Sei sulla pagina 1di 9

Rafael Parisi Monitoria de Anatomia 2013

ARTICULAES DO ESQUELETO AXIAL

ARTICULAES DO CRNIO
1. 2. 3. 4. 5. 6. Suturas: a maioria das articulaes. Gonfoses: entre os processos alveolares da maxila e da mandbula e os dentes. Esquindelese: entre o esfenoide, a lmina perpendicular do etmoide e o vmer. Sincondrose: entre o esfenoide e o occipital. Snfise: a snfise mentoniana Sinovial: a articulao temporomandibular (ATM)

A ATM o uma articulao sinovial do tipo gnglimo, porm modificada, pois permite (alm de elevao e depresso) movimentos laterais, protruso e retruso da mandbula. A articulao ocorre entre a fossa mandibular e o tubrculo articular (osso temporal) e o processo condilar (mandbula). A membrana fibrosa da cpsula articular se fixa s margens da cartilagem articular no temporal e ao redor do colo da mandbula. As duas faces articulares sseas so totalmente separadas por fibrocartilagem: o disco articular da ATM, fixado em sua periferia face interna da cpsula fibrosa. Esse disco articular cria cavidades articulares separadas (uma superior e uma inferior) revestidas por membranas sinoviais diferentes. Os movimentos deslizantes de protruso e retruso ocorrem na cavidade superior e os outros movimentos ocorrem na cavidade inferior. Uma parte mais espessa da cpsula articular forma o ligamento lateral, intrnseco da ATM, que refora a articulao lateralmente e evita a luxao posterior da articulao. Inserese no arco zigomtico e na borda posterior do processo condilar. H, ainda, dois ligamentos extrnsecos. Um deles o ligamento estilomandibular (espessamento da cpsula fibrosa da glndula partida), que vai do processo estilide ao ngulo da mandbula e no contribui para fora da articulao. O outro o ligamento esfenomandibular, que segue da espinha do esfenoide at a lngula da mandbula e o principal responsvel pela sustentao passiva da mandbula e controle dos movimentos da mandbula na ATM.

ARTICULAES CRANIOVERTEBRAIS
1. Articulaes atlantoccipitais: articulaes sinoviais condilares (ou elipsideas) entre as faces articulares superiores das massas laterais do atlas e os cndilos occipitais. Possuem cpsulas articulares finas e frouxas. Principais movimentos: flexo, extenso e inclinao lateral da cabea. O movimento excessivo dessas articulaes limitado pelas membranas atlantoccipitais. - Membrana atlantoccipital anterior: se estende do arco anterior de C1 at a margem anterior do forame magno. forte e formada por fibras largas e densamente entrelaadas. So contnuas com o ligamento longitudinal anterior. - Membrana atlantoccipital posterior: se estende do arco posterior de C1 at a margem posterior do forame magno. So largas, mas relativamente fracas.

2. Articulaes atlantoaxiais: existem trs. As articulaes atlantoaxiais laterais (direita e esquerda), articulaes sinovais planas entre as faces inferiores das massas laterais de C1 e as faces superiores de C2, e a articulao atlantoaxial mediana, articulao sinovial trocoide entre o dente de C2 e o arco anterior de C1. Permitem a rotao da cabea, na qual o dente do xis o eixo de rotao. Esse eixo mantido pelo ligamento transverso do atlas, uma faixa resistente que se estende entre os tubrculos nas faces mediais das massas laterais de C1. - Fascculos longitudinais (superiores e inferiores): tm orientao vertical e so muito fracos. Seguem do ligamento transverso do atlas at o occipital (superiormente) e at o corpo de C2 (inferiormente). - Ligamento cruciforme do atlas: ligamento transverso do atlas + fascculos longitudinais

- Ligamentos alares: estendem-se das laterais do dente do xis at as margens laterais do forame magno. So arredondados e curtos e servem para fixar C1 ao crnio e evitar a rotao excessiva da articulao atlantoaxial. - Membrana tectria: corresponde forte continuao do ligamento longitudinal posterior. Vai do corpo de C2, segue posteriormente articulao atlantoaxial mediana, atravessa o forame magno se fixa parte central do assoalho da cavidade craniana (superfcie interna do occipital).

ARTICULAES DA COLUNA VERTEBRAL


1. Articulaes entre corpos vertebrais: so snfises chamadas de discos IV (intervertebrais). Cada disco formado por um anel fibroso (parte fibrosa externa, composta por lamelas concntricas de fibrocartilagem) e um ncleo pulposo (massa central gelatinosa que consiste 85% em gua e alto teor de glicosaminoglicanos, formando um coloide que amortece impactos).

2. Articulaes uncovertebrais ou fendas de Luschka: articulaes sinoviais planas que aparecem entre os uncos das vrtebras cervicais. Situam-se nas margens laterais dos corpos dos discos IV. 3. Articulaes dos arcos vertebrais ou articulaes zigapofisrias: articulaes sinoviais planas que se desenvolvem nos processos articulares das vrtebras adjacentes. Cada articulao circundada por uma cpsula articular fina. Garantem a grande amplitude e movimento da regio cervical, atravs dos deslizamentos. 4. Ligamento longitudinal anterior: faixa fibrosa forte e larga que cobre e une as faces ntero-laterais dos corpos vertebrais e discos IV. Estende-se longitudinalmente da face plvica do sacro at o tubrculo anterior de C1. Esse ligamento o nico que impede a hiperextenso da coluna vertebral. 5. Ligamento longitudinal posterior: faixa fibrosa mais estreita e mais fraca que o ligamento citado anteriormente e segue dentro do canal vertebral ao longo da face posterior dos corpos vertebrais. Est fixado principalmente aos discos IV e menos s faces posteriores dos corpos vertebrais de C2 at o sacro. Ajuda a evitar ou redirecionar a herniao posterior do ncleo pulposo. bem suprido por terminaes nervosas nociceptivas (de dor). 6. Ligamentos amarelos: ligamentos de tecido elstico (amarelo-claro) que esto entre as lminas das vrtebras e se fundem na linha mediana de cada uma delas, se estendendo de C2 at S1. Esses ligamentos resistem separao da lmina vertebral por limitarem a flexo abrupta da coluna vertebral, para no lesar os discos IV. Auxiliam na preservao das curvaturas da coluna e ajudam na extenso da coluna. 7. Ligamentos interespinhais: so finos e unem os processos espinhosos adjacentes, fixando-se da raiz at o pice de cada processo.

