Sei sulla pagina 1di 40

Mdulo Inicial Diversidade na Biosfera

1. A biosfera 1.1. Diversidade biolgica

A biodiversidade ou diversidade biolgica dos sistemas, entendida como a multiplicidade dos seres vivos presentes na biosfera e pode exprimir-se em diferentes nveis de integrao: Diversidade ecolgica: refere-se diversidade de comunidades presentes nos diferentes ecossistemas. Diversidade de espcies: relativa variedade entre espcies encontradas em diferentes habitats do planeta, Diversidade gentica: inclui variedade gentica dentro e entre populaes pertencentes mesma espcie.

A diversidade espcies de uma comunidade abrange duas componentes: uma em riqueza em espcies, ou seja, o nmero total de diferentes espcies da comunidade, e outra a abundncia relativa das diferentes espcies, que diz respeito ao nmero de indivduos de cada espcie. Duas comunidades podem ter a mesma riqueza de espcies mas apresentarem uma abundancia relativa muito diferente. Pode considerar-se espcie corresponde a um conjunto de indivduos, em regra morfologicamente semelhantes, que podem cruzar-se entre si originando descendncia frtil. A diversidade da vida pode ser organizada em vrios nveis: escala global fica a biosfera, que abrange os seres vivos e todos os meios da Terra onde existe vida. A biosfera inclui o nvel de ecossistema, que engloba os organismos que vivem numa determinada rea, bem como os componentes abiticos do meio tais como o ar, gua, solo, luz solar e respetivas interaes. O conjunto de seres vivos e as relaes que estabelecem entre si constitui uma comunidade bitica. Dentro da comunidade, um grupo de seres vivos da mesma espcie que habitam numa determinada regio, num dado perodo de tempo, constitui uma populao. Na hierarquia, abaixo do nvel da populao est o organismo. Num organismo complexo, a hierarquia continua a revelar-se. H sistemas de rgos, tal como o sistema circulatrio, o sistema digestivo ou o sistema nervoso, em que vrios rgos trabalham em conjunto na realizao de funes especficas. Cada rgo constitudo por diferentes tecidos, cada um com uma dada funo realizada pelo grupo de clulas semelhantes que a formam. Numa clula pode identificar-se vrios organelos, estruturas que desempenham uma funo especfica na clula, e, finalmente encontramos o nvel molcula, conjunto de tomos unidos por ligaes qumicas.

Que relaes trficas se estabelecem num ecossistema?


Produtores: Realizam a fotossntese, ou seja, captam energia luminosa que transformam em energia qumica. Ao longo deste processo so fabricados compostos orgnicos a partir de matria mineral. Exemplos: plantas, algas e algumas bactrias. Consumidores (Macroconsumidores): Alimentam-se direta ou indiretamente a partir dos produtores. Os consumidores podem ser de primeira ordem (se se alimentam diretamente dos produtores) ou de segunda, terceira ordem (se se alimentam de outros consumidores e, portanto, indiretamente a partir dos produtores) Exemplos: animais e protozorios. Decompositores (Microconsumidores): so consumidores que obtm o seu alimento transformando em matria inorgnica a matria orgnica contida nos restos mortais e outros seres e em produtos de excreo (fezes e urina). Pode concluir-se que diferentes processos que ocorrem nos ecossistemas, envolvem fluxos de energia e ciclos de nutrientes onde intervm produtores, consumidores e decompositores. Numa estrutura trfica, uma importante implicao do declnio da energia que se verifica ao longo dos diferentes nveis trficos que a percentagem de energia disponvel no ltimo nvel de consumidores muito pequena comparada com a que se verifica em nveis mais baixos. Pode referir-se que quanto mais pequena uma cadeia alimentar menores so as perdas que se verificam do que resultam uma maior economia do alimento.

1.2.

Extino e conservao de espcies

Atualmente o ser humano considerado o principal responsvel pelo cenrio preocupante pela extino de espcies, ou seja pela reduo do nmero de indivduos de cada espcie at ao seu desaparecimento. Todavia o ser humano desenvolve tambm esforos no sentido de preservar a biodiversidade.

Extino de espcies
As espcies de um ecossistema interagem atravs de relaes trficas. O desaparecimento de um elo de uma cadeia trfica pode interferir na dinmica de um ecossistema e colocar em perigo outras espcies. Define-se espcie em perigo aquela cuja sobrevivncia considerada duvidosa se continuarem a atuar os fatores que a ameaam. As plantas tambm esto a ser vertiginosamente ameaadas. As florestas contm a maioria das espcies vivas, mas elas so vtimas de uma destruio incessante e crescente iniciada pelo ser humano. A deflorestao incide hoje, essencialmente nas florestas tropicais. No resulta somente do corte destinado a alimentar a indstria da madeira mas tambm de uma destruio intencional, muitas vezes por incndio, com a finalidade de aumentar a superfcie agrcola til. A degradao da vegetao modifica as caractersticas fsicas da superfcie dos solos e provoca a sua eroso acelerada, podendo conduzir a uma rotura do equilbrio dos ecossistemas com a diminuio importante da biodiversidade. Pode considerar-se que a destruio de habitats ou a sua profunda alterao so das ameaas mais graves para a extino de espcies.

Conservao de espcies
O risco de extino de espcies, com consequente perda da diversidade biolgica, devido s atividades humanas, conduziu necessidade de conservao. A tomada de conscincia da necessidade de proceder conservao da biodiversidade tem levado muitos pases, entre outras medidas, criao de zonas de proteo especial ou reas protegidas. Estes locais pretendem manter as espcies e os ecossistemas relativamente livres da ao do Homem, permitindo conservar um patrimnio natural, no s para as geraes atuais como tambm para as geraes futuras.

2. A base celular da vida 2.1. Clula unidade de estrutura e de funo

A Teoria Celular assenta nos seguintes pressupostos: A clula a unidade bsica estrutural e funcional de todos os seres vivos (isto , todos os seres vivos so constitudos por clulas, onde ocorrem os processo vitais); Todas as clulas provm de clulas pr-existentes; A clula a unidade de reproduo, de desenvolvimento e de hereditariedade dos seres vivos.

Organizao celular
Existem dois tipos fundamentais de clulas, de acordo com o grau de organizao estrutural as clulas procariticas e as clulas eucariticas. Tanto as clulas procariticas como as eucariticas apresentam na sua constituio alguns aspetos comuns: Componente celular Membrana celular ou membrana plasmtica Citoplasma Estrutura/Funo
Invlucro que mantm a integridade celular, sendo responsvel pela troca de substancias entre o meio intracelular e o meio extracelular. Apresenta uma massa semifluida, aparentemente homognea, designada citosol, no seio do qual se encontram vrias estruturas. Pequenas estruturas, constitudas por duas pores (subunidade menor e subunidade maior), por vezes associadas ao retculo endoplasmtico, onde se efetua a sntese de protenas de acordo com as instrues do material gentico. Contm as informaes que regulam as atividades celulares.

Ribossomas

Material gentico

Clulas procariticas: representadas pelas bactrias, so estruturalmente mais simples do que as clulas eucariticas. No possuem ncleo, o DNA constitui o nucleide e, em contraste com o ncleo da clula eucaritica, no tm invlucro nuclear. Exteriormente membrana plasmtica, a maioria das clulas procariticas tem uma complexa parede celular que protege a clula e ajuda a manter a sua forma. Em alguns procariontes, a rodear a parede celular, existe uma outra estrutura, chamada cpsula, que tem tambm uma funo protetora. Alguns procariontes apresentam ainda na sua superfcie prolongamentos designados por flagelos. Clulas eucariticas: so clulas complexas com um elevado nmero de organelos. Possuem um ncleo organizado, isto , o material nuclear encontra-se localizado numa determinada zona de clula, separado do citoplasma por uma membrana nuclear. H organelos membranares (componentes funcionais rodeados de membranas) presentes nas clulas animais e nas clulas vegetais, mas h tambm estruturas que permitem distinguir estas duas categorias de clulas. Componente celular Estrutura/Funo o maior organelo celular e encontra-se delimitado por uma Ncleo membrana com poros. O ncleo controla a atividade celular. Citoplasma Organelos que possuem duas membranas, uma interna e outra externa. Esta ltima pode apresentar invaginaes para o interior. As Mitocndrias mitocndrias esto envolvidas em processos de obteno de energia por parte da clula. O interior das mitocndrias ocupado pela matriz mitocondrial. Organelos comuns

Membrana celular plasmtica Complexo de Golgi Ribossomas constitudo por um sistema irregular de cisternas e por vesiculas. No retculo endoplasmtico rugoso (RER) as membranas das cisternas apresentam, na zona externa, ribossomas. O RER intervm no transporte de protenas e de outras substncias dentro da clula. O reticulo endoplasmtico liso (REL) no tem ribossomas associados e intervm na sntese de vrios compostos orgnicos como protenas e lpidos. Organelos de tamanho varivel, rodeados por uma membrana. Os vacolos podem armazenar no seu interior gases, pigmentos, aucares, protenas ou outras substncias. Parede rgida que envolve as clulas vegetais e bacterianas, conferindo-lhes proteo e suporte. Organelos que possuem uma membrana dupla, onde se encontram pigmentos envolvidos na fotossntese. Estruturas esfricas, rodeadas por uma membrana simples, que contm no seu interior enzimas (hidrolases), que intervm na decomposio de molculas e estruturas celulares. Estruturas de aspeto cilndrico, constituda por microtbulos. Intervm na diviso celular. Conjuntos de cisternas achatadas e de vesiculas, que intervm em fenmenos de secreo.

Reticulo endoplasmtico

Organelos caractersticos das clulas vegetais

Vacolos Parede celular Cloroplastos Lisossomas

Organelos caractersticos das clulas animais

Centrolos

2.2.

Constituintes bsicos de uma clula

gua importncia biolgica


A gua uma substncia com elevada coeso molecular, apresenta ponto de ebulio elevado, o seu calor especfico o mais elevado de todos os lquidos vulgares e a sua condutibilidade trmica mais alta de todos os corpos no metlicos. Estas propriedades favorecem a importante interveno da gua na vida dos organismos: Intervm nas reaes qumicas; Atua como meio de difuso de muitas substncias; um regulador da temperatura, pois em presena de grandes variaes de temperatura do meio experimenta pequenas variaes; Intervm em reaes de hidrlise; Excelente solvente, serve de veculo para materiais nutritivos necessrios s clulas e produtos de excreo. De todas as funes que a gua realiza na matria viva, destaca-se o seu poder de dissolver numerosos compostos orgnicos e inorgnicos, sendo, por isso, denominada solvente universal.

Compostos orgnicos
Alguns compostos orgnicos so constitudos por molculas relativamente pequenas. Outras so molculas gigantes, constitudas pela associao de vrias molculas unitrias. Estas molculas, grandes e complexas, as macromolculas, so polmeros, isto , cadeias com um grande nmero de unidades bsicas (monmeros), unidas por ligaes qumicas. Atravs de reaes de condensao os monmeros unem-se e formam cadeias maiores, originando polmeros. Por cada ligao de dois monmeros que se estabelece removida uma molcula de gua.

Atravs de reaes de hidrlise, os monmeros que constituem um polmero podem-se separar-se uns dos outros. Tanto as reaes de hidrlise como as reaes de condensao so essenciais a nvel celular.

Hidratos de carbono ou Glcidos


Compostos orgnicos ternrios (constitudos por C,O e H).
Hidratos de Carbono ou Glcidos
Monossacardeos
(unidades estruturais dos glcidos)

Pentoses (5C) - Ribose - Desoxirribose

Hexoses (6C) --Glicose - Frutose - Galactose

ligao glicosidica

2 a 10 monossacarideos

+ de 10 monossacardeos

Oligossacarideos

Polissacarideos - Celulose - Amido - Glicognio

Dissacarideos (2 monossacarideos) - Sacarose (Glicose + Frutose) - Maltose (Glicose + Glicose) - Lactose (Glicose + Galactose)

Importncia biolgica dos hidratos de carbono No mbito da importncia biolgica dos glcidos, podem referir-se duas funes fundamentais: Funo energtica: muitos monossacardeos so utilizados diretamente em transferncias energticas. Alguns oligossacardeos e polissacardeos constituem uma reserva energtica. o caso da sacarose, do amido e do glicognio. Funo estrutural: certos glcidos, como a celulose, a quitina e outros, desempenham funes estruturais.

Lpidos
Os lpidos constituem um grupo de molculas muito heterogneo, do qual fazem parte as gorduras (animais e vegetais). Geralmente so compostos de O, H e C, mas tambm podem conter outros elementos, como S, N ou P. A insolubilidade na gua e a solubilidade em solventes orgnicos, como o benzeno, o ter e o clorofrmico, so caractersticas comuns deste tipo de substncia com estrutura e propriedade qumicas diferentes. Triglicerdeos (lpidos simples): constituem um dos principais grupos de lpidos com funes de reserva. Na sntese de um triglicerdeo unem-se trs molculas de cidos gordos a uma molcula de glicerol. Fosfolpidos: os fosfolpidos so os constituintes mais abundantes das membranas celulares. A sua estrutura resulta da ligao de uma molcula de glicerol com dois cidos gordos e com uma molcula de cido fosfrico. Os fosfolpidos so molcula anfipticas, isto , possuem uma parte polar (hidroflica) e uma parte apolar (hidrofbica).

Importncia biolgica dos hidratos de carbono De entre as funes que este grupo de compostos orgnicos desempenha nos organismos podem destacar-se vrias. Reserva energtica: as gorduras constituem uma importante fonte de energia. Funo estrutural: alguns lpidos, como os fosfolpidos e o colesterol, so constituintes de membranas celulares. Funo protetora: h lpidos, como os leos ou as ceras, que revestem folhas e frutos de plantas, bem como a pele, pelos e penas de muitos animais, tornando essas superfcies impermeveis gua. Funo vitamnica e hormonal: vitaminas, como as vitaminas E e K, bem como algumas hormonas, nomeadamente hormonas sexuais, so tambm de natureza lipdica.

