Sei sulla pagina 1di 19

FERNANDOFREITAS FLAVIARODRIGUES GUILHERMECARELI JESSICAPERILLO

MEDIDASDESINAIS SENOIDASEMCIRCUITOSRC

Relatriodadisciplina CircuitosEltricoseFotnica(BC1519)

SantoAndrSP 2quadrimestrede2013 1

FERNANDOFREITAS FLAVIARODRIGUES GUILHERMECARELI JESSICAPERILLO

MedidasdeSinais SenoidasemCircuitoRC

RelatrioapresentadoaocursodeBachareladoem CinciaeTecnologiadaUniversidadeFederaldo ABCcomoprrequisitoparcialparaconclusoda disciplinadeCircuitosEltricoseFotnica

(BC1519).

Orientador Prof.Dr.CarlosEduardoCapovilla CentrodeEngenharia,Modelageme CinciasSociaisAplicadas UniversidadeFederaldoABC

SantoAndrSP 2quadrimestrede2013 3

"Omundoexternoalgoindependentedohomem,algoabsoluto,e aprocurapelasleisqueseaplicamaesteabsolutomostramse comoamaissublimebuscacientficanavida!" MaxPlanck 5

RESUMO
Este experimento introduz as caractersticas de um circuito com uma fontedetensoalternadae utilizando um osciloscpio digital que possibilita a visualizao do grfico da tenso em funo do tempo. Em seguida, um circuito RCinseridoemsrieesuascaractersticasde filtro passaaltaso evidenciadas.Paraotratamentodedadosutilizasevetoresdefase. Palavraschave:medio,emprico,fasor,fonte,onda.

ABSTRACT
This experiment introduces the characteristics of a circuit with a source of alternating voltage, using a digital oscilloscope which allows the visualization of the graph of voltage versus time. After, an RC circuit is inserted in serieandtheircharacteristicsofhighpassfilterare emphasized.Thedata processingusesthephasevectorsmethod. Keywords:measurement,empirical,phasors,source,wave.

SUMRIO
1.INTRODUO.................................................................................................................9 1.2.Objetivos................................................................................................................ 10 2.METODOLOGIA...........................................................................................................11 2.1.Materiais.................................................................................................................12 2.2.Procedimentos........................................................................................................13 2.2.1MedidasdeAmplitudeeFrequncia................................................................ 13 2.2.2MedidascomoCircuitoRCSrie................................................................... 13 3.RESULTADOS................................................................................................................14 4.DISCUSSO....................................................................................................................18 5.CONCLUSO.................................................................................................................18 REFERNCIAS..................................................................................................................19

1.INTRODUO
Por muitos anos, estudouse as propriedades de certos materiais quandoseaplicaumacorrente eltrico no mesmo. Em1745,ofsicoalemoEwaldGeorgvonKleist(17001748)descobriuque cargas poderiam ser armazenadas quando eletricidade passasse por alguns tipos materiais como o vidro. Seus experimentos causaram reviravoltas no mundo cientfico e, a partir da, diversos outros cientistas estudaram esse fenmeno e descobriram que poderiam criar um novo componente eletrnicodenominadocapacitoroucondensador[1]. Um capacitor consiste basicamente em dois condutores separados por um material isolante ou dieltrico. Seu comportamento baseadoemfenmenosassociadoscamposeltricos.Afontedo campo eltrico a separao de cargas ou tenso que se devem permissividade eltrica do materialcentral.Seatensovariarcomotempo,ocampoeltricovariarcomotempo,produzindo umacorrentededeslocamentoentreosterminais. Com esse novo elemento, podese criar circuitos RC, caractersticos por possuir resistores e capacitores acoplados tanto em srie quanto em paralelo. Ambos so elementos passivos do sistema, porm o capacitor diferente do resistor no que diz respeito sua funo, princpio de funcionamento e construo. Ao contrrio do resistor, este elemento exibe um comportamento peculiar quando ocorrem variaes de corrente ou tenso no circuito em que se encontram. A energia a armazenada pelo capacitor pode, de certa forma, ser retomla ao circuito sempre que necessrio,deacordocomoprojetoproposto. Enquanto que nos circuitos de corrente contnua, a resistncia eltrica a nica grandeza que expressa o impedimento da passagem da corrente eltrica, em corrente alternada existem outros efeitos que tambm influenciam a passagem de corrente no circuito. Deste modo, a razo tensocorrente em um circuito de corrente alternada no dependeapenasdasresistnciaseltricas do mesmo. Por esse motivo, essa razo denominada especialmente de impedncia, termo propostopelocientistainglsOliverHeaviside(18501925)[1]. Em 1886, Heaviside deu grandes contribuies teoria eletromagntica, tendo reformulado as equaes de Maxwell na notao vetorial moderna. Ele definiu que a impedncia de um circuito compostadetrscomponentes:
9

