avano constante de acordo com a capacidade do torno. Verificao do acabamento superficial da pea usinada e do tipo e forma de cavaco obtido para cada condio de usinagem utilizada. 3. Usinagem de uma pea de ao carbono utilizando ferramentas com diferentes geometrias. Verificao do acabamento superficial da pea usinada e do tipo e forma de cavaco obtido para cada geometria utilizada. 4. Repetio dos tens 1,2, e 3 utilizando refrigerante de corte. 5. Repetio dos itens 1, 2 e 3 para os materiais: fofo, alumnio, lato e bronze. d) Questes 1 Discutir a influncia do material da pea sobre: a) forma do cavaco; b) tipo de cavaco; c) fora de usinagem. 2 Analisar a influncia do avano e da profundidade de corte no tipo de cavaco formado e no acabamento superficial da pea. 3 Qual a forma de cavaco menos indicada? Por qu? e) Relatrio. Introduo sobre fluidos de corte. Anlise dos dados obtidos.

Aula prtica nmero 08 Retfica plana e cilndrica a) Objetivo Observar e aprender o processo de retificao plana e cilndrica atravs da confeco de peas conforme desenho. b) Equipamento Retficadoras plana e cilndrica Rebolos Balanceador de rebolos Instrumentos de medio Material c) Procedimento Apresentao da mquina pelo tcnico (nomenclatura, caractersticas, funcionamento e cuidados a serem tomados ao operar a mquina). Noes sobre necessidade de retificao. Noes sobre sobremetal de usinagem. Dimenses inicial e final da pea. Retificao de peas. d) Questes 1. Como feita a especificao de um rebolo? 2. Por que a retfica proporciona melhor acabamento superficial que o torno convencional? 3. Que cuidados devem ser tomados durante a montagem do rebolo? 4. Por que normalmente necessria a lubrificao/refrigerao na retificao? 5. Como feito o balanceamento do rebolo? 6. Explique o processo de retificao sem centro (centerless). e) Relatrio Introduo sobre retificadoras, rebolos e abrasivos.

Aula prtica nmero 09 Fresamento de engrenagem. a) Objetivo. Aprender o processo de fabricao de engrenagens atravs da confeco de uma engrenagem de dentes helicoidais na fresadora. b) Equipamentos. Mquina fresadora universal. Cabeote divisor universal. Fresa de forma. Material. c) Procedimento. Noes sobre a utilizao do cabeote divisor universal (diviso direta, indireta ou simples e diferencial). Cuidados a serem observados ao operar a mquina. Fabricao da engrenagem (corte de pelo menos trs dentes pelo grupo). d) Questes. 1. Seria possvel usinar uma engrenagem cnica na mquina da prtica? Qual o procedimento e equipamentos necessrios? 2. Qual o procedimento para dividirmos a circunferncia em 23, 35, 57 e 103 partes iguais usando o cabeote divisor utilizado na prtica? 3. O fresamento de engrenagens utilizando a fresadora universal para lotes mdios e grandes recomendado? Por qu? e) Relatrio. A introduo terica do relatrio dever ser sobre Cortadoras de Engrenagens.

Aula prtica nmero 10 Torneamento e recartilhamento (Torno III) a) Objetivo. Aprender o processo de torneamento atravs da usinagem de uma pea no torno universal. b) Equipamento. Torno universal. Ferramentas. Aparelho de medio. Material a ser usinado. c) Procedimento. Reviso sobre o processo de torneamento. Cuidados a serem observados para operao da mquina. Elaborao do processo de fabricao da pea pelo grupo. Confeco da pea pelo grupo. Inspeo da pea. d) Questes. 1. Quando utilizada a placa de arraste? 2. Quais as condies de usinagem e ferramentas empregadas. 3. Explique o procedimento para o torneamento cnico. 4. Para que serve a operao de recartilhamento? e) Relatrio. A introduo terica do relatrio dever ser sobre Mandriladoras e Brochadoras.

Desenho da pea da aula prtica nmero 10.