Prtidos polmeros de aminocidos


Os prtidos so compostos quaternrios, constitudos por C, H, O e N, podendo tambm conter outros elementos como S, P, Mg, Fe, Cu, etc. de acordo com a sua complexidade, os prtidos podem classificar-se em aminocidos, pptidos e protenas. Aminocidos: so os prtidos mais simples, constituindo as unidades estruturais dos pptidos e das protenas, j que podem ligar-se entre si, formando cadeias de tamanho varivel. Existem cerca de 20 aminocidos que entram na constituio dos prtidos de todas as espcies de seres vivos e todos eles possuem um grupo amina (NH2), um grupo carboxilo (COOH) e um tomo de hidrognio, ligados ao mesmo tomo de carbono. Existe ainda uma poro da molcula (R), que varia de aminocido para aminocido. Pptidos: os pptidos so o resultado da unio entre dois ou mais aminocidos, que se efetua atravs de uma ligao qumica covalente, denominada ligao peptdica. A ligao peptdica estabelece-se entre o grupo carboxilo de uma aminocido e o grupo amina de outro. As cadeias peptdicas podem conter mais de cem aminocidos. Protenas: so macromolculas constitudas por uma ou mais cadeias polipeptdicas (mais de 20 aminocidos) e apresentam uma estrutura tridimensional definida. So molculas com vrios nveis de organizao. A estrutura primria das protenas designa uma sequncia de aminocidos unidos por ligaes peptdicas. Vrias destas cadeias podem dispor-se paralelamente e ligar-se entre si por pontes de hidrognio, formando uma estrutura pregueada, que um tipo de estrutura secundria. Por outro lado, as cadeias peptdicas podem enrolar-se em hlice, devido ao estabelecimento de pontes de hidrognio entre grupos amina e carboxilo de aminocidos diferentes. Esta estrutura em hlice constitui o tipo mais comum de estrutura secundria das protenas. Na estrutura terciria, a estrutura secundria enrola-se e dobra-se sobre si mesma ficando com uma forma globular. Na estrutura quaternria vrias cadeias polipeptdicas globulares estabelecem ligaes entre si. As protenas quando submetidas a determinados agentes, como calor excessivo, radiaes ou variaes de pH podem perder a sua conformao normal, que sempre acompanhada pela perda da sua funo biolgica. Diz-se que houve desnaturao da protena. Importncia biolgica das protenas As protenas desempenham funes cruciais em diversos processos biolgicos, podendo citar-se vrios exemplos. Funo estrutural: fazem parte da estrutura de todos os constituintes celulares. Funo enzimtica: atuam como enzimas em quase todas as reaes qumicas que ocorrem nos seres vivos.

Funo de transporte: muitos ies e molculas pequenas so transportados por protenas. Por exemplo, a hemoglobina transporta o oxignio at aos tecidos. Funo hormonal: muitas hormonas, como a insulina, a adrenalina, hormonas hipofisrias, etc., tm constituio proteica. Funo imunolgica: certas protenas altamente especficas reconhecem e combinam-se com substncias estranhas ao organismo, permitindo a sua neutralizao. Funo motora: so os componentes maioritrios dos msculos. Funo de reserva alimentar: algumas protenas funcionam como reserva, fornecendo aminocidos ao organismo durante o seu desenvolvimento.

cidos nucleicos macromolculas de informao


Os cidos nucleicos so as biomolculas mais importantes do controlo celular, pois contm informao gentica. Existem dois tipos de cidos nucleicos: o cido desoxirribonucleico (DNA) e o cido ribonucleico (RNA). Importncia biolgica das protenas - Quer nos procariontes quer nos eucariontes, o DNA o suporte universal da informao gentica, intervm na atividade celular e responsvel pela transmisso da informao gentica de gerao em gerao. - A grande diversidade de molculas de DNA confere diversidade vida, pois cada organismo contm o seu DNA que o torna nico - O DNA e o RNA intervm na sntese de protenas.

Unidade 1 Obteno de matria Heterotrofia e Autotrofia


1. Obteno de matria pelos seres heterotrficos
Seres Heterotrficos so os seres vivos que para conseguir o seu alimento precisam consumir um outro ser vivo.

1.1.

Dos seres unicelulares aos seres pluricelulares

Membrana plasmtica
a membrana celular que mantm a integridade da clula. Ela atua como uma barreira, separando dois meios distintos, o meio intracelular e o meio extracelular, e como uma superfcie de troca de substncias, de energia e de informao entre esses dois meios. Como a membrana celular apenas permite a entrada e a sada de determinadas substncias, ela constitui uma barreira seletiva. Desde o incio do sculo XX tm sido propostos vrios modelos moleculares para a estrutura da membrana celular. Estes modelos esto sujeitos a constantes alteraes, devendo, por isso, ser considerados representaes hipotticas baseadas em conhecimento que se foram aprofundando sobre a composio, estrutura e funo membranares. O modelo de estrutura da membrana proposto por Singer e Nicholson, atualmente o mais aceite. Este modelo, tambm conhecido por modelo de mosaico fluido, unitrio, uma vez que se aplica a todas as membranas existentes nas clulas. De acordo com ele a membrana constituda por: Bicamada de fosfolpidos, com as extremidades hidroflicas das molculas a formarem a face interna e externa da membrana e as hidrofbicas a ocuparem o interior;

Protenas que, de acordo com a sua posio na bicamada, so designadas por protenas intrnsecas ou integradas, inseridas na dupla camada, e protenas extrnsecas ou perifricas, situadas na superfcie interna ou externa. As protenas membranares possuem composio e funes diferentes. Algumas apenas tm funo estrutural, outras intervm na atividade celular como transportadoras de substncias qumicas atravs da membrana celular (ex.: permeases), como enzimas, catalisando reaes que ocorrem na superfcie da clula ou como recetores de estmulos provenientes do meio extracelular. Colesterol, situado entre as molculas de fosfolpidos da bicamada; tem um papel estabilizador da membrana, pois evita que os fosfolpidos se agreguem, mantendo a fluidez; Glicolpidos e glicoprotenas, localizados na superfcie externa da bicamada. Estas molculas desempenham um papel importante no reconhecimento de certas substncias pela clula atravs da sua poro glicdica. A membrana celular uma estrutura dinmica, uma vez que os seus constituintes realizam movimentos de que so exemplos a mobilidade lateral das molculas de fosfolpidos e das protenas, trocando na mesma camada de posio umas com as outras, e, pontualmente, os movimentos de fosfolpidos de uma camada para a outra. esta plasticidade, evidenciada pela membrana, que justifica a designao de mosaico fludo atribuda ao modelo referido

Transporte de matrias atravs da membrana plasmtica


Em todas as clulas vivas, a membrana plasmtica permite a entrada de substncias de que as clulas necessitam e a sada de produtos resultantes da sua atividade. Uma das suas propriedades fundamentais a permeabilidade seletiva, uma vez que facilita a passagem de certas substncias e dificulta ou impede a passagem de outras. Os mecanismos pelos quais ocorrem as trocas de materiais atravs da membrana celular so variados. Transporte no mediado Corresponde ao transporte de molculas de reduzidas dimenses atravs da membrana celular, sem interveno de molculas especficas transportadoras. Difuso simples A difuso simples o processo fsico atravs do qual vrias substncias (O2, CO2, glicose, ureia, etc.) atravessam a membrana plasmtica a favor do gradiente de concentrao, ou seja, do meio em que se encontram em maior concentrao para o meio onde se encontram em menor concentrao. Esse movimento regulado pelas leis fsicas de transporte e atravs de uma membrana permevel, ocorrendo sem gastos de energia. A velocidade de difuso tanto maior, quanto maior for a diferena de concentrao de uma determinada substncia entre dois meios e estabiliza quando se atinge o equilbrio de concentraes. Quando o equilbrio de concentraes atingido, o movimento de partculas contnua, mas a quantidade de partculas que passam num sentido igual quantidade de partculas que passam em sentido contrrio, tratando-se, portanto, de um equilbrio dinmico. a agitao trmica das partculas que desencadeia a sua movimentao, designando-se esse movimento por difuso simples. O movimento da gua atravs de uma membrana seletivamente permevel um caso particular de difuso simples e designado por osmose. A presso necessria para contrariar a tendncia da gua se mover, atravs de uma membrana seletivamente permevel, da regio onde h maior quantidade de molcula de gua para a regio onde h menor quantidade de molculas de gua designa-se por presso osmtica. A existncia de sais minerais, acares e outras substncias dissolvidas no citoplasma confere s clulas uma presso osmtica especifica. A gua tende, portanto, a mover-se de uma regio com menor presso osmtica (soluo hipotnica) para uma regio com maior presso osmtica (soluo hipertnica). No caso de o meio extracelular ser isotnico em relao ao meio intracelular, as clulas recebem gua ao mesmo ritmo que a perdem.

Osmose nas clulas vegetais Nas clulas vegetais colocadas em gua destilada, meio hipotnico em relao ao meio intracelular, a gua entra para o vacolo e este aumenta de volume, comprimindo o citoplasma e o ncleo contra a parede celular. Diz-se que a clula fica trgida. Numa clula trgida, o contedo celular exerce uma presso sobre a parede celular, denominada presso de turgescncia, que contrabalanada pela resistncia oferecida pela parede (presso de parede), impedindo o rebentamento da clula e alteraes significativas do seu volume. Nas clulas colocadas numa soluo concentrada de cloreto de sdio, soluo hipertnica em relao ao meio intracelular, h um movimento de gua do vacolo para o exterior da clula. Ao perder a gua o vacolo diminui de volume e o citoplasma retrai-se, depreendendo-se parcialmente da parede celular. Diz-se ento que a clula est plasmolisada. Osmose nas clulas animais Quando o meio envolvente hipotnico em relao ao meio intracelular, a gua entra para as clulas e as clulas ficam trgidas. Pode ocorrer mesmo um aumento de volume to acentuado que a membrana celular rompe, extravasando o contedo celular, o que conduz destruio das clulas (lise celular). A lise celular ocorre nas clulas animais por no existir parede celular. Tal como a gua, o oxignio, o dixido de carbono e outras pequenas molculas atravessam a membrana celular por difuso simples. Transporte mediado Corresponde ao transporte de molculas de reduzidas dimenses atravs da membrana celular, com interveno de protenas transportadoras especificas. Esto neste caso os processos de difuso facilitada e de transporte ativo. Difuso facilitada Tal como na difuso simples, o transporte de certas substncias como a glicose e os aminocidos ocorre a favor do gradiente de concentrao, mas as partculas no se movimentam livremente, intervindo nesse transporte protenas transportadoras da membrana. Essas protenas so especficas e designam-se por permeases. Neste transporte a velocidade com que uma substncia atravessa a membrana aumenta inicialmente como o aumento da concentrao dessa substncia mas, a partir de um determinado momento verifica-se uma estabilizao da velocidade at que fica constante, correspondendo velocidade mxima. Isto verifica-se quando, num dado momento, todos os transportadores da membrana se encontram saturados (ocupados). Admite-se que o mecanismo de difuso facilitada ocorre sem mobilizao de energia pela clula. Por tal motivo, o processo de difuso facilitada, tal como o de difuso simples, considerado um processo de transporte passivo. Transporte ativo Caracteriza-se por ser o transporte de uma substncia atravs de uma membrana biolgica contra o gradiente de concentrao, ou seja, do local onde a sua concentrao mais baixa para o local onde a concentrao mais elevada, o que implica mobilizao de energia celular. Tal como na difuso facilitada, intervm protenas especficas da membrana pelo que tambm um transporte mediado. O transporte ativo permite que as clulas mantenham constante a concentrao de certas substncias no citosol apesar de as suas concentraes serem diferentes em relao ao meio extracelular. Permite tambm eliminar substncias mesmo quando se encontram em concentrao muito inferior do meio e ainda captar do meio substncias mesmo que a sua concentrao seja baixa.

Endocitose e exocitose Endocitose: O transporte de macromolculas ou de partculas com grandes dimenses para o interior da clula por invaginao da membrana plasmtica chama-se endocitose. Neste processo o material transportado atravs invaginaes da membrana, que progridem para o interior at se separarem da membrana, constituindo vesculas endocticas. Conhecem-se vrios tipos de endocitose, como a fagocitose e a pinocitose. Fagocitose: o material alimentar englobado por pseudpodes, prolongamentos emitidos pela clula, formando uma vescula fagoctica. Pinocitose: pequenas gotas de fluido so captadas por invaginaes da membrana e acabam por se separar formando vesculas pinocticas. Exocitose: O processo inverso endocitose, no qual as clulas libertam para o meio extracelular substncias armazenadas em vesculas designa-se por exocitose. Neste processo vesculas contendo macromolculas movem-se at membrana. Efetua-se a fuso da membrana da vescula com a membrana celular e o contedo da vescula liberta-se no meio extracelular. Por exocitose, atravs das vesiculas exocticas, so lanados no meio extracelular produtos, como hormonas e enzimas digestivas, sintetizadas por clulas glandulares. tambm por exocitose que so eliminados resduos da digesto intracelular de partculas alimentares.

1.2.

Ingesto, digesto e absoro

Como os alimentos contm, em regra, molculas complexas, nos seres heterotrficos, desde os seres unicelulares at aos mais complexos, ocorre um conjunto de processos de modo que os constituintes dos alimentos sejam simplificados para poderem ser aproveitados a nvel celular. Desse modo, em regra, aps a ingesto, ou seja, a introduo dos alimentos no organismo, essas molculas experimentam uma digesto, processo de transformao das molculas complexas dos alimentos em substncias mais simples, por reaes de hidrlise, catalisadas por enzimas. As enzimas so molculas de natureza proteica que atuam como catalisadores biolgicos, diminuindo a energia necessria para que as reaes qumicas se desencadeiem, sem se gastarem nessas reaes. A digesto pode ocorrer no interior das clulas, digesto intracelular, ou fora das clulas, digesto extracelular. As substncias mais simples resultantes da digesto podem ento experimentar uma absoro, isto , um movimento dos nutrientes atravs de membranas celulares. Digesto intracelular Os alimentos obtidos por pinocitose ou por fagocitose so submetidos a um processo de digesto intracelular. Deste processo resulta a decomposio das macromolculas que constituem aqueles alimentos em molculas mais simples, que, posteriormente, so difundidas pelo citoplasma. Neste processo de digesto participam vrios organitos celulares como o retculo endoplasmtico, o complexo de Golgi, os lisossomas e os vacolos digestivos. O retculo endoplasmtico intervm na sntese de vrias substncias, nomeadamente nas protenas enzimticas (enzimas). Estas enzimas so acumuladas em vesculas que, mais tarde, se soltam do retculo transportando as enzimas para o complexo de Golgi onde ficam armazenadas. As enzimas so depois transferidas para vesculas do complexo de Golgi, que se soltam posteriormente. Estas vesculas constituem os lisossomas. O processo de digesto intracelular ocorre, ento, da seguinte forma: d-se a ingesto do alimento atravs da membrana celular, com formao de uma vescula endoctica. Esta vescula endoctica funde-se com um lisossoma, o qual transporta as enzimas. Desta fuso resulta a formao de um vacolo digestivo. A partcula alimentar digerida no interior do vacolo digestivo e as molculas simples resultantes desse processo so difundidas para o citoplasma atravs dos diferentes mecanismos de transporte. Os resduos da digesto so acumulados em vesiculas que, mais tarde, se fundem com a membrana celular, expulsando-os para o meio extracelular exocitose.