Z R :componenteresistivadaimpednciaousimplesmenteresistncia( R ) Z C :componentecapacitivadaimpednciaoureatnciacapacitiva( X C ) Z L :componenteindutivadaimpednciaoureatnciaindutiva( X L ) Outras grandezas tambm so importantes na descrio de circuitos de corrente alterna.Dentre elas, temos a freqncia das tenses e correntes do circuito: a freqncialinear f medidaem H z (Hertz) e igual ao nmero de ciclos por segundo de uma onda a freqncia angular medida em rad/s e igual taxa de variao da fase da corrente. A relao entre ambas dada pela equao(01). = 2f (1)

Para um circuito puramente capacitivo, um capacitor submetido a uma diferena de potencial V daforma V = V 0sen(t + ) . Na anlise de circuitos de corrente alternada, bastante til utilizar o formalismo daimpedncia complexa, que usa as propriedades das exponenciais imaginrias para simplificar a anlise de problemas que envolvem valores (tenses e correntes) que variam senoidalmente. A grande vantagem que as equaes diferenciais lineares,quedefinemos comportamentosdecapacitorese indutores, transformamse facilmente em equaes ordinrias. Em todos os casos, o valor de fato dastensesecorrentesaparterealdonmerocomplexo. Na notao complexa, o resultado dado por um mdulo, que igual impednciareal(razo entre os valores de pico), e o argumento, que igualdiferenadefaseentreacorrenteeatenso (positivo se a tenso for adiantada com relao corrente). No caso de um resistor, a tenso e a correnteestoemfase,logoaimpednciacomplexaumnmeroreal,igualimpednciareal: ZR = R complexaestnoeixoimaginrionegativo.Portanto: Z C = X C = j/C (3) (2)

J, para um capacitor, a corrente adiantada de 90 em relao tenso, logo a impedncia

1.2.Objetivos
Utilizar um osciloscpio para a visualizao de formas de onda eanlisedocomportamentodas componentesemumcircuitoRCemsrie.

10

2.METODOLOGIA
Primeiramente, abordemos que osvaloresdeamplitudesdeondasodadosem V pp ,sendoque essa a diferena em Volts de um valor de um pico (denominado de valor de pico, V p ) at um vale da onda, ou seja, a diferena no eixo vertical do valor mximo com o valor mnimo de tenso alternada. Essa representao denominada de valorpicoapico( V pp ).Dadaasimetriadaonda podeseverificarqueaequao(4)vlida. V pp = 2V p (4)

A leitura realizada no multmetro na funo VAC aquela utilizada para a medio de tenses alternadas representadas por ondas senoidais, na qual obtmse o valor eficaz ( V ef ), tambm denominadodevalorRMS(RootMeanSquare)[2]. Por definio, calculase o valor eficaz da funo que representa a capacidade de produo de trabalho efetivo da grandeza varivel no tempo dada pela suamdiaquadrticaatravsda equao (5)ou(6)

onde v(t) afunosenoidalparaatenso. V ef = V p/2 0, 7071V p

(5)

(6)

Portanto a relao entre os resultados da tabela 1 e o valoresdomultmetrodebancadadada pelaequao(7). V pp = 2V ef 2 (7)

Com base nos valores tericos de tenso picoapico gerada, resistncia e capacitncia, podemos calcular os valores de tenso picoapico que so atribudos ao resistor e ao capacitor, assim como a corrente do circuito e a defasagem em comparao ao sinal gerado para cada uma das frequncias experimentadas. Paraisso,disporemosdoclculocomfasores,ondeprimeiramente encontramosovalordareatnciacapacitiva: X C = 1/C realemsriecomareatnciacapacitiva: Z = R + XC (9) (8)

e depoiscalculamosaimpednciaequivalentedocircuitoatravsdasomavetorialentrearesistncia

11

ondeanormadovetorsomadadopor: ||Z || =

||R|| + ||X ||
2 C 2

(10)

eadefasagem queessaimpednciageraemcomparaoaosinalgeradodadapor: = tan1 ( ||X C||/||R||) preenchendoatabela4. Assim,pordivisordetenso,temosqueovalordatensonoresistordadopor: V r = (R/Z ) V f eovalordatensonocapacitorequivalentemente: V f V r = (X C/Z ) V f (13) (12) (11)

