Sei sulla pagina 1di 5

Experimento de Movimento de Queda Livre (MQL) Resumo: Este relatrio tem como objetivo demonstrar um Movimento de Queda Livre,

por meio de um experimento realizado em aula, para que possamos aplicar, na prtica, o que j conhecamos teoricamente. Por meio deste podemos observar as caractersticas desse tipo de movimento, considerando seus desvios nos resultados obtidos. Portanto, veremos que um corpo em queda livre caracterizado por um movimento sobre uma trajetria retilnea, com velocidade crescente e uniforme, ou seja, com acelerao constante. Essas caractersticas foram observadas atravs do experimento que utilizou um conjunto de painel vertical, um sensor fotoeltrico e um sensor de largada e de discusses e anlises neste trabalho.

Introduo O presente relatrio refere-se a um experimento realizado em aula que teve como objetivo demonstrar, na prtica, um corpo em movimento de queda livre. Este tipo de movimento ocorre com um corpo que se desloca em uma trajetria reta, vertical, com acelerao constante a acelerao da gravidade. No estudo de fsica, a queda livre uma particularizao do movimento uniformemente variado (MRUV).

O movimento vertical de qualquer corpo que se move nas proximidades da superfcie da Terra, sob a influncia unicamente da sua fora peso, chamado movimento de queda livre. Nessas condies, todos os corpos se movem com a mesma acelerao constante de mdulo g = 9,81 m/s2. Em outros termos, o movimento de queda livre um MRUV com direo vertical e uma acelerao de mdulo g = 9,81 m/s2.
Introduo Terica Nos diversos movimentos que ocorrem na natureza houve sempre interesse no estudo do movimento de queda dos corpos prximos superfcie da terra. Quando se abandona um objeto de certa altura, verifica-se que, ao cair, sua velocidade cresce, isto , o seu movimento acelerado. Porm, ao lanar um o objeto para cima, sua velocidade diminui gradualmente at se anular no ponto mais alto, isto , o movimento retardado. As caractersticas destes movimentos foram objetos de estudo desde tempos bastante remotos. O movimento de queda livre trata-se de um movimento acelerado, no qual o movimento sofre a ao da acelerao da gravidade, esta que representada por g e varivel para cada ponto da superfcie da Terra. Porm para o estudo de fsica, e desprezando a resistncia do ar, seu valor constante e aproximadamente igual a 9,8 m/s .
2 1,2

O efeito da gravidade no movimento de queda livre de um corpo representado pelas seguintes equaes: vf = vo + gt

onde: vf a velocidade final; vo a velocidade inicial; g a acelerao da gravidade e t o tempo. Quando a partcula parte do repouso, vo = 0, a equao a seguinte: vf = gt Por meio da medio do tempo de queda possvel encontrar o valor da velocidade da partcula antes do impacto. Outra equao til a seguinte: v vf = 2gh onde: h a distncia percorrida. Portanto, tem-se duas equaes para a velocidade, uma que depende do tempo e outra que depende da altura. Procedimento Inicialmente Anlise de Erros Ao realizar um experimento, principalmente tratando-se de medidas acontecem os mais variados tipos de erros; assim o erro associado a uma medida a soma de todos eles. Dentre os erros mais comuns, encontra-se os erros sistemticos instrumentais e pessoais como: falta de preciso do equipamento, leitura incorreta dos valores na trena, a habilidade psicomotora de cada integrante do grupo para soltar a esfera e disparar o cronmetro, alm de outros fatores que podem influenciar como a resistncia do ar. Tambm, de grande importncia ressaltar que os diferentes valores encontrados para a velocidade final, deve-se ao fato de a equao 1 depender do tempo, analogamente a equao 2 depende da altura. Como a medio do tempo de queda da esfera foi realizada 50 vezes, pode-se dizer que houve uma maior preciso no resultado obtido Bibliografia 1 - HALLIDAY, David. WALKER, Jearl. RESNICK,Robert. Fundamentos de Fsica, Mecnica v.1, 4 Ed. Editora LTC
2 2 f = v0

+ 2gh , para o qual vo = 0 resultando assim:

