Sei sulla pagina 1di 21

Configure um segundo roteador para aumentar a cobertura da sua Wi-Fi

OUT 25 Publicado por CFMMorris Casas grandes ou apartamentos com muitas paredes grossas por vezes sofrem com a falta ou com a fraqueza do sinal da rede sem fio emitida por um nico roteador. possvel comprar um roteador mais potente ou ento adquirir uma antena adicional com mais alcance para aumentar o sinal do Wi-Fi, mas isso custa bastante dinheiro. Para se ter uma idia, uma antena nova bsica de 22DBI (que no assim to potente) custa em torno de R$ 50,00. Alm disso, se o roteador estiver numa posio ruim, como debaixo de uma laje espessa, num cmodo de paredes muito grossas ou com outros aparelhos eletrnicos causadores de interferncia, a adio de uma nova antena provavelmente no resolver o problema da intensidade do sinal na residncia. A melhor soluo de todas para esse tipo de problema a amplificao do sinal por meio do uso de um segundo roteador (repetidor de sinal) posicionado em uma poro da residncia onde o sinal do primeiro roteador comea a enfraquecer. Nesse tutorial ns ensinaremos como transformar basicamente qualquer roteador Wi-Fi, novo ou velho, num roteador repetidor de sinal. O que acha? Tire aquele roteador antigo da gaveta e melhore o alcance, a estabilidade e a velocidade da sua rede sem fio! No esquea de salvar ou imprimir esse guia antes de execut-lo, j que voc ficar sem internet durante o processo. Conforme colocamos acima, a soluo mais simples para adicionar um segundo roteador sua rede sair e comprar um roteador repetidor, mas isso pode sair muito caro! Ns achamos bem mais inteligente voc utilizar um roteador comum e prepar-lo para funcionar como um roteador repetidor. De forma prtica, a nica diferena entre a rede com um roteador repetidor de fbrica e uma rede com dois roteadores comuns corretamente configurados que no segundo exemplo cada roteador cria a sua prpria rede com sua prpria senha, apesar do sinal ser originalmente o mesmo. Na figura abaixo ns colocamos um exemplo de como voc pode distribuir dois roteadores na sua casa para aumentar o sinal da sua rede sem fio. Nesse exemplo a cozinha, que antes no tinha Wi-Fi por conta da distncia at o primeiro roteador (R1), aquele ligado ao modem, agora recebe sinal intenso a partir de R2 (que um roteador normal, funcionando como um repetidor).

Exemplo da aplicao de um roteador comum funcionando como um repetidor numa residncia. Vale lembrar que R1 e R2 no precisam ser da mesma marca ou modelo. A nica coisa importante voc no confundir qual aparelho qual durante o tutorial. Antes de comear esse guia faa uma marca que identifique cada aparelho. Sugiro que voc deixe o roteador mais novo ou mais potente como R1 e o inferior como R2. Est tudo muito bonito (inclusive minhas habilidades de desenho postas prova acima), mas como que se configura esse treco? Abaixo ns descrevemos os passos para configurar os dois roteadores adequadamente. Caso voc esteja familiarizado com configuraes de roteadores e queira uma verso expressa do tutorial, aqui vai: basta desligar a funo DHCP de R2 ao mesmo tempo em que se garante que o IP interno de R1 diferente de R2 (que possivelmente j o caso, se voc estiver usando roteadores de marcas diferentes). Parece complicado? No se preocupe que abaixo ns explicamos direitinho. O jeito mais fcil de configurar os roteadores ligar um notebook numa das portas LAN (qualquer uma) de cada um dos aparelhos e configur-los um de cada vez, separadamente. No fim desse tutorial ns iremos conectar um roteador no outro, mas todo o processo de configurao deve ser feito antes deles estarem ligados por meio de um cabo. Vou repetir mais uma vez: configure cada roteador separadamente, sem conectar um no outro.