Digesto extracelular Nos animais a digesto , em regra, extracelular, ou seja realiza-se fora das clulas, e efetua-se no interior do corpo, digesto intracorporal. Os sistemas digestivos foram evoluindo no sentido de um aproveitamento cada vez mais eficaz dos alimentos. A maior parte das vezes a digesto efetua-se em cavidades ou rgos especializados, que apesar de se localizarem no interior do organismo, correspondem a prolongamentos do meio exterior no interior do corpo. A digesto em cavidades digestivas representa uma vantagem para os animais, visto que, permite a ingesto de quantidade significativas de alimentos, logo a obteno de uma maior quantidade de nutrientes, o que lhes concede uma maior taxa metablica. Para alm disso, esses alimentos ficam armazenados nessas cavidades digestivas e vo sendo digeridos durante um perodo de tempo mais ou menos longo, no necessitando de estar continuamente a ingerir alimentos. Na hidra e na planria, existe uma cavidade gastrovascular com uma nica abertura que funciona como boca e como nus, por ela entram e saem os resduos alimentares. Diz-se portanto que possuem um tubo digestivo incompleto. A cavidade gastrovascular funciona como rgo digestivo (gastro) e como rgo de distribuio (vascular). Estes animais possuem simultaneamente, uma digesto intracelular e uma digesto extracelular. O alimento entra atravs da boca para a cavidade gastrovascular. Clulas glandulares segregam enzimas digestivas para a cavidade gastrovascular, onde ocorre a digesto extracelular. As molculas resultantes desta digesto so posteriormente fagocitadas para clulas digestivas. Nestas clulas digestivas, realiza-se, ao nvel dos vacolos digestivos, uma digesto intracelular, da qual resultam micronutrientes, que so difundidos para as clulas adjacentes. Os produtos de excreo passam por exocitose para a cavidade gastrovascular, saindo com a gua para o exterior pela nica abertura. A planria possui um tubo digestivo completo mas, a sua cavidade gastrovascular j apresenta alguma diferenciao. Este animal possui uma faringe que se projeta da foca, de forma a ingerir o alimento e, por sua vez o tubo digestivo ramifica-se, de forma a ajudar na absoro e distribuio dos alimentos pelo organismo. Muitos animais possuem um tubo digestivo completo, com duas aberturas, a boca, para a entrada dos alimentos, e o nus, para a sada dos resduos alimentares. O tubo digestivo completo confere vantagens aos organismos que o possuem. Os alimentos deslocam-se num nico sentido, o que permite uma digesto e uma absoro sequenciais ao longo do tubo, havendo por isso, um aproveitamento muito mais eficaz. A digesto pode ocorrer em vrios rgos, devido a diferente tratamento mecnico e ao de diferentes enzimas. A absoro mais eficiente, pois prossegue ao longo do tubo. Os resduos no digeridos acumulam-se durante algum tempo, sendo depois expulsos atravs do nus. A minhoca possui um tubo digestivo completo, diferenciado em rgos especializados, onde os alimentos so processados sequencialmente. A faringe suga os alimentos da boca para o esfago e deste para o papo. Seguem depois para a moela, onde so triturados devido s contraes da parede desse rgo. No intestino efetua-se a decomposio das substncias complexas por ao das enzimas. A superfcie de absoro aumentada pela existncia de uma prega dorsal da parede interna ao longo do intestino, denominada tiflosole. Os resduos alimentares absorvidos so eliminados pelo nus.

Nos vertebrados, o tubo digestivo tambm completo mas apresenta maior complexidade do que o da minhoca. A constituio bsica semelhante nos animais dos diversos grupos, apresentando, no entanto, diferenas relacionadas com o regime alimentar. Todos os vertebrados possuem no sistema digestivo dois rgos anexos, o fgado e o pncreas, cujas secrees so lanadas no intestino, onde se misturam com os alimentos. Alguns possuem tambm glndulas salivares. No Homem, aps a introduo dos alimentos na boca, a sua progresso faz-se ao longo do tubo digestivo, devido s contraes involuntrias dos msculos das respetivas paredes. Embora a digesto se inicie na boca e continue no estmago, sobretudo ao nvel do intestino que ela mais importante, graas interveno de uma maior diversidade de enzimas. As enzimas fazem parte dos sucos digestivos que so produzidos em glndulas gstricas e em glndulas intestinas localizadas na parede dos respetivos rgos, ou em certos rgos anexos ao tubo digestivo, como as glndulas salivares e o pncreas. O fgado produz a blis, que, embora desprovida de enzimas digestivas, desempenha tambm uma atividade importante, pois emulsiona os lpidos, facilitando a sua digesto. A absoro realiza-se essencialmente ao nvel do intestino delgado. Neste rgo existem estruturas na parede interna que aumentam, de forma significativa, a rea de superfcie de absoro. A parede interna do intestino delgado apresenta pregas, as vlvulas coniventes, que praticamente triplicam a superfcie de contacto com os alimentos. As vlvulas coniventes, por sua vez, so recobertas por miles de pequenas estruturas, as vilosidades intestinais. As clulas superficiais das vilosidades possuem, nas membranas voltadas para o lmen intestinal, numerosas microvilosidades. A existncia de vlvulas coniventes, de vilosidades e de microvilosidades aumenta consideravelmente a superfcie interna do intestino, o que permite um melhor contacto entre os nutrientes e a parede intestinal, facilitando a absoro intestinal ou seja, a passagem dos nutrientes para o meio interno, representado pelo sangue e pela linfa.

2. Obteno de matria pelos seres autotrficos


A autotrofia envolve dois processos: Fotossntese: realizada por organismos fotossintticos que so seres fotoautotrficos. Quimiossntese: realizada pelos organismos quimiossintticos que so seres quimioautotrficos. A fotossntese o mais comum dos processos considerados e particularmente importante para a maioria dos sistemas vivos.

2.1.

ATP fonte de energia nas clulas

A energia luminosa ou a energia qumica no podem ser utilizadas diretamente pelas clulas. Parte dessa energia transferida para um composto, adenosina trifosfato (ATP), que constitui a fonte de energia diretamente utilizvel pelas clulas. As molculas de ATP so a forma mais comum de circulao de energia numa clula, pois podem ser facilmente hidrolisadas. Quando se d a hidrlise ou a desfosforilao do ATP a reao exoenergtica, ou seja, a energia mobilizada para romper as ligaes qumicas menor do que a energia que se transfere quando se estabelecem ligaes de novas molculas. A reao inversa, a fosforilao do ADP (adenosina difosfato), conduz formao de ATP e de H2O a partir de ADP e de um io fosfato. Esta reao endoenergtica, pois maior a energia qumica contida no ATP do que no ADP. Na fotossntese e na quimiossntese, a produo de molculas de ATP fundamental para a produo de compostos orgnicos.

2.2.

Fotossntese

Os seres fotoautotrficos utilizam a energia luminosa para produzir compostos orgnicos a partir de dixido de carbono e gua. Pode por isso dizer-se que estes seres convertem a energia luminosa em energia qumica. De uma forma genrica, equaciona-se a fotossntese da seguinte forma: 6CO2 + 12H2O luz solar/clorofilas C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O

O dixido de carbono, a gua e a luz so obtidos a partir do meio ambiente. A clorofila um pigmento de cor verde, sintetizado pelas clulas dos seres fotossintticos, fundamental para a captao de energia luminosa. Mas ser a clorofila o nico pigmento presente nas clulas dos seres que realizam fotossntese? Pigmentos fotossintticos das plantas Clorofilas b a Xantofilas Carotenides Carotenos Cor Verde-amarelada Verde-intensa Amarela Laranja

Captao da energia luminosa


A energia emitida pelo Sol engloba um largo espectro de radiaes com caractersticas diferentes. As propriedades das radiaes solares podem ser descritas em funo do seu comprimento de onda e em funo da energia emitida em partculas, os fotes. Quanto mais longo for o comprimento de onda menor a quantidade de energia. Ser que todos os comprimentos de onda so igualmente eficazes no processo de fotossntese? A luz que incide sobre as folhas pode seguir diferentes processos devido ao comportamento dos pigmentos fotossintticos face s diferentes radiaes. As clorofilas absorvem, principalmente, as radiaes do espetro visvel de comprimentos de onda correspondentes ao azul-violeta e ao vermelho alaranjado. Os carotenides absorvem radiaes de comprimentos de onda correspondentes, aproximadamente faixa violeta-azul do espectro. As radiaes com comprimentos de onda correspondentes zona verde do espetro no so absorvidas, so refletidas, da vermos as folhas com cor verde. (Experincia de Engelmann) As taxas mais elevadas de fotossntese ocorrem nas zonas correspondentes s radiaes azul-violeta e laranja-vermelho e tambm nessas zonas que se verificam valores de absoro de radiaes mais elevados. A notvel concordncia entre o espectro de ao da fotossntese, que representa a eficincia fotossinttica em funo do comprimento de onda das radiaes absorvidas, e o espetro de absoro da luz pelos pigmentos fotossintticos sugere que so eles os responsveis pela captao da luz, fundamental para o mecanismo fotossinttico.

Mecanismos da fotossntese
(Experincias, pg.77) Nos seres fotossintticos ocorre: Produo de oxignio, proveniente da gua (e no do CO2) quando expostos luz; Captao de CO2 que intervm na formao de compostos orgnicos, mesma na obscuridade no caso de previamente haver um perodo de iluminao suficiente. Assim pode admitir-se que a fotossntese compreende duas fases sucessivas, estreitamente ligadas: Fase fotoqumica, cujas reaes dependem diretamente da luz; Fase qumica, no dependente diretamente da luz Fase fotoqumica: Nesta fase, tambm designada por fase dependente da luz, a energia luminosa, captada pelos pigmentos fotossintticos, ao nvel da membrana dos tilacides, convertida em energia qumica, que vai ser utilizada na fase seguinte. Nesta etapa ocorrem: Fotlise da gua: Desdobramento da molcula da gua em hidrognio e oxignio na presena da luz. H2O 2H+ + 2e- + O2 O oxignio libertado e os hidrognios cedem os seus eletres, que vo ser captados pela clorofila a quando excitada. Por esta razo, a gua considerada o dador primrio de eletres. Oxidao da clorofila a e reduo do NADP+: A clorofila a, quando excitada pela luz, perde eletres, ficando oxidada. Esses eletres vo ser transferidos ao longo de uma cadeia de molculas transportadoras de eletres at serem captados pelo NADP+, que fica reduzido a NADPH. Para a reduo do NADP+ a NADPH contribuem tambm os protes (2H+) provenientes da fotlise da gua. NADP+ + 2e- + 2H+ NADPH + H+ Fotofosforilao: Ao longo da cadeia transportadora de eletres ocorrem reaes de oxidaoreduo com libertao de energia. Esta energia utilizada na fotofosforilao do ADP (adenosina difosfato) em ATP (adenosina trifosfato) num processo denominado fotofosforilao. ADP + Pi (fosfato inorgnico) + Energia ATP + H2O Fase qumica: Nesta fase, tambm designada por fase no dependente da luz, ocorre a reduo do CO2 e a sntese de compostos orgnicos num ciclo de reaes conhecidas como Ciclo de Calvin. Este compreende basicamente as seguintes etapas: Fixao do dixido de carbono: O CO2 combina-se com uma pentose (ribulose difosfato - RuDP), formando um composto intermdio de seis tomos de carbono, que origina, quase imediatamente, duas molculas de trs tomos de carbono cada uma cido fosfoglicrico (PGA). Formao do aldedo fosfoglicrido (PGAL): As molculas de PGA so fosforiladas pelo ATP e reduzidas pelo NADPH, formado na fase fotoqumica, originando um composto de trs tomos de carbono, o aldedo fosfoglicrido.

Regenerao da ribulose difosfato e sntese de compostos orgnicos: A maior parte das molculas de aldedo fosfoglicrido utilizada na regenerao da ribulose difosfato (por cada 12 molculas de aldedo fosfoglicrido 10 so utilizadas na regenerao da ribulose). As molculas de aldedo fosfoglicrido que no intervm na regenerao da ribulose so utilizadas na sntese de compostos orgnicos, como a glicose.

As reaes da fase qumica necessitam de uma grande mobilizao de energia que fornecida pela hidrlise de molculas de ATP sintetizadas na fase fotoqumica. Assim, ainda que a fase qumica no necessite diretamente da luz, est completamente dependente dos produtos da fase fotoqumica para a sua realizao.

2.3.

Quimiossntese

A quimiossntese um processo de sntese de compostos orgnicos que utiliza, tal como a fotossntese o dixido de carbono como fonte de carbono, mas em vez da energia solar, usa a energia proveniente da oxidao de substncias inorgnicas, como a amnia, os nitritos, o enxofre e o ferro. Na quimiossntese, tal como na fotossntese, possvel distinguir duas fases: Produo de molculas de ATP e de NADPH: Da oxidao de compostos minerais (por exemplo, H2S) obtm-se eletres (e-) e protes (H+) que vo ser transportados ao longo de uma cadeia, ocorrendo a fosforilao do ADP em ATP e a reduo do NADP+ em NADPH. Reduo do dixido de carbono: Esta fase corresponde fase qumica da fotossntese, ocorrendo tambm aqui um ciclo idntico ao ciclo de Calvin, onde intervm as molculas de ATP e de NADPH produzidas na fase anterior. Neste ciclo verifica-se a fixao do dixido de carbono, que reduzido, permitindo a formao de substncias orgnicas.

A fotossntese e a quimiossntese diferem basicamente em dois aspetos: na energia utilizada para a sntese de compostos orgnicos e na fonte de protes (H+) e de eletres (e-). Enquanto na fotossntese utilizada energia solar e os protes e eletres provm da gua, na quimiossntese a energia, os protes e os eletres tm origem nos compostos minerais que so oxidados.

Unidade 2 Distribuio de matria


1. O transporte nas plantas
Ao nvel da estrutura, podem considerar-se dois grandes grupos de plantas: plantas no vasculares e plantas vasculares. As plantas no vasculares, como, por exemplo, os musgos, so pouco diferenciadas e, em regra, no apresentam tecidos condutores, isto , tecidos especializados no transporte de materiais. Vivem geralmente em zonas hmidas, o movimento da gua efetua-se por osmose e as substncias dissolvidas movimentam-se por difuso de clula a clula. Nas plantas vasculares, como os fetos e as plantas com sementes, existem complexos sistemas de conduo de gua e de solutos. O movimento de solutos orgnicos e de solutos inorgnicos no interior da planta atravs de tecidos condutores designa-se por translocao de solutos. As plantas vasculares possuem dois tipos de tecidos especializados no transporte de substncias:

Xilema: Tambm conhecido por lenho ou tecido traqueano. Conduz a gua e as substncias minerais dissolvidas que circulam no interior da planta (seiva bruta ou seiva xilmica), desde a raiz at s folhas onde se realiza a fotossntese. Os elementos condutores mais importantes deste tecido so os vasos xilmicos, constitudos por clulas mortas. As paredes laterais destes vasos tm diversos espessamentos embebidos numa substncia impermevel, a lenhina. Floema: Tambm conhecido por lber ou tecido crivoso. Transporta em soluo as substncias orgnicas produzidas nas clulas fotossintticas (seiva elaborada ou seiva flomica) a todas as partes da planta. Os elementos condutores so os tubos crivosos, constitudos por clulas vivas cujas paredes transversais, providas de orifcios, constituem as placas crivosas. No floema existem ainda outros tipos de clulas, como por exemplo, as clulas de companhia, clulas vivas com atividade importante no funcionamento dos tubos crivosos.

1.1.