Procedimentos 1. Montar o equipamento conforme foto abaixo. [pic] 2. Fixar o eletrom na extremidade do trilho. 3. Ligar o eletrom fonte de tenso varivel deixando em srie a chave liga desliga. 4. Conectar o cabo START (S1) do cronmetro na caixa chave liga desliga. 5. Colocar a esfera de ao em contato com o eletrom. 6. Colocar o sensor STOP a [pic] abaixo da esfera (prestar ateno no dimetro da esfera e na posio em que a esfera em queda livre interrompe a contagem do tempo, ou seja, o cronmetro interrompe a contagem do tempo quando a esfera passar pelo centro do sensor). Medir com uma rgua a primeira medida: [pic] 7. Conectar o cabo do sensor STOP ao terminal do cronmetro. 8. Desligar o eletrom liberando a esfera e anotar o tempo indicado pelo cronmetro. Repetir o procedimento trs vezes e calcular a mdia dos tempos para cada distncia. 9. Deslocar o sensor STOP em 0,150m e repetir os procedimentos acima e completar as tabelas abaixo:

http://cienciatube.blogspot.com/2008/10/queda-livre-experincia-degalileu.html http://www.if.ufrgs.br/historia/galileu.html http://www.coladaweb.com/fisica/queda.htm http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/GalileGa.html Teoria: HALLIDAY, David; RESNICK, Robert. Fundamentos da Fsica 1: Mecanica. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1994.

Referncias:
Experimentos semelhantes Na disciplina de F609 da Unicamp foi realizado um experimento semelhante a este pela aluna Regina Celia Batista Moretti. O objetivo dela, porem, era trabalhar com o conceito de queda livre de diferentes formas, e uma delas era atraves da construcao de um tubo de vidro que pudesse manter o vacuo apos ser fechado e funcionasse sem a bomba de vacuo. O objetivo do nosso experimento e calcular o tempo de queda e avaliar a diferenca no tempo de queda das esferas, para isto, e necessaria a obtencao de uma quantidade maior de medicoes para minimizar o erro

estatistico. Utilizando a bomba de vacuo, e possivel obter estes valores com maior precisao. A construcao do tubo entao, e projetada para que os lancamentos possam ser feitos de maneira semelhante, visando conservar as condicoes inicias em todos os lancamentos. Relatorio Final: http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/F530_F590_F690_F809_F895/F809/F809_ sem2_ 2008/ReginaC-DirceuSilva_RF3.pdf Teoria: HALLIDAY, David; RESNICK, Robert. Fundamentos da Fsica 1: Mecanica. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1994. Outros experimentos: "Corpos no interior de um recipiente fechado e transparente em queda livre" Autores: Jose Joaquin Lunazzi, Leandro Aparecido Nogueira de Paula http://arxiv.org/pdf/0809.1471 O objetivo deste experimento e estudar a queda livre dos corpos atraves de um experimento bem simples que pudesse ser realizado em sala sem dificuldades. De inicio, os autores propoe que seja estudada a queda de um pedaco de papel sobre uma moeda e entao, a queda de uma garrafa com uma pedra e uma pena. Em ambas as etapas, os dois objetos de massas diferentes chegam juntos ao solo. No entanto, e feita apenas uma argumentacao para que fossem desconsideradas os efeitos da dinamica do ar (apesar de nao influenciar no resultado aparentemente). Neste experimento, o vacuo e utilizado para que a influencia do ar seja minimizada de fato, aproximando o experimento de uma real queda livre. http://www.upscale.utoronto.ca/IYearLab/Intros/FreeFall/FreeFall.html Pagina com informacoes sobre um experimento realizado em Toronto muito semelhante a este. Foram utilizadas uma esfera de metal e uma de plastico caindo dentro de um longo tubo. A pagina mostra tambem a teoria e o tratamento estatistico dados aos resultados.

http://jedlik.phy.bme.hu/~hartlein/www.mip.berkeley.edu/images/physics /A+0+0.gif Imagem ilustrativa de um outro experimento semelhante. Aplets em Java http://www.scribd.com/doc/7844448/Queda-Livre Algumas questoes para alunos do ensino fundamental que envolvem a queda livre de objetos. No entanto, nenhuma experimentacao e realizada, as questoes acompanham apenas um pouco de teoria. http://galileo.phys.virginia.edu/classes/109N/more_stuff/Applets/Proje ctileMotion/jar applet.html Pequeno arquivo em flash que permite que sejam simuladas situacoes de lancamento de projeteis considerando ou nao a resistencia do ar. Este programa nao demonstra a hipotese proposta por Galileu, mas permite que um aluno observe como a resistencia do ar atua dependendo da massa, da velocidade, etc. Importancia da experiencia de Galileu http://cienciatube.blogspot.com/2008/10/queda-livre-experincia-degalileu.html Experimento realizado na lua abandonando uma pena e um martelo . http://www.if.ufrgs.br/historia/galileu.html Pequena descricao do que teria sido a experiencia de Galileu. http://www.

Potrebbero piacerti anche