Sei sulla pagina 1di 70

PORTUGUS VUNESP Agente de Segurana Judiciria - 24.05.2009 LNGUA PORTUGUESA Considere o texto para responder s questes de nmeros 01 a 06.

. O antibafmetro O Cons elho Regional de Farmcia autuou uma drogaria da capital gacha que anunciava a venda de um remdio aparentemente capaz de mascarar os efeitos do lcool e enganar o bafmetro. Cartazes no interior da farmcia faziam a propaganda do medicamento. Originalmente destinado a pacientes de alcoolismo crnico, ele no produz os efeitos anunciados. O dono da farmcia dever responder ainda a um processo por incitar os consumidores a beber e dirigir, crime previsto no Cdigo Penal. (Revista poca, 06.10.2008. Adaptado) 01. Em Cartazes no interior da farmcia faziam a propaganda do medicamento o verbo em destaque est conjugado no (A) pretrito perfeito, pois apresenta um fato inesperado e incomum, ocorrido uma nica vez. (B) pretrito imperfeito, pois se refere a um fato que era habitual no passado. (C) pretrito mais-que-perfeito, pois indica fatos que aconteceram repentinamente num passado remoto. (D) imperfeito do subjuntivo, pois apresenta um fato provvel, mas dependente de algumas circunstncias. (E) futuro do pretrito, pois se refere a um fato de futuro incerto e duvidoso. 02. Considere os trechos: ... de um remdio aparentemente capaz de mascarar os efeitos do lcool... ... por incitar os consumidores a beber e dirigir, crime previsto no Cdigo Penal. Os termos em destaque expressam, respectivamente, as circunstncias de (A) afirmao e meio. (B) afirmao e lugar. (C) modo e lugar. (D) modo e meio. (E) intensidade e modo. 03. Assinale a alternativa em que os termos em destaque, na frase a seguir, esto corretamente substitudos pelo pronome. O dono da farmcia dever sofrer um processo por incitar os consumidores a beber. (A) sofr-lo ... incit-los (B) sofr-lo ... incitar-lhes (C) sofrer-lo ... incitar-los

(D) sofrer-lhe ... incit-los (E) sofrer-lhe ... incitar-lhes 04. Em ... um remdio aparentemente capaz de mascarar os efeitos do lcool... os termos em destaque constituem uma locuo adjetiva. Indique a alternativa cuja frase tambm apresenta uma locuo desse tipo. (A) A famlia viajou de avio Argentina. (B) A energia produzida pela fora dos ventos chamada de elica. (C) Ele resolveu de imediato todas as questes pendentes. (D) A secretria gosta de chantili em seu caf. (E) No frum, as salas estavam cheias de gente. 05. No texto, as palavras gacha e alcoolismo possuem hiato. Indique a alternativa em que as duas palavras tambm possuem esse encontro voclico. (A) Quadrado e caatinga. (B) Guaran e leopardo. (C) Toalha e saguo. (D) Violeta e teatro. (E) Moeda e guindaste. 06. Em ... destinado a pacientes de alcoolismo... o substantivo em destaque comum de dois gneros. Assinale a alternativa que apresenta dois substantivos que tambm so comuns de dois gneros. (A) Mrtir e monstro. (B) Carrasco e ssia. (C) Xereta e intrprete. (D) Criatura e piloto. (E) dolo e cnjuge. 07. Assinale a frase correta quanto ao emprego do gnero dos substantivos. (A) A perda das esperanas provocou uma profunda d na personagem. (B) O advogado no deu o nfase necessrio s milhares de solicitaes. (C) Ele vestiu o pijama e sentou-se para beber uma champanha gelada. (D) O omelete e o couve foram acompanhados por doses do melhor aguardente. (E) O beliche no coube na quitinete recm-comprada pelos estudantes. 08. Considere as frases: Esta escada tem degrau irregular. O trofu vem adornado com ouro. Elas esto corretamente escritas no plural na alternativa: (A) Estas escadas tm degraus irregulares. Os trofus vm adornados com ouro. (B) Estas escadas tm degrais irregulares. Os trofis vm adornados com ouro. (C) Estas escadas tem degraus irregulares.

Os trofus vem adornados com ouro. (D) Estas escadas tem degrais irregulares. Os trofis vem adornados com ouro. (E) Estas escadas tm degrais irregulares. Os trofus vem adornados com ouro. 09. Assinale a alternativa correta quanto ao emprego do gnero e do nmero das palavras. (A) Os portas-retratos estavam espalhados sobre o ba. (B) Toalhas laranja devero recobrir as mesas usadas na prxima conveno. (C) A empresa escolheu os uniformes na cor azulmarinha. (D) Os assaltantes, munidos de ps-de-cabras, invadiram o banco. (E) As folhas de sulfite para a impresso dos convites eram bege. 10. Indique a alternativa cujas palavras preenchem, correta e respectivamente, as frases a seguir: ________ o motorista chegou, j havia uma srie de tarefas para ele realizar. Aquele que __________ carter no progride na carreira profissional. Como ele se saiu _______ na prova prtica, no conseguiu a colocao esperada. (A) Mau ... mau ... mal (B) Mau ... mal ... mau (C) Mal ... mau ... mau (D) Mal ... mau ... mal (E) Mal ... mal ... mau 11. Indique a alternativa que completa a frase a seguir, respectivamente, com as circunstncias de intensidade e de modo. Aps o telefonema, o motorista partiu... (A) s 18 h com o veculo. (B) rapidamente ao meio-dia. (C) bastante alerta. (D) apressadamente com o caminho. (E) agora calmamente. 12. A alternativa em que o termo em destaque exerce a funo de substantivo : (A) Respondeu pergunta com um sorriso amarelo. (B) Estava plida, e seu rosto apresentava tons amarelos. (C) As cortinas amarelas combinavam com o ambiente. (D) Marque com um trao amarelo as ruas do mapa. (E) Os amarelos de Van Gogh tornaram suas telas famosas. 13. Considere as frases e as observaes sobre elas: Marcelo, que trabalha em nosso departamento, declara-se um solteiro convicto. O av disse neta: Voc minha princesinha! Para dona Salete, todos da vizinhana pertencem gentalha. I. Nos termos em destaque, o emprego do aumentativo e do diminutivo expressa a idia de tamanho.

II. Voc um pronome pessoal do caso reto. III. Todos classifica-se como pronome indefinido, pois se refere aos seres de maneira vaga e imprecisa. IV. Em ... que trabalha em nosso departamento... o pronome em destaque relativo e se refere a Marcelo. correto o que se afirma em (A) I e III, apenas. (B) II e III, apenas. (C) III e IV, apenas. (D) I, II e IV, apenas. (E) I, II, III e IV. 14. Assinale a alternativa cujos verbos preenchem, correta e respectivamente, as frases a seguir. Se o motor do veculo _________ a temperatura alta, leve-o oficina mecnica. Quando voc _______ o motorista, informe-lhe os novos endereos do Tribunal de Justia. (A) manter ... ver (B) manter ... vir (C) manter ... viu (D) mantiver ... ver (E) mantiver ... vir 15. Considere as frases: I. Recomendou que era para mim esper-lo porta do cinema. II. Entre mim e a sua famlia sempre houve entrosamento. III. Estes relatrios devem ser conferidos por mim e por vocs. O emprego do pronome mim est correto em (A) III, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III. Leia o texto para responder s questes de nmeros 16 e 17. Nova lei torna airbag frontal obrigatrio O projeto de lei que torna o airbag frontal para motorista e passageiro item de segurana obrigatrio em carros, camionetes e picapes, aprovado pela Cmara no ms passado, foi sancionado pelo presidente da Repblica e publicado ontem no Dirio Oficial da Unio. A estimativa que hoje de 15% a 25% dos veculos vendidos no pas tenham o airbag, ndice que menor entre os populares (5%). (Folha de S.Paulo, 20.03.2009) 16. Entre os termos em destaque no texto, os que exercem a funo de adjetivo so (A) frontal, passado e Oficial. (B) frontal, item e passado. (C) Oficial, ontem e ndice. (D) Oficial, item e passado. (E) item, ontem e ndice.

17. Supondo-se que um cidado resolva escrever ao presidente da Repblica para elogi-lo pela sano desse projeto, esse cidado deve se dirigir ao presidente tratando-o por (A) Vossa Senhoria. (B) Vossa Excelncia. (C) Vossa Magnificncia. (D) Vossa Reverendssima. (E) Vossa Eminncia. 18. Um dos pronomes de tratamento com que as pessoas devem se dirigir a juzes de direito Vossa Meritssima. Em sua composio, o pronome Meritssima um (A) adjetivo empregado em seu comparativo de superioridade. (B) adjetivo empregado no superlativo relativo. (C) adjetivo empregado no superlativo absoluto. (D) substantivo empregado no grau aumentativo sinttico. (E) substantivo empregado no grau aumentativo analtico. 19. Considere a tirinha e as afirmaes a seguir.

Prezados Senhores Ns temos ____________ a situaes constrangedoras por conta do uso indevido do celular. Se os senhores no se ________ a agir com educao e respeitar o outro, desligando o aparelho quando necessrio, a Direo ____________ tomando medidas drsticas. Contamos com a colaborao de todos! (A) chego ... predispuserem ... interver (B) chego ... predisporem ... intervir (C) chegado ... predisporem ... interver (D) chegado ... predispuserem ... intervir (E) chegado ... predisporem ... intervir Gabarito: 01.B 05.D 09.B 13.C 17.B 02.C 06.C 10.D 14.E 18.C 03.A 07.E 11.C 15.D 19.C 04.B 08.A 12.E 16.A 20.D

Auxiliar Administrativo Ceetps- 14.06.2009 LNGUA PORTUGUESA Leia o texto para responder s questes de nmeros 01 a 10. Vivemos a era do desperdcio, e isso no mudou mesmo em meio a uma das maiores crises econmicas da histria moderna. Continuamos agindo como se comprar compulsivamente substitusse outras formas de gratificao pessoal, como as amizades e os demais relacionamentos afetivos. O pior que todos os desperdcios, de uma forma ou de outra, impactam negativamente no ambiente. Isso sem falar no acmulo de dvidas. Levante a mo quem no deixa vrias luzes acesas em casa, nos locais em que no h ningum. Ainda no aprendemos a tomar banho, a escovar os dentes, a lavar a roupa e a loua sem jogar, literalmente, gua tratada pelo ralo. Alm disso, as vassouras foram trocadas pelos jatos de gua quente para a limpeza das caladas, um crime ecolgico praticado impunemente nas cidades brasileiras. Mais exemplos? Abra o seu guarda-roupa e anote em um papel quantas peas de vesturio j no so usadas h um ou dois anos. Isso vale tambm para sapatos, tnis e botas. Passar a ferro somente uma ou duas camisas ou calas doar dinheiro s empresas de energia eltrica e agredir a natureza. Assim como abrir a geladeira a cada um ou dois minutos. Ligar a TV, o som e o computador ao mesmo tempo perda de tempo e consumo excessivo de energia. A preguia outra grande aliada do desperdcio. Ir de carro farmcia, padaria ou banca de jornal, quando uma caminhada de dez ou 15 minutos seria

(Bob Thaves, O Estado de S.Paulo, 19.03.2009) I. As formas verbais pare e siga, na conjugao em que esto empregadas, pertencem ao modo imperativo. II. Essas formas verbais concordam com o pronome voc. III. Em No fale substituindo-se o verbo falar pela expresso bater papo e mantendo-se a conjugao, temse: No bate papo. correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III. 20. Assinale a alternativa cujos verbos preenchem, correta e respectivamente, a recomendao a seguir, afixada em seo de determinado frum.

suficiente, ajuda a acumular quilos extras, alm de torrar combustveis. (Maria Ins Dolci. Folha de S.Paulo, 18.04.2009. Adaptado) 01. Segundo o texto, (A) no h relao entre dvidas, desperdcio e ambiente. (B) amizades e afeto so substitudos por consumo. (C) deixar luzes acesas pode minimizar compras compulsivas. (D) as cidades brasileiras no esto destinadas economia. (E) devem-se escovar os dentes durante o banho. 02. Ainda, segundo o texto, (A) h pessoas que guardam papis inteis em seus guarda-roupas. (B) ligar TV e tomar banho ao mesmo tempo desperdiar pouca energia. (C) no h vigilncia sobre o consumo de gua nas cidades brasileiras. (D) as empresas de energia eltrica vivem das doaes das pessoas. (E) por preguia, abrimos a geladeira de 2 em 2 minutos. 03. Assinale a alternativa em que a autora do texto se dirige diretamente ao leitor. (A) Abra o seu guarda-roupa e anote em um papel... (B) Vivemos a era do desperdcio... (C) Isso sem falar no acmulo de dvidas. (D) Ainda no aprendemos a tomar banho... (E) Alm disso, as vassouras foram trocadas... 04. Assinale a alternativa em que se usa linguagem figurada. (A) Abra o seu guarda-roupa... (B) Ainda no aprendemos a tomar banho... (C) ... jogar, literalmente, gua tratada pelo ralo. (D) Passar a ferro somente uma ou duas camisas... (E) A preguia outra grande aliada do desperdcio. 05. No texto, a frase Mais exemplos? refere-se (A) a desperdcios em geral. (B) a jogar gua pelo ralo. (C) a acmulo de dvidas. (D) agresso ao meio-ambiente. (E) crise econmica. 06. Assinale a alternativa que mantm o sentido do verbo torrar em ... torrar combustveis. (A) remover. (B) diminuir. (C) tostar. (D) esbanjar. (E) maximizar. 07. Assinale a alternativa em que a vrgula antes de e empregada pelo mesmo motivo pelo qual empregada

em Vivemos a era do desperdcio, e isso no mudou mesmo em meio a uma das maiores crises... (A) Os ingleses roubaram sementes de seringueira no Brasil, em 1876, e as plantaram na Malsia. (B) Depois de viajar muito, entrar para a histria em 1895, e ser elogiado pela rainha Vitria, Wickham recebeu o ttulo de Sir. (C) Uma nova gerao de satlites vai vigiar a Amaznia, disse Marques, e identificar as reas desmatadas. (D) Curiosamente, os estados do Sul produzem mais na crise, e os do Norte ainda no reagiram. (E) O presidente Obama suspendeu o embargo s pesquisas com clulas-troncos, nos Estados Unidos, e pediu regras de transparncia. 08. Assinale a alternativa que contm um trecho na voz passiva. (A) Ainda no aprendemos a tomar banho... (B) Vivemos a era do desperdcio... (C) ... peas de vesturio j no so usadas h um ou dois anos. (D) ... jogar, literalmente, gua tratada pelo ralo. (E) Levante a mo quem no deixa vrias luzes acesas em casa... 09. Assinale a alternativa que substitui adequadamente a expresso alm disso em Alm disso, as vassouras foram trocadas pelos jatos de gua quente... (A) Apesar disso. (B) Ademais. (C) Contudo. (D) Em virtude disso. (E) Ao contrrio. 10. Assinale a alternativa em que o acento grave indicador de crase se emprega pela mesma razo que na frase Ir de carro farmcia, padaria ou banca de jornal... (A) Uma vida toa em Paris foi a caracterstica de muitos artistas. (B) O enriquecimento custa de sonegao de impostos ilcito. (C) S aceitamos pagamentos vista ou com carto em nossas lojas. (D) proibida, nesta avenida, a converso esquerda do semforo. (E) O rapaz chegou sede do escritrio um pouco atrasado. Leia o texto para responder s questes de nmeros 11 a 15. Mos e pernas tremem e formigam, o corao dispara, o estmago revira, o peito arfa em busca de oxignio e o suor escorre em ondas de calafrios pela pele quente. A mente processa pensamentos desconexos na velocidade da luz. O impulso de correr a mil por hora, mas um desmaio parece inevitvel. O descontrole total.

Reaes extremas como essas seriam esperadas de algum em perigo iminente, talvez com a vida em risco. Mas podem ser provocadas mera viso de um inseto to inocente quanto uma borboleta. Ou por um passeio de elevador, pelo escuro na falta de energia eltrica e at por comer num restaurante e esperar pelo atendimento na fila de um banco. So as fobias, medos desproporcionais direcionados a objetos, pensamentos, situaes e animais, que no necessariamente representam ameaas reais. Frescura e motivo de piada para alguns, mas sofrimento legtimo para muitos, so classificadas pela medicina como transtornos de ansiedade. E so mais comuns do que se imagina. (Revista Metrpole, 26.04.2009) 11. Segundo o texto, as fobias so (A) medos ancestrais que acompanham os seres humanos. (B) medos causados por pequenos insetos, especialmente borboletas. (C) reaes desmedidas a um determinado estmulo. (D) respostas provocadas pela viso de alguma coisa estranha. (E) provocadas pela crtica das pessoas que no tm medo de nada. 12. Ainda, segundo o texto, a fobia provoca (A) autocrtica punitiva. (B) sintomas fsicos exagerados. (C) pnico ao receber a conta em restaurantes. (D) ameaas reais s pessoas. (E) terror de ir ao dentista. 13. Em ... o peito arfa em busca do oxignio... um sinnimo para arfar (A) ofegar. (B) respirar. (C) expectorar. (D) prantear. (E) suar. 14. Assinale a orao em que a colocao do pronome tono acontece pelo mesmo motivo por que ocorre em E so mais comuns do que se imagina. (A) Os trics e as camisas vaporosas se apresentaram no vero passado. (B) O governo se comprometeu a encontrar uma soluo para os desabrigados. (C) O corredor, depois que venceu a competio, se viu nos braos da multido. (D) Ningum sabe por que ela se inquieta diante de to pouco. (E) No Brasil, muitas pessoas costumam se associar a clubes esportivos. 15. Assinale a alternativa em que a palavra manteria o mesmo sentido de mas em Frescura e motivo de piada para alguns,mas sofrimento legtimo para muitos...

(A) inclusive. (B) exceto. (C) pois. (D) consequentemente. (E) todavia. Gabarito: 01.B 02.C 06.D 07.D 11.C 12.B 03.A 08.C 13.A 04.E 09.B 14.D 05.A 10.E 15.E

TCNICO EM GESTO PREVIDENCIRIA SPPREV - 08.03.2009 LNGUA PORTUGUESA Leia o texto para responder s questes de nmeros 01 a 20. Ansiedade Se estamos vivos hoje, ansiedade que devemos agradecer, porque ela nos fez ser mais cautelosos durante sculos e sculos de evoluo. bom que se saiba que todos os tipos de ansiedade podem ser tratados com remdios ou terapia, mas que, por mais que eles atrapalhem o trabalho, o namoro, as coisas boas da vida e acabem com a sua pacincia no trnsito, nem sempre bom se livrar deles. D para conviver com a ansiedade pacificamente e isso que vai fazer a diferena na hora de reconhecer que nem tudo precisa ser motivo de preocupao o tempo todo. Ansiedade no doena. Faz parte do nosso sistema de defesa e est projetada em quase todos os animais vertebrados, do peixinho dourado at aquela tia histrica. Foi ela que nos trouxe at aqui atravs da evoluo. A seleo natural, alis, favoreceu animais e pessoas preocupadas em excesso. Imagine-se o seguinte: um grupo de homens das cavernas passeia pelos campos da Pr-Histria, quando, de longe, aparece um tigredentes-de-sabre enfurecido. Aqueles mais inquietos, atentos ao mundo volta, escapam primeiro, mas os distrados so presas fceis para o animal e, assim, tambm acabam eliminados do rol gentico da poca. Transfira isso para milnios de evoluo e o resultado que todo mundo ansioso em menor ou maior grau. (...) O que influencia, e muito, a ansiedade a nossa maneira de pensar. Se a pessoa muito catastrfica e imagina o tempo inteiro que as coisas do errado, ela sofre mais com a ansiedade, diz Thiago Sampaio, psiclogo membro da Associao dos Portadores de Transtornos de Ansiedade. A presena de pensamento catastrfico faz uma pessoa ser mais preocupada do que outra. E central para entender a ansiedade no ser humano. (...) Como a ansiedade virou um mal do mundo moderno, cada vez mais comum pessoas recorrerem a tratamentos para eliminar qualquer tipo de preocupao. Mas nem todas as dores de cabea so problemas de verdade. No podemos simplesmente reprimir a

ansiedade. O mundo precisa ter pressa, energia e motivao, e a nossa sobrevivncia depende disso, diz Valentim Gentil, professor da USP e Ph.D em psiquiatria pela Universidade de Londres. A ansiedade como uma febre, um sintoma de que algo est errado. Se simplesmente tratarmos a febre, podemos ignorar o real problema e isso perigoso. O grande desafio descobrir os motivos da inquietao. Na maioria dos casos, a ansiedade diminui, quando h o enfrentamento direto do problema. Ou seja, se a dificuldade estiver no futuro e distante, a inquietao no vai passar. No tem muito segredo, s mentalizar que os problemas l na frente no podem ser to grandes assim. Infelizmente, no existe uma forma mgica para diminuir a ansiedade, mas o mecanismo meio parecido com o do pensamento positivo. Pensar que as coisas vo dar certo diminui o pensamento catastrfico e, assim, a ansiedade. E, se os problemas ainda afligem demais, podemos seguir o exemplo de algumas cidades nos EUA. Elas instituram um dia para lidar com as preocupaes, o 9 de maro, e o chamaram de Dia do Pnico. Nessa data vale tudo: gritar, espernear, surtar e botar para fora todas as ansiedades. Vale a pena tentar. (Superinteressante, novembro de 2008. Adaptado) 01. Segundo o texto, a ansiedade (A) desafia o conhecimento dos psiquiatras, que no conseguem defini-la claramente. (B) atinge em maior intensidade as pessoas mais frgeis diante dos problemas. (C) ameniza a natural vocao do ser humano para pensamentos catastrficos. (D) impede de forma irreversvel que as pessoas aproveitem os bons acontecimentos. (E) faz parte dos mecanismos do ser humano diante dos perigos supostos ou reais. 02. Se a ansiedade est projetada em quase todos os animais e humanos, pode-se dizer que ela (A) espordica. (B) natural. (C) seletiva. (D) varivel. (E) controlvel. 03. correto afirmar que, de acordo com Thiago Sampaio, no terceiro pargrafo, (A) as coisas acabam dando errado para as pessoas muito imaginativas. (B) a maneira de pensar das pessoas no afeta a carga de ansiedade. (C) a ansiedade acentua o sofrimento dos que pensam negativamente. (D) os acontecimentos nefastos so mais comuns em pessoas sem ansiedade. (E) a ansiedade causa sofrimentos aos que no tm poder imaginativo. 04. Assinale o que for correto sobre o quarto pargrafo.

(A) Os tratamentos contra a ansiedade so cada vez mais eficazes no mundo moderno. (B) Pode-se estabelecer uma relao entre ansiedade e capacidade de sobrevivncia. (C) Eliminando-se a ansiedade, resolvem-se todos os problemas. (D) Os males do mundo moderno se agravaram com o tratamento da ansiedade. (E) Quanto mais as pessoas se tratam, mais se intensifica a ansiedade. 05. Assinale a alternativa que apresenta a relao correta entre as idias contidas na frase: Na maioria dos casos, a ansiedade diminui, quando h o enfrentamento direto do problema. (A) Confrontao do problema/diminuio da ansiedade. (B) Desconhecimento do problema/amenizao da ansiedade. (C) Aumento da ansiedade/percepo do problema. (D) Desaparecimento da ansiedade/indiferena em relao ao problema. (E) Apatia em relao ao problema/diminuio da ansiedade. 06. Lendo-se a frase: Pensar que as coisas vo dar certo diminui o pensamento catastrfico e assim, a ansiedade. conclui-se que (A) praticar o pensamento catastrfico aconselhvel. (B) no h diferena entre o pensamento positivo e o catastrfico. (C) a ansiedade diminui com o pensamento catastrfico. (D) pensar positivamente diminui o pensamento catastrfico e a ansiedade. (E) o ato de pensar positivamente no interfere na ansiedade. 07. O Dia do Pnico nas cidades americanas consiste (A) na celebrao dos problemas e da ansiedade. (B) na apresentao recproca das preocupaes. (C) na manifestao de atitudes socialmente indevidas. (D) na demonstrao da incapacidade de superar problemas. (E) no extravasamento das preocupaes e da ansiedade. 08. Assinale a alternativa que reescreve, sem alterao de sentido, o trecho: Ansiedade o sentimento tpico de quem vive no futuro, preocupando-se com as coisas que ainda vo acontecer. (A) O ansioso vive permanentemente preocupado com o que poder ocorrer no futuro. (B) Viver no futuro a conseqncia natural dos que se recusam a viver ansiosamente. (C) So ansiosos apenas os que vivem se preocupando com coisas reais. (D) As coisas projetadas no futuro livram as pessoas da ansiedade. (E) A pessoa ansiosa pode evitar preocupaes com o futuro.

09. Em seu conjunto, as afirmaes do texto indicam que a ansiedade (A) causa problemas ao homem em qualquer poca da cadeia evolutiva. (B) deve ser totalmente eliminada, pois prejudica a vida das pessoas. (C) contm aspectos positivos, necessrios para a sobrevivncia das pessoas. (D) se torna no mundo moderno o problema mais srio do homem. (E) se manifesta de preferncia em pessoas propensas a doenas nervosas. 10. Partindo do princpio de que a mulher, na figura a seguir, ao ouvir um barulho, passa a pensar catastroficamente, assinale a frase correta.

12. Assinale a alternativa em que a conjuno como est empregada, respectivamente, com o mesmo sentido que possui nas frases: Como a ansiedade virou um mal do mundo moderno... A ansiedade como uma febre... (A) Como assim? perguntou o rapaz namorada que resolveu partir./Como j lhe falei, no h mais vagas na empresa. (B) No sabemos como controlar a ansiedade./Ela como a irm: narcisista. (C) Como ousa afirmar tal coisa?/Seja como seu irmo, confie em voc mesmo. (D) Como ficou combinado, espero-o no restaurante./No sei como agradecer sua orientao. (E) Como a crise chegou de repente, os contratos foram suspensos./O homem de hoje como o de antigamente: ansioso. 13. Assinale a alternativa em que os advrbios substituem, correta e respectivamente, as idias em destaque em: ... pessoas preocupadas em excesso./Pouco a pouco, aprendemos a controlar a ansiedade./Dia e noite, o homem da Pr-Histria convivia com a ansiedade. (A) excessivamente, minimamente, distantemente. (B) demasiadamente, paulatinamente, diuturnamente. (C) exageradamente, resumidamente, gradativamente. (D) ilimitadamente, sucintamente, diariamente. (E) totalmente, integralmente, anualmente. 14. Passe para o plural a palavra pessoa no perodo Se a pessoa muito catastrfica e imagina o tempo inteiro que as coisas do errado, ela sofre mais com a ansiedade. e assinale a alternativa com as alteraes corretas. (A) Se as pessoas so muito catastrfica e imagina o tempo inteiro que as coisas do errado, elas sofre mais com a ansiedade. (B) Se as pessoas muito catastrficas e imaginam o tempo inteiro que as coisas do errado, elas sofrem mais com a ansiedade. (C) Se as pessoas so muito catastrficas e imaginam o tempo inteiro que as coisas do errado, elas sofrem mais com a ansiedade. (D) Se as pessoas so muito catastrficas e imagina o tempo inteiro que as coisas do errado, ela sofre mais com a ansiedade. (E) Se as pessoas muito catastrfica e imaginam o tempo inteiro que as coisas do errado, elas sofre mais com a ansiedade. 15. O tempo verbal do verbo Transfira em Transfira isso para milnios de evoluo... repete-se em: (A) Saiba superar os problemas trazidos pela ansiedade. (B) Vivemos numa poca essencialmente estressante. (C) Na Pr-Histria, a ansiedade surgia de fatores externos como doenas e catstrofes naturais.

(A) A mulher sem ansiedade fica tranqila quanto a possveis assaltos. (B) A mulher se livra do pensamento catastrfico e no se sentir insegura. (C) A mulher ouve um barulho, mas como no ansiosa, no pensa no pior. (D) Pensando de forma catastrfica, a mulher achar que um ladro invade sua casa. (E) Com ansiedade ou no, ladres aparecem a qualquer hora: melhor se prevenir. 11. Assinale a alternativa em que o verbo virar est empregado com o mesmo sentido que possui na frase: Como a ansiedade virou um mal do mundo moderno... . (A) Viramos neurticos, se deixarmos a ansiedade tomar conta. (B) Virava as pginas da revista com displicncia. (C) Apressou o passo e virou a esquina rapidamente. (D) Virou-se para o marido e disse: Controle a ansiedade, querido. (E) Em tempos de crise, cada um se vira como pode.

(D) Um quarto da populao mundial apresenta sintomas de pensamento catastrfico. (E) Os ansiosos liberam hormnio, principalmente a adrenalina e os glucocorticides. 16. Assinale a alternativa com frases, respectivamente, na voz ativa e passiva. (A) Os animais acabam eliminando os homens primitivos mais distrados./Os homens primitivos mais distrados os animais acabam eliminando. (B) A seleo natural favoreceu animais e pessoas./ Animais e pessoas favoreceram a seleo natural. (C) No podemos simplesmente reprimir a ansiedade./A ansiedade simplesmente no pode nos reprimir. (D) Os tipos de ansiedade prejudicam o trabalho./O trabalho prejudicado pelos tipos de ansiedade. (E) As cidades americanas instituram um dia para trabalhar as preocupaes./Para trabalhar as preocupaes, as cidades americanas instituram um dia. 17. Assinale a alternativa em que a palavra ou expresso destacada foi corretamente substituda por um pronome pessoal, de acordo com a norma culta. (A) A seleo natural favoreceu pessoas preocupadas./A seleo natural favoreceu-lhes. (B) Se simplesmente tratarmos a febre.../Se simplesmente a tratarmos... (C) Os tipos de ansiedade atrapalham as coisas boas da vida./ Os tipos de ansiedade atrapalham-as. (D) As cidades americanas instituram o Dia do Pnico./As cidades americanas lhe instituram. (E) No podemos ignorar a causa real de nossa preocupao./No podemos ignorar-la. 18. Assinale a alternativa correta, quanto ao uso ou no da crase, nas respectivas alteraes das frases: Os que so mais atentos ao mundo escapam primeiro. comum recorrer a tratamentos. Os ansiosos valorizam demais os problemas. (A) Os que so mais atentos vida escapam primeiro./ comum recorrer terapias./Os ansiosos valorizam s preocupaes. (B) Os que so mais atentos a vida escapam primeiro./ comum recorrer terapias./Os ansiosos valorizam s preocupaes. (C) Os que so mais atentos vida escapam primeiro./ comum recorrer a terapias./Os ansiosos valorizam as preocupaes. (D) Os que so mais atentos vida escapam primeiro./ comum recorrer a terapias./Os ansiosos valorizam s preocupaes. (E) Os que so mais atentos a vida escapam primeiro./ comum recorrer terapias./Os ansiosos valorizam as preocupaes. 19. Assinale a alternativa que apresenta expresso de sentido figurado. (A) Ansiedade o sentimento tpico de quem no consegue aproveitar o presente.

(B) Se a pessoa muito negativista, imagina o tempo inteiro que as coisas do errado e sofre mais com a ansiedade. (C) As pessoas precisam ter pressa e motivao, pois a nossa sobrevivncia depende disso. (D) Somos bombardeados com histrias de pessoas lindas e bem-sucedidas, e sempre nos comparamos a elas. (E) Achar um parceiro compreensvel e apaixonado motivo de ansiedade para muita gente. 20. Atente para as afirmaes. I. Est correta a concordncia da frase: Infelizmente no existe formas mgicas para diminuir a ansiedade. II. A preposio para em E central para entender a ansiedade no ser humano. indica ideia de finalidade. III. Na frase a ela que devemos agradecer porque nos fez mais cautelosos ... o antnimo para cautelosos, no contexto, desprevenidos. Est correto apenas o que se afirma em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III. Gabarito: 01.E 06.D 11.A 16.D 02.B 07.E 12.E 17.B 03.C 08.A 13.B 18.C 04.B 09.C 14.C 19.D 05.A 10.D 15.A 20.E

TCNICO DE SERVIOS ADMINISTRATIVOS CREA - 23.11.2008 LNGUA PORTUGUESA Leia o texto para responder s questes de nmeros 01 a 09. Do tamanho do Maracan Nelson Rodrigues cunhou a prola: Mrio Filho foi to grande que deveria ter sido enterrado no Maracan. Vinda do irmo, a frase pode soar como um exagero. Mas o genial dramaturgo no estava sozinho em sua admirao. Mrio Rodrigues Filho foi o inventor do jornalismo esportivo moderno no Brasil. Tudo comeou por um desses acasos do destino, no incio da dcada de 1920. O pai dele, Mrio Rodrigues, deixou o fechamento de A Crtica em suas mos. Sem ter notcias para completar a primeira pgina, resolveu colocar uma reportagem sobre o jogo entre Flamengo e Vasco que aconteceria nas Laranjeiras, conta o tambm jornalista Mrio Neto, que guarda em casa diversas lembranas do av. Mrio Rodrigues, que considerava o futebol uma atividade de malandros, ficou possesso com aquela deciso do filho. Mas o caminho

estava aberto: no dia seguinte, no restou um exemplar do jornal nas bancas. Em 1931, Mrio Filho fundou aquele que considerado o primeiro jornal inteiramente dedicado ao esporte em todo o planeta, O Mundo Sportivo. A partir da, revolucionou o modo como a imprensa descrevia jogadores e partidas, usando um vocabulrio mais popular e cunhando expresses que entrariam para a histria, como Fla-Flu. Para Mrio Neto, o grande feito do av foi transformar o jogador de futebol em ser humano. Assim era sua famosa coluna no jornal O Globo, onde trabalhou com carta-branca do amigo Roberto Marinho at 1937. Naquele ano, ele comprou, em sociedade com Marinho, o Jornal dos Sports, referncia na cobertura esportiva por dcadas, ainda hoje na ativa. Sua dedicao ao futebol ultrapassou as fronteiras do jornalismo esportivo. Com o livro O Negro no Futebol Brasileiro (1947), Mrio Filho produziu uma das trs obras fundamentais para se entender o pas. Isso na opinio de ningum menos que Gilberto Freyre. Quando o governo decidiu construir o maior estdio do mundo, para servir de palco principal da Copa de 1950, seu nome ganhou a honra de batiz-lo: Mrio Filho, vulgo Maracan. Meu av era uma pessoa querida por todos, relembra Mrio Neto. Tanto que dominava os ambientes onde chegava, fosse na redao ou em uma ocasio social. No irmo famoso tinha um f: Ele era um verdadeiro dolo para o Nelson. Os dois se encontravam todos os dias e se falavam por duas, trs horas. Amigos como Armando Nogueira e Joo Saldanha tambm estavam sempre presentes. Nem s de futebol vivia Mrio. Tambm de carnaval. Foi dele a idia de organizar, em 1933, o primeiro concurso de escolas de samba, na Praa Onze. No ano seguinte, o evento foi oficializado. Se merecia ser enterrado no Maracan, seu centenrio certamente ocuparia um jornal inteiro. No foi o que ocorreu. Falecido em 1966 de ataque cardaco, Mrio faria cem anos em junho ltimo. A data passou em branco na imprensa. O que Nelson Rodrigues diria sobre tamanha injustia? Talvez isto: No h nada mais relapso do que a memria. (Revista de Histria da Biblioteca Nacional, setembro, 2008) 01. A partir da leitura do texto, pode-se afirmar que (A) Mrio Filho pode ser considerado um expoente para a crnica futebolstica, tanto para o jornalismo quanto para a literatura. (B) o dramaturgo Nelson Rodrigues auxiliava o irmo na elaborao das notcias jornalsticas de O Globo. (C) o primeiro jornal dedicado ao esporte surgiu em 1920, com reportagens feitas nos campos de futebol. (D) o Maracan foi o estdio em que Mrio Filho revolucionou o papel da imprensa futebolstica. (E) os primeiros concursos de escolas de samba eram apresentados no estdio Mrio Filho.