Para seguir os passos abaixo, voc ter que ter acesso ao painel de controle dos dois roteadores. Caso voc tenha dvidas sobre como fazer isso, d uma olhada nesse guia para descobrir o IP de cada um dos roteadores, e confira esse nosso outro tutorial para descobrir como acessar o painel de controle de um roteador. Vale ressaltar que ns utilizamos um TPLink 941N para preparar esse guia. A interface do seu roteador pode variar um pouco de acordo com a marca e o modelo, mas normalmente as opes so parecidas. Caso voc tenha alguma dvida consulte o manual do usurio impresso ou online para se familiarizar com o painel de controle do seu roteador especificamente. Os passos abaixo comeam com o painel de controle de cada um dos roteadores j acessado. Passo 1: Configurando R1 para funcionar como um roteador normal Se voc tiver uma rede j em funcionamento, possvel que voc no precise mudar nenhuma configurao do R1. Dentro do painel de controle de R1, navegue at a funo DHCP e certifique-se de que a mesma est ligada (retngulo vermelho da figura abaixo). Essa a funo do roteador que distribui os diferentes IPs internos para os aparelhos conectados na rede, tanto por cabo quanto por Wi-Fi. No nosso roteador de exemplo, h uma guia dedicada a essa funo (retngulo verde da figura abaixo). O ltimo passo de configurao de R1 verificar e anotar o IP interno que est destinado ao prprio roteador (no necessrio mudar esse nmero, s anot-lo num papel para usarmos depois). No nosso roteador, esse nmero, o endereo de IP 192.168.1.1, pode ser facilmente encontrado j na primeira tela do painel de controle (retngulo azul da figura abaixo).

Configurao de R1 com DHCP ligado (vermelho) e IP interno destacado (azul). Passo 2: Configurando R2 para funcionar como repetidor Agora que voc j configurou R1, desconecte o cabo do mesmo e ligue o seu computador em R2. Alguns modelos de roteador possuem em seu painel de controle uma opo de Acess Point ou Ponto de Acesso. Nesses aparelhos essa opo transforma o equipamento automaticamente num roteador repetidor. Caso o seu roteador tenha essa opo, basta que voc a selecione e pronto! No entanto, normalmente essa configurao tem que ser manual. A primeira providncia a ser tomada no painel de controle de R2 desligar o DHCP (elipse preta da figura abaixo) para que no haja confuso na distribuio de IPs dentro da rede, ou seja, somente R1 ter essa funo ligada. O outro passo extremamente importante garantir que o IP interno de R2 diferente do IP interno de R1. No nosso roteador de exemplo, R1 usa os IPs de 192.168.1.100 at 192.168.1.199 para identificar qualquer dos computadores na rede (elipse vermelha da figura

abaixo). Dessa forma, eu escolhi o edereo 192.168.1.2 para ser o IP de R2 (ou seja, um nmero prximo, mas fora do intervalo de IPs fornecidos por R1), como pode ser visto na elipse verde da figura abaixo. O motivo do IP de R2 estar fora do intervalo de IPs fornecidos por R1, que assim evita-se completamente a chance de conflitos de IP entre qualquer dos computadores da rede (que tero sempre um IP entre 192.168.1.100 e 192.168.1.199) e R2 (cujo novo IP 192.168.1.2). Mudar o endereo de IP do roteador em si muito fcil. Basta voc digitar o novo endereo no campo apropriado dentro do painel de controle do roteador. No caso do aparelho desse exemplo, essa opo se encontra na guia Network (Rede), na subguia LAN (Local Area Network), como pode ser visto na elipse azul da figura abaixo. Lembre-se que se R1 e R2 forem de fabricantes diferentes possvel que seus IPs tambm j sejam diferentes , dispensando qualquer tipo de alterao desse tipo.

Configuraes de R2 com DHCP desligado (preto) e IP interno (verde) fora do intervalo de IPs dado por R1 (vermelho). Passo 3: Conectando R1 a R2 Pronto! Agora que voc j configurou os dois roteadores com sucesso, basta ligar um no outro. A idia toda fazer com que o segundo roteador (R2) sirva de mero repetidor do sinal fornecido pelo primeiro roteador (R1). Para isso basta usar um cabo ethernet saindo de uma porta LAN de R1 para uma outra porta LAN qualquer de R2. Na figura abaixo ns estamos

usando dois roteadores TP-Link 941N para demonstrar o arranjo necessrio dos cabos. Note que a porta WAN de R2 permanece vazia e R2 ligado a R1 como se fosse um computador qualquer, por meio das portas LAN. Se voc ligar um roteador no outro antes de executar os Passos 1 e 2 desse tutorial h uma grande chance de voc no ter acesso ao painel de controle dos aparelhos , principalmente se os dois tiverem o IP de fbrica igual. Novamente, configure tudo direitinho antes de ligar R1 em R2.