Para se obter a a forma de onda da corrente deste circuito, utilizase uma relao entre a impedncia Z equivalentedomesmoeatensosenoidalgerada V f queestsendogerada: I = V f /Z (14)

ou, como a impedncia depende da resistncia real que gera uma forma de onda da tenso no resistor V r podemosreescreversuaequaodaseguinteforma: I = V r/R Comisso,podemosdisporosvalorescalculadosnatabela3[3]. Portanto dada a forma de onda definida como a curva descrita por uma quantidade em funo de, no caso, otempodetenso, possvelcalcularacorrentealternada.Ousodefasoresfacilitaos clculos,paraosquaisutilizaseaequao(14)ou(15). (15)

2.1.Materiais
Aseguintelistademateriaisnecessriapararepetiroexperimentorealizado: 1geradordesinais(TektronixTekASG3021B)comcaboBNCjacar 1osciloscpiodigital(AgilentInfiniiVisionDSOX2024A)eduaspontasdeprova(10:1) 1multmetrodebancada(MinipaMDM8045A)compontasdeprova 1resistordecarvode 15k 1capacitorcermicode 22nF 1matrizdecontatos(Protoboard) fiosparaasligaes.

12

2.2.Procedimentos
Para a reproduo do experimento descrito nesse relatrio devese utilizar os procedimentos descritosnassees2.2.12.2.2.

2.2.1MedidasdeAmplitudeeFrequncia
Ligueogeradordesinaismantendoasadadesativada Ajuste o gerador de sinais para gerar uma onda de frequncia f = 1kHz e Valor picoapico V pp = 5V . Ajustenogeradordesinaisaresistnciadecarga(LoadImpedance)paraHighZ Ligueoosciloscpio Conecteasumadaspontasdeprovaentreogeradordesinaiseocanal1doosciloscpio Ajusteoosciloscpioparaaconfiguraodapontadeprova( 10 : 1 ) Ativeasadadogerador Ajusteabasedotempopara 200s/diviso noosciloscpio Anoteonmerodeperodosobservados Ajusteoatenuadorpara 1V /diviso Meaaamplitudepicoapico,perodoefrequnciadetrsformas: Visualmente,utilizandoasrelaes V /diviso e s/diviso Utilizandooscursoresdoosciloscpioeasleituras V e t Utilizandooprpriorecursodemedidaautomticadoosciloscpio Anoteosvaloresobtidos Meaosinaldesadadogeradorutilizandoomultmetroeanoteodado.

2.2.2MedidascomoCircuitoRCSrie
Utilizeomultmetroparamedirosvaloresdecapacitnciaeresistnciadoscomponentes Para a montagem do circuito RC, utilize o capacitor, resistor e, se necessrio, a matriz de contatos.Esseselementosdevemcomporumcircuitocomoodemonstradonafigura1

13

Figura1:CircuitoRCcomfontealternadadetensoquedeveserconectadoemsrie.

Ajusteatensoparaumsinalsenoidalcomfrequncia f = 500Hz e V pp = 5V Ajusteaimpedncia(LoadImpedance)nogeradorparaHighZ Conecteocircuitonocanal2doosciloscpio Ativeasadadoosciloscpio Utilize a tecla Math e selecione os canais 1 e 2 para obter a tenso sobre o capacitor, tall que V c = V f V r Faa uma varredura de frequncia no gerador ( 1Hz 1MHz ), observando as ondas e a diferenaentreoscanais1e2eobserve Ajusteafrequnciadogeradorpara f = 500Hz Meaasamplitudes V pp paraostrssinaiseanoteosdados Modifiqueafrequnciaparaosvalores: f = 1kHz e f = 10kHz erefaaopassoanterior.

3.RESULTADOS
Atravsdosprocedimentosdescritos,obteveseosdadosmensurados: Leituradogeradornomultmetro: V ef = 1, 769V V pp = 5, 004V pp .
14

Valoresdoscomponentesdocircuito: R = 15, 10k C = 28, 9nF .

Atravs da metodologia descrita, obtevese os dados mensurados e osresultadosdispostosnas tabelas 1, 2, 3 e 4. Com essesvalores,tornasepossvelplotarosdadosnosgrficosdasfiguras2, 3,4e5.

Tabela1.Resultadosdemedidasdosinalsenoidal.

Tabela2.ResultadosdemedidasdocircuitoRC.

Tabela3.ResultadoscalculadosparaocircuitoRC.