02. Para o pai de Mrio Filho, (A) os esportes, na dcada de 1920, permitiam que as pessoas pudessem extravasar seus sentimentos. (B) no futebol, os jogadores eram transformados em heris nacionais. (C) o futebol no era bem visto, sendo considerado uma atividade para desocupados. (D) todos os jornais deveriam ter colunas esportivas. (E) a imprensa tinha papel preponderante para o resultado dos jogos esportivos. 03. Mrio Filho considerado (A) um dos iniciadores dos relatos esportivos em revistas e jornais de veiculao diria. (B) o escritor que mais publicou livros acerca do tema futebol. (C) o fundador do jornal O Globo, at hoje em circulao. (D) o organizador das primeiras escolas de samba, em todo o pas. (E) o precursor do jornalismo esportivo, no Brasil. 04. No h nada mais relapso do que a memria. A afirmao refere-se (A) aos eventos que culminaram com a publicao do livro O negro no futebol brasileiro. (B) aos amigos que auxiliavam o jornalista a escrever suas colunas. (C) dedicao do irmo s escolas de samba, desde 1933. (D) ao esquecimento das comemoraes referentes aos 100 anos de nascimento de Mrio Filho. (E) ao fato de a imprensa brasileira prestigiar os seus jornalistas com atividades diversas. 05. Quando o governo decidiu construir o maior estdio do mundo, para servir de palco principal da Copa de 1950, seu nome ganhou a honra de batiz-lo: Mrio Filho, vulgo Maracan. As expresses em destaque, Quando e para, no texto, estabelecem, respectivamente, relao de (A) causa e concluso. (B) explicao e concesso. (C) tempo e finalidade. (D) proporo e conseqncia. (E) comparao e adversidade. 06. Em Mrio Rodrigues, que considerava o futebol uma atividade de malandros, ficou possesso com aquela deciso do filho . As vrgulas so empregadas para (A) indicar mudana de interlocutor. (B) introduzir uma explicao. (C) separar o sujeito do predicado. (D) isolar uma citao literal. (E) acrescentar uma enumerao. 07. Considere o trecho para responder questo de nmero 07.

Mrio Filho produziu uma das trs obras fundamentais para se entender o pas. Isso na opinio de ningum menos que Gilberto Freyre. A expresso Isso refere-se (A) produo de uma das obras mais importantes para se conhecer o Brasil. (B) dedicao de Mrio Filho ao futebol. (C) opinio de Gilberto Freyre acerca do futebol. (D) cobertura esportiva do Jornal dos Sports. (E) deciso de se construir o maior estdio de futebol do mundo. 08. Assinale a alternativa em que, no texto, a expresso destacada apresenta sentido figurado. (A) Nelson Rodrigues cunhou a prola. (B) Sem ter notcias para completar a primeira pgina... (C) Meu av era uma pessoa querida por todos. (D) No ano seguinte, o evento foi oficializado. (E) Naquele ano, ele comprou, em sociedade com Roberto Marinho, ... 09. A alternativa correta, quanto ao uso ou no do acento indicativo da crase, : (A) partir de 1937, o Jornal dos Sports, comeou a fazer a cobertura esportiva. (B) O pai de Mrio Filho apoiou deciso do filho. (C) medida que o tempo passa, ningum mais se lembra do irmo de Nelson Rodrigues. (D) preciso dar um basta essa situao de descaso com Mrio Filho. (E) s expresses cunhadas por Mrio Filho entraram para a histria. 10. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, a lacuna das frases. I. Entre _______ e os funcionrios deste setor, no h pontos discordantes. II. Para ________ aceitar essa oferta, preciso haver aumento substancial de salrio. III. As informaes referentes aos novos funcionrios no chegam at ________ . IV. Para ________, no foi motivo para demisso. (A) eu ... mim ... mim ... mim (B) mim ... eu ... eu ... mim (C) eu ... mim ... eu ... eu (D) mim ... eu ... mim ... mim (E) eu ... eu ... mim ... eu Texto para responder s questes de nmeros 11 a 16. Por que os pneus de carro so pretos? Na verdade, pneus no precisam ser pretos. J foram fabricados pneus coloridos que resultaram em retumbantes fracassos de vendas. O que d cor escura ao pneu so pigmentos chamados negros-de-fumo ou negros-de-carvo. Essas substncias tambm deixam a borracha mais dura e resistente. No fossem elas, o

pneu seria acastanhado (cor da borracha natural) ou amarelado (como a borracha sinttica). Alm disso, seria mole demais para agentar atrito, abraso e altas temperaturas. A bem da verdade, se fosse s de borracha, nem daria para moldar o pneu. Substncias alternativas aos negros-de-fumo tornam a fabricao do pneu com cores um tanto cara. Somando a isso o fato de um pneu colorido gritar aos olhos em um mundo de rodas pretas, temos um fiasco comercial. Atualmente, os pneus diferentes fazem sucesso principalmente em bicicletas para crianas, que no se preocupam tanto com o item discrio. No ramo automotivo, a Michelin j fabricou, em 1998 (poca da Copa do Mundo na Frana), 12 000 unidades do pneu Artilheiro, com banda de rodagem nas cores verde e amarelo. Um ano antes havia lanado o Coraldo com nove opes de cores para a banda de rodagem. Produtos assim causaram protestos nos EUA, onde moradores no gostavam de ver o asfalto todo colorido pelas arrancadas e freadas. (Superinteressante, maro, 2004) 11. Os pneus de carro so pretos (A) para evitar extravagncias coloridas, causando poluio visual. (B) por causa dos pigmentos, que ocasionam maior durabilidade. (C) em decorrncia do leo colocado na borracha. (D) porque resistem melhor s chuvas. (E) porque agentam temperaturas instveis. 12. Alm disso, seria mole demais para agentar atrito, abraso e altas temperaturas. A expresso em destaque, abraso, no texto, significa (A) remodelagem de pistas. (B) desgaste por frico. (C) remoo de fragmentos. (D) combusto de pigmentos. (E) desbotamento da cor. 13. Assinale a alternativa que apresenta informaes corretas, de acordo com a leitura do texto. (A) Moradores dos Estados Unidos preferem pneus nas cores verde e amarelo. (B) Algumas substncias na cor verde do mais resistncia aos pneus. (C) A tonalidade acastanhada dos pneus por causa do uso de borracha sinttica. (D) A Michelin campe na fabricao de pneus coloridos. (E) Pneus multicoloridos deixavam marcas extravagantes no asfalto. 14. Assinale a alternativa em que a expresso destacada apresenta sentido de tempo. (A) Essas substncias tambm deixam a borracha mais dura e resistente. (B) A bem da verdade, se fosse s de borracha, nem daria para moldar o pneu.

10

(C) Produtos assim causaram protestos nos EUA, onde moradores no gostavam de ver o asfalto. (D) No ramo automotivo, a Michelin j fabricou, em 1998, 12 000 unidades do pneu Artilheiro... (E) Na verdade, pneus no precisam ser pretos. 15. Segundo pesquisas, _____________ muitos anos que os pneus so pretos e ________ muitos motivos para que sejam dessa cor. A alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas da frase : (A) fazem ... devem haver (B) faz ... devem haver (C) faz ... deve haver (D) fazem ... deve haver (E) fazem ... deve haverem 16. Leia as frases. I. No sabe-se o porqu de os pneus serem pretos. II. Pouco se conhece a respeito da origem da cor dos pneus automotivos. III. Se chegou a concluses distintas quanto cor dos pneus. IV. Em se tratando de cor de pneus, deve-se levar em conta os fracassos de venda. Quanto colocao pronominal, esto corretas apenas as frases contidas em (A) I e II. (B) I e III. (C) II e III. (D) II e IV. (E) III e IV. 17. Assinale a alternativa correta, quanto ao uso dos verbos, de acordo com a norma culta. (A) Mesmo que os pneus pretos sejem mais resistentes, ainda h pessoas que preferem os coloridos. (B) Espera-se que as fbricas mantenham o padro de qualidade dos pneus. (C) Quando os moradores verem que as opes de cores so extravagantes, desistiram de comprar pneus coloridos. (D) Se todos porem pneus coloridos em seus carros, as fbricas tero de trabalhar dobrado. (E) Quando as empresas inverviram na situao da procura por pneus pretos, as vendas aumentaram. 18. Quanto regncia verbal e nominal, est correta a alternativa: (A) Se lhe disserem que a construo deve ser iniciada em breve, contrate mais funcionrios. (B) Prefiro terminar este projeto do que iniciar outro. (C) A empresa que se refere no idnea. (D) No tenha dvidas cuja a licitao ser aceita por todos. (E) Os engenheiros esto angustiados contra a contratao dos novos funcionrios.

19. Assinale a alternativa em que a expresso onde est corretamente empregada. (A) Os funcionrios criaram um clima de alegria onde o assunto mais comentado foi a admisso do novo presidente. (B) Foi importante a reforma do estatuto da empresa, de onde resultou melhoria nos salrios de todos. (C) Viver em um pas onde sade e segurana so valorizadas direito garantido pela Constituio. (D) Na reunio de ontem, vrias decises foram tomadas, onde tambm foi decidido o reajuste salarial. (E) Aps a construo dos novos edifcios, houve muitas discusses, onde estavam envolvidas desconfianas quanto ao desvio de material. 20. Leia as frases. I. A empresa est _______ atrasada com o pagamento do salrio dos funcionrios. II. As notas fiscais esto ___________ ao processo. III. A entrega das encomendas deve acontecer com __________ demora. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, a lacuna das frases. (A) meia ... anexas ... menos (B) meio ... em anexas ... menos (C) meia ... anexo ... menas (D) meio ... anexas ... menos (E) meia ... em anexo ... menas Gabarito: 01.A 06.B 11.B 16.D 02.C 07.A 12.B 17.B 03.E 08.A 13.E 18.A 04.D 09.C 14.D 19.C 05.C 10.D 15.C 20.D

ESCREVENTE TCNICO JUDICIRIO TJ SANTOS/10.12.2006 LNGUA PORTUGUESA Leia o texto para responder s questes de nmeros 01 a 10. Policiais paulistanos Sempre fui f de romances policiais. Conheo pessoas para quem a leitura s pode ser sria, para quebrar a cabea. Penso o contrrio. Um bom livro tambm ajuda a relaxar. At agora fs de mistrios como eu eram obrigados a deglutir penhascos ingleses ou correrias por Los Angeles e Nova York. H algum tempo surgiu uma safra de romances policiais cujo cenrio So Paulo, com seus bairros e tipos humanos. O ltimo Morte nos Bzios, de Reginaldo Prandi. No nego. Conheo o Reginaldo h uns... puxa, trinta anos! ( nessas horas que vejo como o tempo passa.) Para mim, sempre foi o tipo acabado do intelectual. Professor titular de sociologia da USP, passou anos estudando as

11

religies afrobrasileiras. Fez teses. H uns meses, encontrei-me com ele em um evento literrio. Vou lanar um policial! contou-me. Estranhei. Intelectuais em geral no confessam sequer que lem histrias de detetives. Quanto mais escrever! Assim que saiu, enviou para minha casa. No nego, sou exigente. Adolescente, j era f de Sherlock Holmes. Mas adorei Morte nos Bzios. Reginaldo misturou seus conhecimentos sobre as religies afras com a imaginao. Os crimes acontecem a partir das previses de uma me-de-santo da Freguesia do . Aos poucos, o delegado Tiago Paixo comea a descobrir suspeitos entre os freqentadores do terreiro. (Walcir Carrasco. Veja So Paulo, 20.09.2006) 01. Assinale a alternativa correta quanto concordncia verbal. (A) H algum tempo surgiu vrios romances policiais cujo cenrio So Paulo. (B) J fazem uns trinta anos que conheo o Reginaldo! (C) nessas horas que vejo com que rapidez passa os dias. (D) At agora, obrigavam-se fs de mistrios a deglutir penhascos ingleses. (E) Conheo pessoas para quem a leitura tm de ser sria. 02. Quanto ao emprego de pronome, segundo a norma culta, a frase ... encontrei-me com ele em um evento literrio. pode ser reescrita da seguinte forma: (A) ...encontrei-no em um evento literrio. (B) ...encontrei ele em um evento literrio. (C) ...encontrei-o em um evento literrio. (D) ...encontrei-lhe em um evento literrio. (E) ...encontrei-lo em um evento literrio. 03. Assinale a alternativa em que o termo em destaque tem a mesma funo sinttica que a expresso destacada na frase: Vou lanar UM POLICIAL! (A) Penso o contrrio. (B) ... contou-me. (C) Sempre fui f de romances policiais. (D) ... surgiu uma safra de romances policiais. (E) Um bom livro tambm ajuda a relaxar. 04. Articulando as duas oraes do perodo No nego, sou exigente. obtm-se, sem perda do significado: (A) No nego, mas sou exigente. (B) No nego que sou exigente. (C) No nego em que sou exigente. (D) No nego de que sou exigente. (E) No nego qual sou exigente. 05. Analise os perodos. I. nessas horas que vejo como o tempo passa. II. Assim que saiu, enviou para minha casa. A orao destacada em I exerce funo sinttica de ____________ ; a destacada em II expressa circunstncia de ____________________.

Os espaos devem ser preenchidos, respectivamente, com (A) sujeito ... conseqncia (B) complemento nominal ... conformidade (C) aposto ... causa (D) predicativo ... condio (E) objeto direto ... tempo 06. Analise as afirmaes. I. O substantivo f tem o mesmo emprego que o substantivo vtima na forma masculina e na feminina. II. Est correta, quanto grafia, a frase: Um bom livro tambm ajuda a relaxar, mas se fosse um mal livro, isso no aconteceria. III. O plural de me-de-santo mes-de-santo. Est correto o que se afirma apenas em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III. 07. Intelectuais em geral no confessam sequer que lem histrias de detetives. Quanto mais escrever! Assinale a alternativa em que a frase, reescrita numa linguagem formal, mantm os sentidos propostos no texto. (A) Intelectuais em geral no confessam sequer que lem histrias de detetives, tanto que no lhes escrevem. (B) Intelectuais em geral no confessam sequer que lem histrias de detetives, mas que no as escrevem. (C) Intelectuais em geral no confessam sequer que lem histrias de detetives, embora que no lhes escrevem. (D) Intelectuais em geral no confessam sequer que lem histrias de detetives, porque no as escrevem. (E) Intelectuais em geral no confessam sequer que lem histrias de detetives, muito menos que as escrevem. 08. ... passou anos estudando as religies afrobrasileiras. Os termos que fazem o plural da mesma forma que religio (religies) so (A) capito e mamo. (B) cirurgio e negao. (C) limo e po. (D) mo e po. (E) mamo e cidado. 09. Assinale a frase correta quanto ao uso do sinal indicativo da crase. (A) Reginaldo associou seus conhecimentos sobre as religies afras imaginao. (B) To logo o livro foi publicado, chegou mim. (C) Pouco pouco, o delegado Tiago Paixo descobriu suspeitos entre os freqentadores do terreiro. (D) No acreditei que Reginaldo se dedicasse um livro policial. (E) vida passa rpido, j conheo Reginaldo h uns trinta anos.

12

10. Assinale a alternativa correta quanto regncia verbal. (A) No sabia que Reginaldo aspirava por uma carreira de escritor de policiais. (B) Ansiava a ler logo o policial de Reginaldo. (C) Pensei que Reginaldo preferisse mais temas acadmicos do que histrias de detetive. (D) No residimos a lugares do exterior para que os policiais os tenham como ambiente. (E) Assistia ao delegado Tiago Paixo o direito de investigar os freqentadores suspeitos do terreiro. Para responder s questes de nmeros 11 a 13, leia a frase de Luciano Pavarotti, publicada na revista Veja, de 20.09.2006: No quero mais me ouvir. Se voc me convidar para jantar e tocar uma de minhas gravaes para me agradar, juro que vou embora. Se _____________ que eu__________ , coloque um disco de Placido Domingo. 11. Os espaos devem ser preenchidos, respectivamente, com (A) quizer fico (B) querer fique (C) quizer ficarei (D) quiser fique (E) quiser fico 12. Analise as frases. I. Se tu me convidares para jantar e tocares uma de minhas canes para me agradar, juro que vou embora. II. Se Vossa Excelncia me convidais para jantar e tocais uma de minhas canes para me agradares, juro que vou embora. III. Se Sua Senhoria me convidardes para jantar e tocardes uma de minhas canes para me agradardes, juro que vou embora. Quanto forma de tratamento e a flexo verbal, est(o) correta(s) apenas (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) I e III. 13. As relaes de sentido estabelecidas pelas conjunes Se e e so, respectivamente, de (A) causa e adversidade. (B) condio e adio. (C) modo e adio. (D) tempo e alternncia. (E) condio e conseqncia. As questes de nmeros 14 a 20 baseiam-se na histria em quadrinhos de Hagar.

14. Considerando a regncia do verbo e o emprego de pronomes, a frase Vou virar voc pelo avesso! pode ser substituda por (A) Vou lhe virar pelo avesso. (B) Vou te virar pelo avesso. (C) Vou vir-lo pelo avesso. (D) Vou virar-no pelo avesso. (E) Vou virar-lho pelo avesso. 15. A resposta que Hagar recebe do ingls contm formas verbais que a tornam menos rude e agressiva. De forma mais incisiva, o ingls diria: (A) Ser melhor que no o faz. (B) Era melhor que no o fizesse. (C) Foi melhor que no o fizesse. (D) melhor que no o faa. (E) Fosse melhor que no o far. 16. No contexto, o feminino de cavalheiro (A) mulher. (B) amazona. (C) senhora. (D) matrona. (E) garota. 17. Sobre a vrgula que separa o termo cavalheiro, correto afirmar que (A) est bem empregada, pois separa, na orao, o vocativo. (B) est mal empregada, pois separa o sujeito da orao do verbo. (C) est bem empregada, pois, nesse caso, seu uso facultativo. (D) est mal empregada, pois no se separa o aposto do termo a que se refere. (E) est bem empregada, pois separa o objeto direto do verbo. 18. A orao que completa o sentido de Seria melhor funciona sintaticamente como seu (A) complemento nominal. (B) predicativo. (C) objeto direto. (D) sujeito. (E) aposto. 19. Na primeira pessoa do plural, a frase Prepare-se para morrer assume a seguinte forma: (A) Preparem para morrermos! (B) Preparemo-nos para morrer! (C) Preparem-se para morrermos!

13

(D) Preparamos-nos para morrer! (E) Preparemos-nos para morrermos! 20. A frase de Hagar, no segundo quadrinho, deve-se iniciar com (A) Por qu sinto-me. (B) Por qu o sinto. (C) Porque me sinto. (D) Porqu sinto. (E) Por que me sinto.

(E) aposto e adjunto adverbial. 24. Assinale a alternativa correta quanto concordncia nominal. (A) As pessoas estavam acuada, sob toques de recolher informal. (B) As ordens do PCC eram firme e os moradores de So Paulo ficaram alertas. (C) O PCC agiu com violncia em So Paulo, sem meias palavras. (D) A cidade de So Paulo ficou meio desorientado aps os ataques do PCC. (E) Ruas e avenidas vazios eram o cenrio de So Paulo aps os ataques do PCC. 25. Assinale a frase correta quanto pontuao. (A) Trinta nibus em So Paulo, arderam em chamas na segunda-feira. (B) Trinta nibus na segunda-feira, arderam em chamas em So Paulo. (C) Na segunda-feira arderam em chamas, trinta nibus em So Paulo. (D) Em So Paulo, trinta nibus, na segunda-feira, arderam em chamas. (E) Arderam em chamas, trinta nibus, na segunda-feira, em So Paulo. 26. Considere as frases: I. Eu fiquei fora de si, quando vi os ataques do PCC em So Paulo. II. Ele ficou fora de si, quando viu os ataques do PCC em So Paulo. III. Ns ficamos fora de si, quando vimos os ataques do PCC em So Paulo. O emprego de pronome est correto apenas em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) I e III. 27. Assinale a alternativa correta quanto regncia nominal. (A) Os paulistanos sentiam medo por estarem sujeitos nos ataques ao PCC. (B) No foi nada agradvel dos paulistanos viver os ataques do PCC. (C) Os paulistanos esto conscientes de que preciso mais segurana para todos. (D) A vontade em sair daquele momento de horror era grande aos paulistanos. (E) A crena a que estamos sempre seguros foi quebrada com os ataques do PCC. 28. Quem chegasse So Paulo aps os ataques do PCC, veria o povo intimidado, e com medo. Segundo a norma culta, os espaos devem ser preenchidos, respectivamente, com (A) confuso (B) em confuzo

Leia o trecho a seguir, para responder s questes de nmeros 21 a 25. O retrato, s oito e meia da noite daquela segunda-feira fatdica, era desolador. So Paulo, quarta maior metrpole do mundo, 20 milhes de moradores, estava vazia. Traumatizada. Acuada sob um toque de recolher informal. Debaixo das ordens do chamado Primeiro Comando da Capital, o PCC, que controla os presdios e estende seu poder sobre o trfico de drogas, de armas e o contrabando, nada menos que 36 policiais foram assassinados nas ruas da cidade durante o final de semana. Trinta nibus arderam em chamas. (Isto Online, 24.05.2006) 21. Em ... 36 policiais foram assassinados nas ruas da cidade durante o final de semana. as expresses nas ruas da cidade e durante o final de semana indicam, respectivamente, circunstncia de (A) lugar e tempo. (B) modo e lugar. (C) lugar e lugar. (D) modo e causa. (E) lugar e condio. Observe os dois trechos a seguir para responder s questes de nmeros 22 e 23. I. O retrato, s oito e meia da noite daquela segunda-feira fatdica, era desolador. II. So Paulo, quarta maior metrpole do mundo, 20 milhes de moradores, estava vazia. 22. Os termos desolador e vazia, sintaticamente, exercem funo de (A) sujeito. (B) complemento nominal. (C) objeto direto. (D) vocativo. (E) predicativo do sujeito 23. Empregam-se vrgulas em I e II, respectivamente, para intercalar (A) aposto e aposto. (B) adjunto adverbial e aposto. (C) adjunto adverbial e vocativo. (D) adjunto adverbial e adjunto adverbial.

14

(C) confuzo (D) a confuzo (E) a confuso Leia a charge para responder s questes de nmeros 29 e 30.

Paulista de So Carlos, filho de marceneiro, Ronald Golias fez de tudo para sobreviver: foi ajudante de alfaiate, funileiro e aqualouco, entre outros bicos. Mas nunca perdeu de vista a idia de cumprir aquela que dizia ser sua misso: fazer humor. Sucesso primeiro no rdio e depois na televiso em que imortalizou o espertalho Bronco, de A Famlia Trapo , Golias foi um dos mestres de uma comdia muito brasileira, mas que, com sua morte, fica ainda mais perto da extino: um casamento de humor circense com non-sense, capaz de se adaptar igualmente bem rapidez dos esquetes televisivos ou ao ritmo do cinema. (Veja, 28.12.2005) 01. O emprego do grau aumentativo atribui ao adjetivo espertalho a idia de (A) tamanho. (B) ironia. (C) intensidade. (D) imoralidade. (E) descaso.

29. Relacionando a charge com o texto anterior, entendese que o diminutivo no nome do smbolo da cidade de So Paulo denota (A) ironia. (B) afetividade. (C) pequenez. (D) alegria. (E) agressividade. 30. O substantivo smbolo possui uma forma derivada que se grafa com z: simbolizar. Assim como ela, est corretamente grafado com z o verbo (A) parafrazear. (B) avizar. (C) paralizar. (D) amenizar. (E) aparafuzar. Gabarito 01.D 06.C 11.D 16.C 21.A 26.B 02.C 07.E 12.A 17.A 22.E 27.C 03.A 08.B 13.B 18.D 23.B 28.E 04.B 09.A 14.C 19.B 24.C 29.A 05.E 10.E 15.D 20.E 25.D 30.D

02. Em ... fez de tudo para sobreviver ... a orao em destaque (A) subordinada adverbial final, encerrando idia de finalidade. (B) coordenada explicativa, encerrando idia de explicao. (C) subordinada adjetiva restritiva, encerrando idia de restrio. (D) coordenada adversativa, encerrando idia de oposio. (E) subordinada adverbial consecutiva, encerrando idia de conseqncia. 03. No texto, h uma srie de expresses aps sinal de dois pontos. Todas elas representam uma (A) sntese das informaes precedentes. (B) correo das informaes precedentes. (C) oposio entre as informaes novas e as precedentes. (D) nova informao no ligada s informaes precedentes. (E) explicao ou ampliao das informaes precedentes. 04. Considerando-se os termos misso, espertalho, extino o nico que faz o plural de modo distinto do plural dessas palavras (A) patro. (B) soluo. (C) penso. (D) cidado. (E) mamo. 05. Em ... mas que, com sua morte, FICA ainda mais perto da extino... a forma verbal em destaque tem como sujeito

ESCREVENTE TCNICO JUDICIRIO TJ CAMPINAS/GUARULHOS/23.04.2006 LNGUA PORTUGUESA Para responder s questes de nmeros 01 a 06, leia o texto. Ronald Golias

15

(A) Golias. (B) uma comdia muito brasileira. (C) um casamento de humor circense. (D) o espertalho Bronco. (E) a televiso. 06. Assinale a alternativa em que o perodo reproduz adequadamente as informaes do texto, conforme o sentido que nele tm. (A) Ronald Golias vivia de bicos, pois nunca perdeu de vista a idia de fazer humor. (B) Embora vivesse de bicos, Ronald Golias nunca perdeu de vista a idia de fazer humor. (C) Como Ronald Golias vivia de bicos, nunca perdeu de vista a idia de fazer humor. (D) Quando vivia de bicos, Ronald Golias nunca perdia de vista a idia de fazer humor. (E) Se vivesse de bicos, Ronald Golias nunca perderia de vista a idia de fazer humor. As questes de nmeros 07 e 08 baseiam-se na charge, publicada em setembro de 2005, por ocasio da morte do humorista Ronald Golias.

A filha entra no escritrio do pai, com o marido a tiracolo, e indaga sem rodeios: - Papai, ______ voc no coloca meu marido no lugar do seu scio que acaba de falecer? E o pai responde de pronto: - Olhe, filha, ______ com o pessoal da funerria! Por mim, tudo bem... 09. Considerando-se a ortografia e a flexo verbal, os espaos devem ser preenchidos, respectivamente, com (A) porque ... converse (B) por que ... conversa (C) porqu ... converse (D) por qu ... conversa (E) por que ... converse 10. Supondo que a filha, em vez de dirigir-se ao pai, estivesse dirigindo-se a uma alta autoridade, sua frase deveria assumir a seguinte forma: (A) Vossa Excelncia colocars meu marido no lugar de teu scio que acaba de falecer? (B) Sua Excelncia colocareis meu marido no lugar de vosso scio que acaba de falecer? (C) Vossa Excelncia colocar meu marido no lugar de seu scio que acaba de falecer? (D) Sua Excelncia colocar meu marido no lugar de seu scio que acaba de falecer? (E) Vossa Excelncia colocars meu marido no lugar de vosso scio que acaba de falecer? 11. Observe as ocorrncias do termo com: com o marido a tiracolo; com o pessoal da funerria. Sobre elas, correto afirmar que (A) formam, nos dois casos, expresses que complementam o verbo da orao so, pois, seus objetos. (B) a primeira forma uma expresso indicativa de companhia; a segunda, a expresso que complementa o verbo da orao. (C) formam, nos dois casos, expresses indicativas de circunstncia, no caso, assunto. (D) a primeira forma a expresso que complementa o verbo da orao; a segunda, uma expresso adverbial indicativa de assunto. (E) formam, nos dois casos, expresses que qualificam o sujeito da orao em que ocorrem, sendo, pois, apostos. 12. No texto, h duas ocorrncias para o substantivo filha. Sobre elas, correto afirmar que (A) so sujeitos nas duas oraes em que aparecem. (B) complementam o verbo das oraes em que ocorrem. (C) so expresses usadas como chamamento nas duas oraes. (D) tm funes sintticas distintas, respectivamente, sujeito e vocativo. (E) constituem empregos sintticos iguais, ou seja, objeto do verbo nas duas ocorrncias.

07. Na fala da personagem, pode-se afirmar que o sujeito da forma verbal deixa (A) tu, que remete mesma pessoa chamada de Cride. (B) pai, que o termo que concorda com o verbo. (C) eu, que o emissor da frase. (D) voc, ou seja, a pessoa a quem o emissor se dirige. (E) indeterminado, pois no h elementos na frase suficientes para determin-lo. 08. O termo Cride, considerado o seu emprego na frase, deve ser classificado como (A) aposto. (B) sujeito indeterminado. (C) vocativo. (D) predicativo. (E) complemento verbal. O texto a seguir uma das muitas piadas que circulam pela Internet. Leia-o para responder s questes de nmeros 09 a 14.

16

13. Assinale a frase correta quanto regncia, de acordo com a norma culta escrita. (A) A filha adentra no escritrio do pai e lhe encontra sarcstico. (B) O pai manda a filha perguntar o pessoal da funerria sobre sua dvida. (C) A filha aspira o marido o cargo do scio falecido do pai. (D) O marido chega com a esposa no escritrio do sogro para conseguir uma vaga. (E) A filha vai ao escritrio do pai para pedir-lhe uma vaga para o marido. 14. Assinale a alternativa correta quanto concordncia nominal e verbal, de acordo com a norma culta. (A) Quando entrou no escritrio do pai, a filha estava meia nervosa. (B) Filha e pai eram tal qual dois inimigos conversando ironicamente. (C) A ansiosa filha entrou no escritrio do irnico pai para fazer-lhe um pedido. (D) Pessoas nervosas e bastantes ansiosas pe o semelhante em situaes embaraosa. (E) Interesseiras filha e marido entraram no escritrio do pai para fazer-lhe um pedido. O texto a seguir base para as questes de nmeros 15 a 19. Como a to malbaratada palavra tica, muito vocbulo perde seu sentido quando envereda por trilhas falsas. tica designava comportamento, ou conjunto de regras, em geral no escritas, que ditavam esse comportamento. Vivia-se a tica nos tribunais, entre parlamentares, entre pases amigos ou adversrios, e tambm nas relaes cotidianas entre pessoas. O termo devia ser comum entre ns, como gua e po. Comportamentos ticos ou no ticos configuram nosso dia-a-dia na rua, na praia, no trabalho, a comear pela famlia onde aprendemos alguns conceitos talvez nunca verbalizados, mas introjetados, que passam a fazer parte de ns. (Lya Luft. Veja, 30.11.2005) 15. Considerando-se a primeira frase do texto, assinale a alternativa correta. (A) A conjuno Como estabelece entre as informaes uma relao de comparao. (B) O termo muito, por ser advrbio, no admitiria flexo, caso vocbulo fosse para o plural. (C) Se o termo vocbulo fosse flexionado no plural, apenas perde concordaria com ele, j que envereda verbo impessoal. (D) A pontuao no trecho est incorreta, devendo-se omitir a vrgula aps tica, j que o termo sujeito de perde. (E) O pronome seu est incorreto, pois, por englobar os termos tica e vocbulo, deveria estar flexionado no plural.

16. Assinale a frase correta quanto regncia e crase. (A) A palavra tica referia-se um conjunto de regras, em geral no escritas. (B) A palavra tica aludia regras, em geral no escritas. (C) A palavra tica compreendia s regras, em geral no escritas. (D) A palavra tica abrangia muitas regras, em geral no escritas. (E) A palavra tica dizia respeito s regras de comportamento. 17. Sobre a orao Vivia-se a tica correto afirmar que (A) seu verbo vai para o plural se o termo tica for flexionado no plural. (B) o sujeito da orao inexistente. (C) o termo tica complemento verbal (objeto indireto) do verbo viver. (D) o pronome se considerado ndice de indeterminao do sujeito. (E) o verbo pode tanto ir para o plural como ficar no singular, caso o termo tica seja flexionado no plural. As questes de nmeros 18 e 19 baseiam-se na frase: O termo devia ser comum entre ns, como gua e po. 18. Assinale a frase corretamente pontuada. (A) O termo, como gua e po devia ser comum entre ns. (B) Entre ns, o termo como gua e po, devia ser comum. (C) O termo, como gua e po, devia ser comum entre ns. (D) O termo entre ns, como gua e po devia ser comum. (E) Como gua e po, o termo entre ns, devia ser comum. 19. O sentido da orao seria mantido, se a forma verbal devia fosse substituda por (A) devesse. (B) deveria. (C) deveu. (D) dever. (E) deva. O trecho a seguir a introduo de um texto de J Soares. Leia-o para responder s questes de nmeros 20 a 24. A verdade que no se escreve mais como antigamente, pois naquele tempo no havia computadores e, por incrvel que parea, nem mesmo canetas esferogrficas. Porm, se fssemos registrar em papel todos os absurdos do ser humano, no sobraria sequer uma resma para os cartes de Natal.