Arranjo dos cabos para usar a funo repetidora de roteadores comuns. Note que a porta WAN de R2 permanece vazia e R2 ligado a R1 como se fosse um computador qualquer. E isso! Agora voc j pode desfrutar de sinal Wi-Fi intenso dentro de uma rea muito maior de sua casa. Posso confirmar para vocs que aqui em casa eu liguei dois TP-Link 941N e tenho sinal completo nos dois andares e at no canil, que fica no fundo do quintal, onde os downloads so rpidos o bastante at para streaming de vdeos. Obervaes Como ns explicamos na introduo, tanto R1 e R2 criaro a sua prpria rede Wi-Fi. Se os roteadores forem da mesma marca e modelo, as redes criadas podem inclusive ter o mesmo nome. Para diminuir a confuso, importante que voc se certifique que as redes sem fio criadas por cada um dos roteadores tenham nomes diferentes. Isso pode ser feito facilmente atravs do painel de controle de um dos roteadores (R1 ou R2). Na maior parte dos roteadores essa opo se encontra na guia Wireless (Rede sem Fio), sob a opo SSID, conforme pode ser visto no retngulo preto dessa prxima figura.

Para achar essa opo no seu aparelho, consulte o manual do usurio. Coloque algo fcil de lembrar como Seu Nome 1 para R1 e Seu Nome 2 para R2.

Opo para mudana do nome da rede sem fio, mostrada no retngulo preto. Vocs tambm devem ter notado que R1 deve ser ligado a R2 por meio de um cabo. Se por acaso voc no puder estender um cabo de R1 para R2 outras estratgias tm que ser tentadas. Na minha opinio a melhor opo usar adaptadores para transmisso de sinal de internet atravs da rede eltrica da casa. Esses aparelhos so bastante caros e funcionam por permitir que um sinal de um roteador seja transferido para uma tomada eltrica normal. Esse sinal ento captado por um outro adaptador colocado numa tomada em outro ponto da rede eltrica. Esse segundo adaptador funciona como um roteador repetidor. O dois maiores problemas dessa soluo so o custo muito alto (investimento mdio superior a R$ 500,00) e a possibilidade de vrios problemas de interferncia de sinal, principalmente em casas de fiao antiga ou com tubulao muito apertada. Em breve ns estaremos fazendo o review de um desses adaptadores aqui no TD Gadgets. A segunda melhor opo para quem no pode usar um cabo para ligar R1 a R2 usar o programa Maryfi. Esse programa usa a placa Wi-Fi de qualquer PC para replicar um sinal de rede qualquer. A maior vantagem dessa opo que o computador rodando o Marify no precisa estar ligado num cabo, podendo criar uma rede Wi-Fi virtual a partir de outra rede sem fio (Wi-Fi ou 3G, por exemplo). Para mais detalhes de como usar o Marify, fique ligado no TD Gadgets. E ento? Voc conseguiu configurar seu roteador repetidor? No deixe de colocar suas experincias, impresses ou dvidas nos comentrios.
Compartilhe:

Email Twitter5 Facebook43 Reddit StumbleUpon

Curtir isso: Curtir Publicado em outubro 25, 2011, em Rede, Wi-Fi e marcado como Rede, Roteador, Wi-Fi. Adicione o link aos favoritos. 44 Comentrios.

Acesse o painel de controle do seu roteador para configurar sua rede Wi-Fi Deixe seu computador com a cara do dia das bruxas

DEIXE UM COMENTRIO

1.

Reinaldo | maro 31, 2012 s 12:16 AM


Funcionou perfeitamente. Usei um roteador Dir-600 como o R1 ligado a cabo no Roteador R2 (D-link D-524). Muito obrigado por compartilhar essa dica, excelente tutorial. Parabns!!! Valeu mesmo. Reinaldo

2.

Matheus Adams | maio 26, 2012 s 2:57 AM


Nossa fiz aqui o meu e tambm funcionou muito bem! Configurei um roteador TP-Link 541G em um modem Roteador da Velox. Ele tinha um sinal muito ruim wi-fi, por isso coloquei o roteador para dar um suporte no sinal! Liguei a porta wan do modem numa porta Lan do roteador e funcionou perfeitamente! Muito bom! Meus parabns explicao detalhada , muito bem elaborada! Matheus

3.

Eudes | junho 3, 2012 s 9:04 PM


timo tutorial me ajudou muito !! parabns

4.

