Sei sulla pagina 1di 2

2 TELEMETRIA Chamamos de Telemetria Tcnica de transportar medies obtidas no processo distncia, em funo de um instrumento transmissor.

or. A transmisso distncia dos valores medidos est to intimamente relacionada com os processos contnuos, que a necessidade e as vantagens da aplicao da telemetria e do processamento contnuo se entrelaam. Um dos fatores que se destacam na utilizao da telemetria a possibilidade de centralizar instrumentos e controles de um determinado processo em painis de controle ou sala de controle. Teremos, a partir daqui, inmeras vantagens, as quais no so difceis de imaginar: a) Os instrumentos agrupados podem ser consultados mais facilmente e rapidamente, possibilitando operao uma viso conjunta do desempenho da unidade. b) Podemos reduzir o nmero de operadores com simultneo aumento da eficincia do trabalho. c) Cresce consideravelmente a utilidade e a eficincia dos instrumentos face as possibilidades de pronta consulta, manuteno e inspeo, em situao mais acessvel, mais protegida e mais confortvel. 2.1 TRANSMISSORES Os transmissores so instrumentos que medem uma varivel do processo e a transmitem, distncia, a um instrumento receptor, indicador, registrador, controlador ou a uma combinao destas. Existem vrios tipos de sinais de transmisso: pneumticos, eltricos, hidrulicos e eletrnicos.

2.1.1 Transmisso Pneumtica Em geral, os transmissores pneumticos geram um sinal pneumtico varivel, linear, de 3 a 15 PSI (librasfora pr polegada ao quadrado) para uma faixa de medidas de 0 100% da varivel. Esta faixa de transmisso foi adotada pela SAMA (Scientific Apparatur Makers Association), Associao de Fabricantes de Instrumentos adotada pela maioria dos fabricantes de transmissores e controladores dos Estados Unidos. Podemos, entretanto, encontrar transmissores com outras faixas de sinais de transmisso. Pr exemplo: de 20 100 Kpa. Nos pases que utilizam o sistema mtrico decimal, utilizam-se as faixas de 0,2 1 Kgf/cm2 que eqivalem aproximadamente de 3 15 PSI. O alcance do sinal no sistema mtrico aproximadamente 5% menor que o sinal de 3 15 PSI, sendo este um dos motivos plos quais adotamos que devemos calibrar os instrumentos de uma malha (transmissor, controlador, elemento final de controle, etc.), todos utilizando uma mesma norma. Note tambm que o valor mnimo do sinal pneumtico tambm no zero, e sim, 3 PSI ou 0,2 Kgf/cm2; deste modo, conseguimos calibrar corretamente o instrumento, comprovando sua correta calibrao e detectando vazamentos de ar nas linhas de transmisso. Tambm podemos ver que se tivssemos um transmissor pneumtico de temperatura de range de 0 2000C e o mesmo tivesse com o bulbo a 00C e com um sinal de sada de 1 PSI, o mesmo estaria descalibrado. Se o valor mnimo de sada fosse 0 PSI, no seria possvel fazermos esta comparao rapidamente e, para que pudssemos detet-lo, teramos de esperar um aumento de temperatura para que tivssemos um sinal de sada, o qual seria incorreto.

Potrebbero piacerti anche