17

(J Soares. Veja, 01.05.1996) Para responder s questes de nmeros 20 e 21, observe: A verdade que no se escreve mais como antigamente... 20. A palavra se deve ser analisada como (A) pronome reflexivo. (B) conjuno indicativa de condio. (C) pronome apassivador. (D) ndice de indeterminao do sujeito. (E) pronome recproco. 21. A orao que completa sintaticamente A verdade funciona como seu (A) aposto. (B) predicativo. (C) objeto direto. (D) sujeito. (E) complemento nominal. Para responder s questes de nmeros 22 e 23, considere o trecho: ... se fssemos registrar em papel todos os absurdos do ser humano, no sobraria sequer uma resma para os cartes de Natal. 22. No contexto, a conjuno destacada pode ser substituda por (A) se bem que. (B) embora. (C) caso. (D) como. (E) porque. 23. Considerando a flexo verbal, o trecho est corretamente reescrito em (A) ... se formos registrar em papel todos os absurdos do ser humano, no sobraria sequer uma resma para os cartes de Natal. (B) ... se amos registrar em papel todos os absurdos do ser humano, no sobrara sequer uma resma para os cartes de Natal. (C) ... se iremos registrar em papel todos os absurdos do ser humano, no tem sobrado sequer uma resma para os cartes de Natal. (D) ... se formos registrar em papel todos os absurdos do ser humano, no sobrar sequer uma resma para os cartes de Natal. (E) ... se vamos registrar em papel todos os absurdos do ser humano, no sobrasse sequer uma resma para os cartes de Natal. 24. Assinale a frase correta quanto concordncia verbal. (A) Naquele tempo, no existiam computadores. (B) Naquele tempo, as pessoas no tinha computadores. (C) Naquele tempo, no se encontrava facilmente computadores. (D) Naquele tempo, nem haviam os computadores.

(E) Naquele tempo, nem se ouviam falar dos computadores. As questes de nmeros 25 a 30 baseiam-se no texto. Sete milhes deixam a classe mdia A classe mdia est menor. Entre 1980 e 2000, sete milhes de pessoas que ocupavam essa faixa da sociedade perderam seus empregos e no conseguiram ______. Em conseqncia, tiveram seu poder de compra reduzido, o padro de vida rebaixado e, assim, saram foradamente da classe B para passar a tomar parte na classe C. Segundo o IBGE, em 1980 os assalariados que participavam do estrato social respondiam por 31,7% da Populao Economicamente Ativa (PEA). Vinte anos depois, porm, essa participao caiu para 27,1%. A perspectiva de que o nmero de pessoas expulsas da classe mdia aumente nos prximos anos, diz o economista Mrcio Pochman, professor do Instituto de Economia da USP. O ajuste do mercado de trabalho se deu principalmente nas profisses tipicamente de classe mdia, e esse ajuste continua. (Isto Online, 15.03.2006. Adaptado) 25. Levando-se em conta o portugus na sua modalidade culta, a lacuna do texto deve ser preenchida com (A) recuperar-lhes (B) recuper-las (C) recuperar-lhe (D) recuperar eles (E) recuper-los 26. Observe as ocorrncias da palavra que: I. ... sete milhes de pessoas que ocupavam essa faixa da sociedade perderam seus empregos... II. A perspectiva de que o nmero de pessoas expulsas da classe mdia aumente nos prximos anos... correto afirmar que a palavra que (A) um pronome no primeiro caso, retomando a expresso sete milhes de pessoas e, no segundo, uma conjuno. (B) pronome nos dois casos: no primeiro retomando o termo pessoas e, no segundo, o termo perspectiva. (C) conjuno nos dois casos, introduzindo oraes substantivas. (D) uma conjuno no primeiro caso e, no segundo, um pronome relativo retomando o termo perspectiva. (E) conjuno explicativa nas duas ocorrncias. 27. A expresso Em consequncia, em destaque no texto, estabelece entre as informaes textuais que articula uma relao de (A) oposio. (B) concluso. (C) causa e efeito. (D) intensidade. (E) restrio.

18

28. A baixa na qualidade de vida das pessoas ______ da perda dos seus empregos. Quem ______ superar essa situao poder ser considerado um heri. Os espaos devem ser preenchidos, respectivamente, com as seguintes formas verbais: (A) advem ... souber (B) advm ... saber (C) advm ... saber (D) advm ... souber (E) advem ... saber 29. Nas oraes A classe mdia est menor. e ... perderam seus empregos... os predicados definem-se pela presena de verbo (A) indicativo de ao nos dois casos. (B) indicativo de estado, no primeiro caso, e de ao, no segundo. (C) indicativo de estado nos dois casos. (D) indicativo de ao no primeiro caso, e de estado, no segundo. (E) de sentido ambguo nos dois casos, o que inviabiliza a anlise. 30. Em O ajuste do mercado de trabalho... pode-se considerar que I. A expresso do mercado determinante de ajuste, funcionando como seu qualificador. II. A expresso de trabalho tambm determinante de ajuste, funcionando como seu qualificador. III. A expresso de trabalho determinante de mercado, funcionando como seu qualificador. Est correto o que se afirma apenas em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) I e III. Gabarito: 01.C 06.B 11.B 16.E 21.B 26.A 02.A 07.A 12.D 17.A 22.C 27.C 03.E 08.C 13.E 18.C 23.D 28.D 04.D 09.E 14.C 19.B 24.A 29.B 05.B 10.C 15.A 20.D 25.E 30.E

remdio aparentemente capaz de mascarar os efeitos do lcool e enganar o bafmetro. Cartazes no interior da farmcia faziam a propaganda do medicamento. Originalmente destinado a pacientes de alcoolismo crnico, ele no produz os efeitos anunciados. O dono da farmcia dever responder ainda a um processo por incitar os consumidores a beber e dirigir, crime previsto no Cdigo Penal. (Revista poca, 06.10.2008. Adaptado) 01. Em Cartazes no interior da farmcia faziam a propaganda do medicamento o verbo em destaque est conjugado no (A) pretrito perfeito, pois apresenta um fato inesperado e incomum, ocorrido uma nica vez. (B) pretrito imperfeito, pois se refere a um fato que era habitual no passado. (C) pretrito mais-que-perfeito, pois indica fatos que aconteceram repentinamente num passado remoto. (D) imperfeito do subjuntivo, pois apresenta um fato provvel, mas dependente de algumas circunstncias. (E) futuro do pretrito, pois se refere a um fato de futuro incerto e duvidoso. 02. Considere os trechos: ... de um remdio aparentemente capaz de mascarar os efeitos do lcool... ... por incitar os consumidores a beber e dirigir, crime previsto no Cdigo Penal. Os termos em destaque expressam, respectivamente, as circunstncias de (A) afirmao e meio. (B) afirmao e lugar. (C) modo e lugar. (D) modo e meio. (E) intensidade e modo. 03. Assinale a alternativa em que os termos em destaque, na frase a seguir, esto corretamente substitudos pelo pronome. O dono da farmcia dever sofrer um processo por incitar os consumidores a beber. (A) sofr-lo ... incit-los (B) sofr-lo ... incitar-lhes (C) sofrer-lo ... incitar-los (D) sofrer-lhe ... incit-los (E) sofrer-lhe ... incitar-lhes 04. Em ... um remdio aparentemente capaz de mascarar os efeitos do lcool... os termos em destaque constituem uma locuo adjetiva. Indique a alternativa cuja frase tambm apresenta uma locuo desse tipo. (A) A famlia viajou de avio Argentina. (B) A energia produzida pela fora dos ventos chamada de elica. (C) Ele resolveu de imediato todas as questes pendentes. (D) A secretria gosta de chantili em seu caf.

Agente de Segurana Judiciria TJ/24.05.2009 LNGUA PORTUGUESA Considere o texto para responder s questes de nmeros 01 a 06. O antibafmetro O Conselho Regional de Farmcia autuou uma drogaria da capital gacha que anunciava a venda de um

19

(E) No frum, as salas estavam cheias de gente. 05. No texto, as palavras gacha e alcoolismo possuem hiato. Indique a alternativa em que as duas palavras tambm possuem esse encontro voclico. (A) Quadrado e caatinga. (B) Guaran e leopardo. (C) Toalha e saguo. (D) Violeta e teatro. (E) Moeda e guindaste. 06. Em ... destinado a pacientes de alcoolismo... o substantivo em destaque comum de dois gneros. Assinale a alternativa que apresenta dois substantivos que tambm so comuns de dois gneros. (A) Mrtir e monstro. (B) Carrasco e ssia. (C) Xereta e intrprete. (D) Criatura e piloto. (E) dolo e cnjuge. 07. Assinale a frase correta quanto ao emprego do gnero dos substantivos. (A) A perda das esperanas provocou uma profunda d na personagem. (B) O advogado no deu o nfase necessrio s milhares de solicitaes. (C) Ele vestiu o pijama e sentou-se para beber uma champanha gelada. (D) O omelete e o couve foram acompanhados por doses do melhor aguardente. (E) O beliche no coube na quitinete recm-comprada pelos estudantes. 08. Considere as frases: Esta escada tem degrau irregular. O trofu vem adornado com ouro. Elas esto corretamente escritas no plural na alternativa: (A) Estas escadas tm degraus irregulares. Os trofus vm adornados com ouro. (B) Estas escadas tm degrais irregulares. Os trofis vm adornados com ouro. (C) Estas escadas tem degraus irregulares. Os trofus vem adornados com ouro. (D) Estas escadas tem degrais irregulares. Os trofis vem adornados com ouro. (E) Estas escadas tm degrais irregulares. Os trofus vem adornados com ouro. 09. Assinale a alternativa correta quanto ao emprego do gnero e do nmero das palavras. (A) Os portas-retratos estavam espalhados sobre o ba. (B) Toalhas laranja devero recobrir as mesas usadas na prxima conveno. (C) A empresa escolheu os uniformes na cor azulmarinha. (D) Os assaltantes, munidos de ps-de-cabras, invadiram o banco.

(E) As folhas de sulfite para a impresso dos convites eram bege. 10. Indique a alternativa cujas palavras preenchem, correta e respectivamente, as frases a seguir: ___________ o motorista chegou, j havia uma srie de tarefas para ele realizar. Aquele que ____________ carter no progride na carreira profissional. Como ele se saiu ___________ na prova prtica, no conseguiu a colocao esperada. (A) Mau ... mau ... mal (B) Mau ... mal ... mau (C) Mal ... mau ... mau (D) Mal ... mau ... mal (E) Mal ... mal ... mau 11. Indique a alternativa que completa a frase a seguir, respectivamente, com as circunstncias de intensidade e de modo. Aps o telefonema, o motorista partiu... (A) s 18 h com o veculo. (B) rapidamente ao meio-dia. (C) bastante alerta. (D) apressadamente com o caminho. (E) agora calmamente. 12. A alternativa em que o termo em destaque exerce a funo de substantivo : (A) Respondeu pergunta com um sorriso amarelo. (B) Estava plida, e seu rosto apresentava tons amarelos. (C) As cortinas amarelas combinavam com o ambiente. (D) Marque com um trao amarelo as ruas do mapa. (E) Os amarelos de Van Gogh tornaram suas telas famosas. 13. Considere as frases e as observaes sobre elas: Marcelo, que trabalha em nosso departamento, declara-se um solteiro convicto. O av disse neta: Voc minha princesinha! Para dona Salete, todos da vizinhana pertencem gentalha. I. Nos termos em destaque, o emprego do aumentativo e do diminutivo expressa a idia de tamanho. II. Voc um pronome pessoal do caso reto. III. Todos classifica-se como pronome indefinido, pois se refere aos seres de maneira vaga e imprecisa. IV. Em ... que trabalha em nosso departamento... o pronome em destaque relativo e se refere a Marcelo. correto o que se afirma em (A) I e III, apenas. (B) II e III, apenas. (C) III e IV, apenas. (D) I, II e IV, apenas. (E) I, II, III e IV. 14. Assinale a alternativa cujos verbos preenchem, correta e respectivamente, as frases a seguir.

20

Se o motor do veculo _________ a temperatura alta, leve-o oficina mecnica. Quando voc ________ o motorista, informe-lhe os novos endereos do Tribunal de Justia. (A) manter ... ver (B) manter ... vir (C) manter ... viu (D) mantiver ... ver (E) mantiver ... vir 15. Considere as frases: I. Recomendou que era para mim esper-lo porta do cinema. II. Entre mim e a sua famlia sempre houve entrosamento. III. Estes relatrios devem ser conferidos por mim e por vocs. O emprego do pronome mim est correto em (A) III, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III. Leia o texto para responder s questes de nmeros 16 e 17. Nova lei torna airbag frontal obrigatrio O projeto de lei que torna o airbag frontal para motorista e passageiro item de segurana obrigatrio em carros, camionetes e picapes, aprovado pela Cmara no ms passado, foi sancionado pelo presidente da Repblica e publicado ontem no Dirio Oficial da Unio. A estimativa que hoje de 15% a 25% dos veculos vendidos no pas tenham o airbag, ndice que menor entre os populares (5%). (Folha de S.Paulo, 20.03.2009) 16. Entre os termos em destaque no texto, os que exercem a funo de adjetivo so (A) frontal, passado e Oficial. (B) frontal, item e passado. (C) Oficial, ontem e ndice. (D) Oficial, item e passado. (E) item, ontem e ndice. 17. Supondo-se que um cidado resolva escrever ao presidente da Repblica para elogi-lo pela sano desse projeto, esse cidado deve se dirigir ao presidente tratando-o por (A) Vossa Senhoria. (B) Vossa Excelncia. (C) Vossa Magnificncia. (D) Vossa Reverendssima. (E) Vossa Eminncia. 18. Um dos pronomes de tratamento com que as pessoas devem se dirigir a juzes de direito Vossa Meritssima. Em sua composio, o pronome Meritssima um

(A) adjetivo empregado em seu comparativo de superioridade. (B) adjetivo empregado no superlativo relativo. (C) adjetivo empregado no superlativo absoluto. (D) substantivo empregado no grau aumentativo sinttico. (E) substantivo empregado no grau aumentativo analtico. 19. Considere a tirinha e as afirmaes a seguir.

I. As formas verbais pare e siga, na conjugao em que esto empregadas, pertencem ao modo imperativo. II. Essas formas verbais concordam com o pronome voc. III. Em No fale substituindo-se o verbo falar pela expresso bater papo e mantendo-se a conjugao, temse: No bate papo. correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III. 20. Assinale a alternativa cujos verbos preenchem, correta e respectivamente, a recomendao a seguir, afixada em seo de determinado frum. Prezados Senhores Ns temos ___________ a situaes constrangedoras por conta do uso indevido do celular. Se os senhores no se ________ a agir com educao e respeitar o outro, desligando o aparelho quando necessrio, a Direo ________ tomando medidas drsticas. Contamos com a colaborao de todos! (A) chego ... predispuserem ... interver (B) chego ... predisporem ... intervir (C) chegado ... predisporem ... interver (D) chegado ... predispuserem ... intervir (E) chegado ... predisporem ... intervir Gabarito 01.B 05.D 09.B 13.C 17.B 02.C 06.C 10.D 14.E 18.C 03.A 07.E 11.C 15.D 19.C 04.B 08.A 12.E 16.A 20.D

21

TCNICO JUDICIRIO/TJ MT - 22.06.2008 LNGUA PORTUGUESA Leia o texto para responder s questes de nmeros 01 a 04. TEXTO 1 Cientista alerta para o perigo do excesso de tecnologia A professora Nada Kakabadse, da Universidade de Northampton, na Inglaterra, est preocupada com o excesso do uso de aparelhos tecnolgicos e colocou no ar uma pesquisa para medir quo viciados esto os usurios. Com a pesquisa, a cientista quer descobrir como o uso de mltiplas formas de tecnologia afeta o cotidiano. Kakabadse conduziu uma pesquisa de pequena escala com 360 pessoas e observou que cerca de um tero dos entrevistados (33%) demonstrou sinais de vcio em telefones celulares, blackberries e outros aparelhos em que podem verificar suas mensagens com freqncia. Ela acredita que a exploso tecnolgica dos ltimos 20 anos aconteceu sem cuidado. A tentativa de aumentar a produtividade e a comunicao pode ter impactos negativos, afirma. As companhias oferecem tecnologias como PDAs e blackberries e apenas esperam que as pessoas aprendam como us-las. Elas no consideram os possveis lados negativos. Novas tecnologias do sensao de ter mais controle, mas isto pode ser apenas sensao. necessrio prestar ateno e monitorar tais usos, explicou. Um dos caminhos j estaria sendo seguido por algumas companhias, que tm polticas estritas quanto a e-mails, restringindo seu acesso em alguns perodos e escolhendo dias em que mensagens eletrnicas no podem ser trocadas. A cientista acredita, ainda, que seria ideal que tecnologias que podem se tornar habituais viessem com avisos sobre os riscos de vcio, como acontece hoje nos cigarros, alm de informaes sobre como diagnosticar e controlar o uso excessivo. Entre os sintomas do vcio em tecnologia, esto a verificao de mensagens do trabalho em horas de lazer, ter mais amigos online que na vida real e dispensar perodos de lanche e descanso para gerenciar mensagens de e-mail. (www.tecnologia.terra.com.br 26.02.2008. Adaptado) 01. De acordo com o texto, correto afirmar que (A) o uso de novas tecnologias no interfere no cotidiano pessoal e profissional porque faz o usurio misturar lazer e trabalho. (B) ter amigos reais, preservar os momentos de lazer e impedir que a tecnologia interfira no cotidiano so indcios de uma relao saudvel com a tecnologia.

(C) o avano tecnolgico dos ltimos 20 anos trouxe mais prejuzos que benefcios para a sociedade. (D) o uso excessivo de tecnologia afeta a sade da mesma maneira que o vcio em cigarro. (E) os fabricantes de tecnologia so obrigados a alertar o usurio sobre os riscos do vcio. 02. Considere as afirmaes sobre os dados da pesquisa da professora Kakabadse. I. A amostragem pesquisada equivale a 33% da populao britnica. II. Na entrevista, registrou-se a freqncia com que o usurio verifica suas mensagens. III. A pesquisa identificou os sintomas do vcio em tecnologia. Est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III. 03. O trecho As companhias oferecem tecnologias e apenas esperam que as pessoas aprendam como us-las. est corretamente reescrito em (A) Ao oferecer tecnologias, as companhias esperam, simplesmente, que se aprenda a us-la. (B) As companhias esperam que as pessoas apenas aprendam a usar as tecnologias que lhe oferecem. (C) As companhias esperam apenas que as pessoas aprendam a usar as tecnologias que oferecem. (D) As companhias oferecem tecnologias e apenas esperam que as pessoas aprendam a usar-nas. (E) As companhias oferecem tecnologias e esperam, apenas, que as pessoas aprendam a usar-lhes. 04. Assinale a alternativa que apresenta concordncia correta. (A) Quando o BlackBerry foi lanado em 1999, os executivos fanticos por tecnologia precisava possuir um. (B) As pessoas que adquiriram um BlackBerry necessitavam ou queriam acesso constante ao e-mail, agenda e ao telefone. (C) O fabricante do BlackBerry, a Research in Motion (RIM), relataram apenas 25 mil assinantes no primeiro ano. (D) Em abril de 2007, a RIM relatou ter 8 milhes de assinantes, e os usurios afirmaram que se tornaram dependente dos aparelhos. (E) A popularidade do BlackBerry cresceu de modo impressionante e, de alguma maneira, os usurios de tecnologia virou viciado. 05. Indique a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho. Enquanto algumas pessoas __________ que o BlackBerry possibilitou que _________ do escritrio e passassem mais tempo com os amigos e a famlia, outras

22

o acusaram de permitir que o trabalho se __________ em momentos de seu tempo livre. (A) disseram... sassem... infiltrasse (B) diziam ... sarem ... infiltrar (C) dizem ... sairiam ... infiltrasse (D) dissessem ... sairiam ... infiltre (E) diriam ... sassem ... infiltraria 06. Assinale a alternativa em que, de acordo com a norma culta, todas as palavras esto corretamente escritas e acentuadas graficamente. (A) A principal finalidade de um assistnte digital pessoal (PDA) atuar como um organisador eletrnico ou agenda portatil de planejamento dirio. (B) O PDA permite o compartiliamento de informaes com o PC, ele deve ser uma exteno do PC, no um subistituto. (C) E ainda mais, os fabricantes combinaram os PDAs com telefones celulares, reprodutores multimdia e outros equipamentos eletrnicos. (D) Os PDAs, tambm chamados de palmtops, definitivamente evoluiram ao longo dos anos; eles no smente gerenciam informaes pessoais, como contatos, compromios e listas de coisas a fazer. (E) Os dispozitivos de hoje tambm podem se conectar internet, atuar como aparelhos de posicionamento global (GPS) e ezecutar software multimdia. 07. Assinale a alternativa cuja frase est corretamente pontuada. (A) A cientista descobriu, o uso de mltiplas formas de tecnologia, prejudiciais ao usurio. (B) Das 360 pessoas entrevistadas, um tero demonstrou: sinais de vcio, em telefones celulares e outros aparelhos. (C) Polticas de restrio ao uso dos aparelhos celulares, tornaram-se uma soluo, para algumas companhias. (D) A verificao de mensagens do trabalho em horas de lazer? Um dos sintomas do vcio em tecnologia. (E) Em breve tecnologias viciantes, traro informaes sobre os riscos de uso excessivo. 08. Assinale a alternativa que contm figura de linguagem. (A) Ele pode estar viciado em internet, pois passa 18 horas por dia em frente ao computador. (B) Tenho horror a computador, pagaria qualquer valor para algum ler meus e-mails. (C) Economizaram tanto nestes equipamentos, parece que a empresa est com problemas financeiros. (D) O celular pode no ser um risco sade, mas j se tornou um problema para muitos usurios. (E) O novo windows to temperamental que, s vezes, meu computador at ri do meu espanto. Leia o texto para responder s questes de nmeros 09 e 10. TEXTO 2

Na era da internet 2.0 e da TV digital, William Bonner ainda teme e admira os quase extintos aparelhos de fax. De forma modesta, o editor-chefe do Jornal Nacional afirma que ainda olha com respeito, fascnio e ignorncia para esses equipamentos. No ritmo em que a informtica e as comunicaes se reinventaram, nesses ltimos 20 anos, provvel que, em 2018, estejamos todos encantados com algo bem mais surpreendente do que o Google, o YouTube e o Steve Jobs, declarou Bonner. (Ricardo Feltrin; www.noticias.uol.com.br. Adaptado) 09. Compare os textos 1 e 2 e assinale a alternativa correta. (A) O texto 1 se apresenta em linguagem no-verbal. (B) Ambos os textos apresentam problemas de coeso e de coerncia. (C) Os dois textos tm a tecnologia como tema. (D) Quanto tipologia, o texto 1 descritivo e o texto 2 narrativo. (E) O texto 2 composto por linguagem verbal e linguagem no-verbal. 10. Os termos destacados em Eu ainda olho com respeito e fascnio para esses equipamentos. podem ser corretamente substitudos por (A) respeitosamente e fascinado. (B) respeitvel e fascinoso. (C) respeitoso e fascinante. (D) respeitavelmente e fascinvel. (E) respeitante e fascnora. Gabarito 01.B 03.C 05.A 07.D 09.C 02.D 04.B 06.C 08.E 10.A

ANALISTA JUDICIRIO TJ MT/22.06.2008 LNGUA PORTUGUESA Leia o texto para responder s questes de nmeros 01 a 05. Provncia e metrpole RIO DE JANEIRO - Um historiador nordestino continua criticando o Rio por dar destaque s comemoraes do bicentenrio da chegada da corte portuguesa ao Brasil. Segundo o mestre do nosso setentrio, que nesse particular acompanhado por mestres de outros Estados, inclusive de So Paulo, a badalao sobre a vinda de fugitivos de Napoleo apenas uma jogada de marketing, destinada a encobrir as mazelas de uma cidade que deveria estar preocupada em

23

combater a violncia urbana, que envergonha no apenas a cidade mas o pas inteiro. Acontece que a vinda da corte de dom Joo para o Brasil um dos poucos episdios de nosso passado que merecem fazer parte da histria universal. Foi uma derrota de Napoleo e um motivo a mais para seu dio contra a Inglaterra, que culminaria na derrota final em Waterloo. Embora modesta no cenrio mundial, a monarquia portuguesa deu um exemplo s monarquias bem mais poderosas, que somente no Congresso de Viena voltaram a ocupar o trono do qual foram expulsas pelos exrcitos franceses. Fugindo ou recuando, o fato que dom Joo no foi derrotado por Napoleo. Os Braganas continuaram no trono, apesar do vendaval que varreu a Europa. margem do contexto internacional, o Brasil deixou de ser colnia e passou a ser metrpole, apesar da bagunada transferncia de tantos portugueses para c. A Independncia de 1822 no teria havido sem a chegada da corte de Lisboa ao Rio. E a cidade no tem culpa de ter sido sede de um imprio europeu. Em muitos sentidos, o Brasil s comeou a existir em 1808. Criticar o Rio por estar comemorando este bicentenrio a expresso de um provincianismo at certo ponto estpido. O grito s margens plcidas do Ipiranga no um fato paulista. (Carlos Heitor Cony, Folha de S.Paulo, 13.03.2008) 01. De acordo com o autor, a vinda da corte portuguesa ao Brasil (A) foi um recuo estratgico que infligiu uma derrota a Napoleo. (B) representa um fato restrito histria da cidade do Rio de Janeiro. (C) impediu que as tropas napolenicas ocupassem o territrio portugus. (D) fez com que Portugal se tornasse a monarquia mais poderosa da Europa. (E) no foi reconhecida pelo Congresso de Viena, diferente das demais monarquias. 02. Com o termo provincianismo, ao final do texto, o comportamento dos intelectuais que vm criticando o Rio descrito como (A) tradicionalista e ilustrado. (B) retrgrado e sectrio. (C) cauto e elitista. (D) proselitista e previdente. (E) progressista e inslito. 03. Observe as frases: Os Braganas continuaram no trono, apesar do vendaval que varreu a Europa. O grito s margens plcidas do Ipiranga no um fato paulista. Considerando as figuras de linguagem, correto afirmar que o termo

(A) Braganas serve de pleonasmo para a famlia real portuguesa. (B) trono est empregado como prosopopia para se referir a Portugal. (C) vendaval usado como metfora para Napoleo e seus exrcitos. (D) grito alude, por meio de anttese, proclamao da Independncia. (E) plcidas constitui, ao mesmo tempo, elipse e eufemismo para se referir a rio. Releia o primeiro pargrafo, transcrito a seguir, para responder s questes de nmeros 04 e 05. Um historiador nordestino continua criticando o Rio por dar destaque s comemoraes do bicentenrio da chegada da corte portuguesa ao Brasil. Segundo o mestre do nosso setentrio, que nesse particular acompanhado por mestres de outros Estados, inclusive de So Paulo, a badalao sobre a vinda de fugitivos de Napoleo apenas uma jogada de marketing, destinada a encobrir as mazelas de uma cidade que deveria estar preocupada em combater a violncia urbana, que envergonha no apenas a cidade mas o pas inteiro. 04. Ao estabelecer a coeso no incio do pargrafo, a preposio por introduz, com relao orao anterior, uma idia de (A) hiptese. (B) concesso. (C) conformidade. (D) causa. (E) oposio. 05. Assinale a alternativa correta. (A) A palavra portuguesa, em destaque no pargrafo, um substantivo, funcionando de modo idntico no trecho: ... apesar da bagunada transferncia de tantos portugueses para c. (B) O pronome esse, em nesse particular, est empregado de maneira incorreta e deve ser substitudo por aquele. (C) A forma verbal deveria usada, no pargrafo, para indicar uma ao anterior a outra no passado e tem como sujeito a cidade de So Paulo. (D) As palavras historiador, destaque e envergonha so empregadas, no pargrafo, como substantivos e foram formadas pelo mesmo processo de derivao. (E) O termo apenas, em destaque no pargrafo, classifica-se como advrbio e pode ser substitudo por s ou somente. 06. Observe a pontuao nas frases: I. Acontece que a vinda da corte portuguesa para o Brasil. um dos poucos episdios de nosso passado, que merecem fazer parte da histria universal. Foi uma derrota, de Napoleo e um motivo a mais para seu dio contra a Inglaterra, que culminaria na derrota final em Waterloo.

24

II. Acontece que, a vinda da corte portuguesa, para o Brasil, um dos poucos episdios de nosso passado que merecem fazer parte da histria universal. Foi uma derrota de Napoleo; e um motivo a mais para seu dio (contra a Inglaterra) que culminaria, na derrota final em Waterloo. III. Acontece que a vinda da corte portuguesa para o Brasil um dos poucos episdios de nosso passado que merecem fazer parte da histria universal: foi uma derrota de Napoleo e um motivo a mais para seu dio contra a Inglaterra que culminaria na derrota final, em Waterloo. Est correto o uso dos sinais grficos de pontuao apenas em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III. 07. Observe as frases: Intelectuais paulistas tm criticado a celebrao da vinda da corte. Alguns julgaram vlida a comemorao. As outras monarquias europias somente reocuparam o trono no Congresso de Viena. Considerando as regras de colocao pronominal e preservando a predicao dos verbos, as expresses destacadas esto substitudas por pronomes, correta e respectivamente, em: (A) a tm criticado, a julgaram, o reocuparam. (B) tm criticado-a, julgaram-na, reocuparam-no. (C) tm lhe criticado, a julgaram, reocuparam-lhe. (D) tm-na criticado, lhe julgaram, lhe reocuparam. (E) lhe tm criticado, julgaram-lhe, reocuparam-no. 08. Assinale a frase correta quanto ao uso da crase. (A) A discusso trata da transferncia da corte portuguesa esta cidade. (B) Alguns historiadores so avessos qualquer comemorao do evento. (C) O Rio de Janeiro deveria dedicar-se ao combate violncia urbana. (D) A violncia urbana deve ser motivo de vergonha toda a nao brasileira. (E) Dom Joo VI recusou-se a ficar cara cara com as tropas napolenicas. 09. Assinale a frase em que no h ambigidade sinttica causada pela expresso em destaque, ou seja, em que a expresso destacada somente pode se referir a um substantivo. (A) Ao final da aula, o professor pediu ao aluno para copiar o texto. (B) Conformado, o homem decidiu entregar-se a seus inimigos. (C) Quando a guerra terminou, meu pai retornou a seu pas arrasado. (D) Todos comentavam sobre o presidente e os ministros

acusados de corrupo. (E) Sero premiados os filhos dos funcionrios que estiverem vestindo nossa camiseta. 10. Assinale a frase em que a expresso em destaque est grafada/empregada corretamente. (A) A matria h cerca da clonagem de rgos humanos foi alvo de diversas crticas. (B) O artigo do cientista apresentou uma rezenha das teorias mais recentes sobre o crebro humano. (C) O documento contm informaes sigilosas a respeito de diversas transaes da Bolsa de Valores. (D) A empresa subsdia diversas Organizaes No Governamentais no interior do Estado do Mato Grosso. (E) Segundo os especialistas, no h por que se preocupar com o aquecimento global a curto prazo. Gabarito 01.A 02.B 06.C 07.A 03.C 08.C 04.D 09.B 05.E 10.E

Enfermeiro TJ SP/02.08.2009 Lngua portuguesa Leia o texto a seguir para responder s questes de nmeros 01 a 10. Em apenas 17 anos, a Inglaterra viu nascer trs das mais importantes obras de sua cultura pelo significado que tiveram para a religio, a literatura e a medicina: a traduo autorizada da Bblia pelo rei James I (1611), a edio das peas de William Shakespeare (1623) e o tratado mdico Exercitatio anatomica de motu cordis et sanguinis in animalibus (1628). Este ltimo livro, escrito por William Harvey (1578-1657), tido como o modelo fundador e o prottipo do mtodo cientfico da pesquisa mdica atual. Conhecido como De motu cordis, o tratado foi lanado em maro pela editora Unifesp com o nome de Estudo anatmico do movimento do corao e do sangue nos animais, em edio trilngue (latim, francs e portugus). O estudo de Harvey foi publicado em Frankfurt, na Alemanha, por precauo. Na poca, ainda imperavam os ensinamentos do mdico grego Galeno de Prgamo (132-200 d.C.), estudioso e praticante da medicina hipocrtica na Roma imperial. Galeno descreveu corretamente a anatomia do corao e percebeu que ele funcionava como uma bomba, porm acreditava que o sangue era fabricado no fgado, de onde era distribudo aos outros rgos e aos diversos tecidos. Tambm achava que havia um esprito vital, criado no corao, que percorria as artrias e as veias junto com o sangue. Essas impresses de Galeno perduraram por 14 sculos, at o incio do sculo XVII. Nesse perodo, foram ligeiramente modificadas por outros mdicos, como os italianos Realdo Colombo (1516-1559) e Andrea Cesalpino (1519-1603), sendo definitivamente

25

contestadas no De motu cordis. No livro, Harvey referese oposio que esperava receber de anatomistas que se empenhavam em demolir a nova doutrina, em caluni-la. Ele sabia que poderia ser perigoso contrariar as centenrias doutrinas de Galeno, da a escolha de Frankfurt para publicar seu tratado. (...) (Pesquisa Fapesp, 159, maio de 2009. Adaptado) 01. De acordo com o texto, (A) a traduo da Bblia do grego para o ingls foi realizada pelo rei James I. (B) publicaram-se livros importantes na Inglaterra, no sculo XVII. (C) o livro De motu cordis foi traduzido em maro de 1628. (D) De motu cordis tinha, originalmente, verso em latim e ingls. (E) aos 17 anos, William Harvey fundou a pesquisa moderna em medicina. 02. De acordo com o texto, (A) Galeno processaria Harvey, se De motu cordis fosse publicado na Inglaterra. (B) um esprito vital estaria vinculado ao corao, segundo Galeno de Prgamo. (C) artrias e veias, corao e pulmes faziam parte do chamado esprito vital. (D) a hipocrisia de mdicos gregos tradicionais causava temor em William Harvey. (E) as ideias de Harvey foram, em parte, contestadas por Colombo e Cesalpino. 03. Assinale a alternativa que apresenta sinnimos, respectivamente, de tratado e prottipo (1.o pargrafo), no mesmo sentido em que essas palavras esto empregadas no texto. (A) feito sistema. (B) suporte tipo. (C) trabalho padro. (D) peridico teste. (E) exerccio artefato. 04. H uso do sentido figurado das palavras em: (A) O estudo de Harvey foi publicado em Frankfurt, na Alemanha, (B) porm acreditava que o sangue era fabricado no fgado, (C) Essas impresses de Galeno perduraram por 14 sculos, (D) Nesse perodo, foram ligeiramente modificadas por outros mdicos, (E) se empenhavam em demolir a nova doutrina, em caluni-la. 05. Assinale a alternativa que substitui, sem alterao de sentido, a conjuno porm em porm acreditava que o sangue era fabricado no fgado, (2 pargrafo). (A) apesar disso. (B) em virtude disso.