Aula prtica nmero 11 Torno copiador e usinagem de rosca a) Objetivo Mostrar ao aluno o funcionamento de um torno utilizando dispositivo copiador que permite a usinagem de contorno atravs de gabaritos. Mostrar ao aluno como realizada a usinagem de rosca utilizando o torno. b) Equipamentos Torno. Dispositivo copiador. Ferramentas. Aparelhos de medio. Material a ser usinado. c) Procedimento O aluno ter, atravs do tcnico, explicaes sobre o funcionamento do torno e do dispositivo copiador. O tcnico dever tambm informar sobre os cuidados a serem observados nas operaes, do acabamento final da pea e da escolha das condies de usinagem. 1. Usinagem utilizando o dispositivo copiador: confeco de uma pea conforme desenho fornecido. 2. Usinagem de uma rosca. d) Questes. 1. Como se determinam o avano para a usinagem de uma rosca? 2. Por que so necessrios vrios passes no roscamento usando o torno? 3. Que tipo de ferramenta utilizada para usinar uma rosca? Fazer croqui (desenho). 4. possvel a utilizao do mesmo padro para peas com dimetros diferentes, usando o copiador? Caso seja possvel descreva o procedimento. e) Relatrio: introduo sobre Materiais para Ferramentas de Usinagem.

Aula prtica nmero 12 Ensaio de usinabilidade a) Objetivo . Verificar o tempo de vida das ferramentas de usinagem em funo do material usinado. Construir a curva de vida de um par ferramenta-pea pelo mtodo do comprimento usinado b) Procedimento 1. Usinar aos de diferentes composies qumicas e tratamentos trmicos usando as mesmas condies de usinagem e ferramentas at ocorrer a queima ou a inutilizao da ferramenta. 2. Usinar um eixo de ao carbono usando o mesmo avano e mesma profundidade de corte e pelo menos quatro (4) velocidades de corte diferentes (ferramentas de ao rpido afiadas com idntica geometria). Usinar a pea at a queima da ferramenta (aparecimento de um anel brilhante na pea). Medir o comprimento usinado a cada velocidade. Anotar o dimetro da pea, condies de usinagem e geometria da ferramenta. Verificar os desgastes ocorridos nas ferramentas.

la la = comprimento usinado, medido aps a queima da ferramenta (mm) d = dimetro da pea (mm) n = rotao (rpm) Curva de vida: velocidade de corte v (m/min) X vida da ferramenta T (min) f = avano (mm/volta) tc = tempo de corte = vida, se a ferramenta queimou (min) T = tc = la/f.n c) Questes 1. Discutir a influncia do avano sobre o acabamento da pea e sobre o valor de k s (presso especfica de corte). 2. O que aresta postia de corte e qual a sua influncia no acabamento superficial da pea e no desgaste da ferramenta? d) Relatrio Introduo sobre Ensaios de Usinabilidade e Vida das Ferramentas de Usinagem. Determinar a Curva de vida do par ferramenta-pea do ensaio. Analisar os resultados obtidos.

Aula prtica nmero 13 Determinao do grau de recalque a) Objetivo. Determinao do grau de deformao do material (grau de recalque) usinando-se peas de ao e alumnio em diferentes condies de usinagem. Verificao da influncia das condies de usinagem na deformao do material. b) Equipamentos e materiais utilizados. Torno Materiais diversos (ao e alumnio). Ferramentas diversas. c) Procedimento. 1. Usinagem de uma pea de ao com diferentes avanos e velocidade de corte constante de acordo com a capacidade da mquina. 2. Usinagem de uma pea de ao carbono com diferentes velocidades e avano constante de acordo com a capacidade do torno. 3. Usinagem de uma pea de ao carbono utilizando ferramentas com diferentes geometrias 4. Repetio dos itens 1, 2 e 3 utilizando uma pea de alumnio alumnio. 5. Medio do grau de recalque atravs da medida da espessura do cavaco. Rc = h/h Rc : grau de recalque h : espessura do cavaco (obtida pela medio direta do cavaco) h : espessura de corte (obtida pelas condies de usinagem) h = f.sen f : avano (mm/rotao) : ngulo de posio da ferramenta. d) Questes 1. Discutir a influncia do ngulo de folga sobre: a) forma do cavaco; b) tipo de cavaco; c) fora de usinagem. 2. Discutir a influncia das condies de usinagem na potncia de corte e no tipo de cavaco formado. d) Relatrio. Introduo sobre mecanismo da formao do cavaco. Anlise dos dados obtidos.

Potrebbero piacerti anche