Sistemas de transporte

Onde se localizam os sistemas de transporte nas plantas? Designam-se por feixes condutores (ou vasculares) os conjuntos que resultam do agrupamento dos elementos que constituem os tecidos vasculares. Se um feixe condutor for constitudo apenas por um dos tecidos vasculares, xilema ou floema, diz-se simples. Se pelo contrrio o feixe for constitudo pelos dois tipos de tecidos vasculares, diz-se duplo. Quanto posio e distribuio nos rgos das plantas (raiz, caule e folhas), os feixes duplos podem ser classificados em colaterais, quando se dispem lado a lado, e alternos, quando os feixes simples (de xilema ou de floema) alternam entre si. Folha: os feixes condutores so duplos e colaterais, isto , cada feixe tem xilema ou floema, estando colocados lado a lado. Caule: nos caules os feixes condutores so duplos e colaterais. Raiz: na raiz os feixes condutores so simples e alternos, isto , cada feixe tem somente xilema ou floema, os quais alternam Em cortes transversais de folhas possvel distinguir na superfcie externa das folhas uma camada de clulas vivas que constituem a epiderme. Na estrutura interna, entre a epiderme da pgina superior e a epiderme da pgina inferior, a folha tem um tecido clorofilino designado por mesfilo, constitudo por clulas vivas, com parede celular fina, vacolos desenvolvidos e numerosos cloroplastos. O tecido clorofilino, nomeadamente o que se encontra junto da pgina inferior, pode apresentar numerosos espaos intercelulares, as lacunas, que constituem uma verdadeira atmosfera interior. O mesfilo percorrido por tecidos vasculares que fazem parte das nervuras da folha. Na epiderme dos rgos areos, especialmente nas folhas, localizam-se os estomas. Cada uma destas estruturas constituda por duas clulas oclusivas ou clulas guarda, que delimitam uma abertura, o ostolo, que comunica com o espao interior, a cmara estomtica. essencialmente pelos estomas que se efetuam as trocas gasosas entre as folhas e o exterior.

1.2.

Absoro de gua e de solutos pelas plantas

A maior parte da gua e dos solutos necessrios para as atividades da planta so absorvidos pelo sistema radicular. A eficincia da captao de gua pela raiz devida presena de pelos radiculares, extenses de clulas epidrmicas. A presena de pelos radiculares cria uma grande superfcie de contacto entre a planta e a soluo do solo, que uma soluo mais ou menos rica em ies presentes entre as partculas do solo. Em regra, dentro das clulas da raiz maior a concentrao de soluto do que no exterior, havendo pois, maior potencial da gua no exterior do que no interior das clulas epidrmicas. Assim, a gua tende a entrar na planta por osmose, movendo-se do exterior para dentro da raiz at atingir os vasos xilmicos.

Os ies minerais que esto presentes na soluo do solo em concentrao elevada podem entrar nas clulas da raiz por difuso simples, atravs da membrana das clulas. Mas a soluo do solo usualmente muito diluda e verifica-se que as razes podem acumular ies minerais que so centenas de vezes maiores do que as concentraes destes ies no solo. Nestas condies, o movimento destes ies contra o gradiente de concentrao requer energia, entrando nas clulas da raiz por transporte ativo. O transporte ativo de ies faz aumentar a concentrao de soluto, o que determina que a gua tenda a passar por osmose at ao xilema. A gua e os solutos, constitudos principalmente por ies minerais, uma vez chegados ao xilema, podem ascender, constituindo a seiva xilmica.

1.3.

Transporte no xilema

Que foras fazem deslocar a seiva xilmica contra a gravidade? Hiptese da presso radicular A ascenso da gua no xilema pode, em alguma situaes, ser explicadas por uma presso que se desenvolve ao nvel da raiz, graas ocorrncia de foras osmticas. A contnua acumulao de ies nas clulas da raiz tem como consequncia a entrada de gua para a planta. A acumulao de gua nos tecidos provoca uma presso na raiz, que fora a gua a subir no xilema. O efeito da presso radicular pode ser observado quando se efetuam podas tardias em certas plantas. Nestas circunstncias, verifica-se a sada de gua pela zona dos cortes efetuados, num processo conhecido por exsudao. Em algumas ocasies, quando a presso radicular muito elevada, a gua forada a subir at s folhas, onde libertada sob a forma lquida. Este fenmeno designa-se por gutao. Vrios estudos sobre presso radicular demonstram que os valores dessa presso no seriam suficientes para explicar a ascenso de gua at ao cimo de certas rvores. Por outro lado, existem mesmo vrias espcies de plantas que no apresentam presso radicular. Assim, embora se admita que a presso radicular ajude na ascenso da seiva xilmica, tem de haver outros fatores responsveis por este fenmeno. Hiptese da tenso-adeso-coeso Na hiptese da tenso-adeso-coeso, relativamente ao movimento ascendente da coluna de gua intervm vrios fenmenos sequenciais. Transpirao A transpirao estomtica, ao nvel das folhas provoca uma tenso na parte superior da planta o que provoca a ascenso da gua dos vasos do xilema A sada de gua, por transpirao, atravs das clulas guarda, torna-as hipertnicas em relao s clulas adjacentes do mesfilo foliar. A gua movimenta-se por osmose das clulas do mesfilo foliar para as clulas-guarda. A sada de gua das clulas do mesfilo foliar torna-as hipertnicas relativamente s outras que as envolvem. Devido menor presso osmtica do xilema relativamente s clulas do mesfilo, a gua movimenta-se do xilema para estas clulas. Coeso e adeso no xilema Devido a foras de coeso e adeso, as molculas de gua mantm-se unidas umas s outras (coeso) e aderem s paredes dos vasos (adeso), formando uma coluna de gua contnua. Entrada de gua que vem do solo A ascenso de gua cria um dfice de gua no xilema da raiz, fazendo com que novas molculas de gua passem para o xilema, o que determina a absoro ao nvel da raiz e, consequentemente, o fluxo de gua do solo para o interior da planta. H assim um fluxo passivo de gua de reas de potencial de gua mais elevado, a raiz, para reas de potencial de gua mais baixo, as folhas.

A gua ascende sob a forma de uma coluna contnua que se chama, corrente de transpirao. O movimento brusco das plantas em dias de ventania pode levar interrupo dessa coluna, ficando interpostas bolhas de ar. Quando tal acontece, ou se estabelece novamente a continuidade ou o vaso xilmico deixa de ser funcional. Calcula-se que a tenso produzida pela transpirao seja suficiente para provocar a ascenso de gua at uma altura de cerca de 150 metros, em tubos com o dimetro de vasos xilmicos. Por tudo isto, o mecanismo de adeso-coeso-tenso , hoje em dia, considerado o processo dominante da translocao xilmica na maioria das plantas.

Controlo da transpirao
Os estomas podem controlar a quantidade de gua perdida por transpirao, devido capacidade que tm de abrir e de fechar. As paredes das clulas-guarda esto sempre hmidas, devido ao fluxo contnuo de gua que alcana as folhas vindo da raiz. Quando as clulas esto trgidas, a gua exerce presso sobre as paredes celulares, presso de turgescncia. Como as paredes celulares que rodeiam o ostolo so mais espessas do que as paredes que contactam com as outras clulas da epiderme, tendo estas maior elasticidade, a deformao dessa regio delgada e elstica provoca a abertura do estoma. Se as clulas guarda perdem a gua, a presso de turgescncia diminui e o estoma retoma a sua forma original, aproximando-se as clulas guarda e, em consequncia, o ostolo fecha.

1.4.

Transporte no floema

A abundncia de dados relacionados com a translocao da seiva flomica permitiu estabelecer a sua composio qumica, bem como o sentido da sua translocao. De entre esses dados salientam-se: - Cortes anelares de casca efetuados em caules de diferentes plantas, onde visvel um entumecimento na parte superior do corte devido acumulao de seiva, que permitiram determinar o sentido do movimento da seiva dos rgos produtores para os rgos onde se verifica consumo ou reserva. - A utilizao experimental de afdios ou pulges permitiu estabelecer a composio qumica da seiva flomica (soluo constituda por acares, sobretudo a sacarose, encontrando-se tambm em menores quantidades aminocidos, ies minerais, nucletidos lpidos e as substancias reguladoras das plantas as fitohormonas). - O uso de substncias radioativas, como marcadores dos solutos flomicos, permitiu observar alguns aspetos fundamentais do seu transporte, como o fluxo bidirecional (translocao em dois sentidos: das folhas para a raiz e desta para as folhas) e a variao da velocidade de translocao flomica ao longo do ano e ao longo do dia. Hiptese do fluxo de massa Apesar de existirem vrias explicaes para o movimento da seiva elaborada no interior dos tubos crivosos, a hiptese do fluxo de massa ou do fluxo de presso a mais aceite, podendo ser descrita da seguinte forma: A glicose elaborada nos rgos fotossintticos convertida em sacarose que entra por transporte ativo para o interior dos elementos dos tubos crivosos atravs das clulas de companhia. medida que aumenta a concentrao de sacarose nos tubos crivosos, a presso osmtica da soluo aumenta, ficando superior das clulas envolventes, incluindo o xilema; A gua movimenta-se das clulas envolventes para os tubos crivosos, aumentando nestes a presso de turgescncia, o que faz com que o contedo dos tubos crivosos, atravesse as placas crivosas, passando para os elementos seguintes dos tubos crivosos, havendo pois um movimento de regies de elevada presso (de turgescncia) para regies de baixa presso.

A sacarose retirada do floema para os locais recebedores de consumo ou de reserva possivelmente tambm por transporte ativo. medida que o acar sai dos tubos crivosos, a presso osmtica diminui, a gua sai por osmose para fora do tubo crivoso e volta ao xilema; Nos rgos de consumo ou de reserva, a sacarose igualmente convertida em glicose, que pode ser utilizada na respirao, na construo de novos compostos, ou polimerizar-se em amido, que fica em reserva.

2. O transporte nos animais


Os animais mais simples, como as esponjas, as hidras e os corais, no possuem um sistema de transporte diferenciado. Nele todas as clulas esto relativamente prximas da superfcie corporal, efetuando-se uma difuso direta de substncias entre as clulas e o meio. Todavia nos animais mais complexos, o processo de difuso mostra-se inadequado, porque se realiza muito lentamente. A existncia de sistemas de transporte que garantem a chegada rpida de substncias s clulas e a remoo eficiente dos produtos resultantes do metabolismo resultou de um processo evolutivo, estando esses sistemas presentes em vrios grupos de animais.

2.1.

Sistemas de transporte

Um sistema de transporte tipicamente inclui: - um fluido circulante, como, por exemplo, o sangue; - um rgo propulsor de sangue, geralmente o corao; - um sistema de vasos ou espaos por onde o fluido circula. Os sistemas de transporte podem ser classificados em dois tipos fundamentais: abertos e fechados. Em muitos invertebrados existe um sistema de transporte aberto, assim designado porque o sangue abandona os vasos e passa para os espaos, as lacunas, fluindo diretamente entre as clulas. Neste tipo de sistema no h distino entre sangue e fluido intersticial, sendo o usado o termo hemolinfa para designar esse fluido circulatrio. Gafanhoto Nos gafanhotos e outros insetos o sistema de transporte apresenta um vaso dorsal que possui na zona correspondente ao abdmen cmaras contrcteis que correspondem a um corao tubular. Quando estas cmaras se contraem, o sangue impulsionado para a aorta dorsal, que se estende at cabea. O sangue sai da aorta dorsal por pequenos vasos, e passa para um sistema de cavidades do corpo chamadas lacunas (que no seu conjunto formam o hemoclio), banhando os tecidos. Quando as cmaras contrteis relaxam o sangue regressa a essas cmaras, entrando por orifcios laterias, os ostolos, que existem na sua parede. As minhocas e outros animais vertebrados, tm sistema circulatrio fechado, ou seja, todo o percurso do sangue se faz dentro de vasos, mantendo-se o sangue distinto do fluido intersticial. Minhoca No sistema de transporte da minhoca existem dois vasos principais dispostos longitudalmente, um vaso dorsal e um vaso ventral, que esto ligados por vasos laterais. Na zona anterior do vaso dorsal, existem alguns pares de vasos laterais, designados por arcos articos ou coraes laterais, que tm zonas contrcteis. Estes vasos impulsionam o sangue para o vaso ventral. Os diferentes vasos ramificam-se, originando-se outros que vo formando redes de capilares ao nvel de todos os rgos onde se efetuam as trocas de substncias com o fluido intersticial.

2.2.

O transporte nos vertebrados

O sistema circulatrio dos vertebrados, tambm designado por sistema cardiovascular um sistema de transporte fechado que, nos diversos grupos de animais, apresenta diferentes caractersticas de estrutura e de funo. Independentemente das diferenas, em todos os vertebrados o sangue, circulando em veias, chega s aurculas e para o(s) ventrculo(s), de onde sai para as diferentes partes do corpo circulando em artrias. Com exceo dos peixes, que tm circulao simples, ou seja, no decurso de uma circulao completa, o sangue passa uma s vez no corao, os outros vertebrados apresentam circulao dupla. Neste tipo de circulao, o sangue percorre dois circuitos diferentes, passando em cada um destes circuitos pelo corao. Assim, os animais com circulao dupla apresentam: Circulao pulmonar: o sangue venoso sai do corao, vai aos pulmes, onde oxigenado, e regressa aurcula esquerda pelas veias pulmonares; Circulao sistmica: o sangue arterial sai do corao, dirige-se para todos os rgos e regressa venoso aurcula direita. Qual dos sistemas, com circulao dupla ou simples, mais eficaz? A circulao dupla mais eficiente do que a circulao simples, pois assegura um fluxo vigoroso de sangue para os diferentes rgos, uma vez que o sangue dos pulmes volta ao corao, sendo impulsionado sob presso para os diferentes rgos. O nmero de cavidades do corao um aspeto importante, pois a circulao dupla mais eficientes quando passa a haver quatro cavidades no corao, deixando de existir mistura de sangues. Peixes O corao tem duas cavidades - uma aurcula e um ventrculo. A circulao percorre apenas um circuito, pois uma circulao simples. O sangue venoso, vindo dos diferentes rgos, entra na aurcula. A contrao auricular impele o sangue para o ventrculo. O sangue no oxigenado do ventrculo bombeado para as brnquias, onde recebe oxignio e de onde parte para todas as clulas do corpo. Ao nvel dos diferentes rgos, o sangue cede oxignio e nutrientes e recebe dixido de carbono e outras substncias, regressando ao corao, onde entra na aurcula. Durante a circulao, o sangue passa em duas redes de capilares, uma ao nvel das brnquias e outra ao nvel dos diferentes rgos. A presso sangunea diminui quando o sangue passa pelos capilares branquiais e, consequentemente, o sangue arterial que sai das brnquias para as outras partes do corpo flui lentamente e a baixa presso, o que consequncia de os peixes terem circulao simples. Anfbios O corao tem trs cavidades - duas aurculas e um ventrculo. A circulao dupla, havendo, portanto, dois circuitos, o circuito pulmonar e o circuito sistmico. Na aurcula direita entra sangue venoso vindo dos diferentes rgos e na aurcula esquerda entra sangue arterial vindo dos pulmes e da pele. Por contrao das aurculas o sangue passa para o nico ventrculo. Devido existncia de um s ventrculo, seria de esperar que ocorresse uma grande mistura sangue arterial e de sangue venoso. Admite-se que essa grande mistura no ocorre devido, em grande parte, no simultaneidade de contrao das duas aurculas. Embora haja alguma mistura de sangues no ventrculo, a maior parte do sangue pouco oxigenado lanado no circuito pulmocutneo e a maior parte do sangue oxigenado vai para o circuito sistmico. Dada a ocorrncia de misturas de sangues no ventrculo, considera-se que a circulao dos anfbios, embora sendo dupla, uma circulao incompleta.