(C) posto que. (D) conclusivamente. (E) por causa disso. 06. Considere as seguintes oraes: I. A Inglaterra viu nascer importantes obras de sua cultura. II. A Inglaterra viu nascerem importantes obras de sua cultura. III. A Inglaterra viu-as nascer. Assinale a alternativa que avalia adequadamente a concordncia verbal dessas oraes. (A) Apenas I est correta. (B) Apenas II est correta. (C) Apenas I e III esto corretas. (D) Apenas II e III esto corretas. (E) I, II e III esto corretas. 07. Assinale a alternativa em que as vrgulas so empregadas pelos mesmos motivos pelos quais aparecem no trecho: Na poca, ainda imperavam os ensinamentos do mdico grego Galeno de Prgamo (132-200 d.C.), estudioso e praticante da medicina hipocrtica na Roma imperial. (A) Em fevereiro, durante o carnaval, Jnio ainda no havia proibido o biquni e o lana-perfume. (B) Tudo ia bem at que, disse meu interlocutor, comearam a querer implementar a legislao ambiental. (C) Agora, essas foras mostram uma sociedade brasileira, apesar de tudo, moderna e democrtica. (D) Nos anos 60, no tnhamos sado ainda dos anos 50, poca do cigarro Hollywood e do Topo Gigio. (E) Pesquisas, sondagens e queixas de desanimados apontam, principalmente, para a falta de experincia dos jovens. 08. Assinale a alternativa que apresenta uma orao na voz ativa. (A) o sangue era fabricado no fgado, de onde era distribudo aos outros rgos (B) o tratado foi lanado em maro pela editora Unifesp (C) Essas impresses de Galeno perduraram por 14 sculos, (D) O estudo de Harvey foi publicado em Frankfurt, (E) Nesse perodo, foram ligeiramente modificadas por outros mdicos, 09. Assinale a alternativa em que o acento da crase est empregado de acordo com a norma culta da lngua portuguesa. (A) de onde era distribudo cabea, s pernas e a diversos tecidos. (B) de onde era distribudo a cabea, as pernas e diversos tecidos. (C) de onde era distribudo cabea, as pernas e diversos tecidos.

26

(D) de onde era distribudo cabea, as pernas e a diversos tecidos. (E) de onde era distribudo a cabea, s pernas e a diversos tecidos. 10. Assinale a alternativa em que as palavras so acentuadas graficamente pelas mesmas regras que justificam os acentos, respectivamente, de mdico, distribudo, caluni-la. (A) Harm, Lus, vacin-la. (B) Municpio, juzes, tcnico. (C) Vrios, at, frum. (D) Hipocrtica, sade, caf. (E) timo, Austrlia, ingls. Gabarito 01.B 02.B 06.E 07.D 03.C 08.C 04.E 09.A 05.A 10.D

Ele casou-se em _________ sem providenciar o ________ . (A) primeira npcia pacto antenupcial (B) primeiras npcias pacto antenupcial (C) primeiras npcias pacto antinupcial (D) primeira npcia pacto ante-nupcial 94. Complete as lacunas com as palavras corretas. Joo e Maria Dr. Pedro e Dr. Jorge como seus procuradores. (A) constitui bastantes (B) constituram bastante (C) constitui bastante (D) constituram bastantes 95. Quanto ao emprego da crase, assinale a alternativa incorreta. (A) Esta a minha escola, qual trago sempre na lembrana. (B) Vamos biblioteca. (C) Fui a Londres, a Paris e Bahia. (D) Aprendi a amar minha terra. 96. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas da frase. Joo substabeleceu o ______________, ____________ no confiava mais no advogado. (A) mandato por que (B) mandado porque (C) mandato porque (D) mandado por qu 97. Assinale a alternativa em que a regncia verbal est correta. (A) Ele assiste missa todos os domingos. (B) Os candidatos aspiram o emprego. (C) Ele visava a recuperao dos jogadores. (D) Estes so os livros que mais gosto. 98. Assinale a frase correta quanto concordncia verbal. (A) Fazem trs anos que moro em So Paulo. (B) As estrelas pareciam sorrir. (C) Havero sempre muitas pessoas procurando emprego. (D) Neste cartrio, lavra-se escrituras. 99. Considerando o vocabulrio tcnico e prprio dos servios notariais e de registro, especialmente o de protesto de ttulos e documentos de dvida, so sinnimos: (A) traslado e certido. (B) apontamento e termo. (C) termo e protocolizao. (D) apontamento e protocolizao. 100. Quanto ao emprego de vrgula, assinale a alternativa correta. (A) Lavrarei, a escritura, quer queiras quer no queiras. (B) To claro como o dia a norma do artigo 1.136, 1.

Outorga de Delegaes TJ SP/30.08.2009 LNGUA PORTUGUESA 91. Assinale a alternativa que contm a frase correta. (A) A audincia ser ao meio dia e meio. (B) No os vejo por aqui fazem trs anos. (C) O professor estava de mal humor ontem. (D) Fomos homenageadas, haja vista os resultados que obtivemos. 92. Leia o poema. Ao desconcerto do Mundo Os bons vi sempre passar No Mundo graves tormentos; E pera* mais me espantar, Os maus vi sempre nadar Em mar de contentamentos. Cuidando alcanar assim O bem to mal ordenado, Fui mau, mas fui castigado. Assim que, s pera mim Anda o Mundo concertado. (Lus de Cames, Obras Escolhidas, Lisboa, Livraria S da Costa Editora, 1954, 2. edio, vol. 1, pg. 136) *pera grafia da preposio para no sc. XVI. Assinale a alternativa que reproduz de maneira mais completa o pensamento do autor. (A) No mundo, o autor v que os bons sofrem enquanto os maus vivem bem. (B) Os bons gostam de sofrer. (C) Os maus so castigados pelos bons. (D) S para o autor o mundo est em desarmonia. 93. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas da frase.

27

do Cdigo Civil. (C) Fui escrevente, e notrio, e registrador. (D) Alienar, hipotecar, ou gravar de nus real os bens imveis, ou direitos reais sobre imveis, alheios. Gabarito 01.D 02.A 03.B 04.D 05.A 06.C 07.A 08.B 09.D 10.C Assistente II FDE/13.06.2010 LNGUA PORTUGUESA 01. Leia a tira.

02. Conforme exposto no texto, Chico Bento e sua famlia (A) viviam em precrias condies humanas. (B) desprezavam a ajuda de Conceio. (C) eram orgulhosos e no aceitavam ajuda. (D) preferiam a casa antiga ao novo ranchinho. (E) tinham uma vida razoavelmente confortvel. 03. Analise as afirmaes. I. Chico Bento viera com sua famlia de um lugar em que o solo era arenoso, diferente daquele do rancho que lhe arranjou Conceio. II. Na fala de Conceio melhor para vocs... fica sugerido que o lugar onde estavam Chico Bento e sua famlia no era bom. III. Pela primeira vez na vida, ali com a comadre Conceio, Chico Bento e sua famlia humilham-se, sendo alimentados por terceiros. Est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III. 04. Na frase Comadre, vou ver se arranjo um ranchinho melhor para vocs. o diminutivo da palavra ranchinho indica tratar-se de uma habitao, sobretudo, (A) glamorosa. (B) acolhedora. (C) espaosa. (D) modesta. (E) confortvel. 05. Na frase Pois se acomodem aqui, que melhor. a palavra que estabelece entre as oraes relao cujo sentido de (A) oposio. (B) explicao. (C) consequncia. (D) concluso. (E) finalidade. 06. Se Conceio tivesse dito Venham! Comadre, chame os meninos; tragam os meninos. essa frase poderia ser reescrita, em norma culta, da seguinte forma: (A) Venham! Comadre, chame os meninos; tragam eles. (B) Venham! Comadre, chame os meninos; tragam-os. (C) Venham! Comadre, chame os meninos; tragam-lhes. (D) Venham! Comadre, chame os meninos; tragam-los. (E) Venham! Comadre, chame os meninos; tragam-nos. 07. Considere a charge.

A tira sugere que a paz mundial (A) fcil de ser conquistada. (B) depende de cada cidado. (C) uma realidade prxima. (D) j est sendo vivenciada pelas pessoas. (E) um desejo difcil de ser realizado. Para responder s questes de nmeros 02 a 06, leia o texto. Um silncio pesou sobre eles, tristemente. Sbito, Conceio o rompeu: Comadre, vou ver se arranjo um ranchinho melhor para vocs. Do lado de l tem um assim, uma espcie de barraquinha de zinco, onde morava uma velha doente com uma neta. A velha morreu ainda agora, e uma famlia tomou a menina. melhor para vocs... E saiu, puxando o grupo: Venham! Comadre, pegue suas trouxas; tragam os meninos. Antes que cheguem outros e tomem... [...] L, de fato, era melhor. O cho era limpo e duro, no se tinham de enterrar na areia mole, havia um lugarzinho protegido para acender o fogo, indicado por trs pedras pretas e alguns ties apagados. Conceio mostrou-lhes as vantagens e concluiu: Pois se acomodem aqui, que melhor. Agora venha comigo, compadre, receber a rao de comida, que est na hora. No tm uma vasilha? E saiu depressa, segurando as pregas da saia de l azul, em direo ao local da distribuio; atrs dela Chico Bento arrastava os ps, curvado, trmulo, com a lata na mo estendida, habituado j ao gesto, esperando a esmola. (Raquel de Queirs, O Quinze)

28

Na imagem, ressalta-se (A) a violncia urbana. (B) a beleza da cidade. (C) a ao policial. (D) a superao da violncia. (E) o tempo de paz. As questes de nmeros 08 a 10 baseiam-se nos textos. Texto I Em 1997, quando ocupava o cargo de administrador dos morros de Santos pela prefeitura municipal, fiz a seguinte pergunta a trs promotores de justia: se ocorrerem acidentes provocados pela chuva que venham a causar mortes, de quem a responsabilidade? A resposta veio de pronto: da prefeitura, por permitir a ocupao em rea de risco. Portanto, as famlias vitimadas tm direito indenizao, paga pelo Poder Executivo municipal. Texto II Em momento algum foi mencionado que a populao tem uma parcela de culpa no trgico quadro que o Rio viveu. A quantidade de lixo atirada s ruas demonstra que a populao carioca a primeira a destratar a cidade. Em dias de chuvas fortes, a fora da gua arrasta os detritos para dentro das galerias, causando sua obstruo e o alagamento das ruas. O trabalho tem de ser conjunto para que nossa cidade volte a ficar maravilhosa. (Ambos os textos extrados de poca, 19.04.2010) 08. Em relao ao problema vivido pelo Rio de Janeiro por causa das chuvas, os dois textos apresentam opinies (A) semelhantes, reconhecendo a necessidade de previso dos desastres ambientais. (B) distintas, j que centram sua argumentao em diferentes pontos da questo. (C) antagnicas, j que no Texto II h uma discordncia sobre a indenizao por morte. (D) iguais, defendendo a necessidade de se pagar indenizaes e cobrar impostos. (E) conflitantes, pois a argumentao do Texto I pode ser refutada pelo Texto II. 09. A ideia geral da argumentao do Texto II pode ser condensada na frase:

(A) Basta que no se deixe lixo nas ruas para que o Rio de Janeiro volte a ser a cidade maravilhosa. (B) Se o prefeito do Rio trabalhar mais, a cidade voltar a ser maravilhosa. (C) O Rio voltar a ser a cidade maravilhosa, quando o poder pblico e os cidados se mobilizarem para faz-lo. (D) O Rio de Janeiro voltar a ser a cidade maravilhosa, se o governo investir muito dinheiro na sua reconstruo. (E) Os interesses pessoais devem sobrepor-se aos coletivos para que o Rio seja, outra vez, a cidade maravilhosa. 10. No Texto I, o emprego da conjuno Portanto, na ltima frase, sinaliza a (A) oposio de uma ideia anterior. (B) complementao da argumentao. (C) sntese do pensamento exposto. (D) concluso do pensamento exposto. (E) correo de uma informao anterior. 11. O rastro de dor deixado pelas chuvas deveria levar o Rio soluo do problema das moradias em reas de risco imediato: a retirada de 100% dos habitantes dessas reas e, enquanto no _______________ as casas populares, sua transferncia para os milhares de imveis sem uso na cidade, pertencentes prefeitura, ao Estado e Unio. Nunca _________ melhores condies para isto. (Folha de S.Paulo, 09.04.2010) Os espaos devem ser preenchidos, correta e respectivamente, com: (A) se constri ... se viram (B) constri-se ... houveram (C) se constroem ... houve (D) constroem-se ... viu-se (E) se constri ... tiveram-se Leia o texto para responder s questes de nmeros 12 a 15. A pobreza um inimigo no apenas cruel ela tambm persistente. At parece ter sido vencida num momento de expanso econmica, como esse vivido agora por pases como o Brasil e a ndia, quando o pobre consegue emprego ou abre um negcio prprio, comea a ganhar e a consumir mais e vai subindo para a classe mdia. Se, nesse momento, vier um imprevisto, como uma chuva torrencial no Rio de Janeiro ou em So Paulo, um tsunami na sia ou algo bem mais prosaico, como um acidente com uma me que sustenta a casa, a pobreza engole de novo a famlia inteira. A no ser que haja solues criativas contra esses imprevistos. Uma dessas solues chama-se microsseguro, uma inovao financeira j muito discutida, que s agora comea a ser testada no Brasil. [..] Um ramo mais prximo da famlia chamado de microfinanas. Esto nesse grupo a micropoupana e seu irmo mais famoso, o microcrdito [...] Com o microcrdito, empreendedores pobres podem pegar dinheiro emprestado em condies especiais sem

29

aumentar o ndice de calotes nem dar prejuzo a quem empresta. Ele serve para que o indivduo escape da pobreza. O microsseguro protege a renda ou a propriedade que a famlia conquistou, para impedir que ela caia de volta na pobreza diante de alguma dificuldade. (poca, 26.04.2010. Adaptado) 12. De acordo com o texto, os imprevistos (A) podem levar os pobres que comeavam a melhorar de vida de volta pobreza. (B) afetam financeiramente o(a) chefe da famlia, salvaguardando os demais. (C) so facilmente contornados, se a pessoa estiver subindo para a classe mdia. (D) trazem tantas desgraas que no existem meios de salvaguardar as pessoas. (E) decorrem do consumo excessivo dos que comeam a subir para a classe mdia. 13. Conforme as informaes do texto, o microcrdito (A) uma operao de crdito que torna vulnervel tanto quem empresta quanto o credor. (B) resguarda uma pessoa numa situao de imprevisto, garantindo tambm o seu credor. (C) traz benefcios quele que vive um imprevisto, mas no garante o capital do credor. (D) revela-se, pela sua configurao, como colaborador ao aumento do ndice de calotes. (E) uma soluo financeira pouco lucrativa e, sobretudo, pouca segura a todos. 14. Em ... como uma chuva torrencial no Rio de Janeiro ou em So Paulo, um tsunami na sia ou algo bem mais prosaico... o antnimo de prosaico (A) tpico. (B) simples. (C) bvio. (D) raro. (E) frequente. 15. Analise as afirmaes. I. Em ... a pobreza engole de novo a famlia inteira. o verbo est empregado em sentido figurado, pois se atribui uma ao prpria de seres animados ( engolir) a um substantivo abstrato (pobreza). II. Em ... e seu irmo mais famoso, o microcrdito... h tambm emprego de termos em sentido figurado, para se referir positivamente ao microcrdito. III. Quanto ao uso do acento indicativo da crase, a frase ... nem dar prejuzo a quem empresta. poderia ser corretamente reescrita da seguinte forma: ... nem dar prejuzo quele que empresta. Est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas.

(E) I, II e III. 16. Leia a tira.

correto afirmar que (A) o primeiro quadrinho nega os benefcios da formiga. (B) o segundo quadrinho exemplifica o que diz o primeiro. (C) o primeiro quadrinho exemplifica o que diz o segundo. (D) o segundo quadrinho contradiz o que o primeiro diz. (E) o primeiro quadrinho confirma o que o segundo diz. 17. Imagine uma daquelas longas filas frequentemente encontradas na porta das casas noturnas. Um aglomerado de pessoas com produes caprichadas espera para entrar. Nas mos, porm, um apetrecho diferente ganha destaque: sacolinhas. Dentro delas, esto produtos diversos para doao, a exemplo de alimentos no perecveis e materiais de limpeza. A cena tem se tornado cada vez mais habitual nas baladas paulistanas. (Veja So Paulo, 21.04.2010) A novidade apresentada no trecho diz respeito s (A) pessoas com produes caprichadas. (B) doaes distribudas nas baladas. (C) baladas que promovem doaes. (D) pessoas pouco solidrias em baladas. (E) baladas que condenam as doaes. As questes de nmeros 18 a 20 baseiam-se no texto. Segundo registros, foi em 1685, no Recife, que um mosquito deu uma picada num incauto cidado e, assim, teria ocorrido o primeiro caso de dengue no Brasil. Hoje, mais de 300 anos depois, em pleno sculo XXI, um simples mosquito ainda consegue render um pas, sinal de que a modernidade brasileira no foi capaz, como esperavam os crentes do progresso de fins do sculo XIX e incio do sculo XX, de vencer o atraso representado pelos animais. Mesmo numa metrpole avanada como So Paulo. (Pesquisa Fapesp, abril de 2010) 18. O texto deixa evidente que (A) a modernidade brasileira no conseguiu, a despeito de todo progresso, resolver problemas antigos, como o da dengue. (B) So Paulo, como uma metrpole avanada, no teria realmente condies de vencer um problema de sade pblica to antigo.

30

(C) apenas no sculo XXI que a sociedade brasileira conseguiu vencer o atraso e, de fato, conseguiu superar o problema da dengue. (D) o problema da dengue muito antigo so pelo menos 300 anos o que justifica sua difcil resoluo na sociedade moderna. (E) a situao da sade pblica moderna revela que estavam certos aqueles que previam que o Brasil venceria o atraso nessa questo. 19. Em ... teria ocorrido o primeiro caso de dengue no Brasil. o verbo reporta a uma ao (A) futura. (B) hipottica. (C) concluda. (D) certa. (E) fora da realidade. 20. Em ... um mosquito deu uma picada num incauto cidado... o adjetivo significa (A) saudvel. (B) abnegado. (C) curioso. (D) cauteloso. (E) imprudente. Gabarito 01.E 06.E 11.C 16.E 02.A 07.A 12.A 17.E 03.C 08.B 13.B 18.A 04.D 09.C 14.D 19.B 05.B 10.D 15.E 20.E

rigorosa, se l e se escreve bastante. Torna os graduados mais cultos e socialmente mais produtivos do que se no houvessem feito o curso. Se aprendem pouco, pacincia, a culpa mais da fragilidade do ensino bsico do que das faculdades. Diante dessa polivalncia do curso de direito, os exames da OAB so uma soluo brilhante. Aqueles que defendero clientes nos tribunais devem demonstrar nessa prova um mnimo de conhecimento. Mas, como os cursos so tambm teis para quem no fez o exame da Ordem ou no foi bem sucedido na prova, abrir ou fechar cursos de formao geral assunto do MEC, no da OAB. A interferncia das corporaes no passa de uma prtica monopolista e ilegal em outros ramos da economia. Questionamos tambm se uma corporao profissional deve ter carta-branca para determinar a dificuldade das provas, pois essa tambm uma forma de limitar a concorrncia mas trata-se a de uma questo secundria. (...) (Veja, 07.03.2007. Adaptado) 01. Assinale a alternativa que reescreve, com correo gramatical, as frases: Faz quase dois sculos que foram fundadas escolas de direito e medicina no Brasil. / embaraoso verificar que ainda no foram resolvidos os enguios entre diplomas e carreiras. (A) Faz quase dois sculos que se fundou escolas de direito e medicina no Brasil. / embaraoso verificar que ainda no se resolveu os enguios entre diplomas e carreiras. (B) Faz quase dois sculos que se fundava escolas de direito e medicina no Brasil. / embaraoso verificar que ainda no se resolveram os enguios entre diplomas e carreiras. (C) Faz quase dois sculos que se fundaria escolas de direito e medicina no Brasil. / embaraoso verificar que ainda no se resolveu os enguios entre diplomas e carreiras. (D) Faz quase dois sculos que se fundara escolas de direito e medicina no Brasil. / embaraoso verificar que ainda no se resolvera os enguios entre diplomas e carreiras. (E) Faz quase dois sculos que se fundaram escolas de direito e medicina no Brasil. / embaraoso verificar que ainda no se resolveram os enguios entre diplomas e carreiras. 02. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, de acordo com a norma culta, as frases: O monoplio s bom para aqueles que ____________. / Nos dias de hoje, nem 20% advogam, e apenas 1% ____________. / Em sua maioria, os advogados sempre ____________. (A) o retem / obtem sucesso / se apropriaram os postos de destaque na poltica e no mundo dos negcios (B) o retm / obtm sucesso / se apropriaram aos postos de destaque na poltica e no mundo dos negcios (C) o retm / obtem sucesso / se apropriaram os postos de destaque na poltica e no mundo dos negcios

ESCREVENTE (CAPITAL E INTERIOR) TJ SP/ 03.06.2007 LNGUA PORTUGUESA Leia o texto para responder s questes de nmeros 01 a 10. Diploma e monoplio Faz quase dois sculos que foram fundadas escolas de direito e medicina no Brasil. embaraoso verificar que ainda no foram resolvidos os enguios entre diplomas e carreiras. Falta-nos descobrir que a concorrncia (sob um bom marco regulatrio) promove o interesse da sociedade e que o monoplio s bom para quem o detm. No fora essa ignorncia, como explicar a avalanche de leis que protegem monoplios esprios para o exerccio profissional? Desde a criao dos primeiros cursos de direito, os graduados apenas ocasionalmente exercem a profisso. Em sua maioria, sempre ocuparam postos de destaque na poltica e no mundo dos negcios. Nos dias de hoje, nem 20% advogam. Mas continua havendo boas razes para estudar direito, pois esse um curso no qual se exercita lgica

31

(D) o retm / obtm sucesso / sempre se apropriaram de postos de destaque na poltica e no mundo dos negcios (E) o retem / obtem sucesso / se apropriaram de postos de destaque na poltica e no mundo dos negcios 03. Assinale a alternativa em que se repete o tipo de orao introduzida pela conjuno se, empregado na frase Questionamos tambm se uma corporao profissional deve ter carta-branca para determinar a dificuldade das provas, ... (A) A sociedade no chega a saber se os advogados so muito corporativos. (B) Se os advogados aprendem pouco, a culpa da fragilidade do ensino bsico. (C) O advogado afirma que se trata de uma questo secundria. (D) um curso no qual se exercita lgica rigorosa. (E) No curso de direito, l-se bastante. 04. Assinale a alternativa em que se admite a concordncia verbal tanto no singular como no plural como em: A maioria dos advogados ocupam postos de destaque na poltica e no mundo dos negcios. (A) Como o direito, a medicina uma carreira estritamente profissional. (B) Os Estados Unidos e a Alemanha no oferecem cursos de administrao em nvel de bacharelado. (C) Metade dos cursos superiores carecem de boa qualificao. (D) As melhores universidades do pas abastecem o mercado de trabalho com bons profissionais. (E) A abertura de novos cursos tem de ser controlada por rgos oficiais. 05. Assinale a alternativa que apresenta correta correlao de tempo verbal entre as oraes. (A) Se os advogados demonstrarem um mnimo de conhecimento, poderiam defender bem seus clientes. (B) Embora tivessem cursado uma faculdade, no se desenvolveram intelectualmente. (C) possvel que os novos cursos passam a ter fiscalizao mais severa. (D) Se no fosse tanto desconhecimento, o desempenho poder ser melhor. (E) Seria desejvel que os enguios entre diplomas e carreiras se resolvem brevemente. 06. A substituio das expresses em destaque por um pronome pessoal est correta, nas duas frases, de acordo com a norma culta, em: (A) I. A concorrncia promove o interesse da sociedade. /A concorrncia promove-o. II. Aqueles que defendero clientes. / Aqueles que lhes defendero. (B) I. O governo fundou escolas de direito e de medicina. /O governo fundou elas. II. Os graduados apenas ocasionalmente exercem a profisso. / Os graduados apenas ocasionalmente exercem-la.

(C) I. Torna os graduados mais cultos. / Torna-os mais cultos. II. preciso mencionar os cursos de administrao. / preciso mencionar-lhes. (D) I. Os advogados devem demonstrar muitos conhecimentos. Os advogados devem demonstr-los. II. As associaes mostram sociedade o seu papel. / As associaes mostram-lhe o seu papel. (E) I. As leis protegem os monoplios esprios. / As leis protegem-os. II. As corporaes deviam fiscalizar a prtica profissional. / As corporaes deviam fiscalizla. 07. Assinale a alternativa em que as palavras em destaque exercem, respectivamente, a mesma funo sinttica das expresses assinaladas em: Os graduados apenas ocasionalmente exercem a profisso. (A) Se aprendem pouco, a culpa da fragilidade do ensino bsico. (B) A interferncia das corporaes no passa de uma prtica monopolista. (C) Abrir e fechar cursos de formao geral assunto do MEC. (D) O estudante de direito exercita preferencialmente uma lgica rigorosa. (E) Boas razes existiro sempre para o advogado buscar conhecimento. 08. Assinale a alternativa que reescreve a frase de acordo com a norma culta. (A) Os graduados apenas ocasionalmente exercem a profisso./ Os graduados apenas ocasionalmente se dedicam a profisso. (B) Os advogados devem demonstrar nessa prova um mnimo de conhecimento. / Os advogados devem primar nessa prova por um mnimo de conhecimento. (C) Ele no fez o exame da OAB. / Ele no procedeu o exame da OAB. (D) As corporaes deviam promover o interesse da sociedade./ As corporaes deviam almejar do interesse da sociedade. (E) Essa uma forma de limitar a concorrncia. / Essa uma forma de restringir concorrncia. 09. Assinale a alternativa em que o perodo formado com as frases I, II e III estabelece as relaes de condio entre I e II e de adio entre I e III. I. O advogado aprovado na OAB. II. O advogado raciocina com lgica. III. O advogado defende o cliente no tribunal. (A) Se o advogado raciocinar com lgica, ele ser aprovado na OAB e defender o cliente no tribunal com sucesso. (B) O advogado defender o cliente no tribunal com sucesso, mas ter de raciocinar com lgica e ser aprovado na OAB. (C) Como raciocinou com lgica, o advogado ser aprovado na OAB e defender o cliente no tribunal com sucesso.

32

(D) O advogado defender o cliente no tribunal com sucesso porque raciocinou com lgica e foi aprovado na OAB. (E) Uma vez que o advogado raciocinou com lgica e foi aprovado na OAB, ele poder defender o cliente no tribunal com sucesso. 10. Na frase Se aprendem pouco, pacincia, a culpa mais da fragilidade do ensino bsico do que das faculdades. a palavra pacincia vem entre vrgulas para, no contexto, (A) garantir a ateno do leitor. (B) separar o sujeito do predicado. (C) intercalar uma reflexo do autor. (D) corrigir uma afirmao indevida. (E) retificar a ordem dos termos. Nas questes de nmeros 11 e 12, assinale a alternativa correta, de acordo com o padro culto escrito da lngua portuguesa. 11. (A) A educao brasileira nem chegou convalecena: ainda est na UTI. (B) A medicina uma carreira extritamente profissional, no prepara para outras funes. (C) lamentvel que as associaes mdicas manifestam uma atitude tbia diante das faculdades fracas. (D) Os mdicos, como os pilotos de avio, deveria passar por provas peridicas, para demonstrar sua atualizao. (E) Ao reivindicarem uma superviso nas faculdades de medicina, as associaes mdicas mostram preocupao com a sade da populao. 12. (A) O aquecimento global est causando a perda de espcies numa velocidade comparvel ao desaparecimento dos dinossauros, h 65 milhes de anos. (B) Por que nossos lderes se furtam o dever de lutar pelo meio ambiente? (C) Se continuar no ritmo atual, em 2090 no havero mais matas nativas. (D) A recuperao da camada de oznio na atmosfera um exemplo de como os pases conseguem remedear um problema global. (E) Hoje dispomos toda a tecnologia que precisamos para comear a combater o aquecimento global. Leia o trecho para responder s questes de nmeros 13 a 18. As projees sobre qual impacto o aquecimento global ter em relao sade das pessoas ainda so pouco precisas, principalmente quanto incidncia de doenas. Mas uma coisa certa: a maior freqncia de eventos climticos extremos, como secas e inundaes, vai deixar populaes, cujo destino ser incerto, em situao de fragilidade ainda maior. O problema que os estudos so pouco especficos sobre os pases onde ocorrero as maiores alteraes climticas. Sabe-se apenas que esses lugares sofrero com o aumento das ondas de calor e das doenas respiratrias.

Previses sobre desnutrio, aumento de molstias ligadas gua, como diarrias, so genricas. No h dvidas de que haver esse impacto na populao, mas exatamente quando, onde e como no se sabe. (O Estado de S.Paulo, 07.04.2007. Adaptado) 13. Assinale a alternativa em que est correto, de acordo com a norma culta, o uso do pronome, em destaque. (A) Os conflitos pelo uso da gua tendem a se multiplicar. Aquilo trar mais problemas s pessoas. (B) O setor domstico responsvel por 30% do consumo da gua, onde indstria cabem 18%. (C) Este ano de 2007 ser decisivo para aumentar a conscientizao quanto ao meio ambiente. (D) O Brasil, que os recursos hdricos so imensos, ter de economizar gua. (E) O pas dispe de 48,3 mil metros cbicos anuais de gua por habitante, segundo as estatsticas, e aquelas so confiveis. 14. Assinale a alternativa em que o adjetivo em destaque tem a mesma funo predicativa do adjetivo genricas em Previses sobre desnutrio, aumento de molstias ligadas gua, como diarrias, so genricas. (A) At 2050 o acesso gua potvel e aos alimentos diminuir. (B) O impacto do aquecimento global atingir a frica severamente. (C) Os fenmenos extremos tambm traro impacto sade. (D) Se houver uma migrao em massa de gente doente, a haver um problema. (E) So conflitantes as concluses a respeito da frica. 15. Assinale a alternativa que reescreve, corretamente, de acordo com o sentido do perodo, o trecho em destaque em: No h dvidas de que haver esse impacto na populao, mas quando, onde e como no se sabe. (A) No h dvida de que haver esse impacto na populao, entretanto no se sabe quando, onde e como. (B) No h dvida de que haver esse impacto na populao porque no se sabe quando, onde e como. (C) No h dvida de que haver esse impacto na populao e com isso no se sabe quando, onde e como. (D) No h dvida de que haver esse impacto na populao, dessa forma no se sabe quando, onde e como. (E) No h dvida de que haver esse impacto na populao, logo que se souber quando, onde e como. 16. O grau do adjetivo maior em situao de fragilidade ainda maior. repete-se em: (A) A floresta tropical da Amaznia ser substituda por uma vegetao menos rica que a savana. (B) As populaes da frica so as mais vulnerveis do planeta. (C) Os novos projetos de desenvolvimento sustentvel so os melhores at agora apresentados.

33

(D) O cenrio para o meio ambiente o mais sombrio j projetado. (E) O relatrio cientfico deste ano teve um tom mais ameno que o do ano passado. 17. Assinale a alternativa em que o verbo em destaque repete o mesmo tempo verbal de ter em As projees sobre qual impacto o aquecimento global ter em relao sade das pessoas ainda so pouco precisas (A) O pas ainda no conhece a vulnerabilidade das pessoas em relao ao meio ambiente. (B) Fenmenos extremos e menos qualidade de vida: o novo clima. (C) O que j acontece com a biosfera por causa do aquecimento global e da alta concentrao do gs carbnico na atmosfera. (D) Os prximos documentos das Naes Unidas traro alternativas para a reduo do efeito estufa. (E) Problemas ambientais adversos reduziram a capacidade produtiva do solo. 18. Atente para as afirmaes: I. A frase As projees sobre qual impacto o aquecimento global ter em relao sade das pessoas ainda so pouco precisas est corretamente reescrita em: As projees sobre qual impacto o aquecimento global ter no que tange a sade das pessoas ainda so pouco precisas. II. Os dois pontos em Mas uma coisa certa: a maior freqncia de eventos climticos extremos, como secas e inundaes, vai deixar populaes indicam explicao de idia anteriormente enunciada. III. Em O problema que os estudos so pouco especficos a palavra pouco expressa idia de intensidade. Est correto apenas o contido em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III. 19. Observa-se na legenda da foto uma relao de causa e conseqncia entre os fatos. Assinale a alternativa que estabelece essa relao e reescreve a legenda, de acordo com a norma culta.

(O Estado de S.Paulo, 07.04.2007) (A) Quando houver aridez no Nordeste, poder haver migrao em massa e redistribuio de doenas. (B) Como h aridez no Nordeste, poder haver migrao em massa e redistribuio de doenas. (C) H aridez no Nordeste com migrao em massa e redistribuio de doenas. (D) Sempre houve aridez no Nordeste, mas no havia migrao em massa e redistribuio de doenas. (E) medida que houver aridez no Nordeste, haver tambm migrao em massa e redistribuio de doenas. Nas questes de nmeros 20 e 21, assinale a alternativa correta quanto ortografia. 20. (A) O relatrio sobre as condies climticas representa um consenso avassalador que chega a ser sbrio diante do volume de evidncias, especialmente das adaptaes ecolgicas ao aquecimento. (B) Com essa atitude poltica, as previses se tornaro uma profescia auto-realizvel, um resultado inevitvel da omio dos polticos. (C) O urso polar sobre bancos de gelo cada vez menores, fadado estino, transformou-se no coni do aquecimento global. (D) O animal no socumbiu apenas seca, mas tambm ao impacto da aridez da regio ecessivamente explorada. (E) medida que a gua se torna mais cara, o nos dos ajustes ao novo regime passar para os grupos subauternos, como os agricultores e os pobres das reas urbanas. 21. (A) Os que pretendem fazer dos fascinorosos menores morais, incapazes de se decidir entre o bem e o mau, no se atrevem a pedir que lhes sejam caado o direito de voto. (B) O Ministrio Pblico consagrou os princpios da unidade, da indivisibilidade e da independncia funcional, tudo como estratgia para o desenvolvimento de uma atuao livre de injunes externas. (C) O Direito Penal assume nova feio, devendo apontar suas baterias para os delitos que colocam em cheque os objetivos do Estado Social. (D) No novo Cdigo so previlegiadas as anotaes sobre as novidades trazidas pelo sistema e os aspectos da jurisprudncia nacional que remanecem do interesse para o novo sistema jurdico. (E) A credebilidade do Ministrio Pblico alta e subistim-lo enfraquecer a cidadania, a justia e o povo brasileiro, cuja defesa a prpria razo de sua existncia. 22. Passe o pronome voc do trecho para o plural, faa todas as adequaes lingsticas decorrentes dessa alterao e assinale a alternativa correta.

