Sei sulla pagina 1di 3

O CORAO PRPURA UMA CONDECORAO PELO SACRIFCIO

Por Evandro Monteiro de Barros Junior. Advogado Conciliador e mediador de conflitos. Pesquisador da Segunda Guerra Mundial Membro da Comisso Jurdica da Associao dos Ex-combatentes do Brasil Campos dos Goytacazes/RJ. http://agoravirtual21.blogspot.com.br/ evandroadv2009@hotmail.com @evandroadv2009

BREVE HISTRICO DA CONDECORAO (http://pt.wikipedia.org/wiki/Purple_Heart) Purple Heart (pt: Corao Prpura) uma condecorao militar dos Estados Unidos, outorgada em nome do Presidente a todos os integrantes das Foras Armadas que sejam feridos ou mortos durante o servio militar, desde 5 de abril de 1917. A condecorao original, com o nome de Distintivo do Mrito Militar, foi instituda por George Washington, ento comandante do exrcito continental, em7 de agosto de 1782.1 Ela foi concedida a apenas a trs soldados a Guerra da Independncia, caindo em desuso depois de seu trmino. Apesar de nunca ter sido abolida, a condecorao no foi mais proposta at depois da I Guerra Mundial, quando em 1927 o Congresso recebeu um pedido do comando do exrcito para reviv-la, mas negou a proposio. Em janeiro de 1931, o general Douglas MacArthur, ento ocupante do cargo de chefe do estado-maior do exrcito, o mais alto posto da fora, confidencialmente encomendou um novo desenho para a medalha, baseado no bicentenrio de nascimento de George Washington.
Uma especialista herldica do exrcito foi encarregada dos estudos para a criao do novo desenho, baseada nas especificaes de MacArthur, do que se tornaria a medalha Purple Heart. Por ordem executiva do Presidente dos Estados Unidos, ela foi instituda em homenagem memria e as conquistas militares 1 de Washington em 22 de fevereiro de 1932 .

Como a concesso da medalha era retroativa a 5 de abril de 1917, o dia anterior ao que os EUA entraram na I Guerra Mundial, o general MacArthur, ferido nesta guerra, foi o primeiro a receb-la.

Purple Heart Paragraph 2-8, Army Regulation 600-8-22 (Military Awards).

A QUESTO DO MERECIMENTO

Desde 1932 o Exrcito dos Estados Unidos outorga essa medalha a soldados feridos ou mortos pelo inimigo durante um combate. Alm da homenagem, a medalha permite privilgios especiais nos hospitais para veteranos 2. Desde o incio das atuais guerras do Iraque e do Afeganisto, um nmero cada vez maior de veteranos vem sendo diagnosticado com estresse ps-traumtico e recebendo tratamento3. Os sintomas incluem pesadelos recorrentes, depresso profunda e suicdio. Pelo menos 300 mil veteranos foram diagnosticados com estresse ps-traumtico ou depresso profunda. Os defensores desses veteranos propuseram que tambm a eles fosse concedido o Corao Prpura. Dado que as leses psicolgicas podem ser no mnimo to debilitantes quanto as fsicas, argumentam, os soldados que sofrem tais traumas deveriam receber a condecorao4. [...] o Pentgono anunciou, em 2009, que o Corao Prpura seria reservado aos soldados com ferimentos fsicos. Veteranos com problemas mentais e traumas psicolgicos no receberiam a medalha, ainda que tivessem direito a tratamentos mdicos pagos pelo governo e a subsdios dados a deficincientes. O Pentgono forneceu duas razes para essa deciso5: 1- Problemas de estresse ps-traumtico no so causados intencionalmente pela ao inimiga; 2- Esses problemas so difceis de serem diagnosticados de forma objetiva. Essa deciso foi correta? Na Guerra do Iraque, uma das leses que mais habilitava os combatentes a receber o Corao Prpura era o rompimento de tmpano causado por exploses em um pequeno raio de proximidade6.
2

Sandel. Michael J. Justia. O que fazer a coisa certa. P. 18. 10 Edio. Rio de Janeiro. Civilizao brasileira. 2013. 3 Ibidem. 4 Alasdair MacIntyre, After Vurtue (Notre Dame, University of Notre Dame Press, 1981); Michael J. Sandel, Liberalism and the Limits of justice (Cambridge, Cambridge University Press, 1982); Michael Walzer, Spheres of justice (Nova York, Basic Book s, 1983; Charles Taylor, The Nature and Scope of Distributive justice, em Charles Taylor, Philosophy and the Human Sciences, Philosophical Papers, vol 2 (Cambridge, Cambridge University Press), p. 289. 5 John Rawls, Political Liberalism (Nova York, Columbia University Press, 1993).

Diferentemente de balas e bombas, no entanto, essas exploses no so uma ttica inimiga deliberada com o objetivo de ferir ou de matar; elas so (como o estresse ps-traumtico) um efeito colateral da ao em campo de batalha. E apesar de os problemas traumticos serem mais difceis de diagnosticar do que um membro fraturado, o dano que ocasionam pode ser mais grave e duradouro7. QUAIS SO AS VIRTUDES RELEVANTES E QUE TIPO DE FERIMENTO DEVE SER CONSIDERADO? O Corao Prpura condecora o sacrifcio, no a bravura. No pressupe nenhum ato heroico, apenas um dano infligido pelo inimigo. Grupo de veteranos Ordem militar do Corao Prpura contra a condecorao por danos psicolgicos, pois isso, segundo eles rebaixaria a homenagem. Para eles derramar sangue deveria ser uma qualificao essencial. Tyler E. Boudreau, capito fuzileiro reformado atribui a oposio mencionada a uma postura arraigada entre os militares, que veem o estresse ps-traumtico como um tipo de fraqueza. [...] - Infelizmente, enquanto nossa cultura militar mantiver o desdm pelos danos psicolgicos de guerra, pouco provvel que tais veteranos algum dia recebam o Corao Prpura. (RAWLS. Ibidem). Aqueles que insistem em que apenas ferimentos com sangue devem ser levados em considerao acreditam que o estresse ps-traumtico reflete uma fraqueza de carter que no merecedora de honrarias; e os que acreditam que danos psicolgicos devam ser respeitados argumentam que os veteranos que sofrem traumas duradouros e tm depresso profunda se sacrificaram tanto por seu pas quanto os que perderam um membro em combate, e de maneira igualmente honrosa8. A polmica sobre o Corao Prpura ilustra a lgica moral da teoria de Aristteles sobre a justia. No podemos determinar quem merece uma medalha sem que sejam questionadas as virtudes que tal condecorao realmente exalta9.

6 7

Ibidem. Sandel. Michael J. Justia. O que fazer a coisa certa. P. 19. 10 Edio. Rio de Janeiro. Civilizao brasileira. 2013.
8 9

Ibidem. P. 20. Ibidem.

Potrebbero piacerti anche