8. Ligamentos supraespinhais: so semelhantes a cordes e se estendem desde C7 at o sacro. Fundem-se na parte superior com o ligamento nucal. 9. Ligamento nucal: forte e largo, constitudo de tecido fibroelstico espesso, e se estende do nio, na protuberncia occipital externa, e do opstio, na margem posterior do forame magno, at os processos espinhosos das vrtebras cervicais at C7.

10. Ligamentos intertransversrios: fibrosos e unem os processos transversos adjacentes.

11. Ligamentos iliolombares: se irradiam dos processos transversos de L5 e vo at os lios e fortalecem as articulaes lombossacrais. 12. Ligamentos sacrococcgeos (anterior e posterior): longos filamentos que reforam a snfise sacrococcgea.

ARTICULAES SACROILACAS
So articulaes compostas, formada por uma articulao sinovial anterior (entre as faces auriculares do sacro e do lio, cobertas por cartilagem articular) e uma sindesmose posterior (entre as tuberosidades dos dois ossos). As faces auriculares da articulao sinovial tm depresses irregulares (mas congruentes) que se encaixam. Por isso, a movimentao dessa articulao limitada. Isso acontece porque sua principal funo a transmisso do peso do sacro para o quadril e no movimentao. A transmisso do peso feita pelos ligamentos sacroilacos. So eles: 1. Ligamentos sacroilacos anteriores: correspondem poro anterior da cpsula fibrosa da parte sinovial da articulao sacroilaca. 2. Ligamentos sacroilacos posteriores: so as continuaes externas do mesmo tecido fibroso dos ligamentos intersseos. Inserem-se nos tubrculos sacrais (na face dorsal) e vo at a tuberosidade do lio e EIAS (espinha ilaca ntero-superior). 3. Ligamentos sacroilacos intersseos: esto situados profundamente entre as tuberosidades do sacro e do lio e so as principais estruturas associas transferncia e peso do corpo do esqueleto axial para o esqueleto apendicular. Inferiormente aos ligamentos sacroilacos posteriores, a margem posterior do lio (entre a EIPS e EIPI), a base do cccix e a face lateral do sacro se unem pelo ligamento sacrotuberal, que se insere no tber isquitico, transformando a incisura isquitica em forame isquitico. O ligamento sacroespinhal parte da face lateral do sacro e da base do cccix at a espinha isquitica, e divide o forame isquitico em duas partes: o maior e o menor.

ARTICULAES COSTOVERTEBRAIS
1. Articulaes das cabeas das costelas: a cabea da costela se articula (1) com a fvea costal superior da vrtebra correspondente e (2) com a fvea costal inferior da vrtebra superior a ela. A crista da cabea da costela se liga ao disco IV pelo ligamento intra-articular da cabea da costela, dividindo o espao intra-articular em duas cavidades sinoviais. So articulaes sinoviais planas. H ainda o ligamento radiado da cabea da costela, que se abre em leque da margem anterior da cabea da costela at as laterais dos corpos de suas vrtebras e os discos IV entre elas. 2. Articulaes dos tubrculos das costelas: as articulaes entre os tubrculos das costelas e os processos transversos das vrtebras correspondentes. Para auxiliar, existe o ligamento costrotransversrio (que segue do colo da costela at o processo transverso), o ligamento costotransversrio lateral (que segue do tubrculo da costela at a extremidade do processo transverso) e o ligamento costotransversrio superior (que vai da crista do colo da costela at o processo transverso superior a ela). Este ltimo dividido em parte anterior (forte) e uma parte posterior (fraca). A parte forte limita os movimentos a pequenos deslizamentos. Entretanto, as superfcies articulares das seis primeiras costelas so cncavas e se encaixam nas faces convexas dos processos transversos. Deste modo, a rotao se d ao redor de um eixo transversal que atravessa o ligamento intra-articular e a cabea do colo da costela, resultando em movimentos de dilatao torcica no sentido ntero-posterior (movimento em alavanca de bomba) e ltero-lateral (movimento em ala de balde).

ARTICULAES ESTERNOCOSTAIS
1. Sincondrose da primeira costela: entre as primeiras costelas e o manbrio do esterno. 2. Articulaes sinoviais planas: entre as cartilagens costais da 2 at a 7 costelas e o corpo do esterno. So reforadas pelos ligamentos esternocostais radiados e pelo o ligamento intra-articular. Entre o manbrio do esterno e o gladolo (ou corpo do esterno), existe a snfise manbrio-esternal. Entre o gladolo e o processo xifoide existe uma sincondrose (que posteriormente sofre sinostose nos adultos). Entre as cartilagens costais (entre 6 e 7, 7 e 8 e 8 e 9) das costelas, existem articulaes sinoviais planas, chamadas de articulaes intercondrais. Entre a extremidade lateral das cartilagens costais e as extremidades esternais das costelas estavam as articulaes costocondrais (sincondroses).

Potrebbero piacerti anche