Presso Aridez no Nordeste pode levar a uma migrao em massa e redistribuio de doenas

34

Para voc; profissional de RH (E) Sobremesa a R$ 0,84; Doceiras badaladas do a receita A nova febre; em So Paulo fumar narguil S preciso uma coisa para viver; bem sade Para voc profissional de RH? 24. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das frases, quanto ao sinal indicativo da crase. Para fazer vatap, tutu ___ mineira e todas as comidas favoritas dos brasileiros. O papa quer interagir com a multido, mas o risco ser analisado caso ___ caso. Ajudar empresas ___ transformar seu ambiente de trabalho. (A) a a a (B) a (C) a a (D) a (E) 25. Voc enviou uma correspondncia ao Presidente da Repblica. Assinale a alternativa com o texto correto, de acordo com a norma culta. (A) Meritssimo, inadmissvel que o Brasil detenha os piores rendimentos em educao. Se as autoridades no reverem os programas educacionais, o futuro do pas estar comprometido. (B) Excelncia, inadmiscvel que o Brasil detm os piores rendimentos em educao. Se as autoridades no revirem os programas educacionais, o futuro do pas estar comprometido. (C) Excelncia, inadimissvel que o Brasil detenha os piores rendimentos em educao. Se as autoridades no reverem os programas educacionais, o futuro do pas estar comprometido. (D) Excelncia, inadmissvel que o Brasil detenha os piores rendimentos em educao. Se as autoridades no revirem os programas educacionais, o futuro do pas estar comprometido. (E) Prezado Senhor, inadmissvel que o Brasil detem os piores rendimentos em educao. Se as autoridades no revirem os programas educacionais, o futuro do pas estar comprometido. Leia o trecho para responder s questes de nmeros 26 e 27. Da ambio se pode dizer que uma fora que, ao contrrio da liberdade, no termina onde a do outro comea. O ambicioso no enxerga o cume nem quando o atinge. O cu para ele no o limite. No por outra razo que os maiores desastres humanos foram gestados pela ambio sem limites. Em contrapartida, os mais espetaculares saltos intelectuais, cientficos e polticos trazem a assinatura de homens e mulheres ambiciosos. (Veja, 01.03.2006) 26. Assinale a alternativa que altera a voz verbal e mantm a relao agente/paciente da frase: os

(Revista Diva, 2006) (A) Bem-vindos. Enfim vocs chegaram. Respirem fundo. Sorriam. Deixem suas preocupaes de lado. Recebam o melhor que esse mundo tem a lhes oferecer, afinal de contas, vocs merecem. Entrem e sintam-se em casa! (B) Bem-vindo. Enfim vocs chegaram. Respirem fundo. Sorriem. Deixem suas preocupaes de lado. Recebam o melhor que esse mundo tem a lhes oferecer, afinal de contas, vocs merecem. Entram e sintam-se em casa! (C) Bem-vindos. Enfim vocs chegaram. Respire fundo. Sorriam. Deixam suas preocupaes de lado. Recebam o melhor que esse mundo tem a lhes oferecer, afinal de contas, vocs merecem. Entre e sinta-se em casa! (D) Bem-vindos. Enfim vocs chegaram. Respire fundo. Sorriam. Deixam suas preocupaes de lado. Recebam o melhor que esse mundo tem a lhe oferecer, afinal de contas, voc merece. Entrem e sinta-se em casa! (E) Bem-vindo. Enfim vocs chegaram. Respirem fundo. Sorriam. Deixem suas preocupaes de lado. Recebem o melhor que esse mundo tem a lhes oferecer, afinal de contas, vocs merecem. Entram e sintam-se em casa! 23. Das manchetes jornalsticas foram retirados os sinais de pontuao. Assinale a alternativa com pontuao correta das frases. Sobremesa a R$ 0,84 Doceiras badaladas do a receita A nova febre em So Paulo fumar narguil S preciso uma coisa para viver bem sade Para voc profissional de RH (O Estado de S.Paulo, 07.04.2007) (A) Sobremesa a R$ 0,84? Doceiras badaladas do a receita A nova febre em So Paulo: fumar narguil S preciso uma coisa: para viver bem sade Para voc profissional de RH: (B) Sobremesa a R$ 0,84? Doceiras badaladas do a receita A nova febre em So Paulo: fumar narguil S preciso uma coisa para viver bem: sade Para voc, profissional de RH (C) Sobremesa a R$ 0,84; Doceiras badaladas do a receita A nova febre: em So Paulo fumar; narguil S preciso uma coisa? para viver bem sade Para voc, profissional de RH (D) Sobremesa a R$ 0,84? Doceiras badaladas do a receita; A nova febre em So Paulo fumar: narguil S preciso uma coisa para viver bem, sade

35

maiores desastres humanos foram gestados pela ambio sem limites. (A) Foram gestados pela ambio sem limites os maiores desastres humanos. (B) Pela ambio sem limites foram gestados os maiores desastres humanos. (C) Os maiores desastres humanos gestaram a ambio sem limites. (D) A ambio sem limites gestou os maiores desastres humanos. (E) A ambio sem limites gestada pelos maiores desastres humanos. 27. Assinale a alternativa em que as palavras em destaque exercem, respectivamente, as mesmas funes sintticas de humanos e a assinatura, em destaque no trecho. (A) Uma situao muito debatida diz respeito s mulheres ambiciosas. (B) preciso ter uma viso sensata da ambio: no apenas ganhar dinheiro ou ficar famoso. (C) H ambiciosos compulsivos que se sentem ameaados pela opinio dos outros. (D) A ambio feminina pode ser considerada mais ampla. (E) No h razo alguma para acreditar que a ambio masculina seja maior que a feminina. Leia o trecho para responder s questes de nmeros 28 e 29. Palavra da semana: vaidade. Excessivo orgulho por algo que uma pessoa enxerga nela mesma, mas que os demais no conseguem admirar com igual intensidade. A palavra veio do latim vanus, vazio. Ao se espremer uma pessoa com alto teor de vaidade, obtm-se um suco de nada. (poca, 15.03.2007) 28. Assinale a alternativa que reescreve, corretamente, a orao em destaque, de acordo com o sentido do contexto: Ao se espremer uma pessoa com alto teor de vaidade, obtm-se um suco de nada. (A) Por ter se espremido uma pessoa com alto teor de vaidade, obtm-se um suco de nada. (B) Assim que se espremeu uma pessoa com alto teor de vaidade, obter-se- um suco de nada. (C) Quando se espreme uma pessoa com alto teor de vaidade, obtm-se um suco de nada. (D) Por mais que se espremeu uma pessoa com alto teor de vaidade, obter-se- um suco de nada. (E) Quanto mais se espremer uma pessoa com alto teor de vaidade, mais se obteve um suco de nada. 29. Assinale a alternativa em que o conectivo em destaque estabelece entre as oraes o mesmo sentido expresso pelo conectivo mas em Excessivo orgulho por algo que uma pessoa enxerga nela mesma, mas que os demais no conseguem admirar com igual intensidade.

(A) O ambicioso no enxerga o cume nem quando o atinge. (B) A pessoa ambiciosa move o mundo, a fim de conseguir o poder. (C) H pessoas e pessoas, porm todas podem aprender a acender a chama interior do sucesso. (D) Quando algum tomado por uma ambio desmedida, acaba tornando-se infeliz. (E) A ambio no uma qualidade superior, portanto, no h mrito no ambicioso. Leia os quadrinhos para responder questo de nmero 30.

(Folhateen, 19.12.2005) 30. Atente para as afirmaes: I. Corrigindo-se as falas do primeiro quadrinho, de acordo com a norma culta, tem-se: Ento, amiga, vai emprestar? s para esta noite! II. No quarto quadrinho, deve-se escrever: Sabe que estas coisas no se emprestam III. A grafia da palavra exceo, no quinto quadrinho, deve ser corrigida. Est correto apenas o contido em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III. Gabarito 01.E 06.D 11.E 16.E 02.D 07.E 12.A 17.D 03.A 08.B 13.C 18.E 04.C 09.A 14.E 19.B 05.B 10.C 15.A 20.A

36

21.B 22.A 26.D 27.B

23.B 28.C

24.C 29.C

25.D 30.D

ESCREVENTE TJ SP/COMARCAS DO INTERIOR - 09.09.2007 (TAUBAT) LNGUA PORTUGUESA 01. Leia a charge.

policialesco. respeitar as regras sem ser uma alma subalterna. Moralidade pode ser difcil num pas onde o desregramento impera. Exige grande coragem dizer no quando a tentao (de roubar, de enganar, ou de compactuar com tudo isso) nos assedia de todos os lados, tambm de cima. Num governo, o oposto de assistencialismo, que d alguns trocados aos despossudos, em lugar de emprego e educao, que lhes devolveriam a dignidade. lutar pelo bem comum, perseguindo e escancarando a verdade mesmo que contrarie grandes e vrios interesses. (Lya Luft, Veja, 20.09.2006) 02. Em Todos a conhecem em seus traos mais largos, alguns a praticam. os pronomes em destaque referem-se (A) ambos ao termo moralidade. (B) aos termos tica e moralidade, respectivamente. (C) ambos expresso decncia humana fundamental. (D) aos termos corrupo e tica, respectivamente. (E) ambos ao termo tica. 03. Sobre a orao ... a pobre anda humilhada demais. afirma-se que I. o sujeito a expresso a pobre; II. o predicado verbal; III. o ncleo do predicado o termo anda. Est correto apenas o que se afirma em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e III. (E) II e III. 04. Em ... est contida tambm nas leis to mal cumpridas do pas. as duas expresses adverbiais em destaque estabelecem, respectivamente, relao de (A) modo e tempo. (B) intensidade e modo. (C) modo e modo. (D) intensidade e causa. (E) modo e causa. 05. Assinale a alternativa em que a frase est correta quanto pontuao. (A) A crise de autoridade na vida pblica, resulta do casamento da corrupo com cumplicidade. (B) Fazem parte da decncia humana fundamental, a tica e a moralidade. (C) As leis, que so mal cumpridas no pas tm em si, a moralidade. (D) Quando a tentao nos assedia, preciso coragem e muita para dizer no. (E) A crise de autoridade, verificada na vida pblica tambm se reflete, na famlia. 001 06. Exige grande coragem dizer no quando a tentao (de roubar, de enganar, ou de compactuar com tudo isso) nos assedia de todos os lados...

(www.chargeonline.com.br)

Considerando que as duas personagens esto jogando xadrez, deve-se entender que a primeira, referindo-se a uma jogada, quis dizer _____________ . A segunda entendeu como uma referncia a um documento bancrio ____________ . Trata-se ___________ com _____________. Os espaos da frase devem ser preenchidos, respectivamente, com (A) xeque ... xeque ... da mesma palavra ... a mesma pronncia (B) cheque ... cheque ... da mesma palavra ... a mesma escrita (C) cheque ... xeque ... de palavras diferentes ... a mesma pronncia (D) cheque ... cheque ... de palavras iguais ... a mesma pronncia e escrita (E) xeque ... cheque ... de palavras distintas ... a mesma pronncia Para responder s questes de nmeros 02 a 10, leia o texto. O casamento infeliz da corrupo com cumplicidade e a resultante crise de autoridade na vida pblica (com reflexos em toda sociedade, inclusive na famlia) trazem tona a questo da moralidade. (No estou usando, de propsito, a palavra tica: a pobre anda humilhada demais.) No se confunda moralidade com moralismo, que filho da hipocrisia. Moralidade faz parte da decncia humana fundamental. Dispensa teorias, mas a base de qualquer convvio e ordem social. Embora no necessariamente escrita, est contida tambm nas leis to mal cumpridas do pas. Todos a conhecem em seus traos mais largos, alguns a praticam. Moralidade compostura. exercer autoridade externa fundamentada em autoridade moral. fiscalizar rigorosamente o cumprimento das leis sem ser

37

Na frase, a referncia do discurso a 1. pessoa do plural, o que se confirma pelo emprego do pronome nos. Alterando-se essa referncia para a 3. pessoa do plural, em norma culta, obtm-se: Exige grande coragem dizer no quando a tentao (A) assedia eles de todos os lados. (B) lhes assedia de todos os lados. (C) vos assedia de todos os lados. (D) assedia voc de todos os lados. (E) os assedia de todos os lados. 07. Assinale a alternativa correta sobre o perodo Dispensateorias, mas a base de qualquer convvio e ordem social. (A) um perodo composto por coordenao, e a segunda orao aditiva. (B) um perodo composto por subordinao, e a segunda orao concessiva. (C) um perodo composto por coordenao, e a segunda orao adversativa. (D) um perodo composto por subordinao, e a segunda orao causal. (E) um perodo composto por coordenao, e a segunda orao alternativa. 08. Assinale a alternativa em que o verbo em destaque est corretamente grafado e flexionado. (A) A crise de autoridade advem do casamento infeliz da corrupo com cumplicidade. (B) Muita gente interveio tentando lutar pelo bem comum social. (C) Se uma pessoa pr sua coragem em prtica, dir no quando a tentao assediar. (D) Se uma pessoa quizer manter sua decncia, dever pratic-la. (E) As leis mal cumpridas do pas contm em si a to necessria moralidade. As questes de nmeros 09 e 10 tm como base o trecho Num governo, o oposto de assistencialismo, que d alguns trocados aos despossudos, em lugar de emprego e educao, que lhes devolveriam a dignidade. lutar pelo bem comum, perseguindo e escancarando a verdade mesmo que contrarie grandes e vrios interesses. 09. Assinale a alternativa em que, na primeira coluna, est indicada, corretamente, a palavra a que se refere o pronome lhes e, na segunda, um emprego sinttico semelhante do pronome.

10. A palavra que aparece trs vezes no trecho, sendo que, (A) na primeira ocorrncia, pronome relativo; na segunda, conjuno subordinativa; e, na terceira, conjuno coordenativa. (B) nas trs ocorrncias, trata-se de pronome relativo, cuja funo sinttica de sujeito. (C) nas duas primeiras ocorrncias, trata-se de pronome relativo e, na ltima, forma uma locuo conjuntiva concessiva com a palavra mesmo. (D) nas duas primeiras ocorrncias, trata-se de conjuno subordinativa e, na ltima, pronome relativo. (E) na primeira ocorrncia, trata-se de pronome relativo e, nas outras duas, conjuno subordinativa causal e consecutiva, respectivamente. A tira base para responder s questes de nmeros 11 a 13.

(Quino, Toda Mafalda)

38

11. As oraes Quando eu era adolescente e Se a gente no se esforar estabelecem, respectivamente, relaes de (A) tempo e condio. (B) conseqncia e dvida. (C) tempo e finalidade. (D) finalidade e condio. (E) causa e finalidade. 12. Transpondo a fala do ltimo quadrinho para a primeira pessoa do plural, obtm-se: (A) Olha aqui, pessoal! Se ns no se esforar para mudarmos o mundo, depois o mundo que nos vai mudar. (B) Olha aqui, pessoal! Se ns no nos esforarmos para mudar o mundo, depois o mundo que nos vai mudar. (C) Olha aqui, pessoal! Se ns no nos esforar para mudarmos o mundo, depois o mundo que vai mudar a gente. (D) Olha aqui, pessoal! Se ns no se esforarmos para mudar o mundo, depois o mundo que vai mudar ns. (E) Olha aqui, pessoal! Se ns no nos esforar para mudar o mundo, depois o mundo que vai mudar ns. 13. No ltimo quadrinho, a vrgula empregada antes de pessoal se explica por separar, na orao, o (A) vocativo. (B) sujeito. (C) aposto. (D) complemento nominal. (E) objeto direto. Para responder s questes de nmeros 14 a 17, leia o texto. Prezado Senhor, Confirmamos o cadastro do seu currculo. O seu currculo j est disponvel para ser analizado por nosso departamento de Recursos Humanos. importante que voc mantenha todos os seus dados sempre atualizados. Este um dos critrios mais importantes para nossa avaliao. Para tanto, tenha sempre consigo os dados abaixo, para que sempre que necessrio voc possa atualizar seu currculo. 14. No texto, uma palavra est grafada incorretamente e um pronome est mal empregado. Trata-se, respectivamente, de (A) abaixo e voc. (B) Recursos e seu. (C) necessrio e Este. (D) analizado e consigo. (E) atualizar e nosso. 15. Assinale a alternativa em que a correlao entre os tempos verbais est correta. (A) Seria importante que voc mantesse todos os seus dados em dia.

(B) Ser importante que voc mantm todos os seus dados em dia. (C) Seria importante que voc mantivesse todos os seus dados em dia. (D) Era importante que voc manteria todos os seus dados em dia. (E) Foi importante que voc mantinha todos os seus dados em dia. 16. Assinale a alternativa correta quanto ao emprego de pronomes e regncia. (A) No esquea os dados de seu currculo para que possa sempre manter-lhe em dia. (B) No se esquea dos dados de seu currculo para que possa sempre mant-lo em dia. (C) Lembre-se sempre os dados de seu currculo para que possa manter-no em dia. (D) Lembre dos dados de seu currculo para que possa manter-lhe em dia sempre. (E) Lembre-se dos dados de seu currculo para que possa sempre manter-lhe em dia. 17. Considerando o tratamento expresso em Prezado Senhor, se o remetente optasse por um pronome de tratamento mais formal, concordando com essa expresso, o incio do 3 pargrafo deveria assumir a seguinte redao: (A) importante que Vossa Excelncia mantenha todos os seus dados... (B) importante que Sua Excelncia mantenha todos os vossos dados... (C) importante que Vossa Senhoria mantenha todos os seus dados... (D) importante que Sua Senhoria mantenha todos os vossos dados... (E) importante que Vossa Eminncia mantenha todos os seus dados... As questes de nmeros 18 a 20 referem-se ao texto. A mdia sempre aquela. Mas... Ser a mdia a guardi da tica, anjo protetor do decoro, sentinela do Estado de Direito? ___________ vertiginosas dvidas. No Brasil e no mundo, so poucos os rgos miditicos que ainda praticam o jornalismo sombra dos velhos, insubstituveis princpios: fidelidade canina verdade factual, exerccio desabrido do esprito crtico, fiscalizao diuturna do poder ___________ quer que se manifeste. (...) _____________ avana o processo de afastamento do jornalismo do papel inicial de servio pblico. No Brasil, a rota diversa daquela percorrida em outros pases, em decorrncia do nosso atraso, a nos manter em um tempo especial, suspenso, mas no equilibrado, entre Idade Mdia e contemporaneidade.
(www.cartacapital.com.br/2007/06/a-midia-e-sempre-aquelamas/view)

39

18. Os espaos do texto devem ser preenchidos, respectivamente, com (A) Justifica-se ... aonde ... Faz dcadas que (B) Justifica-se ... onde ... Fazem dcadas que (C) Justificam-se ... aonde ... So dcadas que (D) Justificam-se ... onde ... H dcadas (E) Justificam-se ... aonde ... Fazem dcadas que 19. Considerando I guardios, II guardies e III guardies, correto afirmar que o plural masculino do termo guardi, que ocorre no primeiro pargrafo, est devidamente expresso apenas em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e III. (E) II e III. 20. Assinale a alternativa correta quanto crase. (A) No Brasil, a rota no se parece com nada que se viu percorrer em outros pases. (B) No Brasil, a rota no equivale nenhuma daquelas percorridas em outros pases. (C) No Brasil, a rota no tem ver com aquela percorrida em outros pases. (D) No Brasil, a rota no se assemelha nenhum caso percorrido em outros pases. (E) No Brasil, a rota no igual quela percorrida em outros pases. 21. As faces de traficantes do Rio de Janeiro ________ os planos de Segurana Pblica de sucessivos governadores ___________ . Desde o incio desse processo, na dcada de 80, no se via uma ao policial com ndice de aprovao semelhante ao da ___________ realizada no Complexo do Alemo _________ da abertura do Pan. (www.terra.com.br/istoe, 05.07.2007) Os espaos do texto devem ser preenchidos, respectivamente, com (A) explodiram ... fluminense ... megaoperao ... h poucos dias (B) esplodiram ... fluminense ... megoperao ... h poucos dias (C) explodiro ... fluminenses ... mega-operao ... a poucos dias (D) explodiram ... fluminenses ... megaoperao ... a poucos dias (E) esplodiram ... fluminense ... megaoperao ... h poucos dias Para responder s questes de nmeros 22 e 23, leia o texto. De acordo com o relatrio de 2005 da Organizao das Naes Unidas para Alimentao e Agricultura (FAO), 17% dos habitantes dos pases em desenvolvimento sofrem de ___________ nutrio. Os nmeros so preocupantes _____________ a baixa no

nmero da populao atingida, cerca de 3% entre 1992 e 2002, foi anulada pelo aumento natural da populao. A reduo da mdia de vtimas de fome para 2005 ainda um objetivo ilusrio. No Brasil, os famintos somam 14 milhes. (Galileu, julho de 2006) 22. Os espaos do texto devem ser preenchidos, respectivamente, com (A) m ... por qu (B) mal ... por que (C) mau ... porqu (D) m ... porque (E) mal ... porque 23. Assinale a alternativa correta quanto concordncia. (A) Cerca de 3% da populao mundial sofre com o problema da fome, segundo dados da ONU. (B) Calculam-se que 14 milhes de pessoas no Brasil sofram com a fome, apesar da baixa na populao por ela atingida. (C) No se mantm os ndices de desenvolvimento de um pas se nele ainda persiste a fome. (D) O relatrio da ONU e a quantidade de famintos no Brasil mostra um quadro de desolao. (E) Houve baixa no nmero de famintos, mas com o aumento natural da populao v-se que ainda existe muitos deles. As questes de nmeros 24 a 28 referem-se ao texto. O empobrecimento da nossa sociedade provocou uma diminuio crnica dos investimentos em educao em nosso pas e, por causa disso, houve ntida piora da qualidade do ensino pblico. Essa queda se acentuou nos ltimos 30 anos, e a educao pr-universitria foi, com certeza, a mais prejudicada. consenso que o acesso ao conhecimento fator fundamental para incluso e transformao social. Assim, mais do que nunca, todos os brasileiros devem ter acesso educao, desde a mais tenra idade at a profissionalizao, seja esta de que nvel for. No caso brasileiro, contudo, preciso ir alm desse consenso. Tendo em vista os graves problemas sociais que vivenciamos atualmente, no basta apenas educar at o estgio profissionalizante. necessrio discutir que tipo de profissionalizao devemos promover. So tantas as carncias, que a formao profissionalizante deve ir alm da capacitao tcnica. (Marcos Boulos, Folha de S.Paulo, 21.08.2006) 24. Em ... seja esta de que nvel for. o pronome esta refere-se a (A) transformao. (B) educao. (C) tenra idade. (D) incluso. (E) profissionalizao.

40

25. Assinale a alternativa em que os termos fazem o plural a exemplo de pr-universitria. (A) azul-marinho, super-homem. (B) pr-do-sol, reco-reco. (C) infra-estrutura, ps-graduao. (D) homem-bomba, p-de-moleque. (E) viva-negra, pau-a-pique. 26. Assinale a alternativa correta quanto crase. (A) consenso que o acesso muitas informaes fator fundamental para incluso e transformao social. (B) consenso que o acesso s informaes fator fundamental para incluso e transformao social. (C) consenso que o acesso a todas s informaes fator fundamental para incluso e transformao social. (D) consenso que o acesso uma grande quantidade de informaes fator fundamental para incluso e transformao social. (E) consenso que o acesso todo tipo de informaes fator fundamental para incluso e transformao social. 27. Em necessrio discutir que tipo de profissionalizao devemos promover. a orao substantiva em destaque funciona sintaticamente como (A) aposto. (B) predicativo. (C) complemento nominal. (D) sujeito. (E) objeto direto. 28. No perodo So tantas as carncias, que a formao profissionalizante deve ir alm da capacitao tcnica. a orao destacada apresenta informaes que, em relao s precedentes, devem ser consideradas como (A) causa. (B) conseqncia. (C) comparao. (D) finalidade. (E) concesso. Para responder s questes de nmeros 29 e 30, leia a charge.

(www.chargeonline.com.br) 29. Considerando-se o interlocutor do urso como VOC, as formas verbais no imperativo devem assumir as seguintes flexes: (A) v veja avise. (B) vai veja avisa. (C) vais vejas avisas. (D) v veja avisa. (E) vai v avise. 30. Na situao de comunicao apresentada, o aumentativo em palhao faz com que a palavra assuma um valor (A) de espanto. (B) de tamanho. (C) afetivo. (D) de admirao. (E) pejorativo. Gabarito 01.E 06.E 11.A 16.B 21.D 26.B 02.A 07.C 12.B 17.C 22.D 27.E 03.A 08.B 13.A 18.D 23.A 28.B 04.B 09.D 14.D 19.E 24.E 29.A 05.D 10.C 15.C 20.E 25.C 30.E

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO 02.11.2008 LNGUA PORTUGUESA Leia o texto para responder s questes de nmeros 01 a 16. H duas dcadas, o interesse por gastronomia alcana pblicos cada vez maiores. O paradoxal que as pessoas nunca cozinharam to pouco. Grandes parcelas das populaes urbanas comem fora de casa, devido aos

41

turnos de trabalho ou pela facilidade das refeies prontas. Cozinhar virou quase um hobby praticado beira do fogo. Os amigos so convocados para nos ver praticando lies culinrias entre foges modernos, panelas importadas e ingredientes da moda. Mas quem se dedica mesmo cozinha sabe que preparar o alimento requer pacincia, habilidade, vontade de dominar tcnicas, disposio, praticidade e inventividade. Cozinhar para um restaurante ou para a famlia exige o mesmo esforo: queremos agradar quem ser servido, propondo receitas prazerosas aos sentidos, harmoniosas em nutrientes e que deixem gosto de quero mais. Sem contar que precisamos adotar pratos pouco calricos, saudveis e ambientalmente corretos. Interessar-se pelos alimentos o primeiro passo para se dedicar cozinha. Procure se informar sobre os ingredientes de cada receita. Um cozinheiro precisa ser curioso, fuar na internet, se ligar em novidades, visitar feiras e supermercados. Depois, habitue-se a arquivar sugestes de pratos e perca o medo de receitas elaboradas. Sempre existe primeira vez e sua estria poder surpreender. Comece sozinho ou praticando com amigos. (No teste nada com quem voc namora ou com o seu parceiro. Sabores errados deixam m impresso por bastante tempo...) Portanto, mos obra e perseverana nas panelas: o importante comear. O resto vem bem mais rpido do que voc imagina. (Carla Pernambuco, RSVP, set. de 2008) 01. De acordo com o texto, correto afirmar que (A) o pblico dos cursos de gastronomia aumentou muito nos ltimos vinte anos. (B) mais do que organizao, preciso fazer um curso para se dedicar cozinha. (C) o interesse pela culinria cada vez maior, embora, no geral, cozinhe-se cada vez menos. (D) namorados e amigos so os melhores conselheiros de quem est se iniciando na gastronomia. (E) o interesse pela gastronomia justifica-se, principalmente, pela maior oferta de refeies prontas. 02. No primeiro pargrafo, a autora afirma que, na sociedade moderna, as pessoas cozinham pouco porque (A) as exigncias de trabalho no permitem comer em casa e obrigam a optar pela praticidade das refeies prontas. (B) a evoluo da culinria exige que sejam feitos cursos especializados, no havendo mais a cultura da comida caseira. (C) no conseguem introduzir nas refeies pratos balanceados e ricos em nutrientes. (D) no possuem a habilidade e pacincia necessrias para a arte culinria. (E) as exigncias e a sofisticao do mercado tornam foges modernos e panelas importadas indispensveis em qualquer cozinha.

03. No segundo pargrafo, dentre as qualidades necessrias para preparar um alimento, segundo a autora, est (A) a necessidade de ter dinheiro. (B) a criatividade. (C) a necessidade de ter um fogo moderno. (D) a adoo de uma tabela rica em calorias. (E) encarar a atividade como um hobby apenas. 04. queles que desejam se dedicar cozinha, a autora recomenda (A) fazer compras pela internet. (B) consultar a tabela calrica. (C) procurar a ajuda de um nutricionista. (D) pesquisar e visitar feiras e supermercados. (E) viajar e pesquisar temperos exticos. 05. Assinale a alternativa que contm, respectivamente, informao correta sobre a opinio da autora sobre as receitas complexas (3. pargrafo) e o melhor comeo para quem quer cozinhar (4. pargrafo). (A) necessrio arriscar / deve-se testar seus experimentos sozinho ou com amigos. (B) No recomendvel para principiantes / deve-se treinar com o namorado. (C) Aconselha a fazer esse tipo de prato para namorados / deve-se freqentar escolas de gastronomia. (D) Diz ser o tipo de receita ideal para restaurantes / deve-se aprender com a famlia. (E) recomendvel fazer sempre alteraes na receita / deve-se ter humildade para aprender com os grandes mestres da culinria. 06. No ltimo pargrafo, sobre o tempo de aprendizado possvel afirmar que (A) o incio rpido, mas o aprendizado lento. (B) o incio lento, assim como o aprendizado. (C) aconselhvel aguardar um parceiro para dar o primeiro passo. (D) aps se dar o primeiro passo, o resto do aprendizado vem rapidamente. (E) toda estria infeliz, porque feita com sabores errados. 07. Assinale a alternativa em que o trecho Portanto, mos obra e perseverana nas panelas: o importante comear. reescrito, encontra-se corretamente pontuado, de acordo com a norma culta. (A) Mos obra, portanto e, perseverana, pois o importante, comear. (B) Mos obra, portanto e perseverana, pois, o importante comear. (C) Mos obra portanto, e, perseverana, pois o importante, comear. (D) Mos obra portanto e, perseverana pois, o importante, comear.

42

(E) Mos obra, portanto, e perseverana, pois o importante comear. 08. O trecho Cozinhar para um restaurante ou para uma famlia exige o mesmo esforo. est construdo na voz ativa. Transpondo-o para a voz passiva, o trecho deve assumir a seguinte forma, de acordo com a norma culta: (A) Exigem-se o mesmo esforo ao se cozinhar para um restaurante ou para uma famlia. (B) O mesmo esforo exigido ao se cozinhar para um restaurante ou para uma famlia. (C) Para uma famlia ou um restaurante, cozinhar exige o mesmo esforo. (D) Cozinhar, para uma famlia ou um restaurante, exige o mesmo esforo. (E) O mesmo esforo ser exigido para se cozinhar para uma famlia ou restaurante. 09. Assinale a alternativa na qual a palavra destacada foi empregada em sentido figurado. (A) Um cozinheiro precisa se ligar em novidades. (B) Perca o medo de receitas elaboradas. (C) Cozinhar para um restaurante ou para a famlia exige o mesmo esforo. (D) Precisamos adotar pratos pouco calricos. (E) Sabores errados deixam m impresso. 10. No trecho Os amigos so convocados para nos ver praticando lies culinrias... a preposio para tem o sentido de (A) causa. (B) companhia. (C) oposio. (D) tempo. (E) finalidade. 11. No trecho Sempre existe primeira vez. substituindo-se o verbo existir por haver, no futuro do presente do modo indicativo, e flexionando-se o substantivo vez, no plural, obtm-se a seguinte frase: (A) Sempre haviam primeiras vezes. (B) Sempre haver primeiras vezes. (C) Sempre houveram primeiras vezes. (D) Sempre havero primeiras vezes. (E) Sempre houve primeiras vezes. 12. O paradoxal que as pessoas nunca cozinharam to pouco. Nesse trecho, o substantivo paradoxal significa (A) parmetro. (B) estranho. (C) padro. (D) pretexto. (E) contraditrio. 13. Em Mas quem se dedica mesmo cozinha sabe que preparar o alimento requer pacincia. (2. pargrafo) a

conjuno Mas estabelece entre os pargrafos uma idia de (A) concluso. (B) condio. (C) causa. (D) oposio. (E) adio. 14. No trecho Sempre existe primeira vez e sua estria poder surpreender. (3. pargrafo) as aspas so utilizadas para (A) transcrever a fala da personagem. (B) indicar que a palavra foi escrita propositadamente de maneira incorreta. (C) ironizar as pretenses do leitor de se tornar um grande chefe de cozinha. (D) indicar que o incio na arte de cozinhar pode ser um desastre. (E) ressaltar o sentido da palavra estria, como se comear na cozinha fosse uma arte. 15. Assinale a alternativa em que o termo em destaque indica a mesma circunstncia que Depois em Depois, habitue-se a arquivar sugestes de pratos... (3. pargrafo) (A) Provavelmente a gastronomia se tornar muito valorizada. (B) Um cozinheiro precisa ser muito curioso e gostar de novidades. (C) A viso que se tem hoje de um cozinheiro de valorizao. (D) Aqui vemos pessoas se dedicarem gastronomia internacional. (E) Cozinhar em casa no fica caro. 16. No trecho ... entre foges modernos, panelas importadas... (1. pargrafo) um antnimo para o adjetivo moderno pode ser (A) de vanguarda. (B) obsoleto. (C) eficiente. (D) rpido. (E) potente. 17. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas, de acordo com a norma culta. Dedicar-se ____ culinria uma forma de vincularse _____ uma ocupao diferente do trabalho, um hobby que pode ajudar ___ lidar melhor com o estresse. (A) ... a ... a (B) ... a ... (C) ... ... (D) a ... ... (E) a ... a ... 18. Assinale a alternativa em que a concordncia verbal e a nominal esto corretas, de acordo com a norma culta.