Alexandre Fernandes Hecari Costa | junho 23, 2012 s 12:03 PM No caso de sua planta, no seria mais fcil utilizar somente o R1 instalado na sala de estar? O raio do sinal certamente seria melhor. Possuo o meu roteadores mais ou menos igual ao R1 da sua planta, queria aumentar a intensidade do sinal, m sem uso de cabo. Se eu tiver de ligar os dois roteadores por emio de cabos, mais fcil instalar o roteadores no meio da casa. Eu gostaria mesmo de interligar o R1 e o R2 sem cabos. No existe nenhuma configurao que possa ser feita assim?

CFMMorris | junho 24, 2012 s 1:46 PM Existem algumas opes, at onde eu sei. A Belkin e outras empresas vendem produtos que transmitem o sinal de internet por tomadas da rede eltrica. Isso permite interligar roteadores em partes diferentes da casa sem ter que passar cabos novos. Uma outra opo dividir, ou dar share, na conexo de um computador, ou seja, pegar um computador que esteja na Wi-Fi e permitir que outros computadores se conectem internet atravs desse computador. O Windows 7 e o OSX fazem isso nativamente, mas tem vrios outros softwares grtis que tambm fazem essa funo. Note, no entanto, que essa ltima opo no vai funcionar muito bem j que a fonte do sinal no vai melhorar. Pense assim: o sinal que est realmente fornecendo IP o de R1. Se esse sinal est fraco do outro lado da casa, a nica soluo realmente til fazer esse sinal chegar, sem perdas, em outro ponto da casa. No h como fazer o sinal chegar, sem perdas, a no ser com o uso de cabos, sejam cabos de rede ou eltricos. Ficou um pouco confuso, mas deu para entender?

5.

Andr Pinheiro | junho 23, 2012 s 4:29 PM


Ol, segui o passo a passo, modificando o ip de R2 em relao ao que consta no painel de R1 e desabilitando o DHCP em R2, porm quando tento me conectar na

nova rede de R2 aparece a mensagem o windows detectou um conflito de endereo IP. Devo fazer mais alguma coisa alm do especificado? Abraos!

CFMMorris | junho 24, 2012 s 1:50 PM No, a princpio no precisa fazer mais nada. Voc colocou o IP de R2 num valor fora do intervalo de IPs dado por R1? O conflito de IP tambm pode no ter nada a ver com os roteadores. Voc tem outros computadores ou celulares usando a Wi-Fi? O conflito de IP pode ser entre esses aparelhos e no entre os roteadores Mande umas imagens de como voc configurou os dois roteadores que eu tendo te ajudar mais. Abrao!

Andr Pinheiro | junho 25, 2012 s 6:12 PM


Oi CFMMorris, Desta vez apenas troquei os roteadores (um net gear-r2 e um tplink r1)e fiz o mesmo procedimento descrito no site. No h mais confito de Ips, porm quando tento conectar na nova rede wi-fi criada por r2, em um notebook, aparece a seguinte mensagem: O windows no pde se conectar a `rede X`. Ser que tenho que incluir o MAC da placa de rede do notebook em R1 ou R2 pra que eu possa acessar do notebook a nova rede criada por R2? PS: Como fao pra te mandar imagens por aqui? Muito obrigado pela ajuda, Abs.

Andr | junho 27, 2012 s 12:23 AM


Eu tenho que me conectar na rede wifi criada por r2, no isso? O problema que ta aparecendo a mensagem de que o windows no pde se conectar a essa rede.

Abs.

CFMMorris | junho 27, 2012 s 5:27 PM Uma vez com tudo configurado direito vc pode se conectar a R1 ou R2, dependendo da distncia que vc se encontra de cada roteador. Garanta que R2 est com um IP diferente de R1 e fora do intervalo de IPs distribudo por R1. Garanta tambm que o DHCP de R2 est desligado. Qual o nome da rede criada por R1 e R2? Faa tambm o seguinte teste: tente ligar um computador em R2 atravs de cabo e no de Wi-Fi e veja se a internet funciona. Outro teste: mande o Windows esquecer a rede de R2 e tente conectar novamente. Se no souber fazer isso me pergunte aqui que eu respondo.

6.

