Sei sulla pagina 1di 2

Poluio qumica e qumica antipoluio

O monxido de carbono, gs inodoro e incolor, representa 45% dos poluentes liberados na atmosfera das grandes cidades e capaz de se ligar hemoglobina sangunea, podendo provocar graves deficincias respiratrias. Dixido de nitrognio, dixido de enxofre e hidrocarbonetos so tambm poluentes oriundos de combustveis fsseis e contribuem para essa poluio (por exemplo, por meio da formao da chuva cida), com efeitos nocivos sobre o organismo e o meio ambiente. Evidentemente, a qumica tambm pode contribuir em processos de despoluio, seja na biodegradao do lixo orgnico, na reciclagem ou no tratamento da gua. A biodegradao, que consiste na ao de micro-organismos que se alimentam de material orgnico transformando-o em molculas menores, pode beneficiar-se da qumica para que os materiais ganhem condies mais favorveis a sua decomposio, tornando-se mais midos, menos resistentes temperatura e mais expostos ao oxignio. Procedimentos qumicos podem contribuir ainda nos processos de reciclagem, reduzindo assim a produo de lixo e suas consequncias poluidoras ao meio ambiente. Processos qumicos transformam a gua imprpria ao consumo em gua pura, livre de contaminantes. Com o dixido de cloro, por exemplo, possvel oxidar detritos e destruir microorganismos. O cloreto de ferro e o sulfato de alumnio absorvem e precipitam a sujeira em suspenso, e eliminam cor, gosto e odores. O carbono ativo retm micropoluentes e detergentes. Soda e cal neutralizam a acidez da gua. Diversos Poluentes Os poluentes qumicos so divididos em Biodegradveis, que so produtos qumicos que ao fim de um determinado tempo so decompostos pela aco bacteriana. So exemplos de poluentes biodegradveis o detergente, insecticidas, fertilizantes, petrleo, etc. Existe tambm os persistentes, que so produtos qumicos que se mantm por longos tempos no meio ambiente e organismos vivos. Estes poluentes podem causar graves problemas como a contaminao de alimentos, peixes e crustceos. Alguns exemplos deste poluente so o DDT (Dicloro-Difenil-Tricoroetano), o mercrio, entre outros. Principais poluentes qumicos: Produtos txicos minerais: - sais de metais pesados, sais minerais, mercrio, cidos, chumbo, lcalis. Produtos txicos orgnicos: - fenis, hidrocarbonetos, detergentes Existe o caso das Dioxinas, provem de resduos que podem causar cancro, m-formao de fetos, doenas neurolgicas, entre outros.

A indstria qumica, que se consolidou a partir da Segunda Guerra Mundial, modifica e recombina substncias por meio de processos cada vez mais avanados, e fundamental para a produo de medicamentos, alimentos, bebidas, vesturio, transporte, itens de informtica e tantos outros. Sua relao com o desenvolvimento econmico e os benefcios sociais, porm, sofreu fortes abalos com a poluio que veio a reboque e com acidentes de grandes propores e milhares de mortes, como o vazamento de gases txicos de uma fbrica de pesticidas da Union Carbide em Bhopal, na ndia, em 1984, ou a exploso radioativa na usina nuclear de Chernobyl, na Rssia, em 1986, entre vrios outros. Quanto poluio qumica lanada no ambiente em doses regulares e dirias, h tambm esforos contnuos de controle e reduo, mas muita destruio ao meio ambiente j foi provocada, com prejuzos a vrios ecossistemas e qualidade de vida. Note-se que os pases mais poluidores destacam-se como economias de grande peso no cenrio internacional. So eles Estados Unidos, China, Rssia e Japo. A China tem sido a locomotiva econmica do mundo. Seu fabuloso crescimento traz um grande rastro de poluio e devastao ambiental, sobretudo porque sua matriz energtica ainda est muito baseada no carvo. Mas preciso cuidado para no considerar a indstria qumica como a grande vil poluidora. Afonso e Bruno nos lembram que toda atividade econmica polui em alguma medida, com destaque para a minerao, siderurgia, metalurgia, produo de alimentos (como carnes e derivados, pescado e sorvete) e petrleo (extrao, transporte, produo e refino). Para o professor da UFRJ, basta que a indstria no se preocupe com o meio ambiente para que seja uma poluidora em potencial. Os professores ressaltam ainda que a queima de combustveis fsseis (derivados do petrleo), atualmente a maior responsvel pela poluio atmosfrica, ocorre em diversas atividades, nem sempre industriais.

As partculas de cansadez (materiais em partculas), so emitidos pelos carros e fbricas industriais que acabam por afectar os pulmes, causando varias doenas como asma, bronquite, alergias respiratrias e por vezes cancro. O caso do Chumbo, que e um metal pesado proveniente dos carros, pinturas, guas contaminadas, fbricas industriais. Estes afectam seriamente o crebro, causando o retardo mental e outros graves efeitos na coordenao motora e na capacidade de ateno. Originado em grandes centrais elctricas e na incinerao de resduos temos o Mercrio, que, tal como o Chumbo, afecta o crebro, causando efeitos igualmente graves. Temos ainda o caso dos Pesticidas, Benzeno e Isolantes (como o Acarel), que causam distrbios hormonais, deficincias imunolgicas, m-formao de rgos genitais nos fetos, infertilidade, cancro de testculo e de ovrios.

Potrebbero piacerti anche