Tabela4.ResultadosdereatnciacapacitivaeimpednciacalculadosparaocircuitoRC.

15

Figura 2. Grfico das formas de ondas obtidas no osciloscpio para 500 Hz. CH1 amarelo, CH2 em verdeeCH1CH2emlils.Dadosdatabela2.

Figura 3. Grfico das formas de ondas obtidas no osciloscpio para 1 kHz. CH1 amarelo, CH2 em verdeeCH1CH2emlils.Dadosdatabela2.

16

Figura 4. Grfico das formas de ondas obtidas no osciloscpio para 10 kHz. CH1 amarelo, CH2 em verde e CH1CH2 em lils. A onda de CH1 coincide com a onda de CH2nestaresoluo.Dados da tabela2.

Figura 5. Grfico da relao entre a tenso picoapico noresistor eafrequnciadafonte.Dadosda tabela2.

17

4.DISCUSSO
Os dados obtidos na tabela 1 para as amplitudes de onda picoapico V pp , perodo e frequncia so proporcionalmente equivalentes. Todavia, os valores mais precisos so dados pelas funes de MEAS (Measurement) do osciloscpio, em que o aparelho se ajusta de forma automaticamenteaossinaiseretornaoresultadodeformadiretaemseuvisor. Podese notar que a defasagem encontrada tanto pela medida (tabela 3) quanto pelo clculo (tabela 4) exatamente a defasagem entre a tenso no gerador e a corrente do circuito. Este resultado evidente pela equao (14), onde notase que a corrente no circuito dada por uma diviso vetorial, tal qual a mudanadefaseemrelaoa V f cargodaimpedncia Z ,queporsua vez possui valor de fase calculado por (11) derivado da soma vetorial em (9). Com isso, obtemos que a corrente do circuito est adiantada em relao tenso no gerador. Isso acontece devido a energiaeltricaquearmazenadanocapacitoregeraumamudanaemsuaddp. De acordo com a figura 4, o circuitobarraatensonoresistorquandoafrequnciabaixa.Por outro lado, quando a frequncia alta, a tenso se torna logaritmicamente integral fornecida pela fonte. Por esse motivo, podemos denominar o circuito como filtro passaaltas, pois apenas sob frequncias relativamente altas que a resistncia receber um valor acima de 70,7% (relao de corte) ou 3 dB do valor de entrada da fonte. Isso ocorre devido a reatncia capacitiva X C do circuito se tornar alta para frequncias baixas e se tornar baixa para frequncias altas, videa relao recproca em (8). Denominase ento a frequncia de corte C , determinada quando impomosacondiodereatnciacapacitivaigualresistnciareal[4].

5.CONCLUSO
Os valores obtidos no experimento para o circuito (tabela 3) condizem com os valores tericos calculados (tabela 4) salvos um certo erro de medio, calibrao, aproximao e rudos. Dessa forma, o mtodo de clculo de fasores apresentado para cada uma das equaes dispostas neste relatriocorroboradopelasmedidasapresentadas. A partir deste resultado e das equaes apresentadas neste relatrio, concluisequea2Leide Kirchhoff aplicvel diretamente samplitudespicoapicodossinais V f , V r e (V f V r) ,desde quetodasascorrentesdamalhadocircuitoforemsenoidaisepossuremmesmafrequncia,umavez que a corrente que passa pelo circuito a mesma para cada componente do mesmo. Este experimentonadaafirmasobrecasosdiferentesaeste.
18

REFERNCIAS
1. WILLIAMS, H. A History of Science Vol. II, Part VI: The Leyden Jar Discovered. Captulo49.Disponvelem:<http://www.worldwideschool.org/library/books/sci/history/AHistory ofScienceVolumeII/chap49.html>.Acessoem:10set2013. 2. BOYLESTAD,R.IntroductoryCircuitAnalysis.10ed.,2000. 3. MUSSOI, F. Sinais Senoidais: Tenso e Corrente Alternadas. CEFET/SC Gerncia EducacionaldeEletrnica.Disponvelem:<http://ifgjatai.webcindario.com/circuitos.pdf>.Acesso em:03set2013. 4. KOERICH, A. Filtro PassaBaixa e Filtro PassaAlta. PUCPR Ponifcia Universidade CatlicadoParan.Disponvelem:<http://www.ppgia.pucpr.br/~alekoe/CIR/20132/Exp07 FiltroPassaAltaPassaBaixa20122.pdf>.Acessoem:03set2013.

19

Potrebbero piacerti anche