Sammer Victor | junho 26, 2012 s 3:50 PM


Primeiro gostaria de parabeniza-lo pelo seu tutorial. Muito bem elaborado e sucinto. Tenho uma duvida: j vi e alguns lugares repetidores de sinal onde o nome da rede e a senha era mesma. Ou seja, seu pc detectava a rede 1 do roteador 1 , vc colocava a senha e pronto. Por mais que vc se afastasse desse sinal do roteador 1 , ainda assim a conexo com a rede 1 permanecia, pois na verdade o roteados 2 emitia o sinal. Na minha casa possuo dois roteadores. R1/modem e r2 ligado por cabo na porta WAN . Fiz isso sem querer e funciona normal. A questo que fiquei com duas redes, com nome e senha distintas. Nao que isso cause problema, mas preferiria se fosse um nome e uma senha. Tem como? Abraos Obs: R1/modem tp-link R2 linksys

CFMMorris | junho 27, 2012 s 5:14 PM Tem sim. Na verdade o que ns descrevemos no post um truque que engana o segundo roteador e o faz repetir o sinal do primeiro. No

entanto cada um dos dois roteadores est gerenciando a prpria rede (essa a causa das duas redes com duas senhas). Roteadores repetidores de verdade mascaram a emisso da segunda rede e efetivamente o usurio s coloca uma senha e o computador s encontra uma rede. No seu caso o que deve ter acontecido que o modem deve ser tambm um roteador sem fio (vrios modens tem essa funo) mas o DCHP no cabo deve estar desligado de forma que somente o seu roteador puro est distribuindo IPs. Por isso que no tem conflito. Para sua rede no ficar confusa voc pode desativar a funo wireless do modem no painel de controle dele. Dessa forma os computdores que estiverem na sua asa passaro a encontrar s uma rede (a gerada pelo roteador). At porque normalmente no tem sentido ter o modem e o roteador cada qual com sua rede sem fio j que normalmente eles esto um perto do outro (na mesma sala). Isso s contribui para que voc tenha perda de sinal por interferncia.

7.

Sammer Victor | junho 27, 2012 s 2:24 PM


Ol amigo! Agora tenho problema. Possuo na minha casa 3 notebooks,3 ipads e 1 impressora wifi HP(p1102w). A mora o problema! Qaunto eu possui apenas um roteador wifi manda imprimir as coiisas , de qualquer dispositivo, ele iprimia normalmente. Agora que possuo 2 roteadores nao estou conseguinto imprimir. E quando instalo em um dos notes, ela imprime varias vezes o que havia mandado. Tem nocao dos que seja? Obrigado!

CFMMorris | junho 27, 2012 s 5:20 PM Deixa ver se entendi. Uma monte de coisa est sendo impressa pq as ordens de impresso esto chegando s que a impressora no est sendo vista. A quando vc instala a impressora num note ele bota a fila toda para imprimir. Entendeu? Em qual rede est a impressora? Na que est com o DHCP ligado ou na outra? Garanta que a impressora est ligada ao roteador com DHCP ligado. Anote o IP que ela recebeu do roteador e tente busc-la, pela rede, nos outros computadores. Veja se funciona.

CFMMorris | junho 27, 2012 s 5:21 PM

Outra coisa: o seu R1 seu modem, certo? Qual a distncia entre R1 e R2?

8.

miguel | julho 1, 2012 s 9:43 PM


e possivel fazer isto que esta aqui dito mas de um roter para outro sem cabo, atraves de rede wifi?

CFMMorris | julho 2, 2012 s 1:14 AM Mais ou menos H como vc fazer um computador compartilhar a rede Wi-Fi ou usar um ponto repetidor. Isso no costuma gerar resultados muito bons, j que a intensidade do sinal e a distncia at o ponto que distribui os IPs no muda.

9.

Thiago | julho 16, 2012 s 6:01 PM


Ol. Uma dvida. E no caso do R1 ser um roteador wirelles cedido pela NET, eu consigo utilizar este tutorial, sendo o R2 um D-link? No caso ligaria o R2 em uma das portas do R1, para em um outro ponto da casa serem ligados outros computadores no R2 (D-link)?

CFMMorris | julho 16, 2012 s 8:55 PM Exatamente Thiago. Desde que voc desligue o DHCP de R2, configure os IPs direitinho e conecte os dois corretamente, vai tudo funcionar perfeitamente. Boa sorte!

Thiago | julho 19, 2012 s 3:15 PM


Perfeito. Aqui deu certo. O roteador da Net um Thomson e o outro um D-link wbr 1310. Muito obrigado pelo tutorial. Um abrao.

CFMMorris | julho 19, 2012 s 8:19 PM Fico feliz em ter ajudado! Volte sempre.

10.