Mamferos O corao tem quatro cavidades duas aurculas e dois ventrculos, no havendo mistura de sangues no corao. Por isso, a circulao dupla nestes animais uma circulao completa. A evoluo para um corao com quatro cavidades foi uma adaptao que corresponde a uma maior disponibilidade em oxignio, o que permite uma maior capacidade energtica, caracterstica dos mamferos. O corao, rgo central do sistema cardiovascular, constitudo fundamentalmente por tecido muscular cardaco, o miocrdio. O msculo cardaco irrigado por artrias coronrias, que so ramificaes da artria aorta na zona em que esta deixa o corao. Os movimentos rtmicos de contrao do corao, sstoles, e de relaxamento, distoles, geram um fluxo de sangue que percorre os vasos sanguneos.

Vasos sanguneos
Existem trs tipos de vasos, que so diferentes tanto do ponto de vista morfolgico como fisiolgico. As artrias ramificam-se em arterolas, que originam redes capilares ao nvel dos diferentes tecidos. Os capilares renem-se formando vnulas, que convergem formando veias pelas quais o sangue regressa ao corao. As artrias tm paredes fortes e elsticas, o que permite dilatarem-se e contrarem-se em cada batimento cardaco. As veias apresentam paredes mais finas e tm maiores dimetros que as artrias correspondentes. Funcionam como reservatrios de volume de sangue, contendo 50% a 60% do volume sanguneo total. Os capilares diferem estruturalmente das artrias e das veias pois as suas paredes so muito finas, constitudas por uma nica camada de clulas.

Presso sangunea
O sangue exerce uma presso sobre a parede dos vasos, a presso sangunea, usualmente designada por presso arterial. Essa presso atinge o seu valor mximo nas artrias, diminuindo ao longo das arterolas e dos capilares, e apresenta valores quase nulos nas veias, nomeadamente nas veias cavas. Ao nvel da artria aorta, verifica-se um valor mximo da presso, cerca de 120 mmHg, que corresponde ao momento de sstole ventricular, presso sistlica, e um valor mnimo, cerca de 80mmHg, correspondente presso no momento da distole ventricular, presso diastlica. Quando o ventrculo esquerdo se contrai injeta sangue sob presso na artria aorta. A presso sangunea determinada pela presso exercida pelos ventrculos em sstole e, tambm, pela resistncia oferecida pelas arterolas ao fluxo sanguneo. Hipertenso/Hipotenso A presso sangunea pode atingir valores mais elevados do que o normal, em casos de hipertenso, ou valores mais baixos do que o normal, em situaes de hipotenso. A hipertenso afeta uma grande parte da populao adulta, sendo muitas vezes designada por assassina silenciosa pois, muitas vezes no revelando sintomas exteriores, pode ter subjacentes problemas de sade graves. A presso sangunea na verdade um indicador de sade cardiovascular e, embora a hipertenso afete com mais frequncia pessoas de mais idade, pode tambm atingir adolescentes e jovens.

Nas veias a presso sangunea baixa para valores prximos de zero. Como regressa ento o sangue ao corao, sobretudo quando circula em veias localizadas em regies inferiores do corpo?
Entre os principais mecanismos que contribuem para que o sangue que circula nas veias regresse ao corao podemos referir: As veias esto muitas vezes rodeadas por msculos esquelticos que, ao contrarem-se durante os movimentos, as comprimem, exercendo uma presso sobre o sangue que nelas circula; A existncia de vlvulas venosas impede o retrocesso do sangue, movimentando-se este em direo ao corao;

Os movimentos respiratrios tambm contribuem para que o sangue das veias volte ao corao. Durante a inspirao, a diminuio da presso na caixa torcica provoca o deslocamento em direo ao corao, do sangue contido nas veias mais afastadas; O abaixamento da presso nas aurculas durante a distole tambm provoca um movimento do sangue na direo do corao

Ainda no que se refere dinmica do fluxo sanguneo, a velocidade desse fluxo diferente nos vrios tipos de vasos. A maior velocidade do fluxo sanguneo ocorre nas artrias, a velocidade diminui quando o sangue flui para os capilares e aumenta novamente quando o sangue circula nas veias. A baixa velocidade do fluxo sanguneo ao nvel dos capilares bem como a grande rea que apresentam e as suas paredes finas tm muita importncia funcional. ao nvel destes vasos que se efetuam trocas de materiais que circulam no sangue e so necessrios vida celular, e que outros materiais so removidos das clulas e ingressam na corrente sangunea.

2.3.

Fluidos circulantes sangue e linfa

As clulas do organismo recebem substncias do meio e eliminam produtos resultantes do seu metabolismo. Este intercmbio de substncias possvel graas existncia do movimento do sangue e da linfa, fluidos extracelulares.

Qual a relao entre o sangue e a linfa?


A parede muito fina dos capilares sanguneos facilita o intercmbio de substncias que se efetua entre o sangue e o fluido intersticial. Neste intercmbio intervm a presso sangunea e a presso osmtica. A direo do movimento de substncias para dentro ou para fora depende da diferena entre a presso do sangue e a presso osmtica. Na extremidade arterial do capilar, a presso do sangue excede a presso osmtica, havendo movimento de substncias para fora do capilar. Na extremidade venosa do capilar a situao inversa, verificando-se movimento de substncias para dentro do capilar. Os leuccitos podem tambm abandonar os capilares sanguneos, deslizando entre as clulas da parede desses vasos. Forma-se assim o fluido intersticial ou linfa intersticial, fluido incolor e transparente constitudo por plasma e glbulos brancos, que banha as clulas, fornecendo-lhes nutrientes e oxignio. Este fluido difere do plasma sanguneo, fundamentalmente por no ocorrer protenas, uma vez que as protenas, sendo macromolculas, dificilmente atravessam as paredes dos capilares. para a linfa intersticial que as clulas lanam produtos resultantes do metabolismo, modificando, assim, a composio do meio que as cerca. Grande parte do fluido intersticial volta a entrar no extremo venoso dos capilares, pois, em consequncia da filtrao ocorrida, a presso sangunea diminui e o sangue torna-se hipertnico em relao ao fluido intersticial. O fluido e leuccitos que atravessam as paredes dos capilares e no regressam diretamente ao sangue ficam na linfa intersticial. O excesso deste fluido entra para capilares linfticos que existem nos diferentes rgos entre vasos sanguneos e que fazem parte do sistema linftico. Os capilares linfticos renem-se formando veias linfticas que, tal como as veias sanguneas, tambm possuem vlvulas. Uma vez dentro dos vasos linfticos o fluido denomina-se linfa circulante ou, simplesmente linfa e igualmente constituda por plasma (sem protenas) e leuccitos. A linfa lanada na corrente sangunea em veias que abrem na veia cava superior. A remoo constante do fluido intersticial permite que as clulas obtenham permanentemente as substncias de que necessitam e que para ele sejam eliminados produtos resultantes da atividade celular. Podemos, ento, referir que o intercmbio de substncias entre as clulas e o meio possvel graas ao movimento do sangue e da linfa, fluidos extracelulares que fazem parte do meio interno de muitos animais. Estes fluidos intervm e asseguram vrias funes vitais como: Transporte de nutrientes provenientes do tubo digestivo ou da mobilizao das reservas at s clulas; Transporte de oxignio desde as superfcies respiratrias at s clulas;

Remoo de produtos resultantes da atividade celular; Transporte de hormonas Defesa do organismo atravs dos leuccitos.

Unidade 3 Transformao e utilizao de energia pelos seres vivos


1. Utilizao dos materiais que chegam s clulas
Nas clulas de todos os seres vivos ocorrem numerosas reaes qumicas a partir dos materiais que a elas chegam, reaes essas acompanhadas por transferncias de energia. O conjunto de todas as reaes celulares constitui o metabolismo celular. O metabolismo celular compreende sries ordenadas de reaes qumicas que ocorrem nas clulas, podendo considerar-se dois processos: Anabolismo: conjunto de reaes qumicas que conduzem biossntese de molculas complexas a partir de molculas mais simples. As molculas sintetizadas so mais ricas sob o ponto de vista energtico do que as molculas que lhes deram origem. Globalmente, as reaes do anabolismo so reaes endoenergticas; Catabolismo: conjunto de reaes de degradao de molculas complexas em molculas mais simples. Os produtos so mais pobres em energia do que os reagentes. De modo global, as reaes do catabolismo so reaes exoenergticas. A ocorrncia de reaes endoenergticas de anabolismo possvel devido a transferncias de energia que se verificam por hidrlise de molculas de ATP. No entanto, nas clulas no existe um armazenamento de molculas de ATP e, por isso, tem de haver regenerao dessas molculas medida que vo sendo hidrolisadas. So vrios os processos catablicos que em todas as clulas vivas, autotrficas ou heterotrficas, permitem a transferncia de energia de compostos orgnicos para molculas de ATP. Esses mecanismos podem efetuar-se em presena de oxignio, isto , em aerobise, ou na ausncia de oxignio, ou seja, em anaerobise.

1.1.

Fermentao

Alguns organismos como as leveduras so seres anaerbios facultativos pelo facto de poderem mobilizar energia de compostos orgnicos em condies de anaerobise e de aerobise. Mas existem outros seres, como certos microrganismos, em que a mobilizao de energia a partir da degradao de compostos orgnicos se realiza exclusivamente por fermentao em meios desprovidos de oxignio. So seres anaerbios obrigatrios. Existem vrios tipos de fermentao que conduzem formao de diversos compostos orgnicos cuja natureza varia conforme o tipo de substrato oxidado e as enzimas em atividade. Iremos considerar, apenas, a fermentao alcolica que se verifica, por exemplo, em leveduras e a fermentao lctica que se efetua, por exemplo, em bactrias lcticas e em certas situaes em clulas e msculos esquelticos.

Fermentao alcolica e fermentao lctica. O que h de comum? Em que diferem?


A fermentao alcolica, tal como a fermentao lctica, compreende duas fases sequenciais: gliclise e reduo do cido pirvico.

Gliclise
A gliclise a primeira fase da fermentao lctica e da fermentao alcolica, ocorre no hialoplasma e consiste na oxidao da molcula de glicose (6C) at duas molculas de cido pirvico (3C), com formao de 4 ATP e 2 NADH + 2 H+. A gliclise compreende: - uma fase de ativao, na qual: A glicose (6C) fosforilada por 2 ATP, formandose frutose difosfato A frutose-difosfato se desdobra em duas molculas de aldedo fosfoglicrico (PGAL) (3C - P) - uma fase de rendimento, na qual: O PGAL oxidado, perdendo 2 hidrognios (2 e- + 2 H+), os quais so utilizados para reduzir a molcula de NAD+, formando-se NADH + H+; Formam-se quatro molculas de ATP Aps estas reaes, forma-se cido pirvico uma molcula que contm, uma elevada energia qumica. Pode-se traduzir a gliclise pela seguinte equao: Glicose + 2 ATP + 2 ADP + 4 Pi + 2 NAD+

2 cido pirvico + 4 ATP + 2 NADH + 2 H+

O saldo energtico da gliclise somente de duas molculas de ATP, uma vez que fase de ativao gastaram-se duas molculas e na segunda formaram-se quatro, isto : 4 ATP 2 ATP = 2 ATP

Reduo do cido pirvico


Os produtos finais da fermentao alcolica e da fermentao lctica diferem em funo das reaes que ocorrem a partir do cido pirvico. Fermentao alcolica Na fermentao alcolica, cada molcula de cido pirvico, resultante da gliclise, descarboxilada ( removida uma molcula de CO2), originando aldedo actico. Este composto , ento, reduzido pelo NADH, formando-se etanol (lcool etlico). Neste caso a gliclise a nica etapa em que se verifica a formao de molculas de ATP, pelo que, o saldo energtico da fermentao alcolica de 2 ATP 2 cido pirvico + 2 NADH + 2 H+

2 Etanol + 2 CO2 + 2 NAD+

A fermentao alcolica realizada por diversas clulas, sendo aplicada na indstria de produo do lcool. As leveduras do gnero Saccharomyces so utilizadas na produo de vinho, de cerveja e de po. No caso do vinho e da cerveja, interessa, sobretudo, o lcool resultante da fermentao. No caso da indstria de panificao, o dixido de carbono que interessa. As bolhas deste gs contribuem para levedar a massa, tornando o po leve e macio.

Fermentao lctica
Na fermentao lctica, o cido pirvico, resultante da gliclise, reduzido pelo NADH, originando cido lctico (3C). 2 cido pirvico + 2 NADH + 2 H+

2 cido lctico + 2 NAD+

Na fermentao lctica, tambm na gliclise a nica etapa em que se verifica a formao de molculas de ATP. Desta forma o saldo energtico desta fermentao 2 ATP. A fermentao lctica efetuada por diversos organismos, alguns dos quais so utilizados na indstria alimentar, nomeadamente, no setor dos lacticnios. O cido lctico altera o pH do meio, sendo por isso responsvel pela coagulao das protenas processo fundamental para o fabrico de derivados do leite, como o iogurte. Em caso de exerccio fsico intenso, as clulas musculares humanas, por no receberem oxignio em quantidade suficiente, podem realizar fermentao lctica, alm da respirao aerbia. Desta forma, conseguem sintetizar uma quantidade suplementar de molculas de ATP. A acumulao de cido lctico nos msculos responsvel pelas dores musculares que surgem durante estes perodos de intenso exerccio. O cido lctico, assim formado, rapidamente metabolizado no fgado, sob pena de se tornar altamente txico para o nosso organismo.

1.2.

Respirao aerbia

medida que as clulas evoluram, as suas necessidades energticas foram aumentando. Nas clulas eucariticas surgiram organelos especializados mitocndrias capazes de realizar a oxidao completa do cido pirvico obtido na gliclise, originando compostos muito simples (gua e dixido de carbono). Este processo s ocorre na presena de oxignio, sendo, por isso, designado por respirao aerbia. A utilizao do cido pirvico em condies aerbias (presena de oxignio) ocorre ao nvel da mitocndria e compreende quatro etapas: - Gliclise - Formao de Acetil-CoA - Ciclo de Krebs - Cadeia transportadora de eletres e fosforilao oxidativa

Gliclise
A gliclise uma etapa comum fermentao e respirao aerbia. Esta primeira etapa da respirao ocorre no hialoplasma e conduz formao de 2 molculas de ATP, 2 molculas de NADH + H + e duas molculas de cido pirvico. Glicose + 2 ATP + 2 ADP + 4 Pi + 4 NAD+

2 cido pirvico + 4 ATP + 2 NADH + 2 H+

Formao de acetil-coenzima A
Na presena de oxignio, o cido pirvico entra na mitocndria, onde descarboxilado (perde uma molcula de CO2) e oxidado (perde um hidrognio, que usado para reduzir o NAD+, formando NADH + H+)

Ciclo de Krebs
O ciclo de Krebs ou ciclo do cido ctrico um conjunto de reaes metablicas que conduz oxidao completa da glicose. Este conjunto de reaes ocorre na matriz da mitocndria e mediado por um conjunto de enzimas, destacando-se as descarboxilases (mediadoras das descarboxilaes) e as desidrogenases (mediadoras das reaes de oxidao-reduo). O ciclo de Krebs inicia-se com a combinao do grupo acetil (2C) da acetil-coenzima A com o cido oxaloactico (4C), formando se cido ctrico (6C). Segue-se um conjunto de reaes podendo destacar-se: - 4 reaes de oxidao-reduo. So removidos 8 hidrognios: 6 vo reduzir 3 molculas de NAD+, formando-se 3 molculas de NADH; e duas so utilizadas para reduzir outro transportador de hidrognio - o FAD (Dinucletido de Adenina Flavina) originando FADH2 ; - 2 descarboxilaes, que conduzem libertao de 2 molculas de CO2. Note-se que estes dois carbonos removidos foram introduzidos no ciclo pelo grupo acetil da acetil-CoA; - uma fosforilao, que conduz formao de uma molcula de ATP Cada molcula de glicose conduz formao de duas molculas de cido pirvico, as quais originam duas molculas de acetil-CoA, que iniciam dois ciclos de Krebs. Assim, por cada molcula de glicose degradada, forma-se no ciclo de Krebs: - 6 NADH + 6H+ - 2 FADH2 - 2 ATP - 4 CO2

Cadeia transportadora de eletres e fosforilao oxidativa


As molculas de NADH e FADH2 formadas durante as etapas anteriores da respirao, transportam eletres que vo, agora, percorrer uma srie de protenas, at serem captadas por um acetor final o oxignio. Estas protenas acetoras de eletres constituem a cadeia transportadora de eletres ou cadeia respiratria e encontram-se ordenadas na membrana interna das mitocndrias, de acordo com a sua afinidade para os eletres. 1. Os eletres transportados pelo NADH e pelo FDAH2 so cedidos aos acetores iniciando um fluxo, ao longo do qual estas molculas vo sendo sucessivamente reduzidas e oxidadas. Este fluxo condicionado pela disposio das molculas transportadoras de eletres. Cada transportador tem maior afinidade para os eletres do que o transportador anterior, garantindo-se dessa forma um fluxo unidirecional at ao acetor final o oxignio. O oxignio, depois de receber os eletres, capta os protes (H+) presentes na matriz da mitocndria formando-se gua (H2O). 2. medida que os eletres passam de transportador em transportador, liberta-se energia. Essa energia utilizada para bombear ies H+ da matriz para o espao intermembranar criando-se um gradiente de protes entre estes dois locais gradiente quimiosmtico.