43

(A) Precisamos adotar comidas meio calricas e saudveis. (B) As lies de culinria exige uma cozinha cheia de utenslios modernos. (C) A cozinheira ficou meia estressada por salgar demais a carne. (D) Fazem vinte anos que a gastronomia alcana pblicos mais interessado. (E) A cozinheira mesmo preparou o alimento com pacincia e habilidade. 19. Considere as frases: I. H muitas sugestes de pratos, habitue-se a arquivarlhes. II. A maioria das lies culinrias so simples; basta querer aprend-las. III. No deve-se procurar novas receitas e novos procedimentos. O uso dos pronomes e a sua colocao esto corretos apenas em (A) II e III. (B) I e II. (C) III. (D) II. (E) I. 20. Assinale a alternativa em que a regncia nominal e verbal esto corretas, de acordo com a norma culta. (A) Entre as etiquetas, uma das mais importantes referese dos modos de sentar-se na mesa. (B) Quem se dedica trabalho de culinria sabe que para preparar um alimento h exigncia com habilidades. (C) Um bom cozinheiro tem obrigao com conhecer aos alimentos. (D) A discusso sobre tcnicas culinrias cada vez mais comum nas conversas entre amigos. (E) Para cozinhar bem exige-se por interesse e disposio. Gabarito 01.C 06.D 11.B 16.B 02.A 07.E 12.E 17.A 03.B 08.B 13.D 18.A 04.D 09.A 14.E 19.D 05.A 10.E 15.C 20.D

Escrevente Tcnico Judicirio TJ SP CAPITAL 22.08.2010 Lngua Portuguesa Leia o texto para responder s questes de nmeros 01 a 20. Quando algumas pessoas que s acompanham meu trabalho como jornalista cultural sabem que admiro, pratico e comento futebol, isso sem falar de quando declaro o time para o qual toro, soltam frases como

Isso no importante, Que perda de tempo ou Todo mundo tem seu lado irracional. So frases engraadamente preconceituosas. Sugerem que os livros e as artes so sempre importantes, nunca desperdiam nosso tempo e agem como veculos da nossa razo. E est claro que no assim... E sugerem, por outro lado, que do futebol nada se aprende. Bem, muitos intelectuais aprenderam dele, como de outros esportes, e eu digo sempre que o futebol me ensinou mais sobre o Brasil do que muitos livros de histria. Tambm me ensinou sobre a natureza humana. Concordo que o futebol no importante; mais ainda, que as pessoas lhe do muita importncia, desde o torcedor que briga com a mulher ou com o vizinho porque o time perdeu at o professor que decide defender a tese de que um time de 11 marmanjos de cales serve como modelo para o que uma nao deve fazer com sua economia, educao, etc. Mas o futebol tem importncia por mexer com outras dimenses da nossa natureza, como o instinto de competio fsica e a inclinao para o ritual simblico. Como ao ler as lendas da mitologia ou os romances de aventura, projetamos no futebol um gosto pela faanha, uma curiosidade sobre o limite. Viver mover. Se 2 bilhes de pessoas param para ver uma final de Copa do Mundo, um observador cultural no pode ficar indiferente a isso. Logo, ver algo que me d prazer como simulao de nossas possibilidades motoras e ldicas, no precisa ser perda de tempo. (...) Sobre o lado irracional, uma das coisas que o futebol mostra que racionalidade e irracionalidade no so duas instncias lado a lado, mas que se mesclam e muitas vezes com resultados positivos. O que Pel fazia em campo podia partir de uma memria corporal vinda desde as brincadeiras de infncia e quantos prazeres da vida no tm a mesma relao com o jogo? e, no entanto, era produto de um trabalho mental, consciente, forjado em tentativa e erro, repetidas vezes. O craque no o que pensa mais rpido e, assim, aplica o que faz com a bola dentro da narrativa da partida. Como nas artes, na poltica ou na paquera, o grande segredo mora no timing. preciso ensaiar para no fazer em campo apenas as jogadas ensaiadas. (Daniel Piza, O Estado de S.Paulo, 13.06.2010. Adaptado) 01. A orao isso sem falar de quando declaro o time para o qual toro, no contexto do primeiro pargrafo, (A) indica redundncia de ideias e torna o trecho ininteligvel. (B) apresenta pontuao inadequada, por estar entre vrgulas. (C) contm estrutura sinttica sem nexo lgico. (D) deveria estar no final do perodo para garantir-lhe a coeso. (E) poderia vir entre travesses, pois trata-se de orao intercalada.

44

02. Assinale a alternativa em que a colocao dos termos na frase foge da usual, tal como se observa em: ... do futebol de conchavos nada se aprende. (A) A mdia usa os dolos para comover a populao com emoes fortes. (B) A nao embarca num patriotismo desproporcional s vsperas de cada Copa. (C) O futebol se amarrou autoimagem do pas para sempre. (D) Dos tcnicos de futebol muito se fala. (E) O surgimento consagrador de Pel compensou o trauma de 1950. 03. O perodo construdo com duas das frases seguintes Isso no importante./ Que perda de tempo./ Todo mundo tem seu lado irracional. est correto, quanto correlao de tempo verbal, em (A) Se isso fosse importante, no era perda de tempo. (B) Por mais que fosse irracional, no ser perda de tempo. (C) Embora se perca muito tempo com isso, no uma irracionalidade. (D) Talvez se perde muito com isso e seja assim uma irracionalidade. (E) Contanto que isso era perda de tempo, , pois, uma irracionalidade. 04. A nova verso da frase ... eu digo sempre que o futebol me ensinou mais sobre o Brasil do que muitos livros de histria. est correta, quanto regncia, de acordo com a norma culta, em (A) O autor disse: recorro sempre sobre o futebol onde me ensina mais sobre o Brasil que muitos livros de histria. (B) O futebol franqueou-me mais conhecimentos sobre o Brasil que os livros de histria. (C) Ele referiu-se com o fato que aprendeu mais sobre o Brasil com o futebol que com os livros de histria. (D) Supe-se de que o futebol ensine mais sobre o Brasil que os livros de histria. (E) Os livros de histria no so propensos de ensinamentos sobre o Brasil quanto o futebol. 05. As frases do trecho Concordo que o futebol no importante, que as pessoas lhe do muita importncia, que um time de 11 marmanjos serve como modelo para uma nao. esto corretamente reescritas em: (A) Atenho-me ideia de que o futebol no importante, de que as pessoas supervalorizam-no, de que um time de 11 marmanjos presta-se a modelo para uma nao. (B) Atenho-me a ideia de que o futebol no importante, de que as pessoas supervalorizam-lo, de que um time de 11 marmanjos presta-se a modelo para uma nao. (C) Atenho-me ideia de que o futebol no importante, de que as pessoas supervalorizam-lhe, de que um time de 11 marmanjos presta-se modelo para uma nao. (D) Atenho-me a ideia de que o futebol no importante, de que as pessoas supervalorizam-no, de que um time de 11 marmanjos presta-se a modelo para uma nao.

(E) Atenho-me a ideia de que o futebol no importante, de que as pessoas supervalorizam ele, de que um time de 11 marmanjos presta-se modelo para uma nao. Considere o trecho para responder s questes de nmeros 06 a 08. Mas o futebol tem importncia por mexer com outras dimenses da nossa natureza, como o instinto de competio fsica e a inclinao para o ritual simblico. Como ao ler as lendas da mitologia ou os romances de aventura, projetamos no futebol um gosto pela faanha, uma curiosidade sobre o limite. 06. Assinale a alternativa correta quanto grafia da palavra porque. (A) Mas o futebol tem importncia por qu? Voc sabe o motivo por que o brasileiro ama futebol? Porque ele mexe com outras dimenses de nossa natureza. (B) Mas o futebol tem importncia porque? Voc sabe o motivo porque o brasileiro ama futebol? Porque ele mexe com outras dimenses de nossa natureza. (C) Mas o futebol tem importncia por qu? Voc sabe o motivo porque o brasileiro ama futebol? Por que ele mexe com outras dimenses de nossa natureza. (D) Mas o futebol tem importncia por qu? Voc sabe o motivo por que o brasileiro ama futebol? Por que ele mexe com outras dimenses de nossa natureza. (E) Mas o futebol tem importncia por que? Voc sabe o motivo porque o brasileiro ama futebol? Por que ele mexe com outras dimenses de nossa natureza. 07. Assinale a alternativa que reescreve, sem alterao de sentido, a frase Mas o futebol tem importncia por mexer com outras dimenses da nossa natureza,... (A) Pois o futebol tem importncia por mexer com outras dimenses da nossa natureza,... (B) Porm o futebol tem importncia por mexer com outras dimenses da nossa natureza,... (C) Logo, o futebol tem importncia por mexer com outras dimenses da nossa natureza,... (D) Assim, o futebol tem importncia por mexer com outras dimenses da nossa natureza,... (E) E o futebol tem importncia por mexer com outras dimenses da nossa natureza,... 08. Na frase ... projetamos no futebol um gosto pela faanha... a expresso um gosto pela faanha est corretamente substituda, de acordo com a norma culta, por um pronome pessoal, em (A) ... projetamos-lhe no futebol... (B) ... projetamo-lo no futebol... (C) ... projetamos-no no futebol... (D) ... projetamos-o no futebol... (E) ... projetamo-lhe no futebol... 09. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase dada. Uma final de Copa do Mundo um evento

45

(A) de que um observador cultural no pode ficar indiferente. (B) sob o qual um observador cultural no pode ficar indiferente. (C) ao qual um observador cultural no pode ficar indiferente. (D) ao que um observador cultural no pode ficar indiferente. (E) do qual um observador cultural no pode ficar indiferente. 10. Assinale a alternativa que reescreve, corretamente, de acordo com a norma culta, os segmentos frasais: As pessoas sabem que pratico futebol .../ O futebol tem mais importncia que as artes./ ... algo que me d prazer. (A) As pessoas sabem que adiro o futebol .../ O futebol sobrepem-se s artes./ ... algo que me apraz. (B) As pessoas sabem que adero ao futebol .../ O futebol sobrepe-se as artes./ ... algo que apraza-me. (C) As pessoas sabem que adiro ao futebol .../ O futebol sobrepe-se as artes./ ... algo que me apraz. (D) As pessoas sabem que vou aderir ao futebol .../ O futebol sobrepe-se as artes./ ... algo que me aprazer. (E) As pessoas sabem que adiro ao futebol .../ O futebol sobrepe-se s artes./ ... algo que me apraz. 11. Assinale a alternativa em que as duas frases apresentam sujeito composto, como em ... racionalidade e irracionalidade no so duas instncias lado a lado, (A) Vargas e seus ministros no eram fs de futebol./ Mas o governo Vargas reinventou o Brasil, dando-lhe identidade cultural. (B) Mario Filho e Nelson Rodrigues foram os grandes cronistas do futebol./ No se sentem vontade para falar de futebol os comentaristas e os cronistas mais velhos. (C) Dois historiadores estrangeiros no querem usar o futebol para pregar nacionalismo./ O mundo exalta os dolos por unir beleza e eficcia. (D) A fase de autoafirmao por meio do futebol j passou./Geram ainda muita polmica o futebol-arte e o futebol-fora. (E) Eram dois grandes escritores, mas no se davam bem./Intelectuais estrangeiros dedicam-se a estudar o fenmeno do futebol no Brasil. 12. Una as frases por meio de um pronome relativo e assinale a alternativa com formas gramaticais corretas, de acordo com a norma culta: Pel fazia muito em campo./ As brincadeiras de infncia de Pel ficaram guardadas na memria corporal. (A) Pel, cujas brincadeiras de infncia provinham da memria corporal, fazia muito em campo. (B) Pel, quem as brincadeiras de infncia procedia da memria corporal, fazia muito em campo. (C) Pel, que as brincadeiras de infncia proviam da memria corporal, fazia muito em campo. (D) Pel, cujas as brincadeiras de infncia se extraia da memria corporal, fazia muito em campo. (E) Pel, cujas brincadeiras de infncia se fabricava da

memria corporal, fazia muito em campo. 13. O trecho ... era produto de um trabalho mental, consciente, forjado em tentativa e erro, repetidas vezes. O craque no o que pensa mais rpido e, assim, aplica o que faz com a bola dentro da narrativa da partida. est correto quanto ao plural das formas em: (A) ... eram produtos de trabalho mentais, conscientes, forjados em tentativa e erro, repetidas vezes. Os craques no so os que pensa mais rpido e, assim, aplicam o que fazem com a bola dentro da narrativa da partida. (B) ... eram produtos de trabalhos mentais, conscientes, forjado em tentativa e erro, repetidas vezes. O craque no so os que pensam mais rpido e, assim, aplica o que fazem com a bola dentro da narrativa da partida. (C) ... eram produtos de trabalhos mentais, conscientes, forjados em tentativa e erro, repetidas vezes. Os craques no so os que pensam mais rpido e, assim, aplicam o que fazem com a bola dentro da narrativa da partida. (D) ... eram produtos de trabalhos mentais, conscientes, forjados em tentativa e erro, repetidas vezes. Os craques no o que pensam mais rpidos e, assim, aplicam o que faz com a bola dentro da narrativa da partida. (E) ... eram produtos de trabalho mentais, consciente, forjado em tentativa e erro, repetidas vezes. O craque no so o que pensam mais rpidos e, assim, aplicam o que faz com a bola dentro da narrativa da partida. 14. Assinale a alternativa correta, quanto concordncia verbal, na alterao da frase: O craque no o que faz isso ou aquilo. (A) No se tratam de craques que fazem isso ou aquilo. (B) Isso ou aquilo no so coisas que deve ser feitas pelo craque. (C) Isso ou aquilo no so o que deve fazer craques. (D) O craque talvez no seja o que faz isso ou aquilo. (E) No podem existir craque que faam isso ou aquilo. 15. A alternativa que reescreve corretamente o perodo preciso ensaiar para no fazer em campo apenas as jogadas ensaiadas. iniciando-o com a ideia de finalidade, : (A) Para que no se faam em campo apenas jogadas ensaiadas, preciso ensaiar. (B) Embora no se faam em campo apenas jogadas ensaiadas, preciso ensaiar. (C) Ainda que no se faam em campo apenas jogadas ensaiadas, preciso ensaiar. (D) Por mais que no se faam em campo apenas jogadas ensaiadas, preciso ensaiar. (E) Contanto que no se faam em campo apenas jogadas ensaiadas, preciso ensaiar. 16. Assinale a alternativa em que a orao se estrutura, sequencialmente, com as mesmas funes sintticas dos termos da orao: As artes nunca desperdiam nosso tempo. (A) Os prazeres da vida no tm as mesmas relaes com o jogo?

46

(B) O futebol me ensinou muito mais que os livros de histria. (C) Os intelectuais sempre criticam os esportes. (D) Projetamos sobre o futebol um gosto pela faanha. (E) Os livros e as artes sempre so importantes. 17. A alternativa em que as duas expresses em destaque exercem, no contexto frasal, a funo sinttica de circunstncia de tempo, : (A) Quando algumas pessoas que s acompanham meu trabalho cultural sabem que admiro futebol (B) sugerem que os livros e as artes sempre so importantes e nunca desperdiam nosso tempo (C) Como nas artes, na poltica ou na paquera, o grande segredo mora no timing. (D) O futebol tambm me ensinou sobre a natureza humana. (E) Se 2 bilhes de pessoas param para ver a Copa do Mundo, um observador cultural no pode ficar indiferente a isso. 18. Assinale a alternativa em que a expresso em destaque exerce ao mesmo tempo dupla funo sinttica. (A) Todos sabem que admiro futebol. (B) O futebol ensina belas lies ao autor. (C) O professor decidiu defender a tese. (D) Pel pensa rpido. (E) Quantos prazeres da vida no tm a mesma relao com o jogo? 19. Atente para as afirmaes: I. A frase Se as pessoas se opuserem minha opo pelo futebol, eu me defendia. obedece ao princpio de correlao de tempo verbal. II. A frase Intelectuais, professores, governo, ningum desmobiliza a prontido que o brasileiro tem pelo futebol. est correta quanto concordncia verbal. III. No perodo Como ao ler as lendas da mitologia ou os romances de aventura, projetamos no futebol um gosto pela faanha... a orao ao ler pode assumir, no contexto, a seguinte verso: quando lemos. Est correto apenas o que se afirma em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III. 20. De acordo com a norma culta, a frase correta para legenda da foto :

(Daniel Piza, O Estado de S.Paulo, 13.06.2010. Adaptado) (A) Os observadores culturais, qualquer que sejam eles, devem ser sensveis s aptidos ldicas do povo. (B) Vocs, leitores no impeam o autor do texto de dedicar-se as inclinaes esportivas. (C) Apto discorrer sobre futebol, o autor revelou-se um esmio especialista no assunto. (D) O autor reage s inflexveis provocaes advinda de pessoas que lhe so prxima, por conta de seu interesse por futebol. (E) Simulacro de nossas mais ntimas potencialidades ldicas, at de nossas idiossincrasias, o futebol imuniza a todos contra a barbrie. Nas questes de nmeros 21 a 23, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das frases dadas. 21. A Fria se rende ______ vuvuzelas. Caim o ltimo livro de Jos Saramago, que morreu ___ uma semana. Sujeito ____ crises de humor, ele no vive em paz. As vizinhas do andar de cima? No ____ vejo faz tempo. (A) s h s as (B) as h as s (C) s a as s (D) s a s as (E) as h s as 22. No precisa ir ao sebo, LPs _______________ vo voltar s lojas. Obra do autor revela __________ pelo purgatrio. Boato de ____________ piora o mau-humor dos norte-coreanos. Deciso do tribunal um marco e traz princpios ____________ . (A) imprecindveis obseo dezero balisadores (B) imprescindveis obsesso desero balizadores (C) imprecindveis obsesso dezero balizadores (D) imprescindveis obseo desero balisadores (E) imprescindveis obsesso dezero balisadores 23. Eles ___________ os infratores prontamente. H dois meses, eles __________ o dinheiro roubado. Sem que ningum tivesse ____________, o menino tomou as providncias. Se voc ______ o advogado, recomende-lhe prudncia. (A) deteram reaveram intervido ver (B) deteram reouveram intervido vir (C) detiveram reaveram intervindo ver (D) detiveram reouveram intervindo vir (E) detiveram reouveram intervido vir

47

24. Assinale a alternativa correta quanto pontuao. (A) Participe do 21. Curso Estado de Jornalismo. L estaro presentes, alguns dos mais importantes profissionais da rea do jornalismo, no Brasil e no mundo. bom lembrar esse o ltimo curso no gnero reconhecido, como extenso universitria. Por isso, ateno focas o curso oferece 30 vagas gratuitas. (B) Participe, do 21. Curso Estado de Jornalismo. L estaro presentes alguns dos mais importantes profissionais da rea do jornalismo no Brasil e, no mundo. bom lembrar; esse o ltimo curso no gnero, reconhecido como extenso universitria. Por isso ateno focas, o curso oferece 30 vagas gratuitas. (C) Participe do 21. Curso Estado de Jornalismo. L, estaro presentes alguns dos mais importantes profissionais da rea do jornalismo, no Brasil e no mundo. bom lembrar esse o ltimo curso, no gnero reconhecido, como extenso universitria. Por isso ateno, focas o curso oferece 30 vagas gratuitas. (D) Participe do 21. Curso Estado de Jornalismo. L estaro presentes, alguns dos mais importantes profissionais da rea do jornalismo no Brasil e no mundo. bom lembrar: esse o ltimo curso no gnero reconhecido como extenso universitria. Por isso ateno, focas o curso oferece, 30 vagas gratuitas. (E) Participe do 21. Curso Estado de Jornalismo. L estaro presentes alguns dos mais importantes profissionais da rea do jornalismo, no Brasil e no mundo. bom lembrar: esse o ltimo curso no gnero reconhecido como extenso universitria. Por isso, ateno, focas, o curso oferece 30 vagas gratuitas. Leia o texto para responder s questes de nmeros 25 a 29. Conta-se que, um dia, Scrates parou diante de uma tenda do mercado em que estavam expostas diversas mercadorias. Depois de algum tempo, ele exclamou: Vejam quantas coisas o ateniense precisa para viver. Naturalmente ele queria dizer com isto que ele prprio no precisava de nada daquilo. Esta postura de Scrates foi o ponto de partida para a filosofia cnica, fundada em Atenas por Antstenes um discpulo de Scrates, por volta de 400 a. C. Os cnicos diziam que a verdadeira felicidade no depende de fatores externos, como o luxo, o poder poltico e a boa sade. Para eles, a verdadeira felicidade consistia em se libertar dessas coisas casuais e efmeras. E justamente porque a felicidade no estava nessas coisas, ela podia ser alcanada por todos. E, uma vez alcanada, no podia mais ser perdida.
(Jostein Gaarden, O Mundo de Sofia. So Paulo, Cia. das Letras, 1995)

viver. (C) Vejam, atenienses, de quantas coisas vocs precisam para viver. (D) Vejam atenienses quantas coisas, vocs, precisam para viver. (E) Vejam, atenienses, de quantas, coisas vocs, precisam para viver. 26. Se Scrates se encontrasse com o Juiz da Suprema Corte de Atenas, deveria dirigir a ele o seguinte tratamento: (A) Vossa Senhoria encontrou a verdadeira felicidade? (B) Vossa Alteza encontrou a verdadeira felicidade? (C) Meritssimo, Vossa Excelncia encontrou a verdadeira felicidade? (D) Vossa Majestade encontrou a verdadeira felicidade? (E) Vossa Magnificncia encontrou a verdadeira felicidade? 27. Assinale a alternativa que reescreve, corretamente, uma frase do texto. (A) Fatores externos no conduzem para verdadeira felicidade. (B) A verdadeira felicidade no se reduz as coisas efmeras. (C) Os atenienses no vislumbram verdadeira felicidade. (D) Os sbios almejam e alcanam a verdadeira felicidade. (E) O luxo, o poder poltico no constroem verdadeira felicidade. 28. Assinale a alternativa que introduz, corretamente, de acordo com o sentido do texto, uma conjuno na frase: E, uma vez alcanada, no podia mais ser perdida. (A) E, por mais que alcanada, no podia mais ser perdida. (B) E, ainda que alcanada, no podia mais ser perdida. (C) E, quando alcanada, no podia mais ser perdida. (D) E, para que alcanada, no podia mais ser perdida. (E) E, nem alcanada, no podia mais ser perdida. 29. Assinale a alternativa que substitui corretamente, sem alterao de sentido, as expresses em destaque nas frases: Conta-se que, um dia, Scrates parou diante de uma tenda do mercado em que estavam expostas diversas mercadorias. E porque a felicidade no estava nessas coisas, ela podia ser alcanada por todos. (A) onde, visto que (B) na qual, por mais que (C) aonde, contanto que (D) de onde, embora (E) por onde, logo que 30. Complete as lacunas das frases da charge, com as formas verbais corretas.

25. A frase de Scrates, em nova verso, est correta, de acordo com a norma culta, em (A) Vejam, atenienses, quantas coisas vocs precisam, para viver. (B) Vejam atenienses quantas coisas vocs precisam para

48

subestimam seu potencial. (B) se define o avano tecnolgico do pas levando em considerao, principalmente, a poltica pblica para o acesso a esse tipo de bem. (C) se estabelece uma relao paradoxal entre os avanos obtidos na rea tecnolgica e as condies de vida a que est sujeita expressiva parcela da populao. (D) se pode entender como positiva a nova relao do homem com as mquinas, j que elas tiram expressiva parcela da populao de condies aviltantes de vida. (E) se veem a criticidade e o bom senso de grande parte da populao menos favorecida para o uso adequado das novas tecnologias no cotidiano. 02. Levando-se em considerao a situao em que as personagens se encontram, correto afirmar que a fala proferida por uma delas se marca pelo(a) (A) entusiasmo. (B) displicncia. (C) mau humor. (D) ironia. (E) redundncia. As questes de nmeros 03 a 09 baseiam-se no texto. ONU pede ampliao de programas sociais do Brasil 03.C 08.B 13.C 18.D 23.D 28.C 04.B 09.C 14.D 19.E 24.E 29.A 05.A 10.E 15.A 20.E 25.C 30.E SO PAULO Os programas adotados no governo federal ainda no so suficientes para lidar com problemas de desigualdade, reforma agrria, moradia, educao e trabalho escravo, informou ontem a Organizao das Naes Unidas (ONU). Comit da entidade pelos direitos econmicos e sociais pede uma reviso do Bolsa-Famlia, uma maior eficincia do programa e sua universalizao. Por fim, constata: a cultura da violncia e da impunidade reina no Pas. A ONU sugere que o Brasil amplie o BolsaFamlia para camadas da populao que no recebem os benefcios, incluindo os indgenas. E cobra a reviso dos mecanismos de acompanhamento do programa para garantir acesso de todas as famlias pobres, aumentando ainda a renda distribuda. H duas semanas, o comit sabatinou membros do governo em Genebra, na Sua. O documento com as sugestes resultado da avaliao dos peritos do comit que inclui o exame de dados passados pelo governo e por cinco relatrios alternativos apresentados por organizaes no-governamentais (ONGs). Os peritos reconhecem os avanos no combate pobreza, mas insistem que a injustia social prevalece. Um dos pontos considerados como crticos a diferena de expectativa de vida e de pobreza entre brancos e negros. A sugesto da ONU que o governo tome medidas mais focadas. Na viso do rgo, a excluso decorrente da alta proporo de pessoas sem qualquer forma de segurana social, muitos por estarem no setor informal da economia.
(www.estadao.com.br/nacional/not_nac377078,0.htm. 26.05.2009. Adaptado)

(http://humorama.vila.bol.com.br. Adaptado) (A) Levanta v faltam (B) Levante vai falta (C) Levante v falta (D) Levantem vai faltam (E) Levante v faltam Gabarito 01.E 06.A 11.B 16.C 21.A 26.C 02.D 07.B 12.A 17.B 22.B 27.D

Oficial de Justia TJ SP/11.10.2009 Lngua Portuguesa Leia a charge para responder s questes de nmeros 01 a 03.

(www.acharge.com.br)

01. Considerando-se o contexto apresentado na charge, correto afirmar que (A) se mostra a tecnologia estendida a todos os grupos da sociedade, que a utilizam bem, j que os usurios no

49

03. O texto do Estado (A) harmoniza-se com a charge, j que o relatrio apresentado pela ONU aponta a existncia da injustia social no pas. (B) no mantm uma relao temtica com a charge, pois enfoca a necessidade de reviso dos programas sociais. (C) trata do mesmo assunto apresentado na charge, mostrando a superao dos problemas sociais mais graves e urgentes. (D) ajusta-se ideia expressa na charge de que os avanos tecnolgicos trouxeram inmeros benefcios aos menos favorecidos. (E) discute a questo dos direitos econmicos e sociais, o que o distancia do assunto da charge, ou seja, a excluso social. 04. De acordo com o texto, em relao aos programas adotados no governo federal para lidar com os problemas sociais, a ONU deixa evidente que eles (A) se mostram arrojados. (B) devem ser ampliados. (C) no precisaro de melhorias. (D) extinguiram as desigualdades. (E) combatem eficazmente a pobreza. 05. No 1. pargrafo do texto, o termo universalizao aparece grafado entre aspas. Isso ocorre porque se pretende enfatizar que o benefcio deve (A) atingir a todas as pessoas que o solicitem, independentemente de classe social. (B) ser proporcionado a um contingente de pessoas que est fora da pobreza. (C) estar na mira de pessoas incautas, que dele se beneficiam sem terem direito. (D) ser, paulatinamente, oferecido a um nmero menor de pessoas dentro e fora do pas. (E) estender-se a todas as famlias pobres e a camadas da populao excludas de receb-lo. 06. Com a frase A sugesto da ONU que o governo tome medidas mais focadas. entende-se que as medidas devem ser (A) diludas. (B) controladas. (C) direcionadas. (D) competentes. (E) amplas.

08. Observe as frases: I. Reina no Pas a violncia e a impunidade. II. Fazem duas semanas que o comit da ONU sabatinou membros do governo em Genebra, na Sua. III. De acordo com o relatrio da ONU, cabe s autoridades brasileiras medidas mais austeras no combate pobreza. IV. No apenas a reviso dos mecanismos de acompanhamento do programa como tambm o aumento da renda distribuda so cobrados pela ONU. Quanto concordncia verbal, est correto apenas o contido em (A) I. (B) IV. (C) I e III. (D) I e IV. (E) II, III e IV. 09. Eliminando-se o sinal de dois-pontos do trecho Por fim,constata: a cultura da violncia e da impunidade reina no Pas. obtm-se: (A) Por fim, constata de que a cultura da violncia e da impunidade reina no Pas. (B) Por fim, constata que a cultura da violncia e da impunidade reina no Pas. (C) Por fim, constata em que a cultura da violncia e da impunidade reina no Pas. (D) Por fim, constata a que a cultura da violncia e da impunidade reina no Pas. (E) Por fim, constata para que a cultura da violncia e da impunidade reina no Pas. Leia a charge para responder s questes de nmeros 10 e 11.

(Jornal da Manh, SC, 05.12.2008)

07. Segundo o texto, para a ONU (A) a falta de segurana social uma das causas da excluso social. (B) desejvel que os pobres optem pelo setor informal da economia. (C) o Bolsa-Famlia deveria restringir-se aos grupos indgenas. (D) o combate pobreza eliminou a desigualdade social. (E) inquestionvel a eficcia de programas como o Bolsa-Famlia.

10. Os dois personagens (A) revelam-se apreensivos com o fim iminente das diferenas sociais. (B) concebem as diferenas sociais como um mal social necessrio. (C) expressam-se com entusiasmo em relao ao fim das diferenas sociais. (D) no acreditam que as diferenas sociais se extinguiro, na realidade.

50

(E) externam diferentes pontos de vista acerca do fim das diferenas sociais. 11. Analise as afirmaes. I. No contexto, o emprego da construo verbal est caminhando indica uma ao contnua, em processo. II. Sem prejuzo de sentido, a construo verbal est caminhando pode ser substituda por estaria caminhando. III. A construo verbal vai ficar confere ao texto uma perspectiva de tempo futuro, podendo ser substituda por ficar. Est correto apenas o que se afirma em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) I e III. 12. Leia a frase e assinale a alternativa que contm os termos que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas. Entre os brasileiros _______ frente de negcios prprios abertos ________ menos de quatro anos, a porcentagem dos que ___ de 45 ___ 54 anos dobrou nesta dcada de 7% em 2001 para 15% hoje. (Veja, 15.07.2009) (A) tm (B) a a tem (C) h tm a (D) a a tem a (E) a h tm As questes de nmeros 13 a 19 baseiam-se no texto. Um tango para l de desafinado Uma imagem, uma constatao, uma estatstica e uma frase resumem o estado das coisas na Argentina. A imagem: pedreiros acrescentando mais um andar s lajes das favelas de Buenos Aires. Enquanto a atividade da construo civil em geral est em queda, as precrias villas portenhas no param de crescer na falta de espao, para cima. A constatao: a quantidade cada vez maior de gales de gua expostos sobre carros estacionados, principalmente na periferia da capital argentina. Este o sinal convencionado pelos proprietrios para anunciar que seus veculos usados esto venda. Mais automveis enfeitados com gales, mais pessoas com necessidade urgente de dinheiro. A estatstica: a mortalidade infantil na provncia de Buenos Aires subiu 8% em 2007. Tudo isso d a ideia de que algo vai muito mal na Argentina. A populao da capital que vive em moradias irregulares aumentou 30% nos ltimos dois anos. Trs em cada quatro argentinos dizem no ganhar o suficiente para cobrir os gastos dirios. E, no mesmo ano em que o PIB da Argentina cresceu incrveis 8,7%, o mais bsico dos indicadores sociais s

piorou na principal provncia do pas. Favelas em expanso, renda relativa em baixa e bebs morrendo no mnimo, o governo deveria estar reconsiderando suas polticas econmicas e sociais. A presidente argentina diz que no o caso. Formulada por Cristina Kirchner em um comcio da campanha para as eleies legislativas do prximo domingo, eis a frase: Encontramos o caminho e devemos segui-lo e aprofund-lo. (Veja, 24.06.2009) 13. De acordo com o texto, a imagem, a constatao e a estatstica (A) apresentam um cenrio pouco alentador da vida argentina. (B) corroboram o sucesso vivenciado com o crescimento do PIB. (C) so bastante contraditrios e, por isso, pouco confiveis. (D) traam um quadro de confiana no governo de Cristina Kirchner. (E) ilustram a frase formulada pela presidente Cristina Kirchner. 14. Na frase E, no mesmo ano em que o PIB da Argentina cresceu incrveis 8,7%, o mais bsico dos indicadores sociais s piorou na principal provncia do pas. a relao entre o crescimento do PIB e o mais bsico dos indicadores sociais revela (A) uma perspectiva otimista para a economia e a vida social do pas. (B) a possibilidade de a populao progredir mesmo com a economia estagnada. (C) um caos social que vem sendo combatido sem nus populao carente. (D) uma contradio flagrante entre a economia e as condies de vida no pas. (E) o apoio do povo economia do pas, sem abrir mo das regalias sociais. 15. De acordo com o ponto de vista do autor, (A) a estabilidade do governo de Cristina Kirchner implica manuteno de sua poltica. (B) seria prudente que o governo de Cristina Kirchner revisasse aspectos da poltica econmica e social. (C) a resoluo dos problemas sociais o foco da poltica de Cristina Kirchner. (D) a situao da Argentina, ainda que difcil, bem conduzida por Cristina Kirchner. (E) Cristina Kirchner mudou consideravelmente, para melhor, a vida na Argentina. 16. No contexto, o termo tango, no ttulo do texto, deve ser entendido como (A) a poltica praticada por Cristina Kirchner. (B) a preocupao excessiva do pas com a msica. (C) a estabilizao dos indicadores sociais argentinos. (D) a campanha para as eleies legislativas. (E) a poltica almejada pelo povo argentino.

51

17. A expresso Tudo isso, em destaque no texto, referese (A) quantidade de automveis postos venda na capital argentina. (B) ao ndice de 8% de mortalidade infantil vivenciado no pas. (C) aos problemas do pas, citados anteriormente no pargrafo. (D) ao estado das coisas na Argentina, tomados numa perspectiva positiva. (E) aos dados auspiciosos da economia argentina, previamente apontados. 18. O sentido expresso pelo prefixo na palavra desafinado, no ttulo do texto, tambm est presente na palavra destacada em: (A) Eles teriam de cooperar com a nova administrao do prdio. (B) Trabalhou tanto e no salvou o documento, por isso o refez. (C) No subttulo do texto, havia uma palavra que no conhecia. (D) Ele era incapaz de resolver um problema com agilidade. (E) Era preciso esfriar o leite antes de acrescentar-lhe o caf. 19. Analise as afirmaes: I. Em ... gales de gua expostos sobre carros... a preposio sobre poderia ser substituda por sob, sem prejuzo de sentido. II. Fazem o plural da mesma forma que o substantivo gales as palavras cidado, mamo e rfo. III. O feminino de chefe se faz da mesma forma que presidente em A presidente argentina... Est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III. 20. Considerando que o termo Cristina sujeito de orao, assinale a alternativa correta quanto pontuao. (A) Cristina, encontra o caminho e, recompe, a Argentina. (B) Cristina, encontra o caminho e recompe a Argentina. (C) Cristina encontra o caminho, e recompe, a Argentina. (D) Cristina, encontra o caminho, e recompe a Argentina. (E) Cristina encontra o caminho e recompe a Argentina. Gabarito 01.C 06.C 11.E 02.D 07.A 12.C 03.A 08.D 13.A 04.B 09.B 14.D 05.E 10.E 15.B

16.A 17.C

18.D

19.B

20.E

Auxiliar I - 13.06.2010 LNGUA PORTUGUESA 01. Considere as informaes. Ronaldinho decide contra a Juventus

Preterido por Dunga, o meia marcou dois gols no clssico italiano, marcado pela sada de Leonardo
(http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/italiano/ultimas noticias/2010/05/15/ronaldinho-comanda-vitoria-do-milan-noadeus-deleonardo-que-sai-aplaudido.jhtm)

As informaes apresentadas permitem afirmar que Ronaldinho (A) no teve boa atuao no clssico italiano. (B) o jogador preferido de Dunga. (C) jogador da Juventus. (D) foi rejeitado por Dunga. (E) saiu do clssico italiano, assim como Leonardo. Leia o texto para responder s questes de nmeros 02 a 06. Como pode um pas to pequeno, de 11 milhes de habitantes, cuja economia responde por um acanhado porcentual de 3% do PIB de todas as dezesseis naes que usam o euro como moeda, trazer tanta encrenca? Lderes europeus no disfaram o azedume diante da crise financeira grega, uma tragdia mais para farsesca que dramtica. Justo quando a economia mundial exibe indicadores saudveis de que a crise internacional j ficou para trs, a imprudncia grega na administrao de suas contas traz um novo foco de preocupao. A Grcia quebrou. No possui mais dinheiro em caixa nem fontes de financiamento para honrar os compromissos de sua dvida externa, superior a 300 bilhes de dlares. Na semana passada, o pas teve a sua avaliao de crdito rebaixada. (Veja, 05.05.2010) 02. A primeira frase do texto, em forma de pergunta, sugere que (A) injustificvel uma crise econmica em um pas em que se usa o euro como moeda.