Rafael Ferreira | julho 23, 2012 s 8:51 AM


CFMMorris, parabns pelo post! Sou completamente leigo no assunto e tenho a impresso que irei conseguir configurar um sistema semelhante no meu apto. Uma dvida, qual a maior distancia recomendada entre o R1 e o R2? Pergunto pois moro no 9 andar e meu sogro no 11, estou com a intenso de colocar uma nica rede para os 2 aptos. Acha que vivel?

CFMMorris | julho 26, 2012 s 5:37 PM Caro Rafael. Acho que vc no ter problema nenhum. Basta garantir a compra de um bom cabo ethernet. Eles at tem a mesma cara, mas h algumas diferenas de qualidade entre modelos. Outro problema srio que voc vai enfrentar conseguir passar os cabos, boa sorte! Volte sempre.

CFMMorris | julho 27, 2012 s 9:10 PM Acho que perfeitamente vivel sim. S sugiro que voc invista num bom cabo ethernet! Existem uns de qualidade bem superior. Como o cabeamento vai ser bastante longo vale a pena pegar um melhor. Afora isso s seguir as instrues do post que imagino que d tudo certo. Boa sorte!

11.

Vitor | julho 31, 2012 s 12:51 PM


Boa tarde. Gostei muito do tutorial mas tenho um problema. O meu roteador R1 daqueles que vem com o provedor da internet, que ja possui modem e roteador no mesmo aparelho. Como devo proceder uma vez que na hora de ligar e configurar o R2 pede-se que o R1 esteja desconectado?

CFMMorris | agosto 1, 2012 s 4:01 PM Na verdade no muda muita coisa. Voc vai ligar o seu computador, atravs de um cabo, a R1, configur-lo, e ento desligar R1 e conectar o seu computador em R2 e configur-lo Basta que voc se certifique que R1 e R2 no esto conectados entre si, ao menos at o fim da configurao.

12.

will | agosto 13, 2012 s 7:05 PM


AH, ligar os roteadores via cabo nao resolve meu problema, mais facil ligar o computador via cabo n ;x Nao existe um tutorial para fazer o roteador expandir o sinal do r1? Quero uma Expanao do meu sinal pela minha casa, e nao conectar um roteador ao outro, ae os dois vao ficar perto demais e meu problema nao resolvera

CFMMorris | agosto 16, 2012 s 4:16 PM Entendi Existem tutoriais sobre como amplificar o sinal da antena, sobre como trocar a antena por uma mais potente e sobre como trocar a ROM do roteador por uma que permite a amplificao do sinal, mas eles no so de nossa autoria. Procure no Google que deve dar pra encontrar fcil. Boa sorte!!!

13.

Gabriel | agosto 18, 2012 s 7:40 AM


O menu roteador tem uma opcao de ativar pontes. Tem que ser ativada?

CFMMorris | agosto 18, 2012 s 1:13 PM Roteadores desse tipo podem ser usados mais facilmente como repetidores. O que ocorre que a funo ponte ou bridge j configura ele automaticamente para funcionar como R2. Ai vc teoricamente no precisa fazer essa configurao toda que colocamos no tutorial. Entendeu? Poste aqui se alguma coisa no funcionar.

14.

Andy | agosto 25, 2012 s 6:09 AM


Ol CFMMorris, parabns pelo tutorial. Estou com um esquema que assim: Modem que recebe a NET (ele no roteador), a liga num roteador wireless TP-LINK WR340GD e em outro cmodo da casa (e sem fio entre eles) est um roteador wireless Multilaser Re024. Ligado ao Multilaser est um DVR para sistema de CFTV. O que ainda no consegui fazer foi os dois roteadores conversarem entre si (lembrando, sem fio). J tentei vrias configuraes mas no acertei ainda, gostaria do seu apoio e de quem mais puder ajudar. O que fiz foi o seguinte: Roteador TP-LINK (R1) ip 192.168.1.1 mask 255.255.255.0 subnet 192.168.1.1 DHCP enabled (faixa 100 a 199 para atribuir ips) Em Wireless Settings cliquei em enable bridges a abriu caixa para eu digitar MAC do R2. Segurana WEP 64 bits, automatic, ASCII Firewall disabled MAC filter disabled J no Multilaser (R2) fiz o seguinte: ip 192.168.1.2 (o original era 192.168.0.1) mask 255.255.255.0 subnet (no mostra opo para definir isto) DHCP disabled Como ele no tem a opo igual enable bridges, ele tem a opo no menu chamada WDS, ativei e abriu caixa para digitar o MAC do R1, ou conectar (tem um boto scan, a lista o R1 e coloco conectar a ele)