3. A membrana interna das mitocndrias possuem enzimas ATP sintetases que utilizam a energia do fluxo de H+, que as atravessam (a favor do gradiente de concentrao) para fosforilar o ADP, formando ATP. Esse processo de produo do ATP est associado a fenmenos de oxidao-reduo, pelo que normalmente, designado por fosforilao oxidativa. Os eletres transportados pelo NADH so transferidos para o primeiro acetor, enquanto que os eletres transportados pelo FADH2 so cedidos ao segundo acetor. Este facto vai condicionar o rendimento energtico. Assim, por cada molcula de NADH, que transfere os seus eletres para a cadeia respiratria, formam-se trs molculas de ATP, enquanto que por cada molcula de FADH2 que doa os seus eletres, gera-se, somente, duas molculas de ATP. Para alm dos processos de fermentao e de respirao aerbia existem seres vivos, como certas bactrias, que vivem em meios privados de oxignio e eu utilizam um mecanismo de mobilizao de energia designado por respirao anaerbia. Neste processo o acetor final de eletres um io inorgnico, como NO 3 ou SO42+, e no o oxignio.

1.3.

Rendimento energtico da fermentao e da respirao aerbia

Os dois processos catablicos, fermentao e respirao aerbia, permitem a formao de molculas de ATP, constituindo a fermentao uma via mais rpida do que a respirao aerbia. O rendimento energtico em termos de molculas de ATP destes dois processos : Fermentao ATP Estrutura Formado Citosol Saldo 4 2 ATP
Mitocndria Matriz Membrana interna Saldo

Respirao aerbia ATP Mobilizado 2 Citosol 4 2 32 36 ATP (2+2+32) 2 Estrutura Formado Mobilizado

Formao de ATP em clulas musculares


O estudo fisiolgico da atividade muscular nos seres humano evidencia que a renovao permanente de ATP nas clulas musculares se pode efetuar por diferentes vias catablicas, nomeadamente a respirao aerbia e a fermentao lctica. Essas vias catablicas relacionam-se com a intensidade e a durao do exerccio fsico. Nas provas desportivas, no decurso de exerccios intensos e relativamente curtos, necessria uma renovao quase instantnea de ATP, tendo a fermentao lctica um papel muito importante. Em repouso e durante as provas de longa durao, especialmente a respirao aerbias que intervm.

2. Trocas gasosas nos seres multicelulares


A maior parte das clulas realiza a respirao aerbia para satisfazer as suas necessidades energticas. Neste processo, para alm da degradao de molculas orgnicas, ocorre consumo de oxignio, pelo que o fornecimento deste gs s clulas tem de ser continuamente assegurado. Deste processo resulta a produo de CO2 que ter de ser removido para o exterior. Nos seres unicelulares as trocas gasosas com o meio efetuam-se diretamente atravs da membrana celular. Nos seres multicelulares o modo como se efetuam as trocas gasosas com o meio depende da complexidade dos organismos e do respetivo habitat.

2.1.

Intercmbio de gases nas plantas

As plantas realizam uma srie de funes metablicas, como sejam, a respirao, a fotossntese e a transpirao, indispensveis sua sobrevivncia. Estas funes, que permitem a obteno e transporte de matria at s clulas e a sua utilizao na obteno de energia, esto associadas a trocas gasosas. Assim, durante a respirao, a planta capta oxignio e liberta dixido de carbono; durante a fotossntese, a planta capta dixido de carbono e liberta oxignio e, durante a transpirao a planta liberta vapor de gua. No existem sistemas de rgos especializados na troca de gases respiratrios nas plantas. As plantas possuem algumas estruturas, como os estomas que permitem que estas trocas gasosas se processem com eficincia e que controlem a quantidade de gases absorvidos e libertados.

2.2.

Intercmbio de gases nos animais

Os animais necessitam de um sistema que permita adquirir o oxignio necessrio realizao da respirao aerbia e retirar o dixido de carbono produzido nesta reao. Em muitos animais, o processo simples, pois todas as suas clulas esto praticamente em contacto com a gua e os gases respiratrios difundem-se diretamente para todas as clulas, no necessitando por isso de nenhuma estrutura para o fazer. Nos animais mais complexos existe um conjunto de estruturas que constituem o sistema respiratrio, do qual fazem parte superfcies especializadas nas trocas gasosas entre o meio externo e o meio interno, designadas por superfcies respiratrias. A estrutura, ou o rgo, onde se realizam as trocas gasosas denomina-se superfcie respiratria enquanto que todo o conjunto de estruturas que permitem a realizao das trocas gasosas constitui o sistema respiratrio. Isto significa que todos os animais possuem superfcies respiratrias, mas nem todos os animais possuem um sistema respiratrio. O tipo de superfcie respiratria varia com a diversidade animal, assim como com o ambiente em que vivem, o que leva existncia de vrias superfcies respiratrias.

Superfcies respiratrias
Nas superfcies respiratrias, as trocas gasosas podem ocorrer diretamente entre as clulas e o meio exterior, atravs de difuso direta. No entanto, na maior parte dos casos, ocorre uma difuso indireta, uma vez que os gases respiratrios so transportados por um fluido circulante que estabelece a comunicao entre as clulas e a superfcie respiratria. Neste caso, as trocas gasosas que ocorrem ao nvel das superfcies respiratrias, designam-se hematose. Apesar da sua grande diversidade, as superfcies respiratrias apresentam, todas elas, um conjunto de caractersticas comuns que permitem uma difuso eficiente.

So superfcies sempre hmidas, favorecendo, desse modo, a difuso do oxignio e do dixido de carbono; So estruturas de pequena espessuras, constitudas, em regra, por uma nica camada de clulas separando o meio externo do meio interno; Possuem uma morfologia que permite uma grande rea de contacto entre o meio interno e o meio externo Sempre que existe difuso indireta, a zona possui muitos vasos sanguneos (muito vascularizada) para que exista um meio para efetuar a troca.

Diferentes tipos de superfcies respiratrias


Em muitos organismos aquticos, e mesmo terrestres, a superfcie do corpo, o tegumento funciona como superfcie respiratria, no existindo um sistema respiratrio diferenciado. Porm, na maioria dos animais existem rgos especializados no intercmbio de gases respiratrios entre o meio interno e o meio externo. o caso das traqueias, por exemplo nos insetos, das brnquias, por exemplo, nos crustceos e nos peixes e dos pulmes nos vertebrados terrestres. Tegumento: em animais como a minhoca a superfcie do corpo atua como superfcie respiratria. O oxignio passa atravs da pele para um fluido circulante, que se movimenta num sistema circulatrio fechado ao longo do organismo, chegando, desse modo, ao nvel das clulas para as quais se difunde. Das clulas difunde-se dixido de carbono para o fluido circulante, sendo depois libertado, em regra, ao nvel do tegumento. Verifica-se, pois, uma difuso indireta, designada neste caso por hematose cutnea. Alm da minhoca e de outros animais invertebrados, esta hematose est presente tambm em vertebrados, como, por exemplo, na r, constituindo um complemento hematose pulmonar. Certas caractersticas da pele destes animais favorecem a hematose cutnea: Numerosas glndulas produzem muco, permitindo que a pele se mantenha sempre hmida; Uma extensa vascularizao, favorecendo a difuso do oxignio para o fluido circulante que o transporte a todas as clulas, realizando o CO2 um percurso inverso. Brnquias: so os rgos respiratrios da maior parte dos animais aquticos. Podem apresentar diferentes graus de complexidade, sendo, em regra, formadas a partir de evaginaes da superfcie do corpo. A sua localizao pode ser externa ou interna, mas, habitualmente, esto restritas a uma regio. Nos peixes as brnquias so internas, localizando-se, nos peixes sseos, em duas cmaras branquiais, uma de cada lado da cabea, recobertas por uma lmina ssea de proteo, o oprculo. Cada cmara branquial comunica com a gua por uma fenda opercular. Em cada cmara existem quatro brnquias, cada uma constituda por filamentos duplos, dispostos lado a lado, suportados por uma estrutura ssea, o arco branquial. A membrana dos filamentos branquiais, muito fina, possui filas de dobras, as lamelas branquiais contendo finos capilares. A estrutura das brnquias permite que a superfcie respiratria apresente uma grande rea de contacto entre o meio exterior e o meio interno. A disposio dos capilares favorece tambm a eficincia da hematose branquial. O sangue flui em sentido oposto ao sentido de movimento da gua que banha as lamelas branquiais. Assim, medida que o sangue pobre em oxignio vai passando por zonas em que a gua, com muito oxignio, circula em sentido inverso, o oxignio vai passando, por difuso, para o sangue. Pela mesma razo, o dixido de carbono difunde-se em sentido contrrio. medida que o sangue dos capilares perde CO2 para a gua, contacta com gua cada vez mais pobre em CO2, permitindo que a sua difuso se continue a verificar. A ventilao, ou seja, o processo que se desencadeia, neste caso, o movimento da gua controlada pela coordenao dos movimentos da boca e dos oprculos. Com as fendas operculares fechadas, a gua entra pela boca e, por contrao desta, passa para a faringe, desta para as cmaras branquiais e sai pelas fendas operculares que se abrem.

Sistema de traqueias: constitudo por uma rede de canais, cheios de ar, as traqueias. As traqueias contactam com o exterior por aberturas na superfcie do corpo e a sua parede reforada por anis de quitina. Estes canais ramificam-se sucessivamente ao longo de todo o corpo, estando os mais finos, as traquolas, em contacto direto com os tecidos. As minsculas extremidades das traquolas so fechadas e contm um fluido essencial para a difuso dos gases respiratrios. As trocas gasosas com as clulas efetuam-se por difuso direta, no intervindo o sistema circulatrio no transporte de gases respiratrios. Para os pequenos insetos a difuso dos gases respiratrios atravs das traqueias suficiente, no havendo ventilao ativa. Nos insetos voadores existem, junto aos msculos, sacos de ar que funcionam como reservas de ar e facilitam a ventilao, pois o consumo de oxignio durante o voo aumenta consideravelmente. A ventilao tambm assegurada em muitos casos, por movimentos rtmicos do corpo. Pulmes: existem em todos os vertebrados terrestres, ainda que apresentem diferenas considerveis na sua estrutura. A comparao da estrutura dos pulmes em diferentes grupos de vertebrados evidencia, dos anfbios at aos mamferos, uma sucessiva complexidade com o aumento da rea da superfcie respiratria, que se apresenta muito vascularizada e uma sucessiva especializao do processo de ventilao. Em regra, o tamanho e a complexidade dos pulmes esto relacionados com a taxa metablica dos animais e, consequentemente, com a quantidade de oxignio necessria nas clulas. Nos seres humanos, como nos outros mamferos, os pulmes localizados na cavidade torcica apresentam uma grande eficincia nas trocas gasosas entre o meio externo, a cavidade dos alvolos pulmonares, e o meio interno, o sangue. Para essa eficincia contribuem, nomeadamente: a grande rea da superfcie alveolar, uma vez que existem milhes de alvolos; a fina espessura da parede alveolar; a vasta rede de vasos capilares nas paredes dos alvolos.

Que fatores desencadeiam a troca de gases?


So os mecanismos de inspirao e de expirao, desencadeados pela contrao e relaxamento dos msculos da cavidade torcica, nomeadamente o diafragma e os msculos intercostais, que permitem a renovao de ar nos pulmes, condicionando as trocas gasosas alveolares. Na difuso de gases respiratrios, quer ao nvel dos alvolos pulmonares quer ao nvel das clulas, o fator que condiciona o sentido dessa difuso depende das diferenas de presso parcial de cada um dos gases respiratrios ao nvel dessas superfcies. Assim, nos alvolos pulmonares a presso parcial de oxignio maior do que no sangue dos capilares e, por tal motivo, este gs difunde-se dos alvolos para o interior desses vasos. No caso do dixido de carbono, a presso parcial desse gs maior no sangue que irriga a parede dos alvolos do que no interior dessas cavidades, dando-se uma difuso em sentido contrario. Ao nvel celular, e como resultado da utilizao do oxignio na respirao aerbia a presso parcial deste gs menor nas clulas do que no sangue que a elas chega, ao passo que a presso parcial de dixido de carbono menor no sangue do que nas clulas onde se produz durante a respirao. Em consequncia, o oxignio difunde-se dos capilares para as clulas, fazendo o dixido de carbono o percurso inverso. A concentrao de gases respiratrios no sangue mantm-se em regra dentro de valores de equilbrio. Porm, se aumentar o consumo de oxignio nas clulas, como no caso das clulas musculares durante um esforo fsico, a velocidade das trocas dos gases respiratrios aumenta no sentido de repor a concentrao de oxignio no sangue, assegurando desse modo a sua chegada s clulas e a remoo do dixido de carbono produzido nas clulas e difundido para o sangue. Para tal, ocorre tambm o aumento da ventilao pulmonar e do fluxo sanguneo.

Unidade 4 Regulao nos seres vivos


1. Regulao nervosa e hormonal em animais
Todos os seres vivos so sistemas abertos que estabelecem constantes interaes com o seu ambiente. Por outro lado, apresentam condies no seu meio interno que tm de permanecer constantes. Manter a vida implica manter em equilbrio as condies do meio interno, isto , manter a homeostasia. Os mecanismos homeostticos variam consoante as espcie e o seu habitat. Na verdade, a capacidade de sobrevivncia dos organismos depende, em larga medida, da possibilidade de detetarem alteraes no ambiente, quer interno, quer externo, e de responderem de forma adequada a essas alteraes. Estas funes esto centradas em dois sistemas: o sistema nervoso e o sistema hormonal, responsveis, respetivamente, pela regulao nervosa e hormonal.