52

(B) a Grcia no tinha uma economia to fraca que pudesse gerar uma crise internacional. (C) o PIB da Grcia sugere que o pas, na verdade, no deveria estar passando pela crise. (D) os problemas econmicos so naturais, pois a Grcia um pas relativamente pequeno. (E) o problema econmico gerado pela Grcia parece incompatvel com o tamanho do pas. 03. De acordo com o texto, a crise na Grcia (A) parece ser inexplicvel, j que a administrao econmica no pas equilibrada. (B) fruto da falta de colaborao dos demais pases que usam o euro como moeda. (C) vai na contramo da economia mundial, que indica superao da crise internacional. (D) decorre da crise financeira internacional, que aumentou a dvida externa do pas. (E) segue a tendncia econmica, j que os pases no superaram a crise internacional. 04. Em ... cuja economia responde por um acanhado porcentual de 3% do PIB... querendo-se atribuir um sentido contrrio frase, deve-se substituir o termo acanhado por (A) excepcional. (B) tmido. (C) limitado. (D) inexplicvel. (E) discreto. 05. Observe a imagem da chanceler alem, Angela Merkel.

06. Observe a imagem de uma cena na Grcia.

(Veja, 05.05.2010) De acordo com o texto e a imagem, os gregos (A) no tm opinio formada sobre a crise. (B) mostram-se tranquilos com a situao. (C) vivem alheios s questes polticas. (D) esto realizando um protesto. (E) sentem-se livres e independentes. 07. Leia a charge.

(www.acharge.com.br) Sobre o dilogo dos personagens, correto afirmar que (A) o advrbio Aqui, na fala do homem, faz referncia Grcia. (B) a forma verbal quebramos refere-se ao casal sentado mesa. (C) o pronome isso, na fala da mulher, faz referncia ao termo crise. (D) a expresso na Grcia, nas duas falas, qualifica um lugar. (E) a vrgula antes de querido poderia ser omitida sem prejuzo sinttico frase. 08. Gostaria que os crticos de Belo Monte apresentassem uma usina hidreltrica de grande porte construda sem recursos governamentais. Se encontrarem uma, podem fazer alguma comparao com o projeto brasileiro. Se no, mostrem alternativas viveis. Sem falar dos Estados Unidos e da China, pois esses pases, com todos os seus investimentos em fontes sustentveis, no desligaram nenhuma de suas vrias usinas termeltricas a carvo, extremamente poluidoras.

(Veja, 05.05.2010) Relacionando a imagem com o trecho do texto Lderes europeus no disfaram o azedume diante da crise financeira grega..., correto afirmar que a expresso da chancelar alem (A) revela generosidade e no azedume. (B) confirma o ponto de vista do texto. (C) contraria o ponto de vista do texto. (D) indica preocupao e no azedume. (E) traduz serenidade e compreenso.

53

(Seo Caixa Postal, poca, 03.05.2010) O leitor da revista deixa claro que (A) muito fcil encontrar um exemplo de hidreltrica construda sem verba pblica. (B) contrrio ao projeto nacional de construo da hidreltrica de Belo Monte. (C) favorvel construo da hidreltrica Belo Monte com recursos governamentais. (D) Estados Unidos e China so pases que no tm investido em fontes sustentveis. (E) Estados Unidos e China so pases onde no h poluio do meio ambiente. Leia o texto para responder s questes de nmeros 09 a 12. Compras na faixa! Quer dizer, quase. Voc pode entrar na loja e encher o carrinho sem pagar um tosto, mas em troca ter de responder a uma pesquisa sobre os produtos que escolheu tem eletrnicos, cosmticos, bolsas, alimentos... Essa a regra nmero 1 de duas lojas prestes a abrir as portas: o Clube Amostra Grtis, na Rua Harmonia (comea a funcionar no dia 11), e a Sample Central, na Rua Augusta (inaugurao prevista para junho). Ambas cobram um valor das empresas que colocam ali seus produtos, quase sempre antes do lanamento oficial, e uma taxa de inscrio que varia de 15 a 50 reais. O sistema, chamado de tryvertising, coisa rara at no exterior. (Veja So Paulo, 05.05.2010) 09. O ttulo do texto, cujos termos so empregados em sentido (A) figurado, refere-se a um comrcio de produtos j conhecidos. (B) prprio, refere-se a um tipo de loja j bem difundido no pas. (C) figurado, refere-se a um tipo de comrcio caro ao cidado comum. (D) prprio, refere-se a uma comercializao comum no exterior. (E) figurado, refere-se a um novo tipo de loja em So Paulo. 10. No incio do texto, a expresso Quer dizer empregada para se fazer uma ____________ em relao s informaes do ttulo do texto. Assinale a alternativa que preenche corretamente o espao da frase. (A) sntese (B) correo (C) ironia (D) confirmao (E) anlise 11. A regra nmero 1 citada no texto diz respeito a (A) entrar na loja.

(B) encher o carrinho. (C) responder pesquisa. (D) escolher os produtos. (E) pagar pelos produtos. 12. Observe a reescrita de um trecho do texto: ... mas em troca ter que (I) responder (II) uma pesquisa sob (III) os produtos que escolheu existe (IV) eletrnicos, cosmticos, bolsas, alimentos... Essa a regra nmero 1 de duas lojas prestes (V) abrir as portas... A reescrita est correta no item (A) I. (B) II. (C) III. (D) IV. (E) V. Leia o texto para responder s questes de nmeros 13 a 18. Naquele ano de 1925, quando floresceu o idlio da mulata Gabriela e do rabe Nacib, a estao das chuvas tanto se prolongara alm do normal e necessrio que os fazendeiros, como um bando assustado, cruzavam-se nas ruas a perguntar uns aos outros nos olhos e na voz: Ser que no vai parar? Referiam-se s chuvas, nunca se vira tanta gua descendo dos cus, dia e noite, quase sem intervalos. Mais uma semana e estar tudo em perigo. A safra inteira... Meu Deus! Falavam da safra anunciando-se excepcional, a superar de longe todas as anteriores. Com os preos do cacau em constante alta, significava ainda maior riqueza, prosperidade, fartura, dinheiro a rodo. Os filhos dos coronis indo cursar os colgios mais caros das grandes cidades, novas residncias para as famlias nas novas ruas recm-abertas, mveis de luxo mandados vir do Rio, pianos de cauda para compor as salas, as lojas sortidas, multiplicando-se, o comrcio crescendo, bebida correndo nos cabars, mulheres desembarcando dos navios, o jogo campeando nos bares e nos hotis, o progresso enfim, a to falada civilizao. E dizer-se que essas chuvas agora demasiado copiosas, ameaadoras, diluviais, tinham demorado a chegar, tinham-se feito esperar e rogar! Meses antes, os coronis levantavam os olhos para o cu lmpido em busca de nuvens, de sinais de chuva prxima. Cresciam as roas de cacau, estendendo-se por todo o sul da Bahia, esperavam as chuvas indispensveis ao desenvolvimento dos frutos acabados de nascer, substituindo as flores nos cacauais. A procisso de So Jorge, naquele ano, tomara o aspecto de uma ansiosa promessa coletiva ao santo padroeiro da cidade. (Jorge Amado, Gabriela, Cravo e Canela) 13. De acordo com o texto, o comrcio do cacau (A) no alterava a vida dos filhos dos coronis. (B) no mudava a rotina da cidade.

54

(C) negava o princpio de civilizao. (D) interessava apenas aos coronis. (E) fundamentava o progresso da cidade. 14. De acordo com o texto, as chuvas, que naquele ano tinham demorado a chegar, (A) inicialmente assustaram os coronis, mas depois eles passaram a entender o seu ciclo prprio. (B) no eram suficientes para o desenvolvimento dos frutos dos cacauais que acabaram de nascer. (C) foram bem recebidas, j que quanto mais chovia mais os coronis tinham chance de prosperar. (D) passaram a pr em risco a riqueza e prosperidade dos coronis, de to intensas e incessantes. (E) eram poucas, o que levou os coronis a buscarem apoio na procisso ansiosa de So Jorge. Considere as informaes para responder s questes de nmeros 15 e 16. ... a estao das chuvas tanto se prolongara alm do normal e necessrio que os fazendeiros, como um bando assustado, cruzavam-se nas ruas a perguntar uns aos outros nos olhos e na voz: Ser que no vai parar? 15. De acordo com o trecho, os fazendeiros perguntavam uns aos outros nos olhos e na voz. Isso significa que (A) a fala desses homens no continha sinais de incmodo com as chuvas. (B) o olhar desses homens tambm revelava preocupao com as chuvas. (C) esses homens eram pouco comunicativos e mostravam-se despreocupados. (D) as chuvas impossibilitavam que esses homens falassem claramente. (E) as chuvas traziam a serenidade para o olhar desses homens. 16. Mantendo o sentido do texto, assinale a alternativa em que o trecho est corretamente reescrito. (A) A estao das chuvas tanto se prolongara alm do normal e necessrio, portanto os fazendeiros, como um bando assustado, cruzavam-se nas ruas a perguntarem-se nos olhos e na voz se elas no parariam. (B) Como a estao das chuvas tanto se prolongara alm do normal e necessrio, os fazendeiros, como um bando assustado, cruzavam-se nas ruas a se perguntarem nos olhos e na voz se elas no iam parar. (C) Tanto a estao das chuvas se prolongara alm do normal e necessrio, mas os fazendeiros, como um bando assustado, cruzavam-se nas ruas a perguntarem entre si nos olhos e na voz se elas no vo parar. (D) Caso a estao das chuvas se prolongara alm do normal e necessrio, os fazendeiros, como um bando assustado, cruzavam-se nas ruas a perguntarem nos olhos e na voz se elas no paravam. (E) Embora a estao das chuvas tanto se prolongasse alm do normal e necessrio, os fazendeiros, como um

bando assustado, cruzavam-se nas ruas a perguntarem uns aos outros nos olhos e na voz se elas no iro parar. 17. A frase Ser que no vai parar? indica (A) certeza. (B) ao acabada. (C) dvida. (D) ao no passado. (E) ordem. 18. Em ... os coronis levantavam os olhos para o cu lmpido... o termo lmpido significa (A) desanuviado. (B) opaco. (C) carregado. (D) embaciado. (E) sonoro. 19. A pontuao fundamental para a interpretao dos enunciados. Leia os enunciados das alternativas e assinale aquela em que a segunda frase, pontuada de forma diferente da primeira, tem o sentido alterado. (A) Feche a porta antes de sair. Feche a porta, antes de sair. (B) Recentemente as chuvas castigaram vrios estados. Recentemente, as chuvas castigaram vrios estados. (C) Vrias perguntas foram feitas e nenhuma resposta foi obtida. Vrias perguntas foram feitas, e nenhuma resposta foi obtida. (D) Ouviu-se na madrugada de hoje um forte estrondo. Ouviu-se, na madrugada de hoje, um forte estrondo. (E) Todos realizaram com muita ateno a prova querida. Todos realizaram com muita ateno a prova, querida. 20. Depois de ter um iPhone e t-lo quebrado, me rendi ao Blackberry. Acho prtico, leve, gostoso de escrever, bom para navegar e twittar. E gosto do tamanho tambm. A nica coisa que me irrita que a qualidade das fotos no boa como a do i-Phone, mas isso vai mudar, boto f na tecnologia! Uso meu black, como chamo meu aparelho, tambm para gravar anotaes. T na rua, tive uma ideia para algum livro ou crnica, aperto o rec e gravo. Adoro! (Almanaque Saraiva, abril de 2010) O texto da escritora Thalita Rebouas apresenta-a como uma pessoa (A) sem domnio da tecnologia. (B) no apreciadora de fotos. (C) avessa Internet. (D) f da tecnologia. (E) tmida e reclusa. 21. Leia a charge.

55

(D) tempo. (E) finalidade. Leia o texto para responder s questes de nmeros 24 e 25. Pedro & Paulo A tradio atribui a So Pedro no apenas as chaves do Cu mas o domnio das torneiras, que ele fecha e abre quando quer. Em vida, foi uma espcie de rival de So Paulo, que no chegou a pertencer ________ ncleo inicial do cristianismo, s conheceu Jesus mais tarde, na estrada de Damasco, quando j havia cristos espalhados por todo o Oriente Mdio, inclusive, e principalmente, na Judeia e na Galileia. (...) Sugiro que os paulistas, independentemente das crenas de cada um, se apeguem a So Pedro, que ele velhas rivalidades e d a So Paulo tudo o que ele merece. (Folha de S.Paulo, 13.12.2009) 24. Assinale a alternativa que preenche os espaos do texto, correta e respectivamente. (A) quele... esquea as (B) aquele... esquea-se as (C) naquele... se esquea das (D) aquele... esquea-se das (E) naquele... se esquea as 25. No contexto, a forma verbal havia em ... quando j havia cristos espalhados... pode ser substituda por (A) existia. (B) tinha. (C) se via. (D) haviam. (E) existiam. Gabarito 01.D 06.D 11.C 16.B 21.C 02.E 07.A 12.A 17.C 22.D 03.C 08.C 13.E 18.A 23.B 04.A 09.E 14.D 19.E 24.A 05.B 10.B 15.B 20.D 25.E

(www.acharge.com.br) No dilogo, possvel inferir pela fala do segundo personagem que sua aposentadoria (A) supre todas as suas necessidades. (B) entra rapidamente na conta. (C) tem um valor muito baixo. (D) poderia ter valor mais baixo. (E) foi retida pelo INSS. As questes de nmeros 22 e 23 baseiam-se no texto seguinte. Aplicada no mbito da relao do homem com a natureza, a disposio existencial Ter se revela de forma aterradora especialmente em nossa poca marcada pelos constantes problemas ecolgicos, derretimento das calotas polares, efeito estufa etc. Os recursos naturais so explorados de forma desmedida, pois o objetivo do usurio norteado pelo lucro. A perspectiva do enriquecimento pelo sacrifcio do meio ambiente revela o grau de obtusidade que essa orientao existencial pode causar no indivduo, pois, em nome de seu enriquecimento pessoal, ele perde a compreenso global da existncia e de que ele faz parte da grande biosfera. (Filosofia, Cincia & Vida, n. 40, ano 2009) 22. O ponto de vista expresso no texto apresenta o lucro como (A) negativo ao homem, que enriquece sem poder aproveitar esse enriquecimento. (B) necessrio para a manuteno do homem e para a resoluo dos problemas. (C) forma de se conseguir impor limites aos excessos que comprometem a natureza. (D) prejudicial ao meio ambiente, j que o homem passa a explor-lo sem limites. (E) desejvel ao homem, que tem provado saber enriquecer e conservar a natureza. 23. Na frase Os recursos naturais so explorados de forma desmedida, pois o objetivo do usurio norteado pelo lucro. a conjuno pois estabelece entre as oraes uma relao cujo sentido de (A) concluso. (B) explicao. (C) condio.

Assistente I - 13.06.2010 Lngua Portuguesa Leia o texto para responder s questes de nmeros 01 a 07. Ontem e Hoje Ontem Nas noites de vero, depois do jantar, as pessoas saam para as caladas, cadeiras na mo. Os velhos, ou os donos da casa, sentavam-se junto porta. Os outros, em volta. Primeiro os mais chegados. Depois, amigos, conhecidos, visitas ocasionais, numa hierarquia da qual

56

as crianas estavam excludas. O que se discutia, junto com o cafezinho, eram os casos de famlia, a educao dos filhos, a escola, os casamentos das vivas, as rvores genealgicas, quem fez e no fez tal filme, a Igreja condenando os ciganos que tinham acampado na cidade, os pracinhas que iam voltar da guerra. As rodas na calada, s vezes se estendiam pela rua, sem perigo. Em toda a cidade existiam dois nibus, trinta caminhes, oito txis e cinquenta veculos particulares. As crianas corriam, rodavam na roda, atravessavam a rua num p s, brincavam de pique. Os homens fumavam e as mulheres tomavam refresco. O caf era servido chegada e quase no fim, quando o apito da fbrica soava dez e meia. As visitas comeavam a se levantar. Ficavam um pouco de p, costurando rabos de assuntos, enquanto os pais recolhiam os filhos. Em quinze minutos a rua se esvaziava. Hoje Nas noites de vero, ou todas as noites, depois do jantar, o pai abandona a mesa. Ainda com a xcara de caf na mo, ele se dirige caixa quadrada. A deusa dos raios azulados espera o toque. Para emitir som e luz, imagem e movimento. Todos se ajeitam. O lugar principal para o pai. Ningum conversa. No h o que falar. O pai no traz nada da rua, do dia-a-dia, do escritrio. Os filhos no perguntam, esto proibidos de interromper. A mulher mergulha na telenovela, no filme. Todos sabem que no vir visita. As conversas so esparsas durante os comerciais. A sensao que basta estar junto. Nada mais. Silenciosa, a famlia contempla a caixa azulada. Recebendo, recebendo. Enquanto o corpo suportar, estaro ali. Depois, tocaro o boto e a deusa descansar. Ento, as pessoas vo para as camas, deitam e sonham. Com as coisas vistas. Sempre vistas atravs da caixa. Nunca sentidas ou vividas. Imunizadas que esto contra a prpria vida. (Igncio de Loyola Brando. Adaptado) 01. De acordo com o texto, correto afirmar que, com a chegada da televiso aos lares, (A) todas as noites, no s as de vero, tornaram-se divertidas, fraternas e proveitosas. (B) estreitaram-se os laos afetivos entre familiares e vizinhos, embora, hoje, no haja mais rodas na calada. (C) os pais, hoje, tm mais disponibilidade para os filhos, pois ambos ficam mais tempo em casa. (D) as pessoas passivamente se condicionaram ausncia de dilogo e a viver virtualmente. (E) as mulheres se tornaram mais independentes, pois reproduzem, em seu dia-a-dia, o que aprendem com filmes e novelas. 02. De acordo com o texto, as crianas estavam excludas das rodas nas caladas porque (A) os pais no queriam que elas escutassem as crticas feitas Igreja e os comentrios sobre partidos polticos e sexo.

(B) elas queriam opinar sobre assuntos que s diziam respeito aos adultos. (C) os mais velhos consideravam as crianas maleducadas e impertinentes. (D) s dez e meia, j no era um horrio adequado para as crianas estarem acordadas. (E) era natural que elas preferissem brincar pela rua, j que no havia perigo e nem violncia. 03. Pelo trecho Ficavam um pouco de p, costurando rabos de assunto... compreende-se que (A) as visitas finalizavam as conversas de que estavam participando. (B) as mulheres, em voz baixa, aproveitavam para fazer fofocas. (C) os vizinhos tinham as conversas interrompidas pela algazarra das crianas. (D) as mulheres, nesse momento, aconselhavam-se sobre os problemas domsticos. (E) os homens discutiam assuntos proibidos s mulheres e s crianas. 04. Assinale a alternativa em que, por um processo comparativo, o texto demonstra a submisso e o poder exercidos pela televiso. (A) Em quinze minutos a rua se esvaziava. (B) A deusa dos raios azulados espera o toque. (C) Para emitir som e luz, imagem e movimento. (D) O lugar principal para o pai. (E) A sensao que basta estar junto. 05. Considere os trechos: I. ... as pessoas saam para as caladas, cadeiras na mo. II. ... s vezes se estendiam pela rua, sem perigo. III. As conversas so esparsas durante os comerciais. As expresses em destaque apresentam, correta e respectivamente, as circunstncias de (A) afirmao, modo e meio. (B) lugar, intensidade e modo. (C) lugar, modo e tempo. (D) modo, afirmao e tempo. (E) modo, intensidade e meio. 06. Considere a charge: Paisagem de vero

(Folha de S.Paulo, 06.01.1994)

57

Assinale a alternativa em que se encontra o trecho do texto que melhor expressa a mensagem da charge. (A) Depois, amigos, conhecidos, visitas ocasionais, numa hierarquia da qual as crianas estavam excludas. (B) O que se discutia, junto com o cafezinho, eram os casos de famlia, a educao dos filhos, a escola, os casamentos das vivas... (C) Nas noites de vero, ou todas as noites, depois do jantar, o pai abandona a mesa. (D) Todos sabem que no vir visita. (E) Sempre vistas atravs da caixa. Nunca sentidas ou vividas. Imunizadas que esto contra a prpria vida. 07. Considere as afirmaes sobre o texto. I. Em Em toda a cidade existiam dois nibus, trinta caminhes, oito txis... o verbo em destaque pode ser substitudo, corretamente, por haviam. II. Na frase As crianas atravessavam a rua num p s. substituindo-se os termos destacados pelo pronome adequado, tem-se: As crianas atravessavam- na num p s. III. Em A mulher mergulha na telenovela, no filme. empregou-se o sentido figurado na palavra em destaque. correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III. Considere a tirinha para responder s questes de nmeros 08 e 09.

Considere a charge para responder s questes de nmeros 10 e 11.

(Cia, Pagando o Pato, L&PM Pocket, 2006) 10. Na charge, para demonstrar os ndices relativos ao prestgio do Congresso, empregou-se a linguagem prpria (A) do cinema. (B) da matemtica. (C) da literatura. (D) das crnicas esportivas. (E) dos contos infantis. 11. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, a frase a seguir. O Congresso .................. a tirinha se refere o brasileiro, em que atuam alguns polticos ......................... o povo se envergonha. (A) no qual ... com quem (B) de que ... por quem (C) do qual ... de quem (D) a que ... com quem (E) ao qual ... de quem Considere o texto para responder s questes de nmeros 12 e 13. Hoje mora [a *maritaca que pertence ao narrador] numa gaiola de arame, sem porta. Tem comida e gua vontade. Se quiser sair, ir embora, vai. Ou ento volta, o que faz sempre. Est presa em seu passado, mas toda livre em seu presente. (Loureno Diafria, Barulhos do Silncio) * maritaca: ave similar aos papagaios 12. De acordo com o texto, correto afirmar que (A) se evidencia, na caracterizao da ave, a situao de aprisionamento qual ela est submetida. (B) o texto veculo para o narrador expor suas frustraes e angstias cotidianas. (C) a maritaca apresenta reaes humanas quando deseja desesperadamente obter a liberdade. (D) se percebe a relao de oposio entre algumas ideias, a exemplo dos verbos sair e voltar. (E) o narrador compara sua vida vida da maritaca, reconhecendo que ambos sentem-se solitrios. 13. Em ... mas toda livre em seu presente. a palavra em destaque um (A) pronome indefinido cujo sentido corresponde a dedicadamente. (B) pronome indefinido cujo sentido corresponde a completamente.

(O Estado de S.Paulo, 06.02.2009) 08. A conhecida expresso ele nunca vai direto ao ponto usada pela personagem para caracterizar seu advogado, significa que o indivduo (A) evita dizer explicitamente o que pensa para no se comprometer. (B) um profissional idneo, porm incompetente. (C) no tem o preparo adequado para a funo que exerce. (D) usa da eloquncia e da franqueza em suas relaes. (E) tem dificuldades para se expressar com clareza. 09. A reao do amigo que observa a jogada de golfe expressa (A) indignao. (B) receio. (C) entusiasmo. (D) impacincia. (E) descaso.

58

(C) pronome demonstrativo cujo sentido corresponde a totalmente. (D) adjetivo cujo sentido corresponde a inseparavelmente. (E) adjetivo cujo sentido corresponde a constantemente. Considere os poemas para responder s questes de nmeros 14 a 16. Noturno Abrindo a janela deixo entrar a noite. uma noite tranquila, Uma noite de repouso, Uma noite sem inquietao. Das rvores e da nica estrela acesa Se desprende, como um cheiro de terra, O silncio. H muito no me surpreendia uma noite assim, To submissa e simples, Sem vozes nem fantasmas. Um perfume de resed Vem manso impregnar Os frios lenis brancos. (Augusto Frederico Schmidt) Agenda Noite profunda. Sono profundo. Esperana rasa. (Cacaso) 14. Sobre o poema Noturno, correto afirmar que (A) predominam sensaes tteis, confirmadas pelo perfume de resed e pelo cheiro de terra. (B) o poeta vive um momento de intimidade com a natureza, e a paz noturna o surpreende. (C) o primeiro verso mostra que o poeta se recorda de um fato acontecido h tempos. (D) h uma contradio entre os lenis brancos, perfumados e frios e a noite quente de vero. (E) os fantasmas e vozes, que costumavam amedrontar o poeta, desapareceram de sua vida. 15. Comparando os dois poemas, conclui-se que (A) os dois poetas expressam seu fascnio pela noite, que os encanta pelos cheiros, estrelas e luar. (B) os dois poetas consideram a noite um momento que precede as alegrias que preenchero o dia seguinte. (C) os dois poemas descrevem a noite, enumerando, minuciosamente, as caractersticas desse perodo do dia. (D) no poema Agenda h uma crtica vida cansativa dos trabalhadores, ao passo que, em Noturno, o poeta admite pertencer elite. (E) em Agenda, percebe-se um clima de desiluso, enquanto em Noturno, vive-se um momento de contemplao.

16. Em H meses no me surpreendia uma noite assim. pode-se substituir corretamente o verbo em destaque por (A) Faz. (B) Fazem. (C) Far. (D) Faziam. (E) Haviam. 17. Assinale a alternativa correta quanto ao emprego do sinal indicativo de crase. (A) No leve srio tudo que lhe dizem. (B) Dedicou ela um poema sobre o pr-do-sol. (C) Durante a madrugada, ela caminhou toa pelas ruas do bairro. (D) Entregou uma funcionria os envelopes lacrados. (E) Estava disposto sair mais cedo, mas se atrasou. 18. Assinale a alternativa em que a frase obedece s regras da norma padro. (A) Hoje encerraremos o expediente ao meio-dia e meio. (B) Ns se encontramos durante um curso oferecido pela empresa. (C) Insistiu para mim permanecer mais dias em sua casa. (D) Vanessa continua meio apreensiva em relao s futuras demisses. (E) Naquele lugarejo, ocorreu diversos casos de dengue. 19. Assinale a alternativa em que os verbos foram empregados corretamente. (A) Se voc manter essa postura intransigente, no conseguir o que quer. (B) Os cidados tm direito a uma programao de TV de qualidade. (C) Talvez esse profissional j esteje comprometido com outra tarefa. (D) Quando ela ver esta pea de teatro, ficar emocionada. (E) Foi eu que o chamei para a viagem ao Canad. 20. Assinale a alternativa cuja pontuao est correta. (A) Os pais, devem prestar ateno, aos comerciais a que seus filhos assistem pela TV, pois esses anncios frequentemente levam as crianas a pensar que felicidade sinnimo de comprar. (B) Os pais devem prestar ateno, aos comerciais a que seus filhos assistem pela TV pois esses anncios, frequentemente, levam as crianas a pensar que felicidade sinnimo de comprar. (C) Os pais devem prestar ateno aos comerciais a que, seus filhos assistem pela TV pois esses anncios, frequentemente, levam as crianas a pensar que felicidade sinnimo de comprar. (D) Os pais devem prestar ateno aos comerciais a que seus filhos, assistem pela TV, pois esses anncios frequentemente levam, as crianas a pensar que felicidade sinnimo de comprar. (E) Os pais devem prestar ateno aos comerciais a que

59

seus filhos assistem pela TV, pois esses anncios, frequentemente, levam as crianas a pensar que felicidade sinnimo de comprar. Gabarito 01.D 02.E 06.E 07.D 11.E 12.D 16.A 17.C 03.A 08.A 13.B 18.D 04.B 09.C 14.B 19.B 05.C 10.B 15.E 20.E

Auxiliar III - 13.06.2010 LNGUA PORTUGUESA 01. Observe a imagem.

Para responder s questes de nmeros 02 e 03, leia o texto. Em discurso comemorativo dos 65 anos da vitria sobre o nazismo na Segunda Guerra Mundial, obtida quando Josef Stlin ocupava o cargo hoje de Medvedev, o atual presidente da Rssia disse: Stlin cometeu crimes macios contra seu prprio povo e, apesar de que trabalhou muito, apesar de que, sob sua direo, o pas logrou xitos, o que fez com seu povo imperdovel. Mais: O regime que se formou na Unio Sovitica s pode qualificar-se como totalitrio, e nele se sufocavam os direitos e as liberdades elementares. Medvedev advogou pela abertura dos arquivos histricos, includos os da guerra, e at defendeu a criao de arquivos eletrnicos. (Folha de S.Paulo, 08.05.2010) 02. De acordo com o texto, o presidente da Rssia reconhece que (A) o pas alcanou muitos xitos com Stlin, mas isso no justifica os crimes que este cometeu. (B) a vitria sobre o nazismo justifica os muitos crimes cometidos por Stlin, quando era presidente. (C) o pas no alcanou xitos sob o comando de Stlin, submetido ao nazismo na Segunda Guerra. (D) a forma mais adequada de se obter xitos impondo crimes populao, como fez Stlin. (E) o pas no alcanou xitos porque, na poca da Segunda Guerra, poupou-se o povo dos crimes macios. 03. Segundo o ponto de vista do presidente Medvedev, o regime totalitrio representa a (A) forma de se evitarem crimes contra a populao. (B) busca pelos direitos e pelas liberdades elementares. (C) negao dos direitos e das liberdades elementares. (D) forma de se trabalhar pelo bem estar coletivo. (E) contestao aos crimes contra os direitos coletivos. Leia o texto para responder s questes de nmeros 04 a 07. O assassino se aproxima e acerta o alvo sem piedade. Apenas um tiro no basta, por isso, ele atira de novo e depois, mais uma vez. O alvo cai, se mexe, grita e agoniza. Mais adiante, outro alvo, semelhante ao primeiro, tem o mesmo destino. Ao que parece, os dias esto sendo bons para os predadores. Pior para as presas. O alvo dessa impiedosa caada uma espcie rara e ameaada de extino. O local o Parque Nacional de Virunga, na Repblica Democrtica do Congo, o maior e principal santurio dos gorilas das montanhas. Esse santurio est se tornando, pelo menos para os gorilas, um verdadeiro inferno. (Revista Me Terra, 2009. Adaptado) 04. O texto revela uma contradio na rotina dos gorilas das montanhas, pois eles (A) podem ser caados, porque pertencem a uma espcie em extino.

(www.imotion.com.br/imagens/[...].jpg) O texto que pode ser associado corretamente imagem : (A) Veloz e forte, este animal (que do tamanho de um filhote de urso), muito comum na terra firme de Nunavut, Canad. Suas pernas so fortes e suas presas so largas. (B) Ela passa a maior parte da sua vida em alto mar, a exceo acontece na poca da procriao, quando exclusivamente as fmeas alcanam as praias para desovar. Nas areias, por no estarem em seu habitat natural, se tornam vulnerveis. At a dcada de 80, no Brasil, eram capturadas: sua carne e os seus ovos viravam alimentos e o seu casco transformava-se em pente, culos e acessrios. (C) Vive em distantes reas do norte, entre as rochas dos penhascos. Geralmente se esconde das raposas e dos lobos e outros inimigos. Alimenta-se de gramas, folhas do salgueiro e outras plantas, e costuma viver em bandos. (D) Aps a fixao do homem branco, na Amrica do Norte, esse animal sofre matana indiscriminada. O que era um convvio de semi-harmonia entre os povos indgenas e esses animais que pastavam livremente nos campos, passou a ser uma grande atividade exploratria para os primeiros colonos europeus. (E) O gigante animal do polo rtico poder estar extinto nos prximos 100 anos. Com o derretimento das placas de gelo, esses animais tero pouco espao para a caa. So excelentes nadadores, mas com o desaparecimento das placas polares eles tero poucas chances de descansar e de se locomoverem para a obteno de suas presas.

60

(B) tm de se refugiar num santurio, sendo que deveriam ser protegidos. (C) so facilmente caados, quando deveriam ter habilidade para fugir. (D) tornam-se alvos vulnerveis em um local onde deveriam ser protegidos. (E) ficam em uma rea livre no Congo, onde a caa aos gorilas permitida. 05. Na situao apresentada, o assassino referido no incio do texto deve ser entendido como (A) o que promove a guarda dos gorilas. (B) o alvo da caada no Congo. (C) o semelhante da presa. (D) o que zela pelo fim da extino. (E) o predador dos gorilas. 06. No trecho Apenas um tiro no basta, por isso, ele atira de novo e depois, mais uma vez. a expresso em destaque refere-se a um verbo (atira). Assim, ela assume valor (A) pronominal. (B) adjetival. (C) numeral. (D) adverbial. (E) preposicional. 07. No contexto da orao ... e acerta o alvo sem piedade. o antnimo da expresso destacada (A) benevolamente. (B) impiedosamente. (C) maldosamente. (D) suavemente. (E) tragicamente. 08. Observe a imagem.