Segurana mixed wep, ASCII, mesma senha e mesmo ssid do R1. (li que devia ser igual) Ainda no WDS do R2, tem as opes desativar, lazy mode, bridge mode e repeater mode. Tentei com as 2 ltimas mas nenhuma deu certo. Esse R2 tem uma opo Connection Status, onde aparentemente deveria listar todos os dispositivos wireless encontrados/conectados a ele, mas mesmo mandando atualizar sempre fica vazio. Bom, a, por causa do DVR eu liberei portas da seguinte maneira: No R1 liberei as portas para o R2 e coloquei o R2 no DMZ. No R2 liberei as portas para o DVR (192.168.1.105) e coloquei o DVR no DMZ. As portas esto liberadas pois eu consigo acessar pelo ip .105, s no funciona ainda pela internet, ou seja, no est chegando internet no R2. Bem, podemos ir dialogando, peo por gentileza suas primeiras observaes. Um grande abrao. Meu e-mail andytecnosound@hotmail.com Se algum quiser trocar informaes sobre este assunto pode me escrever. Obrigado. Andy

CFMMorris | novembro 15, 2012 s 11:30 PM Andy, ns tivemos uns problemas tcnicos com a manuteno do blog. Voc ainda est precisando de ajuda? Caso ainda queira conversar sobre sua configurao, por gentileza coloque um novo comentrio.

Andy | novembro 16, 2012 s 12:19 AM


J est tudo funcionando. No entanto, configurei canais iguais nas redes. Com canais diferentes (conforme li em vrios tutoriais) no estava funcionando. Obrigado por enquanto.

Andy

CFMMorris | novembro 16, 2012 s 12:53 AM Fico feliz em saber At faz sentido, se vc pensar que um AP, de fato, deveria transmitir na mesma frequncia que o seu main!

Andy | novembro 16, 2012 s 4:14 PM


Obrigado pelo retorno. Ainda bem que resolveram os problemas tcnicos. Agora estou em outra misso: Estou a configurar uma rede com GVT 10mb. Temos o roteador wireless GVT, dois desktops (servidor e estao) ambos ligados via cabo, um notebook ligado via wireless e um DVR TOPCAM ligado via cabo. A partir do notebook possvel resposta ao pingar roteador (192.168.25.1), servidor (192.168.25.6) mas no h resposta ao ping da estao (192.168.25.13) nem do DVR (192.168.25.105). O DHCP do roteador est para 192.168.25.2 at 192.168.25.200. Abri as portas 8081 para HTTP, 8200 para mdia e 15961 para celular. Ficou do ip .1 para o ip .105, protocolo opo ambos. O servidor est com IP dinmico, o notebook tambm, a estao estava, fixei para teste mas nada mudou. O DVR est com ip fixo 192.168.25.105, mscara 255.255.255.0, ponte 192.168.25.1, DNS primrio e secundrio os da GVT mostrados no roteador. Tanto no DVR como no roteador est configurado NO-IP. (ambos possuem opo para este servio). Obs1: ao ligar o DVR com um cabo de rede curto (2m), o ping deu retorno. Ao ligar com o cabo comprido (30m) o ping no respondeu. Porm, no mesmo local tirei o cabo do DVR e coloquei no notebook, desabilitando o wireless. Navegou na internet sem problema algum. (ou seja, entendi que o cabo est 100%).

A pergunto: ser que pode ser alguma caracterstica do cabo? (no tenho domnio, mas sei que existe cat 5, 5e, 6, etc). Este cabo comprido na cor verde e no tem nada escrito ao longo dele. O curto cat 5 azul. Usei um intermedirio (10m) que azul claro e tambm no tem nada escrito, o ping deu certo, mas o acesso ao DVR no. Gostaria de suas primeiras consideraes para a continuarmos o dilogo e tentar resolver esta questo. Obrigado. Andy

15.

luiz marques | outubro 23, 2012 s 8:48 AM


tudo ok aqui vlw pelo tutorial, muito bom

16.

Ricardo | novembro 11, 2012 s 6:58 PM


Estou para substituir o meu atual. modem adsl router wifi, para esta configurao pois tenho como tds este problema de nivel de sinal no piso 1,gostaria de estar usando um modem adsl router wifi como R1 e um outro router com funo AP como R2, para esta config vc poderia me sugerir fabricante e modelos para os 2pontos. Grato desde j.