1.1.

Coordenao nervosa

O sistema nervoso dos animais complexos responsvel pela coordenao nervosa, ou seja, permite aos organismos detetarem variaes das condies do meio externo e do meio interno e dar as respostas mais adequadas. O sistema nervoso est organizado em dois sistemas: - o sistema nervoso central, constitudo pelo encfalo e pela medula espinal. Nele d-se a integrao, isto a interpretao dos estmulos provenientes quer do meio interno quer do meio externo e a preparao de respostas adequadas aos estmulos recebidos. -o sistema nervoso perifrico, constitudo pelos nervos cranianos, com origem no encfalo, e pelos nervos raquidianos ou espinais, com origem na espinal medula, por onde os estmulos e as respostas circulam, de e a todas as partes do corpo. Os rgos do sistema nervoso central ficam ligados aos diferentes sistemas de rgos, como msculos, rgos dos sentidos, rgos do sistema respiratrio, circulatrio e excretor. Os elementos centrais desta verdadeira rede de comunicaes so as clulas nervosas, ou neurnios, clulas especializadas que variam de tamanho e de forma, mas que mantm um padro comum. Cada neurnio, unidade de estrutura e de funo, possui: Dendrites, prolongamentos celulares muito ramificados que recebem informaes nervosas do ambiente ou de outro neurnio; Corpo celular, zona com o ncleo e o citoplasma, que integra e trata as informaes, emitindo mensagens; Axnio, prolongamento celular que termina numa arborizao terminal e que transmite as mensagens em regra, a outro neurnio ou a um rgo efetor. Este assim designado por que efetua a resposta ao estmulo. Os estmulos externos so captados por recetores e transmitidos ao sistema nervoso central, onde a informao processada. A informao resultante deste processo conduzida aos efetores, onde se d a resposta ao estmulo. As vias nervosas responsveis pela transmisso da informao desde os recetores at aos centros nervosos so denominados vias aferentes ou nervos sensitivos. Os neurnios que integram os nervos sensitivos designam-se por neurnios sensitivos. Pelo contrrio, as vias nervosas responsveis pela transmisso da informao desde os centros nervosos at aos efetores so denominadas vias eferentes ou nervos motores. Os neurnios que integram os nervos motores designam-se por neurnios motores.

Os interneurnios, ou neurnios de associao, localizados no encfalo ou na espinal medula, integram a informao que chega dos neurnios sensitivos e preparam a mensagem que sai pelos neurnios motores. As ligaes entre os neurnios podem estabelecer-se entre o axnio de um neurnio e o corpo celular ou as dendrites do neurnio seguinte, sendo que a informao chega ao neurnio pelo corpo celular ou pelas dendrites e sai sempre pelo axnio. H, na verdade, uma embaraosa rede de conexes que desencadeia decises e promove aes precisas e concertadas.

Transmisso de mensagens nervosas


Como se processa a transmisso do impulso nervoso?
Designa-se impulso nervoso ou influxo nervoso informao que percorre os neurnios. Nesta transmisso do impulso nervoso, a membrana celular dos neurnios desempenha um papel fundamental. De facto, verifica-se uma diferena do potencial eltrico entre o interior e o exterior da membrana celular, sendo o exterior positivo e o interior negativo. Esta diferena de potencial denominada potencial de repouso e corresponde a um estado polarizado da membrana. O mecanismo de polarizao da membrana est relacionado com a desigual distribuio dois ies nas duas faces. Esta distribuio desigual dos ies , por sua vez, uma consequncia da permeabilidade seletiva dos ies atravs da membrana. Quando um neurnio suficientemente estimulado, o valor do potencial de repouso varia, como consequncia da alterao da permeabilidade seletiva da membrana. Esta alterao produz, localmente uma despolarizao, ou seja, internamente, a membrana fica positiva e, externamente, negativa. Esta modificao local do potencial da membrana denominada potencial de ao, que acaba por ser o ponto de partida para o impulso nervoso. A propagao do impulso nervoso ao longo do axnio inicia-se, ento, no local da membrana que foi inicialmente despolarizada. Este local, por sua vez, vai perturbar o local imediatamente vizinho, que entretanto se despolarizar. medida que esta onda despolarizadora percorre o axnio, os locais anteriormente despolarizados retomam a situao eltrica inicial, ou seja, ficam novamente polarizados (dizse que ocorreu repolarizao) Se todas as clulas apresentam potencial de repouso, poucas so as que geram potenciais de ao. Apenas as clulas nervosas, clulas musculares e alguns tipos de clulas endcrinas e de clulas do sistema imunitrio o podem fazer. Quando o potencial de ao atinge a extremidade do axnio enfrenta uma zona de juno com outro neurnio ou com um rgo efetor.

Como comunicam os neurnios entre si?


Quando o impulso nervoso atinge a extremidade do axnio pode deparar-se com outro neurnio ou com um rgo efetor: msculo, glndula ou outro tecido. A zona de comunicao entre neurnios, ou de um neurnio com um rgo efetor, designa-se por sinapse. Numa sinapse notria a existncia de um espao extra celular ou fenda sinptica, atravs da qual a mensagem nervosa deve passar. O neurnio que leva informao para a sinapse o neurnio pr-sinptico, enquanto o neurnio que recebe informao nessa sinapse se designa por neurnio ps-sinptico. Quando o impulso nervoso atinge a extremidade do axnio no pode ultrapassar a fenda sinptica. A mensagem eltrica converte-se ento em mensagem qumica. Na extremidade do axnio existem vesiculas sinpticas que armazenam substncias qumicas produzidas pelo neurnio, os neurotransmissores. Quando o potencial de ao atinge a sinapse, as vesculas movem-se para a zona da membrana do neurnio pr-sinptico e fundem-se com ela, libertando o seu contedo na fenda sinptica, por exocitose. Os neurotransmissores difundem-se ento atravs da fenda sinptica e so recebidos por recetores especficos localizados nas dendrites do neurnio ps-sinptico. Essas substncias alteram a permeabilidade da membrana do neurnio, podendo desencadear um potencial de ao no neurnio ps sinptico, e a mensagem nervosa prossegue. Um neurnio ps-sinptico pode ter recetores para diferentes tipos de neurotransmissores. A transmisso das mensagens nervosas , pois, um processo eletroqumico.

1.2.

Coordenao hormonal

Muitos animais, alm do sistema nervoso, possuem um outro sistema de coordenao, o sistema hormonal ou endcrino, que atravs de hormonas, contribui para a regulao e a integrao de todos os outros sistemas. As hormonas so substncias qumicas de natureza muito variada, produzidas por glndulas endcrinas, localizadas em vrias regies dos organismos, e que vo atuar sobre clulas-alvo. O sistema endcrino inclui clulas, tecidos ou mesmo rgo cuja funo produzir e segregar hormonas, lanando-as diretamente no sangue ou nos fluidos intersticiais. Embora em quantidades muito reduzidas, em cada momento podem circular no sangue mais de 50 hormonas diferentes que vo atuar de forma seletiva apenas em clulas especficas, as clulas-alvo.

Como atuam as hormonas?


As hormonas, produzidas em clulas de glndulas endcrinas de uma determinada regio do organismo, desencadeiam alteraes mais ou menos localizadas em diferentes tecidos ou rgos. Uma dada hormona uma vez na corrente sangunea, chega s diferentes clulas do organismo atuando apenas naquelas que possuem recetores especficos para essa hormona. A maioria das vezes as molculas recetoras localizam-se na membrana plasmtica, mas podem tambm localizar-se no citoplasma das clulas-alvo. A ligao da hormona ao recetor da clula alvo desencadeia alteraes diversas que conduzem ao aparecimento de um determinado efeito, efeito esse que a resposta da clula-alvo hormona. Estas interaes so geralmente reguladas por mecanismos de retroao negativa ou feedback negativo. Um mecanismo de feedback negativo , habitualmente, um processo em que a partir de um estmulo, que causa uma mudana, gerada uma resposta que cancela a ao desse estmulo.

1.3.

Coordenao neuro-hormonal termorregulao e osmorregulao

A coordenao nervosa e a coordenao hormonal esto estritamente relacionadas. A conexo mais importante entre o organismo e o crebro assegurada pelo complexo hipotlamohipfise. A hipfise uma glndula situada na base do crbero e junto de uma regio chamada hipotlamo, possui dois lobos, o lobo anterior e o lobo posterior, ambos profundamente dependentes do hipotlamo. Este recebe informaes de diferente provenincia e envia sinais hormonais diretamente para a hipfise. Esta responde atravs da produo de hormonas que atuam em diferentes partes do corpo, nomeadamente estimulando ou inibindo outras glndulas endcrinas. A tiroide, as suprarrenais e as gnadas so algumas das glndulas endcrinas que respondem a hormonas provenientes da hipfise que so lanadas na corrente sangunea e vo atuar nas clulas dessas glndulas. Na coordenao neuro-hormonal ocorre a transmisso de mensagens de natureza eletroqumica e hormonal de forma coordenada, que desencadeiam respostas fundamentais para muitos dos acontecimentos centrais da vida, nomeadamente o controlo da homeostasia.

Regulao da temperatura corporal


A maioria dos animais dispem de elaborados mecanismos de termorregulao, isto mecanismos fisiolgicos, estruturais e comportamentais que permitem manter a temperatura do seu corpo dentro de certos limites, apesar da oscilao da temperatura de meio externo. No ambiente aqutico a temperatura da gua no apresenta grandes oscilaes ao longo do dia. Talvez por isso, na evoluo dos organismos aquticos no surgiram, em regra, importantes mecanismos especializados para regular a temperatura do seu corpo. J o ambiente terrestre apresenta grandes oscilaes de temperatura entre, por exemplo, a noite e o meio-dia, o vero e o inverno. Nestas circunstncias a sobrevivncia dos indivduos depende de mecanismos homeotrmicos, ou seja, mecanismos de regulao da temperatura mais ou menos complexos. No que diz respeito temperatura corporal podem distinguir-se dois grandes grupos de indivduos: os seres exotrmicos, ou ectotrmicos e, os seres homeotrmicos ou endotrmicos.

Seres exotrmicos: os indivduos exotrmicos so tambm chamados poiquilotrmicos uma vez que, virtualmente no tm mecanismos muito evidentes para regular a temperatura, apresentando temperatura varivel em funo da temperatura do ambiente. No entanto, os seres ectotrmicos possuem comportamentos e algumas caractersticas que permitem dosear a quantidade de calor de que necessitam utilizando a energia do sol. Seres endotrmicos: as aves e os mamferos, assim como algumas espcies de peixes como o atum e alguns insetos, so seres cuja temperatura interna se mantm sensivelmente constante apesar das oscilaes de temperatura do ambiente exterior. So chamados seres homeotrmicos. , pois, natural que estes indivduos apresentem mecanismos comportamentais, morfolgicos e fisiolgicos que lhes permitam manter a temperatura dentro de limites restritos apesar das variaes exteriores.

Termorregulao no organismo humano


Nos seres humanos, como em outros mamferos a regulao da temperatura faz-se atravs de um interao coordenada entre o sistema nervoso e o sistema hormonal, permitindo manter uma temperatura que no se afaste muito do 36 a 37oC.

Quais os mecanismos que controlam a temperatura do corpo humano?


Os mecanismos que permitem aos seres endotrmicos regular a temperatura corporal podem: Aumentar ou diminuir a produo de calor interno, sobretudo atuando ao nvel do metabolismo e da contrao muscular; Aumentar ou diminuir as perdas de calor para o ambiente. Estes objetivos so atingidos mobilizando uma rede de coordenao onde interagem o sistema nervosos e o sistema hormonal envolvendo mecanismos de feedback negativo. A rede de interao inclui as seguintes etapas: 1. Estimulo (aumento da diminuio da temperatura para alm dos limites desejveis) 2. Recetor sensorial deteta o estmulo (recetores trmicos de natureza nervosa) 3. Transporte da mensagem por nervos sensitivos ou aferentes at um rgo integrador. 4. rgo integrador (hipotlamo, interpreta o estmulo e prepara a resposta adequada) 5. Transporte de mensagem por nervos motores ou eferentes at aos rgos efetores ou por hormonas. 6. Nos rgos efetores surge a respostas, que tende a compensar o desvio provocado pelo estmulo agindo de forma contrria no caso do feedback negativo. De um modo geral, quando h um aumento da temperatura do corpo, os seres humanos sentem-se prostrados ficam corados e comeam a transpirar. Estas reaes so a face visvel do que se passa ao nvel dos mecanismos da termorregulao. A informao acerca do aumento de temperatura recebida no centro regulador da temperatura que se localiza no hipotlamo. Este integra a informao e envia mensagens para os rgo efetores, onde se desencadeiam aes destinadas a fazer baixar a temperatura. Diminui a atividade muscular: a contrao muscular um processo metablico que liberta calor. A sua reduo ajuda o organismo a baixar a temperatura. Ocorre uma vasodilatao dos vasos perifricos: a vasodilatao, isto o aumento do calibre dos vasos, neste caso dos capilares superficiais da pele, faz aumentar a quantidade de sangue superfcie do corpo permitindo a libertao de calor para o meio, o que faz baixar a temperatura do corpo. Aumenta a transpirao: quando a transpirao aumenta, como a evaporao do suor requer energia a temperatura da pele diminui.

Quando a temperatura do corpo diminui os seres humanos ficam plidos e frequentemente sentem tremores. As mensagens do hipotlamo para os rgos efetores vo agora no sentido de fazer aumentar a temperatura corporal. Ocorre uma vasoconstrio, isto uma diminuio do calibre dos vasos, neste caso dos capilares perifricos. A quantidade de sangue que circula superfcie diminui, diminuindo as perdas de calor. H estmulos nervosos que desencadeiam a contrao de alguns msculos, causando arrepios e estmulos hormonais que fazem aumentar o metabolismo das clulas do organismo e, consequentemente a respirao celular, libertando-se calor, o que ajuda a aumentar a temperatura corporal

Na manuteno da temperatura do corpo humano dentro de determinados limites esto envolvidos mecanismos por feedback negativo. Quando a temperatura sobe (+), os rgos efetores desencadeiam aes destinadas a faze-la baixar (-) e, quando ela baixa (-), ocorrem destinadas a faz-la subir (+). Como resultado de infees ou de outros processos patolgicos, a temperatura do corpo pode subir para valores anormais. Por vezes, necessrio intervir com medicao, toalhas de gua fria ou mesmo banhos de emerso no sentido de ajudar a temperatura a baixar. Isto porque, quando a temperatura se aproxima dos 42oC, os mecanismos de feedback negativo passam a mecanismos de feedback positivo. Isto medida que a temperatura aumenta (+) os rgos efetores desenvolvem aes que, em vez de fazerem baixar a temperatura pelo contraio, fazem-na aumentar (++). Temperaturas elevadas alteram os processos vitais, nomeadamente a integridade de enzimas e protenas, podendo conduzir morte.