As questes de nmeros 09 a 14 baseiam-se no texto. O surgimento de uma identidade Os navios negreiros que partiam da frica em direo ao Brasil tinham como principal destino os portos do Rio de Janeiro e Pernambuco, contudo a Bahia era onde esses navios mais atracavam, trazendo os escravos, ao menos os que sobreviviam. Na bagagem veio tambm um certo ritmo musical utilizado pelos africanos em seus pases, e que mais tarde daria origem a um de nossos maiores smbolos. Para criar lazer para a molecada, as baianas fundaram os chamados encontros de fundo de quintal. Enquanto no centro da cidade voc tinha o sarau dos brancos, na periferia das cidades havia os encontros de fundo de quintal dos negros, onde eles formavam roda, pegavam um prato, uma colher e comeavam a acelerar o afox. A partir da foi criado o samba, esclarece Mrio Srgio de Moraes, professor da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e da Faculdade lvares Penteado (Faap). Hoje o afox ainda pode ser ouvido em rodas de candombl, mas o samba se incorporou de vez ao estilo do brasileiro. No entanto, o professor pe em xeque se de fato houve a libertao dessa gente. A partir desse instante, as cidades mostraram nitidamente o retrato social logo depois da libertao dos escravos. Eles ficaram livres para morrer de fome, para ficar sem emprego, para ficar sem vestimentas. (Sociologia, Cincia&Vida, n. 28, ano 2010. Adaptado) 09. A leitura do texto permite inferir que (A) Rio de Janeiro e Pernambuco rejeitavam os escravos. (B) a Bahia no tinha interesse pelo trfico negreiro. (C) muitos negros morriam no percurso frica-Brasil. (D) o Brasil tinha um tmido comrcio negreiro com a frica. (E) frica e Brasil disputavam a venda de escravos negros. 10. Para os negros, os encontros de fundo de quintal promovidos pelas baianas correspondiam a uma forma de (A) trabalho. (B) esquecimento da terra natal. (C) sofrimento. (D) integrao com os brancos. (E) recreao. 11. De acordo com o texto, o afox deve ser entendido como um(a) (A) prece do candombl. (B) dana africana. (C) comida tpica. (D) ritmo musical. (E) sarau dos brancos. 12. O smbolo brasileiro sugerido na orao ... daria origem a um de nossos maiores smbolos... (A) a baiana.

(www.brasilescola.com/[...].jpg) A imagem reporta o leitor a um(a) (A) baile de carnaval. (B) festa popular. (C) manifestao de protesto. (D) concerto musical. (E) passeata ambientalista.

61

(B) a comida. (C) o samba. (D) o sarau. (E) o negro. 13. Na frase final do texto, o professor Mrio Srgio sugere que (A) o negro alcanou uma qualidade de vida equivalente do branco aps a libertao. (B) a libertao dos negros no veio acompanhada de condies de vida dignas a eles. (C) o negro no deveria ser libertado, ainda que pudesse levar uma vida digna assim. (D) a condio de vida melhor foi prevista antes da libertao dos escravos negros. (E) o branco foi quem mais verdadeiramente sofreu com a libertao dos escravos negros. 14. Assinale a alternativa em que a frase reescrita do texto est correta quanto concordncia. (A) Partia, da frica para o Brasil, os navios negreiros com destino aos portos do Rio de Janeiro e Pernambuco. (B) Muitos navios vindos da frica, e que trazia os escravos, atracavam nos portos da Bahia. (C) Na periferia das cidades acontecia os encontros de fundo de quintal dos negros. (D) Hoje as rodas de candombl ainda mostra o afox para quem delas participa. (E) No entanto, o professor Mrio Srgio e outros estudiosos pem em xeque se de fato houve a libertao dessa gente. 15. Leia a charge.

Leia o texto para responder s questes de nmeros 16 a 19. O ano de 2008 iniciou-se de modo trgico para a Amaznia. Aps um recuo do desmatamento desde 2005, imagens do INPE alertaram a sociedade e o governo para um acelerado ritmo de devastao, principalmente no Estado do Mato Grosso. Esse fato gerou a primeira crise no governo neste incio de ano. Divergncias pblicas entre os Ministrios da Agricultura e do Meio Ambiente, passando por governos dos estados, ocuparam as pginas dos jornais e mais uma vez foi colocado na ordem do dia um problema que se arrasta h dcadas. O processo de devastao da floresta, ao longo do sculo passado, seguiu, grosso modo, um padro geral. Ele comeava com a apropriao de terras pblicas devolutas*. Em um primeiro momento, madeireiros irregulares adentravam as terras, abriam caminhos clandestinos e retiravam o quanto podiam de rvores de alto valor comercial. Quando a rea encontrava-se esgotada, ela passava a ser ocupada por fazendeiros, que realizavam queimadas e plantio de capim para criao de gado. Essas terras, ocupadas ento por gado, tornavam-se propriedade legal do pecuarista, atravs da grilagem, o que envolvia corrupo e forja de documentos ilegais. Quando a rea deixava de ter qualquer vestgio de floresta, ela podia ento ser vendida para grandes produtores rurais, em especial os sojicultores, que passavam a ocupar terras que outrora foram uma floresta. (Revista Me Terra, 2009) * terras devolutas: que no tm habitantes; desocupadas, vagas, vazias. 16. No primeiro pargrafo do texto, enfatiza-se (A) a mudana no ritmo de devastao de Amaznia, menor desde 2005. (B) o recuo do acelerado ritmo de devastao da Amaznia. (C) a ao governamental que coibiu a devastao da Amaznia. (D) a reverso do processo de recuo do desmatamento da Amaznia. (E) o problema da devastao da Amaznia, resolvido aps dcadas. 17. De acordo com o texto, o processo de devastao da floresta est relacionado com a (A) grilagem, que uma forma legal de se regularizarem as terras. (B) ocupao de terras ilegais, para que se tornem regularizadas. (C) venda legal de madeira extrada de terras pblicas ou particulares. (D) inteno de tornar florestas ilegais em reas bastante produtivas. (E) busca da legalidade da terra, conseguida por meios ilegais.

(www.acharge.com.br) O dito popular que pode ser associado charge : (A) Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. (B) Antes s do que mal acompanhado. (C) Um dia da caa e outro do caador. (D) Quem v cara no v corao. (E) Quem com ferro fere com ferro ser ferido.

62

18. Leia os enunciados das alternativas e assinale aquela em que a segunda frase, pontuada de forma diferente da primeira, altera o sentido do texto. (A) O ano de 2008 iniciou-se de modo trgico para a Amaznia. O ano de 2008 iniciou-se de modo trgico, para a Amaznia. (B) ... imagens do INPE alertaram a sociedade e o governo para um acelerado ritmo de devastao... ... imagens do INPE alertaram a sociedade, e o governo para um acelerado ritmo de devastao... (C) Esse fato gerou a primeira crise no governo neste incio de ano. Esse fato gerou a primeira crise no governo, neste incio de ano. (D) ... e mais uma vez foi colocado na ordem do dia um problema que se arrasta h dcadas. ... e, mais uma vez, foi colocado na ordem do dia um problema que se arrasta h dcadas. (E) ... ela podia ento ser vendida para grandes produtores rurais... ... ela podia, ento, ser vendida para grandes produtores rurais... 19. Com base nas informaes do texto, o padro geral do processo de devastao da floresta segue a seguinte ordem: (A) apropriao de terras pblicas devolutas, derrubada de rvores, plantio de capim, criao de gado, plantao de soja. (B) apropriao de terras pblicas devolutas, criao de gado, plantao de soja, derrubada de rvores, plantio de capim. (C) derrubada de rvores, apropriao de terras pblicas devolutas, criao de gado, plantio de capim, plantao de soja. (D) derrubada de rvores, plantio de capim, criao de gado, apropriao de terras pblicas devolutas, plantao de soja. (E) plantio de capim, criao de gado, plantao de soja, apropriao de terras pblicas devolutas, derrubada de rvores. 20. Considere a charge.

(B) no vive mais o drama da devastao da Amaznia. (C) tem permitido a devastao da Amaznia. (D) atende aos interesses internacionais de preservao da Amaznia. (E) impediu, com uso da fora, a devastao da Amaznia. As questes de nmeros 21 a 24 baseiam-se no texto de rico Verssimo. noite Pedrinho, que dormia abraado me, apertou-a de leve e cochichou: Me. Ana Terra voltou-se para ele resmungando: Que ? Est ouvindo? Ouvindo o qu? Um barulho. Escuta... Ana abriu os olhos, viu a escurido e ouviu o ressonar de Maneco. o teu av roncando disse. No , no. a roca. Sim, Ana agora ouvia o rudo da roca a rodar, ouvia as batidas do pedal, bem como nos tempos em que sua me ali se ficava a fiar e a cantar. Mas procurou tranquilizar o filho: No ningum. Dorme, Pedrinho. Ficaram em silncio. Mas no puderam dormir. Ana escutava o ta-ta-ta da roda, que agora se confundia com as batidas apressadas de seu prprio corao e com o corao de Pedro que ela tinha apertado contra o peito. Devia ser a alma de sua me que voltava para casa noite e, enquanto os outros dormiam, punha-se a fiar. Sentiu um calafrio. Quis erguer-se, ir ver, mas no teve coragem. [...] Em outras madrugadas Ana tornou a ouvir o mesmo rudo. Por fim convenceu-se de que era mesmo a alma da me que vinha fiar na calada da noite. Nem mesmo na morte a infeliz se livrara de sua sina de trabalhar, trabalhar, trabalhar... (rico Verssimo, O Tempo e o Vento) 21. Pedrinho pede a ateno da me, pois acredita que o barulho que ouve o da av, na mquina de fiar. Ana Terra, sua me, tranquiliza-o para que ele (A) pare de assombr-la e tambm ao av que dorme. (B) no lhe perturbe o sono, com medo da alma da av. (C) fique quieto e ela possa ouvir melhor o barulho na roca. (D) durma, mas interiormente acredita que seja a alma de sua me. (E) entenda que tudo fantasia, e o barulho no existe de verdade. 22. O trecho ... se confundia com as batidas apressadas de seu prprio corao e com o corao de Pedro que ela tinha apertado contra o peito. indica que o estranho barulho (A) passou despercebido para Ana Terra e seu filho.

(www.acharge.com.br) A leitura da charge permite concluir que o Brasil (A) diligente com o problema da devastao da Amaznia.

63

(B) trouxe alegria para Ana Terra e seu filho. (C) agitou Ana Terra e seu filho. (D) j era comum para Ana Terra e seu filho. (E) tranquilizou a noite de Ana Terra e seu filho. 23. Observe as oraes: Devia ser a alma de sua me... e ... era mesmo a alma da me... Essas oraes referem-se presena da alma da me de Ana Terra, respectivamente, como (A) dvida e possibilidade. (B) possibilidade e certeza. (C) certeza e dvida. (D) possibilidade e incerteza. (E) certeza e impossibilidade. 24. Mantendo-se o sentido do texto, o trecho Quis erguer-se, ir ver, mas no teve coragem. deve ser reescrito da seguinte forma: (A) Embora quisesse erguer-se e ir ver, no teve coragem. (B) No teve coragem, portanto queria erguer-se e ir ver. (C) Tanto queria erguer-se e ir ver, que no teve coragem. (D) Como quisesse erguer e ir ver, no teve coragem. (E) Quando tivesse coragem, ia erguer-se e ir ver. 25. Leia a tira e assinale a alternativa em que os termos preenchem, correta e respectivamente, as lacunas.

Auxiliar II- 13.06.2010 LNGUA PORTUGUESA Leia o texto a seguir para responder s questes de nmeros 01 a 22. No paraso tropical brasileiro, sem terremotos, guerras, maremotos ou furaces, a grande tragdia a chuva. Enquanto ainda contabilizamos os mortos das enchentes provocadas em So Paulo e, mais recentemente, no Rio de Janeiro, a imprensa busca culpados. Quem tem mais responsabilidade pelos deslizamentos? O governo do Estado, o governo federal, as prefeituras ou os prprios moradores? Alega-se que nunca choveu tanto e que era impossvel prever uma tragdia dessas dimenses. O fato que, ao ignorarmos todos os alertas da me natureza, estamos rumo a um projeto kamikaze. Achar que o aquecimento global e a mudana climtica so preocupaes apenas de eco-chatos significa escrever a crnica de uma tragdia anunciada. H tempos a natureza manda sinais que o homem ignora ao desenvolver cidades que poluem rios, ao abandonar obras fundamentais de infraestrutura e ao desrespeitar a inclinao das encostas para construir favelas ou manses caso das pousadas e condomnios de luxo em Angra dos Reis (RJ). O grande responsvel pela tragdia o descaso das autoridades. obrigao do governo impedir a construo de moradias em reas de risco, remover as famlias para locais seguros e construir conjuntos habitacionais. No Rio de Janeiro, em razo da topografia da cidade, isso se torna mais urgente. Alm disso, preciso identificar a rota de escoamento da chuva e construir canais para passagem da gua em direo ao mar e aos rios, bem como muros de conteno de enxurradas. papel das prefeituras impedir a impermeabilizao desordenada do solo, limpar as tubulaes e realizar obras preventivas das inundaes. Segundo reportagem recente da Isto Dinheiro (edio de 14.04.2010), as obras de infraestrutura, dragagem e construo de galerias, no Rio de Janeiro, custariam menos que a reforma do estdio do Maracan, ou seja, R$ 400 milhes. Neste momento, no estaramos contabilizando mortos na lama. No existe um governo exclusivamente culpado pela tragdia, mas uma coisa clara: no d para culpar So Pedro. (Luiza Eluf. Jornal da Tarde, 07.05.2010) 01. De acordo com o texto, correto afirmar que (A) o Brasil um pas abenoado, j que no h intempries de qualquer natureza em seu territrio. (B) diferentemente de pases que sofrem com guerras e desastres naturais, no Brasil a tragdia se d por causa das chuvas. (C) o Brasil pode ser considerado um paraso tropical, apesar dos furaces e das chuvas. (D) os terremotos, que antes eram raros no Brasil, agora

(Folha de S.Paulo, 20.03.2010) (A) s vezes ... me esqueo que (B) As vezes ... esqueo de que (C) s vezes ... esqueo-me que (D) As vezes ... me esqueo de que (E) s vezes ... esqueo que Gabarito 01.B 02.A 06.D 07.A 11.D 12.C 16.D 17.E 21.D 22.C 03.C 08.B 13.B 18.B 23.B 04.D 09.C 14.E 19.A 24.A 05.E 10.E 15.A 20.C 25.E

64

contabilizam estragos de grandes propores. (E) furaces e terremotos so desastres naturais possveis de se prever e que no se comparam aos estragos de uma chuva. 02. No segundo pargrafo, a autora diz que o homem est num projeto kamikaze. Isso ocorre porque (A) age de maneira autodestrutiva ao negligenciar os alertas de socorro por parte da natureza. (B) em sua nsia consumista no busca ajudar seus semelhantes aps as enchentes. (C) tem aumentado o nmero de ecologistas e de pessoas preocupadas com os alertas da me natureza. (D) cresce o nmero de suicdios frente a grandes tragdias naturais, como terremotos. (E) corresponsvel pelas tragdias climticas, mas j est revertendo esse processo. 03. Para a autora, o(a) principal culpado(a) pelas mortes provocadas pelas chuvas (A) So Pedro. (B) a populao de alta renda, que constri casas nas encostas. (C) a populao de baixa renda, que constri favelas nos morros. (D) a falta de ao dos governantes. (E) a geografia tortuosa de cidades como a do Rio de Janeiro. 04. Para combater o problema das enchentes, a autora cita como medidas preventivas: (A) remoo de favelas, obras de infraestrutura e limpeza. (B) no poluir rios, nem desrespeitar a fauna. (C) no desrespeitar os animais e construir caladas verdes. (D) construir conjuntos habitacionais com energia renovvel. (E) fazer parte de associaes de bairro e se tornar um ecologista. 05. Enquanto ainda contabilizamos os mortos das enchentes provocadas em So Paulo e, mais recentemente, no Rio de Janeiro, a imprensa busca culpados. Nesse trecho, a conjuno enquanto estabelece entre as oraes uma ideia de (A) oposio. (B) conformidade. (C) concluso. (D) consequncia. (E) tempo. 06. Assinale a alternativa em que a palavra destacada foi empregada em sentido figurado. (A) No existe um governo exclusivamente culpado pela tragdia. (B) A imprensa busca culpados. (C) obrigao do governo impedir a construo de moradias

em reas de risco. (D) papel das prefeituras impedir a impermeabilizao desordenada do solo. (E) H tempos a natureza manda sinais que o homem ignora. 07. (...) ao desrespeitar a inclinao das encostas para construir favelas ou manses. Nesse trecho, a preposio para indica (A) instrumento. (B) companhia. (C) finalidade. (D) direo. (E) modo. 08. papel das prefeituras impedir a impermeabilizao desordenada do solo. Nessa frase, o substantivo impermeabilizao significa (A) ampliao. (B) abertura. (C) vedao. (D) aquecimento. (E) intensificao. 09. Alm disso, preciso identificar a rota de escoamento da chuva. Nesse trecho, um sinnimo para o termo rota pode ser (A) rotao. (B) trajetria. (C) reiterao. (D) frota. (E) intensidade. 10. No trecho No existe um governo , substituindo-se o verbo existir pela locuo deve haver, sem alterao do tempo verbal, e flexionando-se o substantivo governo no plural, obtm-se: (A) No devem haver governos... (B) No deviam haver governos... (C) No deveriam haver governos... (D) No devia haver governos... (E) No deve haver governos... 11. papel das prefeituras impedir a impermeabilizao desordenada do solo. Nesse trecho, um antnimo para o adjetivo desordenada pode ser (A) ilegal. (B) decepcionante. (C) organizada. (D) desrespeitosa. (E) inadequada. 12. Assinale a alternativa em que a substituio da expresso destacada est corretamente substituda pelo pronome, conforme indicao entre parnteses. (A) Realizar obras preventivas (realiz-las). (B) No d para culpar So Pedro (culpar-lhes). (C) obrigao do governo impedir a construo (impedir-lhe).

65

(D) Era impossvel prever uma tragdia (prever-la). (E) Construir canais para passagem (constru-lhes). 13. Transpondo para a voz passiva a frase a imprensa busca culpados e mantendo-se o tempo verbal empregado no texto, obtm-se: (A) a imprensa ser buscada pelos culpados. (B) aos culpados, a imprensa far uma busca. (C) culpados sero buscados pela imprensa. (D) culpados so buscados pela imprensa. (E) culpados ho de ser buscados pela imprensa. Considere o trecho a seguir para responder s questes de nmeros 14 a 16. No existe um governo exclusivamente culpado pela tragdia, mas uma coisa clara: no d para culpar So Pedro. 14. No trecho, a conjuno mas estabelece entre as oraes uma ideia de (A) proporo. (B) tempo. (C) explicao. (D) adio. (E) adversidade. 15. Na frase, o advrbio exclusivamente indica (A) negao. (B) tempo. (C) lugar. (D) modo. (E) dvida. 16. No trecho, os dois-pontos so utilizados porque se trata da introduo (A) da fala de um personagem. (B) de um estrangeirismo. (C) de uma ironia. (D) da citao de um trecho de livro. (E) de um esclarecimento. 17. Segundo reportagem recente da Isto Dinheiro (edio de 14.04.2010), as obras de infraestrutura, dragagem e construo de galerias, no Rio de Janeiro, custariam menos que a reforma do estdio do Maracan. Nesse trecho, a conjuno segundo expressa (A) consequncia. (B) causa. (C) condio. (D) conformidade. (E) concesso. 18. H tempos a natureza manda sinais que o homem ignora. Nesse trecho, o termo que exerce a funo de pronome relativo. O mesmo ocorre com a palavra em destaque na seguinte frase: (A) Que confuso aquele filme!

(B) Cazuza, que um dos maiores compositores brasileiros, morreu h 20 anos. (C) Ele sabe que est errado. (D) Tem que haver uma sada. (E) Fugia, j que no tinha como saldar a dvida. Considere o trecho a seguir para responder s questes de nmeros 19 a 21. Alega-se que nunca choveu tanto. 19. Incluindo nessa frase o advrbio frequentemente, obtm-se, segundo as regras de colocao pronominal, a seguinte frase: (A) Frequentemente alega-se que nunca choveu tanto. (B) Frequentemente se alega que nunca choveu tanto. (C) Frequentemente alegar-se- que nunca choveu tanto. (D) Frequentemente se alegaria-se que nunca choveu tanto. (E) Frequentemente se alega-se que nunca choveu tanto. 20. Reescrevendo a frase e substituindo o advrbio nunca por um advrbio ou locuo adverbial equivalente, obtm-se: (A) Alega-se que jamais choveu tanto. (B) Alega-se que deste modo choveu tanto. (C) Alega-se que com frequncia choveu tanto. (D) Alega-se que com certeza choveu tanto. (E) Alega-se que de sbito choveu tanto. 21. O verbo alegar significa (A) apresentar como argumento. (B) autorizar uma ao. (C) aumentar os fatos. (D) almejar algo. (E) reiterar os fatos. 22. No trecho No paraso tropical brasileiro, sem terremotos,guerras, maremotos ou furaces a preposio sem estabelece entre os termos uma relao de (A) causa. (B) meio. (C) companhia. (D) ausncia. (E) lugar. Leia a histria em quadrinhos a seguir para responder s questes de nmeros 23 a 25.

(O Estado de S.Paulo, 10.05.2010) 23. O humor do quadrinho est no fato de que (A) aps muito esforo, a personagem conseguiu um aumento salarial.

66

(B) o subordinado ignora completamente o prprio chefe ao tomar decises por conta prpria. (C) apesar de tentar ameaar o chefe, a personagem foi humilhada e no conseguiu uma promoo. (D) o empregado ameaa o chefe e obtm a melhoria de sua condio de trabalho. (E) a personagem muito atrapalhada, perde documentos e vira motivo de riso na equipe. 24. No primeiro quadrinho, a conjuno seno pode ser substituda, sem alterao de sentido, por (A) apesar de. (B) do contrrio. (C) ainda que. (D) medida que. (E) desde que. 25. No ltimo quadrinho, o verbo colocar significa (A) investir. (B) se irritar. (C) conseguir. (D) relutar. (E) se expor. Gabarito 01.B 02.A 06.D 07.C 11.C 12.A 16.E 17.D 21.A 22.D 03.D 08.C 13.D 18.B 23.C 04.A 09.B 14.E 19.B 24.D 05.E 10.E 15.D 20.A 25.E

(http://p.php.uol.com.br/laerte/index.php. Acesso em 08.08.2008)

Nesse contexto, o sentido atribudo pelo entrevistado a mexer com equivale a ; uma arara, por sua vez, significa . A alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas : (A) insultar furioso (B) utilizar infeliz (C) compreender chateado (D) consertar desgostoso (E) digitar estourado 02. Assinale a frase em que a ambiguidade resulta da m colocao da expresso adverbial. (A) Sempre presente, disse ele entregando-lhe uma caixa com laarote azul. (B) O deputado do PTB discutiu com o deputado do PT a sua proposta de aumento do salrio mnimo. (C) Por meia hora, o padre conversou com o mendigo sentado na porta da igreja matriz. (D) Um drinque e um belo sapato deixam uma mulher irresistivelmente alta. (E) Jovens que bebem com frequncia tm problemas de depresso. Leia o texto para responder s questes de nmeros 03 a 07. As ameaas das imagens 3D sade Mdicos alertam para o risco de efeitos como nuseas e tonturas. E at fabricante de tev informa sobre a chance de crise epilptica Rachel Costa Nas telonas o 3D j mostrou agradar ao pblico. Basta ver os nmeros de Alice no pas das Maravilhas: quase metade dos 875 mil espectadores brasileiros que assistiram ao filme no fim de semana de estreia optou pelas salas com projeo tridimensional. Mas a novidade para este ms no um lanamento cinematogrfico, e sim a venda dos primeiros televisores 3D. O produto aporta com a promessa de ser a grande inovao tecnolgica para a Copa do Mundo. Porm, a notcia traz preocupaes. No exterior, onde as tevs 3D j so comercializadas, os fabricantes tm informado sobre possveis riscos sade. As recomendaes lembram as das bulas dos remdios: orientam a interromper o uso caso se sinta desconforto, como dor de cabea, e informam sobre a possibilidade da ocorrncia de crises epilpticas. [...]

Assistente III - 13.06.2010 LNGUA PORTUGUESA 01. Leia a tirinha.

67

A verdade, no entanto, que s agora comeam a ser feitas as pesquisas mensurando os impactos do 3D sobre a sade. Portanto, preciso cautela, principalmente com as crianas. Os estmulos so sentidos com mais fora pelo crebro infantil, afirma a neurologista Clia Roesler, integrante da Academia Brasileira de Neurologia. [...] A soluo, aponta a especialista, esperar os filhos ficarem mais crescidinhos para experimentar a tecnologia. Afinal, se os prprios fabricantes dos televisores esto alertando sobre os efeitos colaterais, o melhor assistir em 3D com moderao. (Revista Isto, n.o 2 112, 05.05.2010. Adaptado) 03. De acordo com o texto, o 3D (A) no recomendvel para os que sofrem de epilepsia. (B) provoca nuseas e vmitos nos espectadores de cinema. (C) tem efeitos mais acentuados no crebro das crianas. (D) uma tecnologia que beneficia a Copa do Mundo. (E) s pode ser usado nos televisores de grandes dimenses. 04. O emprego de at no subttulo do texto faz pressupor que (A) se trata de uma opinio verdadeira do fabricante de tev. (B) outros j alertaram sobre os problemas colaterais com o 3D. (C) o fabricante de tev 3D est preocupado com o que dizem os mdicos. (D) os mdicos e o fabricante de tev 3D fizeram um acordo. (E) h restries do fabricante sobre o uso pelos mdicos da tev 3D. 05. A verdade, no entanto, que s agora comeam a ser feitas as pesquisas mensurando os impactos do 3D sobre a sade. Portanto, preciso cautela, principalmente com as crianas. A conjuno destacada pode ser substituda, sem perda do sentido, por (A) Pois. (B) Porque. (C) Logo. (D) No entanto. (E) Que. 06. No ltimo pargrafo do texto, a frase integrante da Academia Brasileira de Neurologia (A) indica qual a nica associao mdica que pode opinar sobre o 3D. (B) credencia a mdica entrevistada, reforando sua opinio sobre o efeito do 3D. (C) justifica a opinio da mdica sobre o efeito do 3D em crianas pequenas. (D) demonstra que todo mdico necessita fazer parte de associaes de classe.

(E) indica que somente os mdicos autorizados pela Academia podem dar entrevista. 07. A expresso mais crescidinhos, ao final do texto, expressa (A) qualidade. (B) carinho. (C) desprezo. (D) desqualificao. (E) indignao. 08. Observe a campanha do Zoo Safri.

(Revista Veja, 25.11.2009. Adaptado) A imagem e o slogan Misture-se a eles querem dizer que o visitante (A) poder experimentar a sensao de virar um animal selvagem. (B) por alguns momentos, sentir que est em um pas selvagem. (C) se abrir a janela do carro, poder ser devorado pelos animais. (D) poder interagir com os animais soltos no parque. (E) ficar surpreso com a beleza dos animais selvagens africanos. Leia e compare os poemas I e II a seguir para responder s questes de nmeros 09 e 10. I. Poema de sete faces Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida. [...] (Carlos Drummond de Andrade) II. Com licena potica Quando nasci um anjo esbelto, Desses que tocam trombeta, anunciou: Vai carregar bandeira. Cargo muito pesado pra mulher, Esta espcie ainda envergonhada. Aceito os subterfgios que me cabem, Sem precisar mentir. No sou to feia que no possa casar, Acho o Rio de Janeiro uma beleza e

68

Ora sim, ora no, creio em parto sem dor. Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina. Inauguro linhagens, fundo reinos (dor no amargura). Minha tristeza no tem pedigree, J a minha vontade de alegria, Sua raiz vai ao meu mil av. Vai ser coxo na vida, maldio pra homem. Mulher desdobrvel. Eu sou. (Adlia Prado, em Bagagem) 09. Sobre o poema I, correto afirmar que o eu lrico revela (A) seu desencontro com o mundo. (B) sua pouca crena religiosa. (C) seu descaso com as coisas materiais. (D) sua grande religiosidade e f. (E) sua infelicidade com a vida de poeta. 10. O poema II estabelece com o poema I uma relao de intertextualidade visto que (A) expressa o mesmo ponto de vista, apesar de sua feminilidade. (B) o reproduz em parte, j que o eu lrico no masculino. (C) compartilha de um mesmo tom triste e desesperado. (D) copia seus versos para demonstrar sua concordncia com eles. (E) o retoma para contrapor-se ao seu tom melanclico e irnico. 11. Leia e observe o texto a seguir. Grafite na Pompeia cria galeria pblica a cu aberto

Leia o texto para responder s questes de nmeros 12 a 15. O brasileiro tem duas paixes. O gol e o Gol. O Brasil o pas do gol. Talvez porque na nica nao pentacampe do mundo, gol coisa sria, de profissional. Tudo nesse pas relacionado com o gol. Quando alguma coisa d certo, a gente diz que foi golao e quando no d, foi bola fora. (Campanha da Volkswagen do Brasil, 2010) 12. Pode-se dizer que a principal estratgia utilizada nesta campanha a (A) explicao. (B) alternncia. (C) comparao. (D) adio. (E) rivalidade. 13. Ao reescrever trechos do texto, assinale a alternativa em que a pontuao est correta. (A) A gente diz que foi golao quando alguma coisa d certo. (B) O brasileiro tem duas paixes; o gol e, o Gol. (C) O Brasil, o pas do gol, talvez, porque gol coisa sria. (D) Nesse pas, tudo, relacionado com o gol. (E) Coisa sria de profissional, o gol, . 14. Marque o sentido que, respectivamente, tm no texto as expresses golao e bola fora. (A) verdade mentira (B) belo feio (C) sucesso insucesso (D) presente ausente (E) certo incerto 15. Assinale a alternativa que reescreve corretamente na primeira pessoa do plural a frase do texto: Quando alguma coisa d certo, a gente diz que foi golao. (A) Quando alguma coisa d certo, a gente dizemos que foram golaos. (B) Quando algumas coisas do certas, a gente diz que foi golaos. (C) Quando algumas coisas d certo, ns dizemos que foram golaos. (D) Quando algumas coisas do certo, ns dizemos que foram golaos. (E) Quando algumas coisas do certas, ns dizemos que foi golaos. Leia o texto para responder s questes de nmeros 16 a 18. Histria do amor no Brasil Mary del Priore uma conhecida historiadora brasileira, ex-professora da USP e da PUC-RJ, e tem se dedicado histria do amor.

Pan ( esq.) e Zlia usam os muros do colgio Santos Dumont, na Pompeia, para fazer e exibir sua arte. A iniciativa prepara o bairro paulistano para a 23. Feira de Artes da Villa Pompeia, evento que promove a diversidade cultural e artstica nas vias prximas ao colgio.

(http://entretenimento.uol.com.br/album/grafite_na_pom peia_2010_album.jhtm?abrefoto=98#fotoNav=106. Acesso em 09.05.2010. Adaptado) De acordo com o texto, o grafite (A) pintura de muros. (B) diversidade cultural. (C) desenho paulistano. (D) arte mural. (E) pintura feminina.

69

CULT: Seria possvel resumir em etapas mais ou menos homogneas a cronologia do amor no Brasil? Como? MARY DEL PRIORE: No h etapas homogneas em histria, mas momentos de mudanas e permanncias coexistentes. Por exemplo, o sculo XIX introduziu a ideia do amor romntico. As pessoas comeam a ler romances onde heris e heronas buscam um casamento por amor e um final feliz para suas histrias. Isso era novo. Ao mesmo tempo, nas elites, o casamento arranjado com parentes ou amigos era uma constante. Isso era arcaico. As frmulas coexistiam. Da comearem os raptos de noivas que se recusavam a casar com candidatos impostos pela famlia, preferindo fugir com os escolhidos do corao. como se tivssemos passado de um perodo em que o amor fosse uma representao ideal e inatingvel (a Idade Mdia), para outra em que vai se tentar, timidamente, associar esprito e matria (o Renascimento). Depois, para outro, em que a Igreja e a Medicina tudo fazem para separar paixo e amizade, alocando uma fora, outra dentro do casamento (a Idade Moderna). Desse perodo, passamos ao Romantismo do sculo XIX, que associa amor e morte, terminando com as revolues contemporneas, momento no qual o sexo tornou-se uma questo de higiene, e o amor parece ter voltado condio de ideal nunca encontrado. (http://revistacult.uol.com.br/home/2010/05/historia-doamor-no-brasil/. Acesso em 16.05.2010. Adaptado) 16. Na segunda vez em que o pronome isso aparece no texto Isso era arcaico. ele retoma a frase (A) o sculo XIX introduziu a ideia do amor romntico. (B) as pessoas comeam a ler romances. (C) heris e heronas buscam um casamento por amor. (D) um final feliz para suas histrias. (E) o casamento arranjado com parentes ou amigos. 17. Na sequncia do texto, a expresso que confirma a posio expressa na resposta inicial da historiadora No h etapas homogneas em histria, mas momentos de mudanas e permanncias coexistentes. : (A) ideia do amor romntico. (B) final feliz para suas histrias. (C) candidatos impostos pela famlia. (D) os escolhidos do corao. (E) As frmulas coexistiam. 18. Assinale a alternativa em que o pronome entre parnteses deva ser usado aps o verbo como em: O sexo tornou-se uma questo de higiene. (A) Nesta casa, ______ trabalha _____ muito. (se) (B) S quando _____ ouviram ____ seus gemidos, ela foi encontrada. (se) (C) Algum j ____ contou ____ essa histria triste. (me) (D) Nunca ___ diga ___ no, pois ele ficar irritado. (lhe) (E) Por que ____ desrespeitam ____ desse modo? (a)

Leia o texto para responder s questes de nmeros 19 e 20. Uma noite dessas, vindo da cidade para o Engenho Novo encontrei no trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheo de vista e de chapu. Cumprimentou-me, sentou-se ao p de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era curta, e os versos pode ser que no fossem inteiramente maus. Sucedeu, porm, que, como eu estava cansado, fechei os olhos trs ou quatro vezes; tanto bastou para que ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso. [...] No dia seguinte entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou alcunhando-me Dom Casmurro. Os vizinhos, que no gostam dos meus hbitos reclusos e calados, deram curso alcunha, que afinal pegou. (Machado de Assis, Dom Casmurro, 1992. Adaptado) 19. O texto, escrito no sculo XIX, traz um hbito masculino raro nos dias atuais, (A) ler poemas. (B) usar chapu. (C) falar de poltica. (D) cochilar no trem. (E) falar mal de outros. 20. Segundo o que se depreende do texto, casmurro quer dizer (A) poeta. (B) sonolento. (C) fofoqueiro. (D) introvertido. (E) viajante. Gabarito 01.A 02.E 06.B 07.B 11.D 12.C 16.E 17.E 03.C 08.D 13.A 18.A 04.B 09.A 14.C 19.B 05.C 10.E 15.D 20.D

70

Potrebbero piacerti anche