CFMMorris | novembro 15, 2012 s 11:36 PM Quanto a marcas e modelos, voc vai ter que verificar com o seu provedor de internet quais so as unidade compatveis para servir de modem (que por sinal j ser o seu R1). Acho uma boa idia ter o R2 da mesma marca que R1, para facilitar a sua familiarizao com os menus de cada aparelho. Outra coisa que voc vai ter que considerar sobre o preo. Tem que ter uma idia melhor do seu oramento. Um roteador bom, mas de menor potncia pode custar menos de R$60,00 (TP-Link, por exemplo, que tem timo custo-benefcio). Eu uso um TP-Link de 3 antenas 941N. Ele custa em Braslia cerca de R$140,00.

17.

Italo cesar | novembro 13, 2012 s 9:27 PM

Tenho um roteador tplink R1 E R2 minha duvida e o seguinte qual cabo usar para ligar os dois roteadores cabo micro hub ou cross a configuro esta sendo tranquilo ate agora sendo que percebi que o windows esta achando as duas redes com nomes diferentes no R1 E R2 ai a conexo esta caindo . abraos.

CFMMorris | novembro 15, 2012 s 11:41 PM A conexo ter dois nomes diferentes normal, j que nesse tutorial ns no estamos configurando AP (Ponto de Acesso) e sim duas redes separadas. Ns estamos fazendo desse jeito, porqu basicamente qualquer roteador funciona. Se o seu modelo de roteador usado como R2 permitir bridge a somente uma rede vai ser detectada. O que eu quero dizer que o fato de ter duas redes diferentes no deveria ser um problema. Voc lembrou de mudar o IP de R1 e R2 e de garantir que o IP de R2 est fora do intervalo de IP dado por R1? Quanto ao cabo, eu sempre usei um cabo ethernet gigabit normal. Nunca me preocupei com nada alm disso.

18.

Andy | novembro 17, 2012 s 3:35 PM


Ol. Sobre o problema que postei aqui (pingar uma ou outra mquina, com um ou outro cabo), problema resolvido: 1) a mquina que no respondia ao ping estava com firewall habilitado 2) o DVR que no respondia ao ping porque o cabo, apesar de estar funcionando para navegar na internet e estar escrito nele CAT 5e, no funcionava com o DVR (talvez por ser de baixa qualidade) Troquei o cabo por um novo, de 30m mesmo, e o DVR respondeu o ping e o CFTV funcionou normalmente. Desabilitei o firewall na estao e a mesma passou a responder ao ping, qualquer que fosse o cabo utilizado. Obrigado. Abraos.

CFMMorris | novembro 18, 2012 s 4:40 PM

Andy, que bom que vc resolveu o problema. Eu de fato no imaginava que a qualidade do cabo pudesse interferir nisso. As classificaes CAT fazem diferena sim, mas sendo CAT5e no imaginava que pudesse dar errado. Achei que essa classificao s interferisse na velocidade e no do tipo de aparelho usado. Vai entender De qualquer forma minha outra sugesto seria a respeito do firewall, que vc j pensou. Obrigado pelo contato e continuamos conversando. Abraos.

Andy | novembro 18, 2012 s 9:59 PM


Novo desafio: Em um sistema de CFTV h instabilidade. O sistema funciona ou no por vontade prpria. No parece haver nada errado em termos de configurao. O roteador utilizado um D-LINK DSL-2730B e o servio o Speedy. Eu configuro o roteador mas ele no apresenta boto salvar, ento eu reinicio ele (via browser) para tentar salvar as modificaes, mas ao reiniciar, algumas modificaes somem, como por exemplo Virtual Servers. O DMZ no desconfigura ao reiniciar. Como tratarei: Upgrade de firmware no roteador, caso exista. Se no existir, vou pesquisar nova possibilidade. Depois conto no que resultou. Abraos.

CFMMorris | novembro 18, 2012 s 11:14 PM Legal, ficamos no aguardo. Vc pode tambm tentar fazer o flash da firmware do roteador para algumas alternativas (que no so fornecidas pelo fabricante). As duas mais famosas so DD-WRT e o Tomato. Elas possuem uma infinidade de opes e so compatveis com praticamente qualquer roteador. Tem q verificar a compatibilidade com o seu modelo, especificamente.

Potrebbero piacerti anche