Organismos homeotrmicos vs. Organismos exotrmicos


Os organismos homeotrmicos apresentam vantagens relativamente aos exotrmicos pois conservam a sua atividade normal constante porque no tm grandes oscilaes na temperatura corporal. Desde que as variaes exteriores no sejam extremas. Por sua vez, os organismos exotrmicos passam por perodos de inatividade e mesmo de hipnose quando a temperatura do seu corpo demasiado baixa. Em contrapartida, a vantagem dos organismos homeotrmicos implicam metabolismo mais elevado e, portanto, uma necessidade maior de consumir alimentos. Os valores da homeostasia variam consoante os indivduos e o seu habitat.

Regulao da concentrao osmtica


A gua a biomolcula mais abundante na generalidade dos seres vivos e encontra-se distribuda nos meio intra e extracelular. Ao nvel extracelular, a gua o componente essencial do plasma e do fluido intersticial. Ora, sendo a gua o componente mais abundante dos seres vivos, natural pensar que variaes na sua quantidade podero ter um grande impacto na sobrevivncia dos seres vivos. Com o objetivo de manter o equilbrio osmtico no meio extracelular, ou seja a homeostasia, necessrio a ocorrncia de trocas de gua e de solutos com o meio envolvente. Designa-se osmorregulao o conjunto de mecanismos capazes de controlar o potencial hdrico e a concentrao de solutos no interior de um organismo, ou seja, os mecanismos capazes de controlar a presso osmtica. O ambiente marinho relativamente estvel no que diz respeito concentrao de sai. A maioria dos invertebrados marinhos est em equilbrio osmtico com a gua do mar. So, por isso, designados por seres osmoconformantes, uma vez que a concentrao dos seus fluidos corporais varia com a concentrao de ies de gua que os rodeia. J os seres que vivem, por exemplo em zonas de esturio, com grandes oscilaes de salinidade, so seres osmorreguladores, isto , possuem mecanismos que lhes permitem manter uma concentrao tima de sais no organismo apesar das oscilaes que se verificam no meio. A maioria dos peixes e dos animais do ambiente terrestre so osmorreguladores, sendo os rgos excretores tambm rgos osmorreguladores.

Osmorregulao nos vertebrados


Os vertebrados ocupam uma grande diversidade de ambientes: ambiente terrestre, ambiente marinho e mesmo zonas com condies extremas, como o deserto. Em resposta a todos estes ambientes surgiram, durante a evoluo mecanismo diversos de osmorregulao.

Osmorregulao nos seres humanos


Em muitos vertebrados, nomeadamente nos seres humanos, o sistema excretor, para alm de eliminar as excrees, tem um papel crucial no controlo da concentrao de gua e de ies do meio interno. De que forma o sistema excretor humano intervm na osmorregulao? O sistema urinrio tem como rgos centrais dois rins, de cada um dos quais parte um ureter que termina na bexiga. A urina produzida nos rins transportada pelos ureteres at bexiga, onde se acumula. Periodicamente, a urina contida na bexiga eliminada para o exterior atravs da uretra pelo orifcio urinrio. Cada rim apresenta duas zonas concntricas, a mais externa designada zona cortical e a mais interna zona medular. A zona medular rodeia uma cavidade chamada bacinete. Ao microscpio possvel observar cerca de um milho de unidades funcionais, os nefrnios. Cada nefrnio inclui um tubo urinfero, unidade estrutural do rim, e uma rede de vasos sanguneos que se relacionam com esse tubo. O rim um rgo ricamente vascularizado cujos vasos sanguneos assumem especificidades ao nvel dos tubos urinferos. Assim, a cpsula de Bowman possui no seu interior um novelo de capilares o Glomrulo de Malpighi, que resulta da capilarizao de uma arterola que entra na cpsula e que por isso, se chama arterola aferente. Os capilares do glomrulo voltam a reunir-se noutra arterola, que abandona a cpsula de Bowman, a arterola eferente. Toda a poro tubular do tubo urinfero, tubo contornado proximal, ansa de Henle e tubo contornado distal, abundantemente irrigada por capilares peritubulares. Vrios tubos urinferos drenam o seu contedo para um tubo chamado tubo coletor. O rim controla a composio do plasma sanguneo. A funo renal que se resume ao nvel de cada nefrnio inclui trs processos bsicos: filtrao, reabsoro e secreo. Estes fenmenos ocorrem em diferentes regies do nefrnio e deles resulta a urina. Filtrao: a filtrao do sangue vai ocorrer ao nvel do glomrulo de Malpighi e da cpsula de Bowman. Diversas substncias (gua, ureia, glicose, aminocidos, vitaminas, sais, etc.) passam dos capilares sanguneos para a cpsula de Bowman e desta para o interior do tubo urinfero. Estas substncias constituem o filtrado glomerular que em termos de composio, idntico ao plasma sanguneo (exceto no que diz respeito a macromolculas que no so capazes de atravessar as paredes dos capilares e da cpsula de Bowman). Reabsoro: 1. Aps a filtrao que ocorre na cpsula de Bowman, muitas substncias so reabsorvidas, quer por difuso, quer por transporte ativo. No tubo contornado proximal, resduos de medicamentos, glicose e aminocidos, por exemplo, regressam corrente sangunea. O filtrado glomerular desloca-se para a ansa de Henle, que a parte do tubo urinfero que se encontra na zona medular do rim.

2. As clulas da poro descendente da ansa de Henle possuem membranas impermeveis aos sais e aos ies mas deixam-se atravessar pela gua. Esta passa do tubo urinfero para o sangue por osmose. A sada de gua faz aumentar a concentrao do filtrado glomerular. 3. A poro ascendente da ansa de Henle agora impermevel gua mas permevel aos sais e aos ies. Estes saem do tubo urinfero para o fluido intersticial, fazendo aumentar a presso osmtica deste fluido. o caso do sdio, que passa por transporte ativo. O tubo contornado distal volta a ser permevel gua e, como o fluido intersticial fora do tubo muito concentrado, a gua vai sair do tubo urinfero por osmose sendo reabsorvida aa nvel do tubo contornado distal. 4. O filtrado passa ento para o tubo coletor que se situa na medula renal. Ao longo do tubo coletor so reabsorvidas ureia e gua Secreo: Ao longo do tubo urinfero, nomeadamente no tubo contornado distal, ocorrem ainda fenmenos de secreo. Determinadas substncias, como amnia e ies H+, passam dos capilares peritubulares para o tubo urinfero. A secreo destas substncias permite no s depurar o sangue mas tambm, no caso dos ies H+, ajustar o seu pH.

Como so controlados os mecanismos de osmorregulao?


Quando no organismo ocorre uma perturbao, por exemplo, uma perda acentuada de gua por transpirao, por mecanismos de feedback negativo desencadeiam-se os ajustes necessrios para que a presso osmtica do meio interno no se altere. A quantidade de urina produzida depende da quantidade de gua ingerida ou da quantidade de gua que se perde, por exemplo, por transpirao. Quando bebemos pouca gua ou transpiramos muito, o volume do plasma sanguneo diminui e, portanto, a concentrao de ies aumenta, fazendo aumentar a presso osmtica. Determinados recetores situados no hipotlamo, os osmorrecetores, captam alteraes do volume e da osmolaridade do sangue e estimulam o lobo posterior da hipfise a libertar a hormona antidiurtica (ADH), que aqui est armazenada embora seja produzida no hipotlamo. Esta hormona atua em clulas-alvo dos tubos coletores do rim, fazendo aumentar a sua permeabilidade gua. Deste modo aumenta a reabsoro, o que faz aumentar o volume de gua no plasma e diminuir a presso osmtica. A urina produzida , portanto, mais concentrada e em menor quantidade. Se, pelo contrrio, ingerimos muita gua, o volume do sangue aumenta e a presso osmtica diminui. Os osmorrecetores captam esta informao e atuam no lobo posterior da hipfise no sentido de diminuir a libertao da ADH. A permeabilidade dos tubos coletores diminuir e reabsorvida menos gua, o que faz diminuir o volume do plasma sanguneo e aumentar a sua presso osmtica. Forma-se ento urina mais diluda e em maior quantidade.

Osmorregulao em vertebrados do ambiente aqutico


Que mecanismos de osmorregulao esto presentes nos peixes sseos?
Atualmente pode encontrar-se peixes em gua doce e outros em gua salgada, mantendo a presso osmtica dos seus fluidos em homeostasia. Os peixes sseos de gua doce tm uma concentrao de solutos nos seus fluidos internos muito superior da gua onde vivem, sendo esses fluidos hipertnicos em relao ao meio. Apesar de possurem escamas e muco retardam a entrada de gua, estes peixes no bebem gua e excretam grande quantidade de urina diluda, facto este que favorecido pela presena de grandes glomrulos, que aumentam a taxa de filtrao, e pela ausncia de ansas de Henle, o que diminui a reabsoro. As perdas de ies por difuso so compensadas ao nvel das brnquias porque nestes rgos existem clulas que reabsorvem sais da gua por

transporte ativo. Muitos anfbios, como, por exemplo, a r, possuem mecanismos semelhantes aos dos peixes de gua doce mas nos anfbios o transporte ativo de sais ocorre ao nvel da pele. Nos peixes sseos do ambiente marinho os fluidos corporais so hipotnicos em relao ao meio. Estes animais tm tendncia para perder gua por osmose e captar sais do meio por difuso. Para compensar as perdas de gua estes peixes: - bebem muito gua do meio, que contm naturalmente muitos sais minerais; - retm gua reduzindo a filtrao e, portanto, a quantidade de urina, que naturalmente concentrada uma vez que os glomrulos so muito pequenos ou esto mesmo ausentes; - eliminam o excesso de sais por transporte ativo, em clulas especializadas situadas nas brnquias.

Osmorregulao em vertebrados do ambiente terrestre


Uma grande diversidade de mecanismos de osmorregulao est tambm presente em vertebrados terrestres. Rpteis marinhos e algumas aves que retiram o alimento do mar eliminam o excesso de ies atravs de glndulas chamadas glndulas do sal, situadas na cabea. De um modo geral, no ambiente terrestre, um dos fatores adaptativos mais importantes a capacidade para economizar gua. Apenas as aves e os mamferos possuem ansas de Henle que lhes permitem produzir urina mais concentrada do que os seus fluidos corporais. Os casos extremos envolvem indivduos do deserto, como o camelo e o rato-canguru. Quer a termorregulao quer a osmorregulao evidenciam processos atravs dos quais os seres vivos enfrentam oscilaes no meio interno e no meio externo. Contudo, estes mecanismos atuam apenas dentro de certos limites. Uma vez ultrapassados esses limites, a vida pode tornar-se impossvel. H, pois, numerosas condies do meio que funcionam para as espcies como fatores limitantes, isto , so condies cuja ausncia, excesso, ou deficincia se podem tornar incompatveis com a sobrevivncia dos indivduos, condicionando a distribuio das populaes.

2. Hormonas vegetais
Tal como nos animais, o crescimento e o desenvolvimento das plantas depende de interaes entre fatores externos, como a luz, e fatores internos. Em resposta a fatores externos, as plantas produzem mensageiros qumicos, as hormonas vegetais ou fito-hormonas, que atuam em clulas alvo, desencadeando respostas anatmicas, fisiolgicas e comportamentais. Em resposta a estmulos como por exemplo a luz as plantas respondem evidenciando movimentos. Estas respostas das plantas designam-se por tropismo que, no caso de o estmulo ser a luz o fototropismo.

2.1.

Principais fito-hormonas

As hormonas das plantas so menos especficas do que as hormonas dos animais, quer ao nvel das clulas onde atuam, quer nos efeitos que provocam. Cada hormona pode ter diferentes efeitos dependendo da sua concentrao, do local onde atua, do estado de desenvolvimento da planta e do equilbrio que se estabelece entre diferentes tipos de hormonas. So produzidas por clulas no especializadas, que se encontram dispersas e transportadas pelo floema. Podem considerar-se cinco tipos de hormonas, e cada tipo inclui vrias hormonas: auxinas, giberelinas, citocininas, etileno e cido abcsico.

Auxinas
Promovem o alongamento das clulas e o desenvolvimento de razes. As auxinas estimulam o crescimento das razes em baixas concentraes. Contudo, o crescimento das razes fortemente inibido por auxinas em concentraes que promovem o alongamento em caules e coleptilos. Como as auxinas promovem o desenvolvimento de razes mesmo em caules j cortados, so muito utilizadas em horticultura e floricultura, bem como no desenvolvimento dos frutos. Esto tambm envolvidas nos fenmenos de tropismo, isto , movimentos nas plantas em reposta a estmulos do meio. Por exemplo, o fototropismo e o heliotropismo que se observa nos girassis quando se orientam em direo ao Sol.

Giberelinas
Estimulam o alongamento das clulas e a diviso celular, provocando o alongamento do caule. As giberelinas encontram-se em grande quantidade nas sementes e desempenham um papel fundamental na germinao. Afetam, tambm, a florao e a formao dos frutos sendo, como as auxinas, utilizadas por muitos agricultores para obter, por exemplo, uvas de maior tamanho.

Citocininas
Estimulam a diviso celular. Em conjugao com as auxinas so responsveis pelo aparecimento dos rgos nas plantas e retardam a sua degradao. Quando se corta um ramo de uma planta, ele rapidamente se degrada, isto , entra em senescncia. Pulverizando-o com citocininas, ele mantm-se durante mais tempo. As citocinininas so um ingrediente indispensvel num meio de cultura de tecidos vegetais.

Etileno
Influencia sobretudo o amadurecimento dos frutos e a queda das folhas. Os tomates e as bananas so frutos que, quando maduros, so difceis de transportar e manipular. So, por isso, colhidos ainda verdes, sendo depois pulverizados com etileno de forma a promover o seu amadurecimento.

Acido abcsico
Inibe o crescimento e promove a dormncia nas plantas bloqueando a germinao de sementes. O cido abcsico interfere ainda com a permeabilidade das clulas estomticas, provocando o fecho dos estomas. Tendo em conta a variabilidade de hormonas, de um modo geral, pode afirmar-se que: as auxinas, as giberelinas e as citocininas estimulam a diviso celular e o alongamento das clulas; o cido abcsico um inibidor do crescimento, induzindo ou mantendo a dormncia; o etileno um gs que afeta o amadurecimento dos frutos e a queda das folhas.

Hormonas vegetais: uma revoluo agrcola a que preo?


O conhecimento das hormonas vegetais e o seu modo de atuao vieram permitir o controlo sobre o crescimento e o desenvolvimento de determinadas espcies vegetais com interesse econmico. Em laboratrio conseguiu-se determinar a constituio qumica das hormonas vegetais, o que tornou possvel a sntese de hormonas sintticas, substncias quimicamente idnticas que provocam a mesma ao na planta. Deste modo, tornou-se possvel controlar vrias funes vegetais, como o crescimento, a florao e a frutificao, em plantas utilizadas na alimentao ou noutros setores econmicos. A manipulao destas substncias permite aumentar a produtividade de algumas espcies vegetais e, consequentemente, a obteno de maiores lucros. A utilizao sistemtica de hormonas vegetais poder acarretar, por outro lado, no s riscos para a sade pblica, mas tambm riscos ecolgicos decorrentes do seu uso abusivo. Este tipo de uso pode provocar desequilbrios ecolgicos, ao favorecer o desenvolvimento de determinadas espcies vegetais e inibindo o crescimento de outras

Potrebbero piacerti anche